Jornal Paulo Arandt

8
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR PAULO ARANDT | DOIS IRMÃOS - RS EDIÇÃO 30 - NOVEMBRO DE 2012 X JORNADA DA CULTURA VIVER É SHOW! A X Jornada da Cultura da Escola Paulo Arandt realizou nesse ano de 2012 a sua décima edição. Com o tema VIVER é SHOW, aconteceram várias atividades que envolveram MAGIA, CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO, UNIÃO, ESFORÇO, DEDICAÇÃO e EMPENHO, o que resultou num SHOW de encantamento e alegria. PÁGS. 2 E 3 TURMAS CONHECENDO O BAIRRO SÃO JOÃO Durante o mês de junho, algumas turmas fizeram um passeio pelo bairro São João e realizaram trilha ecológica. PÁG. 4 meio ambiente MUSEU DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PUCRS Alunos da EJA foram ao Museu da PUCRS, onde tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. PÁG. 5 ciências ESCOLA TEM BANDEIRA ESCOLAR Através de concurso interno foi escolhida a nova bandeira para nos representar em eventos escolares. PÁG. 6 concurso bandeira leitura

description

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR PAULO ARANDT | DOIS IRMÃOS - RS

Transcript of Jornal Paulo Arandt

Page 1: Jornal Paulo Arandt

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR PAULO ARANDT | DOIS IRMÃOS - RS EDIÇÃO 30 - NOVEMBRO DE 2012

X JORNADA DA CULTURA

VIVER É SHOW!A X Jornada da Cultura da Escola Paulo Arandt realizou nesse ano de 2012 a sua décima edição. Com o tema VIVER é SHOW, aconteceram várias atividades que envolveram MAGIA, CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO, UNIÃO, ESFORÇO, DEDICAÇÃO e EMPENHO, o que resultou num SHOW de encantamento e alegria.

PÁGS. 2 E 3

TURmAS CONHECENDO O bAIRRO SãO JOãODurante o mês de junho, algumas turmas fizeram um passeio pelo bairro São João e realizaram trilha ecológica.

PÁG. 4

meio ambiente

mUSEU DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PUCRSAlunos da EJA foram ao Museu da PUCRS, onde tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos.

PÁG. 5

ciências

ESCOLA TEm bANDEIRA ESCOLARAtravés de concurso interno foi escolhida a nova bandeira para nos representar em eventos escolares.

PÁG. 6

concurso bandeira

leitura

Page 2: Jornal Paulo Arandt

2 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR PAULO ARANDT | NOVEMBRO DE 2012

Prefeitura MuniciPal de dois irMãos secretaria de educação, cultura e desportoescola Municipal de ensino fundamental Prof. Paulo arandt

diretora: Janéte teresinha sausen da silva

Vice-diretora diurno: elisângela Knevitz

Vice-diretora noturno: rejani Butzen

técnica de apoio pedagógico: elisangela rossetto Juriatti

responsáveis técs. pelo jornal na escola: rejani Butzen e elisângela Knevitz

apoio: cPM da escola

coordenação Prefeitura: rosmeri ceconi

Jornalista responsável: sérgio negri (reg. Prof. drt/rs 7714)

design editorial: raquel Braz ribeiro

tiragem: 600 exemplares

imagens: arquivo escola e divulgação

edição:

www.vorticecomunicacao.com.br

em 2012, a escola Paulo arandt iniciou o ano letivo recebendo os 729 alunos nos turnos da manhã, tarde e noite com turmas da eJa e ProeJa-fic. temos um grupo de 47 professores que se renova cons-tantemente, inovando o trabalho escolar e trazendo novas ideias para valorizar a nossa escola, enriquecer o ensino e a aprendizagem dos nossos alunos. contamos ainda com 7 serventes e 1 oficial administra-tivo. além disso, temos a colaboração do cPM e conselho escolar que se reúne mensalmente.

a escola mudou o seu visual, receben-do uma “cara nova” com a pintura externa e interna de todas as salas. temos também, a preocupação de mantermos um bom am-biente escolar, fazendo pequenos reparos e consertos solicitados sempre que necessário.

