JORNAL ULTIMOS ACONTECIMENTOS ED 152

12
ANO XI - Edição nº 152 - de 31 de março a 06 de abril de 2013 - Circulação na Capital de Goiás, Grande Goiânia, Região da Estrada de Ferro, Sul e Sudeste do Estado de Goiás S E M A N A L Prefeito Jardel e a primeira-dama Anna Sebba são homenageados na Escola Allan Kardec “Dona Odette nos doou o terreno, onde antes funcionava a Casa da Sopa. No decorrer dos anos, o nosso sonho foi se construindo e virou realidade com a implantação desta instituição escolar. Por ser uma unidade sem fins lucrativos e gratuita, a parceria com a prefeitura é muito importante. Nosso objetivo é formar homens e mulheres de bem aqui nesta unidade”, declarou. Primeira-dama Anna Sebba foi presenteada com um livro Ascom Vereadores publicam contracheque de seus salários em resposta á internautas Ainda segundo os vereadores, “no interior o vereador é, além de legislador e projetista de interesse do município (que são suas obrigações reais) precisamos ser psicólogo, médico, motorista, confiden- te, assistente social, ambulância, farmá- cia básica e muito mais”. Os outros municípios que com- põem o grupo das 20 edições serão visita- dos uma vez. Em Aparecida, embora o governador tenha obtido êxito no esforço em melhorar as relações com o prefeito Maguito Vilela (PMDB), o terreno ainda é peemedebista, e no período de eleições a amizade consolidada com Maguito pode não somar muito, já que o prefeito deve caminhar com a chapa formada por suas bases. Em Anápolis, Marconi tentará ocupar mais espaço junto à população, que aprova a atual administração petista. Nos bastidores, aponta-se o nome do pre- feito Antônio Gomide (PT) para a disputa pelo governo do Estado. Marconi focará maiores cidades Primeira dama de Cumari faz balanço das ações idealizadas no município A atual administração municipal de Cumari promoveu uma parceria entre o Programa de Erradicação do Trabalho In- fantil (Peti) e a secretaria municipal de Esporte e Lazer, que fundiu o programa “Segundo Tempo” para interagir as crian- ças da cidade. Segundo a secretária de Ação Social, a qualificação dos monito- res tem sido priorizada para o bom anda- mento do programa. Outras importantes parcerias foram concretizadas com a Or- ganização das Voluntárias de Goiás (OVG). Outra parceria importante entre os gestores da administração pública esta em andamento com os internos do abrigo Maria Abadia da Costa. No local uma atenção especial para os acamados e defi- cientes. Página 03 Página 02 Página 04 Página 08

description

JORNAL ULTIMOS ACONTECIMENTOS ED 152

Transcript of JORNAL ULTIMOS ACONTECIMENTOS ED 152

Page 1: JORNAL ULTIMOS ACONTECIMENTOS ED 152

ANO XI - Edição nº 152 - de 31 de março a 06 de abril de 2013 - Circulação na Capital de Goiás, Grande Goiânia, Região da Estrada de Ferro, Sul e Sudeste do Estado de Goiás

S E M A N A L

Prefeito Jardel e a primeira-dama Anna Sebbasão homenageados na Escola Allan Kardec

“Dona Odette nos doou o terreno, onde antes funcionava a Casa da Sopa. No decorrer dos anos, o nosso sonho foi se construindo e virou realidade com a implantação desta instituição escolar. Por ser uma unidade sem fins lucrativos e gratuita, a parceria com a prefeitura é muito importante. Nosso objetivo é formar homens e mulheres de bem aqui nesta unidade”, declarou.

Primeira-dama Anna Sebba foi presenteada com um livro

Ascom

Vereadores publicam contrachequede seus salários em respostaá internautas

Ainda segundo os vereadores, “no interior o vereador é, além de legislador e projetista de interesse do município (que são suas obrigações reais) precisamos ser

psicólogo, médico, motorista, confiden-te, assistente social, ambulância, farmá-cia básica e muito mais”.

Os outros municípios que com-põem o grupo das 20 edições serão visita-dos uma vez. Em Aparecida, embora o governador tenha obtido êxito no esforço em melhorar as relações com o prefeito Maguito Vilela (PMDB), o terreno ainda é peemedebista, e no período de eleições a amizade consolidada com Maguito

pode não somar muito, já que o prefeito deve caminhar com a chapa formada por suas bases. Em Anápolis, Marconi tentará ocupar mais espaço junto à população, que aprova a atual administração petista. Nos bastidores, aponta-se o nome do pre-feito Antônio Gomide (PT) para a disputa pelo governo do Estado.

Marconi focará maiorescidades

Primeira dama de Cumari fazbalanço das ações idealizadasno município

A atual administração municipal de Cumari promoveu uma parceria entre o Programa de Erradicação do Trabalho In-fantil (Peti) e a secretaria municipal de Esporte e Lazer, que fundiu o programa “Segundo Tempo” para interagir as crian-ças da cidade. Segundo a secretária de Ação Social, a qualificação dos monito-res tem sido priorizada para o bom anda-mento do programa. Outras importantes

parcerias foram concretizadas com a Or-ganização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Outra parceria importante entre os gestores da administração pública esta em andamento com os internos do abrigo Maria Abadia da Costa. No local uma atenção especial para os acamados e defi-cientes.

Página 03

Página 02

Página 04

Página 08

Page 2: JORNAL ULTIMOS ACONTECIMENTOS ED 152

2 WWW.ULTIMOSACONTECIMENTOS.COM.BREdição 152 de 31 de março a 06 de abril de 2013

Gráfica Modelo

Wálber de Almeida Coelho - OAB/GO nº. 22.746

Departamento Jurídico

As opiniões manifestadas em artigos, colunas e texto assinados

não representam a opinião da Diretoria e da Editora deste

Jornal sendo de responsabilidade dos seus autores.

Após tanta polêmica levantada pelos opositores políticos de Nova Aurora sobre o subsídio destinado aos vereadores Elias Paulo Neto, Gesildo Gondim Pimenta, Jenilson Amorim Pires dos Santos, Jerry Faleiros dos Santos e Alcil Pires dos Santos resolveram a publicar o contracheque de seus vencimentos em que apresenta o salário bruto dos vereadores de R$ 1.800,00 e venci-mento líquido com descontos no valor aproximado de R$ 1.638,00 reais.

No texto publicado pelos vereadores, eles escla-recem que possuem como lema a transparência e se colo-cam a disposição para qualquer dúvida. Ainda segundo os vereadores, “no interior o vereador é, além de legisla-dor e projetista de interesse do município (que são suas obrigações reais) precisamos ser psicólogo, médico, motorista, confidente, assistente social, ambulância, farmácia básica e muito mais”.

Os vereadores alegam ainda sobre o projeto de lei

035/2012 que visa acabar com o salário de vereadores em cidades com ate 50 mil habitantes e enfatizam, que ainda que essa lei seja aprovada, os vereadores continu-aram na Câmara lutando pelos interesses do povo.

O vereador Elias Paulo Neto, presidente da Câma-ra líder da oposição em Nova Aurora reclama que o mu-nicípio deveria fazer o mesmo e levar ao conhecimento dos cidadãos, o quanto o funcionalismo público recebe mensalmente.

