Jornaldecristalina (16)

14
JORNAL DE CRISTALINA 1 Dezembro de 2014 ANO V - Nº 42 - DEZEMBRO DE 2014 O consultor imobiliário Marcelo Felipe da Silveira, proprietá- rio da Marcelo Imóveis, fala ao Jornal de Cristalina sobre as tendências do mercado imobiliário. Página 11 A Imagem e Propaganda rea- lizou evento para condecorar empresas e profissionais que se destacaram em 2014. O Labo- ratório Prontanálise, do Dr. As- trogildo Estanislau, foi um dos premiados. Páginas 8 e 9 As empresárias Natália e Ca- rolina estão alegres com Malwee, marca que terá exclu- sividade da loja Rosa e Choque. O espaço está cada vez mais aconchegante. Página 14 Inovações imobiliárias em Cristalina Ângela e sua competente equipe da L’acqua di Fiori, bem como todo o comércio de Cris- talina, se prepararam para mais um final de ano. Comprar no comércio da cidade é valorizar quem emprega e gera desenvol- vimento para o município. O vereador Wellington Caixe- ta (PSDB) vai comandar as ações do Poder Legislativo em 2015. Página 5 Expectativa de vendas de fim de ano Caixeta é eleito presidente da Câmara Malwee e Rosa Choque fecham parceria Melhores de 2014

Transcript of Jornaldecristalina (16)

Page 1: Jornaldecristalina (16)

JORNAL DE CRISTALINA 1Dezembro de 2014 ANO V - Nº 42 - DEZEMBRO DE 2014

O consultor imobiliário Marcelo Felipe da Silveira, proprietá-rio da Marcelo Imóveis, fala ao Jornal de Cristalina sobre astendências do mercado imobiliário. Página 11

A Imagem e Propaganda rea-lizou evento para condecorarempresas e profissionais que sedestacaram em 2014. O Labo-ratório Prontanálise, do Dr. As-trogildo Estanislau, foi um dospremiados. Páginas 8 e 9

As empresárias Natália e Ca-rolina estão alegres comMalwee, marca que terá exclu-sividade da loja Rosa e Choque.O espaço está cada vez maisaconchegante. Página 14

Inovaçõesimobiliárias

em CristalinaÂngela e sua competente

equipe da L’acqua di Fiori, bemcomo todo o comércio de Cris-talina, se prepararam para maisum final de ano. Comprar nocomércio da cidade é valorizarquem emprega e gera desenvol-vimento para o município.

O vereador Wellington Caixe-ta (PSDB) vai comandar asações do Poder Legislativo em2015. Página 5

Expectativade vendas defim de ano

Caixeta é eleitopresidente da

Câmara

Malwee eRosa Choque

fechamparceria

Melhoresde 2014

Page 2: Jornaldecristalina (16)

JORNAL DE CRISTALINA2 Dezembro de 2014

uvimos diariamente, emnossa amada Cristalina,reclamações acerca da

falta de abastecimento d'águapotável para o consumo dapopulação.

De acordo com o levanta-mento elaborado a partir dosdados do Sistema de Informa-ção da Atenção Básica(SIAB) do Ministério da Saú-de, cujos dados são gerados apartir do trabalho das equipesde Saúde da Família e Agen-tes Comunitários de Saúde,que fazem o cadastramentodas famílias e identificam asituação de saneamento emoradia, no ano de 2013 Cris-talina possuía 67,1% dos do-micílios com rede de abaste-cimento de água.

Além da óbvia incapacida-de de armazenamento e dis-tribuição de água pela Sanea-go e da também óbvia inca-pacidade do prefeito em ten-tar resolver essas questões,temos um assunto da maiorimportância a ser tratado comresponsabilidade pelos próxi-mos anos, que é, justamente,o planejamento e execução de

políticas públicas para a pro-teção dos nossos mananciaise recursos hídricos em soloscristalinenses.

Nosso município possuiregistros de 256 rios, riachos,ribeirões, veredas e nascentes.Vários ribeirões e córregosnascem na cidade e corrempara a periferia do município.Esse potencial hídrico é fun-damental ao desenvolvimen-to da agricultura irrigada, seg-mento que tem contribuídodecisivamente para o impul-so econômico do município,e dentre os principais rios eCachoeiras estão o Rio SãoMarcos; o Rio São Bartolo-meu; a Cachoeira do Arroja-do; a Cachoeira dos Borela eo Balneário das Lajes.

A água é um recurso natu-ral insubstituível para a manu-tenção da vida saudável e bemestar do homem, além de ga-

rantir auto suficiência econô-mica da propriedade rural. Nasúltimas décadas, o desmata-mento de encostas e das matasciliares, além do uso inadequa-do dos solos, vêm contribuin-do para a diminuição da quan-tidade e qualidade da água emtodo o Brasil e o que vemos,ao se somarem a estes fatos alonga estiagem, como a desteano de 2014, é a estagnação dacapacidade de armazenamen-to e distribuição de água.

Para a recuperação e preser-vação das nascentes e manan-ciais em propriedades rurais,podem-se adotar algumas me-didas de proteção do solo e davegetação que englobam des-de a eliminação das práticas dequeimadas até o enriqueci-mento das matas nativas.

O uso excessivo e descon-trolado de defensivos agríco-las nas lavouras são grandes

agentes de contaminação dosolo e da água, principalmen-te do lençol freático. Por issoseu uso deve ser controlado efeito sob a orientação de umtécnico responsável. Tambémé necessária a construção delocais apropriados para o des-carte das embalagens, que ja-mais devem ser jogadas emrios e córregos ou junto aolixo comum da fazenda.

