Jornal Tribuna do Trabalhado - Edição Julho 2014

4
Convide seus filhos para participar do II Concurso de Redação e Desenho! Faça agora a inscrição. PÁGINA 3 Esses são os ganhadores dos prêmios sorteados na Festa do Trabalhador Confira os melhores momentos do 1º de Maio na página 4 Palavra do Presidente: compreenda porquê o Veto Presidencial prorrogou o pesadelo do Fator Previdenciário. PÁGINA 2 Visitem o novo site do STIQFEPAR: pensando em modernizar o visual e facilitar os canais de acesso às informações para associados e público em geral o site do STIQFEPAR foi reformulado e já está no ar! Confira as novidades. facebook.com/stiqfepar. sindicatodostrabalhadores twitter.com/STIQFEPAR Não deixem de curtir e acompanhar os principais acontecimentos por meio das redes sociais: Site de cara nova Atenção para Data Base de 2014 O STIQFEPAR convoca os trabalhadores e trabalhadoras da categoria para a Assembléia Geral Extraordinária no dia 28 de julho, às 19 horas, na sede social da entidade: Rua Nunes Machado, 316 - Centro - Curitiba/PR. Na ocasião serão deliberadas as propostas reivindicatórias relativas às Convenções Coletivas de Trabalho em 2014, bem como o valor da Taxa de Contribuição Negocial. Paraná, julho de 2014 / Ano XXIII - nº 02

description

O Veto que prorrogou a injustiça do Fator Previdenciário, Conquistas dos trabalhadores do STIQFEPAR, A criatividade de seus filhos vale prêmios. Estas e mais notícias na edição de Julho da Tribuna do Trabalhador.

Transcript of Jornal Tribuna do Trabalhado - Edição Julho 2014

Page 1: Jornal Tribuna do Trabalhado - Edição Julho 2014

Convide seus filhos para participar do II Concurso de Redação e Desenho! Faça agora a inscrição.Página 3

Esses são os ganhadores dos prêmios sorteados na Festa do Trabalhador

Confira os melhores momentos do 1º de Maio na página 4Palavra do Presidente:

compreenda porquê o Veto Presidencial prorrogou o pesadelo do Fator Previdenciário. Página 2

Visitem o novo site do STIQFEPAR: pensando em modernizar o visual e facilitar os canais de acesso às informações para associados e público em geral o site do STIQFEPAR foi reformulado e já está no ar! Confira as novidades.

facebook.com/stiqfepar.sindicatodostrabalhadorestwitter.com/STIQFEPAR

Não deixem de curtir e acompanhar os principais acontecimentos por meio das redes sociais:

Site de cara nova

Atenção para Data Base de 2014O STIQFEPAR convoca os trabalhadores e trabalhadoras da categoria para a Assembléia Geral Extraordinária no dia 28 de julho, às 19 horas, na sede social da entidade: Rua Nunes Machado, 316 - Centro - Curitiba/PR. Na ocasião serão deliberadas as propostas reivindicatórias relativas às Convenções Coletivas de Trabalho em 2014, bem como o valor da Taxa de Contribuição Negocial.

Paraná, julho de 2014 / Ano XXIII - nº 02

Page 2: Jornal Tribuna do Trabalhado - Edição Julho 2014

STIQFEPAR presente nos Encontros Regionais sobre Política e Estado promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI). Em Curitiba o evento ocorreu nos dias 13 e 14 de maio e reuniu dezenas de dirigentes e trabalhadores em entidades sindicais com o tema: “Análise e Perspectiva Sindical do Legislativo, do Executivo e do Judiciário em Ano Eleitoral”.

O STIQFEPAR, a FETIEP e outras entidades associadas se uniram na divulgação da Campanha para o Fim do Fator Previdenciário em outdoors espalhados por Curitiba e Região Metropolitana. Esta é uma das muitas ações na luta pela extinção desse Fator que tantos prejuízos vem causando a milhares de brasileiros e brasileiras!

Encontro CNTI

Campanha em outdoor

O STIQFEPAR comemora junto aos trabalhadores e trabalhadoras das empresas Faurecia Automotive do Brasil Ltda. (Quatro Barras - PR) e Inergy Automotive Systems do Brasil Ltda. (Piraquara - PR) as conquistas referentes ao PPR (Programa de Participação nos Resultados) 2014. Em ambas as empresas a união de Sindicato e trabalhadores nas Comissões de Negociação foram fundamentais para alcançar essas conquistas!

O Curso de Qualificação Profissional oferecido pelo Sindicato, em parceria com o Instituto Adolpho Bauer, está aceitando matrículas nos módulos de Segurança do Trabalho, Petróleo e Polímeros, Transformação de Plásticos e Liderança. Informações: (41) 3029-0215, com Iraci.

