Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo...

16
Jornal Pastoral da Criança Ano XXIV • Nº 175 • Junho/2011 Aprendendo Mais página 14 Fé e Vida Palavra que cura e transforma. página 02 Palavra do Pastor Dom Aldo Pagotto, Arcebispo da Paraíba, fala da importância de uma alimentação saudável. Comunidades Fique por dentro do trabalho da Pastoral da Criança em Amargosa, Bahia. página 06 página 11 Conheça o trabalho da Pastoral da Criança de Palmeira dos Índios, Alagoas. Um dos eventos mais esperados do calendário brasileiro são as festas juninas, que animam todo o mês de junho com muita música, quadrilhas, comidas e bebidas típicas em homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. As comunidades com Pastoral da Criança também celebram essas festas, cada uma de acordo com a sua realidade e região, trazendo alegria e momentos de confraternização para líderes, gestantes, crianças e famílias acompanhadas. FESTAS JUNINAS Foto: Setor Luz • Minas Gerais Foto: Setor Luz • Minas Gerais

Transcript of Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo...

Page 1: Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo Novo está embuída do espírito missionário, envolvendo os leigos como protagonistas

Jornal

Pastoral da CriançaAno XXIV • Nº 175 • Junho/2011

Aprendendo Mais

página 14

Fé e VidaPalavra que cura e transforma.

página 02

Palavra do PastorDom Aldo Pagotto, Arcebispo da Paraíba, falada importância de uma alimentação saudável.

Comunidades

Fique por dentro do trabalho da Pastoral daCriança em Amargosa, Bahia.

página 06

página 11

Conheça o trabalho da Pastoral da Criança dePalmeira dos Índios, Alagoas.

Um dos eventos mais esperados do calendário brasileiro são asfestas juninas, que animam todo o mês de junho com muita música,quadrilhas, comidas e bebidas típicas em homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Ascomunidades com Pastoral da Criança também celebram essas festas, cada uma de acordo com a sua realidade e região, trazendo alegria e momentos de confraternização para líderes, gestantes, crianças e famílias acompanhadas.

FESTAS JUNINAS

Foto

: Set

or L

uz •

Min

as G

erai

s

Foto

: Set

or L

uz •

Min

as G

erai

s

Jornal 175:Layout 1 12/04/11 14:09 Page 1

Page 2: Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo Novo está embuída do espírito missionário, envolvendo os leigos como protagonistas

Editorialjunho/201102

Entre tantas atividades desenvolvidaspela Pastoral da Criança o incentivo daprodução das hortas caseiras é uma formasimples e barata de ter à mão verduras etemperos sadios. Nas capacitaçõesaprendemos com prazer e alegria.

A segurança alimentar e nutricionaldepende da produção e do acesso aosalimentos que facilmente são produzidosna região onde a gente mora, dandopreferência às frutas, legumes, verduras ecereais comuns.

Devemos evitar gastar à toa comprodutos que contêm gordura “trans”, ouseja, saturada, como biscoitos recheados etantas novidades de mercado. Só viciam ascrianças e provocam a obesidade infantil.

Existe muita propaganda de guloseimaque não é alimento nutritivo, mas “faz acabeça” da criança. Por ocasião das Festas Juninas aproveitemos para preparar osalimentos feitos com milho. Tudo o que é de milho é bom e delicioso. Aproveitemospara educar as crianças a gostarem de milho.

Lamentamos o fato do esvaziamento de muita gente que abandonou o campo,por falta de incentivo ou por vários outros motivos. Pequenos produtores de baixarenda não conseguiram se fixar no campo, nem dar uma vida digna para suafamília. A maioria veio para a cidade, sem chances de trabalho e renda, vivendoabaixo da linha da pobreza.

Se o pessoal produtor abandona o campo e vai para a cidade, como fica aprodução de alimentos e a oferta de serviço? Atividade como horta caseira, porpequenina que seja, deve ser incentivada.

A maior dificuldade é enfrentar a mentalidade de comprar tudo o que aspropagandas impõem. Essa mentalidade leva muita gente a dizer que não vale à

pena produzir em casa umacoisa que só dá gasto e não dálucro.

Que na Pastoral da Criança,como voluntários generosos,nós possamos dar o exemplo deproduzir alimentos por atividadessimples. Não sejamos preguiçosos,nem deixemos de estimular opessoal a plantar!

Prazer de plantar e colher

Palavra do PastorCaros amigos:

O Jornal da Pastoral da Criança apresenta nestaedição algumas informações sobre a prevenção dedoenças e sobre como podemos viver a nossa fé demaneira consciente e coerente, como nos mostrao artigo de Paulo Ueti, na seção “Fé e Vida”.

Outro destaque desta edição é a reflexão sobrea alimentação saudável, proposta pelo Arcebispoda Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto. Já a seçãoTrocando Idéias reforça a importância de umtrabalho integrado para a promoção do brincar emnossas comunidades. Além disso, temosregistrado aqui a vida, o trabalho e a missão daPastoral da Criança em de dezenas de Setoresespalhados pelo Brasil. É o retrato da Pastoral daCriança em nossas comunidades.

O Jornal da Pastoral da Criança enfoca tambéma questão das Festas Juninas. Todos nósvalorizamos e nos alegramos por essaconfraternização em nossas comunidades.Contudo, alertamos para a prevenção dosacidentes, especialmente com as crianças.

Desejo aos líderes um excelente trabalho e aquiexpresso minha gratidão para com todos vocêsque transformam a Pastoral da Criança em ação,para que todos tenham vida em abundância.

Um abraço fraterno,

Editorial

Irmã Vera Lúcia AltoéCoordenadora Nacional da Pastoral da Criança

ExpedienteEste jornal é mensal e de responsabilidade da Coordenação Nacional daPastoral da Criança, Organismo de Ação Social da CNBB - ConferênciaNacional dos Bispos do Brasil. O Jornal da Pastoral da Criança também estádisponível na Internet, no endereço www.pastoraldacrianca.org.br

Conselho Editorial:

Dr. Nelson Arns NeumannIr. Vera Lúcia AltoéJornalista Responsável:

Francisca Sônia M. PratiDRT: 5365Diagramação e Ilustração:

Bruna Luiza de Oliveira CorsoRevisão:

Aldiza Soares da SilvaImpressão:

Cargraphics S.A.Impresso com apoio do:

Ministério da SaúdeTiragem: 280.000 exemplares

Cartas ou artigos para a redaçãodevem ser remetidos à: Coordenação Nacional da Pastoral daCriançaRua Jacarezinho, 1691 - Mercês CEP: 80810-900 - Curitiba/PRTelefone: (41) 2105-0250Fax: (41) 2105-0201 / 2105-0299E-mail:

[email protected] informativo da Pastoral da Criançanão pode ser comercializado. Osartigos e impressões pessoais nelepublicados são de responsabilidadeexclusiva de seus autores ecomunidades.

“A maior dificuldade é

enfrentar a mentalidade

de comprar tudo o que as

propagandas impõem.”

Dom Aldo Di Cillo Pagotto Arcebispo da Paraíba e

Presidente do Conselho Diretorda Pastoral da Criança

Jornal 175:Layout 1 12/04/11 14:09 Page 2

Page 3: Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo Novo está embuída do espírito missionário, envolvendo os leigos como protagonistas

Queridos líderes,

Como é maravilhoso poder chegar até vocês emqualquer lugar desse nosso imenso Brasil.

Tenho certeza de que todos estão tão animados eentusiasmados com a missão, que isso só pode serobra de Deus. É saudável ver tantos líderes,coordenações e equipes de apoio que, dia após dia,vêm sendo contagiados pelo espírito do Evangelho.Jesus realmente é fantástico e nos impulsiona cada diamais para águas mais profundas, lá onde estão osprediletos de Deus – os pobres. Para isso, fez-senecessário o existir da Pastoral da Criança.

Estamos no mês de junho. Neste mês, nosso povocelebra vários santos com festas que têm um carátermuito simples e popular. Você conhece. No dia 13 dejunho, celebramos Santo Antônio, o dia 24 é dia de SãoJoão e São Pedro é comemorado no dia 29 de junho.

Por ocasião destas festas, assim chamadaspopulares, nosso povo se reúne com fogueiras ecomidas típicas. São momentos importantes para asnossas comunidades de se reunirem para umaconvivência saudável. As prosas vão longe e nossentimos felizes por nos encontrar com os irmãos eamigos.

Mas, nestas festas, há também ocostume de soltar fogos de artifício. Sãobombinhas que as crianças gostam dejogar ao chão. São fogos que sobem para oalto. Enfim, mexe-se muito com o fogo, nãosó das fogueiras, mas também dasbombas. E aí está um grande perigo para asnossas crianças, sobretudo as queacompanhamos e que não percebem operigo de estar perto, muitas vezes, deoutras crianças maiores que estãomexendo com bombas.