Vereadores publicam contracheque de seussalários em resposta á internautas

Na manhã do dia 2 de abril, o governo da cidade de Catalão, por meio da secretaria municipal de Infraestru-tura, começou uma força tarefa para recuperação de alguns locais públicos da cidade e seus distritos. A quadra de esportes da Vila Mutirão recebeu alguns reparos e uma nova pintura. Prédios públicos, como o da Fundação Cul-tural Maria das Dores Campos, também foram revitaliza-dos. Em Santo Antônio do Rio Verde, a secretaria promo-ve a manutenção da praça e tapa buracos no asfalto.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Infra-estrutura, Rodrigo Alves Carvelo, o “Rodrigão”, ações como estas não têm data definida para acontecer. “Este é um trabalho de manutenção. O prefeito Jardel Sebba nos orientou a cuidar da cidade e alguns pequenos detalhes, como meios-fios, faixas, canteiros de avenidas. São deta-lhes que fazem a diferença, mantendo a cidade bonita. Essa ação vai durar o ano todo”, destacou.

Outra medida tomada pela Secretaria de Infraestru-tura foi a ampliação do estacionamento em frente ao Pron-to Socorro da Santa Casa de Catalão. As novas vagas faci-litam a vida de quem precisa ser atendido na unidade. O trânsito também está passando por algumas transforma-ções. A pintura das faixas do estacionamento está sendo feita pela Superintendência Municipal de Transito de Ca-talão (SMTC).

Prefeitura intensifica trabalho derecuperação de locais públicos

Page 3: JORNAL ULTIMOS ACONTECIMENTOS ED 152

Edição 152 de 31 de março a 06 de abril de 2013

bém receberam o repovoa-mento de peixes.

Segundo o secretário de Infraestrutura e vice-prefeito de Catalão, Rodrigo Carvelo "Ro-drigão", disse que a soltura foi determinação do prefeito. “As famílias podem ir nas represas e pescar os peixes, tendo uma ou-tra opção de alimento”, disse.

No meio da tarde, por volta das 15:hs o prefeito Jardel acom-panhado do secretário municipal da Educação e Cultura, Sousa Fi-lho, juntos presentearam alunos e funcionários de creches e esco

cardumes foi à represa Haley Margon às margens do Clube do Povo. O ato foi uma ação integrada das secretarias de Esportes e Infraestrutura.

O prefeito Jardel Sebba afirmou que a pescaria tornar mais um atrativo para os catala-nos. “É pra dar mais qualidade e uma opção a mais de lazer para a população”, disse.

Foram soltas nos lagos du-as espécies de peixes: piau e cara-nha. Além da represa do bairro Santa Cruz, as represas do bairro Monsenhor Souza também tam

Pela manhã do dia 27 de março, há quatro dias que antece-dia a comemoração da Páscoa, o prefeito de Catalão Jardel Sebba (PSDB), acompanhado de seus secretários municipais e assesso-res, promoveram uma verdadeira maratona de distribuição de pei-xes a população e milhares de ovos de chocolate para as crian-ças.

No final da manhã, as auto-ridades promoveram uma grande soltura de uma tonelada de pei-xes nas três represas do municí-pio. O primeiro local a receber os

las com turmas até o 9º ano com ovos de chocolate em come-moração à Páscoa.

Foram distribuídos 8.500 ovos entre 29 escolas da rede mu-nicipal e Zona Rural. Quatro esco-las e uma creche de Catalão rece-beram a visita pessoalmente do secretário Sousa Filho.

O Prefeito Jardel Sebba visitou o CAIC São Francisco de Assis e Creche Municipal Irmã Yolanda Vaz no período da tarde, participando da comemoração das crianças. Sebba disse ainda que é importante que o município

celebre a Semana Santa e a Páscoa. “Distribuímos o peixe para a população e os ovos de chocolate para as crianças. É o mínimo que a prefeitura deve fazer em prol da cidade. Deseja-mos uma Feliz Páscoa a todos os moradores”, afirmou o prefeito.

“O dia foi marcado pela alegria estampada nos olhos de cada criança que recebeu o ovo de Páscoa. Iniciativas assim fa-zem toda a diferença”, afirma Sousa.

Prefeito Jardel Sebba distribui peixes e ovos dechocolate em comemoração a Páscoa

Prefeito Jardel Sebba, vereadores e secretários distribui peixes e visitam escolas e fazem entregas de ovos de chocolate

Divulgações

O prefeito Jardel Sebba (PSDB) visitou a Escola Allan Kardec, no dia 3 de abril, no Jar-dim Paraíso. Acompanhado da primeira-dama e secretária de Ação Social, Anna Sebba, ele co-nheceu as instalações da unidade que mantém convênio com a pre-feitura de Catalão. Jardel e Anna assistiram a uma apresentação musical, lancharam na unidade e receberam lembranças confecci-onadas pelos próprios estudan-tes, além de um livro entregue à primeira-dama.

“Viemos conhecer a escola e o excelente projeto que é desen-volvido aqui. Estamos felizes pe-la receptividade de todos”, disse Anna Sebba.

De acordo com o presiden-te da Obras Sociais Espíritas Jor-ge Faim Filho, entidade fundado-ra da Escola Allan Kardec, e membro do Conselho Diretor da Escola, Leonardo Vieira Fernan-des, a parceria existente entre a unidade e a administração muni-cipal é de suma importância para

a manutenção da escola. “Jardel é um amigo de longa data e essa visita dele de hoje nos mostra o interesse que ele tem em conhe-cer o projeto que desenvolve-mos. É gratificante que ele venha aqui sentir o clima da escola, ter contato com os alunos e com a obra que temos, que é de funda-mental importância para a comu-nidade catalana. É um prazer ter Jardel e Anna aqui”, salientou.

Andrea Cristina Fernan-des, que faz parte do conselho di-retor da escola, lembrou que foi a mãe de Jardel, dona Odette Faiad Sebba, quem doou o terreno onde funciona a unidade escolar. “Do-na Odette nos doou o terreno, on-de antes funcionava a Casa da Sopa. No decorrer dos anos, o nosso sonho foi se construindo e virou realidade com a implanta-ção desta instituição escolar. Por ser uma unidade sem fins lucrati-vos e gratuita, a parceria com a prefeitura é muito importante. Nosso objetivo é formar homens e mulheres de bem aqui nesta

unidade”, declarou.A escola conta com aproxi-

madamente 500 alunos matricu-lados do Jardim I ao 9º ano. São 17 turmas e 22 salas. Segundo o diretor Artur Marques Neto, sem a contribuição da prefeitura seria inviável o funcionamento da uni-dade. “Somos uma escola filan-trópica e jamais poderíamos so-

breviver sem a ajuda do poder público”, frisou o diretor.

O prefeito Jardel Sebba foi convidado pela aluna Milena Ro-drigues de Oliveira a ser padri-nho da turma de 9° ano, que se forma no fim do ano. O prefeito aceitou o convite, se comprome-tendo a ajudar os estudantes com a formatura. “Sou amigo da drª

Andrea, do dr. Leonardo, da drª Valéria. Já trabalhamos juntos e conheço de perto tudo que eles já fizeram e ainda fazem pela esco-la. Sempre admirei a paixão e de-dicação deles ao projeto, e agora, como prefeito, serei parceiro, in-dependente de posição político partidária”, afirmou Jardel Seb-ba.

