Jornal Sul

12
WANDERSON MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO LTDA. GRUPO ( 43 ) 3376-8200 Av. Guilherme de Almeida, 3089 - Londrina - PR [email protected] COMÉRCIO DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO LTDA >Ferramentas >Ferragens e Esquadrias >Tijolos e Areia >Pedras e Cimentos >Acabamentos em Geral >Tubos e Conexões >Tintas Rua Madressilva,461 - Esquina com Av. Guilherme de Almeida Parque das Indústrias | e-mail:[email protected] 3342-7005 VENDA • LOCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO www.igapoimobiliaria.com.br 43 3341-7575 43 3341-7575 14 anos AV. DUQUE DE CAXIAS, 790 JARDIM EUROPA CRECI J-3847 Embalagens • Artigos p/ Festa Doces e Condimentos • Higiene e Limpeza Gás e Peças • Utilidades Domésticas Churrasqueiras e Acessórios Av. Inglaterra, 1121 - Londrina/ PR 3345-0800 Tudo é possível ao que Crê. Marcos 9:23 CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES OURO BRANCO LTDA. 1ª Habilitação A, B e D Inclusão de Categoria Renovação de CNH Habilitação Internacional Nos cartões em até 10 x Nos cartões em até 10 x [email protected] Auto Escola Ouro Branco MOTO CARRO ÔNIBUS Temos carro adaptado p/ portadores de necessidades especiais 3341-2021 Fone: (43) Boleto Bancário ou Cheque até 4x Frota de Carros Pista de Moto Micro Ônibus Av. Guilherme de Almeida, 1587 - Pq. Ouro Branco - Londrina - PR BEBIDAS GELADAS! Rua Flor dos Alpes, (esq. c/ Magnólia) 3342-1837 Alugamos mesas e cadeiras para festas. Temos gelo e carvão. Aberto terça das 9 às 22 horas. Quarta a sábado das 9 à 00 hora. Domingo das 9 às 20 horas. Pq. Ouro Branco DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ANO 8 - Nº 62 | JUNHO 2016 JORNAL SUL JS Lotérica HD2 Fone: 43 3028-4240 Av. Inglaterra, 626 QUINA DE SÃO JOÃO 120 MILHÕES PREVISÃO SORTEIO DIA 24 DE JUNHO “É na lotérica pé quente” Defensoria Pública do Estado do Paraná na Infância Cível defende vaga em creche Página 3 Cursos Técnicos Profissionalizantes gratuitos O Colégio Estadual Albino Feijó Sanches abre vagas para cursos técnicos profissionalizantes em três áreas Página 10 Encontro de artesanato na região sul Trabalhos manuais auxiliam na reinserção social e no tratamento de depressão, participe do Encontro de artesas da região sul no Café com Criatividade Página 7

description

Jornal da Região Sul | Ano 8 - Nº 62 - Junho de 2016 | Associação de Democratização da Comunicação | Jornalista Maria Inez Gomes - Nº 0009611/PR

Transcript of Jornal Sul

Page 1: Jornal Sul

WANDERSON MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO LTDA.

GRUPO

(43) 3376-8200Av. Guilherme de Almeida, 3089 - Londrina - PR

[email protected]

COMÉRCIO DE MATERIAISPARA CONSTRUÇÃO LTDA

>Ferramentas>Ferragens e Esquadrias>Tijolos e Areia>Pedras e Cimentos>Acabamentos em Geral>Tubos e Conexões>Tintas

Rua Madressilva,461 - Esquina com Av. Guilherme de AlmeidaParque das Indústrias | e-mail:[email protected]

3342-7005VENDA • LOCAÇÃOADMINISTRAÇÃO

www.igapoimobiliaria.com.br

43 3341-757543 3341-7575

14 anos

AV. DUQUE DE CAXIAS, 790JARDIM EUROPA

CRECI J-3847

Embalagens • Artigos p/ FestaDoces e Condimentos • Higiene e Limpeza

Gás e Peças • Utilidades DomésticasChurrasqueiras e Acessórios

Av. Inglaterra, 1121 - Londrina/ PR3345-0800

Tudo é possível ao que Crê.Marcos 9:23

CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES OURO BRANCO LTDA.

• 1ª Habilitação A, B e D • Inclusão de Categoria• Renovação de CNH • Habilitação Internacional

Nos cartões em até 10 xNos cartões em até 10 x

[email protected] Auto Escola Ouro Branco

MOTO CARRO ÔNIBUSTemos carro adaptado p/ portadores de necessidades especiais

3341-2021Fone: (43)

Boleto Bancário ou Cheque até 4x

Frota de Carros Pista de Moto

Micro Ônibus

Av. Guilherme de Almeida, 1587 - Pq. Ouro Branco - Londrina - PR

BEBIDAS GELADAS!

Rua Flor dos Alpes, (esq. c/ Magnólia)3342-1837

Alugamos mesas

e cadeiras para festas.

Temos gelo e carvão.

Aberto terça das9 às 22 horas.Quarta a sábadodas 9 à 00 hora.Domingo das 9 às 20 horas.

Pq. Ouro Branco

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAANO 8 - Nº 62 | JUNHO 2016

JORNAL SUL

JSLotéricaHD2

Fone: 43 3028-4240Av. Inglaterra, 626

QUINA DE SÃO JOÃO

120 MILHÕESPREVISÃO

SORTEIO DIA 24 DE JUNHO“É na lotérica pé quente”

Defensoria Pública do Estado do Paranána Infância Cível defende vaga em creche

Página 3

Cursos Técnicos Profissionalizantes gratuitosO Colégio Estadual Albino Feijó Sanches abre vagas para cursos técnicos profissionalizantes em três áreasPágina 10

Encontro de artesanato na região sulTrabalhos manuais auxiliam na reinserção social e no tratamento de depressão, participe do Encontro de artesas da região sul no Café com CriatividadePágina 7

Page 2: Jornal Sul

JORNAL SUL - JUNHO 20162ED

ITORI

AL Caro leitor, OPINIÃO

Nesse ano teremos elei-ções municipais para prefeitos e vereadores em todos os mu-nicípios do Brasil. Estes são os representantes políticos mais próximos das pessoas, pois tratam das questões que afe-tam a vida diária de cada um. E nesse contexto esta a oportu-nidade de rever a nossa forma de votar, baseada no conheci-mento da vida dos candidatos, sua historia e suas causas a serem defendidas, assim po-deremos acompanhar e su-gerir ações que melhorem a vida das pessoas e da nossa cidade. Lembrando que seria melhor não haver mais do que dois mandatos para os verea-dores também.

O Brasil precisa de uma re-forma política mais abrangen-te, urgentemente. E para que haja o voto consciente, de cada eleitor e eleitora, o ideal seria que as pessoas se interessas-sem mais pela política, pois é ela que influencia diretamente nos direitos de cidadania de um povo, embora muita gente não acredite nisso e vote na base da troca de favores e sem analisar a competência do candidato ou candidata. Pense nisso!

Maria Inez Gomes Socióloga

SEU VOTO

JORNAL DA REGIÃO SUL DE LONDRINA

Assoc. de Democratização da Comunicação

CNPJ - 03.216.441/0001-13

Rua Ivone Freitas Lopes, 236 - Cj. Saltinho

CONTATOS:

3064-0002 / 9945-7269 OI

9923-5760 TIM

[email protected]

JORNALISTA COLABORADORA:

M. I. G. - MTB 0009611/PR

DIAGRAMAÇÃO:

Saulo Marlier 43 3029-3330

Distribuição Gratuita e Dirigida

Tiragem: 6.000 exemplares

Impressão: Folha de Londrina S/A

EXPEDIENTE

Ao completar oito anos de existência o Jornal Sul esta passando por revisão e mudanças na sua apresentação visual. As alterações tem como objetivo deixa-lo com uma aparência mais moderna e fácil de ler. Estamos abertos a receber sugestões e contribuições para que os leitores tenham um jornal que lhe interesse, a medida que publique assuntos que tenham a ver com a sua vida cotidiana, com informações que tragam o conhecimento e agucem o senso critico, dê as suas sugestões e opinião, envie o texto para: [email protected]

Fala VocêQUAL A DEGRADAÇÃO MAIS GRAVE PARA O MEIO AMBIENTE NA SUA OPINIÃO E PORQUE?

Ronaldo Pereira do NascimentoFuncionário Publico Jd. Acapulco

A Campanha da Fraternidade desse ano tem como tema: os cuidados com a Mãe Terra e dois fatores que agridem gravemente o nosso meio ambiente são: os agrotóxicos e as queimadas. Os agrotóxicos envenenam a terras e o mais grave e que envenena as pessoas, que vivem doentes e nem sabem porque. E as queimadas afetam o solo e os animais de todas as espécies os expulsando para a cidade.

Janayna Cristina ZiglerEstudante de DançaUnião da Vitoria

O que mais tem agredido o meio ambiente atualmente e esta afetando os seres humanos e o planeta são as toneladas de lixo que estamos produzindo e deixando de destinar de maneira correta.

Isso tem gerado doenças como a dengue entre outras que estão mantando as pessoas. A poluição industrial também tem afetado a atmosfera, alterando entre outras coisas o nosso clima.

Clayton SouzaProgramador CulturalMorador do Cafezal

As degradações mais graves no meio ambiente atualmente, na minha opinião são o desmatamento e a poluição, que atinge a nossa atmosfera e altera totalmente o clima, afetando a vida das pessoas na sua saúde e na qualidade de vida.

