Jornal repercussão edição 66

13

description

Jornal Repercussão edição 66

Transcript of Jornal repercussão edição 66

Page 1: Jornal repercussão edição 66
Page 2: Jornal repercussão edição 66
Page 3: Jornal repercussão edição 66

Morte da empresária Ivete Petry, 41 anos, na semana passada, motivou carreata, passeata e cobrança por mais segurança pelas ruas de Sapiranga | Foto: Deivis Luz

Faltando mais de sete meses para o fi m de 2014, mortes violentas chegam a 11 neste ano. Percentual é igual ao índice de todo o 2013.

Sapiranga clama por mais segurançaPág. 9

Ponte da Av. dos Municípiosvira empurra-empurraDaer e AES Sul não se entendem e não há previsão de quando iniciam obras de ponte. Pág. 8

AraricáNova HartzImpasse chega ao fi m e paradãoserá na Praça Nascente do ValeCom o fechamento da Estação Rodoviária de Nova Hartz, Prefeitura buscou alternativa e paradão fi cará na Rua Rua Guilherme Albino Muller, no Centro. Pág.16 Pág. 17

Agricultores familiares, estudantes, moradores e me-rendeiras estão no grupo alvo do Programa Cozinha Brasil. Ônibus chega em maio.

Ônibus do Sesi chega aomunicípio para qualifi cação

R$ 1,00 | Publicação semanal | Ano II | Edição 66 | 15 a 21 de Maio de 2014

Page 4: Jornal repercussão edição 66

radar2 Repercussão15 a 21 de Maio de 2014 radar 3Repercussão

15 a 21 de Maio de 2014

O Brasil é o primeiro país do mundo a contar com um instrumento normativo capaz de assegurar os direitos da cidadania no ambiente dinâmico e difuso da internet. O marco civil representa um avanço signifi cativo na disputa sobre a agenda da governança democrática no século XXI. O projeto adentrou a agenda do Congresso Nacional em meio a um cenário político complexo, ainda impactado pelas manifestações de junho de 2013 no Brasil e às vésperas da disputa eleitoral nacional, a mobilização intensa de um novo tipo de cidadania venceu a forte pressão das operadoras de telecomunicação e dos monopólios da comunicação. Cumpre agora ao país enfrentar os próximos desafi os na afi rmação de uma nova esfera de direitos,tendo o Marco Civil como um elemento impulsionador. A universalização do acesso à Internet é um destes desafi os. E nesse ponto será preciso contrariar alguns poderosos interes-ses. Afi nal, o Brasil ainda possui um dos planos de conexão mais caros e lentos do mundo, em um mercado pouco afeito aos valores sociais da rede e dominado por multinacionais que já procuram brechas para des-virtuar o princípio da neutralidade estabelecido no Marco Civil. O Marco Civil representa, por-tanto, um grande avanço ao mesmo tempo em que abre novas possibilidades para a afi rmação plena da cidadania na Era digital. Interessa ao Brasil que outros países do Mercosul adotem marcos regulatórios da Internet semelhantes ao brasileiro, legitimado pela inteli-gência coletiva e sedimentado nos princípios da liberdade, neutralidade e privacidade. A América do Sul reuniria, assim, condições de se tornar um território aberto de inventividade e soberania digital na caótica arquitetura global da Internet, cuja infraestrutura descentralizada ainda canaliza, parado-xalmente, a maior parte do tráfego de informações pelo território norte-americano. Resta saber, agora, se haverá energia mobilizadora e ousadia política sufi ciente para que o Marco Civil represente, de fato, a abertura de um novo capítulo na contraditória e desafi adora história da gover-nança da internet.

Vinícius Wusecretário-Geral de Governo do RS

Merece destaque Merece destaque

Campo-bonenses unidos pela criação daUniversidade dos Vales

Prefeitura de Sapirangapromove limpeza daTravessa Maricá

ComentárioInternet e o marco civil

Comunicado mostra arestrição no atendimentomédico em Campo Bom

Carro acidentado emNova Hartz teve motorlançado do veículo

Será reportagem

Prefeito Faisal Karamentrega sistema demonitoramento

Precisa evoluir Caiu no conceito

Sapiranga estudaampliar internetgratuita em 2015Inclusão | Campo Bom consolida projeto e atrai quase 8 mil usuários

O Brasil ainda possui um dos planos de conexão mais caros e lentos do mundo, em um mercado pouco afeito aos valores sociais

Nota rápida...

+Motofurtada Durante uma prisão por tráfi co de drogas, na rua Irmã Dulce, bairro Amaral Ribeiro, a Brigada Militar conseguiu identifi car que a moto tripulada por um homem de 34 anos estava em situação de furto. A ocorrência tomou novo rumo quando os policiais decidiram ir até a residência do homem preso e da sua esposa, que compareceu no local do crime. Conscientes de que a casa onde o casal morava era um ponto de tráfi co, a polícia deslocou-se até a residência. No local, os policiais encontraram em cima da cama 122 pedras de maconha embaladas para a venda.

Sapiranga

Previsão do tempoO clima nos próximos dias conforme o Instituto Nacional de Meteorologia Espacial (INPE)

Jornal Repercussão Ltda CNPJ: 17.376.797/0001-29Jornalista responsávelFelipe Laux | MTB: 15128

Reportagens e ediçãoDeivis Luz, Felipe Lauxe Maese Closs

Fotografi asDeivis Luz, Felipe Lauxe Maese Closs

DiagramaçãoDeivis Luz

Impressão: Parque Gráfi co Grupo RBS

Contato comercial3064-2664

Fale com o RepercussãoTelefone: (51) 3064-2664Celulares: (51) 8335-2000 (TIM), 9610-3310 (VIVO) e 9280-2637 (Claro)

EndereçoRua Getúlio Vargas, 71, 2° andar, sala 1,

Sapiranga/RS

Horário de funcionamentoSegunda a sexta, das 8h às 18 horas; sábados, domingos e feriados: através do celular: (51) 9610-3310

Receba o jornal em sua casaTelefone: (51)-3064-2664

Repercussão circula emAraricá, Campo Bom,Sapiranga e Nova Hartz.

Tiragem: 5 mil exemplares,comprovados por Nota Fiscal do Grupo RBS

site: www.jornalrepercussao.com.bre-mail: [email protected]

Campo Bom Sapiranga Araricá Nova Hartz

A semana chega ao fi m com grande possibilidade de chuva nesta quinta-feira (15) na parte da tarde. Na sexta-feira (16) a presença de nuvens ainda será percebida no Vale do Sinos, deixando o tempo parcialmente nublado. O fi m de semana será de tempo fi rme e as temperaturas não ultrapassam os 21 graus. Na segunda-feira (19) há chance de chuva.

4 8 12 16 20 24 26 28 32

Fases da lua

Sapiranga

Araricá

Nova Hartz

20º

6º24º

Campo Bom

23º

23º

Cheia24/5

Nova14/5

Minguante31/5

Crescente17/5

O sinal de internet a rádio da Prefeitura de Campo Bom está funcionando nas imediações dos seguintes locais: UBS Quatro Colônias, Escola Lúcia Mossmann, Escola D. Pedro I, Escola 25 de Julho, Escola Amarelinha, Escola Aquarela, Escola Sempre Unidos, Escola Marquês do Herval, Escola Borges de Medeiros, Brigada Militar, Largo Irmãos Vetter, Prefeitura, Escola Estrelinha Azul, Escola Santos Dumont e Escola Arco-Íris.

ONDE A INTERNETNÃO PEGAO serviço deve ser restabelecido em breve nas imediações dos seguintes locais: Escola Princesa Isabel e Escola Dona Augusta.

O sinal de internet a rádio da Prefeitura de Sapiranga está funcionando nas imediações dos seguintes locais: Escola La Salle, Escola Pastor Rodolfo Saenger, Escola Branca de Neve, Escola Maria Ruth Raymundo, Décio Gomes Pereira e Ciep (onde o sinal não está funcionando por apresentar problemas técnicos.

Região – Primeiro foi Cam-po Bom, em 2009, que inovou e passou a oferecer internet gratuita aos moradores. Em Sapiranga, o projeto piloto foi implantado nos anos 2000 e ampliado pelo ex-prefeito, Nelson Spolaor. Uma década após as primeiras ações das Prefeituras na área de inclu-são digital, as realidades são distintas nos dois municípios. Enquanto Campo Bom oferece uma consistente rede, 17 torres distribuídas pelo

município e permite a cone-xão a rede de computadores para todos os moradores, Sapiranga conta com seis torres, cobrindo parcialmente o município. O coordenador do Depar-tamento de Informática da Prefeitura de Campo Bom, Marsal Vaz Mariani, enaltece o aumento de banda de 20 para 50 megabytes, melhorando ainda mais a velocidade do sinal de internet captado pelos moradores.

Teste em Campo Bom!=Com um smartphone, a reportagem do Repercussão testou o serviço de internet via rádio da Prefeitura de Campo Bom. Em frente da Escola de Educação Infantil Estrelinha Azul, no bairro Aurora, o sinal oscilou entre 1 e 11 megabytes. “Alguns smartpho-nes possuem uma antena fraca e isso infl uencia na navegação, difi cultando a abertura de páginas”, comenta Marsal Vaz Mariani.

