Jornal Santuario junho 2010

6
“Casa do Coração” Santuário Santuário Sagrado Coração de Jesus | Junho de 2010 Resgate histórico e Missa Festiva, no dia 2 de junho, marcam as comemorações Atualmente, a comunidade do bairro Itaum é formada por mais de 25 pastorais e movimentos, conta com 45 grupos bíblicos de reflexão e reúne, a cada final de semana, mais de 1000 pessoas em suas missas. Mas, poucos frequentadores da Comunidade São Judas Tadeu, que virou ponto de referência na zona sul de Joinville, sabem que ela foi a quarta igreja católica fundada na cidade. Este e outros marcos da história da São Judas estão sendo resgatados em virtude das comemo- rações dos seus 45 anos de fundação. O ponto alto da celebração está marcado para o dia 2 de junho, quando será celebrada a Missa Festiva dos 45 anos. A celebração encerrará a tradicional car- reata de Corpus Christi na Paróquia. Comunidade São Judas celebra 45 anos de evangelização Todos são convidados especiais Quem foi à missa nos últimos finais de sema- na na São Judas saiu com a missão de levar um convite especial para àqueles que prestaram con- tribuição valiosa durante a trajetória da comuni- dade. Após a celebração, no dia 2 de junho, um bolo com três metros de comprimento e uma canja quentinha darão um sabor todo especial à confra- ternização. Além da partilha, será possível visitar uma ex- posição que vai relembrar os padres, a fundação, as construções, as vocações, as festas e os even- tos que têm marcado as mais de quatro décadas de atuação da São Judas em Joinville. Entre os registros importantes estão todas as missões já promovidas na comunidade. Quem se prepara para as Missões Querig- máticas em 2010, acumula a experiência de ter vivido seu primeiro tempo de evan- gelização nas ruas em 1966 com a visita e as procissões dos padres redentoristas vindo de Aparecida do Norte. Estas e outras memórias estão sendo resgatadas para a Missa Festiva e valem ser conferidas de perto. Toda a comunida- de está mobilizada para a celebração no dia 2: os grupos bíblicos de reflexão devem deixar suas casas seguindo em procissão para a igreja onde, em ação de graças, aguardarão a chegada da Carreata. Comunidade vive momento de preparação para as Missões Querigmáticas Salão Linência (antigo Salão Fluminense), onde tudo começou, em 1965 Reforma no presbitério atualiza a construção datada de 1969

description

Jornal Santuario junho 2010

Transcript of Jornal Santuario junho 2010

Page 1: Jornal Santuario junho 2010

“Casa do Coração”

SantuárioSantuário Sagrado Coração de Jesus | Junho de 2010

Resgate histórico e Missa Festiva, no dia 2 de junho, marcam as comemorações

Atualmente, a comunidade do bairro Itaum é formada por mais de 25 pastorais e movimentos, conta com 45 grupos bíblicos de reflexão e reúne, a cada final de semana, mais de 1000 pessoas em suas missas. Mas, poucos frequentadores da Comunidade São Judas Tadeu, que virou ponto de referência na zona sul de Joinville, sabem que ela foi a quarta igreja católica fundada na cidade.

Este e outros marcos da história da São Judas estão sendo resgatados em virtude das comemo-rações dos seus 45 anos de fundação. O ponto alto da celebração está marcado para o dia 2 de junho, quando será celebrada a Missa Festiva dos 45 anos. A celebração encerrará a tradicional car-reata de Corpus Christi na Paróquia.

Comunidade São Judas celebra 45 anos de evangelização

Todos são convidados especiaisQuem foi à missa nos últimos finais de sema-

na na São Judas saiu com a missão de levar um convite especial para àqueles que prestaram con-tribuição valiosa durante a trajetória da comuni-dade. Após a celebração, no dia 2 de junho, um bolo com três metros de comprimento e uma canja quentinha darão um sabor todo especial à confra-ternização.

Além da partilha, será possível visitar uma ex-posição que vai relembrar os padres, a fundação, as construções, as vocações, as festas e os even-tos que têm marcado as mais de quatro décadas de atuação da São Judas em Joinville.

Entre os registros importantes estão todas as

missões já promovidas na comunidade. Quem se prepara para as Missões Querig-máticas em 2010, acumula a experiência de ter vivido seu primeiro tempo de evan-gelização nas ruas em 1966 com a visita e as procissões dos padres redentoristas vindo de Aparecida do Norte.

Estas e outras memórias estão sendo resgatadas para a Missa Festiva e valem ser conferidas de perto. Toda a comunida-de está mobilizada para a celebração no dia 2: os grupos bíblicos de reflexão devem deixar suas casas seguindo em procissão para a igreja onde, em ação de graças, aguardarão a chegada da Carreata.

Comunidade vive momento de preparação para as Missões Querigmáticas

Salão Linência (antigo Salão Fluminense), onde tudo começou, em 1965

Reforma no presbitério atualiza a construção datada de 1969

Uma década de devoção e amorUma década de devoção e amorUma década de devoção e amorUma década de devoção e amor

Page 2: Jornal Santuario junho 2010

www.santuarioscj.inf.br www.santuarioscj.inf.br

Cerco de Jericó

Vem aí o 7º Cerco de Jericó, que será promovido de 17 a 23 de julho, na Capela Nossa Senhora do Ro-sário. Neste período, estão sendo previstas missas diárias com ado-ração ao Santíssimo Sacramento, sem interrupção. Aguardem mais informações na próxima edição do Jornal do Santuário.