A construção de cercas, fe-chando as áreas de nascentes,num raio de 30 a 50 metros apartir do olho d’água: evita aentrada dos animais e, porconseguinte, o pisoteio e com-pactação do solo. Necessáriaainda a manutenção do asseio,ou seja, a limpeza em volta dacerca para evitar que o fogo,em caso de incêndio, atinja aárea de nascente.

Somando-se a isso é fun-damental o enriquecimento da

vegetação em torno das nas-centes, que funciona comouma barreira viva na conten-ção da água proveniente dasenxurradas, devendo-se prio-rizar espécies nativas da re-gião, facilitando assim a re-novação natural da área plan-tada.

Além disso devem serconstruídas fossas assépticasnas residências rurais, evitan-do o lançamento de esgotosnas águas da propriedade e aconstrução de fossas para osrejeitos animais, principal-mente no caso de criação desuínos e construção de cochospara abastecimento de águapara o gado ao longo da pro-priedade, evitando o trânsitode animais junto às nascentese córregos.

São medidas simples e queajudarão, em muito, na preser-vação dos nossos mananciaise garantirão que no futuro,com planejamento e políticaspúblicas municipais efetivasna área de meio ambiente,consigamos mapear, catalogare cuidar de todas as nossasnascentes e cursos d'água.

Marquinho Abrão se confraterniza com as criançasomo acontece todos os anos, emvárias datas especiais MarquinhoAbrão, com a ajuda de amigos,

empresas e familiares, leva alegriapara crianças em datas especiais comoa Páscoa, o Dia das Crianças e tam-bém no Natal.

Este ano não foi diferente, comMarquinho distribuindo 2300 bolas defutebol em escolas municipais e cre-ches, além de bairros como CidadeNova e Recurso e também no próprioescritório, onde o movimento dos“baixinhos” foi grande enquanto du-raram as bolas.

“Natal é uma época de paz, de har-monia e alegria e não há nada melhordo que ver as crianças sorrindo e brin-cando, vivendo o seu mundo. Fico

feliz em poder fazer algo por elas,principalmente as mais carentes”, dizMarquinho, que nunca deixou de es-tar próximo das pessoas em todos osmomentos. “Naquilo que posso, sem-

pre estou pronto para contribuir, aju-dar, orientar”, fala o ex-vereador.

Extremamente feliz, Marquinhoenviou para o Jornal a lista de seuscolaboradores, a quem agradece mui-

to, já que não conseguiria fazer o tra-balho sozinho. Os nomes são: Anto-nino Andrade, Iuri Cosac, RodrigoCosac, Dr. Castelo Branco, LeandroFaria, Agromaq, Paulo Corazza, Jú-nior do Salão, Maurício de Jesus Ro-mero (Texaco), Vanderlei da Plante-bem , Dario Nardi, Deputado Estadu-al Valcenor Braz , Dr. Célio Silveira,Churrascaria D’Gustt, Super 1,99 doTchê, Zé Ailton, Kissim, SiscatoTransportes, Edu Martini ,Veruza,Maria Eduarda, Heitor Soares, Rainer,Juninho Anicésio , Osman e Omar,Sílvia, Auto Escola do Wadinho, Mar-celo Santin e Cleber Donizete da Cruz,Zeni Artes Gráficas, Dr. George Bor-toli e outros que pediram para que seusnomes não fossem divulgados.

Guilherme Castelo Branco éadvogado, Suplente de verea-dor e Presidente do PartidoVerde (43)

NOSSAS ÁGUAS!O

C

Page 3: Jornaldecristalina (16)

JORNAL DE CRISTALINA 3Dezembro de 2014

Em carreata em Cristalina, logo após o primeiro turno, Dr. Célio agradeceu os votos e concla-mou os cristalinenses a votarem mais uma vez em Marconi. Deu certo!

Experiência a serviço de Goiás

médico Célio Silveira(PSDB), que já foi de-putado estadual, presi-

dente da Assembleia Legis-lativa do Estado de Goiás,presidente da Agência Goi-ana de Esporte e Lazer eprefeito de Luziânia, foieleito deputado federal naeleição do dia 05 de outu-bro com 112 mil votos.

Político capaz e experi-ente, Dr. Célio será um dospilares do Governo Marco-ni Perillo (PSDB), já queele goza de prestígio e é ho-mem da confiança do go-vernador. Com votação ex-pressiva em Cristalina,onde foi o deputado fede-ral mais votado, Dr. Célioserá o elo que fará a liga-ção entre o município, suaslideranças e o governo es-tadual.

“Quero trabalhar muito

por Cristalina, pelo Entor-no e por nosso Estado deGoiás, já que a populaçãome deu essa oportunidade.E a melhor forma de agra-decer aos amigos e cidadescomo Cristalina, é traba-lhar e trabalhar muito”, fa-lou o entusiasmado Dr. Cé-lio, uma liderança forte epromissora do estado.

Com o apoio de várias li-deranças de Cristalina, Dr.Célio alcançou 3.148 vo-tos, liderando a disputa nomunicípio. Presidente doPSL local, o empresárioVanderlei da Plantebem,que é amigo pessoal do Dr.Celio há vários anos, nãoesconde a satisfação pelavitória do amigo. “Estoualegre e só tenho a agrade-cer, pois foi muito impor-tante Cristalina participardesta campanha, dando

uma votação histórica parao Dr. Célio, pois assim te-remos condições e legitimi-dade para reivindicar aocompetente deputado bene-fícios para a comunidade”,disse Vanderlei, que estácom a alegria redobradapor causa da grande vota-ção do Daniel do Sindica-to, também do seu partido,que disputou a eleição dedeputado estadual em ou-tubro passado.

