Jornal Popular - Edição 256

24
Corpo de Bombeiros Sargento Dias fala sobre as dificuldades enfren- tadas pelo quartel, no mês em que completa um ano em Santa Cecí- lia. Página 18. Sebrae Móvel Unidade Móvel do Ser- viço Nacional de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), estará em Santa Cecília nos dias 22, 23 e 24 de Abril. Página 4. Saúde Os médicos psiqui- átras, Álvaro Prieto Junior, e Marcos An- tônio Henning, pas- sam a atender duas vezes por semana em Santa Cecília Página 10. Edição 256 | Ano VIII | 12 de Abril de 2013| R$ 2,00 Jornal Popular www.JPSC.com.br 8 Anos Policia Civil e IGP já possuem informações sobre o corpo encontrado no último Sábado (6). Página 19. Foto Giovane Galvan Cadáver é encotrado em Decomposição Bairro Santa Cruz é Campeão 6ª Olisanta Foto Denize Rech A Olimpíada dos Bairros em sua sexta edição reuniu quase 4000 atletas. A Secretária da Fundação Municipal de Esportes comemora o sucesso da Olisanta 2013 | Enquete “A maioria dos jogos foi disputado ponto a ponto, quer dizer, a competitividade é que destaca o evento”, comenta atleta. Páginas 20 e 21. Proprietário Insatisfeito com a Marca Nissan. Página 13

description

Edção primeira Quinzena de 2013 - Santa Cecília SC

Transcript of Jornal Popular - Edição 256

Page 1: Jornal Popular - Edição 256

Corpo de BombeirosSargento Dias fala sobre as dificuldades enfren-tadas pelo quartel, no mês em que completa um ano em Santa Cecí-lia. Página 18.

Sebrae Móvel Unidade Móvel do Ser-viço Nacional de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), estará em Santa Cecília nos dias 22, 23 e 24 de Abril. Página 4.

SaúdeOs médicos psiqui-átras, Álvaro Prieto Junior, e Marcos An-tônio Henning, pas-sam a atender duas vezes por semana em Santa Cecília Página 10.

Edição 256 | Ano VIII | 12 de Abril de 2013| R$ 2,00

Jornal Popular www.JPSC.com.br8 Anos

ontanaFRESTAURANTE

GRILL

Disk Pizza 3244.0335

Renovadora Fogaça

www.recapadorafogaca.com.br

AGRÍCOLA CARGA INDUSTRIAL TERRAPLANAGEM

Rua Miguel Goetten Sobrinho, 162 Parque Industrial 89540-000 Santa Cecília - SC 49-3244.0945Recapagens

Policia Civil e IGP já possuem informações sobre o corpo encontrado no último Sábado (6). Página 19.

Foto

Gio

vane

Gal

van

Cadáver é encotrado em Decomposição

Bairro Santa Cruz é Campeão6ª Olisanta

Foto

Den

ize R

ech

A Olimpíada dos Bairros em sua sexta edição reuniu quase 4000 atletas. A Secretária da Fundação Municipal de Esportes comemora o sucesso da Olisanta 2013 | Enquete “A maioria dos jogos foi disputado ponto a ponto, quer dizer, a competitividade é que destaca o evento”, comenta atleta. Páginas 20 e 21.

Proprietário Insatisfeito com

a Marca Nissan. Página 13

Page 2: Jornal Popular - Edição 256

2 Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013

Expediente

Editora Jornal Popular LtdaCNPJ: 08.334.359/0001-07Inscrição Estadual: 255.281.293Sede: Antônio Carlos de Medeiros, 531, Sala 01. Santa Cecília - CEP: 89540-000Tiragem: 1.500 Exemplares

Diretor GeralMarcos Roberto Granemann

Editor Chefe Giovane Galvan

ReportagensGiovane Galvan

ColaboradoresDiego Goetten - Vanderlei Nahirnei - Elias Vidal

Contatos: (49) 3244.1273 / 9187.4890 / 9944.4998 / 9166.0355 / 9191232159E-mail: [email protected]: jornalpopularjpCirculação: Santa Cecília - Ponte Alta do Norte - Lebon Régis - São Cristóvão do Sul - Timbó Grande.

JORN

AL

Stéli Ceolla RibeiroAdvogada

OAB/SC 30.131

Avenida XV de Novembro, 522 - Sala 2 - CentroCEP 89.540-000 - Santa Cecília - SC - Fone: (49) 3244-3036

SecretariaCristina Kodrek LimaZelinda Ribeiro de Moraes

Diagramação e ArteGiovane Galvan

Geral

Editorial Imagem da Semana

Trajetória

Em qualquer história há uma trajetória. É preciso um determinado tempo para se construir uma imagem. Já dizia um

provérbio, que se leva anos pra se construir uma carreira e minutos pra acabar com ela. Recorrendo a esses clichês um tanto quanto re-tóricos, é que trago uma reflexão.

Somos frequentemente co-brados por nossos atos, e além da cobrança exterior, para as pessoas que almejam sucesso esta cobrança ainda vem de si próprios, a busca por acumular conhecimento, histórias, conquis-tas, bens dentre outras possíveis “auto-indagações” que se fazem do tipo, “O que eu fiz? o que eu conquistei? algumas pessoas com a minha idade não são meta-de, porém outras são o dobro do que sou”, posso estar citando um anseio particular em meio à crise existencial, porém o cenário que tento descrever é para ilustrar as questões a seguir.

- DETERMINAÇÃO –

Jovens que assumem empre-sas, que são empreendedores, que lutam e inventam, conquis-tam respeito. Ainda mais jovens que pesquisam, atraem e absor-vem conhecimento, sapiência esta repassada aos ainda mais jovens. Todo mundo ligado nos lo-cais de onde o conhecimento vem. Jovens com uma promessa de em médio e longo prazo uma socie-dade de veras pensante, e menos dependente.

- JUSTIFICATIVA –

É constante, “jovens e não tão jovens”, recorrerem à justificativa pelo que não se fez. Não estudei por causa dos filhos, não trabalho por “isso”, não me especializo por “aquilo”, não luto por que sou me-díocre. Virei “da vida”, por que não tem emprego. São as justificativas para uma sociedade acomodada, que aceita tudo, acostumada com o sugar das eleições e de viver no máximo de ócio possível. ‘“Pensar e lutar dá trabalho, então tá bom assim”, já ouvi. É claro que as difi-culdades existem, são empecilhos que acometem nossos caminhos, porém nada é definitivo. Barreiras são pra ser vencidas.

- AUTOESTIMA –

Pode se associar a amor pró-prio, nossa mente tem capacida-des que nem os maiores cientistas ainda puderam enumerar. Ordens involuntárias ativam mecanismos capazes de atrair sucesso pela energia positiva, de autocura. E quase sempre ignorantemente se atribui os milagres interiores, provocados pela fé em si mesmo a símbolos ou a pessoas. Há quem discorde, mas eu digo e repito, seu dia dependerá mais de seu sorriso e entusiasmos do que do horóscopo que você leu.

- AUTOESTIMA EQUIVOCADA –

O que também é frequente é o “Já estou satisfeito com isso”, alguém que parou nos estudos, no tempo, que vive ultrapassado, e que ainda acredita estar den-tro do profissionalismo, e assim sustentar o status que já teve, “Já teve” quer dizer, o tempo passou, e as coisas, o mundo, mudaram e é preciso viver em constante atu-alização, absorver conhecimento, ler, conhecer viajar. “Quem para, fica para trás”.

- CREDIBILIDADE –

Se conquista com o tempo, com as atitudes corretas, se perde num piscar de olhos. O segredo do sucesso, “Fazer algo, é repetir, re-petir, repetir outra vez, não desistir e aperfeiçoar, repetir novamente e então alcançar o objetivo”. Não basta ter esperança, é preciso ter metas.

- UM SOL PRA TODOS – Sem Distinção. Não é o ta-

manho da “crista”, ou o “alarde” que se faz aos quatro ventos, que define a credibilidade de uma em-presa ou profissional (Supracita-do). De fato isso não deve causar preocupação. O que deve ser foco é a qualidade do que quer que se faça e por si só o espaço estará garantido.

Toda essa retórica semelhan-te à autoajuda é simplesmente para respeitosamente dar respos-ta a comentários, a acontecimen-tos que vivenciamos, as agressões que sofremos durante a caminha-da. No entanto, não se vence uma batalha sem luta.

Boa Leitura

Contra fatos não há argumentos.

Foto

Div

ulga

ção

Charge

Page 3: Jornal Popular - Edição 256

Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013 3

25 de Abril

Porque você pode confiar!Av: XV de Novembro, 416 - Centro - 32442089

Atendimento Farmacêutico - Dr Amir CRF 5069

24Horas

Recargas de celular (Todas as Operadoras).Genéricos com os melhores preços.Cosméticos, perfumarias e produtos higiene das melhores marcas. Medicamentos preço popular,(Até 90% desconto em medicamentos uso contínuo).Convênio empresas.Convênio empresas.

Geral

Prelúdio

Foto

Gio

vane

Gal

van Esta é uma frase de

Santo Agostinho, e um princípio básico e totalmente fora de uso em nosso país.

O Brasil tem um dos povos que menos prezam pelo próximo. Vivemos numa cultura do EU. Primeiro o meu cargo, primeiro a minha realização, primeiro eu na fila do banco, primeiro eu a me servir em banquete de casamen-to. Enfim, é a total falta de pre-ocupação e amor ao próximo. É praticamente nulo o número de brasileiros que dão a vez para outra pessoa em uma oportu-nidade qual-quer. A partir deste proble-ma cultural e individual, partimos para uma série de outros proble-mas, que nos atingem em escala social.

Um deles é o apego ao dinheiro. Pes-soas que não percebem ou-tras formas de realização e vida plena de senti-do no próximo se apega mortal-mente ao dinheiro.

Eis aí o que move o povo brasileiro de hoje. Dinheiro, e só. Brasileiro é tarado por dinheiro, mas não por anseio de ficar rico, e sim por medo de estar pobre daqui alguns dias. Esta atitude parasitária do brasileiro tem nos legado essa série de horrores que a mídia mostra todo dia. Vio-lência de toda ordem, educação precária, saúde péssima, e um país sem estrutura para nada. O brasileiro se vende por dinhei-

ro em qualquer que seja a sua área de atuação, os responsá-veis pela saúde, pela educação, pela segurança, e por todos os problemas que atingem a socie-dade se vendem por vantagens financeiras, por estabilidade econômica, por um carguinho no governo, por uma promoção, uma aposentadoria, ou por qual-quer coisa que se traduza no bem maior para nós: dinheiro.

Amigos, a partir daí todos os problemas que você vê no

telejornal, ou no jornal escrito, ou ouve nas rá-dios, e percebe nas ruas de sua cidade, enfim. Todos os pro-blemas que se-riam obrigação dos políticos resolverem, são frutos das mes-mas origens: individualismo, falta de amor ao próximo, falta de percebermos outros bens maiores que o poder finan-ceiro. Falta de sentirmos amor naquilo em que t r a b a l h a m o s ,

falta de percebermos que a vida só se realiza quando se faz o que se ama e para pessoas que se amam. A receita de amar ao próximo não é nova. Vem sendo pregada a quase dois mil anos, mas insistimos em pensar que não é assim. Potencializamos problemas e frustrações de nossa própria criação política e racional e diminuímos o que nos eleva como seres humanos. Ou encaramos os fatos, ou daqui a pouco não conseguiremos mais convencer nossos filhos de que é errado matar os próprios pais.

Diego R. GoettenPor

“O AMOR AO PRÓXIMO É A BASE DA SOCIEDADE HUMANA”

Último prazo

Prazo para regularizar o título termina em

ANTONIELE BORTOLINI CHEFE DO CARTÓRIO ELEITORAL DA COMARCA DE SANTA CECÍLIA

DA REDAÇÃO

Termina no pró-ximo dia 25 de abril o prazo para o eleitor que não votou e não jus-

tificou a ausência nas três últimas eleições comparecer ao cartório eleitoral e regu-larizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Quem não quitar multas ou apresentar justificativa plausível para o juiz eleitoral terá o título cancelado. Em Santa Catari-na, 39.274 eleitores em situa-ção irregular podem ter seus títulos cancelados.

Conforme a Chefe de Car-tório Antoniele Bortolini, 36, é necessária a regularização antes do prazo final. “Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou car-teira de identidade, receber salários de função ou empre-go público e obter certos ti-pos de empréstimos e inscri-

ção”, informa.A irregularidade também

pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabeleci-mento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de qui-tação eleitoral ou qualquer documento perante reparti-ções diplomáticas a que esti-ver subordinado.

A Justiça Eleitoral res-salta que não será expedido qualquer tipo de notificação ao eleitor, seja de forma im-pressa (correspondência) ou eletrônica (e-mail), sobre a situação do título. O não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da jus-tificativa de ausência ou do pagamento das multas cor-respondentes, implicará no cancelamento automático do título de eleitor, que será efe-tivado de 10 a 12 de maio de 2013.

Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segun-do turno de uma mesma elei-

ção, já serão contadas duas eleições para efeito de can-celamento. Além disso, po-derão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Não serão computadas as eleições que foram anuladas por determinação da Justiça.

Os eleitores no exercício do voto facultativo – meno-res de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos – não serão identificados nas rela-ções de faltosos. As pessoas com deficiência para as quais o cumprimento das obriga-ções eleitorais seja impossí-vel ou extremamente onero-so também não terão o título cancelado.

“Os cartórios eleitorais estão abertos durante o ano todo para os eleitores que queiram realizar transferên-cia e para os novos eleitores que queiram tirar seu título,” finaliza.

Em Santa Cecília o Cartó-rio Eleitoral fica no Edifício Ivan Dolberth, na Avenida XV de Novembro, ao lado do Fó-rum.

Eis aí o que move o povo brasileiro de hoje. Dinheiro,

e só. Brasileiro é tarado por

dinheiro, mas não por anseio de ficar rico, e

sim por medo de estar pobre daqui

alguns dias.

Page 4: Jornal Popular - Edição 256

4 Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013

SEBRAE Realiza Consultoria

Informativo Municipal de Santa Cecília

Empreendedorismo

O EMPREENDEDOR PODE TIRAR SUAS DÚVIDAS SOBRE GESTÃO ADMINISTRATIVA, GESTÃO FINANCEIRA, MARKETING E PLANEJAMENTO DO SEU NEGÓCIO.

para empresários durante três dias

Foto

Div

ulga

ção

Da Redação

AUnidade Móvel do Serviço Nacional de Apoio as Micro

e Pequenas Empresas (SE-BRAE), estará em Santa Ce-cília nos dias 22, 23 e 24 de Abril, das 9 ás 17 ho-ras, em frente a Prefeitura, realizando o trabalho de orientação dos empresá-

rios e futuros empresários cecilienses. O SEBRAE Por meio de um veículo “Van” equipado com escritório móvel, presta atendimen-to gratuito a empresá-rios e empreendedores. O atendimento é feito por meio de uma consultoria individual, onde o empre-endedor pode sanar suas dúvidas sobre gestão ad-

ministrativa, gestão finan-ceira, marketing, planeja-mento dentre outras áreas. Também o empreendedor que pretende montar ou ampliar o seu negócio, pode buscar informações de como fazer um “Plano de Negócio”, como abrir e registrar a sua empresa, obter financiamento e li-nhas de crédito, participar

de licitações e seus direi-tos com os benefícios da Lei Geral da Micro e Peque-na Empresa.

