Jornal Santuario julho 2010

6
“Casa do Coração” Santuário Sagrado Coração de Jesus | Julho de 2010 Carreata une paroquianos na Celebração de Corpus Christi Lugar de devoção, acolhida e missão O Santíssimo Sacramento passa pelas ruas da Paróquia e fiéis demonstram amor pela Eucaristia Pe. Humberto Domingos Penso, scj, deu a benção do Santíssimo Sacramento no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na Matriz. O caminhão que conduz a Santa Eucaristia passou pela frente do colégio Dr. Jorge Lacerda, na rua Santo Agostinho. A Comunidade Divino Espírito Santo preparou um lindo tapete que ocupou todo o corredor da capela, lembrando os 10 anos do Santuário. No trajeto, muitas pessoas manifestavam seu amor de várias maneiras, com velas, balões, altares arrumados nas calçadas, enfeites, ou acendendo e apagando as luzes nas casas. Os fiéis lotaram a capela São Judas Tadeu, momento muito especial para a comunidade que completou 45 anos de fundação. Muitos fogos e música. Foi assim que a Comunidade Sa- grada Família se preparou para receber a santa visita de Cristo na Hóstia Consagrada. Pe. Luís Antônio conduziu o momento. Uma grande fila de automóveis se formou na carreata de Corpus Christi. Todos demonstravam sua fé e seguiam o Cristo na Eucaristia. Nas mãos do pároco Pe. Claudionor José Schmitt, scj, o Corpo Santo de Cristo em meio ao forte trânsito de Joinvil- le. E inicia a carreata que percorreu as ruas da Paróquia. Na Comunidade Nossa Senhora do Rosário, muitas pes- soas já esperavam o Santíssimo, que passou para as mãos de Pe. Nilson Helmann, scj.

description

Jornal Santuario julho 2010

Transcript of Jornal Santuario julho 2010

Page 1: Jornal Santuario julho 2010

“Casa do Coração”

Santuário Sagrado Coração de Jesus | Julho de 2010

Carreata une paroquianos na Celebração de Corpus Christi

Lugar de devoção, acolhida e missão

O Santíssimo Sacramento passa pelas ruas da Paróquia e � éis demonstram amor pela Eucaristia

Pe. Humberto Domingos Penso, scj, deu a benção do Santíssimo Sacramento no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na Matriz.

O caminhão que conduz a Santa Eucaristia passou pela frente do colégio Dr. Jorge Lacerda, na rua Santo Agostinho.

A Comunidade Divino Espírito Santo preparou um lindo tapete que ocupou todo o corredor da capela, lembrando os 10 anos do Santuário.

No trajeto, muitas pessoas manifestavam seu amor de várias maneiras, com velas, balões, altares arrumados nas calçadas, enfeites, ou acendendo e apagando as luzes nas casas.

Os fi éis lotaram a capela São Judas Tadeu, momento muito especial para a comunidade que completou 45 anos de fundação.

Muitos fogos e música. Foi assim que a Comunidade Sa-grada Família se preparou para receber a santa visita de Cristo na Hóstia Consagrada. Pe. Luís Antônio conduziu o momento.

Uma grande fi la de automóveis se formou na carreata de Corpus Christi. Todos demonstravam sua fé e seguiam o Cristo na Eucaristia.

Nas mãos do pároco Pe. Claudionor José Schmitt, scj, o Corpo Santo de Cristo em meio ao forte trânsito de Joinvil-le. E inicia a carreata que percorreu as ruas da Paróquia.

Na Comunidade Nossa Senhora do Rosário, muitas pes-soas já esperavam o Santíssimo, que passou para as mãos de Pe. Nilson Helmann, scj.

Page 2: Jornal Santuario julho 2010

www.santuarioscj.inf.br www.santuarioscj.inf.br

´

,

MENSAGEM DO PÁROCO SANTO DO MÊS

ARTIGO

A arte de viver no ‘comum’ da vidaPe. Claudionor José Schmitt, scj

“Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo”. É nesta cer-teza que, nesses pró-ximos meses, a liturgia celebra o Tempo Co-mum, prolongando no cotidiano da vida “o sa-bor da festa pascal”.

A cada domingo conti-nuamos a celebrar a “pre-sença do Ressuscitado no meio de nós”, pois é na memória do Ressus-

citado que encontramos força e motivações para nos mantermos unidos no testemunho do segui-mento de Jesus.

O comum distingue-se do extraordinário, do festivo. As celebrações do Tempo Comum, além de nos reconciliar com o que é comum e rotineiro, nos ajudam a descobrir o dia a dia como um tempo de graça e salvação. É no comum, no cotidiano

da vida, que damos pro-vas de nossa fi delidade e confi rmamos a arte de bem viver.

Encontrar o extraor-dinário no comum e per-ceber as grandes coisas nas menores é o jeito de cultivar a espiritualidade do Tempo Comum e não deixar que se transforme em rotina.

Guiados pelo evangelis-ta Lucas, neste ano C, so-mos convidados a fazer das

celebrações desse Tempo Comum o grande encon-tro da comunidade cristã com Jesus, o visitador de Deus, que anima, renova e liberta o seu povo.