“Quero aproveitar estaoportunidade para parabe-nizar o Daniel pela disputae pelo belo trabalho quequase redundou em uma vi-tória, pois faltaram poucosvotos. Como presidente doPSL, quero também agra-decer a todos os cristalinen-ses que depositaram emDaniel a sua confiança, de-monstrando assim que o

povo, quando quer, podedar um novo direcionamen-to político ao município”,falou o empresário.

Outro que também estámuito contente com a vitó-ria do Dr. Célio é o ex-pre-sidente da Câmara, Mar-quinho Abrão, que traba-lhou dia e noite durante acampanha. “Foi um soma-tório de forças muito im-portante, com a participa-ção de diversas lideranças,o que redundou nesta gran-de votação. Tenho certezaque o nosso deputado fede-ral vai fazer muito por Cris-talina e pelo nosso povo”,disse Marquinho, destacan-do o apoio de líderes comoo presidente do PTB, Edu

Martini, do DEM, José deSouza (Duca), da vereado-ra Cirlene Côrtes, da ex-vereadora Aparecida Faria,Professor Nelson, HeitorSoares e dona Elza, dentreoutros.

Após o primeiro turno,Dr. Célio veio a Cristalinae participou de uma carre-ata, onde teve a oportuni-dade de agradecer os votose pedir apoio para Marco-ni Perillo, no segundo tur-no. Os companheiros con-tinuaram o trabalho e par-ticiparam da campanha,não só em Cristalina, masem outros municípios, ga-rantindo mais uma vezgrande votação para Mar-coni Perillo.

Vanderlei da Plantebem esteve com Dr. Célio e Marconi emvários eventos durante a campanha do segundo turno e vai co-brar o espaço para Cristalina no governo do tucano

O

Em meu nome e de toda aminha família, expresso às

famílias de Cristalina o desejode que as comemorações e as

alegrias do Natal ecoem portodos os dias do ano de 2015.

Jesus abençoe a todos.

Dr. Célio Silveira

Neste período tão especial paraa humanidade, quero desejar atodos os meus amigos e amigasde Cristalina as mais profícuasbênçãos de Deus durante os

festejos natalinos e no decorrer donovo ano que se aproxima.

Valcenôr BrazDeputado Estadual

Page 4: Jornaldecristalina (16)

JORNAL DE CRISTALINA4 Dezembro de 2014

Reforma Administrativapromovida pelo Governa-dor de Goiás, Marconi

Perillo, tendo em vista seunovo mandato, está rendendoelogios por parte de setoresimportantes da sociedade. AFolha de São Paulo, mais im-portante jornal do País, des-tacou o modelo goiano, cita-do como o mais enxuto entreos Estados, com o foco na re-dução de 16 para 10 secreta-rias. Como exemplo de mu-dança positiva, o jornal cita acriação das supersecretarias,como a de DesenvolvimentoEconômico, Científico e Tec-

nológico e de Agricultura,Pecuária e Irrigação. “Maisuma vez, somos exemplo parao País. Quem ganha são osgoianos”, falou Marconi aocomentar a reportagem.

Perillo salientou que Goi-ás está consolidando uma si-tuação de equilíbrio financei-ro e administrativo, comações inteligentes e corretaspara o cumprimento das me-tas fiscais. “Estabelecemoscomo meta que nosso estadoserá referência nacional emdiversas áreas da gestão pú-blica. E é com esse espíritoque iremos trabalhar, colocan-

do as pessoas certas nos lo-cais certos”, afirmou o gover-nador, que já nomeou doisnomes para sua equipe.

O primeiro nome divulga-do foi o do vice-governadorJosé Eliton, que vai assumir anova Secretaria de Desenvol-vimento Econômico, Cientí-fico e Tecnológico e de Agri-cultura, Pecuária e Irrigação,a qual será uma das mais im-portantes na nova estruturaadministrativa do GovernoEstadual. A nova secretariaabsorverá, a partir de primei-ro de janeiro, as atuais secre-tarias de Indústria e Comér-cio (SIC), de Ciência, Tecno-logia e Inovação (Sectec);Agricultura, Pecuária e Irriga-ção (Seagro) e a Agência Goi-ana de Desenvolvimento Re-gional (AGDR).

O segundo nome da novaequipe de Governo para 2015é o da economista Ana CarlaAbrão Costa, que vai assumira Secretaria da Fazenda a par-tir de 1º de janeiro. “A esco-lha que fiz foi baseada no qua-lificado currículo que a dou-tora Carla exibe como econo-mista. Ela está retornando aGoiás, onde nasceu, depois demais de 25 anos atuando prin-cipalmente em São Paulo, lo-

João Fachinello é defensor intransigente das ações do governa-dor Marconi Perillo

Referência na gestão pública

João Fachinello visita Escola Padrão Século 21 que está sendoconstruída no bairro Rio de Janeiro

Gilsão agradececomunidade

Silton empunhou, com orgulho, a bandeira deDilma durante as eleições

O empresário SiltonSoares, figura conheci-da da política cristali-nense, apoiou de peitoaberto a candidatura àreeleição da presidenteDilma Roussef. Duran-te a campanha Siltontrabalhou bastante, ade-sivando seus carros, pe-dindo votos para os ami-gos e argumentando so-bre as qualidades da pre-sidente. “Foi a vitória dopovo, da igualdade, das melhorespropostas para o Brasil. Dilma seidentifica com os brasileiros, bastaolhar sua trajetória de mulher tra-balhadora e seu coração valente paraenfrentar os desafios de governar oPaís”, comemora Silton.