Prefeito Jardel e a primeira-dama Anna Sebba sãohomenageados na Escola Allan Kardec

Jardel e Anna Sebba visitaram a escola e firmaram seu compromisso de apoioà unidade escolar construída em terreno doado pela mãe do prefeito

Primeira-dama Anna Sebba foi presenteada com um livro

Ascom

Page 4: JORNAL ULTIMOS ACONTECIMENTOS ED 152

4 Edição 152 de 31 de março a 06 de abril de 2013

Secretário da Educação eCultura de Catalão Participade Seminário em Goiânia

Prefeitura planta árvores às margensdos campos de futebol

WWW.ULTIMOSACONTECIMENTOS.COM.BR

O secretário de Esportes e Lazer, Luciano Rodrigues, o 'Tampa', e o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Mendonça, visitaram campos de futebol de Catalão para programar o plantio de árvores às margens dos gra-mados. As mudas começam a ser

Anápolis, duas.Os outros municípios que

compõem o grupo das 20 edições serão visitados uma vez. Em Apa-recida, embora o governador te-nha obtido êxito no esforço em melhorar as relações com o pre-feito Maguito Vilela (PMDB), o terreno ainda é peemedebista, e no período de eleições a amizade consolidada com Maguito pode não somar muito, já que o prefei-to deve caminhar com a chapa formada por suas bases. Em Aná-polis, Marconi tentará ocupar mais espaço junto à população, que aprova a atual administração petista. Nos bastidores, aponta-se o nome do prefeito Antônio Gomide (PT) para a disputa pelo governo do Estado. Gomide pro-vou sua força nas eleições de 2012.

um melhor planejamento das nossas ações”, explica Sous Fi-lho.

O que é o PAR:O Plano de Ações Articula-

das (PAR) é elaborado a partir da adesão de estados e municípios ao “Plano de Metas Compromis-so Todos pela Educação”, do Go-verno Federal. Trata-se de um dos instrumentos de avaliação e de implementação de políticas para melhor qualidade da educa-ção integrante do Plano de De-senvolvimento da Educação (PDE).

Inicialmente, os estados e municípios realizam um diag-nóstico minucioso da realidade educacional local. A partir desse diagnóstico, desenvolverão um conjunto coerente de ações que resulta no PAR. Entre os pontos tratados no PAR estão:

Gestão Educacional;Formação de Professores e

dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar;

Práticas Pedagógicas e Avaliação;

Infraestrutura Física e Re-cursos Pedagógicos.

municípios estratégicos, como Goiânia e Aparecida de Goiânia, receberão o programa até três ou quatro vezes.

Ao total, serão 150 municí-pios visitados, em 30 regiões, neste ano e no próximo, mas a es-tratégia de focar nas cidades ma-is fortes politicamente é um dos primeiros passos da caminhada da base do governo para a suces-são estadual no próximo ano. Goiânia, por exemplo, receberá o Governo Itinerante quatro vezes: primeiro na região noroeste, on-de o governador, embora tenha conquistado espaço considerá-vel, ainda é tida como reduto eleitoral do PMDB do ex-pre-feito Iris Rezende. Em seguida, as regiões norte, oeste e sul. Apa-recida de Goiânia terá os servi-ços do governo em três edições, e

O secretário de Educação e Cultura de Catalão, Sousa Filho, viajou a Goiânia no dia 2 de abril, para participar do evento coorde-nado pelo secretário da Educa-ção do Estado de Goiás, Thiago Peixoto. O intuito do evento é de-senvolver ações de cooperação técnica para a elaboração do Pla-no de Ações Articuladas (PAR) 2011-2014.

“Trata-se de um seminário para captar recurso federal para a Educação. Esperamos um diag-nóstico educacional amplo para

A retomada do Governo Itinerante pelo governo do Esta-do sinaliza os primeiros passos para as eleições de 2014, com eventos que darão ao governador Marconi Perillo a oportunidade de ter mais contato com a popula-ção de Goiás. Ainda que tenha feito uma prévia do programa em Catalão, a leva dos serviços ofe-recidos pelo governo começa a valer, efetivamente, no mês de abril. Na agenda para este ano, estão os maiores municípios e também as regiões em que Mar-coni precisa se fortalecer, caso se candidate à reeleição. De olho em 2014, o secretário de Articu-lação Institucional, Daniel Gou-lart (PSDB), que comanda a equi-pe responsável pela programa-ção, trabalhou agenda com 20 edições para este ano. Alguns

plantadas em 30 dias à beira de campos da cidade e dos distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo.

“A falta de sombra nos campos é uma reclamação da co-munidade. Procurei o secretário Marcelo para vermos a possibili-

Daniel Goulart alega que a repetição de edições nas maiores cidades é em virtude da demanda de serviços, e nega que haja estra-tégia política na agenda. “São centros maiores, onde existem mais demandas para ser atendi-das, então não resolveria o gover-no levar os serviços uma única vez. Mas é verdade que essas edi-ções terão maior diversidade de serviços”, sinaliza.

O objetivo, segundo ele, é deixar serviços nas cidades mes-mo com a despedida do progra-ma, como a extensão de cursos e serviços que forem mais necessá-rios na região. Após a região me-tropolitana, o foco será o Entorno de Brasília, nos maiores municí-pios: Águas Lindas, Formosa, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Luziânia. O gover-

dade do plantio nestes locais. Os torcedores se queixam porque vão assistir aos jogos e que ficam sob sol”, justificou Luciano Ro-drigues.

Juntos, os secretários visi-taram vários campos de futebol. A Secretaria de Meio Ambiente organiza um projeto de arboriza-ção ordenada, para que no máxi-mo em dois anos, as margens es-tejam cobertas pelas copas das árvores. O secretário de Esportes informou ainda que foi solicita-do ao secretário de Infraestrutu-ra, Rodrigo Alves Carvelo, 'Ro-drigão', que as arquibancadas dos campos ganhassem cobertu-ra.

“A cobertura das arquiban-cadas além de ajudar na proteção contra o sol, contribuiria tam-bém para proteger os torcedores durante o período chuvoso. O primeiro passo vai ser dado em relação ao plantio de árvores, va-mos ver com Rodrigão e com o prefeito Jardel Sebba se será pos-sível resolver o problema de vez com as arquibancadas”, conclu-iu.

nador tem conseguido fortalecer as bases no entorno, mas ainda quer aprovação maior do que ob-teve nas últimas eleições. Em Luziânia, por exemplo, contará com o apoio do presidente da Agência Goiana de Esporte e La-zer (Agel), Célio Silveira (PS-DB), que já foi prefeito por dois mandatos e ainda tem força na região.

Ainda no pacote esta Trin-dade, Goianira, Senador Cane-do. Neste último, embora tenha agora um prefeito aliado, o go-vernador ainda precisa combater as forças ligadas ao empresário Vanderlan Cardoso, que também buscará espaço nas eleições do próximo ano. “Deixaremos algo de concreto, queremos fugir do 'palestrismo', dos despachos”, afirmou Goulart.

