Jornal Rainha do Universo Julho 2011

8
INFORMATIVO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA RAINHA DO UNIVERSO • PARQUE ALVORADA • JULHO/2011 • ANO 16 • Nº 172 2 3 5 Veja nesta edição Dom Orlando Brandes discorre em seu artigo sobre ética e corrupção. Você não pode deixar de ler Festa da Santíssima Trindade Veja como foi a celebração da Festa da Santíssima Trindade para os animadores de Grupos Bíblicos de Reflexão do Decanato Centro Participar de festas juninas é viver um pouco daquele gostinho de festa na roça, quando as famílias se reuniam para rezar e festejar os santos Antônio, João e Pedro 4 7 8 Esta comunidade comemorou o Dia de Corpus Christi com algumas novidades, veja como foi Doutrina da Igreja Católica - Santíssima Trindade Confira como foi a Crisma nesta comunidade Celebrações de julho O calendário litúrgico deste mês se inicia com celebrações muito enriquecedoras para uma espiritualidade madura. No dia 1º se faz memória do Sagrado Coração de Jesus. Podemos dizer que é a festa, por excelência, do amor de Deus presente no Coração do Filho, criando, perdoando, salvando e libertando tudo que existe no universo. É a totalidade que converte e transforma, que partilha seus dons com todas as criaturas, especialmente com o ser humano, maior invento da sua criatividade. Se Deus foi definido por São João evangelista como amor, no Coração de Jesus reside o amor sem limite que se doou na cruz e se fez presente na eucaristia. No dia 2, a Igreja louva Maria, também destacando o seu coração imaculado que aprendeu a amar com Jesus e fez da sua vida perfeita doação ao Pai. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim conforme a tua palavra”. Expressão máxima da sua oblação a Deus, correspondida com a concepção de Jesus no seu ventre. A terceira homenagem de julho é destinada aos apóstolos São Pedro e São Paulo, cujas vidas testemunharam o amor de Jesus e Maria agindo num coração humano. Essas duas extraordinárias figuras do cristianismo primitivo se fizeram colunas da Igreja de Cristo porque se abriram aos apelos de Deus sem restrições ou qualquer tipo de condicionamento. Mergulhando no Coração de Jesus, que nos ama loucamente, e aprendendo a amar com ternura a a largueza do Coração de Maria, estamos capacitados para imitar o ardor pastoral de Pedro e Paulo, que se puseram radicalmente a serviço da evangelização e da conversão dos seres humanos. Eis uma experiência santificadora para quem entronizou Jesus e Maria no coração e deseja construir o reino messiânico como São Pedro e São Paulo. D. Geraldo Majjela Agnelo Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador

description

Jornal Rainha do Universo Julho 2011

Transcript of Jornal Rainha do Universo Julho 2011

Page 1: Jornal Rainha do Universo Julho 2011

INFORMATIVO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA RAINHA DO UNIVERSO • PARQUE ALVORADA • JULHO/2011 • ANO 16 • Nº 172

23

5

Veja nesta edição

Dom Orlando Brandes discorre em seu artigo sobre ética e corrupção. Você não pode deixar de ler

Festa da Santíssima Trindade Veja como foi a celebração da Festa da Santíssima Trindade para os animadores de Grupos Bíblicos de Reflexão do Decanato Centro

Participar de festas juninas é viver um pouco daquele gostinho de festa na roça, quando as famílias se reuniam para rezar e festejar os santos Antônio, João e Pedro

4

78

Esta comunidade comemorou o Dia de Corpus Christi com algumas novidades, veja como foi

Doutrina da Igreja Católica - Santíssima Trindade

Confira como foi a Crisma nesta comunidade

Celebrações de julhoO calendário litúrgico deste mês se inicia com celebrações

muito enriquecedoras para uma espiritualidade madura. No dia 1º se faz memória do Sagrado Coração de Jesus. Podemos dizer que é a festa, por excelência, do amor de Deus presente no Coração do Filho, criando, perdoando, salvando e libertando tudo que existe no universo. É a totalidade que converte e transforma, que partilha seus dons com todas as criaturas, especialmente com o ser humano, maior invento da sua criatividade. Se Deus foi definido por São João evangelista como amor, no Coração de Jesus reside o amor sem limite que se doou na cruz e se fez presente na eucaristia.

No dia 2, a Igreja louva Maria, também destacando o seu coração imaculado que aprendeu a amar com Jesus e fez da sua vida perfeita doação ao Pai. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim conforme a tua palavra”. Expressão máxima da sua oblação a Deus, correspondida com a concepção de Jesus no seu ventre.