Silton, que teve cerca de 7000 vo-tos para deputado estadual em 2010,apoiou este ano o candidato do PT aogoverno goiano, Antônio Gomide, eo petista Olavo Noleto para deputado

federal. Participante do debate polí-tico da cidade, Silton certamente serácandidato a prefeito em 2016, já queele não atua só na teoria ou na pala-vra, mas na prática, na ação.

“E nesta data, através do Jornalde Cristalina, aproveito para dese-jar a todas as famílias de Cristalinamuita paz e saúde para os festejosnatalinos e muito progresso e su-cesso para o Ano novo”, falou Sil-ton Soares.

Silton está alegre comvitória de Dilma

epois de um ano de muito traba-lho em prol do distrito de Cam-pos Lindos, o vereador Gilson

Ferreira de Souza agradece aos ami-gos pela confiança durante 2014. “Es-tou satisfeito pela oportunidade de tra-

balhar pela comunidade. Não é fácil,mas estamos tentando, dando atençãoàs pessoas e procurando resolver asdemandas, que são muitas”, fala overeador, esperançoso de que 2015será um ano bem melhor.

“Temos o compromisso do prefei-to Luiz Attié e do vice João CarlosFachinello de que em 2015 haverámuitos investimentos em CamposLindos. E isso não é o que o Gilsãoespera, mas é o que a comunidadedeseja”, falou o esperançoso vereador,que deposita esperanças no deputadoeleito Diego Sorgatto, o qual tevegrande votação no distrito e terá mui-to a fazer pela comunidade.

“Mas eu quero mesmo é agradecera comunidade por me ajudar a traba-lhar e compreender a minha luta. Va-mos continuar firmes em 2015, sem-pre junto das pessoas. Aproveito esteespaço para desejar a todos os ami-gos de Campos Lindos e Cristalina umfeliz Natal e um ótimo Ano Novo”,finalizou o vereador.

cal em que desenvolveu suacarreira profissional. “Estouplenamente seguro de que aSefaz será conduzida por umaprofissional extremamentequalificada para a função”,disse Marconi ao anunciar onome da secretária, que é fi-lha da senadora Lúcia Vânia.

Acima da médiaO vice prefeito de Crista-

lina João Carlos Fachinello(PSDB) avalia que o Gover-nador está no caminho cer-to. “Marconi é um políticoacima da média e seu gover-no já começa dando exem-plo para o Brasil”, disseJoão, destacando as obras

que estão sendo feitas emGoiás e Cristalina.

“Marconi é um gestor efi-ciente e equilibrado. Elecumpre metas e promessas,tanto é assim que vemos emCristalina construção de es-colas (uma na cidade e ou-tra em Campos Lindos), aponte sobre o rio São mar-cos na GO 309, asfalto quejá veio e que virá, amplia-ção da rede esgoto através daSaneago, instalação do vaptvupt e muitos outros benefí-cios”, falou João, confiantee otimista de que o quartogoverno de Marconi será omelhor de todos.

A

D

Desejamos aos amigos e clientesque sempre estiveram ao nosso lado

Feliz Natal

e um

próspero

Ano novo

Page 5: Jornaldecristalina (16)

JORNAL DE CRISTALINA 5Dezembro de 2014

vereador Wellington deOliveira Caixeta (PSDB)vai presidir a Câmara

Municipal de Cristalina no anode 2015. Ele foi eleito com osvotos dos vereadores Danieldo sindicato, Luiz Henrique,Cirlene Côrtes, Rosivaldo Pe-lota, Luciana Cândida e Mar-celo Pezão, além do próprio,claro. A disputa foi contra Ze-mar da Garagem, que contoucom o apoio de Bernardo Fa-chinello, Gilsão Ferreira, Jane-te da Marajó, Olivar Caetanoe Lúcia Salles.

Vão compor a Mesa Dire-tora da Câmara junto comCaixeta Rosivalto Pelota(PSB), que ficou na vice pre-sidência, Marcelo Pezão(PTN), que será o primeirosecretário e Cirlene Côrtes(PMDB), que ocupará a se-gunda secretaria.Simplicidade e humildade

Caixeta afirmou a Jornal decristalina que continuará sen-do a mesma pessoa e que nãovai mudar seu estilo de vidapor causa da presidência.“Sou cristalinense, conheçoquase todas as pessoas da mi-nha cidade e vou continuar domesmo jeito, agindo com sim-plicidade e humildade”, afir-mou o novo presidente, quetem 40 anos e é filho de Gui-do Caixeta e Leonete de Oli-veira Caixeta.

ReferênciaMorador do distrito de

Campos Lindos há 15 anos,Caixeta lembra com orgulhoe amor da sua saudosa espo-sa, Sandra Maria de Carvalho,que também foi vereadora ecom quem foi casado por 12anos. “Ela foi uma grandecompanheira, amiga e uma

mulher de verdade. Jamais aesquecerei e dedico esta vitó-ria à memória dela, uma pes-soa especial que amei, aindaamo muito e sempre será mi-nha referência”, disse o man-datário do Legislativo a par-tir de 1º de janeiro de 2015.

Tratamento igualitárioQuestionado sobre o rela-

cionamento com os vereado-res, Caixeta avisa que vai dartratamento igualitário a todos.“Compomos uma Casa deLeis e temos compromissospara com a comunidade. Os13 vereadores serão respeita-dos e terão condições de exe-cutar os seus trabalhos e damesma maneira será com osfuncionários, que terão a mi-nha consideração e o meu res-peito todos os dias destacou.Melhorias e emancipação

Quanto ao distrito de Cam-

arcelo Henrique VieiraNeves, conhecido comoMarcelo Pezão vai trans-

mitir a presidência da Câma-ra para Caixeta no próximodia 1º de janeiro. Antes, po-rém, ele fará a inauguração doPlenário Fritz Mohn, queacontecerá no dia 19, oportu-nidade em que também serãoentregues títulos de cidadaniae comendas para vários home-nageados.