Encontro de religiosos

O Noviciado Nossa Senhora de Fáti-ma de Jaraguá do Sul promoveu, no iní-cio de maio, um encontro dos religiosos que têm até 15 anos de votos perpétuos. O Pe. Luís Antônio Nunes da Silva e o Pe. Nilson Helmann, da Paróquia Santu-ário Sagrado Coração de Jesus, esteve entre os 28 participantes do encontro.

Na oportunidade, Ivana Fátima Mi-gueli, do Instituto de Aconselhamento e Terapia do Sentido de Ser, de Curitiba (PR), falou sobre saúde e qualidade de vida. A palestrante chamou a atenção dos participantes para as experiências que nos nutrem como ser humanos e que nos ajudam a vivermos de forma saudável a vida consagrada religiosa.

O encontro, motivado pela alegria, pela descontração e pela fraternidade, se caracterizou por uma intensa partilha entre os religiosos.

´

,

MENSAGEM DO PÁROCO SANTO DO MÊS

2ARTIGO

Encontro e comunhão na Casa do CoraçãoPe. Claudionor José Schmitt, scj

Neste mês de junho, a nossa Comunidade tem a graça de celebrar dois mo-mentos muito especiais: a Festa do Coração de Je-sus, nosso padroeiro, e os 10 anos do Santuário Sa-grado Coração de Jesus, a Casa do Coração.

Acolhemos de coração agradecido, como dom de Deus, estes acontecimen-tos. Queremos deixá-los ressoar, em nossos cora-ções, como convite e mo-

tivação para buscarmos uma revitalização espiri-tual; redefi nirmos o nosso perfi l espiritual e missio-nário; fazermos com que o nosso seguimento a Je-sus tome um novo vigor e a nossa missão um novo ardor.

Que a celebração des-tes eventos nos leve a fi xar nosso olhar no Cora-ção de Cristo para:

* aprofundar, vivenciar e partilhar a espiritualida-de do Coração de Jesus

como fonte e raiz de nos-sa experiência de fé, de nossa vida e missão;

* alimentar a certeza que Ele caminha conosco e oferece o seu Coração como abrigo protegido e seguro para descansar-mos e saciarmos nossa sede de vida, amor, ale-gria e paz;

* abrir o nosso coração para que Ele faça sua mo-rada permanente e o edu-que para o acolhimento, a misericórdia, o perdão, a

solidariedade e a fraterni-dade.

Queremos aproveitar estes momentos de graça para ir beber da fonte da Salvação e fazer memória das tantas graças, benefí-cios espirituais, frutos de evangelização, de santifi -cação, gestos de gratuida-de que se multiplicam nes-ta Casa do Coração. Com profunda gratidão, teste-munhar que encontramos um “Coração irmão” que pulsa junto ao nosso.

Faz quase 50 anos que o santo Papa João XXIII anunciou a realização do Concílio Va-ticano II. Como afirmou o próprio Papa Ron-calli, o Concílio marcou a entrada de “novos ventos” para a Igreja, o que lhe garantiu a abertura de suas “janelas e portas”. Nascido no dia 25 de novembro de 1881, em Sotto Il Monte, Norte da Itália, o Papa João XXIII era filho de pobres pais empregados. Ele se tornaria padre, secretário do Bispo e profes-sor de seminário. Depois de ter exercido im-portantes encargos, tornou-se Patriarca de Veneza. Cinco anos depois, foi eleito Papa. Morreu no dia 3 de junho de 1963 e foi bea-tificado no ano 2000.

EDITORIALAlessandra Ogeda

Local de peregrina-ção, que oferece a paz e o ânimo adequados para sentir o Coração de Cristo como presen-ça certa na vida cristã. O Santuário Sagrado Coração de Jesus com-pleta uma década de caminhada inspirando não apenas a cidade de Joinville e as co-munidades que tornam este local especial, mas também todos os peregrinos que sabem a importância do “ma-nancial de verdade e de bondade” que, nas palavras de Bento XVI, caracterizam o Sagra-do Coração.

Como o pároco Claudionor José Sch-mitt muito bem definiu na edição anterior do Jornal do Santuário, as celebrações dos 10

anos devem ser tam-bém um momento de reflexão. Época propí-cia para congregar um olhar ponderado para a caminhada que já foi feita ao mesmo tempo em que se permita a projeção de uma mira-da ousada e corajosa para o futuro.

A vivência da fé no Sagrado Coração pas-sa pela devoção indivi-dual, marcante no San-tuário nas celebrações das primeiras sextas-feiras de cada mês, mas deve, também, passar pela fraterni-dade e pelo desejo de receber bem a todos os peregrinos e visitantes que compartilham da mesma fé.

O desafio da unida-de dentro da Paróquia deve andar de braços dados com a missão

de levar a Palavra de Cristo Amor para todos àqueles que necessi-tam sentir “não somen-te o palpitar do coração, mas, de maneira mais profunda, o palpitar de uma presença confiá-vel, real, a presença de Cristo, coração do mun-do”, ainda nas palavras do Papa Bento XVI.

Participe deste grande momento para o Santuário, acompa-nhando de perto cada dia da programação especial planejada com muito amor pelos sacerdotes e paroquia-nos. A partir do dia 4, a Novena do Sagrado Coração lhe convida a redescobrir a força deste símbolo da fé cristã. Venha viver co-nosco o infinito amor de Deus presente no Sagrado Coração!

OPINIÃO 2 PASTORAIS E MOVIMENTOS 11

Paróquia promove Retiro Querigmático nos dias 26 e 27, na Comunidade São Judas Tadeu

O conteúdo tradicional dos re-tiros querigmáticos apresentado de forma especial para os jovens. Esta é a novidade do evento pro-gramado para os próximos dias 26 e 27 de junho na Comunidade São Judas Tadeu. Para o encontro, que propiciará uma experiência pessoal dos jovens com Jesus, são espera-dos entre 40 e 50 participantes.