INTERAÇÃO

“INCONTINÊNCIA VERBAL” DE MINISTROS REVELA PLANOS POLÊMICOS DE TEMERO ministro da Saúde, Ricardo Barros

(PP), afirma que o tamanho do SUS pre-cisa ser revisto. Para o titular da Justiça, Alexandre de Moraes (PSDB), "nenhum direito é absoluto" e o presidente interi-no, Michel Temer, não precisa escolher o próximo procurador-geral da Repú-blica com base na lista tríplice indicada por integrantes do Ministério Público Federal. Já Mendonça Filho (DEM), que comanda a pasta da Educação, apoia a cobrança de mensalidades nos cursos de extensão e pós-graduação nas uni-versidades federais.

Já o agora ex-ministro do Planeja-mento, senador Romero Jucá (PMDB--RR), perdeu o posto após ter uma conversa divulgada pelo jornal de "Folha de S.Paulo", onde ele defende a mudança de governo como forma de deter a Operação Lava Jato. "Tem que mudar o governo para estancar essa sangria," afirmou Jucá em con-versa com o ex-presidente da Trans-petro Sergio Machado, investigado pela força-tarefa.

Em quase duas semanas da ges-tão Temer, ministros falaram mais do que deveriam, sem combinar o rotei-ro com ele. As declarações colocaram o novo governo em sucessivas "idas e vindas" e fizeram o presidente in-terino ordenar aos subordinados que evitem dar opiniões pessoais sobre temas ainda não discutidos pelo Pa-lácio do Planalto.

Para cientistas políticos ouvidos pelo UOL, as gafes dos ministros reve-lam não apenas as opiniões pessoais de cada um, mas também as medidas de caráter conservador que deverão ser adotadas pela gestão Temer.

"A incontinência verbal dos minis-tros só revelou o que é sabido a res-peito deste governo, na minha opinião, ilegítimo. São declarações e medidas

de um governo que escolheu promover ajuste fiscal desmontando as políticas sociais dos governos anteriores", decla-ra o sociólogo Aldo Fornazieri, dire-tor acadêmico e professor da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Po-lítica de São Paulo).

Fornazieri cita como exemplo para enfatizar seu ponto de vista a decisão do ministro das Cidades, Bruno Araú-jo (PSDB-PE), de revogar uma portaria editada pelo governo Dilma Rousseff que autorizava a Caixa a contratar a construção de até 11.250 unidades ha-bitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. "Alguns ministros estão sendo precipitados em suas declarações, mas tudo indica que o governo Temer irá mesmo infringir o colchão de segurida-de social instituído pela Constituição de 1988 e implementado, em parte, pelos últimos governos."

"Essas declarações não são balões de ensaio ou meras precipitações. Elas expressam o pensamento conservador dos ministros sobre os assuntos abor-dados", afirma Carlos Ranulfo, pro-fessor titular do curso de ciência po-lítica da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). "Como essas falas reverberaram negativamente na socie-dade, Temer tenta equilibrar, desau-torizando-as, mas ele está pagando o preço pelo perfil conservador das alian-ças que construiu."

Do UOL

Gafes de ministros complicam início da gestão Michel Temer

Page 3: Jornal Sul

JORNAL SUL - JUNHO 2016 3CIDADANIA

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ NA INFÂNCIA CÍVEL DEFENDE VAGA EM CRECHE

Além da atuação nos casos de vaga em creche, a Defenso-ria Pública também atuará em todos os processos relativos a Infância e a Juventude na área cível, como, por exemplo, nas ações referentes a proteção da saúde e da educação e em si-tuações de abandono familiar.

ATENDIMENTOO atendimento ocorre-

rá às SEXTAS-FEIRAS, das 08h30min às 14h00.

De segunda a sexta-feira, o usuário interessado pode-rá agendar um horário para atendimento. O agendamen-to será feito pessoalmente ou pelo telefone (43) 9170-7501 – pode-se ligar a cobrar!

O usuário sem agenda-

mento prévio que comparecer à Defensoria será atendido se ainda houver vaga, caso contrário ele será orientado e agendado para a próxima data de atendimento disponível.TRIAGEM SOCIOECONÔMICA

A triagem compõe o aten-dimento e tem como finali-dade a coleta e análise das informações sobre a situação socioeconômica do usuário. O usuário será certificado de que para ser atendido é obrigatório trazer todos os documentos listados, sob pena de perda do horário agendado e necessida-de de novo agendamento. Só receberá assistência da Defen-soria o usuário que preencher cumulativamente os critérios

de hipossuficiência socioeco-nômica recomendados por esta instituição.

CRITÉRIOS SOCIOECONÔMICOS

A Defensoria assistirá o usuário que atender as condi-ções dispostas na Declaração de Hipossuficiência Econômi-ca (Anexo II).

ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

Após a triagem socioe-conômica, o usuário será en-caminhado para o assistente social. O profissional respon-sável elaborará um relatório contendo as declarações feitas pelo usuário e emitirá um pa-recer social. O assistente social será responsável pela análise

socioeconômica diferenciada nas hipóteses em que a renda familiar exceda os limites esti-pulados pela Defensoria, cabe

a ele verificar no caso concreto, a existência de gastos extraor-dinários e essenciais.

PROCEDIMENTOS APÓS O ATENDIMENTO INICIALDepois do atendimento

inicial realizado, a Secretaria Municipal de Educação será oficiada sobre as solicitações de vaga em creche. O prazo para retorno dos ofícios serão contados da seguinte maneira:

05 (cinco) dias – para as solicitações em que a criança e sua família estão em situação de risco e vulnerabilidade;

15 (quinze) dias – para as solicitações sem risco;

30 (trinta) dias – para as solicitações em que o cadastro da criança seja muito recente.

ExtintoresLondrina

EXTINTORES NOVOS- CARGAS

RECARGAS - TESTE HIDROSTÁTICO

AGORA EM NOVO ENDEREÇOAV. GUILHERME DE ALMEIDA, 429

Pq. Ouro Branco - Londrina - PR

3341-2534www.extintoreslondrina.amawebs.comextintoreslna@sercomtel.com.br

Rua Afonso Pena, 270 - São [email protected]

Gêneros AlimentíciosAçougue • Bebidas • Frutas

Verduras • Perfumaria

3398-91503398-9150

ANS FAZ INCLUSÃO EXTRAORDINÁRIA DE EXAMES PARA DETECÇÃO DO VÍRUS ZIKA

A Agência Nacional de Saú-de Suplementar (ANS) definiu a incorporação extraordinária de exames para detecção de vírus zika ao Rol de Procedi-mentos e Eventos em Saúde, lista que estabelece a cober-tura obrigatória que os planos de saúde devem oferecer aos seus beneficiários. Os exames previstos são o PCR (Polyme-rase Chain Reaction) para de-tecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste soro-lógico IgM, que identifica anti-corpos na corrente sanguínea; e o IgG para verificar se a pes-soa já teve contato com zika em algum momento da vida.

Os exames deverão ser assegurados para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém--nascidos com malformação congênita sugestivas de infec-ção pelo zika. Esses são os gru-pos considerados prioritários para detecção de zika devido à sua associação com o risco de microcefalia nas crianças,

quando o cérebro delas não se desenvolve de maneira adequada.

Com a incorporação des-ses exames ao rol, a ANS esta-beleceu prazo de 30 dias para que operadoras de planos de saúde organizar a rede de atendimento e de laboratórios para oferecer o procedimento. O prazo vale a partir da publi-cação da norma no Diário Ofi-cial da União (D.O.U), realizada segunda-feira dia 6.

“É importante destacar que a ANS realizou de forma extra-

ordinária a revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde para incorporação de testes laboratoriais para o diag-nóstico da Zika por se tratar de uma emergência em saúde pú-blica decretada pela Organiza-ção Mundial da Saúde (OMS)”, informou a diretora de Nor-mas e Habilitação dos Produ-tos da ANS, Karla Coelho.

Portanto, essa é mais uma das ações da Agência no en-frentamento da atual situa-ção, além do acompanhando atento das diretrizes do Minis-

tério da Saúde para prevenção e o combate ao vírus zika e as demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

GRUPO TÉCNICODestaca-se que o texto

sobre a incorporação extra-ordinária dos exames para diagnóstico de zika, aprovado pela Diretoria Colegiada do órgão, foi elaborado em par-ceria com representantes do setor. O processo foi realiza-do com o apoio de um grupo técnico criado especificamen-te com essa finalidade, coor-denado pela Gerência–Geral de Regulação Assistencial da Diretoria de Normas e Habi-litação de Produtos (Dipro), e contou com a participação dos principais atores da saúde su-plementar. A proposta elabo-rada pelo grupo encontra-se alinhada às diretrizes do Mi-nistério da Saúde, da OMS, da AMB e do Centers for Diseases Control and Prevention (CDC) norte-americano.

A discussão e definição da proposta de inclusão dos tes-

tes contou com a participação da Associação Médica Brasi-leira (AMB), Associação Bra-sileira de Defesa do Consu-midor (Proteste), Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Associação Nacio-nal das Administradoras de Benefícios (Anab), Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Ana-par), Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Asso-ciação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Autogestão em Saúde (Unidas), Confe-deração Naciional de Saúde (CNS), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Servi-ços e Turismo (CNC), Federa-ção das sociedades de gine-cologia (Febrasgo), Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Federação Nacional de Saú-de Suplementar (FenaSaúde), Sociedade Brasileira de Pato-logia Clínica e Medicina Labo-ratorial (SBPC/ML), Unimed Brasil e União Geral dos Tra-balhadores (UGT).

EXAMES APROVADOSE SUAS RECOMENDAÇÕES:

PCR Recomendado para gestantes sintomáticas (somente até cinco dias após o surgimento dos primeiros sinais da doença).

