Jornal TecnoNews

8
Mundo Concreto Pesquisa mostra que vendas de cimento seguem em alta Destaque Moagem de Escória de Santa Cruz inicia Start-up Ações Colaboradores de Vidal Ramos dão um exemplo de solidariedade Novembro de 2010 - Disrtribuição Gratuita

description

Jornal corporativo da empresa Tecnomont.

Transcript of Jornal TecnoNews

Page 1: Jornal TecnoNews

Mundo ConcretoPesquisa mostra que vendas de cimento seguem em alta

DestaqueMoagem de Escória de Santa Cruz iniciaStart-up

AçõesColaboradores de Vidal Ramos dão um exemplo de solidariedade

Novembro de 2010 - Disrtribuição Gratuita

Page 2: Jornal TecnoNews

Editorial

2

Há quase duas décadas atuando no setor de monta-gem industrial, o Grupo Tecnomont vem se destacan-do pela capacidade de executar grandes obras com qualidade e pontualidade sem deixar de lado um dos elementos mais importante de nossos resultados: a SEGURANÇA de todos os colaboradores. Esta edição do TecnoNews segue como o espelho de nossas con-quistas, investimentos, resultados e valores que cons-truímos ao longo deste ano. Nosso crescimento caminha em ritmo acelerado, com investimentos frequentes em maquinários e recur-sos humanos, o que nos dá condição de executarmos várias obras simultaneamente. E para acompanhar esse ritmo foi lançado o Projeto de Reestruturação da Empresa que estabelece uma adequação da estraté-gia administrativa buscando o modelo de gestão ideal capaz de satisfazer colaboradores e parceiros onde o resultado marcha rumo ao reconhecimento cada vez maior de nosso trabalho. Acreditando que desenvolvimento e sustentabilidade devem caminhar lado a lado, nossa preocupação com a preservação do meio ambiente é visível nos canteiros de obras em que trabalhamos: a separação do material reciclável é obrigação seguida à risca pelos colabora-dores. Ações sociais também fazem parte de nossa ro-tina: é muito bom saber que através do nosso trabalho podemos ajudar outras pessoas. Obras vão se concluindo, outras seguem seu rumo e algumas estão apenas começando. É assim que cami-nhamos para o final de mais um ano: superando desafios, abraçando novas oportunidades, investindo em melho-rias, cuidando do meio ambiente e das pessoas, valori-zando nossos colaboradores e acreditando em nossas parcerias. Essa é a fórmula do nosso SUCESSO!!!

Boa Leitura!!

ExpedienteInformativo Impresso do Grupo TecnomontNovembro de 2010Distribuição Gratuita

Av. Caiapó, n 1749, Setor Santa GenovevaGoiânia (GO)- CEP: 74672-750Telefone: +55 (62) 3237-7500/7513

Escritório Central

Filial

Rua Cláudio Pedro André, n 30, Jardim Morumbi III, Sala 01Sorocaba (SP)-CEP: 18.085.652Telefone: +55 (15) 3318-9968

Unidade FabrilRua 03, qd 10, módulo 01/35Distrito Agroindustrial de Senador Canedo (GO)- CEP: 75250-000Telefone: +55 (62) 3249-7500

Jornalista Responsável

Érica Leal

Projeto Gráfico

ZebraBold Design

[email protected]@tecnomontagens.com.brSite:www.tecnomontagens.com.br

E-mails

Inçamento do steel-deck da elevação 65.650 da Moagem de Santa Cruz.

Page 3: Jornal TecnoNews

Além da unidade fabril localizada em Senador Canedo no estado de Goiás, que se encontra em fase de conclusão, o Grupo Tecnomont inicia a construção de sua segunda cal-deiraria situada em Salto de Pirapora, estado de São Paulo. A nova unidade propiciará o aumento da capacidade de produção das estruturas e equipamentos metálicos utiliza-dos nas montagens industriais, oferecendo ao cliente mais uma opção de fabricação. Outra vantagem da referida fábrica é a localização: Salto de Pirapora situa-se a 20 km de Soro-caba e 120 km de São Paulo, dois grandes centros industriais do país. Com a construção dessa unidade fabril que abrange uma área de 30.000 m2, o Grupo Tecnomont se torna cada vez mais independente do mercado, oferecendo aos clientes produtos de qualidade e com entrega no prazo.

Unidade fabril em São Paulo

Vendas de cimento seguem aquecidasDados preliminares da indústria e estimativas de mercado indicam que as vendas de cimento para o mercado interno brasileiro acumuladas nos últimos doze meses (nov/09 a out/10) atingiram 57,9 milhões de toneladas, apresentando crescimento de 13,5 % sobre o mesmo período do ano anterior.

