Jornal Unipac Notícias

8
Ano IX - Nº 45 - junho/julho de 2012 Órgão informativo da Unipac Vale do Aço ESTE JORNAL ESTá DE ACORDO COM A REFORMA ORTOGRáFICA DA LíNGUA PORTUGUESA Pág. 3 Pág. 4 e 5 Pág. 2 Conheça alguns dos muitos egressos de sucesso da Unipac Unipac firma convênio com Associações e CDL`s de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo Partir é ir para algum lugar, é se movimentar, evoluir, dar início a algo novo, a um novo destino, a uma nova história. Pensando nisso, a Unipac Vale do Aço partiu na frente. Só aqui você tem: infraestrutura, qualidade de ensino e financiamento a juro zero para você partir para o sucesso. Inscrições abertas. Fica a dica. Unipac, em Ipatinga e Timóteo.

description

Jornal Unipac Vale do Aço mês de Junho e Julho.

Transcript of Jornal Unipac Notícias

Page 1: Jornal Unipac Notícias

Ano IX - Nº 45 - junho/julho de 2012Órgão informativo da Unipac Vale do AçoEstE jornAl Está dE Acordo com A rEformA ortográfIcA dA língUA PortUgUEsA

Pág. 3

Pág. 4 e 5Pág. 2 conheça alguns dos muitos egressos de sucesso da Unipac

Unipac firma convênio com Associações e cdl`s de Ipatinga, coronel fabriciano e timóteo

Partir é ir para algum lugar, é se movimentar, evoluir, dar início a algo novo, a um novo destino, a uma nova história. Pensando nisso, a Unipac Vale do Aço partiu na frente. só aqui você tem: infraestrutura, qualidade de ensino e financiamento a juro zero para você partir para o sucesso.

Inscrições abertas. fica a dica. Unipac, em Ipatinga e timóteo.

Page 2: Jornal Unipac Notícias

Unipac notícias é um boletim informativo da Unipac Vale do Aço.IPATINGA - rua salermo, 299 - BethâniaTIMÓTEO - Av. Ary Barroso, 785 - serenataContato: 0800 724 2300 - www.unipacvaledoaco.com.brProjeto Gráfi co e Textos: ten comunicação Integrada

C E N T R A L D E E S TÁ G I O

PA R C E R I A D E S U C E S S O

Vivenciar uma experiência profi ssional em projetos sociais. Este é um dos objetivos do projeto piloto de um convênio fi rmado entre Unipac Vale do Aço, por meio da central de Estagio, e o Instituto cenibra.

com atividades iniciadas em meados de abril, o trabalho concilia a demanda dos projetos sociais realizados nas comunidades da região do rio doce pelo Instituto com o potencial técnico-científi co dos alunos da Unipac, visando

buscar soluções sustentáveis. os estudantes podem atuar como estagiários ou exercendo atividades complementares em sua grade de formação.

As ações que integram o convênio foram iniciadas pelo curso de Psicologia. Inicialmente, 16 alunos dos 6º, 7º e 9º períodos participam do projeto. com o amadurecimento da parceria, todos os demais cursos da Unipac que puderem exercer atividades afi ns também poderão integrar as ações.

Empresários, lojistas e comerciários de todo o Vale do Aço interessados em enriquecer sua bagagem profi ssional podem se matricular nos cursos de tecnologia em gestão de recursos Humanos e em Processos gerenciais da Unipac timóteo ou, ainda, em um dos cursos de mBA e Pós-graduação da Unipac Vale

do Aço (Ipatinga e timóteo) com descontos de até 20% nas mensalidades.

o benefício é resultado de um convênio assinado entre a faculdade e Associações comerciais e câmara dos dirigentes e lojistas (cdl) de timóteo, coronel fabriciano e Ipatinga.

Para usufruir o benefício, empresários das Associações comerciais e cdl’s conveniadas devem solicitar às respectivas entidades uma declaração de associado. os descontos nas mensalidades dos cursos de tecnologia são concedidos a turmas fechadas, conforme

quantidade de associados matriculados, e variam entre 5% a 20%. já para os cursos de mBA e pós-graduação, esse desconto será de 15%, no caso de quatro ou mais associados matriculados, ou de 20%, quando for acima de 20 alunos.