Uma queimadura nestes casos se torna grave e porvezes irreparável. Há necessidade de muito cuidadopara que isto não ocorra.

É bom as mães participarem destes momentosbonitos de nossas comunidades, mas não podemdescuidar de seus filhos pequenos. Não deixá-lossozinhos. Acompanhá-los em todos os momentos.

Isto evitará muita tristeza para as nossas famíliasacompanhadas. É somente ter cuidado.

Você, líder, nas visitas domiciliares e na Celebraçãoda Vida deste mês converse com as mães sobre esteassunto. Fale com elas sobre os perigos de as criançasse aproximarem demais das fogueiras; dos perigos deacompanharem seus irmãos maiores que mexem combombas.

Se você tiver condições de participar destas festasjuninas em sua comunidade, fique atento às crianças,pois um pequeno descuido das mães pode terconsequências sérias para a saúde das crianças.Converse com os outros líderes de sua comunidadesobre estes assuntos neste mês.

Vamos cercar as crianças que acompanhamos detodos os cuidados e teremos a alegria de vê-las commuita saúde e crescendo fortes e sadias. Assim,estarão se preparando para serem adultos saudáveis.

Deus se alegrará com você pelo cuidado que vocêtem com os outros que são filhos do mesmo Pai.

Na alegria de sermos filhos de Deus, vamoscontinuar alegres e animados na missão, mesmo comos desafios, mas sempre confiando Naquele que nosdiz “ Não tenhas medo, estarei com você todos os dias”( ) ou ainda o que Davi falou a Salomão em 1 Cro28,20 Força! Coragem! Mãos à obra! Nada de medo oureceio, pois Javé Deus, o meu Deus, está com você. Elenão vai deixar e nem abandonar você, enquanto nãoterminar o serviço de construção do Templo de Javé. “

Um abraço fraterno. Conte sempre com minhaestima e amizade.

Mensagemjunho/2011

03

Irmã Vera Lúcia AltoéCoordenadora Nacional

da Pastoral da Criança

“Vamos cercar as crianças

que acompanhamos de

todos os cuidados e teremos

a alegria de vê-las com

muita saúde e crescendo

fortes e sadias.”

Olá, amigos:

Não deixem de ver o sitewww.pastoraldacrianca.org.br

Clique em Comunicação – Notíciaslocais – e veja se tem alguma notícia doseu Setor. As notícias muito longas que,por falta de espaço, não cabem inteiras noJornal da Pastoral da Criança estão

colocadas neste espaço do site.

Aviso:

Texto completo no site da Pastoral da Criança

www.pastoraldacrianca.org.br

Jornal 175:Layout 1 12/04/11 14:09 Page 3

Page 4: Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo Novo está embuída do espírito missionário, envolvendo os leigos como protagonistas

Comunidadesjunho/201104

Caros Líderes da Pastoral da Criança:

Este é o “Caderno das Comunidades”.Aqui, os Setores/Dioceses apresentam asatividades e a missão da Pastoral da Criançaem suas comunidades. Os Setores/Diocesesdo Brasil foram divididos em oito grupos.Nesta edição, apresentamos as notíciasenviadas pelos Setores/Dioceses quecompõem o “Grupo 6”. Não deixem departicipar, de enviar suas notícias esugestões. Lembramos que as notíciasenviadas, mas que não chegaram a tempo,entrarão na próxima edição do Jornal daPastoral da Criança.

CelebraçãoEm dezembro de 2010, aconteceu a

celebração da vida com uma festa especialpara as crianças, graças a um trabalho devoluntários e amigos de nossa comunidade,que não mediram esforços para fazeremnascer nessas crianças a esperança de umano melhor. Estamos atuando com 11voluntários diretos e seis apoios, todosempenhados em desenvolver, orientar epreparar todas as crianças acompanhadaspara um futuro melhor. Com as visitaspassamos nossas experiências para asmães, mas aprendemos muito,encontramos muitas famílias zelosas eamigas de seus filhos, mães que querem

muito os seus filhos e que lutamverdadeiramente pela felicidade deles. Comcerteza, as mães são as maiores voluntárias,pois sabem que entrando em suas casas oque queremos realmente é o bem de seusfilhos. Muito obrigado a todas as mães.Agradecemos o esforço de nossacoordenadora, Maria Luiza, que esteveatuante em todas as comunidades,incentivando e animando a todos nós aperseverar. Agradecemos também asdoações, que alegraram a todos.

Colaboração: Marilene Faria Louvain de Souza

Campos dos Goytacazes • Rio de Janeiro

Este é um tempo de grande alegria para nós,pois ativamos a Pastoral da Criança naParóquia Nossa Senhora Aparecida, nomunicípio de Mauá, Jardim Zaíra. Contamoscom os líderes: Antonina, João, Marlene,Maria, Cidinei e também com o apoio do Pe.Alexandre. Iniciamos com 5 crianças. Após 3meses, já estamos acompanhando 15 criançase 4 gestantes. Agradecemos a Deus pelacaminhada em favor da vida e pedimos a Deusque abençoe cada pessoa que faz parte daFamília Pastoral da Criança.

Colaboração: Margarete M. Cerdeira

Nova comunidade

Santo André • São Paulo

13 AnosA Diocese de Diamantino está em clima

de Santas Missões Populares. A ParóquiaSão Cristóvão de Campo Novo estáembuída do espírito missionário,envolvendo os leigos como protagonistasdo anúncio da Boa Nova de Jesus, “Onde hápovo há missão, onde há missão há razõesde ser feliz.” Somos felizes sim porquetemos motivos para nos alegrar eagradecer a Deus por tantas maravilhas.

Dentro do processo missionário,realizamos o resgate da história dasPastorais e das comunidades. Nós da

Pastoral da Criança celebramos os 13 anosde caminhada, pois “Quem não fazmemória não tem história”. Procuramosreconstruir a história homenageando oslíderes, voluntários e coordenadores quemarcaram essa história. Foi umacelebração linda e vivenciada em que opovo participou com alegria e gratidão.Estiveram presentes todas as comunidadestrazendo a simbologia que acompanha otrabalho e a vida de nossas crianças, paraque todas as crianças tenham vida e atenham em plenitude. A presença e apoiodos Freis Capuchinhos têm marcadopositivamente nosso trabalho. Por isso,nos sentimos muito agradecidos.

Só temos a agradecer a Deus porsua bondade infinita que se manifestacontinuamente em nossas vidas. Nossagratidão também aos líderes, voluntários,famílias e amigos da Pastoral da Criançaque vêm somando forças na construção doReino.

Colaboração: Irmã Ana Lopes de Souza

Diamantino • Mato Grosso

Representação da história da Pastoral da Criança.

Novos líderes: alegria pela missão. Obs: o bebê está com roupa apenas para a foto.

Jornal 175:Layout 1 12/04/11 14:09 Page 4

Page 5: Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo Novo está embuída do espírito missionário, envolvendo os leigos como protagonistas

Comunidadesjunho/2011

05

Hortas CaseirasA Pastoral da Criança do Ramo São

Miguel Arcanjo, de São Miguel do Oeste,realizou o curso de alimentação e hortascaseiras para um grupo de líderes evoluntárias. Para a realização dessacapacitação foi feito uma parceria com aEPAGRI. O curso se deu em três etapas: aprimeira etapa aconteceu no dia 03 demarço, quando foi feito o estudo teórico; asegunda etapa aconteceu no dia 23 demarço, quando se fez o trabalho prático nahorta, com o preparo dos canteiros, plantiode mudas e sementeiras. Também foramdistribuídas mudas e sementes para os

participantes, bem como panfletos eorientações. A representante da EPAGRIdesmonstrou na prática como fazer odepóstio do lixo orgânico aproveitado comoadubo. Ensinou também como fazerdiferentes inseticidas naturais para protegeras hortaliças das pragas. A terceira etapaaconteceu no dia 11 de abril, quando forampreparados diferentes pratos com receitas deuma alimentação saudável. O outro grupocomeçou em maio, quando participaramrepresentantes das mães de váriascomunidades acompanhadas pela Pastoralda Criança.

Chapecó • Santa Catarina

Atividades

As chuvas e os alagamentos não impediramque os líderes da Pastoral da Criança daParóquia Bom Jesus dos Aflitos, de Porto Belo,Santa Catarina, visitassem as famílias.

A Dete e a D. Gessy (72 anos) fazem umtrabalho em uma comunidade que é deinvasão, onde existem muitos problemas dealagamento e lodo, o que dificulta a chegadadelas nas famílias. Em alguns locais, elasprecisam andar um quilometro a mais paradesviar de situações muitas vezesdesesperadoras, mas elas nâo desistem. Vãoem frente com garra e com a força de quemacredita no trabalho que estão executando.Dra. Zilda teria muito orgulho delas.