Evento deve tratar de plano de ações para Educação até 2014 Medida melhora espaço para cidadãos que assistem aos jogos

Luciano Rodrigues, o 'Tampa', e o Marcelo Mendonça

Secretário de Educação eCultura de Catalão, Sousa Filho

Divulgação

Divulgação

Marconi focará maiores cidadesSerão visitados 150 municípios este ano e em 2014, com

estratégia de concentrar nas cidades mais fortes politicamente Por: Loren Milho Mem

Page 5: JORNAL ULTIMOS ACONTECIMENTOS ED 152

Edição 152 de 31 de março a 06 de abril de 2013

gem era extra. Eu juntava um di-nheiro aqui outro ali para com-prar picolé da Kibon, que era um luxo e o sonho de consumo gas-tronômico de qualquer criança.

Os presentes mais caros eram trazidos pela minha avó, que alimentou alguns sonhos de consumo meus e dos meus ir-mãos. Ganhei gradiente, bicicle-ta, Barbie e até um som com dois tapes, rádio e vinil. O máximo. Aí era uma luta para comprar dis-co, juntava dinheiro um tempão para comprar o LP novo da Xuxa, que vinha com aquele mega pôs-ter para pregar na parede.

Mas tudo isso me serviu para lembrar com muita alegria, como estou fazendo hoje. Nossa infância, minha e dos meus ir-mãos foi intensa, aproveitamos ao máximo e, morar numa cidade interiorana facilitou muito as coisas. Brincávamos na rua mes-mo, juntava a molecada da vizi-nhança e fazia a festa. Jogava bo-la, queimada, esconde-esconde, entrava nos quintais para escalar mangueiras e chupar manga no pé. Íamos para a chácara da ma-drinha e pegávamos o trieiro do pé de Jatobá até a estrada, depois voltávamos obedientes. A reuni-ão do dia era no pé de ciriguela. Tomávamos banho no córrego, armávamos barraca para dormir. Os finais de semana na casa dos avós e tios. A brincadeira com os primos e primas. Era tudo muito bom.

Eu sinto muito pelas cri-anças de hoje, que não têm essa infância que nós tivemos. Não todas, mas a maioria. A socieda-de e os costumes são outros, o poder aquisitivo da população aumentou, assim como o acesso a muita coisa. Nem por isso a vi-da melhorou em alguns aspectos. E eu sinto muito por essas crian-ças que têm como companhia apenas adultos e uns poucos ir-mãos, quando os têm. Crianças que só convivem com outras cri-anças na escola. Que esperam no celular ou no computador o con-tato de algum amigo virtual. Cri-anças que têm tudo ao alcance, inclusive poder de escolha, que assistem a programação destina-da a elas na TV, que consomem produtos oferecidos pela mídia e exigem. Crianças que têm tudo e nada ao mesmo tempo.

Brinquedos que brincam por elas. Infância vazia de conta-to humano. Crianças que trocam os livros pelos eletrônicos. Que não brincam na rua com os vizi-nhos, que nem sequer conhecem os vizinhos, que não frequentam a casa de outras crianças, nem re-cebem visitas. Que crescem ado-lescentes solitários e adultos in-dividualistas. Eu tenho muita pe-na das crianças que trabalham (ou não) e não têm infância. Uma fase tão importante e fundamen-tal para a formação de adultos mais humanos e que sabem res-peitar o espaço do outro.

Outro dia estava conver-sando com algumas pessoas, dentre elas meu irmão, sobre a nossa infância. Num tempo em que criança não tinha muito po-der de escolha e nem adiantava ser influenciada por propaganda. O presente só vinha mesmo de vez em quando, ora no aniversá-rio, ora no Natal. Não tivemos uma infância tão pobre, mas vejo que antes era tudo muito mais restrito e inalcançável do que ho-je. Antes que eu digo é há cerca de 20 anos.

Mas apesar da restrição, meu pai e minha mãe, com toda a dificuldade que tinham em criar e educar três filhos, jamais deixa-ram de nos fornecer um livro se-quer, admito que a maioria deles era usado, passávamos as férias apagando as respostas nos livros que comprávamos de estudantes que os haviam utilizado em anos anteriores. Haja borracha e dis-posição. Pegávamos emprestado em bibliotecas ou com colegas, livros literários, quando não ti-nha jeito mesmo ganhávamos um novinho. Como era bom aque-le cheiro de livro novo!

E a volta às aulas, era uma festa! Levar aquela lista na papelaria e comprar tudo novi-nho. A borracha colorida com ca-pinha, os apontadores com reser-vatório para o lixo, o estojo com várias repartições, plástico com estampas de desenho para enca-par os cadernos e minha mãe pas-sando margem com caneta ver-melha, folha por folha. Que sau-dade! Quando tínhamos direito a uma mochila e uma lancheira no-va era a glória.

Me lembro que a lanchei-ra tinha que ser de cor neutra, porque eu a dividia com meu ir-mão. O horário de lanche dele era antes. Então ele lanchava a meta-de, eu ia até a sala dele e buscava a lancheira para comer o restante. E o seu Joaquim do bar todo dia me fazia a mesma pergunta quan-do eu ia lá cedinho encher a gar-rafinha térmica com guaraná: “mas menina, não acaba o gás”?

Nossa infância foi fantás-tica, mesmo com todas as restri-ções. Quando meu pai viajava para buscar produtos para a loja que ele tinha nos trazia uma ban-deja de iogurte. Era o melhor io-gurte do mundo. Iogurte em casa era uma vez por mês, no dia da compra e quando vinha da via-

Infância

Leiza Rosa:www.leizarosa.blogspot.com.br

Divulgação

Separada do empresário Marco Scabia desde novembro do ano passado, Daniela Mer-cury já encontrou um novo amor para preencher seu coração. A cantora postou uma fotomonta-gem em seu Instagram, nesta quarta-feira (3), em que aparece em momentos íntimos com a jornalista Malu Verçosa, editora

da Rede Bahia.Na legenda da imagem, a

baiana se declarou: “Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração para cantar”.

Em uma das fotos podemos ver que o casal já usa aliança de ouro na mão esquerda.

Procurada pelo Famosida-des, a assessoria de imprensa de

Daniela não retornou as liga-ções.

Para quem não sabe, a can-tora é mãe de cinco crianças: duas biológicas, Gabriel, 29, e Giovanna, 25, anos, e três adota-das durante seu casamento com Scabia, Márcia, 14, Analice, 10, e Ana Isabel, 2.

Daniela Mercury assume relacionamentohomossexual e posta foto da nova esposa

Por: Famosidades

Famosidades

Famosidades

Daniela Mercury assume relacionamento homossexual e posta foto da nova esposa

Renato Aragão estreou, na tarde desta quarta-feira (3), o quadro "Trapa Show", em que relembra algumas esquetes do humorístico "Os Trapalhões" - sucesso da década de 80.

“Este quadro tem um sabor especial. É muito emocionante saber que os fãs dos 'Trapalhões' querem rever os quadros do pro-grama. E melhor ainda é perce-ber que muitos deles querem mostrar aos seus filhos e netos. É uma grande honra para mim”, declarou Aragão, nos bastidores da atração.

A estreia do quadro trouxe a apresentadora Xuxa Meneghel como convidada especial. A "Rai-nha dos Baixinhos" escolheu uma de suas cenas favoritas, na qual o humorista aparece imitan-do a cantora Maria Bethânia.

Vale lembrar que Renato Aragão estava na geladeira des-

de o início do ano, quando teve o seu programa dominical "A Tur-

ma do Didi" cancelado da grade de programação da TV Globo.