2

Unipac firma parceria com Instituto Cenibra e amplia estágios em projeto sociais

Convênio permite descontos em cursos de Tecnologia, MBA e especialização

CONVÊNIO

Alunos e professores da Unipac e equipe do Instituto Cenibra comemoram o início das atividades

Representantes da Unipac e dirigentes das Associações Comerciais durante assinatura do convênio

2 J U N H O / J U L H O D E 2 0 1 2

Page 3: Jornal Unipac Notícias

“no que você está pensando?” Essa é a pergunta que o facebook faz em sua página inicial. E se sua resposta está relacionada a conquistas, excelentes oportunidades profi ssionais e espaço no mercado de trabalho, compartilhe a hashtag #partiusucesso e “Adicione mais conteúdo à sua formação”. É com esse conceito que a Unipac Vale do Aço lança sua campanha de Vestibular para o 2º semestre. As inscrições podem ser feitas pelo site www.unipacvaledoaco.com.br, até o dia 15 de junho, ou nas secretarias das faculdades (timóteo ou Ipatinga), até o dia 16. A prova será realizada no dia 17, das 9h às 13h, em Ipatinga e timóteo. o valor da inscrição é r$ 25.

na Unipac, você escolhe fazer ou não fazer a prova. Além do vestibular tradicional – prova de múltipla escolha com 45 questões e uma redação –, o processo seletivo da Unipac Vale do Aço também recebe inscrições para quem optar pela forma de ingresso do Aproveitamento das notas do Ensino médio.

neste processo seletivo, alunos do último período do curso técnico de escolas conveniadas podem ingressar em qualquer curso superior oferecido pela Unipac Vale do Aço, por meio do aproveitamento de seus estudos. o candidato se inscreve na secretaria de sua escola e indica a opção de curso de seu interesse. Em seguida, a escola encaminha para a Unipac a média global do aluno, para análise e classifi cação. Para quem optar por essa modalidade de ingresso, não é cobrada taxa de inscrição.

• Administração• Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - em apenas

dois anos• Tecnologia em Processos Gerenciais - em apenas dois anos

• Administração• Ciência da Computação• Ciências Contábeis• Educação Física• Enfermagem• Engenharia Ambiental• Engenharia Civil• Engenharia de Produção• Engenharia Química• Farmácia • Fonoaudiologia• Psicologia• Serviço Social • Sistemas de Informação.

outra opção de ingresso na Unipac é a análise da nota do EnEm (Exame nacional do Ensino médio). Para essa modalidade, também não é cobrada taxa de inscrição. os candidatos devem apresentar, no ato da inscrição o comprovante com a nota do EnEm 2011.

www.unipacvaledoaco.com.br ou 0800-724-2300.

Atendimento presencial: Unipac Ipatinga: rua salermo, 299, Bethânia – segunda a sexta, das 8h às 22h, e sábado das 8h às 12h

Unipac timóteo: av. Ary Barroso, 765, serenata – segunda a sexta-feira, das 13h às 22h

A Unipac Vale do Aço é a única da região que oferece aos seus calouros a oportunidade de fi nanciar o curso com juro zero. com o crédito Unipac Pravaler, o aluno paga só 50% do valor da mensalidade no dobro do tempo, sem juros. consulte condições e faça simulação de propostas no site da Unipac – www.unipacvaledoaco.com.br

#FORMAS DE INGRESSO

#ENEM

#CURSOS

#FINANCIAMENTO COM JURO ZERO#INFORMAÇÕES

TIMÓTEO

IPATINGA

I N S T I T U C I O N A L

J U N H O / J U L H O D E 2 0 1 2 3

Page 4: Jornal Unipac Notícias

Egressos de RH destacam-se no mercado de trabalho

Alunas de Administração conquistam estágios disputados na Aperam

U N I PA C T I M Ó T E O

R E C U R S O S H U M A N O S

Priscila lage silva, grasiele Aparecida Pereira e Andrea de souza Andrade, graduandas do curso de Administração da Unipac timóteo, conquistaram três das quatro vagas oferecidas para estudantes de Administração no Programa de Estágio Aperam 2012, da Aperam south America (antiga Acesita).