Em discurso na última ses-são ordinária do ano Marceloagradeceu o apoio que teve erelembrou algumas dificulda-des que teve para realizar osonho de construir o plenário.“Acredito que temos que terousadia, crer que podemossonhar, ousar, realizar”, falou,lembrando que foi criticadopor alguns, inclusive o verea-dor Olivar Caetano, que afir-mou em uma reunião no iní-cio do ano que ele não teriacondições de realizar a obra.“Está aí, construímos e vamosinaugurar sem ficar devendoninguém e todos estarão pre-

sentes para testemunhar”, fa-lou Marcelo, salientando quetudo foi feito observando ospreceitos legais e que a obra,que recebeu atestado de ido-neidade do Tribunal de Cons-tas dos Municípios, ficou08% abaixo dos preços prati-cados pela construção civil.

O plenário, que terá lugar

para 200 pessoas sentadas, éequipado com o que há demais moderno em termos defuncionalidade e conforto.“Economizamos, mas fize-mos uma obra de alto padrão,porque a população de Cris-talina merece. Esperamos to-dos na inauguração, masquem não puder comparecer,

Marcelo Pezão vai inaugura a maior obra realizada pela Câ-mara em todos os tempos

Os sete vereadores que elegeram o presidente da Câmara: Luciana Cândida, Cirlene Côrtes,Marcelo Pezão, Caixeta, Luiz Henrique, Daniel do Sindicato e Rosivaldo Pelota

Por 7 votos a 6, vereador tucano ganha do concorrente Zemar da Garagem,candidato da Base Aliada do prefeito, e vai presidir o Legislativo no próximo ano

Caixeta é eleito presidente da Câmara

“PODEMOS SONHAR, OUSAR, REALIZAR”que venha em outra oportuni-dade, pois será muito bem re-cebido pelos vereadores e portodos os funcionários”, disseMarcelo, que não conseguedisfarçar seu contentamentopela concretização do ousadoprojeto.

PerseguiçãoO presidente disse ainda

que, por perseguição de umsecretário, a mando do prefei-to Luiz Attié, um tio seu, queprestava serviços na prefeitu-ra, foi demitido pelo simplesfato de ser seu parente. “Éporque não querem trabalho,independência, transparên-cia”, disse Marcelo ao Jornalde Cristalina.

Na verdade Pezão surpre-endeu tanto na gestão da Câ-mara quanto no posiciona-mento político. Aliado de At-tié desde o primeiro manda-to, quando foi secretário dediversas pastas, o vereadordecidiu trilhar por um cami-nho de independência. Assim,seu jeito de trabalhar de for-ma altiva, não agradou seto-

Herdeiros de Jeová Pelota – Rosivaldo Pelota, Wellington Cai-xeta e Marcelo Pezão homenagearam a memória do vereadorJeová Pelota, a quem eram intimamente ligados

pos Lindos, Caixeta diz quehoje é a sua casa. “Sonho emfazer coisas importantes parao distrito, que considero aminha cidade. Vamos conti-nuar a luta por melhorias etambém pela emancipação,

porque aquela gente mereceser respeitada e consideradapelo setor público”, falou overeador, que com a presidên-cia terá que dividir seu tempoentre o distrito e suas ativida-des diretivas do Poder.

O futuro presidente ressal-ta que seu trabalho e suasações terão o mesmo foco: osmenos favorecidos. “Aprendicom o saudoso amigo e vere-ador Jeová Pelota a olhar paraos mais humildes, os mais fra-cos. Sempre vou defender osmenos favorecidos com a sor-te, procurando oferecer-lhescarinho e respeito”, finalizouCaixeta.

Mérito do grupoRosivaldo Pelota, que aju-

dou na articulação da chapa,disse à reportagem que a vi-tória de Caixeta é prenúnciode um novo tempo na políti-ca cristalinense. “Foi uma vi-tória do grupo, mérito dos setevereadores. Cristalina precisacomeçar a trilhar um novocaminho, fazer renascer a es-perança”, afirmou.

Pelota comentou que foimuito importante a união en-tre os vereadores vitoriosos.“Mostramos que ninguém écapacho e que a oposição estáviva, se preparando para oembate que virá em 2016.Diferente do que muitos fun-cionários da prefeitura falam,temos em nossos quadros pes-soas dignas e honradas quequerem o bem de Cristalina”,falou o entusiasmado verea-dor, que estranhou Caixeta nãoter recebido apoio do seu par-tido. “Não entendi o Caixetanão ter angariado nenhumapoio do PSDB de Cristalina.Nem telefonaram para cumpri-mentá-lo. Mas o importante éque ele ganhou e tem tudopara fazer um grande manda-to frente à Câmara”, arrema-tou o vereador, que é um calono pé da Administração e daBase aliada do prefeito.

res do paço municipal, quepassaram a tentar minar seutrabalho frente à Câmara.

ChequeOutra coisa de fácil percep-

ção é que de agora em dianteos presidentes terão que mos-trar o que fazem com o dinhei-ro que é destinado à Câmara.Os vereadores, principalmen-te Marcelo e Rosivaldo Pelo-ta cobram do ex-presidenteOlivar Caetano porque econo-mizar dinheiro e enviar paraa prefeitura diluir o valor semexplicar a destinação. Os doisvereadores inclusive denunci-aram no plenário que Olivarteria descontado um chequeda própria Câmara na boca docaixa do Banco Itaú. Olivarrespondeu e disse que vai aoMinistério público para exi-gir que os vereadores provemo que estão falando. E os doisreafirmaram que as explica-ções devem ser dadas é pelopróprio Olivar. O Jornal deCristalina já solicitou cópia docheque, já que a administra-ção da Câmara é pública.