Renato Aragão estréia quadrono Vídeo ShowHumorista relembrará o programa "Os Trapalhões" na atração vespertina

Page 6: JORNAL ULTIMOS ACONTECIMENTOS ED 152

6 Edição 152 de 31 de março a 06 de abril de 2013

"Não teremos dificuldade em viabilizar a Praça da Juventu-de para Catalão. É uma cidade de grande porte, pujante, carente de opções para a juventude. Já esta-mos nos mobilizando e quero crer que muito em breve teremos

vidades culturais, de inclusão di-gital e de lazer para a população de todas as faixas etárias. A pró-pria senadora, durante a campa-nha eleitoral, já havia se compro-metido a carrear recursos para Catalão.

Líder do governo na Câma-ra Municipal, o vereador João Antônio (PSDB) esteve recente-mente com a senadora Lúcia Vâ-nia (PSDB), quando despachou uma série de questões visando garantir mais recursos para a ci-dade de Catalão. "Lúcia Vânia é reconhecida como a senadora dos municípios, tamanho o seu prestígio para conquistar recur-sos em Brasília", lembrou o vere-ador. A principal solicitação apre-sentada por João Antônio à sena-dora é voltada para a juventude: ele quer que Lúcia interceda para que o Governo Federal libere re-cursos para a construção da Pra-ça da Juventude em Catalão.

O projeto Praça da Juven-tude foi criado em 2007 com o objetivo de levar um equipamen-to esportivo público e qualifica-do para a população que pudesse, ao mesmo tempo, tornar-se pon-to de encontro e referência para a juventude. Mais do que um espa-ço físico para a prática de espor-tes, a Praça da Juventude é uma área de convivência comunitária onde são também realizadas ati-

uma solução positiva", explicou Lúcia Vânia. O senador Cyro Mi-randa (PSDB), que estava com a colega de bancada no momento da audiência, também se com-prometeu a colaborar.

Tão logo a verba seja dis-

ponibilizada pelo Governo Fede-ral e a Prefeitura Municipal seja comunicada, o prefeito Jardel Sebba (PSDB) necessita fazer a doação do terreno.

João Antônio pede Praça da Juventudeà senadora Lúcia Vânia

Em despacho com a senadora tucana, vereador solicitou intercessão para que recurso seja disponibilizado à Prefeitura Municipal de Catalão

Fonte: Ascom – João Antônio

Ilustração da makete

Um time vencedor não pre-cisa jogar bem sempre, mas tem que conseguir o máximo possí-vel de vitórias. O campeão mun-dial Corinthians é assim. Nesta quarta-feira (3), tal qual no do-mingo, diante do São Paulo, a equipe não fez boa partida, foi dominada, mas venceu. Mais uma vez graças a Danilo, que fez o único gol do 1 a 0 sobre o Mil-lonarios, em Bogotá, pela quinta rodada da fase de grupos da Li-bertadores.

O resultado classificou o Corinthians às oitavas de final. A equipe brasileira chegou a 10 pontos e lidera o Grupo 5 por conta do saldo de gols: tem cin-co, contra três do Tijuana, que fi-cou no 1 a 1 com o San José, mais cedo. Os bolivianos (cinco pon-tos) e os colombianos (três) estão eliminados.

Assim, quarta-feira que vem, o Corinthians precisa ter um resultado melhor ou igual ao do Tijuana para avançar em pri-meiro. O time brasileiro recebe o San José. O mexicano joga em casa contra o Millonarios.

O JOGO - Sem Guerrero, vetado com dores na coxa, o Co-rinthians entrou em campo com apenas uma mudança em relação à equipe que venceu o clássico

Danilo decide e Corinthians se classifica com vitória

O meia corintiano voltou a marcar e garantiu a classificação do Timão às oitavas.

contra o São Paulo, domingo. Mas não perdeu qualidade, com Alexandre Pato entre os titulares. Romarinho seguiu dividindo a armação com Danilo.

Mas a bola pouco chegou aos homens de frente do Corint-hians no primeiro tempo. Princi-palmente pelo lado esquerdo do

Com gol de Danilo, Corinthians garante classificação à próxima fase da Libertadores

ataque, o Millonarios dominou o jogo e não deixou os brasileiros trocarem passes. Apesar desse cenário, as melhores chances de gol nos primeiros 45 minutos fo-ram dos visitantes.

Num lance, Danilo tocou, Pato recebeu já chutando de es-querda, mas Zapata pegou. Em

outro, o meia tentou repetir o gol que fez contra o São Paulo, ba-tendo de direita e mirando o ângu-lo, mas mandou por cima. A arma-ção ia tão mal que Tite mexeu, in-vertendo as posições de Romari-nho e Emerson, sem efeito.

O Millonarios assustou pouco no primeiro tempo, apesar

Estadão Conteúdo

de cercar a área constantemente. Logo no começo do jogo, Cássio fez grande defesa, mas ficou nisso. Na volta do intervalo, aos 4, lance de perigo. Montero chu-tou forte, de longe, e Cássio, adi-antado, quase aceitou. A sorte dele é que a bola explodiu no travessão.

Tal qual domingo, quando a coisa apertou, Danilo estava lá para resolver. Tite tirou Pato e colocou Jorge Henrique. Segun-dos depois, o atacante recém-en-trado rolou para o meia, que des-sa vez bateu de esquerda. Chute seco, rasteiro, certeiro, longe do alcance de Zapata, para fazer 1 a 0.

Cássio, por sua vez, não estava bem. Aos 19 minutos, Perlaza cruzou da direita e o gole-iro saiu de forma estranha, erran-do de novo o tempo da bola. Sor-te dele que o Millonarios conclu-iu mal.

Com o goleiro em noite in-segura, o risco de levar o empate era grande. Aos 38, Cássio quei-mou roupa num chute de longe, mas de novo contou com a sorte. Dessa vez foi Rentería quem mandou para longe. Era a certeza que o Millonarios não merecia vencer.

Por: Demétrio Vecchioli - Estadão

Page 7: JORNAL ULTIMOS ACONTECIMENTOS ED 152

Edição 152 de 31 de março a 06 de abril de 2013

zé, com esse gesto, demonstrou mais uma vez o seu amor ao nos-so Estado, a nossa gente e as co-res da nossa bandeira”, afirmou. O cantor sertanejo foi o respon-sável pelo contato com o produ-tor da Planmusic, João Carlos Ribeiro (Joca).

A apresentação de Paul McCartney seria, inicialmente, realizada em Brasília (DF). No entanto, devido as obras no Está-dio Nacional Mané Garrincha (DF), não foi possível realizar a vistoria em tempo hábil. Segun-

sentantes do Governo do Estado, organizadores, patrocinadores e o cantor Zezé Di Camargo, con-cederam entrevista coletiva so-bre o evento. O governador Mar-coni Perillo destacou o papel central desempenhado por Zezé Di Camargo para trazer o show de Paul McCartney para o Esta-do.

“O Governo do Estado agiu como mediador, catalisador e organizador da estrutura finan-ceira e logística da atração dos parceiros, mas na verdade o Ze-

Para show do cantor Paul McCartney, que será realizado no dia 6 de maio em Goiânia, pessoas de 22 países adquiriram ingressos e cerca de 50% dos tí-quetes já foram vendidos. A Plan-music, promotora do evento, in-formou que a apresentação da turnê na capital goiana terá a maior concentração de persona-lidades brasileiras em seu públi-co, com mais de cem confirma-ções entre cantores, atores, es-portistas e outros.