Para obtenção das vagas, as alunas da Unipac passaram por um criterioso processo seletivo, que envolveu triagem de currículo, avaliação psicológica, dinâmica de grupo, entrevistas técnicas, avaliação de Inglês para cursos específicos e exames médicos.

CARREIRA PROFISSIONALAluna do 8º período, Andrea de souza acredita que

o estágio ensina a ter conduta profissional. “trabalho para obter as competências requeridas no mundo moderno, com habilidades e atitudes que possibilitem o crescimento organizacional”, conta a estagiária do departamento fiscal tributário da Aperam.

grasiele Pereira cursa o 7º período e faz estágio na área de suprimentos matérias-Primas e Produtos Industriais da Aperam. “o conhecimento adquirido na graduação, além da vivência prática de mercado dos professores, tem contribuído muito com o meu estágio”, revela.

no ambiente organizacional, o que faz parte da rotina do estágio de Priscila lage são atividades na gerência de suprimentos, materiais, Insumos e serviços da Aperam. “o curso de Administração visa à formação de profissionais com espírito empreendedor, pois abrange diversas áreas que dão suporte ao estágio”, elogia a aluna do 7º período.

com projeto pedagógico dinâmico e diferenciado, o curso superior de tecnologia em gestão de recursos Humanos da Unipac timóteo tem o foco na gestão organizacional e utiliza métodos e técnicas que otimizam o trabalho administrativo. Quem comprova as oportunidades profi ssionais proporcionadas pelo curso é o egresso Rafhael Francis Freitas da Silva, formado em 2010.

rafhael trabalha há quase dois anos em um supermercado da rede multinacional cencosud. com apenas três meses de trabalho, após concluir a graduação, o egresso foi promovido a encarregado operacional, onde atua com liderança de equipe, além de procedimentos referentes à gestão de pessoas. “o curso me proporcionou rápida ascensão profissional. Além disso, desenvolvi outras competências e sei que contribuo com os bons resultados que a organização tem conquistado”, reconhece o ex-aluno.

satisfeito com as conquistas que obteve, rafhael confessa que ainda tem muitos objetivos a alcançar. “Quero ser gerente de Atendimento da Cencosud e, posteriormente, trabalhar no setor de recursos Humanos. também pretendo continuar a especialização em gestão de Pessoas e negócios pela Unipac para ampliar as oportunidades”, antecipou.

GERÊNCIA DE RHrecrutamento, seleção, treinamento, monitoramento, avaliação e orientação de

funcionários, além de cuidar do registro de pessoal são algumas das atividades que a ex-aluna Joana Darque de Menezes Barros, também do curso de tecnologia em gestão de recursos Humanos, exerce em sua rotina de trabalho. formada em 2008, a egressa é gerente de recursos Humanos da rede de padaria e lancheria Premialy, há mais de 3 anos.

“o curso me oportunizou muitas conquistas, inclusive a garantia do cargo de gerência de rH. com o conhecimento alinhado à prática, hoje tenho uma visão mais ampla e consigo administrar e enfrentar desafi os cada vez maiores dentro da minha área de atuação”, comenta a ex-aluna da Unipac timóteo.

Priscila Lage, Andrea de Souza e Grasiele Pereira: desbancaram inúmeros candidatos e conquistaram as poucas vagas ofertadas

4 J U N H O / J U L H O D E 2 0 1 2

Page 5: Jornal Unipac Notícias

Mercado aquecido para engenheiros ambientais

Química sustentável em debate no 2º SIPEQ

Vivemos em uma época em que os assuntos aquecimento global e poluição ambiental têm sido muito discutidos. E é nesse contexto que se encontram os profi ssionais da área de engenharia ambiental, que se tornaram mais procurados e valorizados em função da maior conscientização das empresas e da sociedade.

o campo de atuação do profi ssional graduado em Engenharia Ambiental e sanitária é bastante amplo. dentre as inúmeras possibilidades, o profi ssional estará apto a atuar com gestão ambiental, análise de riscos ambientais, avaliação de impactos ambientais, licenciamento ambiental, auditorias e diagnósticos ambientais, perícias ambientais, planejamento energético e energias renováveis, além de outros.