Outra localidade de difícil acesso é o bairro

Vicota, que fica às margens do rio e, quandochove, a líder Bernardete tem que atravessarcampos com água que chega à canela.

São líderes guerreiras que, junto comoutras, como a Zeli e a Aurea, enfrentamdificuldades indescritíveis sob a chuva ou sob osol, mas que nunca deixaram de fazer umavisita.

A paixão pelas crianças é imensa, mesmocom dificuldades pessoais, enfrentamqualquer tipo de problema, com muito amor.

Lideradas pela nossa incansávelcoordenadora, Maria Malvina, a Neca, estaslíderes desempenham seu trabalho comdedicação e carinho, demonstrando seu amora Deus e à causa que voluntariamenteabraçaram.

Na Celebração da Vida, o senhor Nelmofalou sobre Jesus como semente de fé eesperança, na tentativa de despertar umavontade maior de buscar no Cristo a força queprecisam para lutar muitas vezes pela própriasubsistência.

São momentos gratificantes na luta dasvoluntárias da Pastoral da Criança para que“todos tenham vida e a tenham emabundância”.

Florianópolis • Santa Catarina

Reunião da Comunidade.

Os líderes do Setor se reuniram para avaliar otrabalho realizado pela Pastoral da Criança. Naocasião, tivemos a Santa Missa, celebrada pelopároco, Padre Jesildo Torres, que contou com apresença de várias pessoas da comunidade deNovo São Joaquim – Mato Grosso. A missaacontece todos os meses e após a missa sempreacontece uma pequena confraternização, comlanches feitos pelas líderes e mães voluntárias.“Esta é uma das ações que tem dado certo aquiem nossa comunidade. É um momento demuita alegria”, diz dona Maria Doralina,coordenadora da Pastoral da Criança. Étambém um momento de roda de conversaentre as líderes, aumentando o laço de amizadee conhecimento entre elas.

Líderes se reúnem para celebrar.

Reunião

Paranatinga • Mato Grosso

Teste do Ouvidinho:

é obrigatório e gratuito

A LEI Nº 12.303, DE 2 DE AGOSTO DE2010 torna obrigatória e gratuita arealização do exame denominadoEmissões Otoacústicas Evocadas (teste doouvidinho) em todos os hospitais ematernidades do País, nas criançasnascidas em suas dependências. O examedetecta alguns problemas auditivos edeve ser realizado 24 horas após onascimento.

Nota

Jornal 175:Layout 1 12/04/11 14:09 Page 5

Page 6: Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo Novo está embuída do espírito missionário, envolvendo os leigos como protagonistas

No decorrer do ano de 2010, a Pastoral daCriança da comunidade São Benedito de SantoAntonio de Jesus – Bahia, participou dediversos eventos importantes que engrandeceua nossa Pastoral.

Foram momentos em que apresentamos onosso trabalho à comunidade e todos osvisitantes que queriam conhecer nossacaminhada. Participamos da 1ª Feira Nacionalda Mandioca, onde a Pastoral da Criançaapresentou todo o material de trabalho etambém falou da Alimentação Saudável. Noúltimo dia, fechamos com a Celebração da Vidaonde fomos aplaudidos por esta caminhada tãogratificante. Participamos também da festa donosso padroeiro, São Benedito, e a Pastoral daCriança mais uma vez se fez presente.Encerramos o dia também com a Celebraçãoda Vida e várias brincadeiras com o grupomirim de capoeira do Projeto Crescer, dasObras Sociais de São Benedito.

Outra notícia: Aconteceu na FazendaGravatá a 1ª Missa organizada pelos líderes daPastoral da Criança. Foi uma celebraçãocampal, por carência de um espaço apropriadonaquela localidade, mas foi um momento deespiritualidade muito lindo onde nós daPastoral da Criança conseguimos unir todas asfamílias acompanhadas pela Pastoral dereligiões diferentes, de doutrinas diferentes. ACelebração Eucarística foi presidida pelo PadreJosé Nilton, da Diocese de Ilhéus, que estava

visitando a nossa comunidade e nossa Diocesede Amargosa.

Acontece todo 1º domingo de cada mêsmissas da Pastoral da Criança na Igreja Matrizde São Benedito. É um momento lindo, onde nahora do ofertório a Pastoral apresenta asfamílias acompanhadas e suas crianças recém-nascidas, bem como as gestantes. O nossopároco, Padre Edézio de Jesus Ribeiro, celebraeste momento com muito carinho. Agrademoso carinho e atenção da nossa CoordenadoraDiocesana, Irmã Judith Palma Nobile, por sertão presente nas nossas vidas nesta árduacaminhada. O nosso agradecimento àPrefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus,secretaria de agricultura, na pessoa dosecretário Edson Fonseca Diniz, pelo apoio denos ceder toldos para celebração campal daPastoral da Criança.

Colaboração: Vanildes Amparo da Silva (Vani)

A Pastoral da Criança da Diocese dePalmas-Francisco Beltrão realizou, nos dias 19e 20 de março, na Casa de Formação DivinoMestre (Francisco Beltrão), um encontro deCapacitação para Multiplicadores sobre SaúdeBucal. O evento foi assessorado pelo Dr.Eduardo Carlos de Peixoto Santos, membro daCoordenação Nacional da Pastoral da Criança(Curitiba). Além de representantes de nossa

diocese, houve a participação das dioceses deToledo, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Jurandi Oliveira, coordenadora diocesanada Pastoral da Criança, justifica a importânciada capacitação: "Estamos em constantecrescimento. Para melhorar a nossa atuação epromover vida plena para crianças e gestantes,é que nos capacitamos continuamente emcada ação da Pastoral da Criança".

Comunidadesjunho/201106

Famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança.

“Quantos gestos seus de solidariedade!Quanta paciência, humildade, sabedoria!Quanta fé em Deus você teve para superaras dificuldades e continuar essa caminhada,participando da construção de um mundomelhor, mais justo e fraterno. Parabéns, atodos os líderes!”.

Dra. Zilda Arns NeumannFundadora da Pastoral da Criança

MemóriaSaúde bucal

Palmas-Francisco Beltrão • Paraná

Eventos

Amargosa • Bahia

EspiritualidadeNos dias 18, 19 e 20 de março de 2011, foi

realizado pela Diocese de Itabuna o seu retiroanual, onde a equipe diocesana, juntamentecom os coordenadores de ramo, se reuniu parauma reflexão dirigida pela Ir. Marilda RosaMuniz, da Congregação MissionáriasAgostinianas Recoletas. Ela abordou o seguintetema: “A criação geme em dores de parto” CF-2011. Com a atenta participação de todos,enfatizou-se o papel da Pastoral da Criança nadoação e evangelização das crianças e seusfamiliares, através de suas ações, contribuindopara fortalecer a fé nas comunidades e motivaros coordenadores para juntos perseveraram edar continuidade ao trabalho desenvolvido.

Este foi o primeiro retiro preparado pelanova equipe diocesana, coordenada pela Nelci,a qual nós acolhemos com alegria e desejamossucesso nessa nova jornada.

Gleivisson Pereira Souza – Comunicador

Itabuna • Minas Gerais

Jornal 175:Layout 1 12/04/11 14:09 Page 6

Page 7: Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo Novo está embuída do espírito missionário, envolvendo os leigos como protagonistas

Recentemente nos reunimos paracelebrar a vida das mais de 50 criançasacompanhadas pela Pastoral da Criança naParóquia Nossa Senhora do Carmo, emBelmonte, Bahia. Graças ao empenho denossos líderes e o apoio de nossos freis, FreiDenilson, Frei Antoniel e Frei José, e do apoiode toda a comunidade paroquial,conseguimos realizar um trabalhosignificativo em nossas comunidades.

Comunidadesjunho/2011

07

O Setor Pinheiro vem juntar-se à famíliaPastoral da Criança para partilhar a alegria quecontagiou toda a Diocese. Nosso Setor realizoua grandiosa festa dos 25 anos de existência daPastoral da Criança. Todos os Ramos estavampresentes e empenhados para o acontecimento.A festa aconteceu da seguinte forma:caminhada pelas principais ruas da cidade dePinheiro, com paradas estratégicas paradivulgação das ações realizadas pela Pastoral daCriança e Leitura da Lei do Parto Humanizadoem frente à Maternidade da cidade. Estavampresentes líderes, coordenadores, colaboradorese simpatizantes. Dentre eles queremos destacara presença do Bispo, Padres e Freiras queapoiam nossa caminhada.

Após a Caminhada, aconteceu a CelebraçãoEucarística presidida por nosso Bispo, DomRicardo Pedro Paglia e seu clero.

A festa continuou com apresentaçõeshistóricas sobre o nascimento da Pastoral daCriança nos Ramos e apresentações culturais.Todos estavam radiantes de alegria. Contamosainda com a presença da CoordenadoraEstadual, Ir. Adiles, Coordenadora de Núcleo,Adriana Aleixo, e a Diocese de Viana,representada por sua Coordenadora de Setor,Iria Helena, e Coordenadores de Ramo.