IgM Recomendado para gestantes com ou sem sintomas da doença nas primeiras semanas de gestação (pré-natal) com repetição desse procedimento ao final do 2º trimestre da gravidez; e para bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus Zika, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo vírus.

IgG Recomendado somente para infeção pelo vírus Zika para gestantes ou recém-nascidos que realizaram pesquisa de anticorpos IgM cujo resultado foi positivo.

Aos SábadosFeijoada

Segunda a SextaComida CaseiraDomingo: Assados

Costela - Frango - Maionese

Servimos marmitexDISK ENTREGAS

3342-1622 / 3341-1712Rua dos Cozinheiros, 1200

Jd. União da Vitória

Page 4: Jornal Sul

JORNAL SUL - JUNHO 20164UM DOS BENEFÍCIOS DE VIAJAR: AUMENTA OS NOSSOS NEURÔNIOS! Sair da rotina, conhecer lugares novos, provar uma comida diferente, aprender palavras em uma outra língua, etc. é mais importante do que ter rios de

dinheiro e melhora o nosso bem-estar físico e nos enriquece com mais neurônios!Fugir da rotina e ter o pra-

zer de uma descoberta é mui-to mais importante do que o dinheiro. Logicamente que sem um tostão não vamos a lugar nenhum, contudo a ver-dadeira riqueza para um ser humano está na oportunidade de conhecer outros lugares.

Sessenta e nove por cento dos europeus acha que pelo menos uma viagem por ano seja essencial para se ter uma vida satisfatória.

Há alguns anos o psicólo-go inglês Howard Gardner de-monstrou que viajar dá muito mais felicidade do que o di-nheiro ao analisar o grau de sa-tisfação entre uma pessoa que tinha ganhado um bom prêmio na loteria e outra que tinha via-jado ou tirado férias mais de uma vez durante o ano. E as últimas pesquisas têm mostra-do que uma viagem aumenta as conexões entre neurônios e, consequentemente, a eficiên-cia do nosso cérebro.

Além disso, viajar propor-ciona bem-estar porque que-bra justamente a rotina e, em alguns casos, pode até mesmo curar algumas doenças. Mas as vantagens não param por aqui: segundo os estudiosos, uma viagem melhora o sentimento de controle sobre a própria vida, incrementa a capacidade de se relacionar com outros e modifi-

ca até mesmo a nossa escala de valores em relação aos nossos familiares, amigos, e nossas as-pirações pessoais passam a ser mais importantes do que aque-las ligadas ao trabalho. Nossos antenados começaram a evoluir com a “mala na mão” a partir do momento em que a humanida-de saiu da savana africana para colonizar o resto do mundo:

Os nossos antenados eram nômades. E é por isso que somos programados para viajar, para procurar diversi-dade. Precisamos tanto disso que, quando não a encontra-mos, nós a inventamos, pró-prio como faziam os primeiros exploradores que, ao relatar seus encontros com povos desconhecidos, exageravam a “estranheza” nesse encontro.

Explorar o espaço, mas também ficar fascinado com o que se encontra, é uma exigên-cia inata, visto que é comum para muitas culturas, inclusive aquelas tribais. E só recente-mente é que se percebeu que uma viagem pode construir no-vas conexões no cérebro.

A equipe de pesquisado-res dirigida por Michael Valen-zuela, da Universidade de Sid-ney, descobriu em 2012 que quem tinha viajado bastante e, em geral, tido uma vida ati-va, tinha também uma maior densidade de neurônios em algumas áreas cerebrais. Exis-te a hipótese de que as experi-ências de viagem criem novos circuitos no nosso cérebro, além de melhorarem também a nossa memória.

VANTAGENS DE UMA VIAGEM

Todos nós temos uma espécie de mapa mental do mundo, no qual cada lugar é catalogado como mais ou me-nos selvagem, mais ou menos incontaminado, mais ou me-nos cheio de oportunidades para nos divertirmos.

E tudo isso graças à ideia que criamos, durante o passar dos anos, por meio dos filmes, histórias de amigos e familia-res, aulas na escola. E é este mapa mental do mundo que levamos conosco quando co-locamos o pé na estrada.

Porém são os lugares me-nos conhecidos que nos sur-preendem mais, uma vez que não correspondem completa-

mente ao nosso mapa men-tal. E é próprio a atividade de redesenhar continuamente estes mapas que estimula o cérebro e nos aguça a vontade de viajar novamente.

David Botterilli, pesqui-sador da Oxford Brookes University, afirma que não é tanto pelo lugar visitado cor-responder às nossas expecta-tivas, mas a nossa adaptação aos imprevistos e às surpresas da viagem: se nos adaptamos sem problemas, ficamos satis-feitos, caso contrário, não.

Além disso, uma viagem cria recordações que durarão por toda a nossa vida e uma li-gação mais intensa com fami-liares e amigos que nos acom-panharam.

QUALIDADE DE VIDA

A família iniciou a ativida-de há pouco tempo em dois alqueires do Sitio Água Boa, onde a água usada vem de mina muito bem preservada.

A produção atual tem sido de verduras, alguns le-gumes como couve flor e brócolis e as frutas por en-quanto são laranja e limão.

O comercio das horta-liças e realizado através do contato com as pessoas in-teressadas pelo watts. São

oferecidas Cestas montadas de acordo com a necessidade das pessoas.

Cerca de trinta cestas são entregues por semana para as famílias que valorizam uma alimentação natural, or-gânica, visando preservar tan-to uma vida saudável, quanto o meio ambiente.

AS CAUSAS E AS CONSEQUÊNCIAS DO EXCESSO DE PESO

OBESIDADE INFANTILFAMÍLIA OFERECE HORTALIÇAS SEM AGROTÓXICOS!

Thayze Rampazzo e família estão cultivando hortaliças sem a utilização de produtos químicos e agrotóxicos no

distrito de São Luiz

Encomendas: Thayse (43) 9942-4633 Whatsapp

O documentário 'Muito além do peso' aborda o proble-ma da obesidade infantil e nos dá um choque de realidade. Como nossas crianças estão se alimentando mal e como elas já sofrem ou sofrerão com isto.

Erick sofre de pressão alta por causa de seu peso, Rebe-ca tem diabetes tipo 2 como consequência da obesidade, Luana teve que ser internada em decorrência de trombose e artrite causadas pelo sobre-peso. Estas histórias parecem comuns já que milhões de brasileiros sofrem destes mes-mos males se não fosse por um detalhe: Erick tem 8 anos e Rebeca e Luana 11 anos.

Um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira ge-ração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Muito disto deve-se a qua-lidade e ao tipo de alimen-tação que nossas crianças

recebem, todos os dias, seja na escola, em casa, ou em um inocente passeio.

Alimentos de baixa qua-lidade, mas com excesso de açúcar, gordura e sal são ma-ciçamente vendidos traves-tidos com personagens in-fantís para atrair as crianças. Aliado a isto no problema da obesidade infantil estão questões emocionais, ansie-dade, separação dos pais, descaso e desconhecimento.

Nos dias atuais comer uma fruta na escola pode chegar a impingir na criança o rótulo de 'pobreza' entre os demais, como se comer uma fruta fizesse alguém tornar-se pobre ou como se a pobreza fosse um de-feito ou doença infecciosa. Os valores a respeito da ali-mentação estão invertidos e produtos industrializados são mais valorizados, através de campanhas publicitárias com investimentos pesados, que as frutas e alimentos

mais saudáveis e com rique-za nutricional. Trata-se de uma disputa desigual já que as crianças e mesmo adultos estão sendo expostos cotidia-namente a estas verdades e aos atrativos artificais desse tipo de alimentação.

O documentário 'Muito além do peso' aborda o pro-blema da obesidade infantil, principalmente no território nacional, apresenta também opiniões de especialistas de outros países, representan-tes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos. In-dispensável para os pais que se preocupam com a saúde alimentar de seus filhos.

Page 5: Jornal Sul

JORNAL SUL - JUNHO 2016 5ASSENTAMENTOS ELI VIVE I E II RECEBEM

VEÍCULOS E MAQUINÁRIOS AGRÍCOLASCaminhões e máquinas agrícolas, no valor de cerca de R$ 1,5 milhão, foram entregues a 500 famílias assentadas no

Eli Vive I e II, por meio de decreto de Permissão de Uso

As máquinas, implemen-tos agrícolas e caminhões foram entregues aos assen-tamentos Eli Vive I e II, locali-zados no distrito de Lerroville. O evento foi realizado no Eli Vive I, onde o prefeito repas-sou à Associação Comunitária dos Camponeses do Assenta-mento Eli Vive I e II (ACAEV) os maquinários adquiridos pelo Ministério de Desenvolvimen-to Agrário (MDA) e a Adminis-tração Municipal.

“São produtores rurais que, evidentemente, precisam de tec-nologia para produzir com mais eficiência e maior rentabilidade. Portanto, ficamos muito felizes por entregar esse maquinário e te-mos certeza de que isso vai se re-verter em maior qualidade de vida e maior produção agrícola no Mu-nicípio”, disse o prefeito Kireeff.

De acordo com o secre-tário Vitor dos Santos Junior os projetos, elaborados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), foram garantidos por emendas par-lamentares do senador Ro-berto Requião (PMDB) e o ex--deputado federal Dr. Rosinha (PT). Os repasses totalizam R$ 1,5 milhão com contrapartida do Município no valor de R$ 109.994,00, e fazem parte dos programas nacionais de Agri-

cultura Familiar (PRONAF) e de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (PRO-NAT), do MDA.