A Unidade Móvel pro-cura atender pontos que estão localizados dis-tantes de escritórios do SEBRAE em Santa Catari-na, para que possa levar aos empreendedores dos municípios, mais infor-

mações sobre a gestão e planejamento de seus ne-gócios.

A participação dos em-presários de Santa Cecília é imprescindível, afinal os empreendedores são pe-ças chaves para o cresci-mento econômico do mu-nicípio, é uma maneira de crescer de forma ordenada e planejada.

Recursos Próprios

Município Adquire Novo Veículo

Assessoria de Imprensa

APrefeitura Municipal de San-ta Cecília fez a aquisição de mais um veículo zero qui-

lômetro que passa a incorporar o patrimônio do Município. O veícu-lo Palio Essence 1.6 quatro portas 2013, no valor de 33.800,00 de Fundamentação Legal Licitação (Pregão Presencial) Nº 14/ 2013 foi comprado com recursos próprios do Município. O Veículo receberá plotagem de identificação, e estará a disposição do Município.

Foto Tedi Júnior

Page 5: Jornal Popular - Edição 256

Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013 5Informativo Municipal de Santa Cecília

Da Redação

O Centro de Re-ferência de As-sistência Social - CRAS é uma unidade públi-

ca estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de Serviços da Prote-ção Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. Dada sua capilaridade nos territórios se caracteri-za como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias a rede de Proteção Social de Assistência Social. Em Santa Cecília a unidade fica no Bairro João Correa da Silva, próximo ao Ginásio dos

Trabalhadores, funciona das 8h às 11h30´ pela manhã e das 13h às 17h30´ durante a tarde.

Conforme a coordenadora e assistente social do Cras em Santa Cecília, Cristiane Mini-gussi Granemann, o objetivo do CRAS é prevenir a ocor-rência de situações de vulne-rabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de poten-cialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos fa-miliares e comunitários e da ampliação do acesso aos di-reitos de cidadania. “Os servi-ços oferecidos pelo CRAS são de caráter preventivo, tendo como público indivíduos e suas famílias que estão em si-tuação de vulnerabilidade, em que o profissional de Serviço Social assim como o de Psi-

cologia trabalhará temáticas voltadas para cada questão social e principalmente reco-nhecendo as potencialidades dos indivíduos, realizando o acompanhamento familiar”, comenta.

Na unidade do CRAS, exis-te ainda o Serviço de Prote-ção Social a adolescente de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços a Co-munidade (PSC), com a Assis-tente Social Jusemara França de Souza o Psicólogo Alisson Eduardo Salmoria, a Educa-dora Social Marines Zanella. “Todos os trabalhos realiza-dos pelo CRAS estão sendo oferecidos conforme a Tipi-ficação Nacional de Serviços Socioasssitenciais (resolução Nº 109, de 11de Novembro de 2009), explica Cristiane.

Conheça Melhor

Centro de Referência de Assistência Social CRASCRAS

EQUIPE TÉCNICA DO CRAS DE SANTA CECÍLIA – SC - PAULA ELY, CRISTIANE MINIGUSSI GRANEMANN, CACILDA PIRES TIBES, MARINES ZANELLA, JUSEMARA FRANÇA DE SOUZA

Foto

Gio

vane

Gal

van

SERVIÇO DE PROTE-ÇÃO E ATENDIMENTO IN-TEGRAL À FAMÍLIA – PAIF

Com inscrições diárias, que consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das fa-mílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promo-ver seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

SERVIÇO DE CONVI-VÊNCIA E FORTALECI-MENTO DE VÍNCULOS

Para crianças até 06 anos, oferecidos na unida-de do CRAS, tem por foco o desenvolvimento de ati-vidades com crianças, fa-miliares e comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrências de situações de exclusão so-cial e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil, sendo um serviço complementar e diretamente articulado ao PAIF.

SERVIÇOS DE CONVI-VÊNCIA E FORTALECI-MENTO DE VÍNCULOS

Para criança e adoles-cente de 06 a 15 anos:Tem por foco a constituição de espaço de convivência, for-mação para a participação e cidadania, desenvolvi-mento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades desta fai-xa etária. As intervenções serão realizadas em expe-riências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilida-de e proteção social.

SERVIÇOS DE CONVI-VÊNCIA E FORTALECI-MENTO DE VÍNCULOS

Para adolescentes e jo-vens de 15 a 17 anos: Tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e contribui para o retorno ou perma-nência dos adolescentes e jovens na escola, por meio do desenvolvimento de ati-vidades que estimulem a convivência social, a parti-cipação cidadã e uma for-mação geral para o mundo do trabalho.

SERVIÇOS DE CONVI-VÊNCIA E FORTALECI-MENTO DE VÍNCULOS

Para idoso: Tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelheci-mento saudável, no desen-volvimento da autonomia e de sociabilidades, no for-talecimento dos vínculos familiares e do convívio co-munitário e na prevenção de situações de risco social.

SERVIÇO DE PROTE-ÇÃO SOCIAL BÁSICA NO DOMICÍLIO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E IDO-SAS

O serviço tem por fina-lidade a prevenção de agra-vos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvi-mento de mecanismos para inclusão social, a equipara-ção de oportunidades e a participação e o desenvol-vimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e poten-cialidades individuais e so-ciais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o iso-lamento.

OS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA OFERECIDOS PELO CRAS SÃO:

Constru MasterMateriais de ConstruçãoCM

Av. Nereu Ramos, 244 - Centro - Santa Cecília SC

49 3244.2344

Page 6: Jornal Popular - Edição 256

6 Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013Geral

Assessoria de Imprensa

A Prefeitura Municipal de Santa Cecília, através da Secretaria da Famí-

lia da Assistência e do Desen-volvimento Social, e parceria com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) vem informar que já se encontram disponíveis os cursos do Pro-grama Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

O objetivo do PRONATEC é ampliar as possibilidades de Inserção no mercado de trabalho dos beneficiários de Programas Federais como: O Bolsa Família, BPC, e demais inscritos no CADUNICO.

Os cursos do PRONATEC serão custeados pelo Gover-no Federal e disponibilizados

inicialmente pelos:

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI) E, SERVIÇO NACIO-NAL DE APRENDIZAGEM CO-MERCIAL (SENAC).

Nesta primeira etapa en-contram-se abertas as inscri-ções para os seguintes cur-sos:

Cursos Profissionalizantes

Pelo Estado

SENAI E SENAC trazem cursos para Santa Cecília

BMW está oficialmente em Santa Catarina

Foto

Div

ulga

ção

Foto

Div

ulga

ção

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Idade mínima 16 anos;Escolaridade Mínima: Ensi-

no Fundamental Completo;Carga Horária: 210 horas

MANICURE E PEDICURE

Idade mínima 18 anos com-pletos;

Escolaridade Mínima: Ensi-no Fundamental Incompleto, ou seja, (4ª série);

Carga Horária: 168 horas.

OPERADOR DE COMPUTADOR

Idade mínima 16 anos com-pletos;

Escolaridade Mínima: Ensi-no Fundamental Incompleto, ou seja, (4ª série);

Carga Horária: 175 horas.

OS DEMAIS CURSOS EM PARCERIA COM O SENAC E SENAI DE FORMA GRATUITA, PARA A POPULAÇÃO EM GERAL

LISTA DE CURSOS SENAC--PSG

AUXILIAR DE LIMPEZA

Idade mínima 18 anos com-pletos;

Escolaridade Mínima: Ter completado o 3º ano do Ensino Fundamental;

Carga Horária: 161 horas.

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Idade mínima 16 anos;Escolaridade Mínima: Ensi-

no Fundamental Completo;Carga Horária: 210 horas

VENDEDOR

Idade mínima 16 anos com-pletos;

Escolaridade Mínima: Ensi-no Fundamental Completo;

Carga Horária: 175 horas.

Os cursos serão no período noturno, nas terças, quartas e quintas-feiras, no horário das 19h às 22h.

As inscrições estão sendo feitas na Secretaria da Família e no CRAS do nosso Município.

A BMW está oficial-mente em Santa Catarina e, a par-

tir do segundo semestre de 2014, já veremos nas ruas os primeiros auto-móveis fabricados pela unidade de Araquari. A vinda dessa com-panhia é uma grande

conquista do povo ca-tarinense. Serão R$ 800 milhões investidos pela BMW que vão gerar, nessa primeira etapa, 1400 empregos diretos e 5000 indiretos. Isso sem falar da cadeia produtiva que se for-mará no entorno, da transferência de tecno-

logia e do intenso uso dos portos catarinenses para importação de pe-ças e veículos da marca. Agradeço a todos os órgãos governamen-tais, forças políticas, entidades de classe e da sociedade civil que trabalharam unidas

para alcançarmos este sonho. Foram meses de muita dedicação da nossa equipe des-de o primeiro con-tato com a empresa, em maio de 2011, até a assinatura do pro-tocolo esta manhã. Agradeço de coração a todos que torceram e contribuíram com seus esforços nessa jornada. Estou certo de que a conquista de hoje é uma das mui-tas que estão por vir. Um grande abraço! Confira no infográfico o que representa para Santa Catarina, a vinda da BMW em números:

Page 7: Jornal Popular - Edição 256

Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013 7É vida que Segue

O mau hábito de justi-ficar-se a todo o mo-mento leva a pessoa a não assumir seus erros, por conse-

quencia disso, o sujeito não muda suas atitudes inadequadas e se-gue inventando desculpas para enganar a si e aos outros que o seu erro tem uma causa justa para acontecer e que não foi responsa-bilidade dele.

Quando uma pessoa que você conhece precisa quase que a toda hora se justificar dos seus atos é preciso ficar atento ao modo como ela conduz suas ações, pois certa-mente ela deve estar mostrando a você que tem algum tipo de di-ficuldade, pode estar frequente-mente cometendo equívocos, sua autoconfiança pode estar baixa ou mesmo pode estar demonstrando uma fraqueza de caráter por não assumir a responsabilidade de suas atitudes.

Viver cometendo erros pode estar diretamente ligado ao mau hábito de justificar-se, pois se você prefere não refletir sobre seus equívocos, deixa de verifi-car em que esse erro pode estar afetando sua vida, mais que isso, a pessoa pode não saber como corrigi-lo. Tudo começa com frases como essas: “sabe o que acontece...” ou “fiz isso porque não...” e aí deslancha a encontrar explicações para justificar porque não agiu da maneira correta, o que na grande maioria das vezes, não é possível. Ao invés de usar frases como essas seria muito mais útil e eficaz assumir o erro e encontrar formas de corrigi-lo, essa atitude vai fazer com que ocorra crescimen-

to pessoal.Esse comportamento de

encontrar justificativas para os próprios erros é tão nocivo quan-to o hábito de fumar, de beber ou mesmo o costume de se entregar a uma vida sedentária. Esta forma de agir influencia de maneira ne-gativa a sociedade, haja vista os motoristas que sempre possuem uma desculpa para não respeitar as leis do trânsito, os alunos que atribuem as responsabilidades de suas notas ruins à inabilidade dos professores, e os trabalhadores que justificam seu péssimo traba-lho dizendo que não ganham o sufi-ciente. A bem da verdade a maioria dessas pessoas que tem esse tipo de justificativas está farta de saber que está errada e que não existe justificativa plausível para tal erro, existe sim a tentativa de escapar de suas responsabilidades.

O grande problema de se arrumar desculpas para todas as nossas falhas está em gastar mui-ta energia nessa tarefa de criar justificativas para se livrar do peso do sentimento de culpa. A pessoa poderia utilizar-se de uma estraté-gia de enfrentamento da realidade com o simples gesto de se respon-sabilizar pelo erro cometido, assim identificaria seu equívoco, o que lhe proporcionaria a possibilidade de evitar novos erros no futuro e ainda economizaria toda a criatividade empregada na invenção de descul-pas que, diga-se de passagem, não é pouca, para utilizá-la em projetos de vida muito mais produtivos.

Você já imaginou como seria a nossa sociedade se as pessoas diminuíssem pela metade o mau hábito de justificar-se?

Por Elias VidalPsicólogo

OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS

Quando o amigo Gio-vane convidou-me para escrever essa coluna no seu jornal, disse-me que gos-

taria que os textos falassem da vida diária das pessoas e até tinha pensado em um nome para a co-luna, seria algo como: “Psicologia do Cotidiano”, porém ele mesmo pensou em retirar a palavra psico-logia para não trazer um sentido ligado especificamente à ciência e assim passar a impressão que seriam escritos de natureza técni-ca. Então comecei a procurar um nome mais apropriado para essa coluna, e depois de um tempo

cheguei à conclusão de que a co-luna podia se chamar: “É vida que segue...”, pois o cotidiano é a vida em movimento.

Neste espaço pretendo es-crever textos que possam levar as pessoas a reflexões sobre a vida e assim fazer com que elas com-preendam a importância de to-mar atitudes eficazes para atingir maior qualidade de vida.

O primeiro texto fala sobre o infeliz hábito de usar justifica-tivas para tornar alguma atitude equivocada em algo aceitável, o que nada tem nada a ver com ex-plicações que tentam mostrar as causas de fatos reais.

Sabe o que acontece ...

Representantes da Secre-taria de Estado da De-fesa Civil participaram

da Primeira Oficina Estadual de Gestores Municipais, pro-movida pela FECAM. O evento teve início no dia 25 de mar-ço do corrente ano, no Centro sul em Florianópolis SC. Na ocasião o município de Santa Cecília foi representado por Luiz Carlos Costa Moreira, 40 anos, Bombeiro Comunitário e Agente da Defesa Civil no Município.

Entre os palestrantes, Márcio Luiz Aves, diretor de prevenção, Regina Panceri, gerente de capacitação, Fre-derico Rudorff, gerente de monitoramento, Caroline Margarida, gerente de pre-

venção além do Major Aldo Baptista Neto diretor de res-posta aos desastres naturais e Tânia Mara Lozeyko que falou sobre como funciona a decretação de situação de emergência e calamidade pú-blica e seus efeitos jurídicos.

