Jornal Semanal

12
Palmares Sul quer água Moradores da Palmares Sul reclamam da falta de água na comunidade. Pag.06 Comunidade questiona aquisição de ter- reno para construção de creche na Pal- mares Sul. Pag.06 DESTAQUES DA SEMANA ESPORTE CIDADE POLICIAL Estudantes criam sa- cola ecológica com sacos de cimento descartados. Pag. 05 Quadrilha acusada de fazer 9 assaltos a ônibus na região Pag. 11 Etapa do campeo- nato paraense de Skate realizada em Parauapebas. Pag.08 Parauapebas - PA - R$1,50 www.jornalsemanal.com.br Publicação semanal - Ano 1 - Número 3 Destaques da Semana Artesanatos Sacolas ecológicas Vereador Euzébio Troca de tiro com PM Faisal de Volta Vereador Miquinha “Da Roça” Presidente da Associação

description

Jornal Semanal de

Transcript of Jornal Semanal

Page 1: Jornal Semanal

Palmares Sul quer águaMoradores da Palmares Sul reclamam da falta de água na comunidade. Pag.06

Comunidade questiona aquisição de ter-reno para construção de creche na Pal-mares Sul. Pag.06

DESTAQUES DA SEMANAESPORTE CIDADE POLICIAL

Estudantes criam sa-cola ecológica com sacos de cimento descartados.Pag. 05

Quadrilha acusada de fazer 9 assaltos a

ônibus na regiãoPag. 11

Etapa do campeo-nato paraense de Skate realizada em Parauapebas. Pag.08

Parauapebas - PA - R$1,50

www. j o r n a l s e m a n a l . c om . b r

Publicação semanal - Ano 1 - Número 3

Destaques da SemanaArtesanatos Sacolas ecológicas Vereador Euzébio Troca de tiro com PM Faisal de Volta

Vereador Miquinha “Da Roça” Presidente da Associação

Page 2: Jornal Semanal

Caderno Semanal - 19 de Agosto de 2011 02 PainelDicas de Saúde

Tecnologia

Se liga aí!

Dicas e Truques - PowerPoint

O que é enxaqueca

A enxaqueca é um dese-quilíbrio químico no

cérebro, envolvendo hor-mônios e substâncias de-nominadas peptídeos. Esse desequilíbrio resulta de uma série de outros dese-quilíbrios neuroquímicos e hormonais, decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença enxa-queca, e também de uma predisposição genética. O resultado é uma série de sintomas, que podem ir muito além da dor de ca-beça. Por sinal, existem ca-sos de crises de enxaqueca

sem, ou com muito pouca dor de cabeça. Geralmente porém, a dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca e sua inten-sidade, apesar de variável, na maioria dos casos é mo-derada a severa.

A dor de cabeça da enxaqueca pode ser late-jante (pulsátil), em peso, ou uma sensação de “pres-são para fora”, como se a cabeça fosse explodir.

A localização da dor de cabeça da enxa-

queca pode variar de crise para crise; raramente dói sempre no mesmo lugar. A dor da enxaqueca pode ocorrer em qualquer lugar da cabeça, inclusive na re-gião dos dentes, dos seios da face e da nuca, dando origem à confusão com problemas dentários, de sinusite e de coluna. Os demais sintomas da enxaqueca compreen-dem náuseas (enjôo), vô-mitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, hi-persensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, de-pressão (mesmo fora das crises) e lacrimejamento. Um indivíduo não precisa apresentar todos estes sin-tomas para ter enxaqueca. Normalmente apresenta alguns deles, em graus va-riados.

As causas da enxaqueca são muitas, mas sabe-

-se que algumas mudanças simples no estilo de vida contribuem para o controle das crises, e, de quebra, são extremamente benéficas para a sua saúde. Para prevenir-se das crises de enxaqueca, siga estas dicas: Estabeleça hábitos regulares para as refeições e sono.

Faça algumas mu-danças na dieta, dimi-nuindo ou até mesmo eli-

minando certos alimentos que podem detonar a dor (como queijos e chocola-tes). Evite a ingestão de bebidas fermentadas, como o vinho tinto.

Não se exponha de-masiadamente ao sol e à claridade. Evite se exercitar em dias quentes.

Evite o uso excessi-vo de perfume.

Não permaneça em locais recém-pintados ou onde estejam sendo utiliza-dos solventes químicos. Comece uma dieta rica em magnésio (que se encontra em abundância em alimentos verdes fres-cos, frutos do mar e nozes) e em um aminoácido cha-mado triptofano (que pode ser encontrado em verdu-ras frescas, no feijão e em cereais integrais).

Aprenda a evitar as crises de enxaqueca

Coluna Digital

Baixe vários vídeos do YouTube de uma vez

Quem gosta de baixar e converter vídeos do YouTube pode otimizar o download de vários itens. Use o software Freemake Video Converter.

Copie o endereço do vídeo para a área de transferência e cole a URL no programa. Repita o processo para quantos vídeos você quiser. Depois de colar os itens, use um dos botões na parte inferior da janela para definir o formato de saída, que pode ser, por exemplo, para iPhone ou para DVD. Com isso, o Freemake baixa e converte tudo. Além do YouTube, o progra-ma faz download de vídeos do Facebook, DailyMotion, MetaCafe, entre outros sites.

#Jornal Semanal

@Jsemanal

MSN: [email protected]

www.jornalsemanal.com.br

O PowerPoint vira ilha de edição de vídeosEdite os vídeosPara incluir um vídeo que está em seu computador acione Inserir > Vídeo > Vídeo do Arquivo e indique o arquivo desejado. Para fazer um corte, clique no vídeo e em Ferramentas de Vídeo, clique na subguia Reprodução. Nessa faixa de opções, clique no botão Cortar Vídeo. O clipe é mostrado numa janela, onde você pode executá-lo em andamento normal ou fazê-lo avançar ou retroceder quadro a quadro. Desse modo, você pode localizar com precisão os pontos de início e término do trecho desejado. Arraste os marcadores - início, verde; fim, vermelho - para esses pontos e dê OK. Reveja o trecho para conferir a edição e conclua acionando OK. Mesmo depois do corte, você pode alterar a edição.