=O diretor de informática da Prefeitura de Campo Bom revelou que a navegação não apresentaria difi culdade caso o teste fosse realizado através de um computador ou notebook, através de uma antena externa de captação de sinal.

“Técnicos explicam projetos

“Monitoramos todos os pontos e temos a informação

em tempo real do sistema. Recomendamos aos usuários que façam testes para ver se o sinal está pegando na residência.”

Marsal Vaz Mariani,coordenador do Departamento de Informática de Campo Bom

A maioria dos pontos de aces-so estão em pré-dios públicos.

Queremos que mais usuários usem o serviço. Garantimos a estabilidade e agora preten-demos dobrar a quantidade de torres”.

Everaldo Alves Mariano,diretor de Informática

de Sapiranga

ONDE A IN-TERNETPEGA

SAPIRANGA GARANTE QUALIDADEE PROJETA AUMENTO DE COBERTURA A Diretoria de Informática da Prefeitura de Sapiranga possui um projeto para dobrar o

serviço de internet gratuita aos moradores. Atualmente, cinco das seis torres estão em funcionamento, permitindo que 4.468 pessoas cadastradas utilizem o serviço. Em 2013, quando assumiu a Diretoria de Informática da Prefeitura de Sapiranga, Everaldo Alves Mariano relatou que até 50 usuários utilizavam a internet gratuita da Prefeitura. “Hoje, depois de uma série de melhorias e avanços, temos picos de até 800 usuários utilizando o sistema simultaneamente”, revela.

Correção Na manchete da edição 65, Trá� co por traz de mortes em Sapiranga e Campo Bom, a palavra traz foi escrita de forma errada. O correto é trás.

Diferente do publicado no caderno Dia das Mães, o nome correto da mãe de Roberto Caloni é Gessi Caloni.

Como acessar ainternet no seu

município

Seja em Campo Bom ou Sapiranga, o usuário deve comprar uma antena externa receptora de sinal de internet e se cadastrar no Protocolo da Prefeitura.

Internet wireless no Largo Irmãos Vetter oferece sinal gratuito em Campo Bom | Foto: Deivis Luz

Page 5: Jornal repercussão edição 66

política4 Repercussão8 a 14 de Maio de 2014

Felipe [email protected]

Poder >>>

Corinha cobra de Tarso Documento enviado pela prefeita de Sapiranga, Corinha Molling (PP), juntamente com o Consepro e Acisa, cobra do governador Tarso Genro (PT) medidas urgentes em re-lação à segurança pública. Nesta semana, Corinha mostrou indignação: “A segurança é dever do Estado! A situação que Sapiranga vive hoje nesta área é calamitosa. Não é possível enviarem militares da região para a Copa!”.

Major da Brigada Militar fala Em conversa com este colunista nos últimos dias, o comandante do 32º BPM, Major Carpes, relatou que o problema não é exclusivamente a falta de efetivo. “Tem que mudar as leis. A Brigada Militar vai lá, prende o bandido e, muitas vezes, em poucas horas, ele já está em liberdade”.

“Mentira do padre”, diz Gêmeos Vereador Gilberto Gêmeos, de Sapiranga, disse que o Padre Jacó mentiu na passeata que relembrava a morte da empresária Ivete. O católico disse ao público presente ter fi cado sabendo que advogados do Sindicato dos Sapateiros da cidade se propuseram a defender os criminosos.

Estudo do trem em agosto Com a intenção de ampliar os estudos de viabilidade fi nanceira de qual é o melhor tipo de veículo (trem pesado como em Novo Hamburgo ou o Veículo Leve sobre Tri-lhos – VLT - como o aeromóvel de Porto Alegre), a Ofi cina Engenheiros Consultores Associados pediu prorrogação no prazo de apresentação das conclusões do estudo. Previsto para ser entregue em maio, o prazo foi prorrogado para agosto. Os levantamentos técnicos da viabilidade do trem chegar até Sapiranga, passando por Campo Bom, custarão R$ 1,49 milhão, R$ 510 mil menos do que o valor inicial.

Guarda armada em Campo Bom Vereador Alexandre Hofmeister (PP) encaminhou requerimento ao prefeito, Faisal Karam, sugerindo um estudo para os agentes de trânsito portarem armas. No en-tendimento de Alexandre esta medida ajudaria a aumentar a segurança em Campo Bom. Jair Wingert (PSB) lembrou que apenas cidades com mais de 100 mil habitantes podem criar a Guarda Armada, mas que se o projeto fosse enviado para apreciação, votaria a favor.

Nova Hartz Ve r e -ador Be-n e d i t o (PT, foto) de Nova Hartz co-brou novamente redu-tores de velocidade e sinalização na ERS-464, que liga o centro de Nova Hartz a RS-239. Benedito frisa que tanto a Câmara como a Pre-feitura já fi zeram vários pedidos para o DAER e EGR. Mais um acidente com vítima fatal ocorreu na 464 no último fi nal de semana.

Bruna fora? A frase de Bruna Blos (PP) soou forte na Câ-mara de Sapiranga nesta semana. Da tribuna, a progressista disparou: “O próprio PP está me expul-sando do partido”. Bruna disse que não é mais con-vidada para reuniões com a base governista e nem da sua própria sigla.

Araricá F l á v i o M a c i e l (PMDB) não gostou do publicado nesta coluna semana passada. Ele disse que não procura outra sigla, mas frisa que pelo PMDB não concorre mais.

Homenagem às MãesNotas rápidas...

Nova Hartz - A Câmara de Vereadores de Nova Hartz promoveu na segunda-feira (12) uma sessão em homenagem ao Dia das Mães. Com o Plenário Getúlio Dorneles Vargas lotado, a noite contou com as apresentações musicais de Leonardo Ribeiro e do assessor parlamentar Osvaldo Rodrigues de Morais “Dinho”. Na sequência, os vereadores entregaram fl ores às mulheres presentes na solenidade. “É com muita satisfação que prestamos essa pequena homenagem a quem é tão importante em nossas vidas”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Benedito Vanderlei Bertol (PT).

+

Presidente Benedito homenageou sua mãe | Foto: Câmara

UECB mobiliza estudantes

Audiência da segurança Juventude mobilizadaSapiranga Campo Bom

A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, promove na próxima sexta-feira (16), às 15h, audiência pública para tratar sobre o tema da segurança pública da cidade. A atividade, que será no auditório da SMED (Rua Padre Réus, 263), deve reunir lideranças, forças de segurança do município e a comunidade em geral. O evento é promovido pela Prefeitura de Sapiranga, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Sapiranga (ACISA) e o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO). Toda a comunidade está convidada a participar da audiência pública.

União dos Estudantes de Campo Bom (UECB) concluiu a Campanha “Te liga 16”, que busca conscientizar a juventude da importância do voto. Agora, a entidade estudantil concentrará forças para a coleta de assinaturas que busca a criação da Universidade Federal dos Vales (Univales).

Projeto de Resolução nº 2 de 2014 foi encaminhado às comissões. A proposta prevê a criação de uma comissão parlamentar especial para participar dos debates pela implantação

de uma Universidade Federal (Univales) na região.

Univales tem novosapoiadores e ministrorecebe manifestoGanhando corpo | Abaixo-assinado começa a circular em Campo BomRegião – A audiência pú-blica na Câmara de Vere-adores de Campo Bom, na quinta-feira (13) serviu para as lideranças da região apresentarem os motivos da criação do movimen-to pela implantação da Universidade Federal dos Vales (Univales). O mo-vimento tem ganho força nas últimas semanas no Vale e depois de Campo Bom criar uma frente par-lamentar multipartidária, composta por vereadores de diveresas siglas, foi a vez dos vereadores de Sa-piranga repetirem o gesto. “Necessitamos de centros de ensino espalhados pelo Vale do Sinos”, entende o vereador campo-bonense, Victor Souza (PCdoB).

Audiência Pública na semana passada reuniu dezenas de estudantes | Foto: Câmara CB

Durante inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ipê Amarelo, no bairro Roselândia, em Novo Hamburgo, o ministro da Educação, José Henrique Paim, recebeu o manifesto pela criação da Univer-sidade Federal dos Vales (Univales). Diversas lideranças dos Vales dos Sinos, Paranhana, Caí e da Encosta da Serra, estiveram no ato.

Com cartazes em punho, diversas lide-ranças mostraram ao ministro a vontade da região em contar com uma nova universi-dade federal no Estado. “Essa mobilização é fundamental. Isso faz com que haja cada vez mais interesse para que nós consigamos mudar o cenário da educação no país. Ao mesmo tempo, é uma pauta política”, falou.

Ministro da Educação recebe manifesto!

dia a dia 5Repercussão15 a 21 Maio de 2014

11 homicídios | Criminalidade faz parlamentares cobrarem a BM

Sessão homenageou mães em Sapiranga | Foto: Felipe Laux

Vereadores cobram mais segurança em Sapiranga

Projetos aprovados!=Entre os projetos aprova-dos pelos vereadores, estão os que autorizam a Prefei-tura a realizar a contratação emergencial de três médicos plantonistas, três técnicos de enfermagem e um profi ssio-nal para o cargo de assistente social.

=Projeto de Bruna Blos (PP), que institui a entrega de relatórios semestrais da Rede Municipal de Ensino por parte da Prefeitura, foi aprovado na sessão. Obje-tivo é que a Câmara possa mapear a política educacio-nal da cidade.

