Jornal Unipac Notícias Fev/Mar 2013

8
Cursos de MBA e Pós-graduação nas áreas de Gestão, Saúde, Engenharia e Tecnologia Ipatinga | Timóteo | Contagem www.unicaen.com.br 31 3091.1133 / Matrículas abertas / ÚNICA ESCOLA DE NEGÓCIOS. EXCLUSIVA, COMO SUA CARREIRA. MÚLTIPLA, COMO SUAS AMBIÇÕES. Ano X - Nº 47 - março/abril de 2013 Órgão informativo da Unipac Vale do Aço Pág. 3 Pág. 4 - 5 Pág. 2 UNIPAC IPATINGA IMPLANTA NÚCLEO DE ATENDIMENTO UNIPAC FIRMA CONVÊNIO INÉDITO COM SAP

description

Jornal Unipac Notícias referente aos meses de fevereiro e março de 2013.

Transcript of Jornal Unipac Notícias Fev/Mar 2013

Page 1: Jornal Unipac Notícias Fev/Mar 2013

Cursos de MBA e Pós-graduação nas áreas de Gestão, Saúde, Engenharia e Tecnologia

Ipatinga | Timóteo | Contagem

www.unicaen.com.br 31 3091.1133

/ Matrículas abertas

/ ÚNICA ESCOLA DE NEGÓCIOS.

EXCLUSIVA, COMO SUA CARREIRA. MÚLTIPLA, COMO SUAS AMBIÇÕES.

Ano X - Nº 47 - março/abril de 2013Órgão informativo da Unipac Vale do Aço

Pág. 3

Pág. 4 - 5

Pág. 2 UNIPAC IPATINGA IMPLANTANÚCLEO DE ATENDIMENTO

UNIPAC FIRMA CONVÊNIO INÉDITO COM SAP

Page 2: Jornal Unipac Notícias Fev/Mar 2013

2 M A R Ç O / A B R I L D E 2 0 1 3

Unipac Notícias é um boletim informativo da Unipac Vale do Aço.IPATINGA - Rua Salermo, 299 - BethâniaTIMÓTEO - Av. Ary Barroso, 785 - SerenataContato: 0800 724 2300 - www.unipacvaledoaco.com.brProjeto Grá� co e Textos: Ten Comunicação Integrada

A Unipac e a Única Escola de Negocios têm mais uma boa notícia para seus alunos, professores e funcionários. A novidade é um convênio assinado entre a Faculdade e a HP, que permite obter descontos de até 25% na compra de notebooks, minenotes, desktops, impressoras e acessórios originais HP. Além do desconto imperdível, o pagamento ainda pode ser feito em até 10x sem juros, com frete grátis.

Para ter acesso às vantagens da parceria e os produtos disponíveis, professores e alunos podem acessar o link no mural de avisos no Portal ou em link na Central. Para os funcionários, a comunicação foi feita por e-mail.

A Unipac Ipatinga fi rmou uma parceria inédita com a SAP (Sistemas, Aplicação e Produtos), empresa que atua no desenvolvimento e gerenciamento de softwares de dados para empresas em todo o mundo.

Voltada para os alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, a parceria consiste em trazer o maior sistema de gestão empresarial para dentro da Faculdade, montando um centro de estudos no local.

A Unipac será a única instituição de ensino da região que contará com os benefícios dessa parceria, como por

exemplo, a inclusão de conteúdos SAP na nova grade curricular desses cursos. “Além disso, outra vantagem é que, por meio do convênio, os alunos também terão acesso a cursos exclusivos da SAP. Com uma formação mais avançada e diferenciada, com certeza, nossos alunos estarão ainda mais bem preparados para o mercado de trabalho”, reforça o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Roberto Jubran Júnior.

Em todo o país, existem apenas 13 instituições parceiras da SAP, sendo a Unipac uma das duas únicas em Minas Gerais.

2

O P O R T U N I D A D E I M P E R D Í V E L

T E C N O L O G I A D A I N F O R M A Ç Ã O

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FAZEM PARCERIA COM SAP

CONDIÇÕES ESPECIAIS

Convênio entre Unipac e HP possibilita descontos de até 25% na compra de produtos da marca

Para se ter uma ideia dos diferenciais da parceria, no mercado, um curso com a chancela SAP custa em torno de R$ 3 mil. Com o convênio firmado entre a Unipac e a SAP, poderão ser ofertados cursos por mil reais ou menos.