A alegria foi tamanha que resultadoscomeçaram a surgir: Comunidades queestavam sem sinal de vida, já começaram aenviar FABs e novos líderes chegaram. ACoordenação Diocesana quer agradecer atodos os parceiros que ajudaram para agrandeza do evento. Pedimos a Deus quederrame graças na vida de todos que olhamuma criança com olhar de mãe, que consolame vêm ser parceiros(as) nesta luta que é salvar

vidas por amor a Deus e à missão. Que Jesusabençõe todos os líderes, Coordenadores,famílias, parceiros, capacitadores ebrinquedistas, que cuidam das nossas crianças,ajudando para a promoção e inclusão na vidasocial.

Colaboração: Equipe de Coordenação do Setor

Bispo participa de caminhada da Pastoral da Criança.

Bispo caminha com a Pastoral da Criança

Pinheiro • Maranhão

Líderes não desanimam no trabalho da Pastoral da Criança.

Celebração da Vida

Eunápolis • Bahia

A construção de um mundo justo efraterno depende, em primeiro lugar, de nósmesmos e de nossas atitudes. Tomar a vida eo amor por objetivo pessoal é o primeiropasso. Mas é preciso agir também. E hámuitas coisas para fazer. Uma delas écolocar-se a serviço do próximo.

Para marcar o Jubileu de Prata de seus 25anos, que ocorreu no dia 10 de abril, aCoordenação Diocesana da Pastoral daCriança da Diocese de Caxias do Sul,Coordenada pela Beatriz Agostinijuntamente com a Coordenação Diocesanade Pastoral, Pe. Gilmar Paulo Marchesini,preparou uma programação recheada deatrações, tendo como tema de reflexão “APalavra de Deus na missão da Pastoral daCriança”. Foi um momento de Espiritualidadepara fortalecer a formação contínua e ofortalecimento da missão junto com asfamílias, incluindo fé e vida. Caravanas dosRamos foram recepcionadas pela

Coordenação da Diocese. Houve uma missapresidida pelo Bispo Diocesano, Dom PauloMoretto, juntamente com o Pe. Gilmar, noSantuário de Nossa Senhora de Caravággio,em Farroupilha, transmitida pela RádioMiriam.

Segundo Juliano Cechinato, “sem adedicação dos voluntários a Pastoral nãochegaria a tanto sucesso”. Hoje somam 400pessoas, 308 líderes comunitários – sendo92% mulheres. Estão presentes, em 12Municípios, 30 Paróquias, 113 Comunidadesda Diocese de Caxias do Sul. Acompanham3.448 famílias e destas 3.956 crianças de 0 a 6anos. “O trabalho voluntário das líderescomunitárias é fundamental. É a presença deuma pessoa amiga espalhando solidariedadeàs famílias da própria comunidade que faz adiferença”, diz Juliano.

Colaboração: Rede de Comunicação da Pastoral da Criançada Diocese de Caxias do Sul

Pastoral da Criança: 25 anos

Caxias do Sul • Rio Grande do Sul

Jornal 175:Layout 1 12/04/11 14:09 Page 7

Page 8: Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo Novo está embuída do espírito missionário, envolvendo os leigos como protagonistas

Comunidadesjunho/201108

Com o objetivo de avaliar e planejar aMissão de todos os envolvidos na Pastoral daCriança, e no Vicariato de Guaíba, estivemosreunidos no Convento dos FreisCapuchinhos em Porto Alegre.

Iniciamos com uma CelebraçãoEucarística, presidida pelo Padre AmadeuGomes Canellas, grande incentivador daPastoral da Criança. Celebramos eagradecemos os frutos colhidos com o apoiode todos e a força e as bênçãos de Jesus.Ainda tivemos vários momentos ricos departilha, estudo, reflexão e lazer, contandocom a animação do líder Edson Luís Severo,durante todo o evento.

Trabalhamos vários temas, como:Atividades Básicas do Líder ; Oficinas deFABS; Autoestima e Motivação; Cuidadoscom o Meio Ambiente; Campanha daFraternidade; Atribuições dos Ramos e

Áreas; Formação de Equipes; Prestação deGastos e Planejamento.

Colaboraram nestas atividades: InáciaPerinazzo Cassol (Coordenadora Estadual),Rosalina Stefanello (Multiplicadora), NatáliaSoares (Pastoral da Ecologia) e VeraMagalhães (Coordenadora Arquidiocesana),além da participação do ConselhoEconômico.

Atualmente, dez Ramos contam com aPastoral da Criança no Vicariato. Estesramos ficamnas seguintes localidades:Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro,Tapes, Minas do Leão, Butiá, Arroio dosRatos e Charqueadas. Ainda temos muito arealizar, pois ao todo são 21 Ramos nesteSetor, mas temos a graça de contar com umaótima equipe, sempre pronta a colaborar.

Encerramos o evento com o Envio àMissão dos participantes.

Aproveitamos para agradecer a valiosaparticipação e colaboração de todos,pedindo ao Deus da Vida e à Virgem Mariaque nos abençoe e acompanhe nacaminhada, lutando incessantemente emfavor da Vida.

Colaboração: Grimalda Pereira da Luz Coordenadora deSetor

Líderes participam de Assembleia.

Assembleia avaliativa

Vicariato de Guaíba • Porto Alegre

20 AnosA Pastoral da Criança, no Setor de

Ipameri, em dezembro de 2011, completará20 anos de implantação. Plantamos umaárvore pequena, que foi adubada e cuidadapelos primeiros que abraçaram esta causa.Nestes 20 anos de caminhada, sempreinspirada nas ações, exemplos e dedicaçãoda nossa querida, saudosa e inesquecívelfundadora Dra. Zilda Arns Neumann.

Enfrentamos muitos desafios, tivemosmuitas conquistas. Histórias lindas a contar.Nós acreditamos que vale à pena ver osrostinhos inocentes felizes que faz arder ocoração. Crianças que foram acompanhadaspela Pastoral, hoje são líderes. No Setor,temos parceria com pediatra que nos ajuda acuidar com muito carinho de nossascrianças. Contamos também com psicólogosque dão um pouco de seu tempo para tratarcrianças que precisam de auxílio nessa área.Enfermeiros nos ajudam a orientar asgestantes. Realizamos anualmenteencontros com as líderes por área para queelas possam se sentir valorizadas eatualizadas na caminhada. No Setor deIpameri temos 19 ramos atuantes, quase atotalidade da diocese. Há um grandeentrosamento entre líderes e coordenadores.Os nossos encontros são sempre bemparticipados. O que muito nos encoraja é o

apoio do nosso querido bispo diocesano,Dom Guilherme Antonio Werlang e damaioria dos párocos de nossa diocese.Temos um conselho econômico bem atuanteque nos apoia e orienta. Temos muitasnecessidades, muitos desafios, faltamvoluntários que nos ajudem a servir melhor,mas Ipameri caminha. Levamos muito asério nossa missão para que todas ascrianças tenham mais vida. Agradecemos aDeus pelo esforço e dedicação de nossaquerida coordenadora de Setor. Nestajornada de 20 anos rumo à maioridade,vivemos bons momentos, alegres e felizes.Mas as lágrimas também marcaram ajornada. A Divina Bondade e Sabedoria,chamou a si muitos familiares, bons líderes ecolaboradores para a eterna morada e quehoje são lembrança, inspiração e exemplo aseguir.

Ipameri • Goiás

Líderes de Ipameri: gratidão e esperança.

Jornal 175:Layout 1 12/04/11 14:09 Page 8

Page 9: Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo Novo está embuída do espírito missionário, envolvendo os leigos como protagonistas

Os líderes do Ramo Nossa Senhora deGuadalupe, de Fonte Boa, se encontrarampara uma celebração, avaliação econfraternização. Como presente,receberam um lindo boné com o símboloda Pastoral da Criança. Este bonérecebemos da Pastoral da Criança deCriciúma, Santa Catarina. Por intermédioda Irmã Marines, coordenadora diocesanae da líder Valdelice de Maracajá. IrmãJustina trabalhou 12 anos na Pastoral daCriança nesta paróquia e está hoje emFonte Boa, Amazonas. A líder Valdelice, deVila Beatriz, arrumou um padrinho, o Lali,seu amigo e do povo de Maracajá. Ele hojemora em Criciúma, Santa Catarina. Pagoutoda a despesa dos bonés. Vieram pelocorreio, depois de um mês de viagem.Grande foi a alegria quando chegou o belopresente até o Amazonas. Muito obrigadoao nosso padrinho Lali, Irmã Marinês e

Valdelice que ajudaram os líderes de nossaparóquia de Fonte Boa. Um ajudando aooutro, a vida se torna mais fácil. Hoje,nossas líderes estão mais felizes,assumindo com mais amor a sua missão naPastoral dos pequeninos.