A terceira homenagem de julho é destinada aos apóstolos São Pedro e São Paulo, cujas vidas testemunharam o amor de Jesus e Maria agindo num coração humano. Essas duas extraordinárias figuras do cristianismo primitivo se fizeram colunas da Igreja de Cristo porque se abriram aos apelos de Deus sem restrições ou qualquer tipo de condicionamento.

Mergulhando no Coração de Jesus, que nos ama loucamente, e aprendendo a amar com ternura a a largueza do Coração de Maria, estamos capacitados para imitar o ardor pastoral de Pedro e Paulo, que se puseram radicalmente a serviço da evangelização e da conversão dos seres humanos. Eis uma experiência santificadora para quem entronizou Jesus e Maria no coração e deseja construir o reino messiânico como São Pedro e São Paulo.

D. Geraldo Majjela AgneloCardeal Arcebispo Emérito de Salvador

Page 2: Jornal Rainha do Universo Julho 2011

MENSAGEM DO ARCEBISPO

UniversoJULHO/2011

Dia da Palavra

De maneira geral a humanidade não sabe lidar com o dinheiro. Convivemos com luxo e miséria. Nossas cidades são como o rosto de Cristo “belas no centro, mas, coroadas de espinhos” que são as periferias pobres. O 7º mandamento ordena: “Não roubar” (Dt 5,19). O que é roubado deve ser restituído. “A raiz de todos os males é o amor ao dinheiro” (ITm 6,10) Corrupção e impunidade comprometem o funcionamento do estado. Amar o País, o Estado, a Cidade é exorcizar a corrupção.

Infelizmente somos fracos em ética e fortes nas desordens morais. A corrup-ção tornou-se hábito, cultura, “jeitinho”. O que mesmo interessa é “levar vanta-gem em tudo”. Em nome da corrupção temos paraísos ficais, tráfico de pessoas, de armas, de drogas. “Os povos da fome se dirigem de modo dramático aos povos da opulência, escreveu Bento XVI. A grandeza de um povo não se mede não pelo número de ricos, mas, pela ausência da fome. Temos um desenvolvimento econômico astronômico e um subdesen-volvimento ético lamentável.

Nossa bandeira ética deve ser o bem comum, as políticas públicas, a opção pelos pobres, a prioridade da saúde e da educação. O Catecismo da Igreja Católica define a corrupção como: “roubo, rapina, fraude, especulação, salário injusto, lucro desonesto, eleva-ção de preços, falsificação de cheques, gastos excessivos, desperdícios, tráfico de pessoas, extorsão, falsificação de documentos, prejuízos de inocentes,

política e participativa do povo. Temos nossa Escola da Fé e Política que tem o objetivo de educar para a justiça, o direito, a política.

Louvável é ação do Ministério Público e especialmente do Gaeco na defesa da dignidade humana e da cidadania. Seu objetivo é estar perto do povo e em favor da transformação social. Precisamos nos articular e criar parcerias para promover a existência digna, a ordem da igualdade, da equidade e da dignidade humana pessoal e social.

O Reino de Deus é um projeto de salvação que inclui a vida, a justiça, o amor, a verdade, a alegria e a paz. O capital mais precioso é o próprio ser humano. Daí o lema: “para ter mais é preciso ser mais”. Diz Bento XVI: “sem homens retos é impossível superar a corrupção”. O bem aventurado João Paulo II escreveu: “ o ser humano não perde sua dignidade apesar de suas fraquezas”. É possível uma Terra sem males e um mundo novo. O ser humano é originalmente bom e tem as condições básicas para ser sempre melhor. A esperança nos leva a acreditar na recuperação das pessoas e do mundo.

Dom Orlando Brandes

ÉTICA SIM, CORRUPÇÃO NÃO

O Dia da Palavra do mês de junho foi realizado na matriz, e teve a colaboração do setor 5 de GBR na organização.

A entrada da Bíblia (por ser o mês de junho dedicado ao Sagrado Coração de Jesus), foi seguida dos símbolos: água, velas, flores e a imagem do Sagrado

Coração e dos santos do mês: Santo Antônio, São João e São Pedro, pelas senhoras do Apostolado da Oração. Pe. Alcides fez a oração inicial e aprofundou o tema da carta de Tiago: “Escolher entre bênção e maldição”. Muitos textos dessa carta falam do descon-trole no uso da língua: criticas, julgamentos,

juramentos etc. Isso demonstra que naquele tempo havia problemas na comunidade na questão da comunicação. Pe. Alcides deu seu toque especial, explicando com detalhes o assunto. O Dia da Palavra de julho será dia 7, na Capela, às 20 horas. Participe!

processos e contratos falsos, dívidas por má administração” (nº 2534).