Page 3: Jornal Unipac Notícias Fev/Mar 2013

M A R Ç O / A B R I L D E 2 0 1 3 3

Na volta às aulas, os alunos da Unipac Ipatinga encontraram muitas melhorias físicas, que incluíam mudança e ampliação do espaço físico de alguns laboratórios, sala de professores, central de cópias e setores de apoio. Contudo, a maior mudança encontrada foi a implantação do Núcleo de Atendimento.

O principal objetivo do Núcleo é aprimorar a qualidade de atendimento prestado pela Unipac. Com exceção da Biblioteca, da Central de Estágios e das atividades da Única Escola de Negócios, a partir de agora, o Núcleo de Atendimento é responsável por todo tipo de atendimento, com repasse de informações claras, objetivas e em tempo adequado.

Outra grande vantagem é que, quando houver

necessidade, o Núcleo agendará atendimentos específicos com coordenadores, gerentes, diretoria acadêmica e outros setores da Faculdade.

Os registros dos atendimentos realizados pelo Núcleo vão gerar relatórios de atendimento que, após analisados e gerenciados, permitirão o aprimoramento contínuo das atividades educacionais e da satisfação com o atendimento da Unipac.

“Mais uma vez, pedimos o apoio e o envolvimento de toda comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários – para que as novas propostas de trabalho culminem em melhoria na qualidade do atendimento da Unipac e do dia a dia de nossas atividades”, reforça o diretor acadêmico, Júlio César Alvim.

Conheça algumas das informações e serviços disponibilizados pelo Núcleo de Atendimento:» horários das aulas; » horários dos laboratórios; » mapa de salas; » atendimentos acadêmicos (matrícula, rematrícula, requerimentos diversos, etc); » atendimentos financeiros (pagamentos de taxas, negociação, pagamento de cursos, etc); » informações sobre cursos de graduação, extensão e seminários;» inscrições em eventos; » inscrições em cursos de nivelamento; » informação sobre colação de grau; » agendamento de atendimentos no NAE; » agendamento de atendimentos de coordenadores de curso e outros.

I N S T I T U C I O N A L

NÚCLEO DE ATENDIMENTO DA UNIPAC: INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS PARA MELHORIA DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS

Imag

em ilu

strat

iva

Page 4: Jornal Unipac Notícias Fev/Mar 2013

4 M A R Ç O / A B R I L D E 2 0 1 34

UNIPAC E ÚNICA ESCOLA DE NEGÓCIOS FAZEM PARCERIA PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA

INOVAÇÃO

INTERCÂMBIO NO EXTERIOR PARA TODOS OS ALUNOS

PÓS-GRADUAÇÃO, CAPACITAÇÃO, EDUCAÇÃO CORPORTATIVA E EAD

Reduzir a distância entre a teoria e a prática, na busca de soluções para os desafi os organizacionais. Essa é a fórmula para o desenvolvimento das competências e das habilidades fundamentais para a formação ou aprimoramento dos profi ssionais e líderes que fazem a diferença no mercado de trabalho. Com essa diretriz, estudantes e profi ssionais que

desejam ampliar seus conhecimentos frente a um mercado competitivo e em constantes transformações poderão contar com a Única Escola de Negócios.

Voltada para a promoção da educação continuada e complementar, em Minas os cursos da Única são chancelados pela Unipac Ipatinga.

Os cursos da Única apresentam conteúdos e programas atualizados. “O compromisso da Única é contribuir para o desenvolvimento de profissionais capazes de gerar os melhores resultados individuais e organizacionais. Por isso, os cursos favorecem o estímulo das competências

e das habilidades fundamentais para a formação. A metodologia de ensino alia aulas dinâmicas, intercâmbio de ideias através do fomento do debate em sala, aplicação de exercícios e atividades vivenciais”, endossa o diretor Ronan Delfim Machado.

“O intercâmbio foi uma das experiências incríveis da minha vida. Mais do que o aprendizado da língua, tive a oportunidade de ‘viver’ o dia a dia do americano. Fomos completamente inseridos na sociedade local. Conhecemos o americano como ele realmente é: atencioso, agradável, e receptivo. Do jeito deles, é claro!

Pude ainda visitar e conhecer as práticas de gestão de várias empresas da região, além da Prefeitura Municipal e o modelo de gestão pública utilizado. Para equilibrar com a agenda de estudos e visitas técnicas, tivemos uma vasta programação cultural e de lazer. O intercâmbio é completamente diferente de qualquer viagem internacional. Valeu muito!”