Colaboração: Irmã Justina Schneider

Comunidadesjunho/2011

09

Leia mais sobre essa notícia no Site daPastoral da Criança. Notícias Locais:www.pastoraldacrianca.org.br

Homenagem

A Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes,na cidade de Guaíra, se entristeceu com a notíciada partida de uma de nossas líderes, LurdesBavaresco, que era muito dedicada, trabalhandosempre em prol dos mais necessitados.

Os líderes, coordenadores e famíliasacompanhadas se solidarizam com todos osfamiliares e temos a certeza que se Deus achamou para o seu Reino, como recompensa lhedará um lugar entre os justos. Seremoseternamente gratos.

Colaboração: Maria Bartmanovicz

Toledo • Paraná

Líder Lurdes Bavaresco.Líderes de Fonte Boa.

CapacitaçãoRealizou-se nos dias 11 e 12 de setembro de

2010, na comunidade São Marcos, do RamoSão Judas Tadeu, da Arquidiocese deSorocaba/São Paulo, o curso de Alimentação eHortas Caseiras da Pastoral da Criança. Acapactiação contou com a participação daslíderes e capacitadoras.

Durante esses dois dias, as líderesreceberam noções de higienização dosalimentos, alimentação saudável e preparo dehortas caseiras. Juntos, prepararam váriasreceitas à base de soja, frutas, verduras elegumes e, ao final de cada dia, puderamsaborear os pratos elaborados.

Sorocaba • São Paulo

Encontro

Tefé • Amazonas

Festa especial

Um momento de diversão e emoçãopara as crianças do Bairro Veneza! Onúcleo da Pastoral da Criança realizouuma confraternização no pátio da capelade Nossa Senhora de Fátima, na cidade deIguatu. A festa contou com a apresentaçãodo Coral Infantil do SESC. O padre JoãoBatista, vigário da Paróquia do Prado, fez amensagem de saudação aos presentes,

ressaltando o papel da Pastoral da Criançajunto àquela comunidade. Durante oevento, foram distribuídos lanches,presentes e kits higiênicos para acriançada. A Pastoral da Criança no bairroVeneza está em atividade há dois anos econta com a colaboração de moradores dacomunidade, onde é reconhecida pelotrabalho que vem prestando às criançascarentes. O evento contou com o apoio doSESC local, que liberou o coral infantil edistribuiu merendas e kits higiênicos. Semdúvida, uma tarde animada, inesquecívelpara as crianças e familiares que têmparticipado dos principais eventos. Aequipe da Pastoral esteve representadapor Socorro Felipe, Terezinha Ferreira,Terezinha Bezerra, Aurélia e FátimaFrança.

Iguatu • Ceará

Líderes e famílias participam de festa especial.

Jornal 175:Layout 1 12/04/11 14:09 Page 9

Page 10: Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo Novo está embuída do espírito missionário, envolvendo os leigos como protagonistas

Comunidadesjunho/201110

A Irmã Vera Lúcia Altoé, CoordenadoraNacional da Pastoral da Criança tem umrecado para você:

Você que está lendo esse recado agora, sevocê ainda não é líder da Pastoral da Criança,eu gostaria de convidá-lo para fazer parte daPastoral. Seja você também um líder daPastoral da Criança! Procure a paróquia maispróxima de sua casa e informe-se como fazerparte dessa grande rede de solidariedade eamor ao próximo. Venha participar dessagrande família Pastoral da Criança!

Recado

LembrançaDentro da história existiu uma mulher

que marcou nos gestos de bondade, nasolidariedade, a Pastoral da Criança de umlugar: município de Piraí – Rio de Janeiro.Sinal de Deus, a favor da vida: Ednea deAssis Carvalho. Desde o comecinho, há 16anos, em forma de dedicação total,hospedou crianças da Zona Rural paratratamento em sua casa; cedeu um lugarpara a Celebração da Vida e solucionouinúmeros problemas, casa de partilha,junto com sua família – lanche gostoso...eambiente acolhedor, que se enfeitava paraas crianças, nas festas. Celso, esposo ecompanheiro para tudo – casal exemplo

marcante em Piraí. Uma história de vida,simples e dedicada. Ficou conhecida como“Ednea da Pastoral da Criança”. De jeitomanso, fala calma, ajudou a fraternidadenesse mundo. Deu-nos susto, adoeceu epartiu logo. Está viva em Deus e as marcasde sua caminhada em nossas memórias.Nessa merecida homenagem cabe a palavrado poeta Thiago de Mello. “Fica decretadoque agora vale a verdade. Agora vale a vidae de mãos dadas trabalharemos pela vidaverdadeira” como Ednea!

Colaboração: Irmã Beth

Barra do Piraí – Volta Redonda • Rio de Janeiro

Missão e dedicação

São João Del Rei • Minas Gerais

Queremos prestar aqui uma homenagemà família de Carmélia Paiva de Oliveira que há18 anos dedica a própria vida a favor damissão da Pastoral da Criança nascomunidades da Paróquia Nossa Senhora doPilar. Carmélia, juntamente com seus filhos,trabalha levando transformação às famílias.Incentivando a participação dos líderes, elesfazem questão de demonstrar com muitaalegria toda a metodologia que após tantosanos já faz parte do cotidiano em suacomunidade. Carmélia sempre foi muitoativa, participando dos conselhosmunicipais, programas de rádio,coordenação de área e de ramo, Clube dasAbelhinhas (trabalhos manuais) ecapacitando inúmeros líderes.

Sua filha, Vanessa Auxiliadora de Oliveira,desde criança na Pastoral da Criança,também segue o mesmo caminho de suamãe, sempre a serviço do reino de Deus,como líder, coordenadora de ramo,capacitadora e também da Pastoral daComunicação. Os outros filhos de Carmélia,Leonardo e Daniel, sempre dão aquele apoionecessário em todos os momentos. Quanto a

seu esposo, “Chiquinho”, vale destacar quealém de apoio, participou e foi alfabetizadopelo projeto EJA da Pastoral da Criança, queaconteceu em sua comunidade. Em todos osencontros todos participam com muitaalegria, com cantos e muita animação,estimulando a auto-estima dos participantes.

Que esta família continue sendo exemplopara todas as outras comunidades.Agradecemos por todo o carinho ededicação. Vocês são muito importantes emnossa caminhada, pois somente o amor é aessência da vida. Que Deus os recompensecom graças.

Família dedica muito do seu tempo à Pastoral da Criança.

No dia 29 de dezembro de 2010, faleceunossa querida coordenadora de área earticuladora de saúde, Greice Sacramento. Elaatuou na área do Setor Oeste do Rio de Janeiro.Nós, da Pastoral da Criança deste Setor,agradecemos a doação, dedicação e a alegriapor onde passava. Ela se destacava noempemho e amor para com as crianças de suacomunidade. Está aí a história da Geovana, aGreice como líder a acompanhava. A mãe daGeovana deu este testemunho no seu velório eagradeceu pela Greice ter batido na sua portalevando vida e vida em abundância para suafilha:

“A Giovanna Victória desde quando nasceuapresentou um problema quanto a tolerância àlactose e à soja. Fez tratamento no hospitalJesus até 1 ano e meio, tomando o leiteespecial. Entrei na Pastoral da Criança emdezembro de 2009 com ela pesando 5 quilos.Hoje, com as orientações da Pastoral, jáconseguiu 10 quilos, que é o que ela estápesando agora. Hoje, minha filha está curadapara a honra e a glória de Jesus. E a cada mêsganhando o peso necessário, graças a Deus e àPastoral da Criança”.

Colaboração: Maria da Glória – Coordenadora de Setor

Testemunho

São Sebastião • Rio de Janeiro

Jornal 175:Layout 1 12/04/11 14:09 Page 10

Page 11: Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo Novo está embuída do espírito missionário, envolvendo os leigos como protagonistas

Comunidadesjunho/2011

11

O 1º Encontro Regional de 2011 foirealmente cheio de surpresas, lições ereencontros. Foi muito bom rever ascompanheiras de caminhada, as dedicadasmeninas do apoio, abraçar Irmã Vera. Foicomo revigorar a alma e animar o espírito.Mais uma vez as oficinas e seuscoordenadores foram maravilhosos. Ao chegarno Setor Cuiabá foi colocada em prática asestratégias para a reativação das comunidadessem vida no Setor; visitas no primeiro sinal demorte da comunidade; ratificação de novoscoordenadores de Ramo; acompanhamentodo estoque de materiais nos Ramos eaplicações das formações contínuasintegradas nestes Ramos como prioridade.