Uma das emendas, de 2013, no valor de R$ 1 milhão, garantiu o projeto pelo PRO-NAF, com a aquisição de um trator agrícola, dois caminhões baú, um caminhão tanque de leite, uma grade niveladora, um distribuidor de adubo or-gânico e de calcário, uma plan-tadeira e adubadeira, um pul-verizador de arrasto, um arado subsolador de arrasto, duas colhedeiras de forragem, duas grades aradoras entregues aos assentados, além de uma câ-mara frigorífica já instalada no Mercado do Campo da Secre-taria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Já a emenda parlamentar,

de 2014, de R$ 500 mil, pos-sibilitou a inserção de projeto no PRONAT e a aquisição de um trator agrícola, duas plai-nas niveladoras, um furgão de carga, duas carretas agrícolas, duas roçadeiras hidráulicas, uma grade aradora e um ca-minhão tanque de leite, en-tregues no Eli Vive, sendo que uma das plainas niveladores, as duas roçadeiras hidráulicas e uma grade aradora estão sendo utilizados pela SMAA.

FOMENTO À PRODUÇÃO LOCAL

A aquisição dos maquiná-rios, que serão disponibiliza-dos às cerca de 500 famílias dos assentamentos Eli Vive I e II, tem o objetivo de cumprir o que preconizam as políticas públicas voltadas à Agricultura Familiar e ao Desenvolvimen-

to Rural, aliadas aos instru-mentos de proteção social ao agricultor participante da polí-tica de reforma agrária.

As ações visam à auto-nomia das famílias para que encontrem seu caminho de desenvolvimento econômico estando consolidadas e integra-das à vida do Município e, com isso, possam produzir e contri-buir, também, com o desenvol-vimento econômico local.

O presidente da ACAEV, Edelvan Carvalho, falou que os assentamentos estão come-morando o recebimento dos maquinários e esperavam an-siosos por esse dia. “Para nós, do Eli Vive I e II, hoje é um dia es-pecial, um dia histórico. É mais uma conquista nesses três anos de luta e, assim, reafirmamos o projeto de assentamento que estamos construindo. Essas má-quinas agrícolas e veículos vêm para ajudar a desenvolver as famílias produtoras, com quali-dade de vida, contribuindo para o desenvolvimento de Londrina produzindo alimentos saudá-veis. Esse é o nosso compromis-so, tarefa e objetivo”, destacou.

O coordenador regional do Movimento Sem Terra (MST), José Damasceno, frisou a importância de todos os en-volvidos para a concretização dos projetos. "É um grande

projeto que vai fazer a diferen-ça para o Eli Vive. Que vem para diminuir o sofrimento dos agri-cultores e aquecer a economia local. Isso vai dar um salto de qualidade ao assentamento. É o fomento à produção enquanto empreendimento econômico e só temos a comemorar".

DISTRITOS

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA COMEMORAM UM ANO EM FESTA!

ACAMPADOS DO MST

Cerca de 700 famílias acampadas na região de Lerroville e Tamarana comemo-ram um ano de luta pela terra. Trata-se dos assentamentos Mandela, que ocupa-ram a fazenda Água Branca em Tamara-na, confiscada pela Justiça dos represen-tantes do CIAP, pelos desvios de recursos da saúde em Londrina e outros estados há uns sete anos, e a fazenda Marília, em Lerroville, que era do ex-deputado Jane-ne, que desviou no mensalão, cuja fazen-da também foi confiscada pela Justiça.

O aniversário foi comemorado com al-moço e bolo. As famílias assentadas já es-tão produzindo alimentos sem agrotóxicos como: milho, abobrinha, mandioca, batata doce, feijão etc, enquanto aguarda decisão do Incra sobre a aquisição das áreas e divi-são dos lotes para as famílias continuarem a produzir alimentos sem veneno.

José Damasceno, coordenador regional

do Movimento Sem Terra (MST) na festa do

acampamento Quilombo dos Palmares em Lerroville

Page 6: Jornal Sul

JORNAL SUL - JUNHO 20166UBS PIND REALIZOU “SAÚDE NA COMUNIDADE”Foram prestados diversos serviços à população, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, entre outros

COMUNIDADE

Segundo Valdiza Lima, uma das lideranças da Igre-ja Católica juntamente com o Sr. Jose Batista, entre ou-tras pessoas, que tiveram a iniciativa de lutar pela ca-pela, diz: “O primeiro passo e organizar a Associação dos Moradores que esta aban-donada. Ficamos sabendo que tem varias dividas como água e luz do Centro Comuni-tário que precisam ser pagas, temos um grupo de pessoas que estão interessadas em ajudar, mas queremos contar com os moradores de todos os Cafezais para que junto com as famílias conquiste-mos um lugar para velar seus nossos queridos”.

Segundo informações da ACESF existe no Cafe-zal II um terreno destinado para a construção de um Capela Mortuária, porem, o município não possui recur-sos atualmente.

A intenção do grupo e convocar eleições para a Associação e junto com todos os moradores or-ganizar uma campanha, primeiro para sanar as dividas e depois para re-formar o espaço para ser transformado em Capela Mortuária.

CONJUNTOS CAFEZAIS SE MOBILIZAM POR CAPELA MORTUÁRIA

No sábado 21 de maio/16, das 9 às 12 horas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque das Indústrias, em parceria com a Residência Multiprofis-sional em Saúde da Família, realizou o “Saúde na Comu-nidade”, um evento voltado à população do entorno da UBS. A ação aconteceu na Vila Cultural de Comunicação Po-pular, no Conj. Tito Carneiro Leal (Saltinho), na região sul de Londrina, próximo a um supermercado da região.

Segundo a farmacêutica residente do local, Amanda Junqueira Rossetto, partici-pam 20 residentes e cinco servidores municipais da área da saúde, os quais prestaram serviço de aferição de pressão arterial; avaliação antropomé-trica, ou seja, das medidas e peso, além de cálculo do Índi-ce de Massa Corporal (IMC) e teste de glicemia capilar, que permite acompanhar os níveis de glicemia no sangue.

Os profissionais também prestaram orientação sobre saúde bucal e nutrição. De acordo com Amanda, o even-to contará ainda com apoio de servidores do Instituto Na-cional do Seguro Social (INSS), os quais prestarão orientação sobre aposentadoria e outros assuntos. Além disso, o público presente participou de atra-ções culturais, pois haverá um professor de zumba, para ani-nar os presentes, e uma apre-sentação de um grupo de viola.

“Nosso objetivo é sempre aproximar a UBS da comunida-de, além de estimular a promo-ção da saúde. Conseguimos atin-gir a população que não vai até a UBS, seja porque mora mais distante da Unidade, seja porque não tem oportunidade ou fata de tempo”, destacou a farmacêuti-ca residente. Segundo Aman-da, ano passado a ação reuniu cerca de 90 participantes e este ano é esperado o mesmo nú-mero de pessoas.

Mais informações podem ser obtidas com a farmacêuti-ca residente do local, Amanda Junqueira Rossetto, pelo tele-fone 8425-5274.

Texto: Dayane Albuquerque

Moradores do conjunto Cafezal I estão de organizando para a implantação de uma capela mortuária no Centro Comunitário.

Page 7: Jornal Sul

JORNAL SUL - JUNHO 2016 7

Suspensão • Motores em geralAuto elétrica • Injeção eletrônica

Alinhamento • BalanceamentoCambagem

3379-0900Av. Guilherme de Almeida, 1301Pq. Ouro Branco - Londrina - PR

Fone/Fax:Aos Sábados das 8 as 13 h - Feriados das 8 às 12h

A U T O P E Ç A S

3341-0814Rua Álvaro Godoy, 318

Conj. São Lourenço

Loja São Lourenço

Loja São Lourenço

“Todo dia o melhor para você”

CasaSão João

Rua Benedito JoséTheodoro, 165Jardim Itapuã

SACOLÃOPADARIA

AÇOUGUE

3341-1662Telefones: 3342-0222 e 3026-4540

Av. Guilherme de Almeida, 2045 - Jd São Lourenço

PÃO QUENTINHO A TODA HORA

TERÇA VERDECOM QUALIDADE

BOLOS DELICIOSOS

CARNES FRESCAS E DE ÓTIMA QUALIDADE

COMUNIDADE

DESPERTE A CRIATIVIDADE COM ARTESANATOE AUMENTE A AUTOESTIMA

Trabalhos manuais auxiliam na reinserção social e no tratamento de depressão, participe do Encontro de artesas da região sul no Café com Criatividade

Bordar, pintar, recortar e colar são atividades que po-dem mudar a vida de quem não encontra mais sentido para a existência. A afirmati-va pode soar dramática, mas é verdadeira, segundo a tera-peuta ocupacional Glória Fer-reira. “Trabalhos manuais aju-dam a despertar os requisitos básicos de autoestima. Além de ser uma forma de muitas pesso-as - como crianças abandona-das, portadores de deficiência, desempregados, presidiários e idosos - serem inseridas na so-ciedade, estimula o sentimento de se sentir capaz e produtivo”, diz a profissional.

O impacto positivo de quem procura se dedicar às tarefas manuais, seja por lazer ou necessidade de aumentar a renda, reverbera no estado emocional.

De acordo com Glória, pessoas com baixa autoesti-ma conseguem desenvolver a criatividade, o que acaba ge-rando uma série de novas sen-sações e sentimentos. “Mesmo

quem acredita não ter aptidão acaba se beneficiando. O estí-mulo de iniciar algo do zero e transformar em um artigo útil e bonito é como uma injeção de ânimo”, diz.