A engenheira ambiental da cmI montagem Industrial, de Ipatinga, Helbe moreira cardoso, tem aproveitando a versatilidade oferecida pela profi ssão. Há quase cinco anos na empresa, a ex-aluna do curso de Engenharia Ambiental da Unipac Vale do Aço, formada em julho de 2010, desenvolve várias atividades em sua rotina. Entre outras atividades, a egressa é responsável pela coordenação de projetos de segurança, saúde e meio ambiente da empresa, além da gestão da equipe técnica de obras. “também elaboro análises de riscos, ordens serviços, laudos e licenças ambientais, bem

como monitoro impactos ambientais e ministro treinamentos aos funcionários”, enumera.

TEORIA E PRÁTICAHelbe acredita que seu bom desempenho profi ssional

tem o reforço da qualidade do ensino oferecido pelo curso da Unipac. “os conteúdos aprendidos em sala de aula direcionam para o melhor caminho a seguir em cada situação. tudo isso embasado pelo nível de conhecimento dos professores de disciplinas específi cas e material didático”, enfatiza a egressa, que também é pós-graduada em Engenharia de segurança do trabalho.

mais uma vez, foi sucesso de público a segunda edição do Simpósio dos Profi ssionais e Estudantes da Química (Sipeq), promovido pelo curso de Engenharia Química da Unipac Vale do Aço, de 1º a 3 de junho. o evento reuniu acadêmicos, pesquisadores, docentes e profi ssionais da área para debater o tema “Química, Pesquisa e sustentabilidade”.

A abertura do evento aconteceu na magnesita, em coronel fabriciano. nos dias 2 e 3 de junho, o evento seguiu na Unipac com estandes, palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentação de trabalhos com objetivo de abordar qualidade, pesquisa, indústria, sustentabilidade e mercado da química para contribuir com o desenvolvimento da região do Vale do Aço.

o ponto alto na programação do dia 2 foi a palestra do engenheiro químico martin schmall, professor titular do Programa de Engenharia Química do COPPE (Instituto Alberto luiz coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia) e professor emérito da Universidade federal do rio de janeiro. o palestrante discorreu sobre “desativação de catalisadores em reatores industriais”.

MERCADOna manhã do dia 3, foi a vez de conhecer outros nichos

de mercado por meio dos minicursos. Entre os destaques, “Análise sensorial da cerveja Artesanal”, ministrado por marco falcone, da cervejaria falke Bier; e “cosmetologia”, com o palestrante Erik Kened da silva, da mirra cosméticos).

E N G E N H A R I A A M B I E N TA L

E N G E N H A R I A Q U Í M I C A

Helbe Moreira: desempenho profi ssional tem o reforço da qualidade do ensino do curso

J U N H O / J U L H O D E 2 0 1 2 5

Page 6: Jornal Unipac Notícias

P S I C O L O G I A

FA R M Á C I A

Em 2012, os psicólogos comemoram os 50 anos de regulamentação da profi ssão no Brasil. Para celebrar o meio século da profi ssão, ao longo de todo o ano, o curso de Psicologia da Unipac Vale do Aço realiza uma série de eventos para debater as principais conquistas e desafi os.

A programação, iniciada em março, tem contado com participação de psicólogos que possuem vasta experiência profi ssional prática. Por meio de mesas-redondas, já foram discutidos temas que são algumas vertentes da Psicologia: Educação, social, gestão de Pessoas e tratamento Psicológico de Dependentes Químicos.

SINDICATO DOS PSICÓLOGOS como parte das comemorações, em abril o curso de

Psicologia recebeu o diretor secretário do sindicato dos Psicólogos do Estado de minas gerais (Psind-mg), Volney lopes de Araújo costa. o diretor falou da atuação da entidade e frisou a impor tância da união da categoria para alcance das conquistas.

CONQUISTAS E DESAFIOSEm junho, a comemoração dos 50 anos de

regulamentação da profi ssão de psicólogo no Brasil está prevista para o dia 23, quando será abordado o assunto “Psicologia e saúde”. Informações sobre toda a programação podem ser obtidas pelos contatos 2109.2315 ou [email protected].