A corrupção dos grandes é péssima e a corrupção religiosa é pior que outras, porque é uma injustiça, uma deslealdade que acaba causando morte, fome, prejuí-zos. Portanto é o império do mal, um pecado social onde as vítimas que mais sofrem são os mais pobres, os pequenos, os mais necessitados. Corrupção é dinheiro sujo que comprova um subdesenvolvi-mento ético de baixa qualidade.

A falta de ética leva ao cinismo egoísta, à deturpação da consciência e à deforma-ção social fundamentada na ilegalidade, na irregularidade e na impunidade. É um pecado que “clama aos céus” (cf Tg 5,4). A corrupção se auto-sustenta com a instru-mentalização das pessoas, a cumplicidade, a mentira. Eis o rosto da iniqüidade social.

Nossos pais nos ensinaram que não devemos nos apossar sequer de um alfinete que não é nosso. Eis a beleza da honestidade, da transparência, da lealda-de. Os pilares de uma sociedade justa e fraterna são: a justiça, o amor, a verdade e a liberdade. Estes critérios são luzes para o voto ético nas eleições e nas urnas. Em nossos dias aumenta a abstenção dos eleitores. Tal atitude é perigosa para o bem comum. Entre nós este mau hábito deve ser superado. O voto tem muito poder.

A consciência e mobilização social está enfraquecida. A sociedade dá graves sinais de desilusão. O povo não pode esquecer seu poder e seu direito de manifestação e de protesto. Escolas, religiões, mídia têm a obrigação de suscitar a consciência

Page 3: Jornal Rainha do Universo Julho 2011

UniversoJULHO/2011

CELEBRAÇÃO

Grupos Bíblicos de Reflexão

Festa da Santíssima TrindadeNeste ano a Festa da Ssma. Trindade foi

realizada por decanatos. Os animadores de GBR das várias paróquias do decanato centro - ao qual pertence nossa comunida-de - se reuniram na Catedral para celebrar a data e participar de uma manhã de formação.

No início da atividade, D. Orlando falou sobre os grupos no início do Cristianismo; que eles foram fundados nas casas com as seguintes pessoas: Narciso, Hermas, Nereu, Olimpas, o casal Andrônico, Júnia e outros.

Disse que os grupos de reflexão do centro de Londrina são bem desenvolvi-dos, coisa difícil de acontecer Brasil afora. “O dia de hoje é para nos fortalecer.” – diz D. Orlando.

Citou também uma passagem do Evangelho de Lucas, onde Jesus nos diz: “Não tenhais medo, pequeno rebanho...” dizendo que o Pastor carrega seu rebanho nos ombros.

Em seguida, padre Joel proferiu sua palestra, explicando a imagem da Santíssima Trindade e cada um dos símbolos – desenhos, roupas, ambiente, cores... Disse que a Trindade é comunhão, comunidade, e nós somos convidados a participar.

O grupo de reflexão representa o

Monte Tabor (Lc 9,28) onde, a exemplo de Pedro, Tiago e João, na experiência do Tabor com Moisés, Elias e Jesus, entram em comunhão com a Trindade, fazem a experiência da ressurreição, confirmam sua fé, tornam-se solidários.

O conteúdo da palestra foi desenvolvi-do através de slides com textos que mostram situações onde o grupo de pessoas são destaques, como na multipli-cação dos pães (Mc 6, 9 e Lc 9, 14). Na Paixão do Senhor (Mt 26, 37). No envio dos 72 discípulos (Lc 10,1). Na cura da filha de Jairo (Mc 5,37). Na descida do Espírito Santo no Cenáculo com Maria (At 1, 13-14). Temos que tirar de nós as torres de Babel e sermos Cenáculo, exemplo: meu grupo é melhor do que o seu, o ECC é melhor que os grupos de reflexão...” disse o padre.

Tanto Marcos como Lucas atestam que Jesus rezava sobre a montanha antes de tomar decisões importantes, pedindo orientação. Ele pediu luzes do Pai, para criar o seu grupo dos 12. Jesus dedica-se muito ao seu grupo.

No grupo deve haver um clima de amizade, de família, de bem-estar. As pessoas devem sentir-se em casa, sentir-se bem.

.Entre os cristãos havia inveja,

competição, temperamentos fortes. Jesus gastava tempo com o seu grupo porque acreditava no valor do grupo para a evangelização.

.O grupo tem por objetivo seguir Jesus, estar com Jesus, evangelizar.

“Na época de Jesus, sentar-se à mesa era partilhar a própria vida. Por isso, acolher alguém à nossa mesa é ter comu-nhão com ela.” disse o padre. Exemplo: o grupo dos discípulos de Emaús reconhe-ceu Jesus pelo partilhar o pão.

“O grupo de reflexão é também um caminho a percorrer. Jesus caminha junto, acompanha.”