Page 3: Jornal Semanal

Caderno Semanal - 19 de Agosto de 2011

Frango saudável 4 coxas com sobrecoxas de frango sem pele (mais ou menos 1 kg) Suco de 1 limão Sal a gosto 170 g de iogurte natural (1 copo) 3 dentes de alho amassados 1 colher (chá) de gengibre em pó 1 colher (chá) de páprica picante em pó 60 g de queijo parmesão ralado Folhas de hortelã picadinhas 1 xícara (chá) de miolo de pão ralado

Deixe de molho numa tigela as coxas com sobrecoxas de frango sem pele com suco de limão por aproximadamente 15 minutos. Escorra as coxas com sobrecoxas e tempere com sal a gosto. Re-serve.

Numa tigela, coloque o iogurte natural, os 3 dentes de alho amassados, 1 colher (chá) de gengibre em pó, 1 colher (chá) de páprica picante em pó, 60 g de queijo parmesão ralado, folhas de hortelã picadinha, sal a gosto e 1 xícara (chá) de miolo de pão ralado. Misture bem até formar uma pasta homogênea.

Arrume numa assadeira untada com azeite as coxas com sobre-coxas, com a parte da carne virada para cima, espalhe o creme de iogurte em cada coxa com sobrecoxa, cobrindo-as totalmen-te. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de 1 hora ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida acompa-nhado de salada verde.

Encontre canais de conexão emo-cional com as pessoas com quem estiver trabalhando, escute seus planos e leve em conta as sensi-bilidades em jogo.

Tudo vai bem com você hoje. En-volvimento com grupos, equipes ou associações dão colorido a estes dias. E mais esperança! Sua saúde

Ideias e visão abrangente não lhe faltam, e você tem mais é que re-gistrar tudo. Em algumas sema-nas poderá embrenhar-se nisso com mais liberdade.

Cenário astral continua favo-rável aos taurinos, sensibiliza-dos com projetos grandiosos e empreendimentos de longo alcance.

Trabalhe firme no que foi acerta-do ontem, indague e tire duvidas, peça ajuda a parceiros, e consulte quem sabe mais do que você em assuntos específicos.

Bom dia pra trabalhar com entu-siasmo e vigor em dupla, com um colega ou sócio. Juntos, triplicam sucesso e poder de estratégias.

Ótimo dia pra você empatar um valor em um projeto de longo alcance que tenha tudo a ver com um sonho a realizar.

Alôs e baixos na saúde merecem alguma atenção, nada de ir além de seus limites! Disciplina pesso-al é sua grande aliada hoje. Evite se endividar hoje.

Enquanto você não sabe bem pra onde a vida o está levando, é bom poder contar com pessoas que en-xergam além.

Bom convívio com todos, o que ajuda bastante no cotidiano. Ideias devem ser anotadas, sonde opções, mas ainda não comunique nada, para não ser mal interpretado.

Trabalhe bastante e melhore seus rendimentos usando seu sexto sentido. Tende a ser mais requi-sitado. Desequilíbrio nas relações pessoais e amorosas hoje.

Sensibilizado e instável, lagri-mas afloram a toa, como orvalho no seu rosto. Entender, quem há de? So você mesmo.

Painel 03

Áries20/03 a 20/04

Leão22/07 a 22/08

Sagitário22/11 a 21/12

Touro21/04 a 20/05

Ingredientes Preparo

Virgem23/08 a 22/09

Capricórnio22/12 a 21/01

Gêmeos21/05 a 20/06

Libra23/09 a 22/10

Peixes 19/02 a 19/03

Câncer21/06 a 21/07

Escorpião23/10 a 21/11

Aquário21/01 a 18/02

Revisão ortográfica: Waldyr Silva

Os conceitos emitidos em colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores

e nem sempre refletem a opinião do jornal.

Conselho Editorial - Rui GuilhermeAdministrador - Hugo Arrais

Diagramador - Mauricio Pinheiro(94) 3346-6969/[email protected]

Tribu´s Comunicação e MultimidiaCNPJ: 83.376.137/00021-72

ESTADUAL:15100830971MUNICIPAL: 001838

Endereço:RUA DEZ, Nº 223 - 1º ANDAR, SALA 1

CEP: 68515-000PARAUAPEBAS-PA

www.jornalsemanal.com.br / [email protected]

Gráfica Hoje: Tiragem Aproximada 2.000 exemplares. Os originais não serão devolvidos, ainda que não publicados

Piadas HaHaHa HaHaHa

HaHaHa

HaHaHa

Chefe: Sandra! Você cancelou todos os meus compro-missos para este fim de semana, como eu pedí?

Secretária: Sim, patrão! Quem não gostou nem um pouco foi a sua noiva, já que o casamento de vocês estava marcado para o sábado!

Quatro baianos acabam de assaltar um banco e che-gam ao esconderijo. O mais ansioso deles pergunta ao chefe da quadrilha:— E aí? Vamô contar o dinheiro, meu rei?— Och! Pra que todo esse trabalhão? — disse o chefe.— Vamos esperar o noticiário da TV pra saber!