Cada Conselho Pastoral Comu-nitário (CPC) que integra a Paró-quia Sagrado Coração de Jesus ficou responsável por indicar os

jovens que irão participar do retiro. “O conteúdo que vamos tratar continua sendo o mesmo dos anos anteriores. A diferença estará na linguagem, na forma e na dinâmica do retiro. Vamos trabalhar bem a parte musical, por exemplo, como forma de cativar os jovens”, adianta Os-valdo da Rosa, coordenador das missões.

O retiro de anúncio que abor-da o amor de Deus e temas como o pecado e Jesus Salva-

ção será promovido em um final de semana. A mudança na dinâ-mica, este ano, será feita com o Perseverai, que é a continuação natural do Retiro Querigmático. “Desta vez vamos promover o Perseverai nos cinco sábados de julho, pelas tardes, para fa-cilitar a participação dos jovens que, em anos anteriores, tinham compromissos nas quintas-fei-ras à noite, quando ele normal-mente era promovido”, comenta Osvaldo.

Um retiro coma linguagem dos jovens

Uma refl exão sobre o sacerdócio“No coração de Cristo aberto na cruz nasce o homem de coração novo”

Foi na solenidade do Coração de Jesus, no ano de 2009, a inauguração do Ano Sacerdotal. Tendo como intuito a renovação interior e espiritual de to-dos os sacerdotes, o Papa Bento XVI, aproveitando o ensejo dos 150 anos do nascimento de Santo Cura d’Ars, convidou-nos a rezar, orar, refl etir e interceder pe-los sacerdotes.

O homem novo nasci-do no amor do Coração de Cristo – os sacerdotes - se-gundo Bento XVI, são cha-mados e convidados a per-manecer nesse amor, de forma especial e particular. Eis o convite procedente do próprio Mestre: “Permane-cei no meu amor... sede meus amigos” (Jo 15,9). É esse o convite que nasce do Coração de nosso Deus e que ressoa em nossa

vida e em nosso proceder. Somos sempre instigados a renovarmos nosso amor a Deus e nos colocarmos em inteira doação pelo bem do Reino. O sacerdote, sobretudo, impulsionado por esse amor, por esse convite, redescobrindo a amizade com Cristo, faz de sua vida uma vida de doa-ção integral. O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus.

O verdadeiro sacerdote é marcado por esse amor incondicional que permeia toda a sua existência, fa-zendo com que ele exale o perfume divino. O segredo de um bom sacerdote se encontra, portanto, na pai-xão que ele tem por Cristo; nessa paixão nasce a sua fi delidade. Todas as suas atitudes, todas as suas ações devem lembrar as ações do Cristo Jesus que

resgatou a humani-dade por meio de sua entrega total e de sua obediência ao Pai.

Unidos à Euca-ristia, os sacerdotes cumulam de graças o povo santo de Deus e os elevam à graça divina, tornando pre-sente o maior dom do amor de Deus pela humanidade: o pró-prio Cristo Jesus.

Que o término desse Ano Sacerdotal não arrefeça nossos corações e nossas orações para com os sacerdotes. A oração é indispensável para a santifi cação de todos.

Cristo, que con-tinua a falar hoje de coração a coração por meio dos sacer-dotes, cumule de gra-ças a todos!

Pe. Nilson Helmann, scj

Papa João XXIII

ANUNCIAÇÃO

Seguem os preparativos para o trabalho missionárioA equipe das pré-missões se reuniu no dia 5 de maio como parte dos preparativos para o retiro no fi nal de

junho. O palestrante Osvaldo da Rosa promoveu a meditação da Palavra, através do Evangelho de Lucas que trata da Anunciação – lembrando que maio é o Mês Mariano.

Na segunda parte do encontro, Kátia Borges, coordenadora do CPC da São Judas Tadeu, comentou sobre o senso que está sendo promovido na comunidade.

Page 3: Jornal Santuario junho 2010

www.santuarioscj.inf.br www.santuarioscj.inf.br

Dia das Mães é celebrado com alegria nas comunidades

GERAL

Re� exões e homenagens marcaram esta data tão especial

DEHONIANOS

Evento em Blumenau contou com uma forte presença dos grupos de oração do SCJ e de outras paróquias

RCC de Joinville teve a maior participação em congresso

310PASTORAIS E MOVIMENTOS

Jairo Tadeu

A Diocese de Joinville, através de suas diversas paróquias, foi a que teve o maior número de integran-tes entre as caravanas que participaram do Congres-so Estadual da Renovação Católica (RCC), em Blume-nau. A Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus encarregou-se de levar os membros de todas as suas comunidades.

Com a presença de in-tegrantes da RCC de todo o Estado e também de es-tados vizinhos, o evento

contou com a participação de membros do Conselho Nacional da RCC. Além de pregadores que levaram os congressistas a uma experi-ência com o amor de Deus.

Missas proporcionaram momentos de graças e bênçãos

O tema tratado pelo con-gresso “Proclama a Palavra, anuncia a Boa Nova” segue uma programação plane-jada para o ano inteiro. As pregações foram seguidas de momentos de muita ora-ção, assim como pela ado-

ração ao Santíssimo Sacra-mento, encerrando sempre com as missas.

O Bispo de Blumenau, D. José Negri, esteve presen-te durante grande parte do

evento, celebrando a missa de encerramento no domin-go, destacando a alegria dos participantes e a im-portância do evento para a Diocese.

pedir a bênção à mãe ou a mãe abençoar o seu filho”.