Pe. Joel falou sobre a importância dos coordenadores em ouvir o grupo: suas decepções, desânimos etc. O sucesso do grupo está na comunicação – escutar e falar. No grupo, todas as pessoas devem falar. Com o tempo o grupo se torna nossa segunda família.

Testemunhos: um grupo está construin-do casas para necessitados; uma senhora se mudou para o centro e foi acolhida pelo grupo; um senhor evangélico se tornou católico por influência da sua esposa e dos grupos de reflexão.

Colaborou o casal: Júnia e Harnold, do GBR da rua Olímpia, setor 4.

Pensamentos*FORÇAS A sociedade de hoje precisa de uma nova solidariedade para resolver os seus graves problemas. Mas, quem serão os portadores desta solidariedade? Eles fazem parte de um conjunto de forças das quais uma, indispensável e insubstituível, é a família, toda impregnada, no seu interior, de valores altruístas. (Johanes N. Schasching)*ACEITAR ALGUÉM Se alguém ama outra pessoa apenas pelo que compreendeu dela e por aquilo que corresponde aos ideais e aos desejos que ele mesmo concebeu sobre si mesmo, na verdade não a ama. É preciso aceitar aquela pessoa como ela é, em si mesma e por si mesma. Só deste modo descobrirá o outro na sua própria verdade. (Karl Rahner)

Page 4: Jornal Rainha do Universo Julho 2011

UniversoJULHO/2011

ESPIRITUALIDADE

SHOPPING COM TOUR - LOJA 01 - BLOCO BTEL.: (43) 3347-5012 - LONDRINA - PR

Pelos preparativos da igreja percebe-mos a importância da solenidade que vai ser realizada. Quando há o envolvimento das equipes de celebração, sabemos que estamos diante de um evento muito solene. Assim, devemos compreender a Festa de Corpus Christi. Nossa comunidade, neste ano, convocou para a decoração das ruas os participantes dos Grupos Bíblicos de Reflexão e paroquianos em geral. Vimos que todos os setores de GBR estavam envolvidos, também crianças, jovens e idosos que levantaram de madrugada, para preparar os tradicionais tapetes por onde passaria a procissão.

Além do tema principal, que é a Eucaristia, foram lembrados o tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema: “A criação geme em dores de parto”. Cada equipe

Festa de Corpus Christi

O 1º Encontro de Casais com Cristo, da Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo, foi realizado nos dias 5, 6 e 7 de junho de 1992.

Inicialmente o grupo recebeu o nome de Grupo Vermelho, depois ele foi rebatizado de Grupo Feliz União.

Os casais que compoem o grupo são Albertina e Valter, Irailde e Matesco, Lúcia e Jacomel, Maria de Lourdes e Wandick, Regina e Carlos Alberto. No dia 10 de junho celebraram uma missa de ação de graças em comemoração aos 19 anos de caminhada na evangelizacão e estudo da Biblia. Participaram da missa Matilde e Gilmar (casal setorial) e Ione e Marcelo, do Grupo dos Cinco desta comunidade.

com sua criatividade preparou um trecho da procissão, intercalando flores, ramos, papel, tapetes, lixo eletrônico reciclável e outros, com destaque à agressão ao meio ambiente. A procissão percorreu as ruas ao redor da igreja, com paradas para reflexão, em altares decorados com materiais lembrando os 4 elementos: Terra, Água, Ar e Fogo, onde era exposto o Ssmo Sacramento.

Foi muito interessante ver com que alegria, disponibilidade e espiritualidade as pessoas participaram da festa; tudo para demonstrar a nossa fé católica em Jesus eucarístico.

Corpus Christi (Corpo de Deus) é uma festa secular que remonta anos de história e tradições enriquecedoras. Vejam nas fotos alguns momentos da preparação e o transcorrer da procissão:

Aniversário do grupo Feliz União

Page 5: Jornal Rainha do Universo Julho 2011

UniversoJULHO/2011

COMUNIDADE

Festa Junina

FORMAG PAROQUIAL

Entre as festas mais populares do Brasil encontram-se as Festas Juninas. Em nossa comunidade a festa foi realizada na Capela N. Sra. da Esperança, precedida de missa pelo Dia dos Namorados, que é celebrado todos os anos na véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Apesar de toda modernidade, as festas juninas ainda fazem sucesso. Continuam presentes na alma das pessoas a vontade de festejar e celebrar no mês de junho, esse tempo, tão longinquo, das festas a Santo Antônio, São João e São Pedro - com fogueira, quadrilha, trajes caipiras e iguarias típicas. Em nossa comunidade neste ano não se vendeu bebidas alcoólicas, até o quentão foi sem álcool e foi muito bem aceito.