No mês de outubro deste ano foram vendidas 5,4 milhões de toneladas de cimento no mercado interno, representan-do um crescimento de 13,6% em relação ao mês de outu-bro do ano passado. No período janeiro a outubro de 2010, as vendas atingiram 49,139 milhões de toneladas e em re-lação ao mesmo período de 2009, as vendas apresentam crescimento de 15,0 %, com destaque especial para região norte que continua apresentando um crescimento bem su-perior ao nacional, crescendo 61,5% no ano de 2010 em relação ao mesmo período de 2009. A região que apresentou o menor crescimento em vendas foi a região sul, que cresceu, apenas, 9,7% no período. O nordeste que vinha crescendo , também em boas taxas, fe-chou o período de 2010 com vendas superiores em 14,4% ao mesmo período de 2009. Cabe observar que mesmo com o grande crescimento percentual das vendas das regiões norte em 2010 em relação a 2009, a região responde, respectiva-mente, por 4% das vendas do Brasil, sendo a região sudeste responsável por 50% das vendas e cerca de 48% do consu-mo nacional. O crescimento no consumo interno, de alguma forma impacta nas exportações brasileiras de cimento, que em 2010 (Janeiro a Setembro), caíram 17,3%. Fonte: Núcleo de Notícias Cimento.org

Após muitas semanas de busca e comparações, o Grupo Tecnomont fechou o processo de escolha para o mais novo in-vestimento da empresa: a aquisição do Guindaste LIEBHERR LTM 1220-5.2 com capacidade de trabalho de 220Tn. A compra deste equipamento permitirá à empresa melhor atendimento a seus clientes e maior independência do mer-cado, que já aquecido, mostra escassez de equipamentos de grande porte. “Parabéns a todos nós que temos ativamente participado com dedicação, seriedade e comprometimento no alcance dos objetivos que nos são comuns”, ressalta aos cola-boradores o diretor do Grupo Tecnomont, Marcelo Magalhães.

Guindaste de 220 toneladas

MUNDO CONCRETO

INVESTIMENTOS

Érica Leal

ZebraBold Design

Fábrica de Cimento da Votorantim em Xambioá. Obra executada pela Sigma.

3NOVEMBRO DE 2010

Page 4: Jornal TecnoNews

Moagem de escória em Santa Cruz inicia fase de Start-up Obra realizada pela Sigma no Rio de Janeiro avança com a conclusão de mais uma etapa.

Desde fevereiro deste ano colaboradores da Sigma/Tecnomont se mobilizam em Santa Cruz (RJ) para a cons-trução da Moagem de Escória da Votorantim Cimentos. A obra fica dentro do complexo industrial da Companhia Si-derúrgica do Atlântico (CSA) localizada a 80 km da capital. Durante o início da obra obstáculos como área baixa e ala-gada foram superados. O maior desafio da primeira etapa foi a montagem do silo de escória de 56 toneladas onde se utilizou um guindaste de 220 toneladas para o içamento, tarefa esta realizada com êxito pelos colaboradores.

A segunda etapa da obra teve início em maio e o start-up em várias áreas já foi iniciado com sucesso. Essa fase com-preende desde a extração da escória bruta no silo até a ali-mentação do moinho, filtro de processo e alimentação do silo de sete câmeras para posterior transporte até a ensa-cadeira e paletizadora. Após esse procedimento, o cimento estará pronto para ser transportado e distribuído.

CAPA

4 www.tecnomontagens.com.br

Page 5: Jornal TecnoNews

Gestão competente O gestor da obra, engenheiro Lúcio Flávio Miranda Beltrão, coordena a cons-trução da moagem desde o seu início e ressalta a importância de ter uma boa rela-ção com os colaboradores: “Chegamos a trabalhar com 300 colaboradores alo-jados e administrar os anseios e solicitações de todos, faz parte da rotina diária.” Outra questão trabalhada diariamente é a segurança. “A preocupação com asegurança é mostrada desde o início da contratação. A integração geralmenteé feita com o acompanhamento dos técnicos de segurança, sendo exposto aocolaborador a importância da utilização dos Epi’s. Na obra de Santa Cruz tive-mos a oportunidade de aplicar cursos como o de Içamento de Peças ministrado por empresas credenciadas, capacitando os colaboradores para o manuseio correto das máquinas, colaborando para que acidentes sejam evitados”,

Preparados para as Olimpíadas O gerente responsável pela construção da obra da Votorantim em Santa Cruz, Eduardo Tenius, fala da relevância da obra para a Votorantim Cimentos: “A CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico) produzirá quatro mil toneladas de escória por dia que será transformada em cimento. Com a vinda dos Jogos Olímpicos e com a grande necessidade de cimento demandada pelo Brasil, a Votorantim se fortalece aqui na região do Rio de Janeiro com a conclusão dessa construção”. “A Sigma nos ajudou enormemente no alcance dos prazos e na execução dessa montagem, estando conosco desde o início, e, agora, na fase de conclusão e testes está contribuindo de forma importante para a operação dessa unidade”, acrescenta Eduardo Tenius sobre a parceria com o Grupo Tecnomont.