durante esse ano, ocorreram muitas ati-vidades que foram idealizadas pelos profes-sores e realizadas pelos alunos com muito empenho, dedicação e criatividade, entre elas destacamos: o dia da família i e ii, festa Junina, dia do amigo e a X Jornada da cultura. Você poderá conferir o resultado de cada evento nas páginas seguin-tes, comprovando que foram um sucesso.

nesse ano também ocorreu a reformulação do PPP (Proposta Po-lítica Pedagógica) da escola, adequando-se às novas leis, decretos e pareceres da educação, assim como às necessidades e às mudanças da comunidade escolar envolvida.

temos ainda o orgulho e a satisfação de informar que recebemos também nesse ano, o resultados positivos do ideB (Índice de desenvol-vimento da educação Básica) das provas realizadas em 2011. os alu-nos do 5º ano melhoraram muito o seu rendimento, passando de 4,8 para 5,9. os alunos do 9º ano passaram de 3,8 para 4,4. acreditamos que nossos alunos têm potencial para melhorar cada vez mais os índi-ces da nossa escola e contamos com os nossos professores para au-mentarmos a cada ano, o nível de ensino e educação na Paulo arandt. além disso, salientamos que o apoio das famílias se faz necessário, para que possamos alcançar os nossos objetivos, pois acreditamos que os nossos alunos só terão pleno sucesso na aprendizagem e en-tendimento correto das normas, se família e escola caminharem jun-tas na conscientização, diálogo e acompanhamento diário da agenda, dos temas, cadernos e estudos para provas e trabalhos. contamos com o apoio de todos nesse compromisso, importantíssimo, de educar!

o respeito e a educação são realidades que nunca saem de moda.

Educar é fundamental

Janéte Teresinha Sausen da Silva diretora

editorial

expediente

cultura

Vice-diretoraElisângela Knevitz

“O respeito e a educação

são realidades que nunca saem

da moda.”

X Jornada da Cultura 2012A X Jornada da Cultura da Escola Paulo Arandt realizou nesse ano de 2012 a sua décima edição. Com o tema VIVER é SHOW, aconteceram várias atividades que envolveram MAGIA, CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO, UNIÃO, ESFORÇO, DEDICAÇÃO e EMPENHO, resultando num SHOW de encantamento e alegria.

Alguns depoimentos de alunos:

“nesse ano de 2012 aconteceu um even-to importantíssimo na escola Paulo arandt. nos dias 09 a 13/07, realizou-se a X Jorna-da da cultura. show de talentos, Momento Poético, presença da escritora simone saue-ressig, Grupo de ivoti... foram algumas das atividades realizadas durante a jornada com o tema: ViVer é sHoW.

tudo foi maravilhoso! encanto e magia! luzes, união, emoção!

atividade pensada, planejada desde o inicio do ano letivo e no final, um esPetÁ-culo. Me senti realizada ao ver acontecer o evento que eu ajudei a construir. as mãos no painel... coloridas... diferentes...

transformaram o ginásio num grande espetáculo. nossa! danças maravilhosas... frases maravilhosas! todos com muita de-dicação. o resultado foi o que todos viram: um sHoW!

“as lembranças boas, guarde. as ruins, esqueça. as mais especiais, recorde. Gran-des loucuras criam grandes histórias.”

Gislaine 82

Soletrando

http://escolapauloarandt.blogspot.com.br

Page 3: Jornal Paulo Arandt

NOVEMBRO DE 2012 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR PAULO ARANDT | 3

X Jornada da Cultura 2012 anualmente, a escola Paulo arandt vive momen-tos mágicos durante a sua tradicional Jornada da cultura, que ocorre desde 2003. essa semana cul-tural é pensada com muita antecedência, por um grupo de professores que organiza as atividades com o objetivo de proporcionar a integração entre todas as turmas, da educação infantil ao 9º ano, nos turnos da manhã e tarde, e promover o aprendi-zado e conhecimento, de forma criativa e lúdica. a comissão organizadora busca inovar e proporcionar apresentações diferenciadas em cada edição.