Nas fotos momentos da festa:

Este espaço está reservadopara o anúncio da sua empresa.

Entre em contato conosco.

Fone/Fax: [email protected]

[email protected]

Dia 5 de junho foi realizado o 3º módulo do FORMAG em nossa paróquia. Teve início com uma espiritualidade dirigida por Amélia Frigeri, e entrada das imagens do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora Aparecida. Adavalcy (coordenado-ra do Formag Paroquial) deu as boas -vindas aos participantes. Em seguida Regina Roveri (da equipe do Formag arquidiocesano) dirigiu a formação do encontro.

Iniciou com uma dinâmica de perguntas sobre os GBRs. O que estou fazendo aqui? -Quais os benefícios que a participação no grupo traz? -Qual o maior desafio?

Foram formados grupinhos com um tempo para responderem as perguntas e após partilhar com os demais.

A seguir o assunto girou em torno de ações do antigo povo de Deus. Regina disse, que assim como Ele chamou o povo de Israel e este se dispersou, nos chama hoje para sermos um povo ministerial.

Tipos de ministérios: ministério reconhe-cidos (enfeitar procissões, a igreja...). Ministérios confiados através de um gesto litúrgico: ministros da eucaristia, leitores, comentaristas...

Como devem ser os GBRsSão instrumentos; inspiram-se na missão

de Jesus; são uma experiência de Deus; são um grande retiro espiritual; são missionári-os; são cultivadores de amizades; são tempo de cidadania para todos; são a renovação da paróquia...

No final, foi apresentada uma breve encenação como exemplo da interdependên-cia. Ninguém vive sozinho, uns dependem dos outros, como as ferramentas de um carpinteiro, que numa construção nenhuma é mais importante que a outra, cada uma tem a sua importância. Para encerrar, Patrícia (coordenadora de GBR Paroquial) mostrou o mapa territorial da nossa paróquia em se-tores. Cada setor tem um número e uma cor.

Page 6: Jornal Rainha do Universo Julho 2011

UniversoJULHO/2011

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE JULHO 2011

DEMONSTRATIVO DO MÊS DEMAIO/2011 - MATRIZ

DEMONSTRATIVO DO MÊS DEMAIO/2011 - CAPELA

PASTORAL DO DÍZIMO

MensagemDízimo, fonte de bênçãos

PASTORAL DO DÍZIMO

Aniversariantes de nascimento e matrimônio que participaram da missa de ação de graças do mês de junho. Missa celebrada todos os meses em homenagem aos aniversariantes de nascimento e matrimônio, sempre na última sexta-feira do mês. Participe você também!

Aniversariantes dizimistas

O dízimo é uma fonte de bênçãos, não porque Deus vende graças e sim porque , à medida que o meu coração se abre para oferecer, também se abre para receber.

Quanto mais eu sou generoso no meu dízimo, tanto mais recebo e aceito a presença de Deus na minha vida.

Como outros caminhos que conduzem a Deus , o dízimo abre o coração por fora, e ao abrí-lo permite que Deus o presenteie por dentro, com os seus Dons.

Quanto mais o meu dízimo for expressão da minha FÉ, tanto mais acesso eu tenho às graças de Deus.

Sorteio da Bíblia/Catecismo: mês de junhoSábado – 19h – (capela)

Domingo – 10hs – NEWTON BRUNELLIDomingo – 19hs – JOHO CARLOS

ANIVERSARIANTES MATRIZ ROSALINA ROSSOTTI FERRARI 4. MARCOS MATOSO E RICÉLIA ANIVERSARIANTES DA CAPELA1. ITÁLIA GUISELINE NELSON MARCIANO DE DOS SANTOS 1. EUNICE CORONADO LEONI

EDNIR SPINA SOUZA 5. RAFAEL E NAZARÉ PACCHINI PAULO LUIZ DA SILVEIRAJOSÉ GROSSI SOBRINHO MARCOS ANTONIO COSTA 6. RODRIGO E EDNEIA HAYASHI 4. MARIA INÊS DA SILVAMARCELO JOSÉ CATORI NAZARÉ PACCHINI ÁLVARO E NEUSA BROCHADO LILIAN CATTAI

2. MARLENE RODRIGUES 16. MARISA TOMÁS DE SOUZA 7. LUIZ E SUELI PEDROLO 6. VERA LÚCIA REISVERA LUIZA TATAKIHARA CARLOS EDUARDO OLIVEIRA AVELINO E AMÉLIA FRIGERI NÍVEA DA SILVA OLIVEIRA LUCI MARY MANCHINI DA SILVA CARLOS ALBERTO E CAMILA LEONIDANIELLY DE SOUZA PONCE PATRÍCIA CRISTIANE BRITES SODRÉ EVA CARVALHO LAÇORUIZ 17. ALEIA PEDRO BUKI ANDRÉ E VALÉRIA DE CASTRO 7. LOURDES CARVALHO DOS