A coordenação de Ramo do município deChapada dos Guimarães ganhou uma novacoordenadora, Irene, que abraçou a missão decoração. Em Santo Antonio do Leverger, acoordenadora Odinete Alexandra, com muitocarinho, e no encontro com as lideres e Setor,retomou as atividades da Pastoral da Criançano município. Em outros Ramos estamos

realizando a formação contínua integradafocando a importância do envio das FABSmensalmente. As capacitações continuamsendo a melhor forma de agregar novos líderese implantar as ações em novas comunidades:no Ramo Sagrada família, a coordenadoraMaria Pereira e a líder Lucinéia, com muitoamor preparam novas líderes e com acolaboração do Padre Zeca que divulga amissão e faz o convite nas missas. Muitoslíderes estão fazendo a capacitação depois deterem recebido o convite nas missas. Sabemosque para a missão dar frutos temos que contarcom outras maravilhas, como aconteceu noRamo São Sebastião de Várzea Grande. Aslíderes já capacitadas se reuniram e procurama coordenadora Veronice para reativarem acomunidade, e a dedicada capacitadora MariaCreuza, que conduz os encontros. Parabéns aestas lideres e colaboradores quereconhecem a importância da Pastoral daCriança nas comunidades para que nossascrianças tenham vida e vida em abundância.

Animo, alegria e recomeço

Cuiabá • Mato Grosso

Campanha

Promovemos no dia 26 de abril uma Roda deConversa com as mães das criançasacompanhadas pela Pastoral da Criança daComunidade de Santa Rita de Cássia, do Ramo deSão Pedro Claver. Informamos e orientamos sobrea Campanha da Fraternidade de 2011, onde foramabordados assuntos para preservação do meioambiente, tais como economia de água, energia epreservação e limpeza do meio ambienteDiscutimos formas de colocarmos em prática otema da Campanha da Fraternidade e promoverum mundo melhor para nossas crianças, ondereine a fraternidade e a vida no planeta.

Após a reunião, promovemos o plantio desementes de girassóis junto com as crianças,delegando à elas a responsabilidade de cuidar efazer crescer os girassóis, junto com o auxílio dasfamílias.

Esteve presente a coordenadora do Ramo,Telma Pires, e a coordenadora da Comunidade,Flávia Traversim.

Colaboração: Telma Pires

Jaboticabal • São Paulo

Celebração da Vida.

Os líderes e famílias acompanhadas pelaPastoral da Criança saiu às ruas em passeatade protestos e comemorações:

• protestos pela falta de políticas públicasque atendam as áreas mais carentes domunicípio, tornando as famílias e suas crianças

mais vulneráveis à doenças e marginalidade.• comemoração pelas ações realizadas pelos

agentes da Pastoral da Criança: coordenadores,líderes, amigos e apoios que junto com ascrianças desfilaram pelas ruas principais dacidade.

Outra notícia: Aconteceu em nosso Setorum grande Encontro de Líderes, objetivandomelhorar a qualidade dos serviços em defesada vida. Nesse encontro os líderes:

• realizaram uma discussão e orientaçãosobre o preenchimento das FABS;

• reciclagem de recicláveis;• meio ambiente: urbano, rural e ecologia;• higiene e saneamento básico.Contamos com a presença do pároco José

Aparecido, que também abençoou o encontro.Líderes e famílias fazem caminhada.

Passeata

Palmeira dos Índios • Alagoas

Festa na comunidadeO Ramo Nossa Senhora do Patrocínio, Área

de Abaeté, realizou uma festa especial em quereuniu líderes, crianças, gestantes e famíliasacompanhadas. Contamos com a presença daCoordenadora Diocesana, Angela das GraçasTeixeira, neste importante momento deconfraternização.

Colaboração: Maria Iris Ferreira de Almeida

Luz • Minas Gerais

Jornal 175:Layout 1 12/04/11 14:09 Page 11

Page 12: Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo Novo está embuída do espírito missionário, envolvendo os leigos como protagonistas

O que é diabetes gestacional?

Diabetes Gestacional é uma patologiaque acomete subitamente mulheres não-diabéticas que engravidam.

No Diabetes Gestacional, a mulherdesenvolve o Diabetes somente durante agestação porque produz uma quantidadeinsuficiente de insulina para ela e seu bebê.Ao término da gestação, a mulher volta aoseu estado normal de produção de insulina.Isto ocorre porque, neste período, aplacenta produz substâncias que bloqueiama ação da insulina, o que pode provocar aelevação de glicose.

Mas não é preciso se alarmar. Essa é umasituação passageira em sua vida e seu bebêvai se desenvolver normalmente se foremseguidas todas as recomendações do seumédico.

Ao término da gestação a mulher voltaao seu estado normal e vai experimentar aemocionante tarefa de ser mãe.

Quais são os fatores que podem

desencadear o diabetes gestacional?

• Idade acima de 30 anos; • Obesidade ou ganho excessivo de peso

na gestação; • Parentes próximos com Diabetes; • Gestação anterior com bebê pesando

mais que 4 Kg ao nascer; • Aborto ou morte fetal anterior (não-

esclarecidos);

• Tratamento para "Pressão alta" ; • Diabetes presente em gestações

anteriores; • Presença de glicose na urina.

Quais são alguns dos sintomas do

diabetes gestacional?

• Urinar muito • Ter sede exagerada• Comer muito • Perda ou aumento exagerado de peso • Cansaço, fraqueza e desânimo. Mas o Diabetes Gestacional pode estar

presente mesmo sem que a mulherapresente quaisquer desses sintomas.

Quais são os efeitos do aumento

anormal de glicose para a mãe e o

bebê?

• A criança cresce muito e pode nascerpesando mais de 4 Kg;

Parto cesariano em função do tamanhoda criança;

• Bebê com hipoglicemia (baixa deaçúcar no sangue);

• Morte fetal intra-útero; • Infecções urinárias freqüentes na

gestação; • Parto prematuro em função de excesso

de líquido amniótico no útero, causando,inclusive, aumento exagerado da barriga edo peso corporal.

Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através de examechamado glicemia de jejum, em todas asmulheres grávidas, na consulta do pré-natal.

Como se trata o diabetes?

O tratamento inicial consiste emestabelecer uma dieta adequada paracontrolar a glicemia da mãe, proporcionandoum adequado aporte nutricional para o feto.

• A realização de uma atividade física deveser incentivada, mas com orientação médica.

• O controle da glicemia deve serrealizado periodicamente.

• O tratamento com insulina deve serinstituído se não for possível manter níveisde glicemia adequados somente com a dietaou se ocorrer crescimento fetal exagerado.

A presença do diabetes determina umagestação de risco. À medida que avança agravidez, o controle obstétrico passa a sersemanal, pois há um aumento na incidênciade alterações hipertensivas e um riscoaumentado de morte fetal.

Ao fim da gestação, a mãe deve fazerexames de controle, pois o diabetes tende adesaparecer, neste caso, assim como veio. Aexpectativa positiva de cura é fundamental ea futura mãe precisa saber que ela temdireito a ser saudável e feliz, para conduzirbem a própria vida e mais a do pequeno serque está vindo ao mundo.

Aprendendo Maisjunho/201112

Gestação e diabetes

Saúde

Os alimentos são fundamentais para asaúde, mas quando estão contaminadospodem causar muitas doenças, como enjôo,vômito, febre, dor de barriga, diarréia,desidratação e, em casos mais graves, podeaté mesmo causar a morte.

Por isso, fique alerta! É preciso observaralguns cuidados e dicas de higiene na

manipulação, armazenamento, conservaçãoe, em caso de venda, de comercialização dosalimentos.

A higiene pode evitar muitas doenças.Todos juntos podemos ajudar a garantiruma alimentação saudável e segura paranossa família e nossa comunidade.

Doenças transmitidas por alimentos

Nutrição

Jornal 175:Layout 1 12/04/11 14:09 Page 12

Page 13: Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo Novo está embuída do espírito missionário, envolvendo os leigos como protagonistas

Aprendendo Maisjunho/2011

13

Infelizmente, nem sempre as coisasacontecem como planejamos, não temos ocontrole total das coisas, especialmente no quese refere à gestação e parto. O bebê chega antese os novos papais têm de aprender a lidar comaquele bebezinho: pequenino, imaturo,sonolento, imprevisível.

Mas afinal, o que é um bebê prematuro?

É aquele que nasce antes de completar 37semanas de gestação. Uma gestação de termo(tempo ideal) dura em média 40 semanas.

O que fazer quando se tem um bebê

prematuro?

O primeiro contato é muito importante, é achance de serem apresentados mãe, pai e bebê .Mas às vezes esse contato só é possível horasdepois, através das portinhas de umaincubadora.

Mesmo quando o bebê precisa dos cuidadosde uma UTI neonatal, o contato com a mãedeve ser mantido para que ele sinta oaconchego dos braços da mãe, ouvindo sua voze as batidas de seu coração, já conhecidas eouvidas durante todo o tempo em que esteve noútero. É necessário que a mãe esgote seu leite

para que seu bebê seja alimentado.