Na quarta-feira (03), repre-

do relatos do produtor, ele ligou para Zezé e o informou sobre a impossibilidade de realizar o evento. O cantor imediatamente se prontificou a contatar Marconi Perillo para verificar se Goiânia poderia sediar o show. O gover-nador, prontamente, concordou com a ideia. Todo esse processo ocorreu num domingo, entre as 16 e 23 horas. A agilidade de res-posta do governo permitiu que Goiás fosse incluído na turnê.

IngressosOs ingressos podem ser ad-

quiridos na bilheteria do Estádio Serra Dourada (de segunda a sexta, das 10 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas) ou no site www.ingresso.-com. Os valores variam de R$ 80 a R$ 600. A aquisição do ingres-so de meia entrada na bilheteria é presencial, não sendo permitida a compra de ingressos por tercei-ros, e destina-se apenas ao bene-ficiário, sendo permitida apenas uma entrada por CPF. Não será permitida a troca de ingressos após a compra.

Eduardo Ferreira/Goiás Agora

Zezé e Marconi dão detalhes sobre show

Estrangeiros de 22 países virão a Goiás para showde Paul McCartney no dia 6 de maio, no Serra Dourada

Por: Goiás Agora

plorá-los.A Nissan está impedindo,

com ameaça de demissões, os trabalhadores da fábrica locali-zada na cidade de Canton, no es-tado do Mississippi, de se orga-nizarem e lutarem por seus direi-tos. Os salários são muito baixos, metade dos trabalhadores tem contrato temporário (a fábrica tem cerca de 4 mil funcionários), são ruins as condições de traba-lho e o sindicato United Auto Workers (UAW) é proibido de representar a categoria.

Além dos dirigentes sindi-cais brasileiros, políticos e asso-ciações norte-americanas já apoi-am a causa. A mobilização tam-bém ganhou apoio do ator Danny Glover, que em vídeo postado no youtube agradeceu a solidarieda-

cal. A carta foi endereçada ao presidente da empresa, Carlos Ghosn, que é brasileiro.

Carlos Albino teve a opor-tunidade de relatar aos vereado-res da cidade de Jackson, Missis-sippi, os motivos da presença de dirigentes brasileiros em apoio aos trabalhadores da Nissan e exigir o fim das práticas antissin-dicais da empresa.

Os problemas enfrentados pelos trabalhadores lá são muito parecidos com os dos brasileiros, porém, sem leis trabalhistas, os americanos encontram mais bar-reiras para lutarem pelos seus di-reitos. Segundo Rafael Guerra, da UAW, no sul dos Estados Uni-dos a população é muito pobre e as montadoras e grandes empre-sas se aproveitam disso para ex-

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SI-MECAT), Carlos Albino, repre-sentou a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e a Força Sindical na delegação brasileira de sindica-listas que foi aos Estados Uni-dos, na semana passada, apoiar a luta dos trabalhadores da Nissan de Canton, no Mississipi, pelo direito de serem representados pelo sindicato United Auto Wor-kers (UAW).

Centrais e confederações anunciaram apoio à luta dos tra-balhadores. Dirigentes brasilei-ros assinaram carta de solidarie-dade exigindo que a montadora japonesa Nissan respeite os acor-dos internacionais que garantem a liberdade de organização sindi-

de dos sindicalistas brasileiros.Os dirigentes sindicais bra-

sileiros anunciaram também que receberão no Brasil, em breve, o ator Danny Glover e líderes da “Aliança do Mississippi pela Jus-tiça na Nissan”.

No dia 04 de março, o SI-MECAT recebeu a visita dos sin-

dicalistas Rafael Guerra e Ginny Coughlin da United Auto Wor-kers (UAW), localizada em De-troit, Michigan, Estados Unidos. Eles relataram a crise sindical no País e a exploração dos trabalha-dores da Nissan no Mississippi.

Carlos Albino apoia luta dostrabalhadores norte-americanos

Por Juliana Barbosa

Carlos Albino em pronunciamento aos presentes

Divulgação

Page 8: JORNAL ULTIMOS ACONTECIMENTOS ED 152

Edição 152 de 31 de março a 06 de abril de 2013

tradas do programa Bolsa Famí-lia. No local dispõem de psicólo-ga, assistente Social e uma equi-pe que tem procurado prestar o melhor serviço.

O CRAS está oferecendo vários cursos entre eles, violão, bordado, pintura, além do aten-dimento em grupo da psicóloga

gas com a sua equipe tem traba-lhado, visando procurar promo-ver ações que beneficiam os ca-rentes da cidade.

Com uma nova equipe no Centro de Referência de Assis-tência Social (Cras) tem feito parcerias para atender da melhor forma possível as famílias cadas-

A secretaria municipal de Ação Social de Cumari encontra - se em ritmo de trabalho e desen-volvimento para melhor atender a população cumarina. A pasta é coordenada pela primeira-dama e secretária municipal, Juliana Duarte da Costa Santos, que in-forma esta arregaçando as man-

com os beneficiários e assistên-cia ao grupo de gestante.

O Telecentro Comunitário existente em Cumari é um espaço com computadores disponíveis para a comunidade, que conta in-clusive com cursos de informáti-ca básica gratuitos no local. Ali são oferecidos serviços de inter-net e impressão. Para o cidadão cumarino ter acesso a esses servi-ços é preciso apenas se cadastrar levando um documento até o lo-cal.

A atual administração mu-nicipal de Cumari promoveu uma parceria entre o Programa de Erradicação do Trabalho In-fantil (Peti) e a secretaria munici-pal de Esporte e Lazer, que fun-diu o programa “Segundo Tem-po” para interagir as crianças da cidade. Segundo a secretária de Ação Social, a qualificação dos monitores tem sido priorizada para o bom andamento do pro-grama. Outras importantes par-cerias foram concretizadas com a

Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Outra parceria importante entre os gestores da administra-ção pública esta em andamento com os internos do abrigo Maria Abadia da Costa. No local uma atenção especial para os acama-dos e deficientes.

As doações de cestas bási-cas, Kit-bebê e outros importan-tes benefícios as famílias caren-tes de Cumari, estão sendo distri-buídas de acordo com o cadastra-mento na secretaria de Ação Soci-al e CRAS.

Em comemoração ao dia da ressurreição de Jesus foram distribuídas centenas de Ovos de Páscoa as crianças matriculadas no Peti e CRAS.

A primeira-dama e secre-tária Juliana Duarte, informa que a secretaria de Ação Social está atendendo no prédio da Prefeitu-ra. “Estamos com as portas aber-tas para atender a população. Sou grata á Deus pelo meu trabalho e meu lema e servir e ajudar os que mais precisarem”, finalizou Juli-ana.