Segundo Roseli Manes Sche-pli, na celebração daquele dia, o Pe. Nilson recordou que Je-sus prepara os seus discípu-los para sua missão e promete enviar o Espírito Santo. Assim, eles são desafiados a construir comunidades capazes de dar respostas audazes diante dos desafios.

Durante a Missa, Pe. Nilson declarou ainda que todos são convidados pelo mesmo Espí-rito Santo a dar continuidade à missão como discípulos e mis-sionários, a instaurar o Reino de Deus em nossa vida, família e comunidade.

A celebração do dia 9 de

O mês de maio é muito es-pecial para todos nós. Primeiro, porque celebramos o Mês Ma-riano, o período em que se tor-na ainda mais forte e manifesta a devoção dos fiéis com a Vir-gem. Depois, porque neste mês também se comemora o Dia das Mães. Este ano, as diferentes co-munidades da Paróquia Sagrado Coração de Jesus celebraram de maneira muito carinhosa o dia 9 de maio.

Na Divino Espírito Santo, o Pe. Nilson Helmann presidiu uma Missa às 8h na qual todas as mães que estavam na Igreja foram convidadas a abençoar a comunidade. Na ocasião, o pa-dre fez uma importante reflexão: “É raro nos dias de hoje um filho

maio na comunidade Nossa Se-nhora do Rosário foi presidida pelo Pe. Luis Antônio. Segundo Arnaldo Truppel, as mães foram homenageadas de forma simbó-lica e com muito carinho pelas crianças da catequese. A Igreja estava lotada, com uma ótima participação dos fiéis.

Na comunidade São Judas Tadeu, por sua vez, a Infância Missionária e os alunos da cris-ma se uniram para homenagear todas as mães que estavam na igreja naquele dia. “Com mui-to amor e carinho, as crianças participaram de uma encenação enquanto os futuros crismandos cantaram uma bela música para todas as mães presentes”, co-menta Antônio Luiz Geraldo.A Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus possui

grupos de oração da RCC em todas as comunidades.Na Matriz, o grupo se reúne as quintas-feiras após as

missas; na São Judas, também as quintas-feiras a partir das 19h; na N. Sra. do Rosário, as segundas-feiras a partir das 19h; na Divino Espírito Santo as quartas-feiras e na Sagrada Família também as quartas-feiras com início às 19h.

Foto

: Ale

ssan

dra

Oge

da

O Noviciado Nossa Se-nhora de Fátima de Jaraguá do Sul promoveu, nos dias 1 e 2 de maio, um retiro para leigos dehonianos tendo como assessor o Pe. Tito, scj. No dia 22, catequistas e crismandos promoveram o terço luminoso na Comuni-dade Divino Espírito Santo.

Estes eventos ressaltam a importância do exemplo do Pe. Dehon, um ouvinte de Jesus. Como ele, tantos homens e mulheres no tem-po de Jesus ouviam, medi-tavam e colocavam em prá-tica as palavras do Mestre.

Como leigos dehonianos, devemos nos pôr a escutar. Não basta ir ao povo, é pre-ciso estar com o povo, anun-ciar e construir juntos o Rei-no do Coração de Jesus nas pessoas e na sociedade. Incrementar a cultura da re-conciliação entre nós como testemunho capaz de inspi-rar a transformação social.

Neste sentido, as ca-racterísticas fundamentais de uma paróquia dehonia-na são a comunhão ecle-sial, a disponibilidade e a solidariedade oblativa. Só assim encontraremos a medida justa de solidarie-dade e reparação.

Um coração que escuta, aprende e anuncia

Roseli Manes SchepliFoto: Arnaldo Truppel Foto: Antônio Luiz Geraldo Foto: Matilde Goulart Lopes

Comemorar 57 anos de vida é uma dádiva e feste-jar 57 anos de sacerdócio é uma bênção! No próximo dia 28 de junho, o Pe. Humberto Domingos Penso (conhecido pelas comunidades como Tigrão) celebra 57 anos de vida sacerdotal. Um sacerdócio fi el, cora-joso e feliz! Se hoje o nosso Papa chora por alguns “fi lhos” que se desviaram do caminho, pode louvar e agradecer a Deus por muitos outros que, como o Pe. Humberto, souberam vencer os obstáculos, as ten-tações e os desafi os, doando sua vida a Deus e aos irmãos.

Parabéns Pe. Humberto! Somos felizes por desfru-tar do seu sacerdócio e de sua amizade.

Paroquianos

Fidelidade gera felicidade

Foto

: Ale

ssan

dra

Oge

da

CARISMÁTICOS COMEMORAÇÕES

Participe da RCC

Page 4: Jornal Santuario junho 2010

www.santuarioscj.inf.br www.santuarioscj.inf.br

IGREJA INICIAÇÃO CRISTÃ

Encerramento do Ano Sacerdotal será uma festa de todos

Momento de optar com consciência por Jesus Cristo

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus do Santuário coincide com Missa em Roma Comunidades se preparam para as

celebrações do Sacramento da Crisma no início de julho

4FORMAÇÃO

O Ano Sacerdotal ins-tituído pelo Papa Bento XVI, em 19 de junho de 2009, segue para seu encerramento neste mês de junho. Inúmeros even-tos serão organizados no Vaticano e na Igreja pelo mundo todo. Paralelamen-te ao evento em Roma no dia 11, será promovido no Santuário Sagrado Cora-ção de Jesus, em Joinvil-le, a Solenidade do Cora-ção de Jesus.