Horóscopo

Page 4: Jornal Semanal

A presidenta Dilma Rousseff anunciou

a criação de mais quatro universidades federais em estados do Norte e Nordeste. Três delas são na verdade campus já em funcionamento de ou-tras instituições federais que serão transforma-dos em universidades. Marabá sediou até ago-ra um núcleo da UFPA.

tam 5,2% do Produto Inter-no Bruto (PIB) do Pará.Para a região, estão pre-vistos R$ 221,7 milhões de investimentos na educação e outros R$ 217,9 milhões para a área de saúde, as-

sim como R$ 204,1 milhões para o transporte R$ 100,8 milhões para a seguran-ça pública. Outros setores como habitação, produção e saneamento também re-ceberão investimentos do Estado.Para o Orçamento Anu-al de 2012, a região irá re-ceber R$ 258,2 milhões, distribuídos em diversos programas do Governo do Estado. Para o município de Redenção, por exemplo, estão previstas obras como a construção de uma Uni-dade do Pró-Paz Integrado e da Promotoria de Justiça (sede regional), assim como

a entrega das obras de expansão de 12 univer-sidades federais que te-rão 20 novas unidades até 2012. Esses campi já estavam previstos na etapa anterior do Programa de Apoio a Planos de Reestrutu-ração e Expansão das Universidades Federais

der a população dos res-pectivos estados, sendo que 12 deles ainda serão criados e cinco, transfe-ridos de outras univer-sidades já existentes. Além disso, 12 univer-sidades federais de 11 estados vão receber 15 novos campi até 2014.Segundo o Ministério da Educação, a expan-são será concluída com

Região04

Cidade de Marabá será sede da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Plano Plurianual do Estado prevê investir R$ 961 milhões na região do Araguaia

Com base na receita

até 2015, de cerca de R$

70,6 bilhões.

Caderno Semanal - 19 de Agosto de 2011

O Plano Plurianual do Es-tado (PPA) para os pró-ximos quatro anos prevê para a Região de Integra-ção do Araguaia, compos-ta por 15 municípios, R$ 961,7 milhões, distribuídos em diversos programas do Governo do Estado.A informação foi repassa-da à população local, quar-ta-feira, 3, durante a sétima audiência pública para ela-boração do PPA 2010-2015 e definição da Lei Orça-mentária Anual para 2012.O evento, realizado na Câ-mara Municipal de Reden-ção, reuniu representantes da sociedade civil e diver-sas autoridades municipais deram suas contribuições para a aplicação dos recur-sos previstos.

Com essa expansão, a rede federal passará a contar com 63 unidades. A nova fase de expan-são das federais tota-lizará 47 novos campi.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) terá sede na cidade de Marabá, onde hoje funciona um cam-

O secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), Sérgio Bacury, destacou que as ações estão sendo planeja-das com base na receita do Estado até 2015, de cerca de R$ 70,6 bilhões.InvestimentosCom 6,2% da população do Estado, a Região do Ara-guaia é composta pelos municípios de Água Azul do Norte, Bannach, Con-ceição do Araguaia, Cuma-ru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, Reden-ção, Rio Maria, Santa Ma-ria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tucumã, Xinguara e Sapucaia.Os munícipios represen-

pus da Universidade Federal do Pará. A Uni-versidade Federal da Re-gião do Cariri (UFRC), no Ceará, terá sede em Juazeiro do Norte, onde atualmente funciona o Campus Cariri, que per-tence à Universidade Fe-deral do Ceará (UFCE).

Na Bahia, o campus de Barreiras da Universi-dade Federal da Bahia (UFBA) será transfor-mado na Universida-de Federal do Oeste da Bahia (Ufoba). O estado ainda receberá a Uni-versidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), no município de Itabu-na. A criação delas pre-cisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Ao todo, as quatro novas instituições de ensino te-rão 17 campi para aten-

de escolas, de um quartel militar e de uma unidade integrada da Polícia Civil.Em Xinguara, a PA-279, de-verá ser concluída e a pista de pouso e decolagem do município. Para Rio Maria, está prevista a implantação de Sistema de Abasteci-mento de Água, na sede do município, a reforma com adaptação na Unidade de Segurança Pública e a cons-trução de uma escola.Conceição do Araguaia irá receber a restauração da PA-447, no trecho da di-visa com o Tocantins; da PA-287, trecho que liga o município à Redenção; a construção de duas pontes sobre os Igarapés Surubim e do Mosquito; do Bloco de enfermagem no campus da

Universidade Estadual do Pará (Uepa) e a estrutura-ção do setor de Urgência e Emergência do Hospital Municipal.Para Antônio Soares, presi-dente do Eixo Central das Associações de Moradores de Redenção, que entregou um documento com diver-sas solicitações de 30 asso-ciações do município, este é o momento da sociedade participar. “É uma pena que muitas pessoas deixem de vir por falta de tempo, de conhecimento ou qual-quer outro motivo. Este é um momento que temos para fazer o Estado tomar conhecimento das coisas urgentes que precisamos”, disse o representante das associações.

A agradável orla fluvial da cidade de Marabá Vista aerea da cidade

Page 5: Jornal Semanal

Cidade05Caderno Semanal - 19 de Agosto de 2011

Estudantes de Parauapebas criam sacola ecológica com sacos de cimento descartados

Artesão quer implantar núcleo de artefatos com caroços de açaí

Um grupo de estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), sob orientação do professor Adailson Tei-xeira, acaba de lançar em Parauapebas um projeto de produção de sacolas ecológicas com aprovei-tamento de sacos de ci-mento vazios colhidos em construções de obras. De acordo com o orienta-dor da turma, professor Adailson Teixeira, a ideia de se criar as sacolas com aproveitamento de sacos vazios de cimento que se-

Após concluir na últi-ma quarta-feira (11)

em Parauapebas o curso de “Capacitação em con-fecção de artefatos com ca-roços de açaí”, ministrado para mulheres que se en-contram fora do mercado de trabalho no município, o artesão Valter Desiderio Barreto, autor da iniciati-va inédita, busca parceria para implantar no muni-cípio um núcleo de produ-ção em escala comercial de artefatos com caroços de açaí.