Primeira dama de Cumari faz balanço dasações idealizadas no município

Fotos: Divulgação / Reginaldo Ribeiro

Primeira-dama e secretária,Juliana Duarte da Costa Santos

Alunos de diversas escolas receberam ovos de chocolate em comemoração a Páscoa, oferecidos pela administração de Cumari

Educadores e alunos, se vestem de coelho em comemoração a Páscoa

Mães gestantes de Cumari, são beneficiadas com Kit-bebê oferecido pela secretaria de Ação Social em parceria com a prefeitura

Page 9: JORNAL ULTIMOS ACONTECIMENTOS ED 152

Edição 152 de 31 de março a 06 de abril de 2013

Na madrugada do dia 2 de abril, o superintendência muni-cipal de Água e Esgoto de Cata-lão (SAE) César Ferreira, foi acionado à verificar uma invasão no reservatório de abastecimento de água no bairro Nossa Senhora de Fátima, próximo ao Centro Cultural Labibe Faiad. O acio-namento seria uma possível exis-tência de uma sabotagem no local durante o fim de semana. Segundo o superintendente da SAE, o reservatória foi invadida e teve um dos principais regis-tros danificados.

César Ferreira disse em reportagem, que o problema afe-tou o fornecimento de água em três bairros da cidade. “Para con-seguir estragar um registro dessa forma, o dano deve ter sido pro-vocado por alguém que conhece o sistema. Ficamos com proble-mas de abastecimento nos bair-ros Santa Terezinha, Vereda dos Buritis e no Bairro JK, que foi o mais prejudicado”, informou o superintendente. A polícia esteve no local e lavrou o Boletim de Ocorrência (BO).

Colaboradores da superin-

César Ferreira estuda monitoramentodos reservatórios 24h por dia

tendência realizaram uma força tarefa para trocar o registro e o abastecimento de água nos bair-ros foi restabelecido. Ainda segundo Ferreira, será estudado um sistema de monitoramento

para todas as unidades de reser-vatório da SAE. “Vamos monito-rar esses locais 24 horas por dia. São mais de 120 unidades, mas faremos a fiscalização por câme-ras ou seguranças”, finalizou.

Badiinho Moises Filho

César Ferreira diz estar estarrecido pelo ocorrido

César vistoria dano ocorrido no reservatório de Água ao lado de colaboradores da superintendência

feito Jardel Sebba, começa nesta semana uma força-tarefa nas es-colas para ajudar os pais”, afir-mou Sousa Filho.

A operadora Master da Frequência Escolar de Catalão, Iracilda dos Santos Ferreira, dei-xa claro que frequência é requisi-to para que as famílias continu-em a receber o benefício do pro-grama Bolsa Família.

“Serão acompanhadas cri-anças e jovens, na faixa de 6 a 17 anos. As que têm entre 6 e 15 anos devem apresentar frequên-cia escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estu-dantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de 75%, ao me-nos”, explica.

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao cruzar pela primeira vez os dados de três ba-ses administrativas – CadÚnico, Projeto Frequência e Censo Esco-lar, mostra que o Bolsa Família reduz a repetência escolar dos fi-lhos das famílias beneficiadas.

As famílias que recebem o dinheiro do programa Bolsa Fa-mília devem fornecer a frequên-cia escolar das crianças e adoles-centes nas escolas de Catalão. A partir di dia 4 de abril, os pais po-dem regularizar a situação de se-us filhos. Quem não estiver regu-larizado pode ter o benefício cor-tado. A informação é do secretá-rio municipal da Educação, Sou-sa Filho.

“A Prefeitura de Catalão precisa repassar os dados escola-res para o Governo Federal e por isso a Secretaria Municipal da Educação, por orientação do pre-

Famílias que recebem dinheirodo Bolsa Família precisamapresentar frequênciaescolar dos filhos

lização das provas na cidade de Catalão.

Informamos ainda, para os candidatos que tenham feito a inscrição com opção para outra cidade, que os mesmos poderão mudar o local de prova, enviando sua justificativa por e-mail, à Fundação Getúlio Vargas, solici-tando alteração do local de reali-zação da prova, justificando o fa-to da inclusão da cidade de Cata-lão.

Maiores informações aces-sem o site; Período de Inscrição, acesse o site (Edital de Abertu-ra)=> http://img-oab.fgv.br 303 /20130322101415-20131-x-eou-1728145242.pdf

A diretoria da OAB/Cata-lão na pessoa do seu Presidente informa que Catalão foi incluída entre as cidades que poderão rea-lizar o Exame de Ordem, sendo efetivado o ato através do edital de retificação do X Exame de Or-dem Unificado, do Conselho Fe-deral da OAB, publicado no dia 28 de março de 2013.

É necessário como requisi-to para a realização do Exame de Ordem em Catalão, que sejam realizadas o mínimo de 40 (qua-renta) inscrições. Assim, solici-tamos uma ampla divulgação pa-ra que os estudantes, estagiários e bacharéis em Direito façam su-as inscrições com a opção da rea-

Exame de ordem emserá realizado em Catalão

Page 10: JORNAL ULTIMOS ACONTECIMENTOS ED 152

Edição 152 de 31 de março a 06 de abril de 2013

apresentado arquivos de emails enviados com data e hora, os documentos não apresentam carimbos ou assinaturas que autentiquem o recebimento dos arquivos por qualquer represen-tante da CEF.

Jardel Sebba apresentou na sessão do dia 29 de março, a relação com 2.749 beneficiários, enquanto Velomar argumenta que o número de cadastrados é de 3.529. O ex-prefeito alega que os dados dos demais cadastrados devem estar nos computadores e que os arquivos acusados de serem incinerados são apenas rascunhos que a secretaria de Ação Social queimava em média a cada 90 dias. Velomar também não explicou porque queimava os documentos com esta fre-

do sobre a lista com superinten-dente regional em exercício da CEF, Cleomar Dutra.

Velomar apresentou à comissão documentos que, segundo o relator da CEI Aurélio Macedo (PP), já eram de conhe-cimento da comissão. O relator afirma que o código apresentado por Velomar parece ser um códi-go de abertura de chave colhido no CadÚnico, instrumento do Governo Federal que identifica e caracteriza famílias de baixa renda para inserção em progra-mas sociais. Aurélio explicou ainda que o recibo de um proto-colo só é feito após a análise da CEF, que não foi feita porque a entidade afirma não ter recebido a lista.

Embora Velomar tenha

Na manhã do dia 1º de abril, a Comissão Especial de Investigação (CEI) presidida pelo vereador Gilmar Antônio (PMDB) ouviu o ex-prefeito Velomar Rios (PMDB), que pres-tou esclarecimentos sobre o suposto envio da lista de pré-selecionados do Programa Minha Casa Minha Vida à Caixa Econômica Federal (CEF). Ques-tionado, Velomar afirmou não ter realizado sorteio entre beneficiá-rios. Justificou afirmando que o procedimento teria sido realiza-do no processo de habitação do Residencial Evelina Nour II, mas que devido aos questionamentos que surgiram, o sorteio não seria aplicado nessa nova seleção. Confuso nas respostas, Velomar não explicou quais seriam esses questionamentos.

Sobre o fato de ter divulga-do a lista na Rádio Cultura, Velo-mar Rios afirmou que entregou a lista com indicados à apresenta-dora da rádio, e não lista com contemplados, que só podem ser definidos pela CEF. O ex-prefeito atribui à radio a respon-sabilidade pela publicação dos nomes, uma vez que foi divulga-da pela emissora e não direta-mente por ele.