Nas palavras do Car-deal D. Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero: “O encerra-mento do Ano Sacerdotal não constituirá propria-mente um encerramento, mas um novo início. Nós, o povo de Deus e os pas-tores, queremos agrade-cer a Deus por este perí-odo privilegiado de oração e de refl exão sobre o sa-cerdócio. Ao mesmo tem-po, propomo-nos de estar sempre atentos ao que o Espírito Santo quer nos dizer”.

A organização logística do evento que vai encerrar o Ano Sacerdotal, entre os dias 9 e 11 de junho, será feita pela Obra Romana para as Peregrinações (ORP), órgão ligado ao Vaticano. É uma “festa de

9VIDA LITÚRGICA

Dia 3 de julho, 18h: A comu-nidade São Judas Tadeu re-ceberá a comunidade Divino Espírito Santo e seus cris-mandosDia 11 de julho, 8h: Crisma das co-munidades Sagrada Família e Nos-sa Senhora do RosárioDia 11 de julho, 9h30: A comunidade Matriz celebra o sacramento

Agende-se

Iniciação à vida cristã

O encontro da Escola de Iniciação à Vida Cristã, promovido no dia 15 de maio, teve como palestrante o Pe. Nilson Helmann. O novo sacer-dote da Paróquia Sagrado Coração de Jesus fez uma excelente palestra, na avaliação de Antônio Luiz Geraldo. “Quem não veio ao encontrou per-deu a apresentação do Pe. Nilson, que encantou a todos com sua simplicidade e grande sabe-doria”, comenta. A oração inicial do encontro foi um momento de grande unção e fé, sentimento que perdurou por toda a palestra. No momento em que o sacerdote falava do Mistério, os as-sistentes do encontro se surpreenderam com a chegada de um cão de grande porte que entrou na sala calmamente, sentou e fi cou com as pa-tas cruzadas até a hora do lanche. “Ele acabou sendo acariciado por todos os presentes”, afi rma Antônio.

Assembleia Geral da CNBBA 48ª Assembleia Geral da CNBB, promo-

vida de 4 a 13 de maio em Brasília, contou em seu encerramento com uma oração e uma gran-de celebração dos participantes no auditório da Conferência Nacional dos Trabalhadores do Co-mércio, onde foi realizado o evento. A sessão de encerramento contou com a presença especial do cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero. Logo após, a presi-dência da CNBB fez um balanço das discussões desses dez dias de plenárias em uma última co-letiva a jornalistas. Para Dom Geraldo, a Assem-bleia teve uma pauta “bastante longa”. O tema central “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no Mundo” ocupou boa parte das discussões. Segundo o presidente da CNBB, foram debatidos como temas prioritários: as CEBs e, principalmente, a aprovação das dire-trizes para a formação sacerdotal no Brasil. Como temas paralelos, citou a análise da conjuntura so-cial e também da conjuntura eclesial do país.

Congresso Eucarístico

A Igreja Católica no Brasil viveu um momento es-pecial entre os dias 13 a 16 de maio com o Congres-so Eucarístico Nacional (CEN). Milhares de partici-pantes, entre eles, sacerdotes e leigos participaram das celebrações e dos simpósios promovidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A celebração aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e foi presidida pelo prefeito da Congregação para o Clero, cardeal dom Cláudio Hummes e concelebrada por cen-tenas de bispos e padres de todo o Brasil.

Durante sua homilia, o cardeal D. Cláudio Hum-mes afi rmou que o “16º Congresso Eucarístico Nacional manifestou que a eucaristia é o centro da Igreja e da vida dos cristãos”. Ele também apontou Jesus Eucarístico como “força do discípulo mis-sionário”. Lembrando palavras do Papa Bento XVI sobre a Eucaristia, o cardeal destacou que “a Euca-ristia tem tudo a ver com o domingo” e que os fi éis não podem deixar de participar da eucaristia no dia do Senhor. “Domingo sem missa não é um domingo completo”, frisou.

Educação CatólicaA Associação Nacional de Educação Católica do

Brasil (ANEC) promoverá de 21 a 23 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Bra-sília, o Congresso Nacional de Educação Católica sob o tema “Educação, Inovação e Empreendedo-rismo Global”. O objetivo do evento é o de propiciar momentos de refl exão que podem contribuir de for-ma direta para melhorias na realidade educacional dos participantes que representam instituições de ensino católicas de todo o país.

Antônio como assessor responsável pela Pasto-ral Catequética.

CompreendaPara entender um

pouco mais sobre a ca-minhada de fé, é preciso refl etir sobre o percurso iniciado com o batismo e que segue até o Sacra-mento da Crisma.

Recebe-se o batis-mo, levado pelos pais e padrinhos, faz-se a preparação para a Primeira Eucaristia também

A Paróquia Santuário Sagrado Coração de Je-sus viverá em junho uma época de confi ssões e confi rmações para o ba-tismo. Cada comunidade prepara seus catequi-zandos para este impor-tante compromisso. Os crismandos adultos, por sua vez, irão participar, no dia 20, de um retiro no Noviciado dos Capuchi-nhos. E no mês de julho, todas as comunidades que integram a paróquia irão participar das Cele-brações do Sacramento da Crisma.

As celebrações, no próximo mês, serão pre-sididas pelo Bispo de Joinville, Dom Irineu, e contará com o Pe. Luís

acompanhado pelos pais. Depois, vem o Sa-cramento da Crisma que constitui com os demais o conjunto dos sacra-mentos da Iniciação Cristã.

A confi rmação do ba-tismo é muito importan-te, pois a pessoa quando é criança não tem ainda a consciência completa do Sacramento. Com a

unção da Crisma se for-talece a força especial do Espírito Santo para tornar o crismando realmente testemunha de Cristo.