Araricá - Na sessão de segunda-feira (12) o vereador Paulo Foss (PP), solicitou a cópia das licitações que foram realizadas para a construção dos calçamentos na Av. José Antônio de Oliveira Neto. Flávio Maciel Duarte (PMDB) questionou se foi realizada notifi cação ao loteador do projeto habitacional na Rua Rodolfo Dreyer, esquina com a rua Jacob Rech, para cobrar os danos causados. O peemedebista Adriano Sperb solicitou envio de ofício para a empresa AES SUL com urgência, solicitando o aumento de potência da energia elétrica na Rua da Várzea, devido às constantes quedas de energia no local. Bancada do PROS cobra o conserto dos buracos na Rua Martim Frederico Raschke.

Mocotó doJorgeTodas as sextas-feirasMaio a AgostoA partir das 17h.

3599.2613 / 9241.3365 Rua Almirante Barroso, 810 - Centro - Sapiranga/RS

Queda de energiaNota rápida...+

Sapiranga – A homenagem pela passagem do Dia das Mães fi cou em segundo plano na Câmara de Vereadores de Sapiranga na última segunda--feira (13). Isso porque, em seus discursos, além de frisa-rem a data especial, os par-lamentares cobraram ações imediatas na área de segurança pública do município por parte da Brigada Militar (BM) e Po-lícia Civil. A morte da empresária Ivete Petry na quinta-feira (8), no Bairro Amaral Ribeiro, foi relembrada. “Por que não fazem uma Operação Retoma-da, como a que tem em Novo Hamburgo e Campo Bom, aqui em Sapiranga? A Brigada Militar sabe quem é ladrão e onde estão!”, cobrou o presi-dente da Casa, Guto (PMDB). Dico (PT) ressaltou que a

BM sempre diz não ter efetivo. “Só fi cam arrumando descul-pas”, disse o petista. Já Camilo (PSB), militar aposentado, sugeriu a criação de uma Guarda Municipal Armada. “Esse órgão atuaria em parceria com a Brigada Militar. Os recursos para a implantação podem ser ad-quiridos em Brasília. Hoje, só temos agentes de trânsito na cidade. Devemos ter a Guarda Armada também”, frisou. Betinho Goetert (PP) co-brou mudanças de leis. “O Código Penal Brasileiro é uma vergonha”, disparou. Foi aprovada na sessão a Moção de Repúdio de Bruna Blos (PP) ao Governo do Esta-do, reprovando a transferência de policiais da região para a Capital, em virtude da Copa do Mundo.

Page 6: Jornal repercussão edição 66

dia a dia6 Repercussão15 a 21 de Maio de 2014

Sapiranga entregamelhorias em escolas

Conselho Tutelarde Sapirangacom nova sede

Sapiranga – O município continua priorizando investi-mentos na área de educação. Na última sexta-feira (9) foi inaugurada a obra de cons-trução da quadra coberta da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) 28 de fevereiro, Bairro Oeste. O espaço entregue conta com uma área de 627 metros qua-drados e é um investimento de R$ 280 mil. A EMEF Pastor Rodol-fo Saenger terá nesta sexta--feira (16) a cerimônia de entrega das melhorias na escola, onde foi construído um telhado novo no prédio central, que abrange 714,35 metros quadrados, já que o antigo havia desabado durante um temporal em novembro de 2013. Com a colocação do novo telhado, ainda foi construído um novo forro, instalações de calhas e fiação elétrica. Os investimentos são de R$ 140 mil. Segundo a secretária de Educação, os novos espa-ços dão acesso à recursos inovadores e diversificados. “Milhares de crianças irão adquirir conhecimento, se transformando em cidadãos mais preparados e integrados com a comunidade, além de garantir mais condições para oferecer um melhor trabalho da equipe docente e pedagó-gica”, destaca Fátima.

Sapiranga – O Conselho Tutelar da cidade mudou-se para um novo endereço, desde o último dia 5. A nova sede fica em uma casa particular alugada pela prefeitura, possui uma área mais ampla, com acesso facilitado e supre melhor as necessidades do Conselho, já que o antigo local não comportava a demanda do município. Segundo o conselheiro Afonso Weber Gabriel, existe um cadastro federal para que Sapiranga receba uma estrutura própria, porém, a construção pode demorar mais de cinco anos

Investimento | Município conclui ampliações e obras na educação

Assistência | Nova estrutura promete melhor atendimento Prefeira Corinha inaugura quadra coberta da EMEF 28 de Fevereiro | Foto: Deivis Luz

Ampliação de espaços da EMEF Anita Lydia Wingert Outro importante investimento, que será inaugurado na próxima semana, é a ampliação da EMEF Anita Lydia Wingert. Está sendo concluída a obra de aumento do refeitório e a construção de uma sala multifuncional, que oferece atendimento educacional especializado. A prefeitura investiu mais de R$ 140 mil nessa obra, que soma 87,42 metros quadrados.

Corinha faladas melhorias

“Essa quadra estava com o dinheiro liberado há quatro anos para ser construída. Faltou vontada política de fazer. Iniciamos em setembro de 2013 essa obra e concluímos ela em março. Esta escola é de vocês, comunidade”.

Corinha Molling,Prefeita de Sapiranga

Novo local do Conselho Tutelar | Foto: Maese Closs

para ser concluída. “O antigo local era para ser provisório e durou 14 anos. Na nova sede temos condições bem melhores de atender as crianças e os adolescentes que carecem de atenção”, disse Afonso. Segundo o conselheiro, os casos mais atendidos na cidade são os de abandono, maus tratos, agressão e abuso sexual.

Conselheiro Afonso

NO NOVO LOCAL DE ATENDIMENTOO Conselho Tutelar agora está localizado na rua Getúlio Vargas, nº 305, bairro Centro.

(51)

(51)

(51)

EXTINTORES

Bom Tempero

Restaurante

Rua Major Bento Alves, 1437

Bairro 7 de Setembro ­ Sapiranga/RS

Fone: (51) 9978­0904

Aceitamos reservas para festas!

Terça a

Domingo

meio­dia

Buffet Kg

e Livre

TELE-ENTREGADe terça asexta-feira.DE ALMOÇO

ELÉTRICA | HIDRÁULICA | ILUMINAÇÃO

Rua Presidente Kennedy, 603 - Centro

MANUTENÇÃO DE CHUVEIROS E TORNEIRASMANUTENÇÃO DE AQUECEDORES À GÁS

Fone: (51) 3599.2966

Rua Tiradentes, 41 ­ Centro ­ Sapiranga

www.tintasroyal.com.br

[email protected]

Colorindonossa cidade!

BLAutoPeçasPeças nacionais e importadas

Novas e recondicionadasSAPIRANGA

3599.3595(em frente à rodoviária)

CAMPO BOM3038.1292

(em frente à Piccolo Tintas)

3599 3737

VIDEOGAMEÉ AQUI!

RUA PRESIDENTE KENNEDY, 35CENTRO - SAPIRANGA

MADEIREIRASchneider

Materiais deConstrução

Móveis

Eletrodomésticos

Bazar

3559.2767Rua Major Bento Alves, 1592Amaral Ribeiro - Sapiranga/RS

classifi cados e serviços 7Repercussão8 a 14 de Maio de 2014

Reservas para Festas:RESTAURANTE

CAIRÚÚO sabor autêntico da comida caseira

Aniversários

CasamentosBatizados

Primeiras Comunhões

Aniversários

CasamentosBatizados

Primeiras Comunhões

Reservas para Festas:Reservas para Festas:

Rua Tiradentes, 228 | Centro - Sapiranga/RS

3599.2350Rua Tiradentes, 228 | Centro - Sapiranga/RS

3599.2350

face: CasaDaPizzaSapiranga

Radiadores

SapirangaRADIADORES - INTERCOOLERS

E AR CONDICIONADO

Fone: (51) 3529.1433RS-239, nº 5148 - Bairro Oeste - Sapiranga/RS

E-mail: [email protected]

Remoções RostAmbulância com oxigênio

e ar condicionado

Fones: (51) 3599-2788 / (51) 9988-4803Rua Presidente Kennedy, 518 - Sapiranga/RS

Tintas prediaisProdutos p/ piscinas

3599.5115Duque de Caxias, 222 - Esquina Av. Mauá

Marlise Laux

Av. 20 de Setembro, 3113Centro - Sapiranga/RS

3599.2014

EscritórioContábil

Page 7: Jornal repercussão edição 66

Reportagem especial8 Repercussão15 a 21 de Maio de 2014

Rede da AES Sul impedeobra na Av. dos MunicípiosSem previsão | Construção de ponte para ligar Campo Bom a Novo Hamburgo depende da AES Sul

Rede que deve ser retirada

Região – O símbolo da lentidão do serviço público pode ser con-ferido a qualquer hora do dia, no final da Av. dos Municípios, no bairro Canudos, em Novo Ham-burgo. No lugar de um desnível de mais de 50 metros, junto ao Arroio Pampa, está prevista - há mais de 25 anos - a construção de uma ponte para ligar Campo Bom a Novo Hamburgo. A EPT Engenharia e Pesquisas Tecnológicas S/A, responsável pela obra, disse que não pode levar máquinas e equipamentos para o local, enquanto não hou-ver o reposicionamento de uma rede de alta tensão da AES Sul existente no local (foto vertical ao lado). Nas últimas duas décadas, a construção da ponte da Av. dos