Velomar apresentou arqui-vos onde constam supostos núme-ros de protocolo de cadastro onli-ne e defende que enviou os nomes à entidade. Representan-tes da CEF negam ter recebido da prefeitura qualquer lista até o fim do prazo, expirado em 29 de dezembro. Velomar afirma não ter realizado sorteio para os trâ-mites do programa e diz ter trata-

quência. Aurélio Macedo informou

que nas próximas sessões devem ser ouvidos o superintendente Regional da CEF, Cleomar Dutra, os ex-servidores Edmil-son Mariano da Silva e Betânia Moreira que, de acordo com Velo-

mar, eram os responsáveis pelo cadastro e envio dos nomes de beneficiários do programa à CEF, além de Janete Silvério, que teria ficado responsável pelas inscrições de beneficiários descredenciados pela prefeitura.

Velomar Rios admite que não fezsorteio de pré-selecionados

CEI Minha Casa Minha Vida

Ex-prefeito admite que a lista entregue à Rádio Cultura não era de contemplados, mas de indicados

Velomar afirmou não ter realizado sorteio entre beneficiários

O relator da CEI Aurélio Macedo, demonstra não acreditar naversão do ex-prefeito

Reginaldo Ribeiro

Por: Assessoria Sudeste

Page 11: JORNAL ULTIMOS ACONTECIMENTOS ED 152

Edição 152 de 31 de março a 06 de abril de 2013

gem de material oriundo de de-molição e construção civil. O se-gundo projeto trata da disponibi-lização de pasto para composta-gem, onde 80% dos resíduos or-gânicos serão reaproveitados em solos de parques, jardins e hortas agroecológicas em escolas.

A engenheira agrônoma da equipe de Caldas Novas, Thays Cristina, contou que esteve no aterro sanitário em dezembro de

fiscalização, licenciamento e monitoramento da secretaria. O aterro sanitário de Catalão tam-bém foi visitado. Na unidade, o secretário do Meio Ambiente de Catalão, Marcelo Mendonça, ex-plicou as melhorias que foram feitas no espaço deste o começo do ano. Ele adiantou ainda dois projetos que pretende implantar no aterro. O primeiro visa a cons-trução de uma usina de recicla-

No dia 3 de abril, uma equi-pe da secretaria do Meio Ambi-ente de Caldas Novas esteve em Catalão para conhecer os proje-tos ambientais desenvolvidos na cidade. O modelo de administra-ção implantado pelo prefeito Jar-del Sebba (PSDB) na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Catalão (Semmac) vem se tor-nando referência para outros mu-nicípios goianos.

A equipe de Caldas Novas, composta pela secretária da pas-ta, Celisa Gratão, engenheiros e auxiliares, visitou a sede da Sem-mac para conhecer os setores de

2012 e declarou estar impressio-nada com as mudanças feitas pe-la nova gestão. “O aterro está muito bem cuidado. A operacio-nalidade está funcionando ade-quadamente, bem diferente de dezembro do ano passado. A trin-cheiras não estavam compactan-do e o lixo estava a céu aberto. O incinerador estava sem funcionar há seis meses e hoje já está ope-rando normalmente. A mudanças

são visíveis”, elogiou. Marcelo Mendonça fez

ainda uma explanação dos prin-cipais projetos da Semmac, entre eles o projeto de coleta seletiva, o de cuidados com a poluição so-nora e atmosférica e as ações de educação ambiental. Junto com o secretário de Catalão e técnicos ambientais, o grupo percorreu também outros pontos da cidade, como o antigo Ibama, onde futu-ramente será instalada a sede da Semmac. “Vejo com muito bons olhos essa visita. Isso mostra que nossas ideias inovadoras na área ambiental estão chamando a atenção”, declarou o secretário Marcelo Mendonça.

Segundo a secretária do Meio Ambiente de Caldas No-vas, Catalão vem se destacando muito na questão de licencia-mento ambiental e declarou a in-tenção de também implantar o sistema no município vizinho. “A forma como é tratado o meio ambiente aqui em Catalão está de parabéns. Vejo que esta nova equipe está levando o trabalho muito a sério”, afirmou Celisa. Ela declarou que pretende ainda levar para Caldas Novas o pro-grama de coleta seletiva. “Que-remos fazer a coleta em todo o município, e com isso criar, co-mo aqui em Catalão, uma coope-rativa de catadores”, adiantou a secretária.

Política Ambiental de Catalão é elogiadapor técnicos de Caldas Novas

Meio Ambiente

Divulgações

O aterro está muito bem cuidado. A operacionalidade está funcionando adequadamente, bem diferentede dezembro do ano passado, a engenheira

Engenheira agrônoma de CaldasNovas, Thays Cristina

“A forma como é tratado o Meio Ambiente em Catalão está de parabéns”, diz secretária de Caldas

que o consumidor de Catalão te-nham melhores condições de fa-zer valer os seus direitos”, justi-ficou o prefeito Jardel Sebba.

O coordenador adianta também que este momento será de conscientização dos comerci-antes. “Esse governo não tem pretensão de fazer perseguição política. Vamos começar um pro-grama de orientação aos comer-ciantes, para se adequarem às le-is do consumidor. No entanto, a partir do dia dois de maio, sere-mos mais rigorosos na aplicação dessas leis, realizando fiscaliza-ções e aplicando multas”, justifi-cou Célio Almeida.Em Catalão, os consumidores podem fazer denúncias pelo telefone 3442-6242.

Veja quais são os focos

lhorias no atendimento ao consu-midor e à validação de seus direi-tos.

A partir de agora, as de-núncias são inseridas automati-camente no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Con-sumidor (Sindec), ligado ao Mi-nistério da Justiça. As reclama-ções feitas entram num ranking nacional de empresas campeãs de reclamações.

Outra novidade anunciada pelo órgão é que, a partir da pró-xima segunda-feira (08/04), o Procon vai atender o dia todo, sem intervalo de almoço. Além disso, foram adquiridas cinco li-nhas de celular para receber de-núncias via torpedo SMS. "Esta-mos ampliando o número dos ca-nais de comunicação e o horário de atendimento do Procon para

No dia 2 de abril, foram apreendidas dezenas de merca-dorias vencidas num supermer-cado do bairro Jardim Paulista. Mesmo diante das irregularida-des, o estabelecimento não foi multado. O proprietário apenas recebeu notificação para se ade-quar às exigências das normas sanitárias. Os produtos apreendi-dos, impróprios para o consumo, foram encaminhados para o ater-ro sanitário.

De acordo com o coorde-nador do Procon Municipal, Cé-lio Almeida da Silva, esta foi apenas uma das várias fiscaliza-ções que serão realizadas nesta nova administração do órgão, que também vai passar por algu-mas transformações. A entidade está implantando uma série de mudanças no que tange às me-

das fiscalizações do Procon em Catalão:

- Verificação de data de validade de alimentos

- Exposição de preços nas vitrines

- Exposição do Código de Defesa do Consumidor no balcão do estabelecimento

- Cumprimento da lei refe-

rente ao tempo de permanência do consumidor nas filas de ban-cos (15 minutos dias normais e 20 nos pós-feriados)

- Diferença dos preços na gôndola e no sistema no momen-to do pagamento

- Serviços de operadoras de celular e empresas de internet e tv a cabo

Procon municipal apreende mercadoriasvencidas em supermercado

Divulgação

Page 12: JORNAL ULTIMOS ACONTECIMENTOS ED 152

Edição 152 de 31 de março a 06 de abril de 2013