a X Jornada da cultura iniciou no dia 09 de julho com a abertura oficial e a apresentação do grupo de excursão artística 2012, do instituto de educação de ivoti, que encantou a todos os presentes cantan-do, dançando e interagindo com o público, repre-sentando as culturas gaúcha e alemã.

no segundo dia de programação, ocorreu o soletrando dividido em níveis de conhecimento, conforme o ano escolar. esta atividade causa muita ansiedade e nervosismo entre os participantes, que se preparam em sala de aula e estudam durante os dias que antecedem a Jornada da cultura, tornando a atividade uma competição difícil e acirrada, que extrapolou o tempo estipulado, pois os acertos pre-dominaram em todos os grupos.

na quarta-feira, dia 11 de julho, a escritora simo-ne saueressig conversou com todos os alunos, em momentos separados, falando de suas obras, sua vivência pessoal e profissional de forma descontra-ída, tornando o encontro um momento significativo e participativo.

a quinta-feira, foi um dia muito marcante para os alunos que expressaram toda a sua criatividade e envolvimento na organização, preparação e apre-sentação no show de talentos. este ano, um grupo formado por professores, representantes do cPM, conselho escolar, funcionários e alunos tiveram a difi-cílima tarefa de selecionar 4 apresentações em cada turno, para se apresentarem a toda a comunidade, na noite de sexta-feira. todas as apresentações fo-ram excelentes, tanto que alguns grupos já mostra-ram o seu talento em outra escola do município e outros grupos farão apresentação na festa literária.

Para a surpresa de todos, o encerramento da X Jornada da cultura teve a apresentação dos profes-sores da escola Paulo arandt, que ensaiaram várias semanas para homenagear os alunos e toda a co-munidade presente neste importante evento escolar.

a cada ano reafirmamos o nosso orgulho, alegria e satisfação de propiciar aos nossos alunos uma se-mana de intensas e fortes emoções, pois todos su-peraram as expectativas e nos surpreenderam tor-nando a Jornada da cultura, um belíssimo sHoW, através da participação, empenho e dedicação, desde a etapa inicial em sala de aula com a prepa-ração da decoração nas aulas de artes, até o mo-mento final com a criação, organização e apresenta-ção, fazendo de tudo um sHoW, pois ViVer É sHoW!

Semana CulturalPor: elisângela Knevitz/Vice-diretora do diurno

Apresentação do grupo de

professores da escola na X Jornada

VIVER é SHOW!”“a X Jornada da cultura desse ano foi espetacular. os

desenhos, as apresentações, desde a educação infantil ao 9º ano, as atividades realizadas em sala de aula, tudo muito legal.

se fosse possível dizer numa palavra o que foi a jornada eu diria, desenVolViMento. foi muito bom ver todos participando. um show de superação, desenvolvimento, envolvimento. tudo muito surpreendente.

a escola toda trabalhando junto e na sexta-feira à noite apresentando para toda a comunidade. o sHoW de talentos foi de fato um grande show. os professores também entraram nessa festa realizando uma bela apresentação. ViVer é sHoW!”

Franciel Afonso 82

Grupo do Instituto de Ivoti

Show de talentos

Por: Professora Geni Golembieski

Page 4: Jornal Paulo Arandt

4 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR PAULO ARANDT | NOVEMBRO DE 2012

meio ambiente

Turma da Educação Infantila turminha da educação infantil, da

professora sheila, observou a mata nati-va, os passarinhos, insetos e também a limpeza do bairro.