O

M

Page 6: Jornaldecristalina (16)

JORNAL DE CRISTALINA6 Dezembro de 2014

im de ano é tempo deretrospectiva, tempo deolhar em volta e avali-

ar tudo que vivemos ao longodos 365 dias que formam oano. Todas as batalhas que tra-vamos, tanto as que perde-mos, quanto as que ganha-mos, podem nos ensinar gran-des lições. Para isso, é impor-tante olhar para dentro de si,repensar gestos e palavras,enfim, refletir e planejar. Poistodo fim de ano é também umnovo começo”.

É com este pensamento queo vereador Bernardo Fachine-llo despede-se de 2014, anoque, segundo ele, foi muitorico em desafios e aprendiza-do. Encarando tudo de frentesempre, neste ano Bernardodeu continuidade ao seu tra-balho como vereador, buscan-do ouvir e lutar pelas deman-das de nossa população, man-teve sempre as portas de seugabinete abertas, com sua as-sessoria pronta a receber a to-dos. Continuou também como1º Secretário da Mesa Dire-tora onde sempre procuroucontribuir com os trabalhos daCasa, de forma equilibrada edemocrática.

Da mesma forma assumiua presidência de uma das maisimportantes comissões per-manentes do poder legislati-vo, a Comissão de Constitui-ção, Legislação, Justiça e Re-dação Final, cuja missão éavaliar e manifestar-se quan-to aos aspectos constitucio-nais, legais e regimentais detodas as proposições que tra-mitam na Câmara Municipal.Marcando presença nas reu-

niões, sempre de maneira atu-ante e responsável.

Outro grande desafio assu-mido pelo vereador em 2014foi aceitar ser o líder do Pre-feito Luiz Carlos Attié na Câ-mara. Tarefa que lhe exigiumuito trabalho e jogo e de cin-tura, pois, além de fiscalizare ajudar a divulgar todas asobras e realizações do Execu-tivo Municipal, teve que sedesdobrar para conduzir abancada de aliados da melhormaneira possível. Compro-misso que ele assumiu no iní-cio do ano e honrou até o fi-nal, apesar de todas as dificul-dades encontradas ao longodos dias.

Mesmo não sendo candida-to, o vereador Bernardo traba-lhou duro durante a últimacampanha, em apoio as candi-daturas do Governador reelei-to Marconi Perillo e dos De-

putados Roberto Balestra, elei-to Deputado Federal e DiegoSorgatto, eleito Deputado Es-tadual. Manifestando todo seuapoio a estes políticos o vere-ador acredita estar reforçandoa parceria existente entre eles,os quais já trouxeram e aindatrarão muito mais benefíciospara Cristalina.

Prova disso foi a moto ni-veladora que Bernardo entre-gou ao Prefeito Luiz CarlosAttié, conseguida através de

uma emenda pleiteada pelovereador junto ao DeputadoFederal Roberto Balestra, queprometeu, ainda, direcionarmais recursos para a nossa ci-dade, os quais deverão servirpara a compra de dois trato-res, visando atender deman-das de alguns assentamentose também um aparelho de raiox, que irá atender à nossa co-munidade.

E nesse balanço percebe-seque, apesar de ter tanto a sefazer, muito já foi conquista-do. Por isso o vereador Ber-nardo Fachinello faz questãode agradecer a todos os ami-gos e parceiros que estiveramao seu lado nos momentosbons e, principalmente, nosmais difíceis. “Quero agrade-cer mais uma vez aos eleito-res que me confiaram o voto,dando-me a oportunidade deviver essa experiência como

vereador, a qual tem me pro-porcionado grandes aprendi-zados”, diz o jovem vereador.

Toda essa reflexão serveainda para que Bernardo pos-sa planejar seus passos nopróximo ano, evitando come-ter os mesmos erros e buscan-do crescer e melhorar no de-sempenho de suas atividades,sejam elas como empresário,vereador ou mesmo em âm-bito pessoal. Segundo ele,“sempre temos e podemosmelhorar em toda e qualquerárea de nossas vidas”.

A mensagem deixada, por-tanto, pelo vereador Bernar-do Fachinello é de esperançae otimismo. “Peço a Deus queilumine a nossa cidade, tra-zendo muitas bênçãos aopovo cristalinense. Agradeçopor todas as dádivas recebi-das neste ano”, fala o reflexi-vo vereador, destacando quea principal bênção foi o nas-cimento do seu filho a princi-pal delas foi o nascimento doseu filho Cahuê. “É um pre-sente de Deus que foi trazidoatravés da minha esposa Va-nessa, verdadeira companhei-ra de todas as horas.” Falou oemocionado Bernardo.

O vereador deixou umamensagem para a comunida-de. “Aproveito este espaçopara agradecer minha famí-lia, em especial meus pais emeus irmãos, a todos os meusamigos e todos aqueles queestiveram ao meu lado. De-sejo a todos, indistintamen-te, um Feliz Natal e um prós-pero Ano Novo”, concluiuBernardo.(Colaborou Ana Ravison)

Prefeitura Municipal or-namentou a Praça JoséAdamian e várias ruas da

cidade com belos enfeites na-talinos. Um trenzinho tam-bém foi contratado para fazera alegria das crianças, fazen-do um giro pelas principaisruas de Cristalina.