Que, iluminados e for-tifi cados pelo Espírito, as nossas celebrações nos levem a valorizar o tempo como dom de Deus e a fazer as coisas pequenas com amor para que as grandes coisas aconte-çam em nossas vidas.

Nascida em Trento, Itália, aos 16 de dezembro de 1865, Amábile Lúcia Visintainer desde criança revela ternura e compaixão pelos pobres. Como paroquiana, sempre esteve engajada na vida pastoral e social.

Em 1890, fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Além da missão evangeli-zadora e caritativa que realizou em Santa Catarina, através da Congregação, Santa Paulina desenvolveu trabalhos em São Paulo, onde assumiu a missão de cuidar dos órfãos e negros, ex-escravos abandona-dos, idosos e enfermos.

Madre Paulina morre em 9 de julho de 1942, na capital de São Paulo. É beatifi cada pelo Papa João Paulo II no dia 18 de outubro de 1991, em Florianópo-lis. Em 19 de maio de 2002, é proclamada santa pelo Papa João Paulo II, em Roma.

EDITORIAL

Nossa paróquia vive um momento especial com as Missões Querig-máticas que acontecerão em agosto. Desde o anúncio da São Judas Tadeu como local que receberia os missionários, as atividades da co-munidade se dedicaram a reforçar o chamado natural a todo cristão: evangelizar.

Entretanto, quando se fala em missão, muitos imaginam uma realida-de diferente. Terras distantes e rostos desconhecidos. África e Ásia são os destinos mais procurados. Mas será que conhecemos o lugar onde moramos? Por que insistimos em fazer missão em locais distantes, en-quanto aquele que mais precisa do anúncio da Boa Nova está ao nosso lado? Se preferimos anunciar o Evangelho para desconhecidos, quantos rostos não conhecemos em nossa comunidade?

Ser missionário é anunciar o Cristo, é sair de si em busca do outro, onde quer que estejamos. Anunciar não somente com palavras, mas com a nossa própria vida. Ser missionário é escolher se doar, tomar uma decisão que nos muda completamente. É se comprometer em proclamar sempre e em todos os lugares o poder do amor que brota do Coração de Jesus e que nos transforma.

Ser portador da Boa Nova de Jesus não é motivo de orgulho, mas deve ser encarado como uma obrigação. “Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!” (I Cr 9,16b) dizia o missionário São Paulo. O local perfeito para fazer missão é onde estamos e o tempo é agora. Um chamado per-manente de missão. É isso que o Documento de Aparecida nos propõe a assumir. Estejamos prontos e que o nosso coração se pareça cada vez mais com o Sagrado Coração de Jesus, missionário e acolhedor.

OPINIÃO 2 PASTORAIS E MOVIMENTOS 11

Programação especial celebra trabalho da Pastoral com Celebrações Eucarísticas

Pastoral Carcerária de Joinville atua há 19 anos como presença de Jesus entre os presos

Vem e segue-me!Nossa vocação é ouvir a voz do Mestre e seguí-Lo, sem nos distrair pelas miragens do mundo

Vem e segue-me! É a vocação, o chamado. Desde Adão, no Éden, Deus nos questiona: “Filho, onde estás?” Até nas vocações bíblicas dos grandes patriarcas, rutila entre elas a vocação da Virgem Maria e a nossa, e nela ecoa a mesma voz divinal: “Filho, dá-me teu cora-ção”. Pode-se, a partir deste chamado, entender a exclamação de Santa Tereza D’Ávila: “Só Deus basta! O resto é mistifi cação. Não te irrites, nem te aborreças, pois tudo é transitório”.

Um velho marujo, nauta de muitas aventuras e viagens por mares nunca antes navega-dos, trouxe para seu idolatrado fi lho uma esplêndida concha do mar e lhe disse: “Filho, nunca desanime. Quando estiveres cansado, põe esta concha ao ouvido e ouvirás um marulhar de ondas e o fragor de tempestades... É a voz de teu Pai (Deus), que brada lá de longe, bem distante, nos horizontes sem fi m, incentivando-te. Aí perceberás uma luz peregrina do infi ni-to, que continuará a fascinar-te com a nobreza de teu ideal... tua vocação”.

O mundo é uma eclosão de chamados de ilusões, “fata morgana’s” (miragens) da vida, oferecendo vaidades e vícios, pois o diabo é o pai das mentiras. Mas, o Mestre Divino ace-na com idealismo e virtudes heróicas, um sonho factível, uma felicidade real e te sentirás como o herói grego Hércules na encruzilhada dos caminhos da vida, entre os quais ele escolheu a virtude.

Há muitas vocações magnífi cas, como a medicina, as artes etc. Outras são atrações em um circo de balangandãs, futilidades e lantejoulas que a mídia oferece.

A sensatez leva a optar por vocações mais nobres e sérias como o matrimônio, a vida reli-giosa ou sacerdócio. Mas fuja, como o diabo da Cruz, destes promotores de imbecilidade cole-tiva - em que o importante é só aparecer na mídia, posar para TV - para que não aconteça que ao despertares para a razão te encontres tão desprovido de valores morais, infeliz, deprimido e afastado para sempre de um ideal que jamais foi vocação, mas uma infeliz quimera.