“infelizmente, nos deparamos com uma cena nada legal, vimos muito lixo pelo chão. na beira da estrada encon-tramos um sofá, um colchão, telhas que-bradas e muitas embalagens ocupando o espaço da natureza. Pensamos que todos deveriam saber que lugar de lixo é na lixeira! Quando chegamos perto da trilha que leva ao arroio, outra cena bas-tante triste: ainda há esgoto a céu aberto correndo no bairro.

o caminho para o arroio é bem es-treitinho. ficamos satisfeitos em ver que ainda há bastante mata protegendo o barranco. como imaginávamos, a água estava bem baixinha, pois não está cho-vendo o suficiente e por isso devemos poupar água. “Poupar para não faltar!” esse é o lema da nossa turminha.

o lugar onde o arroio corre é muito bonito, tem pedras bem grandes e até uma represa, que servia para mover o moinho há muitos anos atrás.

adoramos passear e conhecer mais esse lugar tão bonito em nosso bairro. Gostaríamos de convidar a todos para ajudarem a mantê-lo sempre vivo e limpo.” esse é o recado dessa turminha muito esperta!

Turmas do 4º e 5º anoas turmas do 4º ano da professora

Márcia e o 5º ano da professora rosi-laine, realizaram a trilha ecológica com o objetivo de levar informações sobre o ambiente e suas inter-relações com os

O bairro São João, o Arroio Feitoria e a Ponte de Pedra

demais elementos naturais e o meio no qual estão inseridos. através de um contato mais próximo com as plantas e dos problemas de saneamento bá-sico do bairro, como: a falta da rede de esgoto, coleta de lixo e água tratada, queremos des-pertar nos alunos a importân-cia da consciência ecológica.

essas turmas observaram que ocorre o desequilíbrio am-biental, justamente porque as pessoas não estão conscien-tes em relação ao meio am-biente. Basta olhar ao redor para constatar uma ponta de cigarro atirada por uma jane-la, o papel de bala jogado no chão, ou ainda embalagens boiando no rio.

Para as professoras, essas práticas de aprendizagem são necessárias para que os alu-nos se sintam parte do meio ambiente, preservando-o e levando conhecimento para suas casas multiplicando des-sa maneira os saberes sobre o meio no qual estamos inseridos.

Turma 32os alunos da turma 32, da professo-

ra carina Mallmann, realizaram o pas-seio a partir da leitura do livro “um rio pelo meio” da escritora simone saueres-sig e, descobriram muitas coisas legais e muitas coincidências interessantes. Vamos conhecer?

em nosso município, há também, uma ponte de pedra que foi construída

pelos imigrantes alemães. a ponte ligava o travessão com o restante da vila e ou-tros lugares também. isso em 1855, hein! Hoje ela é considerada patrimônio his-tórico. fomos conhecer e ob-servamos todos os detalhes.

o arroio que passa debai-xo da ponte, e de outras que tem em dois irmãos, é o arroio feitoria. esse arroio atravessa o município e termina numa bela cascata, a são Miguel,

ponto turístico de dois irmãos. É o maior e o mais conhecido e passa pertinho da nossa escola. durante o passeio entra-mos em contato com a natureza, com um ar mais puro e fresco. a professora Meriele explicou que é a mata ciliar e serve para proteger o arroio e os ani-mais silvestres.

Bom, mas a mensagem mais bonita que o livro nos ensinou é que devemos nos unir para protegermos e preservar-mos tudo que temos de bonito em nossa cidade, em nosso bairro.

Pela caminhada no bairro, vimos muito lixo nas calçadas, casas e terre-nos. esgotos correndo em direção ao arroio. se cada um fizer a sua parte, e a vontade de mudar for maior que ficar de braços cruzados, teremos um bairro mais limpo e bonito, e todos ficarão feli-zes e orgulhosos. esse é o recado que a turma 32 dá a todos.

todos os alunos que participaram desse passeio pelo bairro gostaram muito e voltaram mais conscientes de suas obrigações e deveres com o meio ambiente, para termos um futuro melhor.

Durante o mês de junho, algumas turmas fizeram um passeio pelo bairro São João e realizaram uma trilha ecológica guiada pela professora Meriele e os monitores ecológicos.

Cada turma, registrou as suas constatações desta caminhada.