O objetivo do evento é re-passar informações e conhe-cimentos para a qualificação do gestor público frente às demandas e desafios das ad-ministrações municipais. Ao todo foram 14 oficinas em di-ferentes áreas da administra-ção municipal, como a gestão municipal do executivo, ges-tão municipal do legislativo, habitação, assistência social, defesa civil, meio ambiente e saneamento, controlado-

ria interna e contabilidade, recursos humanos, obras públicas, turismo e cultura, educação, saúde, agricultura e licitação pública e contra-tos administrativos.

A estratégia e estruturar as organizações nos municí-pios, para que todos os ges-tores estejam capacitados. “Em caso de necessidade, cada Secretaria, faria sua parte, a secretaria da família providenciaria os alimentos, a secretaria de obras o ma-quinário para reestruturação e infraestrutura, a Secretaria de Saúde o tratamento, a de Educação os alojamentos, gi-násios ou escolas que servi-riam de abrigo, e assim por diante”, Explicou Luiz.

Defesa Civil do Município Participa

de Qualificação

Foto

Div

ulga

ção

Page 8: Jornal Popular - Edição 256

8 Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013Imóveis

“10 Alqueires

Excelente Casa

Casa Mista

Rio BonitoLocalizado no Rio Bonitinho, as margens da BR 302, KM 136, próximo a LZK, San-ta Cecília. Possui 4 alqueires lavrados, 100% irrigado, todo cercado, com reser-va legal, 4 tanques de peixes, duas casas simples, dois galpões grandes, balança para gado, mangueira, luz e água. Ex-celente oportunidade para investimento.

Rio Bonitinho

Lote medindo 420 metros quadrados, área construída em alvenaria de 180 m2 com excelente sala comercial. Aceita carro e/ou lote no negócio. Rua Cabo João Maria Teixeira Palhano, bairro Adolfo Correia da Silva em Santa Cecília. (próximo a Quadrangular)

JORNAL POPULAR21 de Junho de 2012 9

Casa de Alvenaria com tres quartos, cozinha com sala conjugada, banheiro grande com Box, lavanderia e garagem fechada para um carro. (90m2 de área construída), lote medindo 15x30 (450 m2), fechado com muro e cerca de ferro, rua em frente com asfalto, próximo ao Pronto Socorro de Santa Cecília. , aceita gado como parte do valor.

Casa de Alvenaria com tres quartos, cozinha, sala, banheiro com Box, lavande-ria, garagem fechada para dois carros + sala comercial com lavabo. Lote medindo (360 m2), rua em frente possui calçamento, próximo ao Ginásio de Esportes Aris-teu Fernandes em Santa Cecília. Somente a vista.

Conheça as facilidades para construir Casas, Edifícios, Salas Comerciais, com projetos diferenciados a escolha do cliente. Construtoras especializadas, trabalham com financiamentos bancários, Minha Casa Minha Vida, Recursos Próprios, com fornecimento de materiais, entrega sua casa pronta para morar, faça um orçamen-to e aproveite.

Destaques

Campo do Areião

10 Alqueires

Av XV de Novembro

Novos Lotes

Rua Antônio Carlos de Medeiros Centro - Santa Cecília. Rua com calçamento. Lote com 336 me-tros quadrados. Excelente para construção de dois pavimentos, ponto para comércio.

R$ 370.000,00

R$ 220.000,00R$ 95.000,00

R$ 25.000,00

R$ 45.000,00

Lote Urbano - Rua Tânia Ceolla Gaudêncio, esquina com Jorge Lacerda - Centro - San-ta Cecília. Localização: rua em frente, Tânia Ceolla Aparecida Gaudêncio, rua lateral, Jorge Lacerda. 645 metros quadrados de área, excelente para construir ponto comer-cial. Preço de ocasião.

Lote medindo 850 metros quadrados. Casa mista, com área construída de 130m2. Á vista ou troca por uma casa em Santa Cecília.

Residencial e Comercial

Terrenos RuraisLebon RégisRio Bonito

CRECI -3096-JF1

CRECI -3096-JF1

Localizado no Rio Bonitinho, as margens da BR 302, KM 136, próximo a LZK, Santa Cecília. Possui 4 alqueires lavrados, 100% irrigado, todo cercado, com reserva legal, 4 tanques de peixes, duas casas simples, dois galpões grandes, balança para gado, mangueira, luz e água. Excelente oportu-nidade para investimento.

Lote medindo 13x30 (390 m2) localizado na Avenida XV de Novembro, Centro de Santa Cecília, ao lado mercado da Branca. Excelente para comércio. Aceita propostas, pode ser financiado. Necessário sinal de negócio mínimo de 30% do valor.

Vende ou TrocaLote com 150 metros quadrados. Área construída com 90 m2. Excelente ponto comercial, sala de alvenaria, com piso em cerâmica, funciona mercearia com ótima clientela. Na Rua Vicente Alves da Silva (Garagem), próximo a sede do Lions em Santa Cecília. Aceita um carro ou camioneta de até R$ 30 mil. Valor a combinar. Negócio de ocasião.

Lote medindo 420 metros quadrados, área construída em alvenaria de 180 m2 com excelente sala comercial. Aceita carro e/ou lote no negócio. Rua Cabo João Maria Teixeira Palhano, bairro Adolfo Correia da Silva em Santa Cecília. (próximo a Quadrangular)

Lote medindo 12x30 (360) metros. Casa de alvenaria com sala, cozinha, três quartos e uma sala comercial onde funciona Sapataria, com excelente clien-tela, oportunidade imperdível. Investi-mento de apenas R$ 63 mil. A vista ou estuda proposta.

Loteamento Morada Pôr do Sol - Atrás da Balança - Lote medindo 12x30 (360) metros. Casa mista, excelente para bar, mercearia, oficina e residência. Aceita carro e parcelamento.

R$ 230.000,00 R$ 63.000,00

R$ 55.000,00

Lote Urbano medindo 420 metros quadra-dos (14x30). Área da residência construída 99,20 metros. Casa com tres quartos, cozi-nha, sala, banheiro e lavanderia. Área co-mercial (Bar Tacílio) 65 metros quadrados. Ponto comercial com excelente clientela.

Rua com calçamento. Em frente ao Centro de Idosos. Rua Pedro Gregório Franzon, no 10 - Centro de Santa Cecília. Valor a combi-nar. Negócio de ocasião.

R$ 200.000,00

R$ 150.000,00R$ 600.000,00

Sítio localizado em Lebon Régis, no Rio do Meio, excelente acesso, com área cercada, possui reserva, viabilidade de reflorestamento, com área total de 166.888,29 m2. (6,89 Alqueires). Aceita troca por uma casa na cidade de Santa Cecília.

Terreno rural, com área de 679.897,75 metros (28 alqueires). Possui casa mista, gado, porco, entre outras benfeitorias. Terreno cercado, ótima estrada de acesso, localizado no Rio Bonito. Valor R$ 600 mil. Aceita propostas.

166.888,29 m2 679.897,75 m2

Excelente Lote Urbano e Casa de Alvenaria

Localizado na Rua Guilherme Rauen, 485, Centro de Santa Cecília. Lote medindo 18x30 (540) metros quadrados, Casa de Alvenaria, 4 quartos, 2 salas, sendo uma ótima para sala comercial, 2 BWC sociais e duas suítes, lavanderia, dispensa, casa fundos, garagem fechada, lote murado,

negócio de ocasião. Pode ser financiada. Aceita casa preferencialmente no bairro Gilberto Grochowiski ou no Centro, próxi-mo a Santa Cruz, Lote Urbano e/ou Carro Novo, como parte do valor.

R$ 350.000,00

Localizado na rua Carlos Kampfert, no bair-ro Adolfo Correa da Silva, área de 3.090,15 m2. Excelente lote para construção residen-cial.

Excelente Lote Urbano

Negócios Imperdíveis

R$ 100.000,00

R$ 130.000,00

R$ 110.000,00

R$ 150.000,00

Lote 18x30 - 540 m2

Lote Cercado com muro e cerca de ferro - Casa com tres quartos, dois banheiros, cozinha, sala, copa, lavanderia, toda em alvenaria, cobertura Eternit novo, poço artesiano, não possui garagem [mas espaço amplo para construir garagem para dois ou mais veículos e salão de festas]. Imóvel localizado na Rua Gui-lherme Rauen, proximidades da Assem-bleia de Deus, Centro de Santa Cecília. Documentação em dia, escritura e regis-tro de imóvel. Valor R$ 150.000,00.

Proposta- Entrada de R$ 35 a R$ 50 mil + carro ou Camionete no valor de até R$ 40 mil- Parcelas a partir de R$ 1.500,00 Men-sal. Financiamento direto com proprie-tário.

Lotes urbanos excelentes medindo 360 m2, localizados na Rua Laudelino Gra-nemann de Souza, Bairro Cristo Rei, proximo a escola, creche, mercados e posto de saúde. Rua em frente irá receber pavimentação asfáltica, obras em andamento. A Vista e com financia-mento Minha Casa Minha Vida.

R$ 30.000,00

Imóveis

Lote Urbano medindo 420 metros quadra-dos (14x30). Área da residência construída 99,20 metros. Casa com tres quartos, cozi-nha, sala, banheiro e lavanderia. Área co-mercial (Bar Tacílio) 65 metros quadrados.

Ponto comercial com excelente clientela. Rua com calçamento. Em frente ao Centro de Idosos. Rua Pedro Gregório Franzon, no 10 - Centro de Santa Cecília. Valor a combi-nar. Negócio de ocasião.

Terreno rural, com área de 679.897,75 metros (28 alqueires). Possui casa mista, gado, porco, entre outras benfeitorias. Terreno cercado, ótima estrada de aces-so, localizado no Rio Bonito.

679.897,75 m2

R$ 25.000,00

R$115.000,00

R$ 60.000,00R$ 60.000,00 R$ 32.000,00

R$ 55.000,00

R$ 50.000,00

R$ 80.000,00

R$ 50.000,00

R$ 55.000,00

R$ 60.000,00

R$ 200.000,00

R$ 150.000,00

R$ 45.000,00R$ 370.000,00

Lote urbano medindo 360 m2 - Casa Mista com 75 m2 de área construída, 3 quartos e cozinha de madeira, sala, banheiro, lavanderia e dispensa de alvenaria. Rua Dercílio Granemann, Bairro São Cristóvão em Santa Cecí-lia, próximo ao calçamento. Valor R$ 25.000,00. Somente à vista.

Lote medindo 420m2, casa possui 138m2 de área construída, tres quar-tos, 2 salas grandes lavanderia, paiol com churrasqueira, quintal cercado, portão eletrônico, segurança, interior com paredes dupladas, ótimo estado de conservação. Rua Cabo João Maria Teixeira Palhano, Bairro Adolfo Correia da Silva, frente a Cruz Vermelha em Santa Cecília. Somente a vista, imper-dível!

Residencial e Comercial

Excelente Lote Residencial /Comercial Casa Mista

Lote medindo 672,45 (19,75 de frente) de esquina todo fechado com muro alto e portões de ferro, possui casa com tres quartos, cozinha, sala, banheiro social, lavabo, lavanderia, rancho, canil, alarme, portão eletrônico, residência em ótimo estado de conservação. Área de lote ideal para ponto comercial (mecâ-nica, autoelétrica, mercado, lanchonete ou bar e outros). Aceita troca por outra casa mais próxima ao centro preferen-cialmente na Av. XV de Novembro. Não pode ser financiada. Localização: rua lateral Domingos Carlos de Medeiros, bairro Adolfo Correia da Silva (calça-mento lajota) e frente Avenida Leoberto Leal (marginal) breve com pavimenta-ção asfaltica em Santa Cecília. Negócio imperdível. Aceita propostas.

Avenida Nereu Ramos

Terreno Rural

ACEITA CAMIONETE Residencial e Comercial

*Lote medindo 15x45 (675 metros) excelente, com salas comerciais e duas moradias. *Imóvel possui 400 metros de área construída, composto de salas comer-ciais e residencial (Salas: Ótica Cristal; Bar e Lanchonete Silvio’s com residên-cia; Escritório ideal para Dentistas e outros e Casa mista com suíte ótima, todos locados com renda mensal de R$ 4 mil).*Oportunidade Imperdível para inves-timento. Aceita camionete como parte do valor e propostas. Imóvel em loca-lização privilegiada, documentação em dia, devidamente registrado sob a matrícula 4782 no cartório de Registro de Imóveis de Santa Cecília, Avenida Nereu Ramos, próximo a lotérica, ban-cos e comércio local. Centro de Santa Cecília.

R$ 200.000,00

R$ 450.000,00

R$ 150.000,00R$ 600.000,00

Lote Urbano

R$ 230.000,00

Casa Mista- Lote - medindo 210 metros. - Casa - tres quartos pequenos, sala, corredor e varanda de madeira. Cozi-nha, banheiro e lavanderia de alvena-ria e piso cerâmica. Lote fechado com tela, rua em frente possui calçamento. - Condições: A vista, ou entrada de 60% do valor e o restante parcelado em até 5X direto com proprietário. Não aceita carro.- Rua Pedro Xavier Padilha, Bairro Nos-sa Senhora Aparecida, Santa Cecília.

R$ 27.000,00

LOTES CASAS

TERRENOS RURAIS

Quatro Lotes Na Nakayama

ACEITA CARRO

SÃO CRISTÓVÃO

ACEITA CARRO

CENTRO

EM BREVE PAVIMENTAÇÃO

BEM LOCALIZADO

Esquina com Avenida Nakayama e Vi-cente Alves da Silva, Bairro Marciliano Fernandes em Santa Cecília, pronto para construir. Ideal para residencial e comercial, medindo 405,82 m2 (fren-tes com 14 e 26 metros). A vista e pode ser financiado. Valor R$ 60.000,00. Aproveite a oportunidade. Venda com Exclusividade!

Rua Vicente Alves da Silva, Bairro Mar-ciliano Fernandes em Santa Cecília. Metragem adequada para residência ou sala comercial, pronto para cons-truir, medindo 415,56 (12,08 frente). A vista e pode ser financiado. Valor R$ 50.000,00. Aproveite a oportunidade. Venda com Exclusividade!

Rua Vicente Alves da Silva, Bairro Mar-ciliano Fernandes em Santa Cecília. Metragem adequada para residência ou sala comercial, pronto para cons-truir, medindo 476,58 (12,08 frente). A vista e pode ser financiado. Valor R$ 50.000,00. Aproveite a oportunidade. Venda com Exclusividade!

Rua Vicente Alves da Silva, Bairro Mar-ciliano Fernandes em Santa Cecília. Metragem adequada para residência ou sala comercial, pronto para cons-truir, medindo 546,23 (12,08 frente). A vista e pode ser financiado. Valor R$ 45.000,00. Venda com Exclusividade!

Rua Vicente Alves da Silva, Bairro Mar-ciliano Fernandes em Santa Cecília. Metragem adequada para residência ou sala comercial, pronto para cons-truir, medindo 546,23 (12,08 frente). A vista e pode ser financiado. Valor R$ 45.000,00. Venda com Exclusividade!