Estar entre os melhores é também o lema da egressa do curso de farmácia, daniela cibeli guimarães garcia. A farmacêutica, formada em 2010, integra o seleto grupo dos 15 alunos selecionados pelo Programa de mestrado em fisiologia e farmacologia da Universidade federal de minas gerais (Ufmg).

depois de passar pelo acirrado processo seletivo, que envolveu estudantes de outras renomadas instituições, daniela desenvolverá por dois anos uma pesquisa no laboratório de farmacologia cardiovascular do Instituto de ciências Biológicas (IcB) da Ufmg. “o objetivo é avaliar a atividade vasodilatadora de um extrato de planta na artéria aorta de camundongos, verifi cando e analisando o mecanismo de ação da droga”, descreve a pesquisadora.

ESTUDANTES E PSICÓLOGOS COMEMORAM 50 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO

EX-ALUNA É APROVADA EM MESTRADO NA UFMG

O diretor do Psind, Volney Lopes, destacou a importância da união da categoria

Daniela Cibeli: o estímulo às atividades acadêmicas é um ponto forte da Unipac

E D U C A Ç Ã O F Í S I C A

o curso de Educação física realizou em maio o V seminário de Estágio. o evento oportunizou momento de discussão entre alu-nos, professores, pedagogos e diretores de escolas que recebem os graduandos de Educação física em experiências de estágio nas aulas de Educação física Escolar.

organizado pela coordenadora do curso, marilane santos, e pela coordenadora de Estágio supervisionado, Bruna chaves, o seminário contou com o debate do tema “A inclusão e o progresso educativo no ambiente escolar”.

marilane santos ressaltou a importância da participação da comunidade escolar no evento. “As discussões e propostas levan-tadas são transmitidas aos alunos do curso, sobretudo àqueles in-seridos nos estágios. Além disso, cada estagiário recebe feedback,

com objetivo de avaliar postura e conduta. sem dúvida, trata-se de uma experiência muito enriquecedora”, frisou.

SEMINÁRIO DE ESTÁGIO DEBATE INCLUSÃO ESCOLAR

6 J U N H O / J U L H O D E 2 0 1 2

Page 7: Jornal Unipac Notícias

C I Ê N C I A D A C O M P U TA Ç Ã O E S I S T E M A S D E I N F O R M A Ç Ã O

Uma reportagem divulgada, em maio, no portal g1, mostrou que o mercado de trabalho está cada vez mais aque-cido para os profi ssionais de ciência da computação e sistemas de Informação. segundo o IBgE, o setor de serviço da informação cresceu quase 5% no ano passado. Atualmente, há 1,2 milhão de

trabalhadores empregados no setor de tecnologia da Informação (tI), e estão sobrando 115 mil vagas.

Para o coordenador do curso de ciên-cia da computação da Unipac, cristhian flamarion gomes de carvalho, o mer-cado de tI possui excelentes perspecti-vas de expansão. “o Brasil tem formado

menos profi ssionais do que o mercado precisa, por isso o país está contratando profi ssionais de outros países. Existem muitas vagas e os centros tecno-lógicos de todo o país buscam por profissionais qualificados e que atendam as exigências do merca-do”, observa o docente.

CRESCIMENTO ACELERADOconforme a Associação Brasileira de Empresas de tI, o Brasil tem tudo para se tornar um dos quatro maiores centros de tI do mundo até 2022. o Brasil forma em torno de 85 mil pro-fi ssionais por ano. E o crescimento do mercado cresce muito. no ano passado cresceu 11%. A estimativa é que até 2020 devem surgir 750 mil empregos no setor.

EM ASCENSÃOo desenvolvimento de softwares que fomentem as empresas

na cadeia produtiva, no relacionamento com o cliente e/ou nos planejamentos estratégicos, é um dos nichos que mais crescem, segundo o coordenador do curso de sistemas de Informação da Unipac, roberto jubran. “Para cada empresa que se moderniza hoje, duas também se modernizarão amanhã. os softwares para produção e venda, por exemplo, otimizam o trabalho, pois proporcionam maior velocidade das informações e agilidade na tomada de decisões. Isso movimenta a concorrência. É nesse mo-mento que os profi ssionais de tI devem estar preparados para o mercado, que está cada vez mais promissor”, orienta.