Põe em tua consciência aquela concha do mar em que ainda ecoa a voz de teu Pai que te espera, amoroso, para os altos remígios de uma alma cristã.

Foste feito por Deus para ser feliz...

Pe. Humberto Penso

Santa Paulina

PASTORAL CARCERÁRIA

Muito mais que uma ação social, a Pastoral Carcerária é a presença do próprio Jesus nos presídios e peni-tenciárias do Brasil. Na Comarca de Joinville, a Pastoral atua há 19 anos evangelizando os presos, egressos e suas famílias.

“Aprendi muito, especialmen-te a entender melhor a miseri-córdia do Sagrado Coração de Jesus, que revela um Pai que está sempre de braços aber-tos”, afirma a paroquiana Ra-quel Gonzaga, que é agente da Pastoral desde 1997.

A Palavra de Deus é levada sema-nalmente nas visitas aos presos, in-clusive na ala feminina, com leituras bíblicas, músicas e evangelização. São celebradas Missas mensais e em datas especiais.

“Já senti muitas vezes a pre-

sença de Jesus Cristo lá, como se Ele estivesse esperando nossa chegada para que a graça divina fosse manifestada! Acredito fi rme-mente que aí está a importância de nossa ação, do nosso servir a Cristo na pessoa do encarce-rado!”, conta Raquel, também participante do Grupo Bíblico de Refl exão.

O objetivo não é somente dar as-sistência espiritual, mas também so-cial e moral aos detentos e suas famí-lias, e assim promover a dignidade e

auxiliar o seu processo de reingresso à sociedade.

Para ajudar a reintegração à so-ciedade, a Pastoral tem uma casa de atendimento ao egresso e a família. O trabalho é feito em conjunto com

outras pastorais, movimentos, enti-dades e organizações. A casa atende de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Mais informações sobre o trabalho da Pastoral Carcerária pelo telefone 3028-1458.

No dia 1 de agosto, a pastoral completa 19 anos e promove uma programação especial com Missas den-tro do Presídio e da Penitenciária de Joinville. Às 9h30, haverá Missa no Santuário Sagrado Coração para a confraternização da equipe e familiares.

Aniversário

Missionários sempre e em todo o lugar

Page 3: Jornal Santuario julho 2010

www.santuarioscj.inf.br www.santuarioscj.inf.br

Pontifícias Obras Missionárias lança novena em DVD

GERAL

As dioceses devem receber nas próximas semanas os subsídios da campanha, juntamente com o DVD e o envelope para a coleta

310PASTORAIS E MOVIMENTOS

O Movimento prepara a 69ª edição do Encontro de Casais com Cristo

O Movimento de Casais Encontristas da Paróquia Sagrado Coração de Jesus completa, em 2010, 35 anos de atuação em nossa paróquia. O objetivo do Movimento de Casais é resgatar casais para os trabalhos pastorais e sociais, restaurar famílias e dar a elas um verdadeiro sentido cristão. A coordenação é composta por 10 casais que se reúnem uma vez por mês para programar eventos.

As atividades promovidas pelo movimento são variadas. Algu-mas focam o crescimento espiritual como retiro para as famílias, grupos com todos os encontristas e momentos de adoração. Ou-tras são de cunho social, como bailes, piqueniques para integra-ção das famílias e o Natal Carente, ocasião que são distribuídas cestas básicas e brinquedos nos bairros mais necessitados.

Organizado anualmente, um dos eventos mais tradicionais do Movimento está em sua 69ª edição. O próximo Encontro de Casais com Cristo (ECC) será realizado de 23 a 25 de julho e reunirá 25 casais da paróquia.

O objetivo desses eventos é resgatar a base da família e seu cotidiano, fazer com que esses casamentos se reestrutu-rem e reflitam sobre suas atitudes enquanto casal, e assim, busquem uma maior harmonia em sua vida familiar. Muitos casais continuam a caminhada e se engajam em outras pas-torais para trabalharem.

Há 35 anos resgatando famílias

sionária em DVD, uma produção da Verbo Filmes. O DVD contém nove documentários curtos com temas relacionados à missão para serem utilizados na no-vena missionária em todas as comunidades da Igreja durante o mês de outubro. Cada fi lme dura, em mé-dia, sete minutos e os nove temas abordados estão em sintonia com o conteúdo do respectivo dia da no-vena.

Após a exibição do fi lme, as pessoas são convida-das a partilhar os sentimentos e as impressões da-quilo que viram. O objetivo é ajudar a Igreja do Brasil na missão além-fronteiras, ad Gentes. Nesse sentido, os temas da Novena são: primeiro dia - Uma Novena Missionária; segundo dia - Missão nas grandes cida-des; terceiro dia - Missão nas periferias; quarto dia - Missão em contexto de fome e guerra; quinto dia - Missão e religiosidade popular; sexto dia - Missão com migrantes; sétimo dia: Missão na Amazônia; oita-vo dia - Missão e partilha de bens; e nono dia - Missão e comunhão eclesial.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade, o tema da Campanha Missionária 2010 é “Missão e Partilha”. A Coleta feita no Brasil no Dia Mundial das Missões, no quarto domingo de outubro, é destinada ao Fundo Mundial de Solidariedade Missionária para fi nanciar projetos de evangelização em diversas fren-tes.