Esta conversão como testemunha é uma opção de fé do catequizando e não mais de seus paren-tes, por isso é chamada de Sacramento da Ma-turidade Cristã e Opção por Jesus Cristo.

Foto

: Ant

ônio

Lui

z G

eral

do

Nicolau Monteiro

Dia 3 de julho, 18h: A comu-nidade São Judas Tadeu re-ceberá a comunidade Divino Espírito Santo e seus cris-

Dia 11 de julho, 8h: Crisma das co-munidades Sagrada Família e Nos-

Dia 11 de julho, 9h30: A comunidade

mo, levado pelos pais e padrinhos, faz-se a preparação para a Primeira Eucaristia também

todos”, lembram os orga-nizadores ao conclamar a presença de sacerdotes, leigos e religiosos para o evento, em Roma.

Durante estes três dias ocorre o Congresso Inter-nacional de Sacerdotes, além das comemorações do 150º aniversário de falecimento de São João Maria Vianney, instituído padroeiro dos sacerdotes.

A programação do Con-gresso Internacional dos Sacerdotes, que terá lugar em Roma no mesmo pe-ríodo, começa na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.

Ali, haverá oração, se-minário sobre Conversão e Missão, exposição do Santíssimo Sacramento, espaço para a confi ssão e a celebração da Missa.

Logo no segundo dia, o evento será transferido para a Basílica de Santa Maria Maior. O papa Ben-to XVI confi rmou a sua presença nesse local. No dia 11, haverá o encerra-mento ofi cial do Ano Sa-cerdotal e a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, quando o Papa presidirá uma Missa na Basílica de São Pedro.

Page 5: Jornal Santuario junho 2010

www.santuarioscj.inf.br www.santuarioscj.inf.br

PADROEIRAFESTIVIDADES QUESTÃO SOCIAL

Oração e alegria na festa da Sagrada Família

Uma semana de orações e refl exões para o Pentecostes

Uma festa maravilhosa, que contou com a partici-pação da comunidade, ale-gria contagiante, boa comi-da e muita oração. De 9 a 16 de maio, a comunidade Sagrada Família esteve em festa, alegrando-se pelo dia de sua padroeira.

Da variada programa-ção, podemos destacar as manifestações de fé, como as paródias criadas pelos Grupos Bíblicos de Refl e-xão (GBR) que homenage-aram as famílias na terça-feira; a noite de graças com o Diácono Jesus; e o tríduo que preparou a grande fes-ta do fi nal de semana. As comunidades que prepara-ram o tríduo presentearam a anfi triã com uma imagem

do Sagrado Coração de Jesus.

Pároco destaca a impor-tância da doação

No domingo, Pe. Clau-dionor disse em sua ho-milia que “para entender a missão devemos doar a vida como Jesus”. O pároco acrescentou que ao fazermos as coisas de Deus, nós passamos pelo Sagrado Coração pelo qual devemos nos apai-xonar. “A Sagrada Famí-lia é a nossa inspiração”, afi rmou.

Na celebração de sá-bado, Pe. Humberto dis-se que o mais importante não é a Igreja, mas sim os irmãos, que são o sacrário vivo de Jesus.

Tríduo de preparação, noite de graças e paródias dos GBR se destacaram na programação

Comunidade Divino Espírito Santo vivenciou diariamente a sua fé através de celebrações eucarísticas

5COMUNIDADES8COMUNIDADES

Aniversário Pe. Luís

No dia 13 de junho, além de celebrarmos nosso padroeiro paroquial, comemoramos também a vida de nosso vigário, Padre Luís Antônio. Junto ao Co-ração de Jesus, celebramos a sua vida colocada a serviço no desprendimento e na ousadia.

Com sua presença marcante, de espírito alegre, com garra e dedicação, Pe. Luís nos ensina a ter-mos alegria no serviço e coragem para instaurarmos o Reino do Coração de Jesus nas almas e na so-ciedade.

Rezemos, pois, para que ele, nascido do Cora-ção de Deus, continue a fomentar o amor e a alegria nos corações daqueles que não conhecem a fonte do amor. Parabéns Pe. Luís e muitas felicidades!

Unidade dos cristãos

Dentro da programação da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a Paróquia Santuário SCJ promoveu, juntamente com a Paróquia Cris-to Bom Pastor da Igreja Evangélica de Confi ssão Luterana no Brasil, uma Celebração Ecumênica conjunta no dia 22 de maio.

Presidida pelo Pe. Luís Antônio, scj, a cerimô-nia foi concelebrada pelo pastor Renato Creut-zberg. Em sua homilia, pastor Renato destacou que apesar de nossas diferenças, temos o mes-mo objetivo, que é o de proclamar a graça do Evangelho de Jesus Cristo.

Fizeram-se presentes na celebração a famí-lia do pastor Renato e o presidente da Paróquia Cristo Bom Pastor, Carlo Kadur. No dia 30 os ca-tólicos retribuíram a visita.

Pela primeira vez, a Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus promoveu no dia 1º de maio a Romaria do Trabalhador.

As comunidades Sagrada Família, Divino Espírito Santo, São Judas Tadeu e Matriz fo-ram em procissão, até a Igreja de Nossa Se-nhora do Rosário para assistir a uma Missa presidida pelo pároco Pe. Claudionor José Schmitt. Contribuiu para o sucesso da Ro-maria, um dia ensolarado, assim como a par-ticipação de pessoas de todas as idades.