O que pode causar o nascimento

prematuro?

Os motivos mais comuns são :• A pressão alta;• Diabetes;• Quedas;• Infecções maternas;• Também a gravidez antes dos 17 anos ou

depois dos 35 anos podem ser causa denascimento prematuro;

• Stress; • Doenças do coração;• Gravidez múltipla (gêmeos);• Excessivas curetagens (raspagens do útero);• Curto espaço de tempo entre uma gravidez

e outra;• Uso de drogas, álcool, fumo, etc;• Doenças relacionadas ao aparelho genital

feminino.

Como podemos tentar prevenir um

nascimento prematuro?

Tentando levar uma vida saudável,buscando uma alimentação saudável e fazendono mínimo seis consultas de pré-natal.

E quando o bebê tiver alta do hospital?

Geralmente, os bebês prematuros recebemalta ao atingirem dois kilos de peso. Os paisdevem observá-lo atentamente, pois oprematuro sofre mais a variação detemperatura. Devem acordá-lo para mamar,mesmo durante a noite, e oferecer estímulospara seu desenvolvimento. Não tenham medo enão percam a chance de acariciar seu bebê.

Mesmo quando o bebê que chega é diferentedo que imaginávamos, não podemos esquecerque é o nosso filho, que já está aqui... É o nossobebê, aquele por quem estávamos esperando,aquele que traz consigo esperança, alegria, fé.

Não desista dele, pois ele não desistiu devocê. Chegou antes, mas está pronto paraaprender tudo o que você quiser ensinar.Aproveite e aprenda um pouco com ele também!

Bebês Prematuros

Ações básicas

Líder, é possível evitar três em cada 10internações hospitalares com serviços dequalidade na atenção básica do Sistema Únicode Saúde (SUS), segundo o Ministério da Saúde.Quanto sofrimento poderia deixar de existir? E ogasto com as internações, viagens, os dias semtrabalhar ou as consequências de ficar semestudar?

Os principais exemplos da atenção básica sãoo Saúde da Família, conhecido como EstratégiaSaúde da Família (ESF) e as Unidades Básicas deSaúde. Estes serviços poderiam contribuir muitomais para prevenir doenças e melhorar a saúde.

Como sabemos, quase metade da população

brasileira está cadastrada no Saúde da Família.Mas os serviços e as orientações sobre saúdechegam às famílias? Os agentes comunitários,médicos, enfermeiras, dentistas visitam ascasas? Você conhece o horário de trabalhodestes profissionais na sua comunidade?

Com a chegada do SUS e a contribuição deentidades como a Pastoral da Criança,avançamos na promoção da saúde. O programapúblico de vacinas é vitorioso. A desnutrição foicontrolada no país e houve forte queda daMortalidade Infantil. Mas, não podemosperpetuar mortes precoces e internamentosevitáveis por doenças com tratamentos

disponíveis, que deveriam ser ofertados logoapós as consultas nas unidades básicas de saúde.

Crianças com suspeita de pneumonia, porexemplo, precisam receber o antibiótico oquanto antes. Os médicos e profissionais deenfermagem devem garantir que a primeira doseseja aplicada ainda no posto de saúde e instruiros pais a darem todas as doses corretamente emcasa. Uma atitude simples como esta pode evitara morte de até 4 mil crianças por ano no Brasil.Líder, converse com as famílias sobre esteassunto.

Atenção Básica (Primária) da Saúde

Cidadania

Foto

: Ped

ro S

eráp

io

Clóvis BouflerGestor de Relações Institucionais.

Jornal 175:Layout 1 12/04/11 14:09 Page 13

Page 14: Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo Novo está embuída do espírito missionário, envolvendo os leigos como protagonistas

Aprendendo Maisjunho/201114

“… há um lugar onde a matéria se comoveao ouvir a palavra: é o corpo.

O corpo é o centro mágico do universo. O corpo é mágico, porque é feito de palavras:

‘… e a Palavra se fez carne…’O corpo nasce do casamento entre carne e palavras.

Quando carne e palavras fazem amor, nasce o corpo.”(Rubem Alves)

Escutar é uma das pilastras da nossaespiritualidade judaico-cristã. É necessário calare estar atenta/o para ouvir (obedecer/praticar) oque Deus tem a dizer. O que estamos ouvindoultimamente? Onde estão indo nossos ouvidos?Onde eu estou levando meus ouvidos paraouvir? “Escuta Israel … teu Deus vai falar” (Dt).

Do evangelho de Mateus, capítulo 15, versos21 a 28, temos uma história muitoimpressionante de como ouvir (não ouvir) e falar(calar ou ser calada) podem adoecer ou curar,podem mudar realidades e mentalidades, jeitosde pensar. Uma mulher motivada pelo desejo eesperança de que um encontro e a possibilidadede ter acesso a uma comunidade pudesse ajudara curar sua filha saiu correndo. Chegou e gritoupara um homem poderoso e famoso chamadoJesus que a ajudasse. Os seus discípulos, quemais pareciam guarda-costas, não deixaram.Quiseram impedir essa mulher de chegar e pedirajuda. Jesus mesmo chegou a ser rude epreconceituoso afirmando que não havia vindosenão para os do povo dele (judeus).

Chocante. Alguém que pede ajuda e ganharecusa, desprezo, exclusão. Dos discípulos e dopróprio Jesus. Pena que as vezes palavras e gestosvindos de gente que deveria se comportar de

maneira diferenciada podem manter asociedade, as pessoas, as situações denecessidade do jeito que estão. Os discípulos, naverdade, já estavam acostumados a não seimportar: na multiplicação dos pães nãoestavam preocupados com a fome do povo,quando crianças se aproximavam elesimpediam, quando Jesus estava explicandosobre o projeto dele, a preocupação era com opoder e o lugar que estariam e assim vai.

Mas a mulher não desistiu. Não era umamulher qualquer. A situação de vulnerabilidadedela deu força e coragem. Ela gritou. Ela ficou.Ela disse uma palavra que mexeu com todomundo. Ela afirmou que ela também tem direitoao pão. Se não vai ganhar da mesa, vai pegar dochão.

E Jesus escutou. E essa atitude de escutamudou tudo. Essa mulher, discípula da vida elutadora contra a doença, mudou muita gente.Mudou sua realidade na relação insistente comquem inicialmente a queria excluir. Foi forte,teimosa e corajosa. Fez alguém se importar.Jesus se importou.

Palavras podem curar e podem excluir,adoecer.

Mas a natural insistência dessa mulher mudaa realidade. Sua palavra tem poder e força. Pelasua palavra, sua filha ficou curada. Ela não seabala com a ofensiva resposta de Jesus. Serrejeitada e ainda chamada de “cachorrinha”. Queabuso deste homem! Ele precisava aprender algode uma mulher, de uma mulher siro-fenícia (quenão era da sua religião, nem nacionalidade) e de

sua filha com espírito de impureza. Para nossasurpresa (pena que ficamos ainda surpresoscom gente que é capaz de mudar de opinião)Jesus é co-movido (ele move-se junto com elapara a teia de palavras e significados que elapropõe e tece). Ele move-se para o lado dela,começa a olhar o mundo a partir do contextodessas duas mulheres. Os dois, naconversação/conversão, mudam o rumo denossa história.

Na relação de escuta atenta da outra pessoahá salvação, há mudança de teoria e de fala. Aspalavras, antes cheia de morte e exclusão,tornam-se certeza de vida e de acolhimento. Narelação atenta há cura. Jesus, a mulher e amenina foram curadas dos muros da exclusão eda fome (de pão e da Palavra).

A mulher não arredou o pé quando foirejeitada. Que exemplo! Ela não estava pedindopermissão. Ela acaba comunicando a Jesus queele está equivocado na sua compreensão domundo. Porque mesmo que o pão seja “só prosfilhos”, o pão não é propriedade “dos filhos”…migalhas (que também é pão) caem no chão e os“cachorrinhos” (os estrangeiros) podem e vãopegar. Eles (todas as pessoas) têm direito ao pãonosso de cada dia.

É importante no nosso trabalho garantir quetodas as pessoas tenham acesso: ao pão,trabalho, ao culto, à mesa, ao alimento, aocarinho, ao colo, à escuta e a nossa presença.Nossa presença já é Palavra que cura e liberta.

Palavra que cura e transforma

Fé e Vida

Paulo UetiAssessor da Pastoral da Criança

Mugica (de frango, linguiça ou peixe)

Receita

Ingredientes• ½ copo de óleo• 1 colher de colorau• 1 cebola média• 1 pimentão• 2 tomates picados

• 2 xícaras de frango desfiado• ½ copo de farinha de mandioca • ½ copo de farelo de trigo• 1 pires de cheiro verde• ½ litro de água fervendo

Modo de PreparoRefogar o óleo com colorau, cebola,

pimentão, tomate e frango. Acrescentar águafervendo, o farelo, a farinha de mandiocaumedecidos com água para engrossar ( ficacomo um pirão). Apagar o fogo, colocar óleoe o cheiro verde.