Municípios se transformou em um jogo de empurra-empurra. Agora, a obra não avança em ra-zão de postes de energia estarem localizados ao lado do trecho inacabado. Esta verdadeira novela se arrasta desde 1989 e envolve Daer, AES Sul e EPT En-genharia. O Daer disse que solicitou em janeiro de 2013 o reposicionamento da rede de alta tensão à AES Sul. Por sua vez, a concessionária de energia disse que neste tipo de situação, a retirada da rede não compete a AES Sul e sim ao Daer. A empresa responsável pela obra (a EPT Engenharia), através de e-mail enviado ao Jornal Repercussão pela engenheira, Laura Carlessi, disse que as

Construção de ponte na Avenida dos Municípios se arrasta há 25 anos | Foto: Deivis Luz

=Para retirar a rede, o Daer contratará uma empresa para elaborar o projeto, que ainda não se sabe como será, porque o Daer não tem experiência nessa área, tendo em vista que a AES Sul não se dispõe a retirar a rede de alta tensão. A contratação será realizada por licitação e a obra é prioritária. O que

ocorreu é que, após a ordem de início, não foi possível montar o canteiro e iniciá-la, visto que existiam 20 famílias no local, as quais a Prefeitura de Novo Hamburgo já retirou. Agora, a questão a ser resolvida é a da rede de alta tensão. Por isso, é necessário buscar recursos para realizar esse projeto.

Daer responde as razões do atraso!

Ronda policial 9Repercussão15 a 21 de Maio de 2014

Operação BeethovenNotas rápidas...

Sapiranga - Um dos locais que mais geram reclamações dos moradores devido a série de infrações que ocorrem no local - a Estrada do Carlão - recebeu atenção especial da Brigada Militar. O Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar, na segunda-feira (12), através da Operação Beethoven, fez cinco apreensões de produtos entorpecentes e cinco prisões, gerando Termo Circunstanciado (TC), por porte de drogas. Dos cinco homens identificados pela Brigada Militar, três portavam pequenas quantias de maconha. Com um pedestre de 38 anos a polícia encontrou uma porção de crack, que foi apreendida. O homem possui antecedentes por apropriação indébita, danos e ameaça. Todos foram liberados após assinar o termo de compromisso de comparecer ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).

+

Manifesto cobra segurançae justiça em SapirangaMobilização | Moradores cobrammodificação em leis e puniçãosevera de responsáveis no casoda empresária morta na cidadeSapiranga – Morador do bairro Amaral Ribeiro, Ru-dinei Delgado, 43 anos, era um entre as mais de 350 pessoas que participaram da manifestação no domingo (11) pedindo punição dos autores do latrocínio (roubo seguido de morte) da empre-sária Ivete Petry, 41 anos, na quinta-feira (8). Rudinei, que era amigo de Ivete, nunca foi vítima de violência (furto ou roubo). Mesmo assim, participou da carreata, que partiu da cena do crime, na Rua Oriente, passou pela Praça da Bandeira, no Centro, onde foi realizada uma oração em homenagem à Ivete, e da caminhada, que encerrou em frente do 32º Batalhão de Polícia Militar, na Av. João Corrêa. “Sou uma pessoa de sorte. Moro em Sapiranga desde os 14 anos e nunca tive nada roubado”, comenta o morador. Com palavras de ordem como justiça, paz, segurança

e o nome de Ivete, o desejo dos participantes da cami-nhada eram os mais diversos. Alguns criticavam os gas-tos com a Copa do Mundo de futebol e outros pediam postos avançados da Brigada Militar em bairros como o São Luiz e o Amaral Ribeiro. Até mesmo a Prefeitura de Sapiranga, que não determi-na a forma de atuação das polícias no município (visto que isso é responsabilidade do Estado), foi criticada pelos manifestantes. Outra moradora do bairro Amaral Ribeiro que acompa-nhou a manifestação foi Nara Borges, 36 anos. Amiga e vizi-nha de Ivete, a sapiranguense diz que não tem queixas da atuação da Brigada Militar. “Sempre digo que os policiais militares são anjos de Deus que ajudam a nos proteger”, comenta. Há 20 dias atrás, Nara Borges teve sua loja de roupas assaltada.

Manifestantes caminharam no sentido contrário pela Av. João Corrêa até a Brigada Militar de Sapiranga | Foto: Deivis Luz

Cartazes cobraram justiça

Carreata por Sapiranga BM com autores do crimeOração por Ivete na Praça da Bandeira | Foto: Deivis Luz

Manifestantes na Brigada Militar | Foto: Deivis Luz Policiais na cena do crime em Sapiranga | Foto: Felipe Laux

Homem é flagrado com drogas e preso duas vezesCampo Bom

O exemplo de que parte das leis existentes no país beneficiam o bandido foi comprovado nesta segunda-feira (12), durante abordagem do Pelotão de Operações Especiais (Poe). Eram 15h30 quando um homem de 38 anos foi preso por posse de drogas, em um conhecido ponto de tráfico do bairro. Conforme a Brigada Militar, há três semanas atrás, um traficante foi preso pela polícia e a residência que

era usada como boca de fumo, desativada. Para surpresa da Brigada Militar, o local voltou a ser utilizado para atos ilícitos, desta vez, pelo irmão do traficante. Com ele foram encontrados 2,5 gramas de crack, papelotes para embalar a droga e R$ 708,55. O homem acabou preso, mas liberado em seguida. Menos de 3 horas após ser preso, o indíviduo voltou ao mesmo local e foi identificado com mais uma pedra de crack de 25,7 gramas.

Dinheiro encontrado na primeira abordagem| Fotos: Poe/BM

Pedra de crack de 25 gramas foi encontrada com o homem

Page 8: Jornal repercussão edição 66
Page 9: Jornal repercussão edição 66

esportesJornal Repercussão | 15 a 21 de Maio de 2014 | Pág. 12

Sapiranguense do BMX busca título no EquadorBicicross | Atleta viaja representando Brasil em campeonatoSapiranga – Durante essa se-mana, o sapiranguense Thales Schuler está representando o Brasil na cidade de Quito, no Equador, no Campeonato Continental Latinoamericano e Sulamericano de BMX, na categoria 8 anos. Thales, que pratica o esporte desde os 3 anos de idade, acredita no seu potencial de conseguir trazer um novo título para o Brasil. “Me preparei bem e quero ser o campeão”, ressalta o garoto. Thales lembra da sua pri-meira corrida, que foi na ci-dade de Estrela-RS.“Eu amo praticar bicicross. Meu sonho é ser conhecido como o Ayr-ton Senna, que é meu maior ídolo”, disse o atleta. Thales também pratica futebol de campo e futsal. O atleta ressalta que seus maiores incentivadores no esporte são seus pais e a irmã Julia Schuler, que também pratica bicicross na categoria BMX

Thales conquistou títulos importantes no Brasil em anos anteriores, sendo campeão brasileiro na categoria lemmy-boy seis anos ecampeão gaúcho, também na categoria seis anos, em 2012. Com sete anos, Tha-les foi vice-campeão brasileiro, campeão gaúcho e campeão do ranking. Neste ano, até então, na categoria oito anos, Thales venceu todas as competições no campeonato gaú-cho. “Com minha capacidade e perseverança acredito que posso ser campeão gaúcho na minha categoria este ano novamente”, disse o ga-roto. Thales diz também que procura se relacionar bem com os outros garotos que conhece nos campeo-natos de BMX, pede dicas e acaba desenvolvendo grandes amizades.

Viagem!= Thales embarcou sábado (10) e volta para Sapiranga no domingo (18). Além do apoio da família, ele está recebendo ajuda da Prefeitura e da Federação Gaúcha de BMX para participar desse campeonato.

Thales prepara suas malas e equipamentos para a viagem ao Equador | Foto: Maese Closs

Atleta com diversas conquistas e títulos

Atletismo temespaço nos JogosEscolares 2014Esporte | Mateus Magro recebehomenagem em Sapiranga

Estudantes nos 50 metros rasos | Foto: Deivis Luz

Estudantes destacam os jogos

Neste ano participei da Corrida de Meio Fundo aqui mesmo no Parcão.

Na tevê costumo assistir corridas.”

Vitória Alcantara, 11 anos,estudante do 5º ano

Esta é a primeira vez que participo dos Jogos Escolares. Participarei do salto

em distância e dos 50 metros rasos.

Kelvin Bloss de Oliveira, 10 anos,estudante do 5º ano

Participei da maratona que ocorreu este ano no município. Treino toda

semana aqui e continuarei praticando esportes.”

Samuel Hennemann, 11 anos,estudante do 5º ano

Sapiranga – Depois de homenagear o jogador do Grêmio, Mateus Magro, na sexta-feira (9), na abertura dos Jogos Escolares, a Pre-feitura deu início as compe-tições esportivas na quarta--feira (14) pela manhã. Estarão envolvidos nas competições mais de 8 mil estudantes das três redes de

ensino (municipal, estadual e particular). O atletismo através das modalidades de salto em distância e a prova de 50 metros rasos foram as primeiras atividades a movimentar os estudantes na quarta-feira (14). Ainda ocorrerão outras quatro modalidades coletivas, re-creativas e mini-tênis.