O simples fato de fazer algo já é tido como uma espé-cie de remédio contra angús-tia de quem não se sente útil. Há casos ainda em que os efei-tos são mais impactantes, re-vela a terapeuta. Pessoas que chegam deprimidas pela falta de objetivos e perspectivas de melhora encontram um alen-to desafiador ao se dedicarem aos trabalhos manuais, diz a profissional.

CONSTRUTORA TERÁ SEIS MESESPARA FAZER ADEQUAÇÕES NA PR-445

Em reunião realizada em 02/06/16 entre representan-tes do Departamento de Es-tadas de Rodagem do Para-ná (DER-PR), da construtora Sanches Tripoloni, do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal) e o pro-motor Paulo Tavares deli-neou as diretrizes do termo de ajustamento de conduta (TAC) a ser firmado entre as partes envolvidas na du-plicação da PR-445. O docu-mento deveria ser assinado hoje, mas a proposição de algumas alterações provo-cou o adiamento da oficiali-zação, que deverá ocorrer na semana que vem.

Mesmo assim, o teor do TAC foi revelado após a reu-nião: a construtora terá seis meses para realizar as ade-quações que poderão ser exigidas pela perícia indepen-dente que fará a vistoria dos pontos mais críticos da obra de duplicação da rodovia.

Diretor da Egel Engenharia - empresa curitibana contra-tada para realizar a perícia -,

Eduardo Dell'Avanzi também participou do encontro e su-geriu que a avaliação comece pelo ponto que aparentemen-te apresenta menos proble-mas, a trincheira da avenida Guilherme de Almeida. Na se-quência, seria analisado o via-

duto sobre a Waldemar Spran-ger e, por fim, o elevado no encontro da PR-445 com a Dez de Dezembro. A empresa tem 60 dias para apresentar o lau-do definitivo e vai receber R$ 291 mil pelo serviço.

Como o prazo para entre-

ga da duplicação da rodovia venceu em maio passado, o DER-PR já estendeu a data limite para setembro. Uma nova prorrogação poderá ser feita caso a construtora pre-cise utilizar os seis meses pre-vistos no TAC para executar as

eventuais alterações determi-nadas pela perícia.

Os dois lotes da Sanches Tripolini, que vão até as proxi-midades da Universidade Es-tadual de Londrina (UEL), cus-taram cerca de R$ 60 milhões.

Fonte: Folha de Londrina

Encontro de artesãs:

Café com criatividade

Dia 26/06Domingo

Das 16 as 18 horas

Vila Culturalda região sul

Rua Ivone Freitas Lopes, 236

Conj. Saltinho

Inscrições gratuitas:43 3064-0002 a tarde

Page 8: Jornal Sul

JORNAL SUL - JUNHO 20168 ESPORTE

LEC VENCE O TUPI E SOBE NA TABELA DA SÉRIE B

Foto

: Wel

lingt

on F

erru

gemNa avaliação do técnico

Claudio Tencati, a vitória do Londrina por 1 a 0 diante do Tupi, no Estádio do Café, no sábado dia 4, só foi possível por causa da insistência do time pelo resultado. Com o gramado encharcado, devido à chuva que castigou a cidade por todo o jogo, as duas equi-pes tiveram dificuldades para desenvolver os lances.

“O resultado foi muito posi-tivo. A gente não tem como ana-lisar as questões da parte tática, porque o jogo fugiu do contro-le, pelas questões do gramado. Mas o time teve brio e foco. A equipe esteve focada o tempo todo no gol. Claro que, nas al-terações, tudo mudou. Quando Marcelinho entrou, incendiou daquele lado. O estilo de jogo não estava proporcional, por causa do gramado, mas a equi-pe teve brio e foi premiada com o resultado” ressaltou Tencati.

O primeiro tempo ficou marcado pela falta de finali-zações, principalmente pelo lado do Londrina. Na etapa complementar, o time come-çou a arriscar mais, depois das substituições promovidas pelo treinador, como a entrada de Rondinelly no meio de campo e Marcelinho na frente. Ten-cati viu uma equipe que, em boas condições de jogo, pode brigar pelo topo da tabela.

“Não podemos cobrar, nem exigir, porque ficou ruim

para os jogadores, mas mesmo assim conseguimos construir boas jogadas. O Rondinelly teve bons chutes e o Marcelinho também. O Paulinho teve chan-ces de dois ou três lances, por mais que o gramado estivesse ruim. Isso prova que, com o gramado seco, o time é muito capaz” pontuou o técnico.

Pressionado porque o Tu-barão não conseguia marcar, Tencati cogitou uma substitui-ção arriscada nos últimos mi-nutos de jogo. Quando o ata-cante Jô abriu o placar, aos 36 minutos da etapa complemen-tar, o técnico desistiu da troca.

“Na verdade, eu queria co-locar a equipe mais pra frente, porque a gente estava no 0 a 0 aos 30 minutos. Chegamos na-quela situação de arriscar o tudo ou nada, ousar mais. Eu ia tirar um jogador defensivo e colocar mais um atacante, mas quando saiu o gol eu segurei. Depois que o Tupi perdeu o menino, que não voltou, não precisei compor com o volante. Então, coloquei o Keirrison para descansar e não precisei recuar o time para manter o resultado”.

No fim do segundo tem-po, o Tupi-MG foi forçado a ficar com apenas dez jogado-res. No lance do gol, o lateral Formiga trombou com o go-leiro Rafael Santos e teve uma fratura exposta na perna. O técnico Ricardo Drubscky já havia feito as três substitui-

ções e o time mineiro se viu obrigado a ficar com um ho-mem a menos em campo.

Com nove pontos, o Lon-drina é o décimo colocado no Campeonato Brasileiro da Sé-rie B. O próximo confronto do Londrina é contra o Ceará, na terça-feira, às 21h30 (horário de Brasília). No Castelão, em Fortaleza, o time de Tencati vai buscar a primeira vitória fora de casa na segunda divisão.

REFORÇOO Londrina confirmou o

acerto com o atacante Safiri-nha para a disputa da Série B do Brasileiro. O jogador foi um dos destaques do Foz do Igua-

çu na disputa do Campeonato Paranaense. De acordo com a diretoria do Tubarão, ele já treina com o elenco e faz exa-mes médicos antes de assinar o contrato de empréstimo, vá-lido até o fim do ano. A apre-sentação oficial deve ser feita nos próximos dias.

Alisson Safira, o Safirinha, tem 21 anos e fez quatro gols em 11 partidas no estadual. O atacante passou também pelo Toledo e pelo Benevento, da Itália, antes de atuar pelo Foz. No Londrina, ele vai disputar vaga com os atacantes Pauli-nho Moccelin, Jô, Keirrison, Ita-mar, Bruno Batata e Wellisson.

Safirinha será o décimo re-forço do Londrina para a dis-puta da Série B do Brasileiro. Foram contratados o lateral--direito Igor Bosel (ex-Vera-nópolis), o lateral-esquerdo Léo (emprestado pelo Flumi-nense), o zagueiro Everton Sena (vindo do Santa Cruz), o atacante Jô (ex-São José-RS), o lateral-esquerdo Igor Miranda e o meia-atacante Rodolfo (ex--PSTC), os meias Marcelinho (ex-Foz do Iguaçu) e Rondi-nelly (que estava no Macaé), e o volante Fabiano Alves (ex--Tigres-RJ e que pertence ao Corinthians.

Por GloboEsporte.com

Gramado em más condições prejudicou o desempenho dos times na partida. Técnico Claudio Tencati ressaltou características que fizeram o Tubarão sair com três pontos

TÊNIS DE CAMPO É NOVIDADE NA PRAÇA DA JUVENTUDE SULAs aulas não possuem limite de vagas e são gratuitas; equipamentos necessários para modalidade são oferecidos aos alunos

Uma novidade na grade de aulas da Praça da Ju-ventude da Zona Sul, o tênis de campo, está chaman-do a atenção dos frequentadores. As aulas têm como objetivos, estimular a prática esportiva, ofertar uma modalidade de elite para a população e detectar no-vos talentos. A atividade é gratuita e acontece todas as terças e quintas, das 13h30 às 15h30. A modalidade é desenvolvida pelo técnico Valdena Silva. A Praça Sul é mantida pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Já contando com oito alunos inscritos, não há exi-gência de material para o desenvolvimento das aulas ou limite de vagas. O gestor da Praça Sul, Écliton Pi-mentel, comentou sobre a nova atividade. “É um pro-jeto que não faz distinção de classe social e nem idade. Basta comparecer na praça, na terça ou na quinta, fazer a sua inscrição e participar da aula. Não é necessário trazer uniforme e nem equipamento. O mais interessante é que as inscrições são gratuitas”, disse.

A Praça da Juventude da Zona Sul fica na aveni-da Guilherme de Almeida, ao lado do antigo Pavilon e oferece diversas atividades gratuitas à população, como vôlei; futsal; ginástica e alongamento. Mais in-formações pelo telefone 3343-5199 ou pelo site da Fundação de Esportes, www.fellondrina.com.

Mais informações com Écliton Pimentel pelo tele-fone (43) 3343-5199.

Assessoria de Imprensa FEL

Page 9: Jornal Sul

JORNAL SUL - JUNHO 2016 9

BALÉ CLÁSSICOToda segunda e quarta às 18 horas

3064-0002 / 9923-5760TIM

comQuentão!

Pipoca!Canjica!

Cural!

Amendoim!

18 de junhoà partir das

18 horas

sábado

Local: Vila Cultural de Comunicação PopularRua Ivone Freitas Lopes 236 - Fone: 3064-0002

Grandiosa

Festa Junina

BARRACASPescariaBola na lata

3064-0002 / 9923-5760TIM

Venha fazer Dança de Salãona Vila Cultural do Conj. Saltinho,

Rua Ivone Freitas Lopes, 236

A DANÇAFAZ BEM PARA

O CORPO EPARA ALMA!!