Jornal 175:Layout 1 12/04/11 14:09 Page 14

Page 15: Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo Novo está embuída do espírito missionário, envolvendo os leigos como protagonistas

Aprendendo Maisjunho/2011

15

Oficinas de Formação Contínua Integrada

Trocando Ideias

Continuo a escrever este mêssobre as “Oficinas de FormaçãoContínua Integrada”. Nós, técnicosda coordenação nacional, estamos

procurando criar as melhorescondições para que, em todas os locais comPastoral da Criança, estas Oficinas aconteçampara apoiar e incentivar o trabalho dos líderes eequipes das comunidades. Sabemos do empenhodas líderes e dos líderes em cumprir seu papel depastoras e pastores. Ser Pastor, como Jesus nosensinou, é cuidar, estar perto, procurar dar o quesuas ovelhas necessitam. É esse o espírito destasOficinas, pois se vocês que estão junto às famíliasse sentirem seguros, apoiados e atualizados paradesenvolver seu trabalho poderão contribuirainda mais com a missão da Pastoral da Criança:Para que todas as crianças tenham vida emabundância (Cf. Jo 10, 10).

Nas “Oficinas de Formação ContínuaIntegrada” o que será estudado e discutido deverá

ter por base a realidade das comunidades e asnecessidades dos líderes e das famílias. EstasOficinas trazem também uma nova maneira deaprimorar e apoiar o trabalho, pois participarãodelas não só os líderes, mas todos que atuam nasoutras ações desenvolvidas na comunidade comobrinquedistas, comunicadores populares, etc. Ostemas prioritários a serem discutidos nestasOficinas devem ser levantados junto aos líderese equipe da comunidade. Entre os temas que oscoordenadores, que já iniciaram as Oficinas, têmlevantado nas comunidades estão, por exemplo,dificuldades de preenchimento da 4ª parte doCaderno do Líder e da FABS, dúvidas quanto aosIndicadores de Oportunidades e Conquistas,como organizar as “Ruas do Brincar”.

Além dos temas escolhidos pelos líderes eequipe da comunidade devem ser estudadostambém novos temas e informaçõesapresentados nos Encontros Regionais queprecisam ser incorporados ao trabalho da Pastoral

da Criança para garantir que se aprimore econtinue atualizado.

As equipes de Setor, apoiadas pelascoordenações de Núcleo e Estado, vão organizarjunto com as equipes dos Ramos estas Oficinaspara que as equipes de cada comunidade

possam participar, pelo menos, de uma

Oficina por ano. Elas devem acontecer nas

próprias comunidades ou em local bem

perto delas.

Esperamos que vocês líderes e as outraspessoas que formam as equipes de cadacomunidade garantam seu direito e cumpramseu dever ao participar das Oficinas de FormaçãoContínua Integrada. Assim, vocês estarãocontinuando o trabalho de pastora da Dra. Zilda,que tanto amava e valorizava o cuidado, apreocupação em levar e trocar informações queajudem nossas crianças e gestantes e terem vidaem abundância.

A saúde da criança continua, comosempre, sendo um tema de grande interessepara nossas comunidades. Ainda é muito altoo índice de crianças que sofrem maus tratos,que ficam sem vacinação, que não sãoacompanhadas regularmente pelo serviço desaúde. Mesmo com todos os avanços nocampo social, precisamos estar conscientes eorientar as famílias de nossas comunidadessobre a importância de cuidar bem de nossascrianças e da prevenção de doenças.

A Pastoral da Criança sempre diz que aatenção com a saúde da criança começa já nagestação. Depois que o bebê nasce, temos quecuidar especialmente de três coisas:alimentação, higiene, vacinação.

As crianças são também mais sadias seforem cuidadas com higiene e se tiver limpezana casa, na comunidade. É preciso dar banhona criança todo dia e trocar com frequência

suas roupas. Ensinem as criança a lavarem asmãos ao levantar pela manhã, depois de ir aobanheiro e antes de comer ou mexer comcomida. Ensinem também a usar a privada.Não deixe a criança andar descalça. Faça comque use sandálias ou sapatos.

Ensinem as crianças a escovar os dentes etambém corte suas unhas bem curtas. Trate omais rápido possível a sarna, a micose, vermesou outra infecção que possa passar para outracriança. Não deixe a criança colocar coisassujas na boca, nem deixe o cachorro lamber acriança, principalmente no rosto. Mantenhaos porcos, cachorros, galinhas e outrosanimais longe da casa. A água para beber deveser fervida ou filtrada.

Então, como podemos perceber, na saúdeda criança, o mais importante é prevenir! Épreciso somar esforços para promover asaúde integral da criança e reduzir os índices

de mortalidade infantil. Lembre-se: saúde nãoé só falta de doenças, saúde envolve bem estarfísico, mental e emocional. Saúde é vida e vidaem abundância.

Atenção à saúde da criança

Prevenção

Márcia MamedeAssistente Técnica da Pastoral da Criança

Foto

: Eli

Pio

Jornal 175:Layout 1 12/04/11 14:09 Page 15

Page 16: Jornal Pastoral da Criança · de Santas Missões Populares. A Paróquia São Cristóvão de Campo Novo está embuída do espírito missionário, envolvendo os leigos como protagonistas

Aprendendo Maisjunho/201116

Para realizar sua missão em todo o Brasil, a Pastoral da Criançaconta com o importante apoio de vários parceiros, entre eles:

Parceiros Institucionais:

Parceiros em Projetos e Programas: Parceiros Técnicos:

• UNICEF • Fundação Grupo Esquel • Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS • CONASS • CONASSEMS • UFPR - Informática

• USP - Nutrição • SBP • FEBRASGO • Federação das APAEs.

• Governo do Estado do PR• ANAPAC - Associação Nacional de Amigos da Pastoral da Criança

• Doações espontâneas efetuadas através de faturas de energia elétrica nosEstados: AL, BA, CE, ES, GO, MS, MT, PA, PR, RJ, SC, SP e TO.

Parcerias

O Jornal da Pastoral da Criança informa os temas e as datas de transmissão dos programas “Viva a Vida” nos meses de maio e junho de 2011.Líder, ouça e divulgue o Programa “Viva a Vida” em sua comunidade. Converse sobre os temas dos programas com as mães e famíliasacompanhadas.

Programa 1026

• Anemia (de 30/05 a 05/06/2011)Programa 1027

• Varicela (de 06/06 a 12/06/2011)Programa 1028

• Medicamentos (de 13/06 a 19/06/2011)Programa 1029

• Vitaminas (de 20/06 a 26/06/2011)Programa 1030

• Resiliência (de 27/06 a 03/07/2011)

*Estes programas radiofônicos foram produzidos com o apoio do Ministério da Saúde.

Programa Viva a Vida

Jun

ho

Programa 1030

• Resiliência (de 27/06 a 03/07/2011)Programa 1031

• Rubéola (de 04/07 a 10/07/2011)Programa 1032

• Genitália ambígua (de 11/07 a 17/07/2011)Programa 1033

• Sarampo (de 18/07 a 24/07/2011)Programa 1034

• Caxumba (de 22/07 a 31/07/2011)

Julh

o

Os cosméticos, produtos de higiene eperfumes, são muito utilizados em nossopaís. Quem não gosta de passar um creme,usar um shampoo, um sabonete? E asmulheres, então? Um batom, um esmaltesempre cai bem, não é mesmo?

Mas você já pensou sobre a qualidadedesses produtos? Infelizmente, há produtosque são clandestinos, isto é, são produtossem registro na Anvisa (Agência Nacional deVigilância Sanitária) e que podem apresentarfalta de qualidade para o uso, causandoproblemas de pele e outros riscos para asaúde. A Anvisa orienta que é proibidoproduzir, distribuir e comercializar produtosclandestinos. Porém, muita gente ainda

teima em querer produzir e vender essesprodutos sem autorização da vigilânciasanitária.

Muitos desses produtos clandestinosusam da propaganda para confundir oconsumidor, que acaba comprando umproduto que pode trazer riscos para a suasaúde.

Produtos como cremes, maquiagens,shampoos, sabonetes e esmaltes precisamser autorizados pela Vigilância Sanitária paraserem vendidos. Já protetores solares,tinturas, alisantes e produtos infantis sãoprodutos mais complexos e podemapresentar um risco maior à saúde. Por isso,eles passam por uma avaliação bem

detalhada antes de receberem o número deregistro. Verifique no rótulo das embalagensse consta o registro, a data de validade e asindicações para o uso. Portanto, fique alerta,pelo bem de sua saúde e a da sua família.

Fique alerta!

Alerta

Jornal 175:Layout 1 12/04/11 14:09 Page 16