Conquistas dos trabalhadores e do STIQFEPAR

Curso de Qualificação

Seu Sindicato em Destaque

Em 2010 os trabalhadores e traba-lhadoras brasileiros receberam um duro golpe do então Presidente da

República, Luiz Inácio Lula da Silva, quando decidiu por vetar o Fim do Fator Previdenciário aprovado no Congresso Nacional por meio do PLV (Projeto de Lei de Conversão) 2/10. Lula decidiu por ignorar a ampla mobilização de trabalha-dores e aposentados de todo o País em prol da matéria e seguir a recomendação de sua equipe econômica: uma enorme injustiça social!

O argumento do então Ministro da Fazenda, Mantega, era de que a medida seria necessária para manter o equilí-brio das contas públicas. A mesma li-nha de raciocínio foi apresentada contra o aumento de 7,7% para aposentados e pensionistas brasileiros sancionado pelo presidente Lula em junho de 2010. Aliás, as duas medidas foram tomadas no mesmo dia, uma velha manobra do Executivo brasileiro: dá com uma mão e tira com a outra.

Como já é do conhecimento de to-dos, o Fator Previdenciário desestimu-la a aposentadoria, pois elimina a justa expectativa de todos filiados ao Regime Geral de Previdência Social e que se aposentam por tempo de contribuição, pois tem funcionado como um castigo social aos que veem na aposentadoria a única alternativa de renda para uma vida com o mínimo de dignidade.

Ao contrário do que argumentam os defensores desse instrumento, é bastante evidente que a medida não tem papel relevante nas contas da Pre-vidência: segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência Social e do Boletim Estatístico da Previdência Social as aposentadorias por tempo de contribuição representaram menos de 5% dos benefícios previdenciários concedidos e menos de 10% dos valo-res despendidos; montantes pequenos demais para responsabilizar aposenta-dorias por tempo de contribuição pelo suposto deficit da Previdência Social.

Por isso o STIQFEPAR, ao lado da FETIEP e outras entidades associadas, reitera a defesa da extinção do Fator Previdenciário tal como prevê o artigo 5º do PLV 02/10, que recebeu o Veto Presidencial. É passada a hora do Brasil mostrar aos seus aposentados e pensio-nistas o respeito merecido.

Temos que revelar o peso da voz dos trabalhadores e trabalhadoras nas urnas. Não podemos permitir que esse Veto seja reiterado pelo Senado e pela Câmara como prevê agora a lei. Temos que pressionar esses nossos represen-tantes com a força de nosso voto.

Chegou a hora de corrigir uma das maiores injustiças cometidas durante o Governo do Presidente Fernando Hen-rique Cardoso contra o trabalhador: va-mos batalhar juntos pelo Fim do Fator Previdenciário e pela conquista de uma aposentadoria digna aos que de fato lu-tam e constroem este País!

Lembre-se que um dia você também será um aposentado!

O Veto que prorrogou a injustiça do Fator Previdenciário

Palavra do Presidente

Francisco R. S.Sobrinho Presidente do STIQFEPAR

Presidente: Francisco R. S. SobrinhoProduzido pela Assessoria de Imprensa do STIQFEPAR -

[email protected] Responsável: Valéria Navarro - JP 2995/11/117 - PR

Arte e Diagramação: Laércio Castro - MTb - GO.0014-ILTiragem: 3 mil exemplares - Gráfica WL Impressões.

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná

R. Nunes Machado, 316, Centro – 80.250-000 - Curitiba/PR – Tel (41) 3233-7912 – Fax (41) 3233-1272

www.quimicospr.com.br - [email protected]

Se não há lutas, não há vitórias!!!

2Paraná, julho de 2014

Page 3: Jornal Tribuna do Trabalhado - Edição Julho 2014

O médico e representante popular Gil-berto Martin fez questão de prestigiar a 20ª Festa do Trabalhador do STIQFEPAR. Re-cebido pelo Presidente do Sindicato, Fran-

cisco R. S. Sobrinho, Gilberto falou às cen-tenas de trabalhadores e trabalhadoras que, acompanhados de suas famílias, também estavam presentes. Gilberto lembrou das

lutas da categoria e da importância das lide-ranças na conquista dos objetivos comuns a todos que desejam um País mais justo e igualitário.

O regulamento e o formulário de inscrição para o II Concurso de Redação e Desenho do STI-QFEPAR já estão disponíveis nos sites www.

quimicospr.com.br, www.institutoiab.org.br, www.sinqfar.org.br e www.simpep.org.br.