A Missa de encerramento contou com a presença dos padres Alberto Huber, Luís An-tônio Nunes da Silva e com a homilia feita pelo Pe. Nilson Helmann. “Foi sem dúvida um momento especial e muito gratificante para a nossa comunidade”, comenta Maria Odete de Oliveira, do Conselho Pastoral Comunitário (CPC) do Rosário.

Durante a celebração promovida no Dia do Trabalhador, os fiéis rezaram por condições justas de trabalho e por mais emprego. No final da Missa, as pessoas que levaram até a Igreja as suas Carteiras de Trabalho recebe-ram ainda uma bênção especial.

Caminhada marcou a 1ª Romaria do Trabalhador

Foto

: Eds

on d

e Fa

rias

Foto

: Mat

ilde

Gou

lart

Lop

es

Uma semana de ce-lebrações eucarísticas preparou a Paróquia Sa-grado Coração de Jesus para o Pentecostes. A Co-munidade Divino Espírito Santo vivenciou através de orações, devoção e refl exões este período tão importante para a Igre-ja. Um dos pontos altos das comemorações foi a Festa das Tendas, no dia 22, quando a Divino Espí-rito Santo recebeu todas as demais comunidades que compõem a paróquia para viver momentos de partilha, fraternidade e comunhão.

O primeiro dia da se-mana de preparação para Pentecostes contou com missa presidida pelo Pe. Jorginho, da Catedral. Na ocasião, o padre comen-

Roseli Manes Schepli

tou que até o Concílio Va-ticano II, o Espírito Santo só era lembrado na Festa do Divino, mas que após aquele momento foi reto-mada a teologia do Espí-rito Santo.

“Estamos no triênio missionário e muitas pes-soas ainda não conhe-

cem o Espírito Santo, que é a alma da Igreja. Foi Ele quem deu coragem aos apóstolos para que fosse anunciada a Boa Nova, e é por obra Dele que temos fé. O Espírito Santo é quem derrama sobre nós os carismas e os dons e é Ele que nos

leva para celebrar a fes-ta da partilha”, comentou Pe. Jorginho.

Em todos os demais dias da semana, os dife-rentes grupos e fi éis que integram a comunidade participaram de celebra-ções animadas e repletas do Espírito Santo.

Foto

: Arn

aldo

Tru

ppel

Foto

s: E

dson

de

Faria

s

Foto

s: E

dson

de

Faria

s

Edson de Farias

Pe. Nilson Helmann

Page 6: Jornal Santuario junho 2010

www.santuarioscj.inf.br www.santuarioscj.inf.br

anos10 de Santuario´

ESPECIAL ESPECIAL6 7

Momento de celebrar e viver a devoção ao Sagrado CoraçãoFestas litúrgicas e popularesconclamam as comunidades a viverem intensamente a sua fé

Fonte de restauração e de paz, o Sagrado Coração de Jesus é celebrado neste mês de junho com ainda mais força e dinamismo. Os fi éis que sentem a graça do amor de Cristo em seu cotidiano terão este mês, contudo, um motivo todo especial para vivenciar a sua fé: as celebrações dos 10 anos do Santuário Sagrado Coração de Jesus, morada da paz e local de conforto para os devotos.

No dia 4 de junho, começa a programação para a Novena do Sagrado Coração de Jesus. Até o dia 13 serão promovidas missas diárias no Santuário com uma dinâmica toda especial. A primeira sexta-feira do mês, tradicionalmente dedicada para o Padroeiro, abrirá a Novena com a exposição da imagem histórica do Sagrado Coração de Jesus na porta principal da Matriz.

A celebração das 19h contará com a acolhida da imagem e da vela da novena, assim como o envio dos coordenadores da festa deste ano. Além das celebrações diárias no Santuário, a festa litúrgica do Padroeiro prevê missas especiais nas comunidades São Judas Tadeu, Sagrada Família, Nossa Senhora do Rosário e Divino Espírito Santo.

A partir do dia 11, começará o Tríduo da Festa do Padroeiro no Santuário. Os preparativos para a cele-bração daquela sexta-feira, presidida pelo Pe. Nilson Helmann, começam às 18h com a imagem histórica do Sagrado Coração de Jesus sendo colocada na frente do Santuário como forma de acolhida aos fi éis.

A procissão festiva deverá intercalar o canto com as aclamações e vivas puxados pelo animador Paulo Becher. Nesta ocasião, a comunidade também acolherá a vela e os símbolos que integraram a Novena até àquela data.

No domingo, dia 13, serão celebradas missas a partir das 6h30, com destaque para a procissão de entrada no Santuário às 9h30 e para a missa solene presidida pelo Pároco Claudionor José Schmitt, que se iniciará em seguida com o tema Casa do Coração.

Local de peregrinação e de entrega ao Sagrado Coração de Jesus, o Santuário que agora celebra sua primeira década de caminhada tem as suas origens na devoção criada com a fundação da Paróquia em 1916. Os primeiros anos desta história continuam vivos na imagem do Padroeiro feita em madeira e doada para a comunidade em 1919. Neste momento de comemorações no Santuário, se faz ainda mais importante o resgate da veneração ao Sagrado Coração.

A primeira sexta-feira de cada mês é dedicada ao divino Coração de Jesus. Os fi éis são convidados a dedicar estes dias para a reparação da frieza, do desprezo, da ingratidão e dos sacrilégios que Cristo muitas vezes sofreu na Eucaristia. Também é o momento de agradecer ao amor de Jesus, honrando e venerando o seu divino Coração.

Vamos aproveitar esta data de comemorações para reforçar a nossa fé nas promessas feitas em cada primeira sexta-feira e para louvar ao Sagrado Coração cantando as orações especiais criadas para o aniversário do Santuário.