3. RUTH JULIETA MENEGANO 18. ELZA APARECIDA BORGES 10. ALCIDES E HELENA SALVIATO SANTOSCARLOS BELLONI FILHO 19. SANDRA NEY S. BAVIA PASQUALE E OSNILDA JOSÉ PEREIRA DE CARVALHO

4. EDINÉIA DA SILVA IVANIR MOTA TOMASSETTI 12. ALEXANDRE CARAMORI IZABEL GARCIA ARAÚJO 20. APARECIDA BÁRRIOS JOÃO E MARIA ELENA MARTINS

5. VALTER ROMANHA GRACINO FERREIRA 13. CLARICE HELENA FRANÇA6. IMÉRIO FRANCISCO WEBER CRISTIANE CARREX NUNES ADILSON E SHIRLEI SCHULLER 14. CLOTILDE RIBEIRO CORREIA 7. WELINGTON JOSÉ DA SILVA CARLOS FERRARO 12. VALTER E ESTELA ROMANHA DA SILVA

URSI ADELAIDE QUIRINO TEODORO 14. ARMANDO E NATÁLIA GÓIS 19. IVAN CÉSAR RIVIERAJOÃO CARLOS MARIANO 21. MARIA IZILDA GARCIA HÉLIO E MARIA SALETE OSVALDO BENTOMILTON LEITE RODRIGUES EDISON RIBEIRO LOPES VIEIRA NETO 20. LAÍS MILAN TEIXEIRALUIZ CAPRIOLI OSMAR CARVALHO 15. ANTONIO E ÂNGELA BIAZETO MARIA FRANCISCA CONSTANTINO CAMOLEZZI 22. VALDINEI ARRUDA MONTEIRO 17. JOSÉ FRANCISCO E CLEUSA RODRIGUES MENDESFILHO LEOZITA CRISTANTE DA SILVA 22. NELSON FABRIVIVIANE GUIMARÃES ÉLIO COUTINHO WANDICK E MARIA DE 25. JOÃO CORONADOJOSÉ OLIVEIRA DO MARIA PAES DOS SANTOS LOURDES ALENCAR RITA LINO MATOSNASCIMENTO 23. MARIA DE LOURDES GOMES 19. DORIVAL E JERCY MILAN RODRIGO CORONADO LEONILILIAN ROSSANA AUDI DOS DE OLIVEIRA CARLOS JOSÉ LIOTI E IWANA 26. MARIA LUIZA ALVESSANTOS SUELI TOMIURA OLIVEIRA JACIRA MENDES

8. ELZA MARIA SERAFIM 24. AUGUSTO FUJIMOTO EDSON E MARIA CONCEIÇÃO 27. NEUZA MARIA FERNANDES REINALDO BANDOLIN JÚNIOR 25. ANITA TERUKO OSAWA DE CASTRO DA SILVEIRA

9. MARCIA SEL VANDA FALKOWSKI ESCOBAR 20. EVERSON E FLÁVIA ANA ALVES CHAGASAVELINO PEDRO FRIGERI 26. ROSIMEIRE G. OLIVEIRA JERÔNIMO 30. SILVIO PORPETA

10. AMÉLIA FRIGERI ANNA MARIA BATTU BELLONI CLAUDEOMIR E ARLENE 31. WELLINGTON CORONADO EDSON ROBERTO ALVES 27. TEREZINHA PANICHI MEDICI GURKEVECZ FABRIBERGINA CAPRIOLI 28. SANTINA LIBERATTI 22. CLAUDINEY E CELINA MENCKMARIA FLORINDA SÍLVIA LEITE GOMES JOSÉ E MARIA DE LOURDES MATRIMÔNIONASCIMENTO JOSÉ MARIA MANOEL CORREIA 4. NELSON E EDENIR FABRI

11. ARMANDO GÓIS RODRIGUES 23. NEWTON E ELBA BRUNELLI 5. ALOÍSIO E CLOTILDE DA SILVAJOSÉ ESCUDEIRO LEONICE RANIERI 25. RUBENS ELIAS E NEUSA POLICARPO E VERA BASSANELZA DE CARVALHO GARCIA PAULO EDUARDO HONÓRIO ASSAD 7. LUIZ E CLARICE FRANÇAABÍLIO CARLOS MOREIRA RAQUEL 27. AMAURI E MARIA FLORES DE 10. ANTONIO E MARIA SOUZA ILMA SARAIVA PERES 29. JANAINA GRANADA SILVA MELO FERREIRA