Turma Educação Infantil turma 02

Turma 32

Turma 43 e 53

Por: Professoras sheila, Márcia B., rosilaine, carina M. e Meriele

Page 5: Jornal Paulo Arandt

NOVEMBRO DE 2012 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR PAULO ARANDT | 5

ciências

no dia 14 de julho, os alu-nos da eJa foram ao Museu de ciências e tecnologia da Pucrs, onde tiveram a opor-tunidade de adquirir novos conhecimentos e conhecer um novo espaço de estudos. os professores junto dos alu-nos elaboraram um projeto interdisciplinar e foram em busca de novas informações. além de um objetivo geral, cada disciplina teve objetivos específicos e uma proposta de trabalho diferenciada. to-dos os alunos que participa-ram da visitação gostaram e salientaram que foi de gran-de relevância o passeio, pois, além de observar foi possível in-teragir com experimentos, ver o cinema 3d do corpo humano, planetário digital, show de eletrostática, entre outros.

Mais informações e fotos podem ser verificadas no blog da eJa endereço: http://ejapauloarandt.blogspot.com.br/

Por: rejani Butzen/Vice-diretora do noturno

Passeio ao museu da PUCRSAlunas Franciele, Pâmela e Paola do 2º Segmento Nível

Alunos e professoras interagindo com os fusos horários

Alunos aguardando para abertura do museu

família não são apenas algumas letras que po-dem ser traduzidas em diversos idiomas. É muito mais do que isso! É união, companheirismo, amor, afeto, superação e desavenças.

famílias andam em linhas fazendo tramas que são traçadas em suas vidas. Há linhas retas, mas também há curvas perigosas em que a qualquer descuido, um componente pode sair de sua trajetória. Quando isso acontecer cabe-nos ajudá-lo para que assim ele pos-sa se juntar novamente com os demais.

família é como um quebra-cabeça, que tentamos montar em nossos trezentos e sessenta e cinco dias do ano, às vezes separamos as peças sem pensar duas vezes, que são fundamentais em nosso quebra-cabeça.

família não é apenas pai, mãe, tio, tia, avô, avó. são todas as pessoas que estão em nossa volta nos ajudando para que todos nós fiquemos unidos, para que as gerações futuras sejam melhores.

famílias são como cores que podem se juntar e formar outras, podem combinar, ou podem ser um grande borrão em nossas histórias.

famílias são como lágrimas que escorrem em nos-sos rostos, mas também é o sorriso que damos depois de noites em claro chorando, é um ombro amigo, é o que nos leva a erguer a cabeça e nos levantar do chão para lutar todos os dias pela paz que procuramos.

dia da família

Por: rafaela rossa – 9º ano – turma 92texto criado para o dia da família ii/agosto/2012Família

Comunidade escolar prestigiando o evento

Alunos mostrando os trabalhos aos familiares

curso

PROEJA FICPrograma de Educação de Jovens e Adultos

com Formação Inicial e Continuadao Proeja fic é um programa do governo federal que

busca inserir os jovens e adultos na educação Básica, e oferece a conclusão do ensino fundamental acom-panhado de uma formação técnica. a proposta de en-sino está voltada para a realidade do aluno, que visa conciliar os conhecimentos obtidos pelo indivíduo no cotidiano e nas experiências profissionais com os con-teúdos escolares, para que dessa forma, o educando seja capaz de realizar uma nova leitura do mundo. em agosto ocorreu a abertura de uma nova turma, com formação técnica de 200 horas em marcenaria.

Por: Professora Gládis Marli Haas

Page 6: Jornal Paulo Arandt

6 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR PAULO ARANDT | NOVEMBRO DE 2012

dia da família concurso bandeira

o primeiro dia da família da eJa foi realizado em onze de maio no ginásio da escola e contou com a presença dos alunos, professores e familiares. no primeiro momento a banda dos alunos da escola, luís fernando Heineck da silva, Juan de souza Moreira, e professor Marcelo deram o show. a abertu-ra oficial foi realizada logo após, com a fala da vice-diretora rejani, a qual salientou a importância da família, a parceria escola-família, e agradeceu a presença de todos, apresentando o grupo de professores aos pais. em seguida, o professor samuel fez um momento de alongamento para descontrair. na sequência foram realizadas diversas apresentações por alu-nos de todas turmas da eJa, além da participação de professores e a fala da convidada professora tereza lídia que abordou o tema família envolvendo autoestima, cuidados, preocupações e demais assuntos inerentes. foi uma noite especial e diferente, com música, exposição de trabalhos dos alunos, apresentação de teatro, declamação de poesias, entre outros.