Os subsídios da Campanha, juntamente com o DVD e o envelope para a Coleta, já foram enviados a todas as dioceses do Brasil.

Anualmente, para animar o mês das Missões, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) elaboram sub-sídios, como o Cartaz da Campanha Missionária, santinhos com a Oração Missionária, folhetos infor-mativos, textos para as celebrações e o envelope para a coleta. A novidade em 2010 é a Novena Mis-

Meu nome é Ferdinando. Sou casado com Valdete há 18 anos e temos dois fi lhos: Bruno, de 18 e Gustavo, de 17. Durante 15 anos, minha família sofreu com o meu vício em diversas drogas, como álcool, maconha, cocaína e crack. Na época, eu não con-seguia entender o sofrimento que causava. Eles iam à Missa e rezavam por mim, pedindo para que eu saísse desse caminho. Eu não conseguia e também não queria, já estava totalmente escravo da droga.

Um dia fui convidado a fa-zer o 66º Encontro de Casais com Cristo, de 20 a 22 de ju-lho de 2007. Eu não queria ir, pois fi caria sem a droga. Mas a minha esposa insistiu muito. Então, para deixar a Valdete mais feliz, decidi ir.

Algo naquele fi m de sema-na tinha mudado. Era como se tivesse sido regada a semente da conversão dentro de mim. Fiquei lutando contra o vício al-guns meses e os encontristas me acompanharam. Decidi me internar em uma fazenda para dependentes químicos, onde passei nove meses em trata-mento. Os encontristas sempre me visitavam e davam apoio a minha família.

Tudo que sou e tenho devo ao Movimento de Casais En-contristas do Sagrado Coração de Jesus. Hoje, minha cami-nhada é voltada à comunidade, sigo uma vida de oração, com verdadeiros amigos em Cristo e uma família restaurada.

Obrigado!

Participante do ECC descreve experiência

Seus passos encurtaram, mas não parou de ir ao povo. Sua voz não tem mais o mesmo vigor, porém não cessou de evangelizar. Suas mãos já não têm mais a mesma firmeza, entretanto trazem os sacramentos, abençoam-nos, desenham e dis-tribuem balas às crianças que correm alegres ao seu encontro. Sua audição já não é mais tão aguça-da, mas sua atenção para com os que o procuram é redobrada e carregada de ternura e carinho. Já sabem a quem nos referimos, não é mesmo? Pe. Humberto, parabéns pelos seus 82 anos na graça de Deus!

Pe. Humberto Domingos Penso também cele-brou 57 anos de vida sacerdotal, no último dia 28. As mudanças que o tempo faz no nosso corpo, não interferem no amor que cada qual traz no coração.

Feliz aniversário Pe. Humberto!

MOVIMENTO DE CASAIS MISSÃO E TECNOLOGIA

para a coleta. A novidade em 2010 é a Novena Mis-

Vilson e Sheila Rocha

Page 4: Jornal Santuario julho 2010

www.santuarioscj.inf.br www.santuarioscj.inf.br

RETIRO QUERIGMÁTICO A VIDA COMO VOCAÇÃO

Jovens diante do primeiro anúncio A vocação da paróquia na promoção de novas escolhas

No mês de junho, foi a vez da juventude participar da experiência que está contagiando a paróquia

Paróquia trabalha para que homens e mulheres possam dar uma resposta a� rmativa ao chamado Divino

4FORMAÇÃO

Talita Rosa

Nos dias 26 e 27 de junho, o primeiro Retiro Querigmático para jovens da paróquia reuniu 39 par-ticipantes em torno de uma nova e ousada propos-ta: assumir Jesus como centro da vida e recorrer constantemente ao Espí-rito Santo para atualizar o amor de Deus na juventu-de de cada um.

Ao fi nal do retiro, que aconteceu nas dependên-cias da Comunidade São Judas Tadeu, a resposta foi evidente e emocionante, como a de Tulio Luís Stolf, 25 anos. “Essa experiência faz com que a gente mude, se torne novo. Esse Espíri-to é que nos renova e faz com que sejamos diferen-tes, o que para nós, jovens, é um desafi o na sociedade atual”, partilhou.

Três proclamadores

9VIDA LITÚRGICA

Iniciação à vida cristãA iniciação à vida cristã é a procura, a pergunta

por Deus. Muitos são os que andam inquietos pelo mundo, descontentes com propostas que ainda não conquistaram sua mente e seu coração.

O ser humano vive a procura de respostas so-bre a vida e, no fundo, a respeito de si mesmo. Ho-mens e mulheres querem saber quem são, por que estão neste mundo, que sentido têm as escolhas que a vida exige de nós.

João Paulo II refere-se a essa necessidade como: “A Fé e a Razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhe-cer a verdade e, em última análise, de conhecê-LO, para que, conhecendo-O e amando-O, possa che-gar também à verdade plena sobre si próprio” [...].

A iniciação cristã tem muito a oferecer também quando alguém vive em crise e insegurança. Para isso, é preciso que a pessoa se sinta, em todo o pro-cesso, apoiada por uma comunidade acolhedora.