O Concurso, iniciativa do STIQFEPAR em parceria com o Instituto Adolpho Bauer (IAB) e com o apoio do Sesi, Simpep e Sinqfar chega em sua segunda edição com o tema: “Qualidade de Vida e Trabalho”. Destinado aos filhos e filhas dos trabalhadores e trabalhadoras nas Indús-trias Químicas e Farmacêuticas e de Adubos do Estado do Paraná, devidamente matriculadas nas escolas de Ensino Fundamental, públicas e particulares, o II Concurso vai premiar os vencedores no dia 21 de fevereiro de 2015.

A premiação vai ser feita aos primeiros, segundos e terceiros colocados em cada uma das três categorias, sendo notebooks destinados aos primeiros lugares, ta-blets aos segundos colocados e celulares aos terceiros

de cada categoria.O recebimento dos trabalhos será de 03 de agosto a

14 de novembro de 2014 e, para participar, o aluno deve preencher o formulário de inscrição e enviar pelos Cor-reios, juntamente com o trabalho elaborado nas folhas de desenho e/ou redação, para o seguinte endereço: Rua Conselheiro Laurindo 809, sala 305, CEP: 80060-100.

Serviço: dúvidas podem ser sanadas pelo telefo-ne (41) 3029-0215.

Regulamento e inscrições para o II Concurso de Redação e Desenho já estão disponíveis

A criatividade de seus filhos vale prêmios

Martin presente na festa do trabalhador

Palestra motivacional reúne STIQFEPAR e IAB

São três as categorias

Categoria I Desenho - destinada aos alunos de 3ª e 4ª séries do

Ensino Fundamental.

Categoria II Desenho - destinada aos alunos de 6ª e 7ª séries do

Ensino Fundamental, antigas 5ª e 6ª séries.

Categoria III Redação - destinada aos alunos de 8ª e 9ª séries do

Ensino Fundamental, antigas 7ª e 8ª séries.

No sábado, dia 29 de março, os funcionários e a diretoria do STIQFEPAR e do Instituto Adolpho Bauer (IAB), estiveram reunidos na sede recrea-tiva do Stiqfepar, em Araucária, participando de uma palestra motivacional com o Professor Mar-cos Kniess, da Sinkronos Consultoria e Treina-mento. “Mudar é preciso!”, foi o tema desse ani-mado encontro que finalizou com um churrasco de confraternização.

Diariamente esquecemos de pequenos deta-lhes que fazem a diferença em como nos senti-mos e em como interagimos no trabalho e com o mundo que nos cerca. Lembrar desses detalhes e treinar a mente para alcançar disciplina e a ex-celência são os objetivos do trabalho desenvolvi-do por Kniess: “Ser um Sindicato nota dez, fazer com que os associados vibrem junto e ter com-promisso com eles, dando consultoria e fazendo um trabalho correto deve ser a meta de todos vo-cês”, afirmou o Professor Kniess. Segundo ele, para atingir essa meta é preciso acompanhar as mudanças fazendo atualizações, saber agradecer fazendo uma higiene mental diária para estar em harmonia no local de trabalho e se educar para a

automotivação, sendo humilde, se diferenciando na busca de conhecimento e informações, assu-mindo suas ações e, sobretudo, “gostando de gen-te”, pois quem trabalha no atendimento a outros seres humanos precisa amar pessoas!

3Paraná, julho de 2014

Page 4: Jornal Tribuna do Trabalhado - Edição Julho 2014

20ª Festa do Trabalhador reúne milhares de associados em Araucária

A sede recreativa do STIQFE-PAR foi uma vez mais o local para a celebração do primeiro

de maio, dia dos trabalhadores e traba-lhadoras que constroem este País com garra e determinação. Centenas de as-sociados estiveram presentes com suas famílias neste evento que, neste ano, chegou a sua vigésima edição.

Sempre muito animada e organi-zada com todo carinho pela equipe do Stiqfepar, a Festa ofereceu torneios, shows, muitos brinquedos e barracas de guloseimas para as crianças e adul-tos, além de um delicioso almoço, cho-pe e muitos prêmios.

Para a direção do STIQFEPAR o sucesso desta Festa é a demonstração da força de um Sindicato atuante na luta em prol dos trabalhadores e trabalhadoras nas indústrias químicas e farmacêuticas.

O tradicional Torneio de Truco reuniu equipes em uma acirrada disputa. Este ano os vencedores foram:1º lugar - Thiago e Joaquim (Rochesa);2º lugar – Adonias e Rafael (Dixie Toga).

1ºlugar

2ºlugar

A dupla Flavio e Fabio foi uma da atrações desse evento voltado a todos os trabalhadores e trabalhadoras em seu dia.

1ºlugar

2ºlugar

A Diretoria do STIQFEPAR comunica que a Festa do Trabalhador do próximo ano vai ser realizada no dia 26 de abril. Lembramos que em 15 de março de 2015 é o aniversário de 58 anos do STIQFEPAR!!!

4Paraná, julho de 2014