Segundo declarou o arte-são à reportagem do COR-REIO, o curso de três sema-nas contemplou somente as mulheres nesta primeira fase, porque o mesmo fora patrocinado pela Secreta-ria Municipal da Mulher, na pessoa de Joelma Leite, titular daquela pasta. De acordo com Valter Barreto, a segunda etapa acontecerá com a implantação do primeiro núcleo de confecção de ar-tefatos com caroços de açaí

em escala comercial, tendo como estratégia de comer-cialização atender a clien-tela fora de Parauapebas. Na avaliação do idealizador do projeto, a maioria dos clientes dos artefatos produzidos com caroço de açaí, como tape-tes, jarros, cadeiras, mesas, armários e outros utensí-lios, se encontra fora do município de Parauape-bas, e até mesmo fora do estado, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. A justificativa de Valter Barreto e da esposa dele, a artista plástica Gina Mikawa, é que ambos já começam a receber pedi-dos de clientes de grande parte do Brasil e até do ex-terior por meio do blog do casal, www.blogdovalter-desiderio.blogspot.com. “Após a implanta-ção do núcleo em Paraua-pebas, haverá periodica-mente cursos destinados a contemplar homens e mulheres acima de 18 anos

que se encontrem fora do mercado de trabalho, para capacitá-los na confec-ção dos produtos supra-citados, abrindo porta de trabalho e renda para seu sustento e de sua família”, explica o artesão.Para que o núcleo seja im-plantado na cidade, ele diz precisar de pequena estru-tura para começar a produ-zir os artefatos e atender a demanda dos clientes de diversas praças do Brasil. “A abrangência desse empreendimento é de tão grande proporção que seu custo benefício será bastante compensa-dor a quem contribuir para

a implantação do mesmo”, destaca Valter Barreto, adicionando que os par-ceiros devem entrar no projeto com espaço físico adequado para a instala-ção do núcleo; um veículo tipo caminhonete para re-colher os caroços de açaí nas ruas e transportar os produtos depois de pron-to; dois tanques relativa-mente grandes para lava-gem dos caroços de açaí; e uma quantia em dinheiro para aquisição dos produ-tos a serem agregados aos grãos de açaí e pagamento de mão de obra no início de instalação do empreen-dimento.

riam jogados fora surgiu a partir da participação dos alunos dele num concurso de meio ambiente promo-vido recentemente pela Prefeitura de Parauape-bas.No concurso, com o tema “reciclagem de resídu-os”, a turma de alunos foi classificada em primeiro lugar com a apresentação do projeto de produção de sacolas ecologicamente corretas a partir de sacas de cimento descartadas. A partir daí, professor e alu-nos saíram à procura de patrocinadores para aqui-

sição de máquinas e equi-pamentos para produção da denominada “sacola amazon ecopaper” e co-mercialização do artefato na cidade e região.Com os primeiros patro-cínios selados, a aquisição das primeiras máquinas e a criação da Coopera-tiva Amazon Ecopaper (Rua Olga Prestes nº 134, Bairro da Paz), o grupo fe-chou semana passada um contrato com a direção do Unique Shopping Paraua-pebas para produção das primeiras 50 mil sacolas para serem utilizadas na-quele centro de lojas.“Hoje contamos com ape-nas nove pessoas filiadas à cooperativa, para pro-dução das sacolas, mas outras onze estão com do-cumentação preparadas para se integrar à entida-de nos próximos dias”, explica Adailson Teixeira.O professor admite que já comece a se preocupar

com a falta de maquinário e de pessoal qualificado para a produção em gran-de escala das sacolas eco-lógicas, em virtude dos primeiros pedidos que já começam a surgir na re-cém-fundada cooperativa.Os primeiros lotes de sa-colas, com capacidade para suportar até 10 qui-los cada uma, estão sendo decoradas com imagens da onça pintada e poste-riormente com outros que bichos que estejam amea-çados de extinção, como tucano, arara, gavião e tartaruga marinha.

PLANTE ESTA IDEIANa manhã do último sá-bado (13), alguns dos ide-alizadores do projeto de produção de sacolas eco-lógicas foram aprovados, também, no concurso cul-tural “Vamos plantar essa ideia”, promovido pela Associação do Unique Sho-pping Parauapebas, e ho-menageados com o plantio de árvores de oiti no esta-cionamento do shopping e a colocação de placa com o nome do plantador da muda.

Valter Barreto com algumas alunas

Blog Waldyr Sailva

Page 6: Jornal Semanal

Cidade06

Comunidade questiona aquisição de terreno para construção de creche

A direção da Associação de Moradores de Palmares Sul, à frente o presiden-te José Beto Santos Brito, popularmente conhecido por “Da Roça”, está sendo pressionado pela comuni-dade da vila por falta de água na localidade.Segundo José “Da Roça”, parte dos cerca de 5 mil moradores do povoado conta com um precário sis-tema de água que distribui o produto às residências duas vezes por dia, mas a quantidade de água não atende à demanda, que precisa de um serviço mais

Vereador MiquinhaA comunidade da Vila Pal-mares Sul, localizada a 10 quilômetros do centro de Parauapebas, por meio da associação de moradores daquela vila, está questio-nando a maneira pela qual a prefeitura estaria nego-ciando a aquisição de uma área para construção de uma creche no referido po-voado.Segundo apurou a repor-tagem, existem duas áreas na localidade que a Prefei-tura de Parauapebas estaria tentando negociar com os proprietários para aquisi-ção e construção da creche,

uma no valor de R$ 300 mil e a outra ao preço de R$ 400 mil, ambas com espaço de três mil metros quadrados.O vereador Israel Pereira Barros, conhecido por “Mi-quinha”, residente na Vila Palmares Sul, estaria nego-ciando para que a prefeitu-ra comprasse a área de R$ 400 mil, pertencente a um servidor municipal amigo dele, localizada no final da Rua Rio de Janeiro, às mar-gens de um igarapé, longe do centro da localidade.Procurado pela reportagem na manhã da última terça--feira (16), José Beto Santos Brito, o popular “Da Roça”, presidente da Associação de Moradores de Palmares Sul, confirmou a existência do impasse entre o verea-dor e a comunidade com relação à aquisição do ter-reno.De acordo com o presidente da associação, a comunida-de da vila exige que a cre-che seja construída no terreno localizado na Ave