Todos os dias é possívelnotar a presença de cente-nas de pessoas na praça,onde visitam o presépio, acasa do Papai Noel e apro-veitam para tirar fotos comos filhos e postar nas redessociais.

Centenas de pessoas visitam a casa do Papai Noel todos os dias

NATAL MOVIMENTA PRAÇA JOSÉ ADAMIAN

O vereador Bernardo Fa-chinello, que é líder do pre-feito na Câmara Municipal,festeja o sucesso. “É muito

bom ver a alegria das crian-ças, as famílias passeando, acomunidade confraternizan-do. É mais um presente que

Cristalina ganha”, celebra overeador, que faz coro com osvereadores da base, os secre-tários e o próprio prefeito

Luiz Atiié, que estão extasia-dos com o êxito e a ceitaçãoda ornamentação por partedos munícipes.

O “Trenzinho do Natal” faz a alegria das crianças

Muito para agradecer e refletir

Em mais um ano de aprendizado, Bernardo diz que só tem a agradecer a todos que estiveram aoseu lado, apoiando o seu trabalho, em 2014

“F

A

MINI MERCADOCRISTALINA

Agradece a todos os amigos eclientes pela preferência em

2014 e deseja a todos os maissinceros votos de Feliz Natal

e próspero Ano Novo

Page 7: Jornaldecristalina (16)

JORNAL DE CRISTALINA 7Dezembro de 2014

LEGENDAS:

Bernardo conseguiu, junto aodeputado Roberto Balestra,uma moto niveladora para omunicípio

± SeteNotas

Eliézer Bispo

[email protected]

O Jornal de Cristalina é uma publicação da empresa ELIÉZERBISPO - CNPJ 13.922.487/0001-01 - Endereço: Rua Floresta,Qd. 12, Lote 07 - Cristalina Velha - CEP 73850-000 - Cristalina- GO - Telefone: (61) 9912-3123 - E-mail:[email protected] e/[email protected] - Jornalista Responsável:Eliézer Bispo - DRT GO01469JP - Operários davoluntariedade jornalística: Ezequiel dos Santos Bispo, Tiagodos Santos Bispo e Franklin Ribeiro - Tiragem: 3.000exemplares - Projeto Gráfico e Diagramação: Marcone Barros– 3568-6394 - Circulação: Goiás - Brasília

As matérias assinadas não representam, necessariamente,a opinião do jornal

E X P E D I E N T E FUNERÁRIA SANTA CLARAServiços funerários, urnas, remoções, tanato, ornamentos, coroas e roupas

Avenida Kaled Kozac, 500 - Centro - Fone: (61) 3612-3690 - Cristalina-GO

Felizes os que habitam em tuacasa, Senhor: aí eles te louvam

para sempre. (Salmo 84:4)

Promotor de vendas, serviçose planos funerários Sílvio

Fone: (61) 8618-4863

PRESIDÊNCIA DA CÂMARAA vitória do vereador Caixeta para presidir a Câmara foi

comemorada pela maioria dos oposicionistas. Caixeta aparentaestar rompido com o prefeito Luiz Attié.

UNIÃOMuita gente duvidava, mas os sete vereadores que elegeram

Caixeta realmente estão unidos. Pelo menos, por enquanto. Aderrota, para muitos, foi por falta de habilidade política do pre-feito. Muitos acham que ele deixou para agir muito tarde.

PERDEU A OPORTUNIDADEZemar da Garagem, que foi derrotado por Caixeta, se não

tivesse mudado de partido (largou o PTN e foi para o Solidari-edade) provavelmente teria sido eleito. É o que se pôde obser-var ao ouvir o discurso de Marcelo Pezão, ainda filiado ao PTN.

CALO GRANDERosivaldo Pelota, que combate com veemência a adminis-

tração municipal, acha que foi um importante passo para a opo-sição a vitória na Câmara. “O calo vai crescer ainda mais”,disse o vereador, que teve seu carro crivado de balas no mês denovembro.

NOVO LÍDER?Depois de atuar como líder do prefeito Luiz Attié durante

2014, Bernardo Fachinello deve passar o bastão para outro ve-reador da Base. Bernardo avalia que cumpriu bem a sua missãoem 2014.

DIEGO NÃO. JOÃO, SIMO deputado estadual que acaba de ser eleito, Diego Sorgat-

to, informa que não será candidato a prefeito de Cristalina, con-forme informação divulgada pelo Jornal Opção, de Goiânia. Odeputado afirma, através do mesmo jornal, que o candidato daBase de Marconi Perillo será João Fachinello, atual vice pre-feito.

DA BASE, NÃOO empresário Vanderlei da Plantebem, presidente do PSL

local, ao ler a notícia disse que Marconi tem compromisso comtodos que o apoiaram em Cristalina, não somente com um gru-po. Amigo pessoal do Dr. Célio (federal mais votado no muni-cípio) há vários anos, Vanderlei diz que o deputado federal as-segurou que Marconi tem compromisso com todo o grupo queo apoiou. Inclusive a oposição. Marconi teve 80% dos votos nomunicípio.

INEGÁVELMas não há como negar que João Fachinello só não será o

candidato da situação municipal se não quiser. Attié e grandeparte do grupo tem compromisso com ele. José Orlando, Se-cretário de Educação, também seria uma alternativa do grupodo prefeito.

MULTIPLICAÇÃO DA OPOSIÇÃOPela oposição surgem os nomes de Marquinho Abrão, Dani-

el do Sindicato, Luiz Henrique, Edu Martini, Fred Bastos (doSão Sebastião), Castelo Branco, Silton Soares e Vanderlei daPlantebem, dentre outros.