A Sigma em si já se excede, é uma em-presa grande e acolhedora. Essa é a segun-da obra em que eu trabalho e falar dessa oportunidade até me emociona, pois obras como essa geram empregos para a região nordeste. Agradeço primeiro a Deus e em segundo ao Marcelo pela chance de poder trabalhar e ganhar nosso salário.

Colaborador pernambucano Arão Feitosa (Mecânico Ajustador).

Gestor da obra, engenheiro Lúcio Beltrão.

Gerente responsável pela obra, Eduardo Tenius.

5NOVEMBRO DE 2010

Page 6: Jornal TecnoNews

Cliente: Votorantim CimentosLocal: Vidal Ramos (SC)Tipo de Obra: Montagem Mecânica da Fábrica de Cimentos

Esta obra está com a Montagem da Torre de Ciclones em fase de ajustes e aca-bamentos. Montagem de plataformas e corrimãos e montagem da Chaminé em estágio final. O forno já está com os ajustes finais da Coroa. A Moagem de Cru e de Coque também se encontra em fase adiantada. Nesta obra temos também fabricações de estruturas, plataformas, chaminé, dentre outros.

Cliente: Votorantim CimentosLocal: Salto de Pirapora (SP)Tipo de Obra: Montagem de Forno e Moagem de Cru

A obra de Salto de Pirapora está com a montagem da estrutura metálica da Tor-re de Ciclones bem adiantada, com o processo de atracação e solda das virolas do forno iniciado, posicionamento das bases metálicas do forno, montagem da caixa de fumaça.

Cliente: Votorantim CimentosLocal: Paulista (PE)Tipo de Obra: Montagem Eletromecânica da Moagem de Cimentos da Unidade de Poty

Obra em fase inicial com a mobilização da mecânica e da elétrica, onde serão feitas desmontagens e adequações para posterior montagem de Moinho de Cimento, Moinho de Pozolana, Prédio da Moagem, Ensacadeira, Paletizadora, Silos de Aditivos, Silos de Cimento dentre outros equipamentos.

Montagem das proteções dos rolos da base 1, 2 e 3 do forno.

Montagem de vigas de travamento

Construção civil das bases dos silos metálicos de aditivos na produção do cimento.

Cada lixo em seu lugar

Conscientes da importância de aliar desenvolvimento com sustentabili-dade, o Grupo Tecnomont promove ações que visam alertar as pessoas envolvidas nas obras sobre as diver-sas maneiras de se colaborar com a preservação do meio ambiente. Todo início de jornada é realizado o DDS (Diálogo Diário de Seguran-ça), onde os Gestores das obras jun-tamente com os Técnicos de Segu-rança e do Meio Ambiente abordam assuntos diferenciados, dentre eles, os cuidados com a higiene no local

da obra e a importância da destina-ção adequada do lixo produzido dia-riamente. Por todo o canteiro são colocadas lixei-ras com partes designadas aos diferentes tipos de materiais recicláveis onde todos podem depositar corretamente o lixo. “A conscientização é feita diariamente e a cobrança é a toda hora”, afirma Gustavo Rincon, Engenheiro de Planejamento do Grupo. Ao final do dia, todo o resíduo é recolhido e encaminhado para o local apropriado onde pode ser feito adequa-damente o seu reaproveitamento.

A preocupação com a separação do material reciclável é marca registrada nos can-teiros de obras em que o Grupo Tecnomont atua.

PANORAMA DAS OBRAS

MEIO AMBIENTE

6 www.tecnomontagens.com.br

Lixeiras para depósito do material reciclável nas obras.

Page 7: Jornal TecnoNews

Grupo Tecnomont implanta reestruturação Projeto visa assegurar a continuidade do crescimento garantindo a qualidade do ambiente de trabalho, a eficácia dos colaboradores e, consequentemente, a com-pleta satisfação dos clientes.

Diante de um crescimento que se-gue em ritmo acelerado, o Grupo Tec-nomont lançou no início de novembro o Projeto de Reestruturação Adminis-trativa da Empresa a fim de oferecer um melhor suporte para os departa-mentos administrativos. “A área ad-ministrativa tem que estar um passo à frente do operacional, e, para que isso aconteça, é necessária a criação de um suporte técnico único que forneça um melhor ambiente de trabalho”, afir-ma Pedro Henrique, Controller do Gru-po Tecnomont. O lançamento do Projeto aconteceu no Clube Jaó onde o diretor do Gru-po, Marcelo Magalhães, expôs para toda equipe os objetivos principais e os resultados que espera se alcançar

com a implantação dessa nova estru-tura. “Nós somos um time, temos que vestir a mesma camisa. Os canteiros de obras não caminham sem um tra-balho bem feito da administração e esse projeto visa dar uma atenção

especial a essa parte que é o cérebro da empresa”, reforçou Marcelo. Após a conversa, os colaboradores do Gru-po Tecnomont foram recepcionados em um almoço oferecido pela Empre-sa no Restaurante do Clube Jaó.