“Da Roça” Presidente da Asso-ciação

nida Boa Vista, uma área lo-calizada no centro da locali-dade, de fácil acesso para as crianças.“Como há esse impasse entre moradores e verea-dor ‘Miquinha’, a escolha da área para construção da creche só vai ser decidida após a conclusão da coleta de assinaturas de um abai-xo-assinado junto às mães de filhos que vão ser bene-ficiados pela instituição”, explica José “Da Roça”.Ouvido pelo jornal, o vere-ador Israel “Miquinha” ne-

gou que estivesse interme-diando a compra da área do amigo dele para construção da creche. Ele discorda também do valor mencio-nado dos terrenos, afirman-do que o preço de um lote da área localizada no final da Rua Rio de Janeiro cus-ta R$ 15 mil, enquanto que

um lote da área localizada na Avenida Boa Vista tem o valor de R$ 35 mil.Vereador “Miquinha” diz que a escolha da área para construção da creche deve-rá ser decidida pela própria comunidade da vila e a pre-feitura, que é quem vai pa-gar pela compra do imóvel.

constante, sem interrupção.A água tratada é fornecida gratuitamente para os con-sumidores diariamente no horário das 6 às 7h30 e das 16 às 17h30.O servidor público muni-cipal Raimundo da Con-ceição, vigia do setor onde ficam os equipamentos do antigo sistema de distribui-ção de água para a comu-nidade, frisa que, por falta de água regular nas tor-neiras dos consumidores, vem constantemente sendo cobrado pelos moradores, inclusive com ameaça de morte.

AMPLIAÇÃOPor causa dessa pressão popular, em julho do ano passado a Prefeitura de Pa-rauapebas firmou um con-vênio com o Incra no valor de R$ 1.485.112,04 para a construção de um sistema de balsa de captação, rede adutora e conjunto de tra-tamento de água potável na Vila Palmares Sul, com previsão para ser concluída em outubro daquele ano.De acordo com o presiden-te da associação, a obra não foi concluída no tempo previsto e continua parada, sem previsão para ser rei-niciada, causando grandes transtornos para a popula-

sendo negociada entre In-cra e prefeitura.Ouvido pela reportagem sobre a situação do atraso da obra, o vereador Israel “Miquinha” garantiu que a situação deve ser solucio-nada dentro de no máxi-mo duas semanas, quando as obras de ampliação do sistema de captação, tra-tamento e distribuição de água serão retomadas, com previsão para serem con-cluídas dentro de 30 dias. Waldyr Silva

Associação de Moradores de Palmares Sul quer água tratada para comunidade da vila

ção da vila, que continua padecendo com a falta de água tratada nas residên-cias.José “Da Roça” explica que a paralisação da obra do novo sistema de água se deu por duas razões: a pri-meira, é que no projeto ini-cial a água seria captada de um igarapé que passa no núcleo urbano da localida-de, mas depois foi decidido que o produto seria capta-do do rio Parauapebas; a segunda, é que a mudança do local para captação de água aumentaria os custos da obra, situação que vinha

Caderno Semanal - 19 de Agosto de 2011

Tanques de destrubui;áo de AguaEsta;áo de Agua Palmares Sul

R$ 300 mil Proximo a Avenida principal

R$ 400 mil Proximo ao igarape

Page 7: Jornal Semanal

Social07Caderno Semanal - 19 de Agosto de 2011

Foto da Semana

Page 8: Jornal Semanal

Esportes08 Caderno Semanal - 19 de Agosto de 2011

1ª etapa do paraense de skate

tem como frente Mauro, conseguiu montar a pista e dar início à realização do evento, com patrocínio de 5 mil reias em premiação que receberam da Secreta-ria de Esporte e Lazer para as duas categorias Inician-te & Amador. Os skatistas locais surpreederam a to-dos com ótimos resultados, tendo em vista a falta de pista e obstáculos para trei-nar. Na categoria, amador o skatista Igor, de 16 anos, foi o terceiro colocado; em segundo lugar, Gideão Al-meida, que ja é um skatista bastante experiente, pois dá sua prática executando otimas manobras. ResultadosIniciante1° Denilson Santos “pebas”2° Diego Souza “pebas”3° Mano Peixe “pebas”Amador1° Caio Pamplona “Belém” 2° Gidean Ceará “pebas”

No último final de semana (14 e 15 de agosto), a capital

do minério recebeu vários atletas do Estado do Pará para participarem da pri-meira etapa do campeona-to estadual de skate, que ocorreu na Praça de Even-tos. Os atletas que vieram de fora da cidade ficaram muito surpresos com a or-ganização do evento e com o nível dos skatistas locais,

sem falar da pista que, ape-sar de não ser fixa, teve que ser montanda a mão dias antes do dia do evento pe-los proprios atletas locais, que trabalharam muito e contaram com a ajuda de alguns parceiros de outro esporte bem conhecido, que é o bike street.

Apesar de todas as dificuldades, a As-sociação de Skatis-

tas Parauapebenses, que

3° Igor Almeida “pebas”.