Há um processo no chamado. Tudo começa com uma busca, isto gera um encontro e produz conversão. Assim, o processo vai produzindo co-munhão que leva à missão e depois à transforma-ção da sociedade.

O projeto de Jesus não tem nada de pequeno ou mesquinho, pelo contrário, somos chamados a um trabalho exigente e emocionante. Jesus nos impulsiona a viver a fraternidade, a defender os fra-cos, a construir a paz, valorizando a honestidade e a dignidade humana, sabendo perdoar e partilhar. Quem não encontrou Jesus de fato não foi iniciado na fé [...].

A iniciação à vida cristã supõe uma comunida-de que passe no teste do “Vinde e Vede”. Iniciação não é só aprendizado de doutrina. É inserção na totalidade da experiência de fé dentro de uma co-munidade em que se identifi ca a presença ativa do fermento do Evangelho e a força transformadora do amor de Jesus.

Ser cristão exige o compromisso com as mis-sões em geral, com a transformação da socieda-de, com a leitura orante da Bíblia, com o diálogo ecumênico e inter religioso, com a promoção das diferentes vocações.

A iniciação cristã é uma exigência da missão da Igreja, formar cristãos fi rmes e conscientes nos no-vos tempos em que a religião é uma escolha.

Solenidade do Coração de JesusPe. Nilson Helmann, scj

No dia 11 de junho, celebramos a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Nessa data ainda fi ndamos o ano sacerdotal que teve sua abertura na festa do Coração de Jesus do ano passado.

Nascidos no coração do Bom Pastor e seguin-do seu exemplo, os sacerdotes são convidados a procurar os fi lhos de Deus que estão perdidos, reconduzir os extraviados, protegê-los de perigos e lutar para que todos sejam saciados em suas necessidades físicas, psíquicas e espirituais. Aos sacerdotes, portanto, compete à tarefa de condu-zir os fi lhos de Deus ao seu divino coração, local de encontro e conhecimento, lugar de descanso e repouso, espaço de amor e de realização.

Rezemos, pois, para que todos os sacerdotes se sintam amados pelo coração de Nosso Deus e que suas vidas sejam refl exo desse sentimen-to. Que estejam sempre amparados pela graça quando as forças humanas faltarem e possam vi-ver intensamente sua vocação de guia e pastor.

Catequese de adultosNo dia 20 de junho, 42 pessoas participaram

de um retiro em preparação aos sacramentos no Noviciado dos Freis Capuchinhos. Os momentos foram conduzidos pelo Pe. Luís Antônio, Nicolau Monteiro e Idinéia O. da Silva. A Celebração Eu-carística, presidida pelo Pe. Luís, teve a presen-ça de pais, padrinhos e amigos dos participantes. Na oportunidade, o sacerdote ministrou o sacra-mento da Crisma para 21 adultos, destes, cinco foram batizados.

Há muitos anos, a Paróquia caminha com a Pastoral da Catequese para a formação e prepa-ração de adultos que fazem sua opção de fé com especial maturidade e responsabilidade.

neles a disponibilidade para fazer da própria vida - quando Deus chama - um dom para a missão.

Rezemos, pois, para que nossa comunidade paroquial continue a produzir respostas afir-mativa ao chamado de Deus, que tem um con-vite especial a todos,

A palavra vocação, do latim vocare (chama-do), caracteriza muito bem a relação de Deus com cada ser huma-no. Desde o seu nas-cimento, o homem e a mulher são convidados ao diálogo com Deus. É nesse diálogo de amor com o Criador, na liber-dade, que se alicerça a possibilidade que cada pessoa tem de crescer e dar sentido ao seu existir, fazendo de toda a sua vida uma resposta positiva à felicidade.

Nossa paróquia, nes-se sentido, trabalha para que homens e mulheres possam dar sua respos-ta afi rmativa ao chama-do Divino. Procuramos contribuir para que no coração de todos, às ve-zes invadidos pelo medo e pelas incertezas, reine a alegria libertadora da fé.

Nossa tarefa, por-tanto, como paróquia que trabalha pelas vo-cações é a de orien-tar as novas gerações para a descoberta do projeto de Deus sobre cada um, cultivando

aguardando apenas o sim verdadeiro e a dis-ponibilidade total dos corações.

SAV (Serviço de Ani-mação Vocacional)

Chamados, nossa pa-róquia precisa, pois, de homens e mulheres que conservem viva nos bati-zados os valores funda-

mentais do Evangelho e façam surgir na consci-ência do Povo de Deus a necessidade de respon-der, com coragem e de-terminação, ao chamado de Deus. Você, portanto, que se sente chamado ao serviço vocacional e despertou no coração o chamado Divino, entre em contato conosco.