“““

“ Nesta sexta-feira (16) ocorre as fi nais do Futsal Série Ouro. Também será o momento para escolher a Garota Série Ouro. A entrega da premiação dos campeões ocorrerá a partir das 22h45.”

João Carlos e Silva (o JC)secretário de Esporte e Lazer de Campo Bom

giro dos municípios 13Repercussão15 a 21 de Maio de 2014

Notas rápidas...

+Marina naColômbia

Busca derecursos

Água naElvira Jost

Brechósolidário

Viola emVenâncio

Campo Bom

Campo Bom

Nova Hartz

Campo BomSapiranga

Consultapopular

Curso dedança

Sapiranga

Araricá

Na tentativa de ampliar a soma de recursos para Sapiranga através da Consulta Popular, a Prefeitura elaborou uma a campanha “Se você quer aumentar os recursos do Estado para Sapiranga, vote!”. A votação ocorre de 2 a 4 de junho.

A Cia de Dança Marcos Pinheiro promove curso gratuito de dança com o apoio da Secretaria de Cultura de Araricá. As aulas serão voltadas para fandango, banda e forró. A primeira aula será na próxima segunda-feira (19), às 20h, no Galpão Nativo. Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras, ministradas pelo professor Marcos Pinheiro. Os interessados devem ter mais de 14 anos e no ato da inscrição levar comprovante de residência.

A campo-bonense Marina Reginaldo, da equipe de atletismo da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), está entre os cinco melhores atletas gaúchos que participarão da Seletiva Sul Americana dos Jogos Olímpicos da Juventude. A prova dos 400 metros com barreira - especialidade de Marina - ocorre no próximo fi m de semana (17 e 18), em Cali na Colômbia. Se conseguir a classifi cação, Marina disputará a 2ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, entre 21 a 26 de Agosto, na China.

A Cooperbom (Cooperativa Habitacional de Campo Bom) reuniu-se em uma assembléia na quarta-feira (7/5). Na ocasião, Noeli dos Santos, presidente da cooperativa, explicou que a diretoria da cooperativa está em busca de recursos para a infraestrutura do loteamento. “Estamos na expectativa de conseguir ajuda do município, do Estado ou até federal para fazer o saneamento básico e então ter a liberação do loteamento”, ressaltou Noeli.

Segue o impasse na resolução da falta de água para os estudantes e professores da Escola Estadual Elvira Jost. O Estado ainda não realizou a ligação de água.

Dias 17 e 18, das 10h às 17h, ocorrerá o Brechó Cultural do Desapego, no Centro Cultural Marcelo Breunig. Diversos produtos estarão à venda no local a preços baixos, entre eles, roupas, acessórios, eletrodomésticos e móveis.

No sábado (17), a partir das 17 horas, o Grupo Viola Gaúcha, representará a viola caipira de Sapiranga, na cidade de Venâncio Aires, durante a programação da “Brasil, Nossa Cultura É Show”, com apoio da Yzen Produtora. O grupo é formado por Luciano dos Santos (viola base e vocal), Muriel Thomas da Silva (viola solo), Daniel Benkendorf (violão e vocal), Jonatas Vinicius Camargo da Silva (viola solo e vocal) e Denilson Cezar Candido (percussão).

Titular daFazenda

Dia daFamília

Campo Bom

Sapiranga

Fabiana Bronca Kellermann , funcionária de carreira, com 26 anos de trabalhos na Prefeitura, foi empossada na sexta-feira (9) como nova secretária de Finanças de Campo Bom.

Nesta quinta-feira (15), a Secretaria de Educação (Smed) promove um encontro para celebrar o Dia da Família. O evento acontece no Centro de Cultura Lucio Fleck, a partir das 19 horas.

Espaço Hiper é nova opção para eventos a partir desta quinta-feira

Recursos para UTI doHospital Sapiranga

Sapiranga

Região

A partir desta quinta-feira (15), Sapiranga e região contam com um novo espaço para locação de festas e eventos. O Espaço Hiper, localizado na Rua Duque de Caxias, 269, no Bairro Centenário, traz uma excelente infraestrutura e acessibilidade, com tudo o que uma festa precisa para se tornar inesquecível. O evento de apresentação das instalações para toda a

comunidade ocorre nesta quinta-feira (15), das 16h às 21 horas. Com o objetivo de oferecer segurança ao público que frequentará o local, o Espaço Hiper cumpre as novas normas da legislação para locais de reunião de público e terá serviço de segurança na porta do evento. O Espaço Hiper ainda conta com sonorização,

climatização, mesas e cadeiras, televisão led de 40’’, DVD, antena por satélite e microfone sem fi o. A área de brinquedos possui um kidplay com quadra de futebol e tubão para piscina de bolinha, área baby, cama elástica, mesa de air play, pebolim, arara com diversas fantasias e brinquedos para uso na área externa, acompanhado o serviço de monitoras.

Está garantida a liberação de 830 mil reais do Governo do Estado para a ampliação de sete para dez leitos, da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Sapiranga. Em reunião articulada pelo deputado estadual, João Fischer, o Fixinha (PP), a secretária estadual da Saúde, Sandra Maria Sales Fagundes, confi rmou a liberação dos recursos. O pedido tramitava há dois anos na Secretaria Estadual da Saúde. A diretora do Hospital Sapiranga, Elita Herrmann solicitou, também, a priorização de recursos para construção de uma UTI neonatal, com 10 leitos. No mesmo encontro, o secretário da Saúde de Sapiranga, Emerson Leite, cobrou a retomada dos atendimentos de pacientes diagnosticados com câncer e que eram encaminhados para o Hospital Cenntenário. Também estiveram presentes o presidente do Hospital Sapiranga, João Wolff, e o ex-prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor.

Ambiente com 271 m² tem capacidade para eventos de até 150 pessoas | Foto: Fabíola Schmitt

Reunião lotou o local

Marina treina para disputa

Lideranças cobraram medidas do Estado | Foto: Divulgação

Page 10: Jornal repercussão edição 66

giro dos municípios14 Repercussão15 a 21 de Maio de 2014

Notas rápidas...

+Educação infantil

BM na 13ª Kolonie

Feira doPeixe

Caminhar Faz Bem

Kolonie Hartz Fest

Cursogratuito

Mostra de trabalhos

Rua teráasfalto

Nova Hartz

Nova Hartz

Nova Hartz

Nova Hartz

Araricá

Campo Bom

Campo Bom

Encontro educação

Vacinação continua

Nova Hartz Região

Nesta quarta-feira (14), a cidade recebeu o Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Educação da Associação dos municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS) e Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara). O encontro tem como foco debater as políticas públicas de educação e acontece em uma cidade diferente a cada mês.

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza teve sua data prorrogada. Em Sapiranga, a imunização ocorre até dia 29 e em Campo Bom até dia 23. As vacinas devem ser procuradas pelos grupos de risco nos postos de saúde. O secretário de saúde de Campo Bom, Jerri de Moraes, disse que o objetivo é vacinar mais pessoas que possuem o direito.prevenção.

Na segunda-feira (12), professores da educação infantil reuniram-se no Espaço Cultural Pastor Wartenberg para participar da Formação Continuada da rede pública de ensino, com a proposta de um aprimoramento pedagógico. A palestrante foi a doutora em Educação, Maria Souza Horn, que abordou o tema “Educação Infantil: Desafios de Organização dos Espaços”. Cerca de 100 professores receberam a qualificação.

Na quarta-feira (7), o prefeito Arlem Tasso entregou para o comandante do 32ª BPM, major Marcelo Fraga Carpes, um ofício solicitando os serviços de segurança prestados pela Brigada Militar (BM) da cidade na 13ª Kolonie Hartz Fest. Em todas as edições do evento foi realizada a parceria entre Prefeitura, BM e Consepro.

Devido ao sucesso da Feira do Peixe de abril, a prefeitura fará no dia 24/05 outra edição com peixes de produtores do município. O evento será realizado na Praça do Museu, das 9h às 15h. Estarão à venda espécies como tilápia, carpa prateada, carpa capim, húngara e cabeça grande, com preços a partir de R$ 9,00 o quilo.

Iniciou neste final de semana a segunda edição do programa Caminhar Faz Bem, que ocorre quinzenalmente. O programa tem a proposta de incentivar as pessoas a praticarem atividades físicas e a ficar de olho na saúde através de caminhadas orientadas. O primeiro dia teve 30 pessoas, que caminharam 6,4 Km.

Com a confirmação da presença de Armandinho como atração principal na 13ª Kolonie Hartz Fest, a corte da festa continua a divulgar o evento para a população de cidades vizinhas. No domingo (11), a rainha Joice Camargo e as princesas Tauane Santos e Anelise Nunes visitaram a 14º Três Coroas em Festa e o 32º Festival do Kerb de Estância Velha.

Estão sendo oferecidas 20 vagas para curso gratuito de Operador Telemarketing, que ocorrerá de 9/6 à 12/8. As inscrições estão abertas e ocorrem até dia 30/5, na Secretaria de Ação Social. O curso será minstrado na EMEF Prof. Martim Frederico Raschke, das 18h30 às 22h30. Para participar é necessário ter no mínimo 15 anos e Ensino Médio incompleto.