Nathaniel José Vieira PereiraSócio-Administrador da NTW Contabilidade e Gestão EmpresarialIntegrou o grupo de intercambistas, em outubro de 2012

Para atender às diversas demandas por qualificação acadêmico-profissional, sobretudo em diferentes níveis da organização, a Única atua em quatro segmentos:• Pós-graduação (Executive MBA, MBA e Especialização)• Cursos de Curta e Média Duração• Educação Corporativa (cursos e serviços customizados que

podem ser oferecidos in company ou em estrutura externa)• Educação a Distância (utilização de ferramentas que favorecem a

relação ensino-aprendizagem). Para garantir a excelência do nível de interação e networking

entre os participantes, é realizada uma sondagem de perfis que auxilia o candidato a optar pelo formato que melhor atende as suas expectativas.

T R A D I Ç Ã O E I N O VA Ç Ã O

Page 5: Jornal Unipac Notícias Fev/Mar 2013

M A R Ç O / A B R I L D E 2 0 1 3 5

DESCONTOS ESPECIAIS

FINANCIAMENTO DE ESTUDOS A JURO ZERO

CONFIRA OS CURSOS COM MATRÍCULAS ABERTAS:

MATRÍCULAS ABERTAS PARA PÓS-GRADUAÇÃO No mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os

profi ssionais que buscam aperfeiçoamento têm mais chances. Para ajudar você a ter uma carreira cada vez mais promissora, a Única Escola de Negócios, em parceria com a Unipac, lança cursos de pós-graduação (MBA e especialização) nas áreas de

Gestão, Saúde, Engenharia e Tecnologia. As matrículas estão abertas e podem ser feitas pelo site

www.unicaen.com.br. Atendimento presencial: Ipatinga - rua Salermo, 299, Bethânia / Timóteo: av. Ary Barroso, 765, Serenata.

Quem fi zer matricula até 15 de março tem 50% de desconto no valor da primeira parcela. No investimento total do curso, egressos da Unipac (Ipatinga, Timóteo e Contagem) contam com descontos especiais de 15%. Grupos de alunos vinculados a empresas e outras instituições também possuem condições diferenciadas: três pessoas --- 10%; quatro

ou mais alunos matriculados --- 15%.Outra boa notícia é direcionada aos alunos que cursam o

penúltimo e último período da graduação, na Unipac ou em outras instituições.Ao se matricularem na pós, esses alunos só começarão a pagar as mensalidades após a data prevista para a colação de grau da sua turma.

E os diferenciais da parceria Unipac-Única não param por aí. A grande novidade é que os cursos de pós-graduação também podem ser financiados por meio do Crédito Universitário PRAVALER. A Única é, l iteralmente, a única de Minas que oferece

financiamento a juro zero. Com o PRAVALER, o aluno paga 50% da mensalidade e o têm até o dobro do tempo do curso para pagar o restante. E o melhor: sem juros. Consulte condições e faça simulação no site w w w.creditopravaler.com.br.

Todos os alunos matriculados na pós-graduação da Única poderão participar de intercâmbio nos EUA. O benefício é resultado de parceria com duas instituições norte-americanas: Caldwell Community College and Technical Institute e Surry Community College, da Carolina do Norte. Por um período de 15 dias, os alunos receberão bolsas de estudos (verifi que condições) para realizar cursos de Gestão de Negócios Internacionais e Inglês. Consulte o regulamento detalhado no site www.unicaen.com.br.

IPATINGA» Análise do Comportamento aplicada à Prática Clínica e Social» Audiologia» Engenharia da Qualidade» Fisiologia e Psicologia da Atividade Física e do Esporte» Higiene Ocupacional

TIMÓTEO» Gestão de Pessoas e Negócios

» MBA em Finanças e Gestão de Negócios» MBA em Gerenciamento de Projetos

CONTATOConfi ra a relação dos cursos ofertados pela Única no site www.unicaen.com.br. Mais informações: (31) 3091-1133 ou [email protected].

Page 6: Jornal Unipac Notícias Fev/Mar 2013

6 M A R Ç O / A B R I L D E 2 0 1 3

E D U C A Ç Ã O C O N T I N U A D A

Proporcionar ao aluno um olhar diferenciado do desenvolvimento de Recursos Humanos no mundo dos negócios. Essa é a premissa do curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Unipac Timóteo, com formação em apenas dois anos.

A julgar pelo entusiasmo da nova coordenadora, Salete Silva Figueredo, as expectativas e possibilidades são ainda maiores para o curso. Pedagoga e especialista em Gestão de RH e Gestão de Cooperativas, Salete Figueredo possui experiência na área educacional, além de atuar como

coordenadora de projetos de responsabilidade social corporativa da Fundação Aperam Acesita.