No dia 11 de junho, celebramos a solenidade

Pe. Nilson Helmann, scj

revezaram-se nos ensina-mentos: Pe. Luiz Antônio Nunes da Silva, Ana Bea-triz Rocha Nedel e Eloir Be-zbatti. Ao todo, oito temas foram abordados durante o encontro que começou e terminou com Celebrações Eucarísticas. Nos interva-los, os jovens partilhavam a experiência da Palavra proclamada em pequenos grupos com a mediação e a acolhida dos “pastorzi-nhos”, adultos que atuaram como “pais espirituais” du-

rante o evento. Outros momentos mar-

cantes foram a celebra-ção penitencial diante do Santíssimo Sacramento e a Coroa do Espírito Santo que marcou a invocação do Espírito sobre os jovens participantes. “Na hora que o Padre impôs as mãos sobre mim, senti o Espírito Santo e uma alegria muito forte. Alcancei a graça que pedi, de contar com Ele em mim, para que, com meu jeito de vida, possa provar

que sou cristã, como pro-pôs a Ana Beatriz em uma das proclamações”, teste-munhou a jovem Karla Gu-lini, 19 anos.

Os próximos passos para os participantes do Retiro são os três encon-tros do Perseverai, mar-cados para as tardes de sábado do mês de julho, na Matriz. “Os jovens terão mais três blocos de forma-ções, dessa vez, com a ca-tequese do que aconteceu no retiro”, explicou Eloir.

“Foi meu primeiro retiro. Tinha dúvidas sobre como era sentir o amor de Deus. Por causa desse encontro, tive a certeza de tal amor”.

Tiago Augusto Batisti, 22 anos, São Judas Tadeu “Vi o que estava errado. Foi um resgate. Até então sentia um vazio, mas agora tenho forças para começar de novo. Só te-nho a agradecer”.

Gabriela de Oliveira, 20 anos, Nossa Senhora do Rosário “Quando fui convidado para ser pastorzinho de jovens, con-fesso que fi quei preocupado. Mas durante o retiro fi quei sur-preso, e fui para casa emocionado com a juventude nota 10 que temos na nossa paróquia.”

Waldemar Lourenço Furtado, 49 anos, um dos sete “pastorzinhos”

“Viemos tão cansados da semana, mas agora estou renova-do, sentindo tanta alegria, que glorifi co a Deus”.

Arthur Garcia Bartsch, 17 anos, Santuário Sagrado Coração de Jesus

“Com a experiência deste fi nal de semana, tive a certeza de que Deus chama e capacita alguns para resgatar os de-mais”.

Vinícius Bazílio Corrêa, 18 anos, Divino Espírito Santo

“O momento mais especial foi colocar o que a gente estava sentindo e pensando e receber o acolhimento do pastorzi-nho. Para mim foi muito bom”.

Marcus Vinícius Carvalho da Silva, 22 anos, Nossa Senhora do Rosário

Participantes falam sobre experiência

Page 5: Jornal Santuario julho 2010

www.santuarioscj.inf.br www.santuarioscj.inf.br

FESTA10 ANOS DE SANTUÁRIO

Comunidade São Judas celebra 45 anos de evangelização

Um lugar de acolhida, fé e devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Na Missa comemora-tiva, no dia 2 de junho, a comunidade mostrou toda fé e entusiasmo que marcam a sua trajetória nas mais de quatro déca-das de existência. Quan-do Jesus Sacramentado entrou na igreja, foi re-cebido pelas aclamações alegres do povo que lotou o local.

Durante a celebração, foram recordadas as pes-soas e os acontecimen-tos signifi cativos para a história da São Judas Ta-deu. Entre as presenças importantes, estava a da Irmã Celeste, que veio de Balneário Camboriú, para participar das festividades da comunidade na qual

ajudou a construir duran-te 22 anos de trabalho.

Ao fi nal, a maioria dos presentes fi cou para a confraternização e pu-

Santa Missa, exposição e confraternização marcaram aniversário da Comunidade

5COMUNIDADES8COMUNIDADES

7º Cerco de Jericó

Oração ininterrupta diante de Jesus Eucarístico durante sete dias e seis noites. Esse é o convite da comunidade Nossa Senhora do Rosário para o 7º Cerco de Jericó, que será realizado de 17 a 23 de julho. O tema principal “Se eu orar, as muralhas vão cair” sugere a força da oração e o poder da fé. A ins-piração para este tipo de campanha encontra-se no capítulo 6 do livro de Josué que narra a vitória do povo de Deus, reunido em vigília, oração e jejum ao transpassar as muralhas que o cercava em Jericó.

Todos os dias da campanha haverá Santa Missa, às 19h30, seguida da adoração ao Santíssimo Sa-cramento exposto aos fi éis. Participe e traga a sua família!

2º Arraiá da Esperança Mais de 10 mil pessoas estão sendo esperadas

para o 2o Arraiá da Esperança, que será realizado no Sítio Novo, no dia 10 de julho, a partir das 18h. A edição deste ano vai benefi ciar entidades que fa-zem parte do Conselho Diocesano de Assuntos de Dependência Química.

O Arraiá será animado pelas bandas Dádiva Di-vina e Toque de Fé. Entre as atrações estão: Boi de Mamão, Quadrilha, Casamento Caipira e muita co-mida típica de festa junina. As paróquias das regiões das Comarcas de Joinville, Jaraguá do Sul e São

Bento do Sul, onde estão localizadas as casas de recupera-ção, devem indicar um casal para dispu-tar o concurso de Rei e Rainha da festa.