Toda terça e quinta as 19:45 hrs

CURSO DE INTERNET P/ ADULTOSToda terça e quinta as 18 horas

Fones: 3064-0002 ou 9923-5760TIM

Venha fazer uma aula experimental toda terça e quinta às 19 horas

Vila Cultural - Rua Ivone Freitas Lopes 236.Fone: 3064-0002 ou 9923-5760TIM

AGENDA CULTURAL

Informações: 3064-0002 | [email protected] | Rua Ivone Freitas Lopes, 236 - Cj. Saltinho

www.estudiosulcultural.comAcesse Rádio Sul Web

Page 10: Jornal Sul

JORNAL SUL - JUNHO 201610ONDE

ENCONTRAR O JORNAL SUL

• Balcão da Prefeitura e da Câmara de vereadores

• Banca do Muffato da Av., Madre Leônia

• Confeitaria Santa Ceia - Guanabara

• Todos os Postos de Saúde• Auto Posto Ouro Branco• Confeitaria Super Pão na Av.

Inglaterra• Bancas da Av. Inglaterra• Panificadora Coffe House - Av.

Inglaterra• Casa de Carnes Fênix - Av.

Inglaterra• Lotérica HD II - Av. Inglaterra• Mercadinho do Juvenil - R.

Bélgica• Cativa - R. Bélgica• Restaurante Skinas na Rua

Finlândia• Londrisul - Rua Bélgica• Depósito Piza - Av. Europa• Padaria Veneza - Rua Veneza• Panificadora Doçura - R. Madre

Henriqueta Dominici• Sacolão Monte Belo - R. Madre

Henriqueta Dominici• Casa de Carnes Ouro Branco• Lanchonete do Amigão - R. Vitória

Régia• Banca de Salgados do Laércio -

Av. Guilherme de Almeida, 549• Lanchonete do Gil - R. das

Camélias• Padaria do Conj. das Flores - ao

lado da Igreja • Hospital Zona Sul• Banca Conquista - R. Mitomu

Simamura• Auto Posto Itália - Av. Inglaterra• Farmácia Tabajara - Av.

Inglaterra• Farmácia Dom Bosco - Av.

Inglaterra• Farmácia Drogamais do União

da Vitória• Foto Art Produções - Rua dos

Comerciantes, 287 - União da Vitória

• Drogasul do Cafezal• Mercado Brasileiro - Cafezal• Pantanal Carnes do Cafezal II• Casa de Carnes Pantanal em

frente ao terminal Acapulco• Banca Verde do Jd. Nova

Esperança• Mercadinho do Doido do Conj.

Jamile Dequech• Mercadinho Azul do Conj. Jamile

Dequech• Master Econômico - Av. Europa e

Vale Azul• Banca Fernandes - Av. Inglaterra, 222• Mercearia JR - Conj. Roseira• Mirelly Presentes - União da

Vitória• Mercados Costa - União da Vitória• Mercado Valinho - União da

Vitória• Comércio de Irerê, Paiquerê,

Lerroville, S. Luiz e Guaravera, Regina e Espirito Santo

• Comércio da cidade de Tamarana

• Mercado Ivaí - União da Vitória• Farmácia Vitória - União da

Vitória• Empório Brasil - União da Vitória• Casa Belo - Pq. das Indústrias• Panificadora e Confeitaria Guedes

- Rua dos Cozinheiros - União da Vitória

QUER RECEBER O JORNAL?

Ligue: 3064-00029923-5760 Tim ou

[email protected]

LONDRINA REALIZA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES

Inscrições são gratuitas, e podem ser feitas pela página do Ippul no portal da Prefeitura

A Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesqui-sa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), realiza no dia 18 de junho, às 8 horas, a 6ª Conferência Municipal das Cida-des. Neste ano, o tema será “A Função Social da Cidade e da Propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”, e a etapa municipal é pré-requisito para participar da edição estadual. O evento será realizado na Câmara Municipal de Londrina, na rua Governador Parigot de Souza, 145.

As inscrições são gratuitas, abertas a toda a comunidade, e podem ser feitas pela página do Ippul no portal da Prefeitura, link www.londrina.pr.gov.br/ippul. Os interessados também podem fazer inscrição pessoalmente na sede do Ippul, entre 12h30 e 17h30. O endereço é avenida Castelo Branco, 570, próximo à Policlínica Municipal.

De acordo com a presidente do Ippul, Ignês Dequech, a conferência é um evento extremamente importante, espe-cialmente pela possibilidade de envolvimento da população. “Além da participação popular na elaboração das proposições, é um meio de representar o Município no âmbito estadual e nacio-nal, através dos delegados. A 6ª Conferência Municipal visa discu-tir a questão da função social da cidade, e ali é uma oportunidade onde poderemos selecionar o que é bom para Londrina, para que as cidades sejam socialmente mais justas”, afirmou.

Durante a Conferência Municipal das Cidades, os partici-pantes deverão discutir os eixos temáticos em grupos, com o objetivo de formular propostas e soluções. Os temas principais que serão abordados no evento são: Infraestrutura e Logística, Mobilização e Articulação, e Sistematização e Metodologia. Um texto de referência foi disponibilizado aos interessados, para que possam se contextualizar sobre estes eixos temáticos. O material está disponível no link http://goo.gl/oHeDD4.

Segundo a coordenadora da Comissão Preparatória Muni-cipal, Juliana Alves Pereira Tomadon, dentro das discussões e debates promovidos em cada grupo, devem ser obtidas sete propostas. “Ao final, votaremos dentre os projetos apresentados quais deverão ser apresentados na Conferência Estadual das Ci-dades. Ao mesmo tempo, será avaliada também a possibilidade de executar estas propostas em nosso Município”, afirmou.

Na programação do evento, também consta a aprovação do Regimento da 6ª Conferência Municipal das Cidades. O documen-to foi elaborado durante reuniões e encontros da Comissão Pre-paratória, e pode ser acessado na edição nº 2.993 do Jornal Ofi-cial. Haverá ainda a eleição de 60 delegados para participarem da Conferência Estadual das Cidades, em Curitiba, cuja realização está prevista para ocorrer entre novembro de 2016 a março de 2017.

A coordenadora da Comissão Preparatória esclareceu que os delegados que queiram participar da eleição devem, no ato da inscrição, anexar documentação comprobatória prevista no Regimento. “Podem se candidatar representantes dos segmentos de movimentos populares, entidades profissionais e acadêmicas, trabalhadores, empresários, poderes públicos e ONGs, todos com atuação na área de desenvolvimento urbano”, ressaltou.

Texto: Juliana Gonçalves

CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS

O Colégio Estadual Albino Feijó Sanches abre vagas para cursos técnicos profissionalizantes em três áreas

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE: Modalidade integrado (para alunos que só tem o ensino fundamental), duração do curso: 4 anos, aulas no período da manhã. Documentos para a inscrição: RG , CPF e histórico do ensino fundamental. Moda-lidade subsequente (para aqueles que já terminaram o ensino médio) duração: 1 ano e meio, aulas no período noturno. Do-cumentos para a inscrição: RG, CPF e histórico escolar.

TÉCNICO EM QUÍMICA: Modalidade integrado (para alu-nos que só tem o ensino fundamental), duração do curso: 4 anos, aulas no período da manhã. Documentos para a inscri-ção: RG , CPF e histórico do ensino fundamental. Modalidade subsequente (para aqueles que já terminaram o ensino médio) duração: 2 anos, aulas no período noturno. Documentos para a inscrição: RG, CPF e histórico escolar.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM: Modalidade subsequente - ter mais de 18 anos, ensino médio completo. Duração: 2 anos ou 4 semestres, aulas no periodo noturno. Documentos para a inscrição: RG, CPF e histórico do ensino fundamental e médio. Estágios supervisionados: hospitais, asilos e Unidades Básicas de Saude (UBS).

INFORMAÇÕES: Rua Jacarezinho, 80 Pq das Indústrias - Londrina – PR. Tel.: 43 3341-2917 / 3342-6667. Site: www.lda-albinosanches.seed.pr.gov.br | E-mail: colé[email protected]

TRILHA INTERPRETATIVASecretaria do Ambiente promove Trilha Interpretativa no

Viveiro Municipal Durante as visitas, os alunos percorrem todos os espaços do

viveiro, conhecendo o processo de produção de mudas para plan-tio, que são levadas às calçadas, praças e matas ciliares do Municí-pio. O monitoramento e a orientação são feitos por um professor de biologia e um estagiário do setor de Educação Ambiental da Sema, com o apoio de funcionários do Viveiro Municipal.

Em cada ponto do viveiro, um tema diferente é abordado e trabalhado com os alunos. “As crianças tem a oportunida-de de caminhar pelas áreas de estufas para ter contato direto com tipos diferentes de árvores e folhas, sabendo mais sobre sementes e germinação. Além disso, eles aprendem como fun-ciona o processo de compostagem, de produção de flores e, ao final, realizam uma atividade prática de plantio”, ressaltou a gerente de Educação Ambiental da Sema, Queila Spoladore.

Segundo Queila, a ideia da nova atividade de trilha é propor um complemento às teorias ensinadas em sala de aula. “Com a aplicação do conhecimento de maneira prática e lúdica, os concei-tos se firmam com mais intensidade entre os alunos”, completou.

Para agendar visitas e obter mais informações, os interes-sados devem entrar em contato com a Gerência de Educação Ambiental da Sema pelo telefone 3372-4769.