12. SOLIDÉIA FULCHINI GARCIA ADÉLIA DE CARVALHO 28. LUIS GUSTAVO E APARECIDA 12. TARCISO E JOAQUINA CLEONICE MARIA MAEMURA SANTOS MORAES CHAGASVILAMIR COLOMBELLI SUELI APARECIDA CELSO LUIZ E ELZA GARCIA 17. OSVALDO E IRENE BENTO

13. JÚLIO MORIMOTO GONÇALVES DE ARRUDA ADILSON JUAREZ JAHN E 20. BENEDITO E MARINA RIVIERANELSON BASSE ARAGÃO PEDRO TOSHIHIRO TAKITO MARISA FERREIRA 22. MÁRIO HENRIQUE E MARIA MÁRIO EUGÊNIO MORINI 30. JACIRA CARNEIRO 29. ANTONIO CARLOS E VERA MICHELATOLAURO MASSAHIRO 31. VIVIANE MARIA MORAES LÚCIA DA SILVA 29. OSCAR E THEREZINHA NAGAYAMA SANTOS 30. JOSÉ WAGNER NUNES E

14. FÁTIMA RAMIRO JÚLIA UEDA MERCEDES PESSOARENI APARECIDA DE CASTRO 31. JOÃO E OLAÍDE FRIGÉRIOMARIA PEREIRA CAMARGO MATRIMÔNIO CARLOS EDUARDO E LILIANE FRANCISCO MARIANO TERRA 2. DURVAL E MARILDA AMORIM SENE

15. ILDA GIORGIANI CORTEZÃO 3. JORGE E LIAMAR DE OLIVEIRA

MAR?

Neste mês o Informativo Universo completa 16 anos de existência, informan-do, formando, noticiando eventos paroquiais e fatos importantes da Igreja no Brasil e no Mundo. Queremos agradecer aos anunciantes, leitores e colaboradores que durante todos esses anos nos têm prestigiado.

RECEITA: Coletas: R$ 3.837,45Dízimo: R$ 38.321,64Doações: R$ 911,00Renda s/ aplicações: R$ 1.129,98Patrocinios: R$ 240,00TOTAL DA RECEITA: R$ 44.440,07

DESPESAS:Dimensão Religiosa: R$ 114.754,91Dimensão Missionária: R$ 7.238,61Dimensão Social: R$ 3.167,12TOTAL DE DESPESAS: R$ 125.160,64

SALDO NEGATIVO: R$ 80.720,57

RECEITA: Coletas: R$ 612,80Dízimo: R$ 2.805,00Esportulas: R$ 650,00Renda s/ aplicações: R$ 118,78TOTAL DA RECEITA: R$ 4.186,58

DESPESAS:Dimensão Religiosa: R$ 4.655,86Dimensão Missionária: R$ 213,75Dimensão Social: R$ 92,00TOTAL DE DESPESAS: R$ 4.961,61

SALDO NEGATIVO: R$ 773,03

Page 7: Jornal Rainha do Universo Julho 2011

7

UniversoJULHO/2011

FORMAÇÃO

MENSAGEM

DOUTRINA DA IGREJA CATÓLICASantíssima Trindade

A Santíssima Trindade é um mistério de um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Pai que é Deus, que é Amor: somente o Pai que ama respeita a liberdade de seu filho.

Filho que é Jesus Cristo: é o Deus visível que se fez homem, nascendo da Virgem Maria, para cumprir a vontade de Deus de libertar os homens do pecado.

Jesus é Deus e as principais provas são: O próprio Jesus se diz Deus (Jó 10, 30; Jó 14, 7; e Lc 22, 67-70).Os milagres eram feitos pelo próprio Jesus, e não por meio de Jesus.

Espírito Santo, é o Amor do Pai e do Filho que nos é comunicado e transmitido. Segundo o CREDO, Jesus foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nascido da Virgem Maria que foi convidada a conceber Jesus; e a concepção de Jesus foi obra do poder do Divino Espírito Santo: “O Espírito virá sobre Ti...” A missão do Espírito Santo está sempre conjugada e ordenada à do Filho, ou seja, toda a vida de Jesus manifesta a vontade do Pai que por sua vez é manifestada pelo Espírito Santo.

Um fato dos Evangelhos é que os

Apóstolos estavam com muito medo após a morte de Jesus. Foi a descida do Espírito Santo sobre eles que os transformou radicalmente e deu coragem para que saíssem anunciando o Evangelho.

O mesmo Espírito Santo que deu forças aos apóstolos e mártires é recebido no sacramento da Crisma, e aí está a importância deste sacramento no fortalecimento da Fé e na profissão do

Cristianismo de cada um.O Dogma da Santíssima Trindade

A Trindade é Una; não professamos três deuses, mas um só Deus em três pessoas. Cada uma das três pessoas é a substância, a essência ou a natureza divina. As pessoas divinas são distintas entre si pela sua relação de origem: o Pai gera; o Filho é gerado; o Espírito Santo é quem procede. Ou seja, ao Pai atribui-se a criação, ao Filho atribui-se a redenção e ao Espírito Santo atribui-se a santificação.