“O mercado de trabalho está em busca de profissionais de RH com competências e habilidades para o desenvolvimento de pessoas e equipes nas organizações de maneira que a viabilidade econômica do negócio esteja associada à responsabilidade social e à sustentabilidade planetária, contribuindo para uma sociedade ética pautada nos valores humanos”, pontua.

A proposta é capacitar os educandos para atender às novas exigências mercadológicas, oferecendo ferramentas metodológicas para planejar, organizar, dirigir e controlar os processos de gestão organizacional.

“Pretendemos criar condições favoráveis para a formação de profissionais empreendedores, criativos e com visão inovadora a fim de suprir as necessidades das grandes, médias e pequenas empresas”, conclui.

Foi com muita alegria e satisfação, que os professores dos cursos de Administração e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Unipac Timóteo, Antônio Fabiano Paiva e André Maurício Oliveira, receberam a notícia de que foram aprovados no Programa de Mestrado Profissionalizante em Matemática, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Graduado em Matemática e especialista em Educação Matemática, o professor André Maurício explica que seu projeto consiste em desenvolver estratégias para melhorar o desempenho dos alunos do município de

Timóteo na Olimpíada Brasileira de Matemática. Segundo o docente, o projeto será uma oportunidade

de desenvolver formas mais prazerosas e criativas para trabalhar o conteúdo e servir de incentivo para os alunos. “Esta é a realização de um sonho antigo e, ao mesmo tempo, o reconhecimento de todo nosso esforço. Quero contribuir com a formação acadêmica e pessoal dos alunos. Sabemos que um profissional qualificado e motivado faz toda a diferença no ambiente escolar”, conclui André Maurício, que leciona a disciplina de Matemática e Estatística.

Para iniciar o semestre letivo, o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos contou com palestra do egresso Milton Oliveira, que falou para os novos

alunos sobre as possibilidades de atuação no mercado de trabalho e o quanto a formação na Unipac contribui para seu crescimento profissional.

NOVAS PROPOSTAS PARA O CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DA UNIPAC TIMÓTEO

PROFESSORES DA UNIPAC TIMÓTEO SÃO APROVADOS EM MESTRADO DA UFV

PREPARAÇÃO PARA O MERCADO

PRATA DA CASA

Coor

dena

dora

do cu

rso Ge

stão d

e RH,

Salet

e Silv

a

C O O R D E N A Ç Ã O R E N O VA D A

Page 7: Jornal Unipac Notícias Fev/Mar 2013

M A R Ç O / A B R I L D E 2 0 1 3 7

O desenvolvimento de projetos com foco em aspectos como inovação, criatividade e sustentabilidade tem sido constante em todos os cursos da Unipac. No curso de Engenharia Química, por exemplo, os alunos do 9º período deram um show, no final do semestre passado, na “II Mostra de Trabalhos Científicos”, cujo principal objetivo foi o desenvolvimento de equipamentos de engenharia a partir de materiais alternativos.

Resultado de projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas Operações Unitárias e Plantas Químicas, os

trabalhos apresentaram foco nos aspectos ambientais, melhoria operacional, equipamentos de bancada e aplicações de técnicas analíticas.

“O desenvolvimento destes equipamentos permitiu ao graduando entender o papel do engenheiro químico na busca do desenvolvimento sustentável e na maximização de lucros, tendo em vista a utilização de materiais até então sem valor no desenvolvimento de um acessório útil e eficiente ao processo produtivo”, ressaltou o professor Bruno Malaquias, coordenador da atividade.

Com o diploma em mãos, conhecimentos e muitas experiências, os profissionais formados pela Unipac chegam ao mercado de trabalho aptos a desempenharem suas atividades com segurança e profissionalismo. Um bom exemplo é o egresso do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Patrick Lomeu Rampi Pereira, responsável pelo sistema de gestão ambiental do consórcio CCM/EHL/FERFRANCO/FRANÇA SIMÕES, empresa de construção civil em Itaituba, no Pará.

O engenheiro, que se formou em 2011, conta que o conhecimento prático/teórico, adquirido na academia, somado a outras experiências de trabalho, contribuíram para seu desempenho durante a entrevista de seleção. “O comprometimento dos professores e coordenadores do curso foram fundamentais, tanto para meu aprendizado quanto para meu crescimento profissional. A certeza de estar preparado foi essencial

para minha aprovação na entrevista e para meu desempenho diário”, admite.