Por: rejani Butzen/Vice-diretora do noturno

1º Dia da Família EJA Alongamento

Grupo responsável pela EJA –2012

neste ano de 2012, todas as esco-las do município receberam um novo logotipo, fato que motivou a escola a criar uma nova bandeira para repre-sentá-la em eventos escolares. Para isso, todos os alunos foram convida-dos a criar um modelo para a ban-deira, participando de um concurso interno da escola. Para participar do concurso era necessário usar a cria-tividade, as cores branco e cinza e o novo logotipo da escola. dos traba-lhos recebidos, foram selecionados 36 modelos que foram votados pelos alunos, professores, representantes do cPM e conselho escolar. com a maioria dos votos foi escolhida a bandeira criada pela aluna eduarda de souza, do 3º ano, turma 34, que recebeu uma camiseta do uniforme da escola, como premiação.

através desse concurso, quere-mos elucidar também o significado do novo logotipo da escola, que per-mite duas leituras ao mesmo tempo, um olho que observa e uma criança que brinca. dois símbolos para o mesmo conceito: a preocupação da escola em acompanhar de perto a educação do aluno. os traços estili-zados do desenho lembram que o processo educativo também pode estar relacionado com descontração, diversão e brincadeira.

as cores estão associadas ao pa-drão de cores do Brasão Municipal, que significam: Marrom - emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. sugere segurança e soli-dez. Verde - cor universal da nature-za. tem frescor, harmonia e equilíbrio.

Por: elisângela Knevitz/Vice-diretora do diurno

bandeira Escolar

Parabéns à aluna vencedora! Muito obrigado, a todos que aceita-ram o convite e participaram de mais um desafio que foi esse concurso!

Aluna de camiseta branca, Eduarda,que criou a bandeira escolhida

a escola Paulo arandt es-teve muito bem representada na 15ª olimpíadas escolares do munícipio. os alunos par-ticiparam de quase todas as categorias obtendo o 1º lugar nas seguintes modalidades: Handebol infantil masculino, Basquete infantil masculino, futsal infantil e Pré-Mirim masculino e futsal Mirim fe-minino. além de premiações individuais no xadrez e ping-pong. Parabéns a todos os alunos pelo empenho e dedi-cação nos jogos.

esporte Por: Professora Viviane timm

OlimpíadasAlunos mostrando os prêmios conquistados

Page 7: Jornal Paulo Arandt

NOVEMBRO DE 2012 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR PAULO ARANDT | 7

integração

na noite do dia quatro de julho, os alunos foram surpre-endidos com uma proposta diferente de trabalho, aconte-ceu a primeira atividade de integração dos alunos da eJa, onde as turmas do 1º e 2º segmento e a etapa 2 nível Viii participaram. os alunos de todas turmas foram misturados, conforme pré-seleção e foram distribuídos em salas de aula diferentes. cada equipe dentro de cada sala se apresentou, elegeu um representante, depois, construiu um cartaz com o nome da equipe e realizou atividades de desafios lógicos nas primeiras duas horas. após o recreio se deslocaram até o ginásio e foram realizadas atividades práticas. todos alu-nos e professores se envolveram nesta atividade, a qual, foi de grande relevância para todos. no dia 11 de julho, na hora cívica foi divulgado o resultado da pontuação, classificando em primeiro lugar com 377 pontos a equipe Para nossa aleGria, que foi premiada com uma medalha para cada in-tegrante. todos alunos adoraram participar e pediram que seja feita outra atividade em outro momento.