Marcando presença na FISP

Nos objetivos da qualidade Sigma/Tecnomont, um dos princípios mais va-liosos é a SEGURANÇA. Em busca de atualizações e melhorias nessa área, colaboradores do Grupo visitaram a XVIII Feira Internacional de Segurança e Proteção (FISP) realizada nos dias 06, 07 e 08 de outubro no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo. Durante a FISP, os colaboradores puderam participar de palestras e

fazer cursos que abordaram ques-tões pertinentes à segurança, pro-teção e saúde no trabalho. “Nestas feiras podemos encontrar produtos e procedimentos atualizados, lança-mentos e melhoramentos feitos na área de segurança, sendo todos em-basados dentro dos órgãos como ABNT, SESMT e CIPA”, acrescenta o representante de Compras da Sig-ma, Marcos Magalhães.

Primeiro lugar na SIPAT A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Cimpor de João Pessoa, onde a Tecnomont mantém um contrato de manutenção, con-tou com a participação de nove grupos de diferentes empresas terceirizadas. A Tecnomont participou com

três grupos e conseguiu a primeira colocação, ultrapas-sando até mesmo os grupos formados pela contratante. Parabéns a toda a equipe pelos 100 dias sem acidentes com afastamento, pela excelente colocação e pela su-peração de todas as dificuldades.

ADMINISTRAÇÃO

SEGURANÇA

Colaboradores da sede administrativa do Grupo Tecnomont reunidos para a apresentação do Projeto.

Representante de compras, Marcos Magalhães e Engenheiros de Segurança Rosana Brito e Eduardo Henrique acompanhados dos expositores da feira.

7NOVEMBRO DE 2010

Page 8: Jornal TecnoNews

Ações sociais realizadas pela Sigma através dos colaboradores de Vidal Ramos:

Ajuda ao CERVIDA Doação de alimentos aos internos do CERVIDA (Centro de Recuperação a Vida), instituição sem fins lucrativos voltada para a recuperação de alcoólatras e dependentes químicos. Em parceria com essa instituição são ministradas, pe-riodicamente, palestras informativas com o intuito de esclarecer nossos colabo-radores sobre os malefícios do uso de álcool e drogas.

Assistência à APAE Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Vidal Ramos, tem contado com o apoio freqüente da Sigma. A edificação da associação não possuía proteção na parte frontal, o que deixava o local vulnerável à ação do tempo. Identificando essa necessidade, foi doada mão-de-obra e material para a construção da referida proteção. A Sigma também realizou a doação de um equipamento de condicionamento de ar do tipo split de 30.000 Btu para a sala de artesanato da Associação que, em períodos de calor, trazia incômodo aos freqüentadores.

Doações à comunidade Diante do nosso compromisso nato de cooperação com a comunidade, a Sigma efetivou a doação de recursos para a agilização da construção da nova sede de uma instituição religiosa de Vidal Ramos. A empresa realizou, também, doações em dinheiro para a aquisição de equipamento médico, um eletrocardiógrafo, para o Hospital da cidade.

Mais uma vez, somos muito agradecidos, primeiramente a Deus, pela vida dos amados, e aos queridos que tão amorosamente se dedicam a participar todos os anos do sustento das crianças aqui abrigadas. Recebam a nossa mais profunda gratidão, sabendo que essa fidelidade proporciona a continuidade desta obra e traz muita alegria às nossas crianças, a nós e com certeza, ao Senhor a quem servimos juntos. Nossa oração é que Deus os abençoe e recompense grandemente, suprindo todas as suas necessidades, derra-mando Sua maravilhosa graça, prosperando todos os seus caminhos e concedendo bênçãos sem medida.

“ Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos.”

HB 6:10

Carta de agradecimento do Instituto Cristào Evangélico de Goiás pela doação de 7.205 kg. de arroz

AÇÕES

8

www.tecnomontagens.com.br

www.tecnomontagens.com.br

Praticar ações que colaborem com a comunidade onde estamos inseridos é nosso dever. Essa é a nossa pequena contribuição na busca de um mundo cada vez melhor Marcelo Magalhães/ Diretor do

Grupo Tecnomont

Sede do CERVIDA em Vidal Ramos.

igreja construida pela ajuda da Sigma.