Segundo Patrick Lomeu, o curso da Unipac aborda os conteúdos de forma atual e prontos para serem aplicados. “Conceitos sobre licenciamento ambiental, áreas degradadas, direito ambiental, saneamento, entre outros são colocados em prática no meu dia a dia na empresa. O curso foi excelente e realmente preenche as necessidades do mercado”, conclui.

PROJETOS» Britador de bancada interligado a peneiras de diferentes granulometrias.» Planta piloto de biodiesel, confeccionada com materiais alternativos. » Planta piloto de bancada para destilação da amônia presente em efluente.» Utilização de filtro à base de casca de banana para tratando o efluente contaminado com chumbo. » Utilização de colunas contendo resina catiônica e aniônica para produção de água desionizada para aulas práticas.

D E S E N V O LV I M E N T O D E P R O J E T O S

P E R F I L D I S P U TA D O

ALUNOS DE ENGENHARIA QUÍMICA INOVAM NA II MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

EGRESSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL é CONTRATADO POR GRANDE CONSÓRCIO DO PARá

Patrick Lomeu: aprendizado colocado em prática

Page 8: Jornal Unipac Notícias Fev/Mar 2013

8 M A R Ç O / A B R I L D E 2 0 1 3

R E C O N H E C I M E N T O A C A D Ê M I C O

T R A B A L H O D E C O N C L U S Ã O D E C U R S O

C O N Q U I S TA P R O F I S S I O N A L

COORDENADORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPA DE CONGRESSO INTERNACIONAL

CURSO DE BIOMEDICINA DESENVOLVE PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE DIABETES

MERCADO DE TRABALHO PARA FARMACÊUTICOS TEM NOVAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

O ano começou a todo vapor para os coordenadores da Unipac. A começar pela coordenadora do curso de Educação Física, Marilane de Cáscia Santos, que participou do 28º Congresso Internacional de Educação Física. O encontro, em janeiro, em Foz do Iguaçu, foi organizado pela Federação Internacional de Educação Física (FIEP), em parceria com Conselho Regional de Educação Física do Paraná.

Da extensa programação mereceu destaque o “III Fórum de Coordenadores de Cursos de Educação Física”, o qual contou com efetiva participação da coordenadora Marilane de Cáscia Santos que ministrou módulo do

curso Psicomotricidade: “Competências: saber – saber fazer – saber ser”. Entre os alunos, brasileiros, chilenos, paraguaios e colombianos.

“O objetivo do curso foi proporcionar experiências teóricas e praticas do dia a dia do conhecimento e desenvolvimento da criança e da criança especial, usando como ‘meios’ materiais alternativos de fácil confecção e/ou aquisição, no qual o aluno coloca em prática as suas habilidades psicomotora, ligadas ao afeto, carinho e integração”, explicou Marilane Santos, que já aguarda com ansiedade o mês de julho, quando também ministrará o curso no Chile.

O desenvolvimento de pesquisas científicas durante a graduação é um importante aliado na formação acadêmico-profissional do aluno. Dentre os muitos projetos conduzidos na Unipac, em prol da melhoria da qualidade de vida da comunidade, merece destaque a pesquisa intitulada “Práticas tradicionais em insulinoterapia: avaliação das possíveis contaminações bacterianas e o risco desenvolvimento de infecções locais e sistêmicas”, desenvolvida por Amanda Braga Moura, Aline Cristina Marques, Rosangela Mendes e Shânata Horrana, sob orientação da professora Mírian Oliveira.

A pesquisa foi realizada com pacientes diabéticos cadastrados e atendidos no serviço de consulta de um Programa de Saúde da Família em um município da região.

O estudo objetivou caracterizar as práticas de aplicação da insulina e avaliar a presença de contaminação bacteriana nos frascos e nas seringas reutilizadas pelos pacientes, bem como o risco de desenvolvimento de infecções cutâneas e sistêmicas.

Uma recente publicação do Ministério do Trabalho e Emprego significou uma grande conquista para o farmacêutico, tornando o mercado de trabalho ainda mais promissor. Trata-se da atualização na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO/Ministério do Trabalho), documento que reconhece, nomeia e codifica as ocupações existentes no Brasil.

De acordo com a atualização, a atuação do farmacêutico contempla as seguintes ocupações: farmacêutico, farmacêutico analista clínico; farmacêutico de alimentos; farmacêutico em práticas integrativas e complementares; farmacêutico em saúde pública; farmacêutico industrial;

farmacêutico toxicologista; e farmacêutico hospitalar e clínico. A CBO ainda lista mais de cem títulos sinônimos (confira a íntegra do documento no site (http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTitulo.jsf ).