Primeiro lote após a esquina, ótima vizi-nhança. Localizado na Rua Jorge Lacerda, Bairro São Cristóvão em Santa Cecília. À vista, pode ser financiado, aceita carro NOVO quitado e propostas. R$ 45 mil.

Lote medindo 12x30 (360 m2), pronto para construir, localizado no prolon-gamento da Rua Dercílio Granemann, Bairro São Cristóvão em Santa Cecília, próximo a Escolas, Mercados, Posto de Saúde, Centro. A vista e pode ser finan-ciado com entrada mínima de R$ 5 mil. Valor R$ 50 mil.

Lote Medindo 656,04 m2 , excelente negócio. Localizado na Rua Leandro Granemann, Centro em Santa Cecília. *A vista, aceita carro no valor de até R$ 20 mil ou pode ser financiado Minha Casa Minha Vida e demais linhas de créditos, necessário sinal de negócio. R$ 80 mil. Aceita propostas.

Lote no Bairro Aparecida - Medindo 646,20 m2, (20 metros de frente) ex-celente negócio. Localizado na Rua Rui Partika, nº 248, Bairro Nossa Senhora Aparecida em Santa Cecília. A vista, aceita carro no negócio, preferencial-mente uma camioneta ou pode ser financiado Minha Casa Minha Vida e demais linhas de créditos, necessário sinal de negócio. Aceita propostas.

Lote ótimo, com viabilidade para edifi-cação de residência ou comércio, casa ou prédio, investimento que vale a pena. Lote medindo 15x30 (450 m2) sendo 15 metros de frente para Rua Tânia Aparecida Ceolla Gaudêncio, Centro de Santa Cecília (próximo a Imobiliária Ca-çador Franquia Santa Cecília). A referida Rua que atualmente possui calçamento de paralelepípedo, breve receberá pa-vimentação asfaltica, valorizando cada vez mais o imóvel. A vista e pode ser financiado.

Lote medindo 459,60 - 15 metros de frente, rua asfaltada, em frente a esco-la Cidem. Avenida Nakayama. A vista, Aceita carro quitado, e pode ser finan-ciado. É preciso sinal de NEGÓCIO.

Lote medindo 423 metros, de esqui-na, Rua Valdemar Luis Caetano, Bairro Adolfo Correia da Silva, Santa Cecília. Nos próximos meses as ruas em frente, e lateral serão asfaltadas. A vista e pode ser financiado.

Vende ou Troca TROCA POR CARROLote urbano com casa de alvenaria exce-lente, rua asfaltada, ideal para ponto co-mercial, possui três quartos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e garagem. Localiza-da na rua Brasílio de Paula Goetten, Bairro Guilherme Rauen, Santa Cecília, próximo ao mercado do Cofrinho.

Aceita carro no negócio.

Lote medindo 12x30 (360 m2). Casa de madeira possui dois quartos, cozinha, sala, banheiro e lavanderia (madeira pinheiro, ja-nelas e portas de ferro não é pintada). Casa semi nova. Preço de ocasião, aceita carro quitado como parte do valor ou total do Imóvel. Localizada na Rua Professor Carlos Belli, Bairro Marciliano Fernandes, próximo a creche, Santa Cecília.

Lote medindo 360 metros (esquina/duas frentes 12 e 30). Rua lateral (30 metros) Dercílio Granemann, frente (12 metros) Santa Catarina, próximo a Associação da Bonet, Bairro São Cris-tóvão. Excelente, pronto para construir, aceita carro de até R$ 20 mil quitado. Valor R$ 55 mil (possui casa de madei-ra). A vista e financia.

Franquia Santa CecíliaCRECI 3678-J CRECI 21.225

ALESSANDRA PIRESCorretora de Imóveis Fone | 3244.0006

Cel | 9101.7844

www.imobiliariacacador.com.br

Excelente Apartamento no CentroAVENIDA NEREU RAMOS (FRENTE) E MANOEL JOSÉ DE SOUZA (LATERAL)Possui 04 quartos, 02 salas, cozinha, banheiro, lavanderia, corredor, sacadas.Quarto de casal mobiliado, com roupei-ro, cama e cabeceira semi novo (valor a combinar) Janelas com soleiras de grani-to, piso misto, madeira com decorflex e cerâmica. Cobertura Eternit, não possui garagem. Imóvel em ótimo estado de conservação, com documentação em dia. Área construída: 123,36 m2. A vis-ta - parcelado direto com proprietário e também pode ser financiado. imóvel se localiza em uma das esquinas do Centro, ideal para residência ou escritó-rio empresarial. Avenida Nereu Ramos (frente), Manoel José de Souza (lateral).

Page 9: Jornal Popular - Edição 256

Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013 9Opinião

Café com

“Opinião

Frase daSemanaGiovane GalvanPor

Valorize uma Bela Personali-dade, pois a beleza exterior é como água exposta ao sol, evapora. Tim Maia

Arruma e Estraga

Foto

s G

iova

ne G

alva

n

Abasteça com qualidade e garanta o melhor

desempenho para o seu veículo Combustíveis de Qualidade – Loja de Conveniência - Lavação – Troca de Óleo – Lubrificação - Atendimento Personalizado

Av. Getúlio Vargas, Ao lado do Fontana Griill - Fone: 3244.2110

Não é de hoje que isso acontece em Santa Cecília. Iniciam-se obras para consertar ou construir uma coisa, e começa a des-truição do que já existe. Já vimos algu-mas vezes às pavimentações asfálticas

completando seus primeiros meses e logo já são cortadas para consertar uma coisa ou outra, depois, joga-se terra e o prejuízo é duradouro.

Há aproximadamente duas semanas a empresa Auto Pista Planalto Sul, tem efetuado o trabalho de colocação de barreiras nas margens da BR 116 dentro do perímetro urbano, até ai tudo bem, o problema e que para isso, o

caminhão passa por cima da calçada destruindo-a. Vale ressaltar, que anteriormente havia um jogo de “batata quente”, no tocante a responsabilidade pela manutenção e melhorias nas áreas no entorno da Rodovia, a Auto Pista não fazia, e nem permitia que o município fizesse em co-mum acordo a empresa e o governo municipal, decidiram por bem, que o município ficaria com essa responsabilida-de, foi o que bastou para a empresa iniciar seus trabalhos, sem pena nenhuma do que já está construído. Existiria uma maneira de fazer a instalação ou manutenção das barreiras sem a destruição do patrimônio público? E ago-ra? Quem será que vai assumir esse abacaxi?

Otítulo nem deve-ria ser esse, afi-nal os animais não tem vergo-nha mesmo, se-

guem seu instinto, em determinada época do ano, sentem a necessida-de de procriar. É isso, as cenas que a gente frequentemente vivencia é apenas instinto de sobrevivência, não é por puro prazer como com os seres humanos. O que ocorre, é que nestas épocas, o numero de cães de rua tendem a duplicar, já são muitos andando pelas ruas, alguns nasci-dos outros abandonados por pes-soas que acham o cão bonitinho, pequenininho, mas quando começa a dar trabalho se livram como com um objeto. Não há limpeza que se faça em uma cidade em que não se tenha atenção a essa questão de saúde pública. Eu já bati, sem pla-teia em uma ideia, em que deveria se organizar um consórcio inter-municipal assim como o COINCO,

para o cuidado com estes animais, campanhas de vacinação, castra-ção para evitar a proliferação de doenças e também destes animais fadados ao sofrimento. É claro que deveria haver uma parceria entre os municípios, para evitar que apenas um optando pelo controle, outros municípios descarreguem desor-denadamente animais na porta de nossa cidade.

Em contrapartida, deveria haver um rígido controle sobre a propriedade de um animal, o dono deveria passar por um cadastro, ser obrigado a apresentar as vacinas em dia, criando um banco de dados deveria ser obrigatória também a utilização de uma coleira de iden-tificação. Se o animal fosse encon-trado na rua, primeiramente o dono seria advertido, e posteriormente multado. É só quando dói no bolso que o povo se esperta, por que pelo visto no coração não dói, ver estes animais sofrendo todos os dias.

Pouca Vergonha

Page 10: Jornal Popular - Edição 256

10 Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013Saúde

Da Redação

Após uma série de polêmicas envol-vendo o nome do Hospital e Mater-nidade Santa Ce-

cília, os problemas parecem ter dado uma folga. Logo na primeira semana de Abril, se apresentaram no Hospital, dois Médicos Psiquiatras, Dr. Álvaro Prieto Júnior, 44 anos e Marcos Antônio Henning, 45 anos, ambos vindos de Ca-çador SC.

Conforme o Diretor Ad-ministrativo do hospital, An-derson Cezar Teles Bastos, os profissionais são muito bem recomendados possuem uma nova visão de trabalho frente ao hospital, inclusive no que diz respeito ao trata-mento. “Acredito que no final das contas o Saldo é positivo, afinal de contas trocamos um médico por dois, e o atendi-mento e até o clima no hospi-tal melhoraram, além disso, não vamos onerar as contas do hospital”, comenta Ander-son.

Segundo Álvaro, a estru-tura do hospital é muito boa, o fato de se tratar vários ti-pos de dependência e trata-mento de doenças mentais se podem acompanhar o pa-

ciente e a evolução em lon-go prazo. “Acredito que isso possa agregar muito em nos-so trabalho, e muito mais no sucesso do tratamento dos pacientes, afinal a gente pode acompanhar o andamento, as reações do medicamento, o que não ocorria anteriormen-te, pois prescrevíamos medi-camentos e quando interno o paciente era assistido por ou-tros médicos, que acabavam aplicando outra medicação, na maioria das vezes o pa-ciente retornava sem sucesso no tratamento”, comenta.

Alguns fatores melhora-ram a qualidade de vida e consequentemente as opções de tratamento, como é o caso dos Centros de Referência Psicossocial (CAPS), que auxi-liam e acompanham o trata-mento, para manter. Confor-me Dr. Marcos, que trabalha há 20 anos com psiquiatria, a ideia e estabilizar o pacien-te, aplicar o medicamento de forma a tranquilizar, obser-vada a estabilidade é preciso reinserir o indivíduo na so-ciedade. “É preciso receber, tratar, estabilizar e mandar pra vida, hospital psiquiátri-co não é albergue as pessoas não precisam morar aqui, é preciso aplicar o medicamen-

to e acompanhar o resulta-do”, Salienta.

O que antes era proibido, como as visitas da família e o apoio espiritual serão uti-lizados pelos novos médicos como auxilio e suporte ao tratamento. “As pessoas pre-cisam ter algo em que acre-ditar, este apoio das oficinas espirituais podem auxiliar no tratamento, o suporte da família também é de suma importância, principalmen-te, por que depois de rein-seridos na sociedade, pre-cisam do suporte familiar e da estrutura emocional, principalmente na questão do acompanhamento para a continuidade no tratamento, alguns pacientes quando a família não está preparada, deixam de tomar os medica-mentos e consequentemen-te acabam retornando, todo apoio é imprescindível para o sucesso da reabilitação”, ex-plica Marcos.

“Sentir–se Bem e Produti-vo” é o lema. Serão aplicadas atividades multidisciplinares como, atividades físicas, de lazer, o estimulo espiritual, criando um ambiente menos apreensivo. “O Hospital e Ma-ternidade Santa Cecília, tem uma estrutura perfeita, uma

Hospital e Maternidade Santa Cecília

Dois Médicos PsiquiátrasAtendendem em Santa Cecília

Foto

Gio

vane

Gal

van equipe extraordinária, então

temos tudo para trabalhar-mos bem”, relata Marcos.

Os dois médicos Irão aten-der respectivamente duas ve-zes por semana, nas Terças e Sexta-Feiras, na ausência de ambos o atendimento será efetuado pelo Clínico Geral Dr Antônio da Cruz Machado, ou simplesmente Dr Macha-do.

Segundo dados da Orga-nização Mundial da Saúde (OMS), a demanda por leitos em hospitais psiquiátricos deve só aumentar, e Marcos explica o aumento dessa de-manda. “Hoje o Brasil tem deficiência de 40 mil leitos psiquiátricos, e nos próximos anos este número tende a au-mentar, além da dependência química com o surgimento de novas drogas no mercado, há também a questão da ex-pectativa de vida, as pessoas hoje vivem aproximadamente até os noventa anos, seguindo esta estatística a população vi-vendo mais acarreta em mais casos de demência, doenças como a Alzheimer, Parkinson dentre outras, a população vive mais, mas elevam-se os casos de demência, dados apontam que em 30 anos, a Depressão será a doença que mais afastará as pessoas do trabalho, são dados preocu-pantes, porém os órgãos de saúde precisam estar prepara-dos”, salienta.

Na última segunda-feira (7), esteve no hospital, a Superin-tendência Estadual da Saúde Mental, a reportagem do Jor-

nal Popular, entrou em contato com o Diretor Administrativo do hospital, que informou que a visita foi proveitosa, porém o processo para adequação a ‘Portaria 148’. A portaria fixa a quantidade máxima de 17 leitos para a Ala Psiquiátrica, sendo que destes 17 leitos, nos primeiros sete dias de per-manência dos internos, se pa-garia a entidade uma diária de cerca de R$ 300, após os sete dias, o valor repassado seria de R$ 100, e posterior ao dé-cimo quinto dia de permanên-cia do interno o valor seria de R$ 57 reais. Sendo então, que se adequando a esta portaria o Hospital poderia equilibrar as finanças, mantendo um nú-mero reduzido de pacientes, porém a visita da superinten-dência fez a orientação neces-sária para a primeira etapa, no entanto devido à burocracia o prazo para que o hospital atenda conforme a integra do documento pode ainda se es-tender, enquanto aguardamos o processo de adequação es-taremos trabalhando normal-mente com o hospital”, relata o Diretor.

Dentro dos próximos dias será lançado o novo edital para a eleição que definirá a nova presidência e mesa diretora do hospital. No começo do mês passado as manifestações dos funcionários pediam o Afastamento do Médico Psi-quiatra Dr Walmir Martins Luciano, e posteriormente solicitaram o afastamento do então presidente Geraldo Pa-dilha.