No próximo sábado (17), o Centro Municipal de Educação (CME) Campo Sempre Bom realizará a sua primeira mostra de trabalhos. Será o Sábado Cultural,um evento que tem entrada gratuita e que divulgará um pouco de tudo o que acontece no local. O CME oferece diversas oficinas culturais e artísticas aos estudantes de Campo Bom

A Prefeitura já começou as obras na Rua Alameda da Inovação, no bairro Industrial Norte. Dentro de dois meses a via estará com asfalto novo. Com cerca de 500 metros de extensão e 14 metros de largura, a rua que dá acesso à Valetec e liga as avenidas Edgar Hoffmeister e João Pedro Dias, receberá cerca de 5.100 metros quadrados de asfalto. O investimento total da obra é de mais de R$ 830 mil. Atualmente a via está sendo aterrada.

Escola CIEP comemora aniversário com alunos

Prefeitura adquire capinadeira para agilizar limpeza das ruas de Sapiranga

Recicladores recebem aula de capacitação

Sapiranga

Sapiranga

Nova Hartz

O aniversário de 20 anos do Instituto Estadual Professora Nena - CIEP teve diversas atividades. Na ocasião, a Banda Marcial do colégio apresentou diversas músicas, sendo que o evento também contou com a interpretação de danças por parte dos estudantes. Além disso, foi enterrada uma cápsula do tempo contendo diversas atividades realizadas pelos alunos da escola neste ano, cuja abertura está agendada para o dia 12 de maio de 2024.

O serviço de limpeza das ruas agora conta com uma Capinadeira a Fogo, adquirida com o repasse do presidente do Legislativo de 2013, vereador Gilberto Goetert. A prefeita Corinha Molling acompanhou

a demonstração do equipamento na última segunda-feira (12), junto com o secretário Eroni Mario Klein e os proprietários da AVMetalúrgica, Evalim de Moura e Amom Leal.O recurso de R$ 128 mil garantiu a compra

do equipamento. As vantagens da capinadeira são o baixo custo operacional, a necessidade de apenas um operador e a redução em até 50% da rebrotação do inço por meio da torra da semente, não sendo preciso recolher o material.

Os dezoito trabalhadores da usina de reciclagem de Nova Hartz, receberam na quinta-feira (8) uma aula com orientações sobre questões sociais, bem como trocas experiências em torno da profissão. Ministrada pelo técnico social Sergio Paiva, do Centro de Assessoria Multi Profissional (CAMP), a aula ocorreu na sala de treinamentos da usina e trouxe discussões sobre convívio social no trabalho e serviço conjunto. Outras oficinas de capacitação para os recicladores serão realizadas durante o ano.

Prefeita Corinha acompanhou a demonstração do novo equipamento | Foto: Divulgação

Atividades marcaram aniversário do CIEP | Foto: Deivis Luz

Homens trabalham na via Corte divulgando a festa

Público sendo vacinado

Campo Bom

dia a dia15 Repercussão15 a 21 de Maio de 2014

Porque a confecção do Fábio precisava de uma mãozinha na hora de ampliar.

Mais de R$ 130 bilhões em crédito para o segmento que gera mais de 50% dos empregos do país.

O Banco da Micro e Pequena Empresa.O Banco do Brasil é o melhor parceiro de quem contribui para o desenvolvimento do país. São as melhores linhas de crédito e o melhor Gerenciador Financeiro da internet para os negócios que fazem o país inteiro ser melhor.

Fábio Bogosian, empresário

Central de Atendimento BB 4004 0001 ou 0800 729 0001Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC 0800 729 0722 Deficiente Auditivo ou de Fala 0800 729 0088Ouvidoria BB 0800 729 5678

*Crédito sujeito a aprovação e ao atendimento das linhas de crédito.

@bancodobrasil /bancodobrasil

@bancodobrasil /bancodobrasil bb.com.br/mpe

Veículo parou em árvores de fl oricultura | Foto: Felipe Laux

Araricá - Um acidente ocorrido por volta das 7h20 da manhã de sábado (10) deixou pelo menos dois homens feridos no km 31 da RS-239, próximo da divisa entre Sapiranga e Araricá. O condutor de uma Saveiro (placas IJY 4868 de Parobé) perdeu o controle do veículo e só parou em coqueiros,

plantados em frente a uma fl oricultura. O motorista, Alex Fabia-no de Aguiar, de 41 anos, estava com o seu fi lho, José Augusto de Aguiar, 19 anos, e ambos foram levados para o Hospital Sapiranga, onde receberam atendimento. O Comando Rodoviário disse que não constatou embria-guez do motorista.

Carro sai dapista e para emárvores na 239Acidente | Chovia no momentoem que ocorreu a saída de pista

Homem bate veículo emorre em Nova HartzTrânsito | Motorista de um Gol saiu da pista e colidiu de frentecontra um poste de concretona ERS-464, no sábado passadoNova Hartz - Loidemar José Almeida, de 42 anos, é a nova vítima do trânsito na região. Ele perdeu o controle do seu veículo Gol (placa IGH-1584, de Nova Hartz) e bateu em um poste no km 4 da ERS-464, em Campo Vicente, Nova Hartz. Com o impacto, o motor do carro chegou a ser lançado para fora do veículo. O acidente ocorreu por volta das 21h50 do sábado (10). Almeida chegou a ser

levado para o Hospital Sa-piranga, mas não resistiu aos ferimentos. A rodovia, que liga o centro de Nova Hartz à RS-239, ficou bloqueada nos dois sentidos por cerca de 40 minutos. O acidente ocasionou a falta de energia elétrica nas proximidades do local. A Prefeitura e a Câmara de Vereadores já solicitaram a colocação de pardais no trecho em inúmeras oportu-nidades. Veículo fi cou totalmente destruído | Foto: Felipe Laux

Ana Amélia na cidadeNotas rápidas...

Ocorre neste sábado (17), a partir das 11h30, o encontro regional do Partido Progressista (PP). O ato político ocorre na Sociedade de Canto Progresso, em Campo Bom, e terá a presença da senadora, Ana Amélia Lemos, pré-candidata ao governo do Estado. Será servida uma feijoada ao custo de R$ 15.

+

Polícia ganha bicicletasCampo Bom

Os comandantes da Brigada Militar da região (Marcelo Carpes e Luciano da Cunha Veríssimo) foram até a Capital, Porto Alegre, receber do governador, Tarso Genro, seis bicicletas que serão utilizadas pelos soldados do Policiamento Comunitário de Campo Bom. As bicicletas serão utilizadas em ocorrências de menor porte.

Ana Amélia Lemos, do PP

Bicicletas repassadas

Page 11: Jornal repercussão edição 66

dia a dia16 Repercussão15 a 21 de Maio de 2014

Defi nido local do paradãode ônibus de Nova HartzPlanejamento | Local já possui estrutura de banheiro e iluminaçãoNova Hartz - Após duas semanas de indefinição, está decidido o local do novo paradão de ônibus do município. A estrutura, com bancos e proteção contra efeitos do tempo, será construída na Praça Nascente do Vale (Praça do Museu), localizada na Rua Guilherme Albino Muller, n.º 555, bairro Centro. O local da venda de passagens intermunicipais também foi defi nido e será em um ponto de vendas no bairro Campo Vicente. Segundo o secretário de Mobi l idade Urbana e Segurança Pública, Marino Silveira dos Santos, o processo de licitação e regularização do local já está sendo realizado pelos concessionários e dentro de um mês estará funcionando. O local servirá também como ponto de embarque e desembarque de passageiros. Quem desejar comprar passagens pela Citral com antecedência também poderá ter o serviço no local.

Situação doprojeto

“Será contratada uma empresa para executar o serviço, que tem previsão de iniciar este mês e estar concluído até o � m de junho. O local foi escolhido pelo fato de já contar com banheiros públicos, iluminação e espaço amplo, além de ser localizado em um ponto de grande � uxo de pessoas.”

Marino Silveira,Mobilidade Urbana e Segurança Pública

!O diretor administrativo da Citral, Ricardo Neumann, explicou que o ideal seria contar com uma estação rodoviária funcionando em Nova Hartz. “É ruim para o usuário não ter este espaço. Mas, a nossa empresa continuará passando em frente da antiga Rodoviária de Nova Hartz, como se ela ainda estivesse aberta”, destaca.

Detalhes que de� niram o local do paradão aconteceram durante reunião na última terça-feira (13). No paradão serão � xados cartazes com os horários previstos de chegada e saída das linhas intermunicipais.

Parada será na Praça Nascente do Vale | Foto: Divulgação

51 3559 6900Viagens e Turismo

www.avivatravelturismo.com.br

Atendemos Particular e Convênios: Ipasem, Doctor Clin e Unimed.