O valor do ingres-so antecipado é de R$ 5,00 e no local, R$ 8,00. Para crianças até 10 anos, a entra-da é gratuita.

Talita Rosa

Talita Rosa

Oração ininterrupta diante de Jesus Eucarístico

Foto

: Arn

aldo

Tru

ppel

das Comarcas de Joinville, Jaraguá do Sul e São

estão localizadas as casas de recupera-ção, devem indicar

tar o concurso de Rei e Rainha da festa.

so antecipado é de

8,00. Para crianças até 10 anos, a entra-da é gratuita.

deram servir-se de uma deliciosa canja com sa-bor de fraternidade e con-quistas! O bolo de três metros foi servido pelos

padres, encerrando as comemorações dos 45 anos em clima de união e amizade.

Sagrado Coração de Jesus

Talita Rosa

Depois de uma década, a devoção dos fiéis ao Sa-grado Coração de Jesus está ainda maior. Centenas de pessoas participaram da Celebração dos 10 anos de elevação da Paróquia a Santuário, no último dia 30.

Durante a Celebração, que teve liturgia especial, um coração foi sendo mon-tado para, simbolicamente, demonstrar como a “casa do coração” é formada pela presença e participação de toda a comunidade.

Um dos momentos mais significativos foi a bênção das imagens trazidas pelos fiéis. O pároco, Pe. Clau-dionor Schmitt, concluiu o rito com a entronização das imagens nas casas transmi-tida ao vivo pela rádio Difu-sora AM 1480.

Para as comunidades

que compõem a Paróquia Santuário, também foi uma noite especial. Cada uma recebeu a bênção papal, isso mesmo, a bênção do Santo Padre, o Papa Bento XVI, na ocasião dos 10 anos do Santuário!

Na primeira sexta-feira do mês, dia 2, Dom Antonio Wagner da Silva, scj, pre-sidiu a celebração solene, concelebrada pelos sacer-dotes da paróquia, além do Pe. Aléssio da Rosa, scj, que atualmente está em Brusque e é diretor do Co-légio São Luiz, e Pe. Valerio Heler, scj, pároco em Botu-verá. O bispo de Guarapua-va (PR) era o pároco quan-do a Paróquia foi elevada a Santuário, enquanto os padres convidados fizeram parte dos seus 10 anos de história.

Entre as atividades, ado-

rações ao Santíssimo, cele-brações especiais e momen-tos de confraternização.

10 anos com o Cora-ção de Jesus de portas abertas

Ayronn Alves, 10 anos, nasceu no mesmo ano em que também nascia um novo espaço de peregrina-ção em Joinville. Disposto a cultivar a espiritualidade do Coração de Jesus nos peregrinos, uma década depois, o Santuário Sa-grado Coração de Jesus já pode comemorar o alcance desse objetivo. Ayronn veio à celebração com a mãe, Claudinéia Alves, 39 anos, e trouxe três imagens para abençoar: uma para a casa deles, outra para a da tia, e outra para a empresa da família. “Procurei o Santu-ário no momento de dor da

perda da minha mãe. Fiquei aqui porque foi a casa que mais me acolheu. Sem-pre encontro no Coração de Jesus consolo para as minhas lágrimas”, contou

Claudinéia. O filho, agora, faz catequese na Paróquia. “Quando venho aqui sinto alegria”, partilhou o peque-no devoto com as imagens abençoadas nas mãos.

Page 6: Jornal Santuario julho 2010

www.santuarioscj.inf.br www.santuarioscj.inf.br

Fiéis foram chamados a viver sua devoção e celebrar os 10 anos do Santuário Sagrado Coração de Jesus

Paróquia se prepara para mais uma edição do projeto missionário que leva anúncio da Boa Nova aos moradores da região

ESPECIAL ESPECIAL6 7

Devoção e fé na Festa ao Sagrado Coração de Jesus

Povo evangelizando povo

Um Coração que ama a humanidade e oferece conforto e paz àqueles que confiam n’Ele. Uma das devo-ções mais difundidas da piedade eclesial, o Sa-grado Coração de Je-sus foi celebrado neste mês de junho em uma programação especial para que os fiéis tives-sem um motivo ainda mais especial para viver a sua fé.

A programação teve início no último dia 4, a primeira sexta-feira do mês, tradicionalmente dedicada ao padroeiro e abriu a novena com a exposição da imagem histórica do Sagrado Coração de Jesus, que está na Paróquia desde 1919, na porta principal da Matriz.

Além da novena e das celebrações diárias, a festa litúrgica do Pa-droeiro teve Missas es-peciais nas comunida-des São Judas Tadeu, Sagrada Família, Nossa Senhora do Rosário e Divino Espírito Santo.

Durante o tríduo da Festa, de 11 a 13 de junho, os fiéis puderam

FESTA DO PADROEIRO MISSÕES QUERIGMÁTICASINFÂNCIA MISSIONÁRIA

CATEQUESE

viver intensamente sua fé, através da procissão e das Missas solenes, em especial no domin-go, presidida pelo Páro-co Pe. Claudionor José Schimitt com o tema “Casa do Coração”.