Oremos juntos !Consagração ao Sagrado Coração de JesusCoração de Jesus, tu és a fonte do amor, da vida e da santidade. No Teu Coração, somos chamados a beber da fonte da salvação, a experi-

mentar a verdadeira paz e alegria, a fortalecer a nossa vocação e a participar do teu amor solidário.

Nós te louvamos, porque sempre nos chamas para mais perto do teu Co-ração e nele nos ofereces um abrigo seguro onde descansar. Por isso, com alegria, acolhemos o teu convite: ‘Vinde a mim’.

Com o sincero desejo de viver e testemunhar o teu amor, aqui estamos para consagrar nossa vida ao teu Sagrado Coração e confi ar à tua proteção nossas comunidades, nossos projetos e trabalhos. Que o sangue e a água que jorram de teu Coração nos dêem um coração novo para servir com gra-tuidade aos nossos irmãos e irmãs. Amém.

Consagração do SantuárioÓ Coração de Jesus, no Santuário do teu lado aberto, nós contemplamos

e celebramos a maior prova do teu amor por nós. Nós te agradecemos porque, neste Santuário, fi zeste a tua morada para

estares perto de nós, fazeres teu coração pulsar junto ao nosso, seres nosso companheiro e amigo em nossa peregrinação para o Santuário Eterno.

Nós te bendizemos, porque aqui, na escuta da Palavra, na fração do Pão e no Perdão, descobrimos os segredos íntimos do teu Coração e alimenta-mos a certeza da tua presença amiga que nos acolhe, sustenta, reanima e conforta na caminhada.

Volve o teu olhar misericordioso a este Santuário e a todos que nele tra-balham. Acolhe, junto do teu Coração, nossas famílias, nossas comunidades e a todos nós, peregrinos do teu amor. Amém.

Imagem do padroeiro acompanha os fi éis desde 1919

Participe das celebraçõesDia 4, 19h: Missa no Santuário Dia 5, 19h: Missa no SantuárioDia 5, 19h30: Novena nos setores 1, 2, 3 dos GBRDia 6, 19h: Missa na Comunidade São Judas TadeuDia 6, 19h: Missa no SantuárioDia 7, 19h: Missa no SantuárioDia 7, 19h30: Novena nos setores 4, 5, 6 dos GBRDia 8, 19h: Missa no SantuárioDia 8, 19h30: Missa na Comunidade Sagrada FamíliaDia 9, 19h: Missa no SantuárioDia 9, 19h30: Missa na Comunidade Nossa Senhora do RosárioDia 10, 19h: Missa no SantuárioDia 10, 19h30: Missa na Comunidade Divino Espírito SantoDia 11, 19h: Missa de Solenidade do Sagrado Coração de Jesus no SantuárioDia 12, 19h: Missa no Santuário Dia 13, 6h30, 8h, 17h, 19h: Missas no SantuárioDia 13, 9h30: Procissão seguida de Missa Solene no SantuárioDia 30, 19h: Missa Solene no Santuário em comemoração aos seus 10 anosDia 2 de julho, 14h: Comemoração dos 10 anos do Santuário na Igreja Matriz, com Missa Paroquial às 19h

Local de peregrinação e de entrega ao Sagrado Coração de Jesus, o Santuário que agora celebra sua primeira década de caminhada tem as suas origens na devoção criada com a fundação da Paróquia em 1916. Os primeiros anos desta história continuam vivos na imagem do Padroeiro feita em madeira e doada para a comunidade em 1919. Neste momento de comemorações no Santuário, se faz ainda mais importante o resgate da veneração ao Sagrado Coração.

A primeira sexta-feira de cada mês é dedicada ao divino Coração de Jesus. Os fi éis são convidados a dedicar estes dias para a reparação da frieza, do desprezo, da ingratidão e dos sacrilégios que Cristo muitas vezes sofreu na Eucaristia. Também é o momento de agradecer ao amor de Jesus, honrando e

Vamos aproveitar esta data de comemorações para reforçar a nossa fé nas promessas feitas em cada primeira sexta-feira e para louvar ao Sagrado Coração cantando as orações especiais criadas para o

Coração de Jesus, tu és a fonte do amor, da vida e da santidade. No Teu Coração, somos chamados a beber da fonte da salvação, a experi-

mentar a verdadeira paz e alegria, a fortalecer a nossa vocação e a participar

Nós te louvamos, porque sempre nos chamas para mais perto do teu Co-ração e nele nos ofereces um abrigo seguro onde descansar. Por isso, com

Com o sincero desejo de viver e testemunhar o teu amor, aqui estamos para consagrar nossa vida ao teu Sagrado Coração e confi ar à tua proteção nossas comunidades, nossos projetos e trabalhos. Que o sangue e a água que jorram de teu Coração nos dêem um coração novo para servir com gra-

Ó Coração de Jesus, no Santuário do teu lado aberto, nós contemplamos

Nós te agradecemos porque, neste Santuário, fi zeste a tua morada para estares perto de nós, fazeres teu coração pulsar junto ao nosso, seres nosso companheiro e amigo em nossa peregrinação para o Santuário Eterno.

Nós te bendizemos, porque aqui, na escuta da Palavra, na fração do Pão e no Perdão, descobrimos os segredos íntimos do teu Coração e alimenta-mos a certeza da tua presença amiga que nos acolhe, sustenta, reanima e

Volve o teu olhar misericordioso a este Santuário e a todos que nele tra-balham. Acolhe, junto do teu Coração, nossas famílias, nossas comunidades

Imagem do padroeiro acompanha os fi éis desde 1919

Foto

s: A

less

andr

a O

geda

Foto

s: A

less

andr

a O

geda