SOBRAM VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO PARA PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

C I Ê N C I A S C O N TÁ B E I S

“o contador é um dos profi ssionais mais bem pagos do país, tanto na atuação particular como no serviço público”. A frase mo-tivadora é do presidente do sindicato dos contabilistas do Vale do Aço (sincovale), renato Pavione.

Em entrevista concedida ao jornal diário do Aço, na edição de 25 de abril deste ano, data em que comemora-se o dia do contabilis-ta, o presidente da entidade destacou alguns pontos que comprovam a carência de profissionais da área no Vale do Aço.

o presidente do sincovale ressaltou que o mercado está cada vez mais aberto à atuação dos profi ssionais da área con-tábil. de acordo com Pavione, os egressos dos cursos não têm sido sufi cientes para suprir as necessidades das empresas. “Partimos para uma era em que será necessário um profi ssio-nal de contabilidade por empresa. Isso porque o contador ou contabilista se tornou o braço direito da administração. É um profi ssional importante na tomada de decisão dentro de uma empresa”, argumentou.

QUALIDADE DE ENSINOAinda de acordo com o presidente da entidade, com o passar

do tempo de trabalho e experiência prática na área contábil, a remuneração dos profi ssionais torna-se mais valorizada.

VALE DO AÇO DEMANDA PROFISSIONAIS DA ÁREA CONTÁBIL

J U N H O / J U L H O D E 2 0 1 2 7

Page 8: Jornal Unipac Notícias

E N G E N H A R I A S

o diagnóstico de que o desenvolvimento do Brasil exige mais engenheiros já virou consenso. Para se ter uma ideia, o País está sendo obrigado a importar pessoal, porque já faltam profi ssionais para atender ao mercado brasileiro.

Estimativas do conselho federal de Engenharia sinalizam que o Brasil forma por ano cerca de 40 mil engenheiros por ano. muito atrás da rússia, índia e china que formam respectivamente 190 mil, 220 mil e 650 mil profi ssionais.

recentemente, uma matéria publicada no jornal Estadão re-forçou o quanto há oportunidades na área de Engenharia. Em entrevista, o professor roberto leal lobo, especialista em gestão na área de educação, ressaltou qual a necessidade brasileira de engenheiros no curto prazo. “Admitindo um crescimento econô-mico de 4,5%, 5% ao ano, em 4 ou 5 anos, precisaremos formar, pelo menos, 60 mil engenheiros”, afi rmou.

ENSINO DE QUALIDADEE você? o que está esperando? faça um curso de Engenharia e

aumente os números brasileiros. Para ser um profi ssional dispu-tado pelo mercado, escolha um dos cursos oferecidos pela Unipac

Vale do Aço: Engenharia Ambiental, Engenharia civil, Engenharia Química e Engenharia de Produção. Cursos com qualidade reco-nhecida pelo ministério da Educação (mEc), com excelentes notas e as menores mensalidades da região.

Brasil precisa formar 60 mil profissionais

S E M A N A I N T E G R A D A

Estudantes, docentes e profi ssionais da área da saúde se reuniram entre os dias 21 e 25 de maio para a 9ª semana de Enfermagem e 11ª semana de serviço social, realizadas pelos cursos de Enfermagem e serviço social da Unipac Vale do Aço. os eventos são realizados anualmente sempre no mês de maio, alusivos ao dia do Enfermeiro,

comemorado no dia 12, e do Assistente social, no dia 15.

com a temática “A importância da Interdisciplinaridade na Política de saúde”, os dois eventos aconteceram, pela primeira vez, com a programação integrada. o objetivo foi destacar a importância da interdisciplinaridade, enfatizando o papel dos dois profi ssionais

nos programas de saúde. Palestras, ofi cinas de estágio, exposição

de trabalhos científi cos, apresentações culturais, estandes temáticos com orientações à comunidade e relatos de experiências profi ssionais foram abordados simultaneamente pelos dois cursos.

ENFERMAGEM E SERVIÇO SOCIAL DEBATEM POLÍTICAS DE SAÚDE

8 J U N H O / J U L H O D E 2 0 1 2