OS MÉDICOS PSIQUIÁTRAS, ÁLVARO PRIETO JUNIOR, E MARCOS ANTÔNIO HENNING, VIERAM DE CAÇADOR, E VÃO ATENDER DUAS VEZES POR SEMANA EM SANTA CECÍLIA

ALA PSIQUIÁTRICA CORRESPONDE A CERCA DE 60% DA RECEITADO HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA CECÍLIA

Page 11: Jornal Popular - Edição 256

Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013 11Saúde

Pequenos Cuidados Podem Ajudar a Prevenir a Doença

GRIPE “A” A vilã do inverno

Foto

Div

ilgaç

ão

A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE DESTE ANO VAI IMUNIZAR OS GRUPOS TAMBÉM CONTRA A INFLUENZA A (H1N1), OU GRIPE SUÍNA. A VACINA MUDA A CADA ANO E TEM COMO BASE OS TRÊS VÍRUS DO TIPO INFLUENZA QUE MAIS CIRCULARAM NO ANO ANTERIOR. É IMPORTANTE FALAR QUE A VACINA NÃO CAUSA GRIPE, POIS A VACINA É FEITA DE VÍRUS MORTOS, E TAMBÉM DIMINUI OS RISCOS DE CONTRAIR GRIPE EM ATÉ 90% EM PESSOAS SAUDÁVEIS, E É BOM TAMBÉM LEMBRAR QUE A VACINA PRECISA DE DUAS SEMANAS PARA FORNECER A PROTEÇÃO ADEQUADA CONTRA A GRIPE. A META É VACINAR 80% DAS PESSOAS VULNERÁVEIS.

Por Zelinda Ribeiro

Chegando o in-verno, come-çam a se tornar frequentes as tosses, resfria-

dos o Coff! Coff!, o con-tágio da gripe é muito rá-pido, principalmente por que a transmissão pode ocorrer, pelo ar em am-bientes fechados, e até por um simples aperto de mão. Pequenos cuidados podem

ser decisivos para a pre-venção. As campanhas públicas de vacinação já começaram, e visam imu-nizar até 90% das pessoas mais propensas a doença. Entenda mais.

O que é gripe A (H1N1)?

É uma doença aguda respiratória altamente con-tagiosa entre seres huma-nos, que leva a um quadro de infecção respiratória.

Embora ainda não esteja comprovado, acredita-se que o vírus tenha vindo de uma série de mutações ori-ginadas em porcos.

A gripe e o resfriado são infecções causadas por vírus e podem afe-tar vários locais das vias aéreas (nariz, garganta, laringe, faringe, seios pa-ranasais, traquéia). Dos inúmeros vírus que cau-sam o resfriado (mais de 200 tipos), o mais comum

é o rinovírus. Já a gri-pe é causada pelo ví-rus influenza e apre-senta sintomas muito mais severos do que o resfriado. Portan-to, ao contrário do que muitas pessoas pensam, gripe e res-friado são problemas diferentes.

Como posso sa-ber se é um caso de gripe A (H1N1)?

Apenas se houver febre alta repentina (maior que 38 graus centigrados) e tosse, podendo estar acom-panhadas de algum dos seguintes sinto-mas: dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, e dificuldade respi-ratória. Além disso, o doente deve ter apresentado esses sintomas até 10 dias após sair de países que reportam casos da influenza A ou ter entrado em contato próximo com uma pessoa suspeita de infecção (como al-guém que esteve em uma região afetada e apresentou os sinto-mas até 10 dias de-pois.

Como prevenir? A principal medida de prevenção da gri-pe é a vacinação. A vacinação deve ser repetida anualmente e deve ser feita es-pecialmente nos gru-pos de risco (idosos, crianças e doentes

crónicos). Uma vez que o vírus sofre al-terações frequentes que o transformam num organismo di-ferente, a vacinação deve também ser re-petida anualmente para poder ser eficaz. Estudos apontam que a vacina da gripe ofe-rece uma proteção de 30% a 90% aos indiví-duos vacinados.

Como se prevenir da gripe sem tomar vacina?

A forma mais fácil de distinguir as duas doenças é obser-vando os sintomas. Uma boa alimentação pode ajudar a preve-nir gripes e resfria-dos, e mesmo para quem já está com os sintomas, alimentar--se bem pode encur-tar a duração dessas doenças. A alimenta-ção saudável, rica em alimentos fontes de vitaminas, minerais e substâncias antioxi-dantes, fortalecem o sistema imunológico e cria defesas orgâni-cas para combater o vírus. Por isso, para quem quer ficar livre desses dois proble-mas, a dica é adotar uma dieta equilibrada e variada, baseada em frutas, vegetais folho-sos, legumes, grãos integrais (cereais e leguminosas), carnes magras, peixes e aves sem pele, ovos, leite e derivados, de prefe-rência com pouca gor-

dura. Dentre as vita-minas e minerais que atuam fortalecendo nosso sistema imuno-lógico, destaque para as vitaminas A, C, E e os minerais zinco e selênio. Algumas di-cas que poderão aju-dar a prevenir ou ate-nuar os sintomas de gripes e resfriados:

- Tenha hábitos alimentares saudá-veis;

- Consuma pelo menos 5 porções de frutas e outros vege-tais todos os dias;

- Consuma alimen-tos enriquecidos com probióticos e prebió-ticos;

- Ingira pelo me-nos de 8-10 copos de água/dia. A água deixa os cílios pul-monares mais fortes e amolece o muco, facilitando o trabalho desses cílios;

- Faça lavagens nasais com solução fisiológica e estimule principalmente crian-ças, a assoar o nariz sempre que possível;

- Não administre descongestionantes, anti-inflamatórios ou xaropes sem consul-tar um médico;

- Crianças e ido-sos devem ser vaci-nados de preferência no início do outono, no período de março a maio;

- Se você estiver com gripe, o repouso é fundamental para uma recuperação mais rápida.

Page 12: Jornal Popular - Edição 256

12 Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013

Lanches

Pizzas - Lanches - Porções

ROGERRua: Antônio Carlos de Medeiros - Centro - Santa Cecília

DISK LANCHES 3244.2351

Educação

Os estudantes e pesquisado-res da Neuro Acústica, são os Jovens Cel-

so Menegussi Junior, 17 anos e Willians Cordei-ro de Almeida, 16 anos. Com a Orientação do professor Patrick Ferra-ri Martins, iniciaram as pesquisas em meados de março de 2012. “O professor foi peça chave no projeto, por estudar psicologia tem uma óti-ma base e se interessava pelo assunto”, comenta Celso. “Nosso trabalho é interessante por que tra-ta de um assunto ainda pouco discutido por ser muito futurista, então o inscrevemos na se-gunda MOCISC – Mostra Cientifica da Região do contestado de santa Ca-tarina, participamos da primeira fase em Curi-tibanos e fomos classi-ficados para a segunda em Concórdia onde fo-mos premiados”, salien-

ta Willians. O projeto dos pes-

quisadores cecilienses esteve entre cerca de 90 projetos. “Acredito que fomos premiados por que nosso projeto é muito futurista, a mos-tra premiou os oito me-lhores entre os noventa projetos inscritos”, afir-ma Celso.

Segundo os estudan-tes a maior dificuldade foi encontrar bases para as pesquisas já que o assunto é pouco discu-tido. “Nos enfiamos em muitos livros e em sites estrangeiros e hoje em dia pesquisamos ainda mais para aperfeiçoar o projeto, e é claro que tudo ficou mais fácil com a bolsa de estu-dos”, contam.

Após a premiação em Concórdia, em Outubro de 2012, que premiou os oito melhores com uma Bolsa de Estudos de R$1200, os estudantes estão pré Selecionados

pra apresentar em Por-to União SC – 3ª Mocisc. “Como investimento do projeto, estamos reali-zando palestras nas es-colas municipais com 7ª e 8ª série, além da dis-tribuição CDs, com as frequências”, informa Celso.

ENTENDA MELHOR

A neuroacústica é o estudo das reações que os sons provocam no cérebro principalmen-te as reações químicas. Os estudos começaram por volta de 1889, com PAVLOV, Cientista Ale-mão, mas indício da uti-lização já vem de 5000 AC. Entre 1945 e 1996 foram aprofundados os estudos sobre o tema. “Em 2001 começaram a desenvolver progra-mas quem emitem sons específicos pra simular sensações, sentimentos, reações, inclusive simu-

Projeto de Alunos do Cazzamali é Premiado com Bolsa de Estudos

Cuidado com o que você Ouvelar a sensação de uso de drogas, álcool em estudos para aplicar no tratamen-to contra a dependência química”, afirma.

Com o passar do tem-po foram desenvolvidos sons em 3D, que simulam os sons de um ambiente, que em poucos minutos proporciona a sensação de estar verdadeiramente no local em que se passa a simulação. “Por volta 600 DC, os bruxos ou ilu-sionistas, usavam frequ-ências para intimidar as pessoas, eles tinham o co-nhecimento de que dava certo, porém não sabiam por quê, hoje estudas-se maneira de simular sons que façam a pessoa crer que estão na Lua, através de uma leitura do cérebro de Neil Armstrong”, con-tou Celso.

“Algumas frequências audíveis e não audíveis, como um aplicativo pra Iphone, que emite frequ-ências sonoras, que po-dem inclusive acalmar cães que estão latindo, são apenas com ondas sonoras não audíveis ao ser humano, pois o Ser humano só ouve de 20HZ até 20.000 HZ”, comenta Willians.

O motivo de pesquisa foi o a atenção aos estilos musicais que viraram su-cesso na atualidade conta Willians. “O que nos insti-gou a pesquisar foi o fato de hoje em dia qualquer porcaria virar sucesso, com refrãos como Bara beré, ou Tchê Techererê, o que atrai as pessoas, são as ondas sonoras, a pessoa gosta da sensação que passa quando ouve a música, e não necessa-

Foto

Div

ulga

ção

riamente com a letra, as propagandas podem manipular e atrair a atenção apena com uma frequencia sonora mui-tas vezes imperceptí-vel”, comenta.

“Na Mongólia, em um presídio a diretoria observou que 90 % de quem saia da prisão vol-tava a cometer crimes, estudando encontraram uma frequencia sonora que induzia a reflexão e auto crítica, compara-do as estatísticas ante-riores ao uso da frequ-ência, com o passar dos anos os dados aponta-ram redução de 60 % de reincidência, além da pesquisa em mater-nidades que utilizaram Mozart para as crianças e que posteriormen-te acompanharam um desempenho escolar maior nas crianças em que foram, aplicada a experiência”, completa Celso. “Até cinco anos, tudo que a criança ouve

pode influenciar na vida quando adulto”, salienta.

“Existem alguns es-tados específicos fre-quencia no ser humano, durante o dia estamos em Estado Betha, que é o estado de atenção, Estado Alpha , é um es-tado de relaxamento, o Estado de Tetha, é ainda mais baixo que Alpha, que é quando se tem a sensação de sonhar acordado e o estado de Delta, é o estado de sono profundo”, afirma Willians.

“Existem várias es-tratégias de persuasão, utilizadas inclusive por pastores, ilusionistas com técnicas de indu-ção de voz, fazem acre-ditar ter sensações, sentimentos por isso Cuidado com o que você ouve um Simples som do cotidiano, pode modificar até seus atos mais complexos” finali-zam os pesquisadores.

“GRAÇAS AO RESPEITO POR PARTE DOS ALUNOS E A COLABORAÇÃO DOS ALUNOS, O RESULTADO DAS PALESTRAS FOI ÓTIMO! TODAS AS EXPERIÊNCIAS FUNCIONARAM”

NA FOTO, WILLIANS CORDEIRO E CELSO MENEGUSSI JÚNIOR, PREMIADOS NA II MOCISC

Page 13: Jornal Popular - Edição 256

Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013 13

Publicação Legal Edital de Processo Seletivo

Proprietário Insatisfeito com a marca NissanReclamação

OProprietário da Caminho-nete Nissan Frontier, Her-culano Canha, 38 anos,

está insatisfeito com a marca Nissan, conforme conta, em 20 de Dezembro de 2012 adquiriu o modelo Nissan Frontier. “Era um carro bom, eu já tinha uma caminhonete da marca e então adquiri o modelo mais recente, foi surpresa que no primeiro dia, na primeira viagem ela já apa-rentou perda de potência, o que posteriormente foi diagnosticado como falha nos componentes ele-trônicos” comenta Herculano.

Segundo Herculano, o veículo já foi encaminhado cinco vezes a assistência e que os problemas são solucionados por pouco tem-po. “Eu já mandei o carro cinco

vezes a agência, nas últimas ve-zes ainda tive que brigar pra re-ceberem o carro, porém na última o gerente me disse para procurar meus direitos”, salienta.

Conforme o proprietário es-teve em contato com o Órgão de Proteção ao Consumidor, pela região, porém como reside em Santa Cecília, cidade que não possui nenhum representante do PROCOM, precisou entrar com processo judicial pela Justiça Comum. “Eu quero apenas meu dinheiro de volta, ou outra cami-nhonete, esse carro para mim fi-cou sem confiança, sei de outros casos na cidade, de proprietários do mesmo modelo que perderam até a barra de estabilizador de di-reção”, Finaliza.

Foto

Div

ulga

ção

Page 14: Jornal Popular - Edição 256

14 Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013

MALHAÇÃO SEXTA 12 - Vitor volta ao Rio com Luana, e Lia fica bolada. Bruno e Fatinha se desentendem. Será que não vai ter volta pro namoro desses dois mesmo? Vitor liga pra Sal e fala com Lia pra dizer que está tudo bem em Brasília. En-quanto isso, Sal se preocupa com seu futuro... será que o bad boy pode ter juízo um dia? Lu-ana avisa que irá pro Rio com Vitor. E Pilha e Rosa ficam felizes ao receber as boas notícias do motoqueiro. Orelha e Morgana começam a gravação do filme, mesmo sem as cenas de Fatinha, que tá deprimidinha. Bruno decide trancar a faculdade, e Nélio sugere que ele dê aulas de capoeira no hostel. Pilha convoca toda a turma pra uma festa em homenagem a Vitor. Vitor chega com Luana na casa de Rosa, e Lia fica intrigada.

TERÇA 16 - Aula de capoeira de Bruno é um su-cesso e Fatinha morre de ciúmes. Alemão e Cai-xote dão prensa em Sal e cobram dívida do #Vi-daLoka com eles. Fatinha assume direção do filme e pede mais beijos de Morgana e Orelha. Aí a Morg fica toda sem graça. Luana tenta con-vencer Sal a entregar Alemão e Caixote e diz que vai terminar se ele não se afastar dos bandidos. Orelha, Rômulo e Morgana dão bronca em Nan-do, que prolonga a morte de seu personagem nas filmagens. Aula de capoeira de Bruno é um sucesso! Aparece um montão de gringas!

FLOR DO CARIBESEXTA 12 - Cassiano fica comovido ao ver Sa-muca. Cassiano fica comovido ao ver Samuca. Alberto orienta Hélio a encontrar um comprador para a mina. Cassiano resolve abrir um bar com o dinheiro que o pai lhe deu e o batiza de Flor do Caribe. Alberto manda Yvete pesquisar sobre Duque. Donato devolve o dinheiro que Bibiana emprestou, sem saber que a quantia era de Hélio. Duque consegue alguns fios de cabelo de Samuca, para que Cassiano faça o exame de DNA. Juliano beija Natália. Cristal aceita se apresentar em turnê pelo Brasil. Duque avisa a Cassiano que Cristal vem ao Brasil.