Por: rejani Butzen/Vice-diretora do noturno

1ª Atividade de Integração dos alunos da EJA

Equipe premiada: Para Nossa Alegria

literatura Por: Professora Geovana Blume costa

com o intuito dos alunos conhecerem alguns escrito-res presentes na festa literária e ampliarem seu conhe-cimento a professora de língua Portuguesa, Geovana Blume costa, das turmas 62 e 63, solicitou que os alu-nos em grupos pesquisassem sobre esses escritores.

as pesquisas realizadas foram sobre os seguintes escritores: Kalunga, luis fernando Veríssimo, luis dill, simone saueressig, sérgio napp e Gilberto finkler. após a pesquisa, os alunos elaboraram cartazes e apresentaram na sala de aula para que todos conhe-cessem um pouco de cada um.

na apresentação, além dos cartazes, alguns alu-nos leram textos dos respectivos escritores e mos-traram livros dos mesmos para os colegas. Para en-cerrar, foram a um bate papo com os escritores luis fernando Veríssimo e luis dill.

Trabalhos realizados para Festa Literária

Alunos apresentando trabalho sobre os livros em sala

arraial Por: Vice-diretoras elisângela e rejani

no dia 22 de junho ocorreu na escola Paulo arandt, mais um arraial com comidas típicas. os alunos puderam participar de diversas brincadeiras, como: boca do palhaço, pescaria, forno da bruxa, bandeirinha premiada, recadinhos e a famosa cadeia.

Nossa Festa Junina marcou Turma 22 e a Profª Carina R. caracterizadospara o arraial

Alunas vestidas a cárater prestigiando o arraial

Page 8: Jornal Paulo Arandt

8 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR PAULO ARANDT | NOVEMBRO DE 2012

diversão

integração Semana do amigo na turma da Educação Infantil Nível T02Por: Professora sheila Wingert schuk

no final do semestre, sempre é bom comemorar com os amigos as boas recordações dos momentos especiais que passamos na escola. Para ficarmos com gostinho de quero mais para o segundo semestre, planejamos uma semana bem especial do dia do amigo. durante toda a semana trou-xemos brinquedos para dividir entre a turma, participamos de contação de histórias que falavam sobre amizade, apren-demos canções sobre o tema, até apresentamos o “Xote da amizade”, do Wilson Pain na X Jornada da cultura, lembram?

aprendemos que ter amigos é muito importante e que para conservá-los devemos sempre tratá-los bem, como gostamos de ser tratados, com muito respeito e cordialidade.

Bem, e para terminar com chave de ouro, fizemos uma festa à fantasia com direito a amigo secreto, muita diversão e gostosuras que nossos pais prepararam com muito amor e carinho. foi muito legal! o que será que nos aguarda no final do próximo semestre?

A turma da Educação Infantil aprendeu muito sobre a amizade na Semana do Amigo

Semana das Crianças foi divertidana semana em que comemoramos o Dia das Crianças

muitas atividades foram programadas para homenagear os nossos alunos. na segunda-feira os alunos foram recepciona-dos com um arco colorido de balões e receberam um “ingres-so” para uma “sessão de cinema”. essa foi uma atividade surpresa com direito à pipoca.

na quarta-feira aconteceu o Dia da Fantasia Criati-va. nesse dia as crianças usaram a sua criatividade e ima-ginação para se caracterizarem com fantasias e penteados

Por: comissão do dia das crianças - Professoras carina r., carina B, carina M., scheila, luciana, Mauren e Márcia M.

diferentes. todas as turmas, da educação infantil ao 5º ano, desfilaram e receberam uma premiação saborosa.

na quinta-feira, a quadra onde está localizada a escola foi interditada, para que os alunos brincassem livremente com brin-quedos trazidos de casa, tais como: roller, patins, patinete, bici-cleta, carrinho de lomba, skate, corda, bambolê, perna de pau, pés de lata. os alunos também tiveram um dia muito alegre com brinquedos infláveis. confira as fotos e veja a felicidade e satisfação das crianças participando das atividades propostas.

cidadania

Toda Escola participou do Desfile Cívico

no dia sete de setembro toda a escola participou do desfile cívico e houve a partici-pação de um grande número de alunos dos três turnos, pro-fessores, funcionários, cPM e conselho escolar.

Por: rejani Butzen/Vice-diretora do noturno

A banda escolar Obra de arte dos alunos