Novenas integram paroquianos

Durante a preparação da Festa, a novena uniu os paroquianos em volta da imagem do Sagrado Coração de Jesus que visitou as comunida-des. Cada um dos dias em que os devotos se reuniam para se prepa-rarem para a Festa, as

novenas refletiam a uni-dade e a devoção dos paroquianos pelo Sa-grado Coração.

Um dos exemplos desta integração pode ser observada na orga-nização da segunda no-vena, em que os Grupos Bíblicos de Refl exão dos setores 1, 2 e 3 trabalha-ram o tema “O Coração de Jesus nos ama”. Os seis grupos que com-põem os três setores se reuniram na Rua Babi-tonga, 466. A acolhida foi feita por membros do setor anfi trião e cada se-tor esteve representado nas leituras, bem como

na apresentação dos símbolos (pão e vinho) durante o ofertório.

Ao fi nal, os partici-pantes foram convida-dos para a partilha, pre-parada pelos setores, com pão de queijo, cuca e suco de frutas. “Foi um momento de verdadeira partilha e confraterniza-ção, temperados com muita alegria e descon-tração. Tudo isso porque os nossos corações es-tavam sintonizados com o Coração de Jesus, que é só amor”, afi rmaram a coordenadora geral Ana Beatriz Nedel e Ivone Jacy Moreira.

Missionários visitam idosas

Em um gesto de carinho e solidariedade, a Infância Missionária visitou as idosas da Vila Vicentina e levou, além de alimentos, muita alegria e amor, através dos gestos e apresen-tações musicais.

Crianças coroam Nossa Senhora

Os catequizandos da Primeira Eucaristia, da Comunidade Divino Espírito Santo, fize-ram a coroação de Nossa Senhora em uma celebração especial, presidida pelo Padre Hélio Feuser, scj, de Brusque. A Santa Missa foi realizada dia 30 de maio, no domingo em que a Igreja celebra a Santíssima Trindade. Por isso, Padre Hélio falou em sua homilia a necessidade de seguirmos o modelo de comu-nidade apresentada na Santíssima Trindade, conduzindo os fiéis a uma reflexão profunda sobre o nosso papel na comunidade.

Crianças coroam Nossa Senhora

Os catequizandos da Primeira Eucaristia,

rarem para a Festa, as Jacy Moreira.

Doroti Santana de Oliveira

No mês de agosto, cerca de 150 pessoas de toda a Paróquia sairão em missão pelas ruas da Comunidade São Judas Tadeu para evan-gelizar. Este é o terceiro ano de projeto, porém os prepa-rativos para a realização também são considerados tempo de missão.

Uma das atividades que preparam as pessoas é o Retiro Querigmático, onde as lideranças da paróquia são convidadas a participar. “A Igreja é missionária, vai ao encontro do povo. Mas não podemos sair por aí sem uma preparação. Esta é a razão dos retiros”, expli-

ca Osvaldo da Rosa, coor-denador paroquial das mis-sões.

O Retiro acontece em média três vezes ao ano e, inicialmente, apenas líderes e representantes de pasto-rais podem participar. Ago-ra o evento é mais aberto, como a edição realizada em junho, com jovens (ver pá-gina 4). Porém, só podem fazer o retiro pessoas con-vidadas.

Depois, os missionários se reúnem semanalmente, sempre às quintas-feiras, no Perseverai. “O Retiro é um primeiro anúncio e o Perseverai, uma catequese.

Assim ficamos mais prepa-rados para a visitação nas casas”, completa Osvaldo. “Aqueles que passam por essas etapas, farão as mis-sões”.

A cada ano, uma comu-nidade da Paróquia recebe a imagem de Santa Terezi-nha do Menino Jesus e, a partir daí, começa também a sua própria preparação para receber os missioná-rios. Em novembro de 2008, a Sagrada Família recebeu a primeira Missão. No ano passado, a Nossa Senhora do Rosário realizou o proje-to em agosto.

Desde 2009, a São Ju-

das Tadeu preparou toda a comunidade para a realiza-ção da edição deste ano. Foi realizado um censo para mapear e conhecer melhor a área, dividida em nove seto-res. “Com base no resultado do levantamento feito em ju-nho, a gente divide o núme-ro de missionários por regi-ões da comunidade”, afirma Osvaldo.

As missões acontecem no mês de agosto. Aos sá-bados, pessoas de toda a Paróquia que fizeram as eta-pas do projeto vão visitar as casas dos moradores. Uma equipe de intercessão fica rezando pelo andamento da

Missão. Cada setor tem um local de oração, onde, às terças-feiras, é realizado um encontro na casa de alguém visitado. Lá, um animador faz uma proclamação que-rigmática da Palavra.

O clima não afeta so-mente os missionários, mas também os moradores. Um exemplo é João Medeiros da Rosa e Maria Fernandes, casal que espera ansiosa-mente recebê-los em sua residência.

Os missionários serão enviados pelo Pároco no dia 31, sábado, em uma Missa especial celebrada às 19h, na Comunidade São Judas.

Missionários sairam em missão na Comunidade Nossa Senhora do Rosário, em 2009

Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, acompanha a comunidade que recebe o projeto evangelizador

Casa de Oração também é espaço de anúncio querigmático através da proclamação da Palavra de Deus