SÁBADO 13 - Alberto se surpreende ao ver Cas-siano sentado à mesa com sua família. Duque revela que Cristal aceitou cantar na inaugura-ção do Flor do Caribe. Marizé conta ao pai que foi Hélio quem emprestou o dinheiro para ele comprar seu barco. Donato invade a reunião onde está Hélio e insulta o filho na frente de Alberto. Alberto chora, com receio de que Cas-siano tire Samuca dele. Veridiana, Lino e Dadá ficam felizes ao ver Candinho de volta com Aria-na. Guiomar liga para Dionísio pedindo ajuda. Alberto se surpreende ao ver Cassiano sentado à mesa com sua família no café da manhã.

SEGUNDA 15 - Cassiano avisa que já providen-ciou o exame de DNA. Cassiano diz para Alberto que quer conversar sobre Samuca. Alberto fica incomodado diante da relação cada vez mais próxima entre Cassiano e as crianças. Cassia-no avisa que já providenciou o exame de DNA para comprovar que Samuca é seu filho. Dio-nísio expulsa Candinho de sua casa. Veridiana ameaça contar sobre o passado de Dionísio, caso ele destrate Candinho novamente. Ester leva Samuca para ver Chico e Olivia e encontra Cassiano.

GUERRA DOS SEXOSSEXTA 12 - Nieta descobre o falso exame de gravidez de Carolina. Dino mostra o laudo pe-ricial para Felipe, e Carolina pede perdão ao noivo. Charlô e Roberta pensam em como des-cobrir o responsável pela sabotagem no desfile. Carolina tenta convencer Dino a não levá-la para a delegacia. Juliana e Nando encontram Nenê e Veruska em seu apartamento. Manoela convida Fábio para jantar com ela e Ciça. Nieta descobre o falso exame de gravidez de Carolina. Frô fica impressionada com o comportamento de Kiko. Vânia cobra de Dino que ele conte a verdade para Roberta sobre Carolina.

SÁBADO 13 - Ulisses pede Vânia em casamen-to. Dominguinhos fala para Charlô que pode imitar Otávio no tribunal para que ela ganhe a

aposta. Felipe diz a Carolina que não sabe se vai se casar com ela. Dalete e Lucilene impli-cam com Frô. Nando fica tenso quando Juliana diz que vai cozinhar para ele. Frô resolve mudar o visual de Semíramis. Ulisses se preocupa com Lucilene. Vânia insinua para Roberta que Nan-do pode querer reatar com ela. Analú procura a boneca russa na piscina, e Dominguinhos fica intrigado. Fábio afirma a Felipe que Carolina está mentindo para ele. Baltazar leva o cesto de roupas, com a boneca russa, para a casa de Fe-lipe. Dino e Nieta descobrem que Carolina fugiu de casa. Roberta e Charlô chegam à delegacia. Juliana convence Nando a deixá-la pagar uma empregada para eles.

SEGUNDA 15 -Nieta descobre que Carolina mentiu sobre a gravidez. Roberta e Charlô fi-cam chocadas com a revelação de Dino sobre Carolina. Felipe exige que Carolina vá à dele-gacia. Fábio conversa com Juliana, e Nando fica enciumado. Vânia não aceita se casar com Ulisses. Carolina se faz de vítima na delegacia. Charlô exige que Felipe dê a vitória da aposta a ela. Roberta percebe a farsa de Carolina. Analú encontra a boneca russa nas roupas de Felipe. Dominguinhos e Charlô se beijam. Fábio entre-ga o verdadeiro exame de gravidez de Carolina para Felipe. Nieta descobre que Carolina men-tiu sobre sua gravidez.

SALVE JORGESEXTA 12 - Jéssica fica doente e Morena pede ajuda para Helô. Théo tenta se explicar para Érica. Élcio conta para Lívia que Érica não se separou de Théo. Wanda embarca mais pesso-as traficadas e policiais avisam Helô. Antonia encontra Wanda na rua. Deborah instrui Celso sobre como agir diante do juiz. Aída e Nunes voltam de lua de mel. Amanda discute com Caíque. O juiz repreende Celso e Antonia. Um espião da quadrilha observa Helô entrando no esconderijo de Morena. Jéssica fica doente e Morena pede ajuda para Helô. Stenio descobre a nova armação de Pepeu e Drika. Dudi e Anita são recebidos por Russo ao chegar em Istambul e descobrem que foram traficados. Helô decide levar Jéssica ao médico.

SÁBADO 13 - Wanda avisa a Lívia que os atira-dores estão prontos para atingir Morena. Már-cia vê Lívia provocando Théo e a enfrenta. Théo tenta encontrar com Morena por meio de Helô, mas a delegada nega seu pedido. Élcio manda flores para Érica. Rosângela descobre que Lívia é a chefe da quadrilha. Helô conta para Morena que Jéssica pode ficar internada caso o quadro piore. Jô consegue convencer Russo a fazer um curativo em Dudi. Waleska explica para Anita e Dudi o que eles precisam fazer. Helô descobre que Stenio mentiu sobre Pepeu e Drika e o ex-pulsa de casa. Wanda avisa a Lívia que os atira-dores estão prontos para atingir Morena.

SEGUNDA 15 - Ricardo fala para Helô que Wanda é a mãe de Aisha. Morena explica para Helô o estado de saúde de Jéssica. Drika fica satisfeita com a nova separação dos pais. Aisha avisa a Mustafa que Helô quer falar com ele. Lucimar e Morena temem por Jéssica. Érica sai com Márcia. Lívia chega ao bar onde está Érica e a provoca. Ricardo fala para Helô que Wanda é a mãe de Aisha. Rosângela questiona Wanda sobre Lívia. Lívia manda seus atiradores atin-girem Morena. Érica reclama com Théo e exige que ele impeça Lívia de se aproximar dela. Helô fala para Mustafa que resolveu o caso de Aisha e Berna fica apreensiva. Rosângela entrega a documentação de um bebê traficado para o casal interessado. Théo procura Lívia, mas ela o denuncia para os seguranças do hotel.

BALACO BACOSEXTA 12 -Isabel se desespera ao ficar presa. Norberto propõe que Isabel troque de lugar com Taís e proíbe que a arquiteta fale com seus familiares. Magno teme que Celina ainda tenha sentimentos por Vicente. Plínio provoca Violeta e ela confessa que sua família já sabia sobre o disfarce de Vitor. Diva diz que se Eduardo a esti-ver enganando, passará o endereço de Norber-to a Magno. Dóris reprova o comportamento da irmã. Gabriela reclama ao ver Mirela.

Fique por Dentro

Amor à Vida

Russo se apaixona por Jô

Bianca Bin terá papel de destaque

Rômulo Neto assume affair com Cléo

NovelasHoróscopo

Danielle Winits pode perder papel na nova novela das 9. Danielle Winits, que faz Marcela em Malhação. A atriz Danielle Winits corre o risco de não participar de Amor à Vida, novela que substituirá Salve Jorge. A novela já começou a ser gravada, mas Danielle não foi liberada de Malhação para gravar cenas da nova trama de Walcyr Carrasco. A informação é da coluna Outro Canal, de Keila Jimenez, do jor-nal Folha de S. Paulo.

Gamadinho, Russo coloca a policial para ajudar na contabilidade junto de Irina. Jô consegue se infiltrar na máfia da Turquia. Treinada e pronta para matar Russo (Adria-no Garib)... só que de paixão! É, quem diria? A infiltrada Jô (Thammy Miranda) chega à boate em Istambul para fazer shows ao som de Conga Conga Conga, hit eternizado pela mãe da atriz, Gretchen. Toda produzida e sexy, ela sobe no palco e arrasa! A ex---escrivã de Helô ainda consegue conquistar o coração de Russo, quando de propósito, destrata Waleska (Laryssa Dias) na frente do bandidão e de Irina (Vera Fischer). Para fidelizar ainda mais seu disfarce, Jô diz que foi gerente de uma boate em Santos (SP) e está foragida, pois ajudava o namorado, um traficante de pessoas preso após denúncia de vítima. Gamadinho, Russo a coloca para ajudar na contabilidade junto de Irina.

Bianca Bin terá papel de destaque na nove-la. Bianca Bin, que fará papel de boa moça em Joia Rara. A atriz Bianca Bin, que está na novela das 7 da Globo, Guerra dos Sexos, já está reservada para a nova novela das 6, que vai entrar no lugar de Flor do Caribe. Segundo o jornal Extra de segunda-feria (08), Carmo Dalla Vecchia também está no elenco e fará o vilão da trama. Ao contrário de Carolina, per-sonagem de Bianca em Guerra dos Sexos, que é uma vilã, o papel da atriz em Joia Rara será de boa moça. O elenco ainda terá a presença de Bruno Gagliasso como protagonista e da atriz mirim Mel Maia. Joia Rara é assinada por Duca Rachid e Thelma Guedes (Cordel Encan-tado) e estreia em setembro. Até lá, Bianca terá um tempo de descanso, pois Guerra dos Sexos termina no dia 26 de abril.

Rômulo Neto assume affair com Cléo Pires: “Esta-mos juntos e felizes”.O ator, que está no elenco de Sangue Bom, disse que prefere namorar do que fi-car solteiro.Vivendo um momento de renovação em sua vida, Rômulo Arantes Neto se prepara para vol-tar à telinha da Globo, após 4 anos de trabalho na Record. O ator, que já esteve em Malhação, retorna agora em sua primeira novela da emissora carioca, no elenco de Sangue Bom, próxima trama das 19h que substituirá Guerra dos Sexos no horário, no dia 29 deste mês.Assunto das últimas semanas, após ter sido clicado em clima de romance com Cléo Pi-res, a Bianca de Salve Jorge, Rômulo assumiu o na-moro e disse que os dois estão sim juntos e felizes, mas que faz pouco tempo. “A vida é feita de fases. Eu gosto muito de namorar, prefiro estar namorado do que solteiro. Eu sempre admirei a Cléo e é sim verdade, estamos juntos, felizes, mas tudo isso tem pouco tempo”, esclareceu o ator.

Variedades

ARIES - É tempo de buscar sua autono-mia nos assuntos profissionais, apenas evite desanimar com imprevistos. Caso

precise de apoio, a companhia de seus fami-liares será excelente para isso, mas cuidado com o excesso de sinceridade ou poderá atrair ressentimentos.

TOURO- Desafios devem surgir neste período, então, seja profissional e não desista diante do primeiro obstáculo.

Antes de tomar decisões que afetem seus fami-liares, que tal ouvir as opiniões deles? Assim, não se arrependerá do que for decidido.

GEMEOS – Acredite mais em suas ideias e conseguirá conquistar seus objetivos profissionais neste período.

No cenário familiar, dê mais atenção e carinho aos seus entes queridos, assim vai se aproxi-mar daqueles que ama. Caso esteja livre, um novo amor pode surgir e ocupar seu coração.

CÂNCER – No ambiente de trabalho, é tempo de manter o foco em seus objetivos e traçar prioridades para

alcançá-los. A semana estará agitada, então, reserve um tempo para os seus parentes e evite cobranças depois. No amor, seja mais ousado (a) e viva intensamente cada momento.

LEÃO – Mudanças na rotina profissio-nal poderão ocorrer a seu favor, então, encare tudo com mais otimismo. Invis-

ta no diálogo em casa e os problemas serão resolvidos com bom-senso. Vida amorosa em uma boa fase: aproveite e siga em busca da sua realização afetiva.

VIRGEM- Concentre-se em seus afa-zeres e seu trabalho vai render. No ambiente familiar, você estará mais

envolvido (a) e ativo (a), só não tente apressar o rumo dos acontecimentos: tem coisas que não dependem só de você! A dois, evite fazer críticas. Mas, se está só, abra-se ao amor e aproveite o bom momento.

LIBRA -Sua inspiração estará em alta, aproveite o momento para compar-tilhar suas ideias com os colegas e fazer das ideias algo prático e palpável

no trabalho. Há sinais de mudanças positivas na sua vida familiar, apenas não permita que conflitos evoluam. Bom período para conversar sobre o futuro do romance.

ESCORPIÃO – Sua inspiração estará em alta, aproveite o momento para compartilhar suas ideias com os co-

legas e fazer das ideias algo prático e palpável no trabalho. Há sinais de mudanças positivas na sua vida familiar, apenas não permita que conflitos evoluam. Bom período para conversar sobre o futuro do romance.

SAGITÁRIO – Continue fazendo o seu trabalho com zelo e dedicação e você colherá os frutos dos seus esforços. Bons ventos sopram em direção da

sua vida familiar e sua animação vai trazer mais felicidade aos demais. Sol e Marte estimulam o romance e a sensualidade. Viva intensamente os momentos com a pessoa amada.

CAPRICÓRNIO – Aproveite o período para expor suas ideias e melhorar a direção da sua vida profissional. Para

manter a harmonia em seu lar, exercite a sua compreensão, pois cada um tem seu ritmo. Na hora da paquera, saberá como conquistar seu alvo.

AQUÁRIO – É tempo de expor suas ideias e melhorar o rumo da sua car-reira: some forças com colegas e todos

vão ganhar com isso. Questões familiares que andavam emperradas poderão ser resolvidas agora. Campo afetivo repleto de entendimento e envolvimento. .

PEIXES – O trabalho conta com as boas energias astrais, aproveite o mo-mento para perseguir suas ambições.

O clima é favorável a troca de carinhos em seu lar, uma onda de harmonia vai reinar neste perí-odo. O amor estará mais seguro e isso vai trazer estabilidade e harmonia ao relacionamento afetivo, curta!

Page 15: Jornal Popular - Edição 256

Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013 [email protected] | www.adjorisc.com.br

A notícia que você lê aqui, mais de 1 milhão pessoas também leem. Esta página circula em 71 jornais.

Facisc: “Pelo bem do Estado”“A Facisc comemora a assinatura do Pacto por SC e parabe-

niza o Governo do Estado pela iniciativa. Com toda a presteza, a entidade atenderá o pedido do governador Raimundo Colombo de auxiliar na fiscalização e no acompanhamento das atividades do Pacto, pois acreditamos que, entre as funções da Federação, esta é uma das mais importantes. Mas queremos crer que as pro-postas serão cumpridas como apresentadas no projeto. Estamos com todas as ferramentas para a melhoria das áreas englobadas pelo Pacto, e sabemos que, se executadas as obras, os benefícios para nosso Estado serão incalculáveis”.

FCDL vai “contribuir e vigiar” “O varejo catarinense tem especial interesse no Pacto por San-

ta Catarina, e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) estará atenta à sua efetiva execução. Esperamos ser par-ceiros, tanto quanto possível, para assegurar a viabilidade dos projetos e a sua realização em todas as regiões. As demandas em infraestrutura e nos serviços essenciais em Santa Catarina estão reprimidas, historicamente, e a nossa entidade apoia o empenho do governador Raimundo Colombo em dirimi-las com igual urgên-cia e eficiência. Mais do que nunca, acompanharemos com o sen-timento contributivo e olhar vigilante”.