Resumindo, o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode nos dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo.

Pela graça do Batismo “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aqui na Terra, na obscuridade de nossa fé, e para além da morte na luz eterna. Pela Confirmação ou Crisma, como o próprio nome diz, somos chamados a confirmar essa fé, ora recebida para que, além de vivermos segundo a Palavra de Deus, darmos testemunho dela e levá-la por toda à parte.

Pesquisa de Antonio Sanchez

A amizade torna os fardos mais leves, porque os divide pelo meio. A amizade intensifica as alegrias, elevando-as ao quadrado na matemática do coração. A amizade esvazia o sofrimento, porque a simples lembrança do amigo é alívio. A amizade ameniza as tarefas difíceis, porque a gente não as realiza sozinho. São dois cérebros e quatro braços agindo. A amizade diminui a distância. Embora longe, o amigo é alguém perto de nós. A amizade enseja confidências redentoras: problema partilhado, percalço amaciado; felicidade repartida, ventura acrescida. A amizade coloca música e poesia na banalidade do cotidiano. A amizade é a doce canção da vida e a poesia da eternidade.O amigo é a outra metade da gente. O lado claro e melhor. Sempre que encontramos um amigo,

Comemora-se o Dia dos Avôs e Avós em 26 de julho. Esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos.

Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho Jesus.

São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.

Dia 20: Dia Internacional da Amizade

OS MILAGRES DA AMIZADE

encontramos um pouco mais de nós mesmos.O amigo revela, desvenda, conforta. É uma porta sempre aberta, em qualquer situação. O amigo na hora certa é o sol ao meio-dia, estrela na escuridão. O amigo é a bússola e rota no oceano, porto seguro da tripulação. O amigo é o milagre do calor humano que Deus opera num coração.

Autor: Pe. Roque Schneider - sj

HISTÓRIA

Dia 26 - Dia dos Avós

Page 8: Jornal Rainha do Universo Julho 2011

UniversoJULHO/2011

INFORMATIVO UNIVERSO - Publicação Mensal da Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo.Fone/Fax: 3327-0427. Rua Ibirá, 99 - Pq. Alvorada - CEP 86062-360 - Londrina, PR. As colaborações para este informativo devem ser enviadas até o dia 15 do mês. Podem ser entregues na secretaria paroquial ou pelos e-mails: [email protected]; [email protected]; [email protected]. Presidente: Pe. Alcides de Bastiani - Responsável: Adélia C. Santos (coordenação, fotografia e textos). Colaboraram nesta edição: Júnia Gomes de Oliveira e Rosa Lúcia V. Torres.Jornalista Responsável: Jota Oliveira MT 517. Projeto Gráfico e Impressão: GRAFMARKE Editora Gráfica, fone: 3327.5496.

Crisma na Comunidade

BATIZADOS

Com a igreja muito bem ornamentada, por se tratar de uma celebração solene, crismandos, catequistas, pais e padrinhos participaram, no dia 25/06, com muita alegria da solenidade da Confirmação ou Crisma.

Na caminhada de catequese este sacramento é dos mais importantes na vida do cristão.

Anteriormente na celebração da Vigília Crismal, os catequi-zandos confirmaram o desejo de ser cristão, porque no Batismo enquanto um bebê, são os pais que responderam por eles.

É na crisma que eles recebem, como em Pentecostes, os dons do Espirito Santo. Daí pra frente poderão assumir um trabalho na comunidade paroquial. Entre os crismandos havia também alguns adultos.

Dom Albano Cavallin, presidente da celebração, com suas palavras sábias os exortou a serem fiéis a Deus durante toda sua vida. Padre Alcides concelebrou.

Desejamos aos neocrismados que o Espírito Santo os oriente e ilumine para que nunca se desviem do caminho certo que é Jesus (Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida).

No mês de junho, domingo, dia 26, foram realizados sete batizados em nossa Paróquia, numa cerimônia muito bonita celebrada por padre Alcides. As crianças batizadas são: Ana Clara e NikolasTomazine de Carvalho (irmãos), Renato Santos Nogueira, Avadora Santos Zanon, Daniel J. Pozzer, Mariana Ranieri Garcia, Lucas Takeda Suzuki. Desejamos aos neobatizados que o Espírito Santo recebido no batismo os ilumine no caminho e os conserve com saúde. Parabéns aos pais e padrinhos.

Celebração da Vigília Crismal