N o i n t e r v a l o d e u m a b a t e r i a e

o u t r a , t i v e m o s a a p r e -s e n t a ç ã o d e a l g u n s p i l o t o s d o b i k e s t r e -e t c o m v á r i a s m a n o -b r a s d e n i v e l n a c i o -n a l , q u e a r r a n c a r a m a p l a u s o s e g r i t o s d e

q u e m a s s i s t i a o e v e n -t o . O s p i l o t o s s o f r e m a m e s m a n e c e s s i d a -d e d e p i s t a , m a s a o s t r a n c o s e b a r r a n c o s c o n s e g u e m t r e i n a r a l g u m a s m a n o b r a s d e a l t o n i v e l e f a z e r a p r e s e n t a ç õ e s b e l i s -s i m a s c o m e s s a s .

Secretaria de Esporte realiza congresso técnico com atletas do Campeonato Rural 2011

O IV Campeonato Rural é organizado pelo Gover-no Municipal por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, terá início no próximo dia 27 de agosto (sábado), na vila Valentim Serra, a partir das 8 horas da manhã, onde na oportu-nidade acontecerá a en-trega dos kits esportivos com a presença de várias autoridades locais e o tradicional torneio início entre algumas equipes.

Equipes que participarão do campeonato por grupo:

Campo Três Voltas: Jardim, Palmares I, Palmares II, Pontilhão, Três Voltas, Vale do Liberdade e Vila Bras.

Campo Carimã: Conquista, Cachoeira Preta, Serra Dourada, São Raimundo e Carimã.

Campo Valentim Serra: Terra Roxa, Tapete Verde, Va-lentim Serra, Alto Bonito, Rio Branco, Carajás e Vila Albani.

Campo Vila Sansão: APA, Garimpo das Pedras, Gela-do, Vila Sansão e Vila Paulo Fonteles.

Campo Onalício Barros: Cedere I, Santa Cruz, Carajás II, Nova Esperança, Dina Teixeira e Onalício Barros.

O congresso foi presídio pelo secretário munici-pal de Esporte e Lazer, Anderson Moratorio, o qual conversou com to-dos os representantes de clubes e esclareceu todas as dúvidas dos envolvi-dos.Entre os vários assuntos que foram tratados na reunião o foco princi-pal foi o sorteio entre as equipes de cada grupo, onde foram conhecidos os primeiros confrontos do campeonato.

No último sábado (13), aconteceu nas dependên-

cias do Complexo Es-portivo Rio Verde, casa provisória da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o congresso téc-nico para realização do IV Campeonato Rural de futebol de Campo 2011. O evento contou com a participação de vários líderes comunitários da zona rural que represen-tarão um total de 30 ti-mes que vão disputar a competição este ano.

Biker - “Morcego”Vista aerea da praça de eventos

O IV Cam-peonato

Rural é or-ganizado

por meio da Secretaria Municipal

de Esporte e Lazer

Page 9: Jornal Semanal

Política09

Vereador Adelson

Caderno Semanal - 19 de Agosto de 2011

Nos bastidores

Após tomar conhe-cimento das pos-

síveis irregularidades existentes na gestão da Câmara Municipal de Parauapebas em rela-ção ao último concurso público realizado atra-vés do edital 001/2010 de 29/11/2010, o MP (Ministério Público) en-viou oficio à presidência da Câmara Municipal pedindo informações. Segundo o MP, a Câ-mara ignorou o pedido expirando o prazo dado para o envio dos docu-mentos solicitados pela Promotora de Justiça, alegando que estaria de recesso. A promotora de Justiça Bruna Rebeca Paiva de Moraes expli-ca que segundo o Su-premo Tribunal de Jus-tiça em caso como este, que o MP é tratado com descaso, deve ingres-sar com ação de impro-bidade administrati-va. Nesse caso contra o presidente da Câmara Municipal de Parauape-bas, Euzébio Rodrigues.

O ex-prefeito Chico das Cortinas é pré-candidato à Prefeitura de Parauape-bas nas eleições de 2012.Jorge Resende, presiden-te regional do PRP, falou sobre a importância de ter no partido o Chico das Cortinas, ex-prefeito de Parauapebas.Falou um pouco sobre as obras que fez, quando era prefeito e foi aplaudidis-simo pelos convidados e partidários. Comparece-ram ao grande encontro aproximadamente 80 pes-soas, entusiasmadas, ale-gres e aplaudindo exclusi-vamente o pré-candidato a prefeito Chico das Cor-tinas.

Quem está de volta à Câ-mara de Vereadores é Faisal, que estva em São Paulo acompanhando o tratamento médico de um de seus filhos. Segundo vereador, ocorreu tudo bem. Agora é cuidar de fortalecer o PSDB, visan-do as eleições de 2012 no município de Parauape-bas.

Deputado Asdrubal

O vereador Adelson Fernandes não via-

jou com seus pares para a capital federal. O motivo é mais do que justo. Sua filha veio ao mundo on-tem, de modo que o ilus-tre vereador está curtindo a chegada de mais um re-bento.

sentante no Legislativo da cidade.

FRUSTRAÇÃONo dia 16 alguns vereado-res se deslocaram até Bra-silia na expectativa de ou-vir da presidenta Dilma o anúncio que Parauapebas enfim teria um campus universitário. Quando fo-ram anunciados os muni-cipios contemplados, San-tana do Araguaia e São Félix do Xingu, os verea-dores sentiram na pele o que é não ter governo.

O partido busca fazer uma boa bancada de

vereadores nas eleições do ano que vem, se trans-formando em um prota-gonista na política local. Atualmente, o PP não dispõe de nenhum repre-

PPS expulsa ve-reador pedófilo

O vereador pedófilo Car-los de Jesus, descoberto com a cueca na mão lá em Conceição do Araguaia, foi expulso da legenda, por determinação da exe-cutiva municipal.

Ex-policial, vereador é acusado de envolvimento com garotas menores de idade do município.

Consumado o ato de ex-pulsão do vereador pe-pessista, a população de Conceição está preocupa-da com a demora do Mi-nistério Público em ofe-recer denúncia pedindo a prisão do ex-vereador, possibilitando com isso a fuga do mesmo da cidade.

Carlos de Jesus foi de-nunciado pelo Conselho Tutelar.

Está na pauta do Su-premo um processo

que pode levar à prisão o deputado federal licen-ciado Asdrubal Bentes, peemedebista do grupo político de Jader Barba-lho. Asdrubal é acusado de ter oferecido cirurgias de laqueadura de trompas em troca de votos nas elei-ções municipais de 2004, ocasião em que concor-reu à Prefeitura de Mara-bá, no Pará. O Ministério Público Eleitoral pede a condenação dele por cor-rupção eleitoral, formação de quadrilha, estelionato e esterilização cirúrgica em desacordo com a legis-lação

Quem estava sonhan-do só com anjinhos

era o vereador Odilon. Com a esperança de for-talecer o PMDB para as próxima eleições munici-pais, buscando filiar algu-mas lideranças políticas do município. Esta sema-na caiu da cama com um grande pesadelo. Comen-ta que algumas dessas li-deranças estariam deixan-do o PMDB, assim tirando o sono do vereador.

O deputado Edmilson Rodrigues do PSOL/

PA cobrou ontem durante sessão na Assembléia Le-gislativa explicações do PT a respeito das irregu-laridades na execução do 366. Edmilson disse na tri-buna, que as irregularida-des cometidas são graves , e constituem falsidade ideológica por parte do ex-secretário da Fazenda do Governo Ana Júlia

Faisal de volta PP filia novas liderançasPresidente da Câmara de Vere-adores na mira do Ministério

Público

Vereador Euzébio Rodrigues

Vereador Odilon

Chico das Cortinas-PRP

Ivan Caldeira Daires Marques

Page 10: Jornal Semanal

Geral10 Caderno Semanal - 19 de Agosto de 2011

Av Beira Rio, 32 A - Rio VerdeSorri ParauapebasAPAE Parauapebas

(94) 3346-1717 (94) 3346-0303 (94) 3356-1103

grande frustração entre

as pessoas que compa-

receram ao auditorio da

Câmara para com intuito

de sabatinar o represen-

tante da rede Celpa, co-

brando explicações sobre

os apagões constantes

que ocorrem na cidade.

Inclusão na rede escolar TSE e Caixa firmam parceria para ace-lerar cadastro biométrico de eleitores

A escola sede de Pa-rauapebas, sob di-

reção da professora Francisca Ciza, está im-plantando no município salas de recursos multi-funcionais para atender os alunos com necessi-dades educacionais espe-cializadas, matriculados na rede estadual de en-sino contra turno. Con-tamos hoje com duas es-colas piloto EEEM Paulo Fonteles de Lima e EEEM Marluce Massariol de Sousa. De inicio, temos

duas professoras lotadas com 40 horas mensais para atender nas salas de recursos e uma para fa-zer o serviço itinerância.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewan-dowski, e o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Fontes Here-da, firmarão parceria que permitirá acelerar a coleta das impressões digitais de eleitores para identificação biométrica na hora de vo-tar.As duas autoridades as-sinarão um protocolo de cooperação técnica para o compartilhamento dos dados biográficos e bio-métricos já coletados pela CEF ou pelo TSE, de forma isolada, e a realização de ações integradas. A assina-tura será em cerimônia no Gabinete da Presidência do Tribunal, às 10h.O TSE vem fazendo o reca-dastramento do eleitorado brasileiro para a identifica-ção biométrica nas eleições, e a CEF adota o procedi-mento para a liberação de pagamento aos cidadãos inseridos no programa Bolsa Família, do Governo Federal. O compartilha-mento de dados e o desen-volvimento de ações con-

juntas têm como objetivo alavancar o cadastramento biométrico e biográfico do cidadão brasileiro, consi-derando as necessidades de ambos os partícipes. As instituições se comprome-tem, no entanto, a manter o sigilo dos dados comparti-lhados.Recadastramento eleitoralO TSE pretende recadas-trar 10 milhões de eleitores para as eleições de 2012 e todo o eleitorado até 2018. O projeto piloto de reca-dastramento eleitoral para a atualização de dados e a coleta das impressões digi-tais teve início em 2007, em três municípios, que soma-vam 42 mil eleitores. Nas eleições gerais de 2010, 1,1 milhão de eleitores experi-mentou a nova tecnologia,

que permite a identificação por um leitor biométrico acoplado à urna eletrônica.Neste momento, estão con-vocados para o recadastra-mento os eleitores dos Es-tados de Alagoas e Sergipe, de seis cidades de Pernam-buco, de Curitiba e Goiânia e dos municípios paulistas de Jundiaí e Itupeva, tota-lizando 6.154.816 eleitores. Nas próximas semanas, a Justiça Eleitoral estenderá a iniciativa a outros muni-cípios. Quem não compare-cer terá o título cancelado.O recadastramento é tam-bém o primeiro passo para que, no futuro próximo, esses cidadãos recebam o Registro de Identidade Ci-vil (RIC), documento único que substituirá a carteira de identidade, o CPF e o tí-tulo de eleitor, entre outros. Para auxiliar o Ministério da Justiça na emissão des-se novo documento, o TSE fornecerá ao órgão os da-dos biométricos coletados com o recadastramento, o que foi definido por meio de um convênio celebrado em 2010.

Audiência pública sobre prestação de serviço da Rede Celpa

Elen, cordenadora do

Procon de Parauapebas.

Uma coisa que não ficou

bem foi o não compare-

cimento do gerente da

Rede Celpa na sessão e

nem mandou nenhuma

justificativa por não com-

parecer, deixando uma

18 de agosto, às 16 horas,

aonde estiveram presen-

te a deputada estadual

Bernadete ten Caten. O

engenheiro Pedro Macha-

do, funcionário da con-

sessionária Atlântico, foi

contratado para expandir

o linhão de energia pela

Aneel, aonde o engenhei-

ro falou que o problema

de energia na região só

vai ter uma solução em

dezembro de 2012, quan-

do sua empresa entregar

a obra para a Aneel. Par-

ticiparam também como

convidados a senhora

O vereador José Al-

ves solicitou à pre-

sidência da Câmera que

fosse realizada uma au-

diência pública com am-

pla divulgação referente

à qualidade da prestação

de serviço da Rede Celpa

no municipio de Paraua-

pebas, tanto na area ur-

bana como na zona rural.

Ficou marcado para o dia

Salas de recur-sos multifun-cionais espe-cializadas para alunos com ne-cessidades es-peciais

Francisca Ciza - Diretora Sede

Vereador José Alves

Eng. Pedro Machado Dep. Bernadete

Page 11: Jornal Semanal

38 e se entregou à polícia. De acordo com o que apurou a reportagem junto ao sargen-to Jorge, da Polícia Militar, que comandou a operação, com apoio do Grupo Táti-

co, Rafael e Jerferson faziam parte de uma quadrilha acu-sada de fazer 9 assaltos a ônibus na região (Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás) e em Açai-lândia (MA).Junto com a dupla a polícia deteve um menor de idade que se encontrava no inte-rior da residência junto com os integrantes da quadrilha,

gunda-feira (15), na Rua José Piveta nº 61-A, Bairro Bela Vista, em Parauapebas, onde morava a dupla. Os acusados são os indivíduos Rafael Lima de Sousa, que trocou tiros com a polícia com uma pistola 9 milímetros e foi executado, e Jeferson Araújo Figueiredo, 25 anos, residente na Rua Ba-rão do Rio Branco nº 757, Ve-lha Marabá, em Marabá, que portava um revólver calibre

Dois membros de uma quadrilha de assaltan-

tes que vem infernizando a vida de passageiros na região e até no Maranhão reagiu à voz de prisão e dis-parou contra a polícia, que por sua vez contra-atacou e um deles levou a pior, sendo atingido por um tiro certeiro no peito, cujo balim saiu nas costas da vítima. O tiroteio ocorreu por volta das 11h30 desta se-

Policial 11

Assaltante de ônibus troca tiro com a polícia e é executado com um balaço

Jeferson Araújo Figueiredomas Jerferson assegurou que o menor não praticava assal-to com eles. Jeferson Araújo con-fessou que ao anunciar o as-salto a ônibus, os bandidos ordenavam que o motorista saísse da estrada de asfalto para uma vicinal previamen-te escolhida, “e aí a gente fazia a festa, furtando apa-relhos celulares e dinheiros dos passageiros”.Minutos depois do confronto com a polícia, chegou ao lo-cal uma mulher em prantos

Polícia leva mais três para cadeia por tráfico cia pelo cabo PM Rui Fer-nando Paraense Gomes, o acusado Jhones “Cafu” (23 anos, na-tural de Ca-xias-MA) foi detido pelos policiais por volta das 2 horas da madrugada do último domingo (14) na Rua Ipiranga nº 45, Bair-ro Casas Populares I, portando uma porção de petecas de crack em-ba-ladas num saco plástico.Por sua vez, conforme testemunhou na 20ª Sec-cional Urbana de Polícia Civil o investigador Jor-ge Pontes da Silva, os ele-mentos Francisco “Me-xerica” (22 anos, natural de Parauapebas) e Diego “Neguinho” (19 anos, na-tural de São Bento) foram

presos por volta das 18 horas do último domin-go (14) na Rua Fortaleza

s/nº, Bairro Rio Verde, em frente a um posto de saúde, com a quantidade de dez pepitas de crack.Em depoimento para a Polícia Civil, “Cafu”, “Mexerica” e “Negui

Dando continuidade à operação “Cara-

jás”, a Polícia Civil co-locou no xadrez, no úl-timo final de semana, mais três homens acu-sados de comercializar entorpecente no muni-cípio de Parauapebas.Os acusados são os in

Cafunho” negam as acusa-ções de serem trafican-tes de droga, porém ad-mitem que são “apenas”

consumidores, cuja dro-ga teriam adquirido de um desconhecido de-les que passava na rua.Vela Preta; redação: Waldyr Silva

divíduos Francisco Danilo Pereira dos Reis, o “Mexerica”; Jho-nes Pereira de Souza, “Cafu”; e Diego Espó-lio da Silva, o “Negui-nho”, que se encontram à disposição da Justiça.De acordo com registro policial feito na delega-

incontroláveis, dizendo cha-mar-se Jandira Sena Barbosa, 26 anos, que seria ex-mulher de Rafael Lima, mas Jeferson Araújo assegurou que ela era companheira da vítima, com quem morava naquela casa alugada há um mês. Sargento Jorge apro-veita o jornal para agradecer a colaboração de vizinhos que ligaram para o quartel informando sobre o paradei-ro dos supostos assaltantes de ônibus, pois sem essa co-laboração ficaria difícil a po-lícia chegar até os acusados.

Caderno Semanal - 19 de Agosto de 2011

DISQUE DENÚNCIA 3346 - 2252Parauapebas

“ “Q u a d r i l h a acusada de fazer 9 assal-tos a ônibus

na região

Diego Espólio da Silva, o Neguinho2

Mexerica

Rafael Lima de Sousa

Page 12: Jornal Semanal

12 Anuncie

Rua G, 254 - B.União

3346-1856Toda linha de relógio de ponto digital - Revenda de balanças peças e suplementos

Caderno Semanal - 19 de Agosto de 2011