E-mail: [email protected]

Informe >>>

A incrível arte de venderAconteceu na última semana, no teatro do CEI, a palestra A Incrível Arte de Vender. Cerca de 350 pessoas, entre profissionais de vendas e atendimento, empresários, colaboradores de empresas, representantes comerciais e estudantes participaram do evento. O espetáculo abordou temas relacionados ao comprometimento profi ssional, atendimento, vendas e serviços, foi uma maneira diferente e descontraída de mostrar os erros que normalmente acontecem e soluções para os vendedores. A CDL Campo Bom recebeu um retorno muito positivo pelos participantes e agradece o Sebrae – RS que colaborou para que essa palestra pudesse acontecer. Foi uma noite agradável e de grande aprendizado. Citral e Prefeitura

EDITAL DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Silberto Mauer, residente a Rua Delmar Scharten, 192 – Bairro Santa Lúcia – Campo Bom/RS, na qualidade de Presidente do SISEMUCB – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campo Bom, fazendo uso das atribuições Estatutárias e Regimentais, convoca todos os servidores ativos e inativos, estatutários ou celetistas, dos poderes executivo, legislativo e autárquico associados à Entidade Sindical para a Assembleia Geral Extraordinária a se realizar no dia 29 de maio de 2014, a Avenida São Leopoldo, 560 – Centro de Festas da Igreja Evangélica de Campo Bom - Campo Bom/RS, (na Igreja do relógio) com 1ª chamada às 18h e 15 minutos e, em havendo necessidade, em 2ª chamada às 18h e 30min com a seguinte pauta: a) Homenagem aos associados pelo Dia do Trabalhador (1º de maio) com a entrega de um brinde aos presentes, comes e bebes; escolha de associados para compor a Comissão Eleitoral visando às Eleições Sindicais; outros assuntos de interesse dos servidores públicos municipais de Campo Bom/RS.

Campo Bom, 15 de maio de 2014

Silberto MauerPresidente do SISEMUCB

Aniversário 44 anos CDL Campo BomVem aí o 44º Aniversário da CDL Campo Bom. Na última semana a diretoria da CDL Campo Bom esteve reunida para defi nir ações para o aniversário que acontece no próximo mês de julho. Os associados podem aguardar grandes novidades. Será uma comemoração animada e com muitas surpresas. Aguardem!

dia a dia17 Repercussão15 a 21 de Maio de 2013

Ônibus do Sesi chega àAraricá para instruçõesEducação | Aproveitamento de alimentos é tema de curso grátisAraricá– O aproveitamento de alimentos através de uma educação alimentar é o foco do Programa Cozinha Brasil, que estará na cidade de Arari-cá em junho. O Cozinha Bra-sil oferece cursos totalmente gratuitos, que ajudarão na va-lorização da renda através da utilização total dos alimentos. O Programa oferece cur-sos, com temas diferentes para cada modalidade, mi-nistrados em uma estrutura do Sesi que será montada no Largo das Azaleias. O curso terá quatro turmas diferentes, divididas em modalidades para alunos, comunidade em geral, merendeiras e pessoas com doenças crônicas. Am-bos os cursos são divididos em quatro dias. As inscrições ocorrem de 15 a 30 de maio, na Assis-tência Social, à exceção dos alunos que receberão orien-tações nas escolas. As datas dos cursos serão informadas nos próximos dias. Mais in-formações através do e-mail [email protected] Jornal Repercussão

Estrutura do Projeto estará em Araricá | Foto: Divulgação

“A intenção na Secre-taria de Agricultura é envolver o maior número de agricul-tores familiares.Este é um projeto que buscávamos há tempo e que ajudará muito os moradores. Convida-mos os interessados em aprender que nos procurem e façam sua inscrição.”

Pedro Kautzmann,secretário de

Agricultura de AraricáPrograma Cozinha Brasil!=O Programa Cozinha Brasil é uma iniciativa do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), em par-ceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e empre-sas da iniciativa pública e privada.

=No Rio Grande do Sul, o

Cozinha Brasil começou em janeiro de 2005 e é coorde-nado pelo SESI-RS, integran-te do Sistema FIERGS.

= Ao final do curso, os alunos receverão um kit de material didático e os que tiverem pelo menos 75% de frequência, receberão ainda um certifi cado.

cdlsap.com.br

facebook.com/cdl.sapiranga

Av. João Corrêa, 1.260 sala 17 - Centro - Sapiranga/RS

(51) 3599.1076

cdlsap.com.br

facebook.com/cdl.sapiranga

Av.v.v João CoCoC rrêa,a,a 1.260 sala 17 - CeCeC ntrtrt o - Sapiranga/RS

(51) 3599.1076

Instrutora: Fernanda KlauckData: 18 e 25 de junhoHorário: 8h às 17h

Interpretação dos

CRITÉRIOS DO

PGQPObjetivo:

Apresentar os benefícios e as vantagens na adoção do modelo de excelência

da gestão (MEG); conhecer e discutir os

fundamentos e os critériosde avaliação, entender as correlação existentes entre

os fundamentos e os critérios de avaliação.

Investimento:Associados: R$ 250,00Não Associados: R$ 500,00

Informações e inscrições pelo telefone 51-3599 1076

ou pelo e-mail [email protected]

Apoio:

Organização:

A g e n t e a u t o r i z a d o

Credibilidade e informação a serviço do associado

Câmeras entrarão em funcionamento | Foto: Imprensa CB

Av. Mauá, 1734 - sala 1 do BigCentro - Sapiranga

3529.1235 - 9507.7135

O TEU CABELEIREIRO!

. Mauá, 1734 - sala 1 do Big3529.1235 - 9507.7135

Faisal entrega câmeras

Pimes

Notas rápidas...

Campo Bom – Após investir R$ 260 mil para instalar mais dez câmeras de videomonitoramento em alta defi nição, a Prefeitura fará a inauguração do sistema na próxima terça-feira (20), às 16 horas, na Brigada Militar de Campo Bom. No local ocorrerá o controle de todas as 20 câmeras do município, através da Sala de Operações e Monitoramento - qualifi cada também em 2013 pela Prefeitura. O prefeito, Faisal Karam, destaca que mesmo não sendo uma obrigação do município, não mediu esforços para levar segurança aos moradores.

Os vereadores aprovaram em votação na segunda-feira (12), fi nanciamento entre Prefeitura e Badesul de 3 milhões de reais. O recurso será utilizado para obras de asfaltamento e sinalização de ruas.

+

Campo Bom

Ele comentao projeto

Page 12: Jornal repercussão edição 66

“O projeto Hip Hop nas escolas possui cunho pedagógico, trabalhando temas e desenvolvendo a cidadania, sempre de forma a trazer ganhos educacionais no desempenho escolar e social do aluno”.

Giovana Canani,Coordenadora do projeto Hip Hop nas Escolas

jornaljornal

DiverCidadeJornal Repercussão | 15 a 21 de Maio de 2014 | Pág. 18

Dê boas gargalhadascom Lucas Krug

Hip Hop levadopara as escolasde Sapiranga

Humor | Artista estará na região com a peça Extra & Ordinários

Educação | Projeto ajuda no desempenho escolar de alunos

Projeto na EMEF Maria Ruth Raymundo | Foto: Maese Closs Região – Lucas Krug volta a se apresentar na região essa semana trazendo pela primeira vez o espetáculo “Extra & Ordinários - Uma autobiografi a não autoriza-da”. Nesta quinta-feira (15) o artista estará em Campo Bom, no Teatro do CEI, e na sexta-feira (16) em Sapiranga, no Centro de Cultura. No palco, Lucas Krug re-presentará seus mais famosos personagens: Frederico Al-berto, Seu Cucar e Gaudério Fagundes. Segundo Lucas, esse espe-táculo é o resultado de dois anos de amadurecimento do seu trabalho, desde quando saiu do “Primeiro as Damas”. “Os personagens são os mes-mos, porém esse espetáculo traz novas histórias, sempre com a promessa de muitas gargalhadas”. A peça é dirigida por Nés-tor Monasterio, que também dirigiu “Homens de Perto”. Lucas terá a atriz Daiane Oli-veira como colega de palco, que participará da transição dos personagens de Lucas e também fazendo seus pró-prios quadros.

Sapiranga – Com o objetivo de manter os alunos dentro da escola no contraturno das aulas, o projeto Hip Hop nas Escolas vem vencendo barrei-ras e quebrando preconceito na cidade desde 2009. O Hip Hop nas Escolas oferece au-las de dança semanais em oito escolas da rede para os alunos do 3º ao 9º ano, com turmas mistas com até 25 crianças. Segundo o professor res-ponsável pelo projeto, Edmar Ayres, o “Édi”, o projeto ajuda também em sala de aula, já que as aulas de dança envolvem atenção, expressão corporal e desenvoltura, o que acaba refl etindo no de-sempenho escolar. “A dança ajuda os alunos até na hora de apresentar trabalhos, já que faz com que as crianças per-cam o medo e a vergonha”, disse Édi. O projeto também au-

Artista de longa carreira!=Lucas Krug é ator e músico. Iniciou sua carreira muito cedo, aos 6 anos, no Teatro Te-leco, atuando posteriormente em diversos outros grupos de teatro.

=Outro importante trabalho do ator foi no espetáculo “Primeiro as Damas”, que es-treiou em 2008, em Sapiran-ga, no qual o humorista Cris Pereira também fazia parte.=Entre os principais traba-

lhos destacam-se: Solterís-sima, Decote, O Show Que Era Mais Não Foi (Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante), Os Farsantes, Canção de Assis (Prêmio de Melhor Ator no FENATA), Os Sobreviventes, Adolescer, Happy Days e com a peça Um Sorriso de Palhaço, participou da Bienal Luso--Brasileira de Palhaços e Artes de Teatro e Circo em Santarém / Portugal.

=O QUE: Espetáculo “Extra & Ordinários - Uma autobiografi a não autorizada”=QUANDO:*15 de maio em Campo Bom, no Teatro do CEI.*16 de maio em Sapiranga, no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck

=VALOR: R$20 1º lote, R$25 2º lote e 30 na hora. Estudantes e idosos pagam meia.