INFORMES

SINE OFERECE 585 VAGASDE EMPREGO EM LONDRINA

Entre as vagas, 211 são reservadaspara pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine), disponibiliza, a partir desta segunda-feira (6), 585 vagas de emprego em Lon-drina. Do total de vagas ofertadas, 211 são reservadas para pessoas com deficiência ou em reabilitação.

Entre as vagas gerais, existem 300 abertas para operador de telemarketing receptivo, 18 para técnico de enfermagem, 17 para enfermeiro, 8 para auxiliar de enfermagem e 5 para vendedor de consórcio.

Para pessoas com deficiência ou em reabilitação, estão sendo disponibilizadas 150 vagas para operador de telemarke-ting receptivo, 15 para auxiliar administrativo, 5 para auxiliar de depósito, entre outras.

As vagas que não forem preenchidas até sexta-feira (10) permanecem na lista da semana seguinte. Os interessados de-vem comparecer na sede da Agência do Trabalhador, tendo em mãos a carteira de trabalho. A entrega de senhas é feita so-mente até as 12 horas. O endereço da Agência do Trabalhador é Rua Pernambuco, 162.

Mais informações no Sine, pelo telefone (43) 3334-2525.

Page 11: Jornal Sul

JORNAL SUL - JUNHO 2016 11

PARA R

IR

Filmes

O OUTRO LADO DO PARAÍSO

Antônio (Eduardo Mosco-vis) faz o que pode para conseguir dinheiro para o sustento do lar. Já tentou garimpo, bicos diversos, e agora pensa ter encontrado finalmente seu lugar: Brasí-lia. Atraído pelas promessas do presidente João Goulart e pela ampla oferta de em-prego, ele se muda para a capital com a esposa e os filhos. O sonho da prospe-ridade, no entanto, é inter-rompido pelo golpe militar e Antônio, envolvido com o sindicalismo, começa a viver um pesadelo.

PALAVRAS CRUZADAS

BANCO

Capitaleuropeiada Torre

Eiffel

Eletricidade(?): causado "frizz"no cabelo

OrlandoTeixeira,

poetabrasileiro

Cobra tam-bém cha-mada de"cruzeiro"

Kim Jong-(?), ditador

norte-coreano

Letra daroupa doSuper-Homem

Atua na pre- servaçãodo meio

ambiente

A "bola"do jogo de badminton

"(?) therocks": ouísque

com gelo

Assuntode impor-

tânciamínimaLocal de

trabalho doagente pe-nitenciário

Arrastar a (?):

paquerar(gír.)

Uma das4 grandes

luas deJúpiter

Reconhe-cido ofi-

cialmente(jur.)

Gásessencial

à vida(símbolo)

(?)-in, massagem

orientalsedativa

Veste demulheresindianas

Peça que envenenouAurora (Cin.)

Provém;origina-se

"Que (?)Maré",

sucessode JorgeVercillo

Trabalhadorde jazidas Asseie

Atriz que interpretaEsther em"Sete Vi-das" (TV)

Movimen-to divulga-do por BobMarley eJimmy

Cliff

Criminososque conce-dem em-préstimos

ilegais

MulherrefinadaO novo"CDF"

(?) coletiva, sepul-tamento comum de

vítimas de massacreAssegurado

Dispositivo que pre-vine o curto-circuito

(?) públicos: investimentos derenda fixa, de baixo risco

Que temdefeito

Morcego,em inglêsGravaçãoamadora

Raio(abrev.)Carro de (?):

contribuipara a

poluiçãourbana

Equídeomagro

É exigido na Câmara

Caminhoda união

diretacom Deus

2/on. 3/bat. 4/demo — nerd — sári. 5/urutu. 6/quórum. 9/rastafári.

SOLUÇÃO PALAVRAS CRUZADAS

PSET

RASTAFARIERAURUT

U

AGIOTASILMISTICISMO

NCOVASPANGAREA

DALIMPE

QUORUMBATBANALIDADE

RNNEMCTTEMANA

PRESIDIOE

ODRSARI

HOMOLOGADO

Culinária Jornal Sul

Horóscopo para Junho www.meu-horoscopo-do-dia.com

Junho de 2016 favorecerá sua abertura mental para novos horizontes e o leva a demonstrar audácia para explorá-los. Na verdade, Marte em trígono com seu signo favorecerá o aprofundamento de seus desejos mais essenciais e eles passarão por descobertas. No plano relacional, Júpiter em oposição ao seu setor fará com que você enfrente circunstâncias que darão o tempero que faltava à sua vida através da descoberta de novas maneiras de ver a vida e de vislumbrar o futuro. Mercúrio em sextil até o dia 13 favorecerá as interações em família e permitirá que você resolva problemas nesse plano, aproveite. Mas você também terá a oportunidade de aprender coisas que serão úteis para seu progresso social. Vênus em quadra-tura com seu signo, a partir do dia 13, traz dinamismo para sua vida sentimental.

Áries21 de Março a 19 de Abril

Gêmeos21 de Maio a 21 de Junho

Touro20 de Abril a 20 de Maio

Câncer22 de Junho a 22 de Julho

Leão23 de Julho a 22 Agosto

Sagitário22 de Novembro a 21 de Dezembro

Libra23 de Setembro a 22 Outubro

Aquário20 de Janeiro a 18 de Fevereiro

Virgem23 de Agosto a 22 de Setembro

Capricórnio22 de Dezembro a 19 de Janeiro

Escorpião23 de Outubro a 21 de Novembro

Peixes19 de Fevereiro a 20 de Março

Junho de 2016 trará progressos positivos, amigos arianos. Na verdade, o sextil do Sol, assim como o de Vênus, que seguem até o dia 21, impulsionarão suas interações e o progresso de seus relacionamentos. Isso será bem vivido com o quincôncio de Marte, seu planeta regente, em seu signo. Você não será exposto a acessos de ações impulsivas. Em compensação, no plano mental, você vive um excelente período para dar o melhor de si e de seus talentos. Não lhe faltarão ideias novas, criatividade e nem energia se você estiver em época de provas ou em formação. É hora de se concentrar em questões complexas para que elas sejam conduzidas positivamente e isso só depende de você. As instâncias de Saturno em trígono com seu setor e em oposição ao Sol lhe trazem uma filosofia de vida na qual o interesse de cada pessoa terá mais peso moral.

Junho de 2016 o impulsionará na direção de novos conhecimentos, novos estilos de vida. Isso levará ao crescimento de sua curiosidade natural, gra-ças à presença de Mercúrio em sua Casa II simbólica. Dessa maneira, você abandonará certas ideias fixas em relação a seus desejos. Exceto em ques-tões financeiras! Você, espontaneamente, se esforçará para reforçar sua vida material, procurar meios para que seus ganhos aumentem e administrar seu dinheiro com mais sagacidade, bom senso e precisão em suas antecipações. Este domínio estará, claramente, em primeiro plano até o dia 21 de Junho. Suas interações serão o melhor fator de sorte no que concerne suas finanças, cabe a você não ignorar sua vida social para desfrutar de seus benefícios.

Junho de 2016 o coloca na frente do palco, especialmente em sua vida relacional, que será mais dominante do que nunca. Os trânsitos do Sol e de Vênus, até o dia 21 de Junho, farão com que suas interações crepitem com mudanças importantes e, ao mesmo tempo, com diálogos densos mais im-portantes do que o de costume. Sua criatividade natural encontra seu melhor terreno durante as três primeiras semanas do mês, até o dia 21. Será um bom momento para se lançar em uma atividade comercial, mudar de em-prego e seguir com um novo modo de expressão (manual, artístico). Marte na Constelação de Escorpião formará um quincôncio com seu signo, o dei-xando mais sereno diante de oposições alheias e contrariedades diversas.

Junho de 2016 permitirá que você faça um balanço dos domínios que mais o pre-ocupam. As circunstâncias externas o incitarão a confiar em alguma pessoa, o que ajudará consideravelmente a colocar ordem nas ideias e, principalmente, colocar em prática uma estratégia de ação eficiente para alcançar um objetivo. Um pico de consciência acontecerá no dia 21, um equinócio que será extremamente útil para se libertar de pesos mortos no plano mental e emocional. O trânsito de Marte em retrogradação formará um trígono com seu signo, o que o levará a agir com profundidade e a não se contentar com pouco. Esse influxo o incitará a expressar mais claramente seus sentimentos, o que, a partir do dia 21, lhe trará sorte, pois você receberá uma excelente receptividade da parte de seu entorno.

Junho de 2016 será um estímulo excelente para sua psique em relação ao curso de suas atividades. Na verdade, o trânsito do Sol e de Vênus em sextil com sua Constelação dinamizará bem as coisas. As situações atuais tomar velocidade e este novo ritmo corresponde bem melhor à sua maneira natural de agir. Espere ter interações muito promissoras em sua vida social, especialmente a par tir do dia 13, graças a Mercúrio, que transita pela Constelação de Gêmeos e cria um sextil com seu Sol natal. A par tir do dia 18, Vênus estará em quadratura com seu signo, o que vai causar, em sua vida sentimental, desacordos contra os quais você não conseguirá agir de forma racional.

Junho de 2016 será extremamente agitado para sua vida relacional, mas tam-bém para o andamento de seus projetos e as etapas ligadas a eles. Na verdade, os trânsitos do Sol em quadratura com seu signo desde o começo d mês e de Mercúrio, a partir do dia 13, o exporão a mais interseções com o mundo exterior. Há novos contatos em vista, que terão o efeito de afundá-lo ainda mais em seu universo mental, você viverá interações que o ajudarão a progredir na direção de sua satisfação pessoal. Vocações podem nascer nesse período! Os influxos de Marte em sextil com seu signo o levarão a aprofundar seus relacionamentos e a agir com mais espontaneidade. O trânsito de Vênus, até o dia 18 de Junho de 2016, tende a criar divergências entre você e seu parceiro.