Celesc, a energia dos catarinenses. www.celesc.com.br

DICA CELESC: PAGAMENTOSPara agilizar o pagamento de sua conta, basta levar uma fatura atual e solicitar o débito

automático em sua agência bancária. Os clientes do Banco do Brasil podem fazer isso em uma loja da Celesc. Com isso, você evita filas e juros por atraso. Pague em dia pelo débito

automático: sobra mais tempo e dinheiro pra você.

RAIMUNDO COLOMBO CONVOCA A SOCIEDADE ORGANIZADA

Entidades apoiam e fiscalizam o Pacto por SC

Colombo, na assinatura dos R$ 3 bi com o BNDES: “Preciso de todos”

Em entrevista à Adjori, o go-vernador Raimundo Colombo pediu o apoio das Entidades Organizadas da Sociedade ca-tarinense para o Pacto por SC, o maior investimento da histó-ria do Estado: R$ 9,4 bilhões. “Para que essas obras tenham começo, meio e fim, para que elas cumpram sua finalidade plenamente, e para que elas cheguem até a ponta da linha prestando serviço ao cidadão, é importante que haja, por par-te da sociedade e das suas entidades organizadas, envol-vimento, fiscalização, acom-panhamento, e isso vai tornar mais transparente e vai aper-feiçoar o resultado. Por isso, eu faço uma convocação: ajudem--nos agora na fase da execu-ção a ter o melhor desempe-nho. O Pacto não é uma ação

do governo, não é uma ação do Estado, mas de todos nós, e quanto mais envolvimento tiver, melhor será o seu trabalho”, afirmou o governador. Sobre a importância da participação e fiscalização dessas entidades, Colombo disse que “é muito im-portante, porque senão a buro-cracia toma conta do processo. E, às vezes, o operacional não acontece como nós deseja-mos, e essa fiscalização, esse acompanhamento dão a demo-cratização, a transparência e a eficiência que nós necessita-mos para chegar rapidamente em benefício a todos os cata-rinenses”. A Adjori procurou os presidentes das entidades para que eles falassem sobre o convite feito pelo governador e aqui está a opinião de cada um dos entrevistados.

Fiesc aplaude a “articulação”“Os investimentos programados no Pacto por Santa Catari-

na representam uma oportunidade histórica para o estado em questões vitais como a infraestrutura de Transportes, a Saúde e a Educação, áreas que afetam fortemente a competitivida-de da Indústria. Por isso, aplaudimos o fato de o governador mostrar-se preocupado com a celeridade e a fiscalização dos investimentos. Isso é importante porque no setor público mui-tas obras que possuem recursos assegurados ficam no papel por falta de articulação entre os diversos órgãos governamen-tais envolvidos nos projetos”.

Faesc envolverá os Sindicatos“A Federação da Agricultura mobilizará todos os Sindicatos

Rurais para uma ação ampla e permanente de acompanhamento e fiscalização das obras. Próximos das comunidades produtoras e cientes das prioridades locais e regionais, os dirigentes sindi-cais estão capacitados para exercer uma fiscalização informal, porém efetiva. Igualmente importante será a instalação de uma Ouvidoria geral, no gabinete do governador, para receber e ana-lisar as informações e relatórios que a Faesc e seus sindicatos filiados produzirão, no interesse da coletividade”.

Fecomércio fala da visibilidade“Para a Fecomércio-SC, o contrato de R$ 3 bilhões com o

Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social para investimento em diversas áreas pelo Pacto por SC contempla ações urgentes que representam o desenvolvimento econômico e social do Estado na melhoria de sua malha rodoviária. Investir quase R$ 390 milhões em infraestrutura, com foco na revitaliza-ção de estradas e rodovias, sem dúvida resultará em uma visi-bilidade positiva para o Estado, principalmente para o turismo e, claro, para a qualidade de vida dos catarinenses”.

Ocesc mobilizará cooperativas“A Ocesc considera um dever cívico cooperar com o governo

no acompanhamento do Pacto. Entende que essas obras são importantes para a infraestrutura do Estado, para a melhoria das condições de vida da população e para o aumento da competi-tividade para os empresários e empreendedores urbanos e ru-rais. A Ocesc orientará suas 263 cooperativas filiadas para que mobilizem as 1,4 milhão de famílias ligadas ao cooperativismo no sentido de fiscalizar e informar, como cidadãos plenos de deve-res e direitos, sobre o andamento dessas obras em suas regiões.

Diogo

Henrique

Otero

Presidente

da Fampesc

Fampesc unida“Para que este investimento

seja realmente bem aplicado é importante a participação direta dos cidadãos, principalmente no acompanhamento e na fiscali-zação. A Fampesc coloca-se à disposição para participar direta-mente deste acompanhamento, seja como fiscalizadora ou propo-nente de sugestões, com a partici-pação na ponta das Associações de Micro e Pequenas Empresas. Juntos somos mais fortes!”

José PedrozoPresidente da Faesc

Sérgio Medeiros

Presidente da FCDL

Marcos Zordan

Presidente da Ocesc

Glauco José Côrte

Presidente da Fiesc

Bruno Breithaupt

Pres. da FecomércioAlaor Tissot

Presidente da Facisc

A notícia que você lê aqui, mais de 1 milhão de pessoas também leem.

Page 16: Jornal Popular - Edição 256

16 Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013

49-3244-2103

Trator de EsteirasRetro EscavadeiraEscavadeira HidráulicaCaminhões Basculante

Rod. BR 116 - Km 139. Santa Cecília SC | e-mail [email protected]

PUERARIMecânica FONE : 3244.2103

Rod: BR 116 km 139 - Santa Cecília SC

XXX FEIRA AGROPECUÁRIA

Terneiro - Terneira - NovilhaReprodutores e Gado GeralF

eira

do

AP

OIO

28 de Abril de 2013Domingo | 13:30horasInício dos

Arremates

PROMOÇÃO: SINDICATO RURAL DE SANTA CECÍLIA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES WALFRIDO DRIESSEN EM SANTA CECÍLIA- SC.Prefeitura Municipal

de Santa Cecília

Informativo

Informativo Sindicato Rural de Santa Cecília

O Sindicato Rural de Santa Cecília comunica aos produto-res do município que está reali-zando o CADASTRO NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS atra-vés do qual você que tem me-nos de 04 módulos fiscais, ou seja, menos de 96 ha de terra, trabalha somente com sua fa-mília e mora na propriedade ou em local próximo, pode ter seus dados incluídos no sistema do INSS através do Sindicato, para que posteriormente possa dar entrada em processo de apo-sentadoria.

Interessados procurar a Se-cretaria do sindicato para maio-res informações, munidos de documentos pessoais e da pro-priedade.

Sindicato Rural de Santa Cecília - Rua João Goetten Sobrinho, Centro - Fone 49-3244.2153

Page 17: Jornal Popular - Edição 256

Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013 17

Completou Idade nova, o Ta-lentoso Luan Gabriel, neste dia 10 de Abril. Seu Pai Luis Carlos Nascimento, a mãe Vera Palhano, todos os amigos e familiares lhe desejam os mais sinceros votos de felicidades, e muito sucesso, que sua estrela nunca deixe de brilhar. A equipe do Jornal Popular em especial, agradece as inúme-ras vezes que abrilhantou nossos eventos com seu talento e sua voz! Feliz Aniversário! Agora 18 anos!

Quando uma ideia inovadora encontra cooperação e oportunidade, o resultado é desenvolvimento. Programa Economia Verde e Solidária. É o Governo do Estado, em parceria com o BNDES, oferecendo até 300 mil reais para que pequenas cooperativas ou associações possam se modernizar, crescer e produzir mais. Participe. Baixe o edital no site evs.sc.gov.br ou ligue (48) 3665-4870 para mais informações.

ECONOMIA VERDE E SOLIDÁRIA.ATÉ 300 MIL REAIS PARA PEQUENAS COOPERATIVAS OU ASSOCIAÇÕES.

Registrando

Registrando

ParabénsParabéns

Quem também está de Para-béns é o Vice-Prefeito Leonildo Rauen, o Caquito. Ele comemorou idade nova no último dia 6. “É na simplicidade que se conhece o valor de um homem”. Sua Família, Amigos e a Equipe da Prefeitura Municipal desejam Feliz Aniver-sário! Que Deus esteja contigo em toda sua caminhada.

Page 18: Jornal Popular - Edição 256

18 Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013Corpo de Bombeiros

Sargento Dias Fala Sobre as Dificuldades no Quartel

O Sargento Marcos Antônio Dias, que neste mês completa um ano a frente do Quartel do Corpo

de Bombeiros em Santa Cecília, comemora as melhorias no tra-balho e nos equipamentos con-seguidos neste período, porém salienta que ainda é preciso mui-to mais.

Conforme Marcos, o Corpo de Bombeiros existe em Santa Cecília, em um convênio entre o Estado e o Município, o estado se respon-sabiliza por alimentação e demais gastos do quartel, e o salário dos Bombeiros Militares, enquanto o município se encarregaria do sa-lário dos Bombeiros Comunitários além de uma ajuda financeira para manter a organização da unidade. “O Gasto do Estado com o COBOM de Santa Cecília é de aproxima-damente 630 mil, enquanto o do município fica em torno de 60 mil, das taxas de vistorias e do FUNRE-BOM, economizamos valores para comprar alguns equipamentos e manter a estrutura do quartel, como Jardinagem e manutenção das viaturas. Precisamos urgen-temente construir uma sala, para podermos realizar os cursos de bombeiros voluntários”, comenta.

O Sargento comenta ainda, que a maioria dos veículos e dos equi-pamentos do Corpo de Bombeiros de Santa Cecília está sucateada. “É preciso urgentemente organizar as questões dos equipamentos, houve casos em que os carros fa-lharam que o equipamento não foi suficiente, então precisamos de estrutura para atender a popula-ção, nós precisamos estar no local quando as pessoas precisam”, sa-lienta.

VEÍCULOS NOVOS

Serão aplicados cerca de R$ 30 milhões em melhorias para o Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina, é o maior investi-mento já realizado pelo Governo do Estado nos últimos 30 anos. Ao todo serão adquiridas 92 novas viaturas, produzidas pela indús-tria nacional e adaptadas para as diversas atividades prestadas pe-los Bombeiros Militares no Estado. Serão adquiridos 26 novos veícu-

los tipo “Caminhão de Com-bate a Incêndio”, 50 furgões equipados com kit de trans-formação em Auto Socorro de Urgência (ASU - Ambulân-cia), 15 caminhonetes tração 4x4 e um caminhão tração 4x4 (para o transporte de tro-pa, materiais e equipamentos em terreno diverso em servi-ço de ajuda humanitária das equipes da força-tarefa do CBMSC) e uma auto platafor-ma aérea.

Santa Cecília receberá uma Ambulância 0 km para Resgate e Receberia um Ca-minhão de Combate a Incên-dio novo, porém por “força política”, comenta o Sargen-to, este veículo ficará em Curitibanos e para Santa Ce-cília virá um veículo com 10 anos de uso. “O Caminhão é bom, mas Santa Cecília perde mais uma vez um veículo 0 Km”, completa o Sargento.

A Câmara de vereadores de Santa Cecília se manifes-tou em favor, encaminhando um ofício ao responsável no estado para que de fato o ca-minhão novo venha para San-ta Cecília. O Sargento Dias,

que se apresentou oficial-mente a câmara Legislativa, comentou que é difícil mu-dar essa decisão. “Isso é fato consumado, acho difícil que alguém mude de ideia depois de Bater o Martelo, mas todo esforço é valido quem sabe podemos conseguir mais um veículo, nada é impossível”, Informa

O Corpo de Bombeiros, recebeu no ano passado a doação através da receita fe-deral de um caminhão Merce-des Benz, porém é preciso o equivalente a R$ 200 mil para equipar o veículo.

POLÍCIA ADMINISTRATIVA

O objetivo da lei que dá ao Corpo de Bombeiros o po-der de Polícia Administrativa é estabelecer mecanismos que reforcem a fiscalização e a segurança de locais, tan-to públicos quanto privados, que abrigam grande quan-tidade de pessoas. “Com o poder de polícia administra-tiva, o Corpo de Bombeiros Militar, como representante

Foto

s G

iova

ne G

alva

n

oficial do Governo de Santa Catarina, terá condições de garantir e exigir o cumpri-mento das normas de for-ma mais eficaz para pro-porcionar maior segurança à população”, afirma Dias.

Com a aprovação do projeto de lei, o Corpo de Bombeiros Militar poderá, após as vistorias em que forem constatadas irregu-laridades, expedir notifica-ção ao proprietário ou res-ponsável pela edificação, identificando as exigências e fixando prazo para cum-

primento. “Foi a ação legis-lativa mais importante para a instituição até hoje, mas é preciso ressaltar que os bombeiros não vão sair fe-chando tudo. Faremos um trabalho responsável, atu-ando de maneira adequada quando houver casos de comprovado risco”, ressal-ta Marcos Antônio Dias.

O efetivo atual do Corpo de Bombeiros de Santa Cecí-lia é de 13 Bombeiros Milita-res, 4 Bombeiros Comunitá-rios, e esporadicamente os Bombeiros Voluntários.

CAMINHÃO MERCEDES BENZ, RECEBIDO DA RECEITA FEDERAL, PARA EQUIPAR O CAMINHÃO NECESSITA DE R$ 200 MIL” DIZ O SARGENTO

No mês passado Dias se apresentou ao poder legislativo e informou sobre as dificuldades aos vereadores.

Page 19: Jornal Popular - Edição 256

Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013 19Segurança

Estado de decomposiçãoCorpo é Encontrado em Avançado

Foto

Gio

vane

Gal

van

Foto

Gio

vane

Gal

van

Mistério

Vistorias

Polícia Civil e IGP tra-balham com indícios de homicídio e de que o corpo fora de-sovado no local.

O Corpo foi encontrado na manhã do último sábado (6) próximo a “Fazenda do Formi-ga”, Localidade do Ubatã no KM 141 da BR 116, há apro-ximadamente 5 minutos da Rodovia, o proprietário de um terreno nas proximidades, foi investigar a concentração de corvos no local e se deparou com um cadáver em avança-do estágio de decomposição, tendo o rosto totalmente des-figurado mostrando apenas o crânio, o corpo estava sem sapatos. A polícia foi informa-da, e a Reportagem do Jornal Popular esteve no local para acompanhar a identificação do corpo nesta tarde.

Foi encontrada com o ca-dáver uma carteira conten-

do documentos, em nome de Valdeci Bento da Silva, 48 anos. O Instituto Geral de Pe-rícias fez a retirada do corpo que foi encaminhado para ne-cropsia na mesma tarde, mes-mo com os documentos, foi necessário teste de DNA para identificação do corpo, já que o rosto estava irreconhecível.