=HORÁRIO: Às 20h30

TURMAS DE DANÇAO p r o j e t o conta com a

participação de180 alunos na soma total de crianças de todas as escolas. Even-tualmente, as turmas se juntam para apresentações em eventos da cidade, como no Desfi le Cívico e na Festa das Rosas do ano passado, que contou com 85 crianças.

xilia no desenvolvimento de disciplina, respeito e or-ganização, que segundo a coordenadora dos projetos da Secretaria de Educação de Sapiranga, Giovana Ca-nani, eleva a auto-estima das crianças, já que elas têm a oportunidade de interagirem em um grupo social.

Lucas Krug interpretando o personagem Gaudério Fagundes | Foto: Juliano Ambrosini

Origem do Projeto!= O Hip Hop nas Escolas surgiu a partir do projeto “Férias ativas”, em 2009, que desenvolveu as aulas de dan-ça de Hip Hop durante as férias, com o mesmo objetivo de manter os alunos dentro das escolas. Quando as au-las iniciaram, o projeto teve continuidade. A partir desse ano o projeto de Hip Hop nas férias mudou seu nome para “Conexão férias”.

= Segundo Édi, o projeto é

muito bem visto pelos pais dos alunos, já que estes tem encontrado melhoria no de-sempenho escolar dos fi lhos.

= O Hip Hop é uma mani-festação cultural que traz ele-mentos muito importantes da periferia. Além da dança, o Hip Hop envolve o grafi te, o DJ e o MC. Porém, segundo Édi, a dança ainda é o elemen-to preferido das crianças a ser trabalhado em sala de aula.

Serviço:

Cinema em Campo Notas rápidas...

Campo Bom - Quem ainda não conferiu os fi lmes Need For Speed, O Espetacular Homem-Aranha 2 e Uma Aventura Lego tem até esta quinta-feira (15) para ir até o CEI. Estudante paga 5 reais e moradores em geral 10 reais. Idosos acima de 60 anos e crianças pagam 5 reais. Informações no telefone: 3597-0435

Concurso DevoluçãoSapiranga - Nesta quinta-feira (15), no Centro de Cultura, ocorre a premiação do V Concurso Escolar de Fotografi as. Dos 85 trabalhos, 40 são de estudantes que estão entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental.

Sapiranga - Os usuários da Biblioteca Pública que estão com obras do acervo devem devolver os livros até a próxima sexta-feira (30). A intenção é resgatar mais de 1.300 livros. Não é necessário pagar multa.

+

Peppa Pig no Teatro Fe-evale em Junho

Região

O maior fenômeno infantil dos últimos tempos está chegando para um show inédito no dia 1º de junho, em Novo Hamburgo, no Teatro Feevale. Peppa Pig & O Porquinho Mau. Ingressos a 80 reais para adultos. Crianças até 24 meses não pagam. Acima de 24 meses e até 12 anos pagam 40 reais.

Show conta com belíssimo cenário | Foto: Reprodução

repercutindo... Araricá, Campo Bom, Sapiranga e Nova Hartz 19Repercussão15 a 21 de Maio de 2014

Louize [email protected]

Louize Wasem

Maurício Morelli

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Maitê Aguiar

DR. DANILO SCHNEIDERESPECIALISTA EM IMPLANTODONTIACIRURGIA E PRÓTESE SOBRE IMPLANTESCIRURGIÃO - DENTISTA - CRO RS 11984

SAPIRANGA51 3529.8297Av. 20 de Setembro, 3825 - sala 03

SAPIRANGA - F. 3039.1616 | CAMPO BOM - F. 3038.1616 | TAQUARA - F. 3541.3440

NOSSA DEFINIÇÃO DE CORES PARA O OUTONO JÁ ESTÁ PRONTA.

VENHA FAZER SUAS COMBINAÇÕES!

SAPIRANGA - F. 3039.1616 | CAMPO BOM - F. 3038.1616 | TAQUARA - F. 3541.3440

NOSSA DEFINIÇÃO DE CORES PARA O OUTONO JÁ ESTÁ PRONTA.

VENHA FAZER SUAS COMBINAÇÕES!

1A empresária Tânia Jardim recebeu clientes e amigos em

sua “Decoratta” na última sexta--feira (9) para brindar o primeiro ano de sucesso absoluto do espaço de decoração. Sempre renovando e trazendo do centro do país as maiores novidades em decoração, Tânia recebeu a todos com sua simpatia e elegância que lhe é peculiar.

2 Presenças de destaque no Lan-çamento da Coleção de outono

Inverno da My Soul, a dupla que é sucesso de público, Lucas & Felipe, que na foto pousam ao lado do pequeno Kassiel. A noite regada a brindes, muitos encontros entre amigos e prin-cipalmente moda, teve a animação da dupla que sempre muito simpática esbanjou talento e carisma com os convidados.

3 Sapiranga passa a ter a partir de hoje mais um Espaço de Festas &

Eventos, que fi ca no Bairro Centenário. O Espaço Hiper, que tem na gerência Degas Alfredo Reichert, tem estrutura para abrigar festas de aniversário, adulto, infantil, festas de formatura e eventos empresariais. O espaço está equipado com diversos brinquedos e excelente infraestrutura, podendo receber até 100 pessoas em eventos.

4 Já “está no forno” o novo disco da conceituada dupla

sertaneja Cairon & Gustavo, e em breve estarão em todas as rádios do país e região os sucessos em novo formato para alegrar os fãs de carteirinha. Para o lançamento a dupla também agenda uma turnê pós-copa e uma série de shows pelos três estados do sul. É esperar para ver!

5Na foto, o registro dos 15 anos de Brenda Müller da

Rosa realizado no espaço Zoom, em Campo Bom, no dia 10 de maio. Na foto com a aniversarian-te Murilo Ferreira, Alex Morais e Moisés Strottmann.

6 Clicados no melhor momento “love story” o casal Rodrigo

Basei e Caroline Martins.

CLICAR é a palavra de ordem de mais um dos grandes profi ssionais da

fotografi a de nossa região. Falo de Vanderlei Borges, sapiran-guense de coração, há 33 anos residindo na cidade. Natural de Três de Maio, encontrou na nossa cidade e região seu palco de trabalho. Inicialmente como assistente do conceituado fotógrafo Everton Rosa, passou a ter sua carreira solo clican-do eventos, casamentos, festas e books fotográfi cos. Há 13 anos como fotógrafo adquiriu experiência e a cada dia vem se adequando às novas técnicas e estilos que a fotografi a e o mercado impõem. Os fotógrafos com sua dedicação e talento, vendo um mundo através das suas lentes, passam a fazer parte de momentos especiais de muitas pessoas, tornando-se quase que uma parte daquele universo e do momento, e tudo muitas vezes não só num simples “click”, mas tendo sensibilidade para captar o melhor instante de cada pessoa, ajudar a realizar sonhos e desejos de cada um vendo seu momento retratado em imagens. Imagens que fi cam impressas e principalmente, na memória de cada um . Clicar é tornar sonhos realidade, é deixar a imaginação viajar e os desejos fl uírem...

1 4

5

6

2

3

Page 13: Jornal repercussão edição 66

Campo Bom diz que nãofaltam ginecologistasContraponto | Oposição diz que faltam ginecologistas no CMICampo Bom – Mulheres que utilizam a rede pública de saúde chegam cada vez mais cedo ao Centro Materno Infantil (CMI) para agendar um horário com médicos ginecologistas. O problema das mulheres que utilizam o SUS em Campo Bom pode ser constatado, especialmen-te, nas manhãs de quintas--feiras, quando elas chegam ao recém-inaugurado CMI, na Rua São Paulo, Centro. Durante a sessão de segunda-feira (12) vereado-res de oposição cobraram dos governistas a contra-tação de mais médicos ginecologistas. A oposição diz que o município possui apenas quatro ginecolo-gistas para atender 30 mil mulheres campo-bonenses. Porém, de outro lado, a Prefeitura rebate e diz que há mais de 15 profi ssionais para atender as mulheres a partir dos dez anos.

15 a 21 de Maio de 2014

Veja antes as notícias da regiãoem nosso Facebook ou no site:

facebook.com/jornalrepercussao

www.jornalrepercussao.com.br

Centro Materno Infantil (CMI) inaugurado em Janeiro é alvo de críticas | Foto: Deivis Luz PREFEITURA RESPONDE O discurso dos vereadores foi rebatido pela Prefeitura. A Secretaria de Saúde

informou que o público alvo de atendimento ginecológico em Campo Bom é de 26 mil mulheres. A rede pública de atendimento é composta por 15 profi ssionais que fazem 800 atendimentos mensais. As consultas são atendidas em até 30 dias e as fi las em algumas UBSs resultam da iniciativa da comunidade em retirar a fi cha antes do horário de distribuição. O CMI presta 140 atendimentos semanais.

FALTA INTERESSE Alexandre Hoff meister - que já foi secretário de Saúde de Campo Bom - disse

que uma das difi culdades na contratação de ginecologistas está relacionada na desistência dos aprovados nos concursos e a escassez de profi ssionais. O empenho da Prefeitura para contratar médicos especialistas como otorrinolaringologistas, traumatologistas e ginecologistas foi destacado pelo vereador. “A Prefeitura está buscando mais profi ssionais”, revela.