Junho de 2016 será muito positivo para o avanço de seus projetos e, principalmen-te, para encontrar as melhores alianças para concretizá-los. Suas interações estão em primeiro plano, espere muitos convites, possibilidades e mudanças. Isso o levará a descobrir muitas coisas sobre si mesmo e, principalmente, a entender me-lhor o motivo de suas indecisões. Isso é muito interessante no plano psicológico, pois você encontrará mais facilidade, mais conforto e mais equilíbrio para levar sua vida da maneira como você quiser, minimizando consideravelmente sua margem de erro. Os influxos de Vênus em trígono com seu signo, até o dia 18, colocarão sua vida amorosa em destaque. Favorecem os compromissos oficiais, os novos encontros construtivos e o fortalecimento dos laços entre os casais.

Junho de 2016 permitirá que você equilibre algumas de suas preocupações graças a um esclarecimento mental que fará com que você ganhe uma objetividade que vem de Mercúrio em quincôncio com seu signo. Os fatores emocionais não serão mais obstáculo, mas permanecem em seu devido lugar, sem cobrir seus rastros. Os influxos do Sol e Vênus em quincôncio com seu signo fazem com que seu instinto recue e que você procure mais os outros, que procure entendê-los, sair de seu quadrado e se comunicar mais claramente, especialmente, com seu parceiro íntimo. Isso não é impossível, desde que você não vá longe demais em relação aos detalhes de suas interações; isso não seria bom, pois, ao procurar demais a perfeição em seus projetos de casal, você corre o risco de abandonar seu parceiro!

Junho de 2016 adicionará um novo elã em sua vida, o que lhe dará mais aber tura e sociabilidade. Os acontecimentos externos o incita-rão a se abrir mais, a ligar novos contatos, especialmente durante as três primeiras semanas do mês. Esse período será intendo para seus contatos exteriores no cotidiano e será uma fonte excelente para aper-feiçoar seus projetos e, principalmente, encontrar aliados que o com-plementem. Os influxos de Mercúrio destacam o aprendizado de novos métodos profissionais ou de novos conhecimentos. É um período muito positivo pelo qual você vai passar neste mês no plano profissional se você estiver pensando em uma mudança de status.

Junho de 2016 o incitará a se afastar de tudo que pode sofrer um impacto por suas próprias emoções. Na verdade, você sentirá mais necessidade de poder racionalizar, analisar e refletir com serenidade, sem perturbações inte-riores. Em compensação, ao redor de você, nada será calmo! Seu entorno o solicitará muito, há serviços a serem feitos e interações que o mobilizarão. O entorno que o solicita falará muito sobre assuntos que lhe parecerão in-significantes. O fato é que você terá dificuldade para escutar plenamente as outras pessoas. Os influxos de Júpiter, felizmente, o mantêm em um estado de receptividade em relação às coisas essenciais. Mas não se esqueça de que o que é essencial para você pode não o ser para seu interlocutor.

Junho de 2016 lhe trará uma bela harmonia profunda, que será ideal para estabilizar alguns de seus relacionamentos e, principalmente, aqueles mais frequentes e mais próximos. Espere convites e solicitações muito numerosas durante as três primeiras semanas do mês. Nas duas primei-ras semanas do mês, você vai, espontaneamente, se concentrar na esfe-ra íntima e familiar e se dedicar às pessoas próximas, mais com atos do que com interações. Os influxos de Marte em quadratura com seu signo tenderão a deixá-lo mais impulsivo no plano emocional, principalmente em relação a assuntos sentimentais. Será preciso fazer um esforço de objetividade nesse domínio para evitar conflitos!

A loira foi a casa de sua amiga.Quando a amiga dela viu a orelha dela queimada perguntou:-O que foi isso miga?-nem ti conto … eu estava passando roupa, ai de repente o telefone tocou … e ao invés de eu atender o telefone, eu atendi o ferro…A amiga “surpresa” pergunta:-E por que a sua outra orelha também está queimada?A loira com vergonha responde:-É que depois eu tentei chamar um medico.

A mãe diz a joãozinho:Vamos visitar o bebê da vizinha, ele nasceu sem orelhas nada de gracinhas viu?Chegando lá, o Joãozinho coloca a mão na cabeça do bebê e diz:– Deus te dê boa visão meu filho.A mãe fica surpreendida acha linda a sua preocupação e pergunta:– Por quê você diz isso meu filho?Por que se precisar usar óculos, ele ta lascado.

ENTRETENDO

TORTA DE PALMITO RÁPIDA VEGAN

MASSA• 3/4 xícara de óleo• 1e 1/2 colher de sopa

de semente de linhaça deixada previamente em molho em água filtrada

• 1 e 1/2 xícara de leite vegetal (utilizamos o de soja)

• 1e 1/2 xícara de farinha de trigo branca

• 1 e 1/2 colher sopa de fermento em pó• 3/4 colher chá de sal ou a gosto

RECHEIO• 1 vidro de palmito• 1 lata de milho• azeitonas verdes a gosto picadas• cheiro-verde a gosto picado• sal a gosto• 1 tomate picado• 1 cebola média picada• 2 dentes de alho picados• pimenta do reino a gosto• requeijão vegano a gosto (usamos da marca Bem me quer)

MODO DE PREPAROFerva os palmitos durante quinze minutos. Refogue cebola e

alho em uma frigideira. Acrescente o tomate, o palmito picado, o mi-lho, sal e pimenta. No final do cozimento, acrescente cheiro-verde, azeitonas e o requeijão. Bata os ingredientes da massa no liquidifica-dor. Unte uma forma, coloque metade da massa. Depois coloque o recheio devagar e o restante da massa. Asse em forno pré-aquecido por, aproximadamente, 40 minutos.

VENDE-SE

PREÇO ACOMBINAR

9945-7269

ANO98

Page 12: Jornal Sul

JORNAL SUL - JUNHO 201612

Av. Presidente Eurico Gaspar Dutra, 55Loja 6 - Conj Cafezal I - Londrina - PR

EntregaGrátis 3336-0006MUFFATO REGIÃO SUL

ATÉ22H

Fábrica: 3341-5114Rua Augusto Gallo, 47 - Jd. Jatobá

Muffato Saul Elkind3325-7199

Muffato Cafezal3341-1018

SOCIAL

A GALERA DOS PASSINHOS DO FLASH BACK NA VILA CULTURAL

O grupo de dança Street Break existe na região sul desde a década de 90, no auge da dança do estilo Fash Back, hoje está

com novos integrantes

O Baile dos anos 60, 70, 80 e 90 em homenagem às mães atraiu uma galera que tem pai-xão pela dança dos passinhos ao som dos ritmos das quatro déca-das na Vila Cultural da região sul.

Atualmente muitos grupos dos apaixonados pelos ritmos das discotecas das últimas qua-tro décadas vem se reunindo em família, nos poucos bailes que existem para relembrar os tem-pos da juventude, onde haviam os sons nos bairros, ou brinca-deiras dançantes ao som dos Bee Gees, ABBA e outros quando os grupos de jovens se juntavam para dançar os passinhos coor-denados e coreografados.

A Vila Cultural já realizou qua-tro edições dos Bailes e assim vai se tornando um ponto de encon-tro entre os grupos de dança e os apaixonados pelos ritmos.

Eduardo, Angela, Maykon, Andrea, Fabio, Vanda, Elvis

Rua Flor dos Alpes, 683Pq. Ouro Branco - Londrina PRRua Flor dos Alpes, 683

Pq. Ouro Branco - Londrina PR

ACEITAMOSENCOMENDAS

DE DOCESE BOLOS

ACEITAMOSENCOMENDAS

DE DOCESE BOLOS

43 3027-700343 3027-7003

JANTAR DANÇANTETRADIÇÕES GAÚCHAS

Sexta 8 de julho - 21 horasConvite:R$ 30,00

Vila Cultural Conj. SaltinhoPromoção: Fórum das Entidades Reservas: 9945-7269

Um evento tradicional do circuito de festas de Londri-na, conta com apresentações de danças, teatros, shows musicais, além da tradicional gastronomia local, que esse ao tem aproximadamente 30 expositores, e a grande novi-dade será a presença dos famosos Food Trucks.

Na parte Cultural do evento a Comissão Organizadora trás como novidade o 1º Festival de Musica Sertaneja, com a presença de 10 músicos de Londrina e região na disputa pela premiação.

A organização explica que a expectativa de público gira em torno de 30.000 pessoas durante os três dias de even-to, explicam ainda que a festa tem um grande apelo filan-trópico, pois a cada ano a Comissão Organizadora junto com a Associação de mulheres do Distrito São Luiz investe a renda obtida em uma área de necessidade do distrito, sendo assim a Comissão Organizadora já colaborou com a Manutenção do CMEI João Rampazzo antes de ser mu-nicipalizado, Construção da Base da Guarda Municipal no distrito, Construção da arquibancada do campo de futebol, reforma do centro de catequese, reforma do salão paro-quial e esse ano está voltada para reforma do telhado da igreja que a um bom tempo não passa por manutenção.

A entrada do evento é livre.

FESTA DOCAFÉ E FRANGO EM SÃO LUIZNos próximos dias 10, 11 e 12 de junho acontece no Distrito São Luiz a 23ª edição da Festa do Café e Frango