Segundo Luiz Carlos, peri-to do IGP, o corpo estava no local há aproximadamente 30 dias, mas não se pode pre-cisar, pois existem variáveis determinantes como a umi-dade. “Não se pode afirmar nada, pois como o rosto não pode ser identificado, mesmo com a presença dos docu-mentos será necessário teste de DNA, há alguns indícios de homicídio, e de que o cor-po poderia simplesmente ter sido desovado no local, po-rém só o laudo pericial pode afirmar com mais detalhes o

que ocorreu”, relata Luis Car-los.

A Polícia Civil entrou em contato com os familiares

para reconhecimento e para o teste de DNA, o laudo pericial foi entregue a Polícia Civil, que até o fechamento desta

edição não repassou nenhu-ma informação aos orgãos de imprenssa, evitando atrapa-lhar as investigações.

Operação Bar Legal

Aconteceu na última quarta-feira (3), dás 19 até as 22horas, a Opera-ção Bar Legal, que con-siste em uma força tare-fa para vistorias de Bares e Casas Noturnas, com o objetivo de interditar os estabelecimentos que não possuam os alvarás de funcionamento, e coi-bir a prática de prostitui-ção infantil. Participaram da Força tarefa, a Polícia Civil, sob o comando do Delegado Evandro Luis Oliveira de Abreu, Po-

lícia Militar, Corpo de Bombeiros, a Equipe de Fiscalização Tributária, a Procuradora do Muni-cípio Stéli Ceolla Ribei-ro, Fernando Hudyma, responsável pelo setor de Vigilância Sanitária, a Conselheira Tutelar, Zelinda Ribeiro, a Oficial da Infância e Juventude, Juliane Petry. Foram vis-toriados e interditados alguns Bares da Cidade. Foram fechados seis ba-res do total vistoriados, nostificadas a presença

de menores em dois ba-res. O pedido da Admi-nistração Municipal, era para que os setores de fiscalização tributária fi-zessem as fiscalizações em todos os estabelesci-mentos do município.

Vale ressaltar que a Força Tarefa foi efetua-da no sentido da regu-larização dos estabe-lescimentos, os bares que foram fechados não possuiam os alvarás ne-cessessários para o fun-cionamento.

Três pessoas morreram em um acidente de trânsito, na BR-116, em Monte Castelo. A colisão entre um caminhão e um carro aconteceu no km 86, por volta de 1h20 desta ter-ça-feira (9). Todas as vítimas esta-vam no carro. Outras duas pessoas foram encaminhadas para hospitais da região em estado grave. O moto-rista do caminhão saiu ileso.

De acordo com a Autopista Pla-nalto Norte, o motorista do cami-nhão contou aos socorristas que o carro invadiu a pista contrária e bateu de frente contra o outro veí-culo. Para a Polícia Rodoviária Fede-ral (PRF), a testemunha afirmou que

a luz do automóvel teria ofuscado sua visão e, por isso, não conseguiu desviar.

A Autopista informou que duas pessoas morreram na hora e uma no hospital. Jaciara de Fátima Cardoso, 38 anos, era natural de Santa Cecília, conforme a Polícia Rodoviária Fede-ral. Ela chegou a ser encaminhada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Alvacir Moraes Tibes, motorista do carro, também era natural de Santa Cecília e mor-reu no local, conforme a Autopista. Outro passageiro do carro, Miguel Franca, 52, também morreu na hora, de acordo com a PRF.

AcidenteTrês Pessoas Morreram

Foto

Div

ulga

ção

Page 20: Jornal Popular - Edição 256

20 Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 20136ª Olisanta

RODRALD COMÉRCIO DE PEÇAS INDÚSTRIAIS

[email protected]

Av. Getúlio Vargas, 174 - Centro - Santa Cecília | Fone 49.3244.0064 - 49.3244.2485

“Tudo que sua empresa precisa”

9127.5786PLANTÃO

24HORAS

ParafusosCorreiasAbrasivosGalvanizadosFerramentasMonj. HidraulicosEPI´sEPI´sRolamentosCorrentesPolias

Melhores Momentos6ª Olisanta

A Olisanta 2013 foi um Suces-so” Comemora a presidente da Fundação Muni-

cipal de Esportes Andréa Drissen. “Nós tivemos re-corde de público, as mo-dalidades novas foram um sucesso, e é claro a participação da popula-ção foi um fato marcan-te”, comenta.

A 6ª Edição da Olisan-ta reuniu cerca de 4000 atletas nas mais diversas modalidades. Conforme Andréa era um desafio muito grande, já que no primeiro ano de seu man-dato a frente da secreta-ria teve que enfrentar um evento desse porte. “A princípio foi um desafio, mas abraçamos a causa, mobilizamos a equipe e alcançamos o objetivo-que esperávamos, é claro para o ano que vem tere-mos muito mais novida-des, modalidades novas, estamos analisando o pedido da comunidade para a “Queda de Bra-ço”, foram muitos pedi-dos, queremos melhorar a questão dos horários, quem sabe estender o tempo da competição, e premiarmos até o quarto lugar,”conta.

Como novidade a pre-sidente informou que nas proximas edições todos os atletas terão carteira de identificação para me-lhor organização.

Classificação GeralInterior 180 10°Garagem/Polpa 287 9°Navegantes/G. Rauen 288 8°Nossa Senhora Aparecida 299 7°Gilberto G./ Vila Bonet 326 6°São Cristóvão/Cristo Rei 333 5°Centro 335 4°Menegatti/Cohab/Por do Sol 369 3°Adolfo Correa da Silva 402 2°Santa Cruz 494 1°

Bairro Total Clas

Fotos Denize Rech

Page 21: Jornal Popular - Edição 256

Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013 216ª Olisanta

49-3244.3077

Variedade, Qualidade , Melhor Preço e Bom Atendimento!

Av. Leoberto Leal - Margens da BR 116 - Centro - Santa Cecília

ENQUETE Avaliação da Olisanta 2013, Confira.

Antonio Carlos Ferreira, 40 anos. Bombeiro Militar Quando envolve um evento que se torna tradicional, é natural que as pessoas queiram evoluir, e acredito que isso fica claro na Olisanta, cada edição é melhor que a outra. Este ano, porém acredito que a participação da população foi maior, tanto nos Jogos quanto na torcida. Eu particularmente gosto da Olisanta, o intuito é a inte-gração e o objetivo é alcançado, eu me aproximei de muitas pessoas, fiz novas amizades.Negativo – Precisa apenas melhorar a organização dos horários, para que os jogos não vão até tão tarde.

Xisto Gonçalves, 45 anos. Empresário . A arbitragem foi destaque. A comis-são organizadora soube ouvir todos os dirigentes dos bairros. A Olisan-ta 2013 foi muito boa em todos os aspectos, desde a primeira reunião tivemos um diálogo com todos os di-rigentes, e tudo aconteceu de forma organizada. Negativo - A falta de tabelas nos ginásios, os horários es-tavam muito apertados, alguns jogos que terminaram as duas horas da manhã. Outra observação é não mar-car jogos nos feriados pois a maioria dos atletas não está na cidade, e acaba prejudicando o bairro.

Douglas Alves Collet, 27 anos. Gerente Administrativo.A Olisanta foi perfeita, organização foi a melhor até agora, além disso o povo compareceu em peso, o ginásio estava lotado em pratica-mente todos os jogos. Compare-ceu bastante gente. Eu acredito que toda a população tenha fica-do satisfeita com esta edição da Olisanta. A equipe estava verda-deiramente comprometida e isso ficou claro durante todo o evento.Negativo - Não tenho nenhum ponto negativo a destacar.

Ender Flavio da Costa, 34 anos, motorista.Esta edição foi muito bem organizada, e o mais incrível é que cada edição é ainda mais competitiva, as pessoas tem raça, os jogadores caminham para o profissionalismo, a maioria dos jogos foi disputado ponto a pon-to, quer dizer, a competitividade é que destaca o evento. Além disso, o baile da final também foi muito bom. Toda a equipe da FMESC está de parabéns.Negativo – É preciso encontrar uma maneira de fazer com que os jogos não vão até tão tarde, geralmente a maio-ria das pessoas trabalham durante o dia, e isso dificulta um pouco.

André Pacheco Carneiro de Souza, 14 anos, estudante. Foi a melhor de todas. E foi mais di-fícil que os outros anos, os atletas estão procurando se aperfeiçoar, antes não tinha graça, hoje vencer a Olisanta, é como vencer uma com-petição de auto nível. A população participou mais. Além disso, não houveram brigas, nem as ameaças aos juízes.Negativo – Estrutura dos Ginásio, alguns jogos tinham que parar pra secar as goteiras, inclusive dos ou-tros locais de competição, é preciso investir da estrutura para melhorar.

Page 22: Jornal Popular - Edição 256

22 Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013ESPORTE

BOLASHOW DEVanderlei Nahirnei Professor Alemão

Por

Participação do Leitor

Show di Bola é o que pode-mos falar dos treinamentos da Escolinha Vitória, acredi-tamos que o recesso fez com que houvesse mais entusias-mo por parte dos alunos/atletas, pois percebemos uma aplicação muito grande durante os treinos e, o fato de treinarmos uma hora e meia proporciona oportuni-dade dos professores desen-volverem um trabalho mais

abrangente no quesito técni-co e tático.

Assim ficou disposto os novos horários de treinos: segunda- feira o sub 11, ter-ça- feira o sub 13, quarta-fei-ra o sub 07, quinta- feira o sub 12, sexta- feira o sub 09. Todos os dias das 17h30’ ás 19 h, a saída do ônibus é as 17h15’ em frente ao Ginásio Municipal e no sábado das 9h30’ ás 11 horas.

ESCOLINHA VITÓRIA

BOLÃO

TRADICIONALISMO

Parabéns aos nossos bolonistas que estiveram em Xanxerê nos dias 21, 22 e 23/03 nos representando na copa dos campeões do Estado. Este grupo nós podemos chamar de uma verdadeira seleção de campeões.

Parabéns ao Grupo de Dança Coração Serrano que iniciou seu XII curso de Dança Gaúcha, no dia 07/04 no Clube Araucária e, já confirmado o Grandioso Baile de Formatura com nada mais nada menos que “Os Ber-tussi”, certeza de sucesso absoluto. Informações com os gaudérios: Cló-vis, Marilú, Grimes, Màrcia, Luciano e Eliani.

COMPLEXO ESPORTIVO VITÓRIA“Nossa cidade merece e o povo agradece”!

GILMARZINHO“Quero agradecer a garotada do sub 15 do bairro

Aparecida que estiveram na Oliza em Fraiburgo, onde fomos vice campeões, perdemos a final para a forte equipe de Monte Carlo. A nossa equipe Aparecida/Mecânica do Kinho, por três campeonatos seguidos ficamos na mesma colocação, sobre meu comando

percebemos que esta havendo uma evolução entre os garotos, também quero agradecer a torcida de Santa Cecília que nos acompanhou em todos os jogos,

Agradeço também ao professor Alemão que é o grande parceiro do Esporte, podem falar o que quiser, “mas ele é o cara do esporte”. Essa é minha opinião. Assina o texto : Gilmarzinho

Ao Sr. José Volmi de Souza, o TOCO Secretário de Transporte, mesmo não sendo um atleta, contribui significativamente para o engrandecimento do desporto ceciliense, pois, jamais deixou de autorizar um motorista de ônibus transportar atletas, mesmo tendo que sacrificar outras linhas pra atender o esporte. Muito obrigado da Escolinha Vitória e do nosso Esporte.

Às PESSOAS que tratam os presidentes dos bairros como funcionários do esporte, Vale lembrar-lhes, que esses abnegados fazem um trabalho voluntário e não podemos sacrificá-los de seus afazeres profissionais, ou o que é pior, tratá-los como operários da Olisanta, eles são os “kara” que fazem a Olimpíada acontecer.

O KARA!

Parabéns a SILVANA DO NASCIMENTO, que mesmo de “Muleta” entrou na cancha de bocha pra jogar porque faltou sua atleta, com isso isentou seu bairro de ser punido. Repetiu a sena no Atletismo, deu apenas a Largada, mas valeu.

Parabéns aos comunicadores do esporte, eles são responsáveis pe-las informações esportiva em nossa cidade, o Kinho das 17 h as 18 h e o Nevison das 18h15 ás 19 h, se liguem galera esportiva.

KINHO X NEVISON

APOIO | POSTO SCARIOT | PATRIMONIAL SEGURANÇA | SITICON | FONTANA GRILL RESTAURANTE

“Sempre tive dentro de mim que jamais vou desistir dos meus sonhos. Embora passasse por muitos momentos difíceis, nunca desanimei.

Pra quem pensa que futebol é fama, é ter luxo etc. Está totalmente er-rado. Futebol acima de tudo é discipli-na, é renuncia, é ficar longe da família, amigos, é muitas vezes passar priva-ções. Tenho 19 anos, e desde o início do ano passado sou atleta dos juniores da Chapecoense, onde em breve estarei no profissional. Vou deixar uma mensagem a todas as pessoas dessa cidade que tem um sonho, nunca, jamais desistam, sempre haverá vaias e aplausos, colo-que Deus no controle de tudo e, pode ter certeza, ele fará o melhor por ti.

Tenho muitas pessoas para agrade-cer. Mas duas, são especiais. “Foram

as que me apoiaram desde o princípio, que me criaram quando meus pais não tiveram condições, são eles minha avó Ilma Soupiski e meu avô Julio Sou-pinski”.

Ai esta o relato de um menino que é exemplo de dignidade e perseverança, me recordo quando iniciou seus treina-mentos na Escolinha Vitória, tinha entre 8 e 9 anos, sua dedicação e sua busca pelo gol era tanta que carinhosamente o apelidamos de “artilheiro”, desde o inicio, observávamos que sua postura era totalmente diferenciada dos meni-nos de sua idade. Eu particularmente o conhecendo, tenho certeza que irá realizar seus objetivos e acredito que em breve, o veremos jogando entre os profissionais que é um privilégio para poucos, diga-se de passagem.

Luis Guilherme

Foto

Div

ulga

ção

Page 23: Jornal Popular - Edição 256

Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013 23Publicações Legais | Multas de Trânsito

Page 24: Jornal Popular - Edição 256

24 Jornal Popular |Santa Cecília 12 de Abril de 2013

TEMPO

CONTRA CAPA

IPTU PREMIADO

1º PRÊMIOMotocicleta Honda BIZ 0km

2º PRÊMIOTV LCD 32’’

3º PRÊMIONotbook Philco

Sorteio

31\5NO PAÇO MUNICIPAL

LEI MUNICIPAL Nº 1.710 DE 17/01/2013 DECRETO803 DE 21\01\2013

Esteja em Dia com os Débitos 2013 e Concorra: