Jornal sg out 2011

2
Capa Imagem Mês Missionário Pág. 3 Vocação e missão Filhos da Caridade no Brasil e Comunidades Paróquia São Geraldo Pág. 2 Editorial Palavra do Pastor Amor de S. Geraldo... Pág. 4 Romaria a Curvelo Frases de São Geraldo Dízimo INFORMATIVO Informativo da Paróquia São Geraldo e Comunidades Pág. 04 Outubro 2011 - Ano XII - Edição 138 FRASES DE SÃO GERALDO Fomos pela sétima vez muito felizes, em visita á Basílica de nosso Padroeiro São Geraldo. Fica a sensação de ver um pedacinho do céu com este querido e amado SANTO, ficamos contagiados com a Fé do nosso povo, Romeiros; e com a acolhida do povo Mineiro, nos sentimos uma VERDADEIRA FAMÍLIA. ROMARIA À CURVELO - MG > Ó Deus, oxalá pudesse eu converter tantos pecadores quanto são os grãos de areia do mar e da terra, as folhas das árvores e dos campos, quanto são as partículas do ar, estrelas do céu, raios do sol e da lua e criaturas todas da terra. > Tenho agora a maravilhosa ventura de tornar-se santo, e, se a desperdiço, perco-a para sempre. > Pois, que me falta para tornar-me santo? Tenho todas as ocasiões favoráveis para ser santo. Coragem, pois quero me tornar santo. > Desde agora sejas mais sensato e penses que não te farás santo estando só em continua oração e contemplação. > Aqui se faz a vontade de Deus como e quando Ele quiser! > Se não me quiserem na congregação, hão de me ver todos os dias na porta do convento pedindo esmolas para os necessitados. > Serei pobre em fazer a minha vontade, e rico em buscar a tua. > Confio e espero somente em Deus, pois conheço bem minha miséria. Se assim não fosse, já teria perdido a cabeça. > Na oração de São Geraldo, a igreja pede que sejamos transformados naquela imagem de Jesus crucificado à qual ele tão perfeitamente conformou sua vida, a ponto de ser quase um retrato vivo de Cristo. Seguindo Jesus de todo coração, Geraldo testemunhou todas as virtudes do mestre: a sua pobreza, sua aceitação do sofrimento, sua uniformidade com a vontade divina, sua união com Deus, seu amor pelo próximo, seu zelo pela salvação de todos. Paulo VI escreveu que “O mundo precisa mais de testemunhas que de mestres. E se o mundo escuta os mestres, é porque eles são testemunhas”. Que testemunho você está dando com a sua vida de cristão? Fonte: Almanaque São Geraldo 2012 DÍZIMO Procure participar ativamente de sua comunidade, contribuindo assim para um mundo melhor. Partilhar é criar laços de solidariedade. Ninguém é feliz sozinho São Geraldo Magella... Missionário do Evangelho vivo São Geraldo Magella... Missionário do Evangelho vivo

Transcript of Jornal sg out 2011

Page 1: Jornal sg out 2011

Capa

Imagem Mês Missionário

Pág. 3

Vocação e missãoFilhos da Caridade no Brasil

e Comunidades

JUVENTUDE EM MISSÃO

Paróquia São Geraldo

Pág. 2

EditorialPalavra do PastorAmor de S. Geraldo...

Pág. 4

Romaria a CurveloFrases de São GeraldoDízimo

INFORMATIVO

Informativo da Paróquia São Geraldo e Comunidades Pág. 04

Outubro 2011 - Ano XII - Edição 138

FRASES DE SÃO GERALDOFomos pela sétima vez muito felizes, em visita á Basílica de nosso Padroeiro São Geraldo. Fica a sensação de ver um pedacinho do céu com este querido e amado SANTO, ficamos contagiados com a Fé do nosso povo, Romeiros; e com a acolhida do povo Mineiro, nos sentimos uma VERDADEIRA FAMÍLIA.

ROMARIA À CURVELO - MG

> Ó Deus, oxalá pudesse eu converter tantos pecadores quanto são os grãos de areia do mar e da terra, as folhas das árvores e dos campos, quanto são as partículas do ar, estrelas do céu, raios do sol e da lua e criaturas todas da terra.

> Tenho agora a maravilhosa ventura de tornar-se santo, e, se a desperdiço, perco-a para sempre.

> Pois, que me falta para tornar-me santo? Tenho todas as ocasiões favoráveis para ser santo. Coragem, pois quero me tornar santo.

> Desde agora sejas mais sensato e penses que não te farás santo estando só em continua oração e contemplação.

> Aqui se faz a vontade de Deus como e quando Ele quiser!

> Se não me quiserem na congregação, hão de me ver todos os dias na porta do convento pedindo esmolas para os necessitados.

> Serei pobre em fazer a minha vontade, e rico em buscar a tua.

> Confio e espero somente em Deus, pois conheço bem minha miséria. Se assim não fosse, já teria perdido a cabeça.

> Na oração de São Geraldo, a igreja pede que sejamos transformados naquela imagem de Jesus crucificado à qual ele tão perfeitamente conformou sua vida, a ponto de ser quase um retrato vivo de Cristo. Seguindo Jesus de todo coração, Geraldo testemunhou todas as virtudes do mestre: a sua pobreza, sua aceitação do sofrimento, sua uniformidade com a vontade divina, sua união com Deus, seu amor pelo próximo, seu zelo pela salvação de todos.Paulo VI escreveu que “O mundo precisa mais de testemunhas que de mestres. E se o mundo escuta os mestres, é porque eles são testemunhas”.

Que testemunho você está dando com a sua vida de cristão?

Fonte: Almanaque São Geraldo 2012

DÍZIMO

Procure participar ativamente desua comunidade, contribuindo

assim para um mundomelhor.

Partilhar é criar laços de solidariedade.

Ninguém é feliz sozinho

São Geraldo Magella...

Missionário do Evangelho vivo

São Geraldo Magella...

Missionário do Evangelho vivo

Page 2: Jornal sg out 2011

Informativo da Paróquia São Geraldo e Comunidades Pág. 02 Informativo da Paróquia São Geraldo e Comunidades Pág. 03

EDITORIAL

PARÓQUIA SÃO GERALDO E COMUNIDADES

Expediente: Pastoral da ComunicaçãoEnd. Av. Queirós Filho, 2765 - Vila Guaraciaba - 09121-580 Santo André - SP // Fone: 4451-6257Tiragem: 1.000 exemplares - Distribuição GratuitaImpressão: Poligraf ABC Gráfica e Editora

CapelaNossa Sra. da Caridade

Celebração aos domingos às 9h:00m e

19h:30m

Rua Barão de Loreto, 420 - Jardim Carla

CapelaSão Judas TadeuCelebração aos

domingos às 9h:30m

Rua Dr. Artur Barbosa, 40 - B. Vista Alegre

CapelaSão João e Santa Rita

Celebração aos domingos às 9h:30m

Rua Dr. Mayerá, 115Vila Tibiriçá

CapelaNossa Sra. Aparecida

Celebração aos sábados às 15h:00m

Rua Lamartine - Viela S/nº - Vila Suiça

este mês dedicado as missões iniciamos ele com a celebração Nde encerramento de nossas

missões em nossa paróquia no dia dedicado a patrona das missões Santa Terezinha do Menino Jesus, que ele nos ajude a viver a missão que Deus nos confiou.

Sabemos que é um mês de muitas festividades, pois teremos três padroeiros de nossa paróquia para ser festejado: Nossa Senhora Aparecida, São Geraldo e São Judas. E este ano o tema da nossa festa do padroeiro São Geraldo será “São Geraldo evangelho vivo”, que este tema nos ajude a realmente nos tornar testemunhas do reino de Deus aqui na terra.

Que Maria nossa mãe nos ajude a viver a missão que Deus nos confia.

Pe. Felix Manoel dos Santos Fc

PALAVRA PASTORDO

AMOR DE SÃO GERALDO PELOS POBRESNosso Brasil é um país muito desigual em termos de nível econômico: uns poucos têm tudo e a maioria não tem quase nada. Será que vivemos a fraternidade? Podemos dizer que somos um país irmão? E quando ouvimos dizer que estamos no país mais católico do mundo, como entender esta realidade, se justamente o amor fraterno é o sinal do cristão? “Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13, 35).

Na passagem que descreve o juízo final, aprendemos que na pessoa do pobre, do doente, do necessitado em geral é o próprio Jesus que vem ao nosso encontro (Mt 15, 40.45). Então a nossa caridade não é mera filantropia, não um simples serviço social, o que á seria grande coisa, mas é muito mais: é um favor que prestamos ao próprio Nosso Senhor. – São Geraldo foi sempre o grande amigo que os pobres tinham no convento dos Redentoristas.

No terrível inverno de 1755, o último dia de sua vida, foi encarregado de distribuir aos pobres, aquele pouco que a comunidade tinha para dar. Ele saqueava literalmente a dispensa da casa, dando tudo para os pobres, a ponto de os confrades reclamarem que não ia sobrar nada para eles. E ele

Como posso ser Feliz, se ao pobre meu irmão eu fechei o respondia que tivessem confiança na providência...coração, meu amor eu recusei?” Esse canto antigo “traduz bem o pensamento de são João: “Se alguém, Você se esforça para ver nas pessoas carentes a imagem do

possuindo os bens deste mundo vê seu irmão na necessidade e Cristo que lhe pede um favor? lhe fecha o coração, como pode permanecer nele o amor de

Fonte: Almanaque São Geraldo 2012 - Pe José Raimundo Vidigal C.Ss.R Deus?” (I Jo 3, 17).

Pe. Luiz Carlos Toffanelli Fc.Email:

Fones: 4973-0067 / 4451-6257 / 4820-1247

Blog : http://filhosdacaridade.blogspot.com

[email protected]

PASTORAL VOCACIONAL “FILHOS DA CARIDADE”

Prezados amigas e amigas!

Tudo bem com vocês? - Pois é, outubro chegou e com ele as missões! Disse Jesus: "Farei de vocês pescadores de homens" (Mc 1,17). É a grande missão que Jesus nos entregou e que deve animar e empenhar toda a nossa vida.

Diz o ditado popular que as palavras convencem, mas os exemplos arrastam. Por isso, nós, devotos e paroquianos, devemos nos espelhar no testemunho de vida de São Geraldo, para que nós sejamos discípulos e missionários de Jesus Cristo.

Isso não é fácil, mas não podemos esmorecer diante da ordem do Mestre: "Ide e fazei discípulos meus todos os povos", e sua promessa confortadora: "Eu estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos ".

A todos um abraço amigo e um ótimo outubro missionário!

VOCAÇÃO E MISSÃO

Parte 8...

Geraldo foi confiado ao jovem padre Felix. O padre Miguel voltou em 2.004.

Um pernambucano tinha entrado no Instituto: Felix Manoel m 1.992 voltaram para Santo André. O padre Nelson foi dos Santos e fez os votos no dia 15 de agosto de 1.996 e foi assumir a paróquia São Jorge, sendo o padre José ordenado sacerdote no dia de seus 34 anos de vida, em 22 de EMahon assumiu a paróquia São João Batista no Parque maio de 1.999.

João Ramalho em Santo André. Os padres Miguel, Jorge e Nelson moravam juntos na paróquia de São Geraldo. O padre Jorge Galdino tinha assumido a capelania da cadeia de

Santo André, de novembro de 1.992 até fim de 2.003 quando O jovem Joaquim de Souza tinha chegado do Paraná em foi enviado ao México como assistente do padre Calixto, fevereiro de 1.990 e começou o curso de Filosofia e Teologia, mexicano, porque 4 jovens do Brasil iam começar o noviciado indo fazer o noviciado de fevereiro de 1.993 até fevereiro de juntamente com outros jovens do México, Cuba e Colômbia. 1.994 na Argentina com o padre Gabriel Goullin. Voltando para Fizeram os primeiros votos no dia 28 de janeiro de 2.005 e os o Brasil fez os votos temporários em fevereiro de 1.994 e os votos definitivos 3 anos mais tarde. Na volta deles o padre votos perpétuos em 2 de fevereiro de 1.997, ordenado diácono Miguel foi designado como formador e voltou da França no e alguns meses depois e sacerdote no 27 de setembro de 1.997 fim de 2.004 para assumir este cargo. O local escolhido foi a em Curitiba onde moravam os pais. Foi enviado para o Parque paróquia São Sebastião de Rio Grande da Serra onde os Filhos João Ramalho onde ficou com os padres Nelson e Jorge (padre acabavam de chegar.Nelson continuando assumindo a paróquia São Jorge no bairro do mesmo nome. A paróquia São Sebastião estava sem padre fazia 7 meses

quando o bispo da Diocese Dom Décio pediu ajuda dos Em 1.997 o padre José Mahon foi enviado a Portugal (paróquia Filhos da Caridade. Rio Grande da Serra é o município de Santa Cruz, no Barreiro, subúrbio de Lisboa) e o padre mais pobre da diocese com a igreja matriz e mais 13 Nelson e Jorge foram morar na casa paroquial do Parque João capelas (hoje 16). O padre Joaquim e o padre Jorge foram Ramalho.

designados para esta responsabilidade assumindo no dia 9 de setembro do ano 2.000. As paróquias São Jorge e São Em 1.999 o padre Nelson foi enviado para a Colombia para João Batista voltaram a ser assumidas pela diocese. Dois preparar-se para o cargo de formador. Joaquim foi para a anos mais tarde chegou o padre Carlos Tosar, de volta de paróquia São Jorge e Jorge ficou no Parque João Ramalho. Cuba onde tinha passado alguns anos.

Designado pelo Capítulo dos Filhos da Caridade para ser Assistente Geral, o padre Miguel foi 4 anos na França e São Pe José Mahon Fc.

OS FILHOS DA CARIDADE NO BRASILNOSSA HISTÓRIA

Ano III, n° 09. completar-se.

“Filhos da Caridade, fomos integrados pelo dom do Espírito, É evidente que a paróquia necessita hoje da atuação pastoral e na construção que tem por fundamento os apóstolos e os por isto, todos nós devemos nos envolver nelas. Sabemos que profetas, e o próprio Jesus Cristo como Pedra Angular. É Ele não somos protagonistas da missão, mas o Espírito Santo. Este quem escolhe e envia nos dias de hoje os seus discípulos para Espírito Divino nos guia, capacitando-nos a gerar e anunciar a Boa Nova a todos os povos”. desenvolver a caridade, visibilizando a nossa Congregação

religiosa.Nós, Filhos da Caridade, somos parte da Igreja, cuja missão é anunciar a Boa Nova a todos os povos. Escolhemos exercer o A nossa missão, como de toda a Igreja é fazer o Reino de Deus ministério pastoral através de nossa inserção em paróquias com acontecer e esta “missio” acontece pela celebração dos suas comunidades. sacramentos, integração na comunidade eclesial, testemunho

apostólico e missionário. Assim, a missão vai acontecendo e Em nossa atuação missionária, está a evangelização dos pobres após conhecer a missão fica o desafio de vivê-la no mundo, e trabalhadores, e através da paróquia damos assistência às nosso grande campo de missão. pessoas que se encontram em hospitais, casas religiosas, Equipes de Nossa Senhora, além de estarmos atuando em parceria com o setor juventude na diocese de Santo André, a pastoral vocacional e as Comunidades Eclesiais de Bases (Cebs).

Acreditamos na missão que anuncia Jesus Cristo, o primeiro Filho da Caridade que existiu, a pedra Angular da Igreja, Povo de Deus. Temos como ideal a unidade entre ação paroquial e a ação das obras. São duas forças destinadas a ajudar-se e