RECORDEA votação de Daniel do Sindicato na disputa para deputado

estadual foi um recorde em Cristalina. Ele conseguiu 9.619votos, deixando o segundo colocado, Diego Sorgatto, com maisde sete mil votos atrás. A equipe que trabalhou para ele estáempolgada.

TAREFA DIFÍCILFalando em candidatura a prefeito, há um grupo que tenta

convencer o empresário Airton Arikita a ir para a disputa. Semfiliação partidária, a tarefa é dificílima, já que Airton tem ou-tros planos para a sua vida. O negócio é aguardar.

AGRADECIMENTOJosé Mário Schreiner, presidente da Faeg e que se candida-

tou a deputado federal, agradeceu aos eleitores da cidade emrecente visita. “Nós não compramos, nós não recebemos o votode gratidão por dinheiro. Nós, eu e o Daniel do Sindicato so-mos devedores a Cristalina pelos votos que recebemos espon-taneamente. Muito obrigado,” falou o presidente, que ficoucomo suplente e poderá assumir uma cadeira na Câmara dosDeputados.

AONDE ESTARÃO?Preocupado em cuidar da família e de seus negócios parti-

culares, Antonino não se empolga quando é convidado a secandidatar novamente. Há setores da prefeitura, no entanto, quepensam que ele será candidato, pois vivem com picuinha como ex-prefeito, com uma história de antes e depois nas redessociais. Baseado nisso tem muita gente que quer saber do de-pois de 2016. Aonde estarão?

NO TOPOCristalina continua no topo da agricultura. O município, há anos

entre os primeiros, hoje é o segundo maior PIB Agrícola do Brasil,de acordo com ranking divulgado pelo IBGE há poucos dias. Osprodutores rurais, somente eles, merecem todos os louros por cau-sa da posição de destaque em que Cristalina foi alçada.

ma reivindicação da comu-nidade é para que haja re-novação na política, com

pessoas novas, com modernosmétodos de trabalho e que nãosejam escravas do sistema queimpera em todas as esferas dospoderes. Assim, os apoiadoresde Daniel do Sindicato achamque ele é um fato novo na polí-tica local, pois teve a maior vo-tação para vereador em 2012 eagora alcançou uma expressivavotação através de um trabalhosimples e direto com o eleitor.

“Daniel fez uma campanhamodesta, limpa, com equilí-brio e verdade. A sociedadeespera é isso de um candida-to, porque sabe que é ilegíti-mo gastar fortuna para sereleito. Daniel representa reno-vação”, falou Vitor Simão, umdos coordenadores da campa-nha, logo após o pleito.

Chance realOuvido pelo Jornal de Cris-

talina, Daniel fez questão delembrar que não mentiu du-rante a campanha. “Trabalhá-vamos com pesquisas sérias esabíamos que estávamos bri-gando por uma vaga na As-sembleia. Quando falávamosque a chance de ser eleito erareal, é porque tínhamos cons-ciência de onde poderíamoschegar”, fala, lembrando quefaltaram pouco mais de 1600votos para que ele pudesse sereleito.

Pensar na cidadePessoas ligadas a Daniel

lembram que os candidatos defora sempre atrapalham o mu-nicípio. “Os votos que vãopara eles, não voltam em for-ma de benefícios para a co-munidade, mas em favorespara quem os apóia”, fala

Surge a renovação política

a jornada terrena do ser hu-mano, há início, meio efim. E no dia 22 de novem-

bro, infelizmente, foi escrito oúltimo capítulo da vida de LuizCarlos da Veiga, que foi casa-do Soêmia Bispo da Veiga, tam-bém falecida, por 29 anos.

O Tenente Veiga, como erachamado por muitos que ser-viram o Exército com ele, fi-cou internado cerca de 50 diasna UTI do Hospital das For-ças Armadas - HFA, em Bra-sília, por problemas cardía-cos, onde acabou não resistin-do e faleceu. O corpo chegouem Cristalina no mesmo dia efoi velado na Igreja BatistaEmanuel até o amanhecer dodia seguinte, quando foi leva-do para Ipameri, sua cidadenatal, para ser sepultado, con-forme seu próprio pedido.

Os familiares, na pessoa da

filha Érica Bispo da Veiga,agradecem a todos que se so-lidarizaram neste momentotriste e de muita dor.

“E ouvi uma voz do céu,que me dizia: Escreve: Bem-

aventurados os mortos quedesde agora morrem no Se-nhor. Sim, diz o Espírito, paraque descansem dos seus tra-balhos, e as suas obras os si-gam”. Apocalipse 14.13.

Descanse em paz, Tenente Veiga

Com 9.619 votos obtidos na campanha eleitoral, Daniel se tor-nou protagonista da política cristalinense em 2014

Wilson Marins, que trabalhoudiuturnamente durante a cam-panha. “Precisamos aprendera pensar em nossa cidade nahora do voto, porque as opor-tunidades passam e quem per-de é o povo. Qual deputadoque vai falar na Assembleiasobre expansão da rede deenergia em Cristalina, sobre afalta de água, sobre a falta deinvestimentos do Estado emnossa cidade? Nenhum, por-que nenhum tem compromis-so com nossa cidade” lamen-ta Wilson.

Caminho certoDe volta à Câmara, pois

Daniel se licenciou no perío-do da candidatura, o vereadordiz que seu modo de agir e tra-balhar continuará o mesmo.“A votação que obtivemosmostra que o caminho queescolhemos é o certo. Vamoscontinuar exercendo o man-dato de vereador com equilí-brio e responsabilidade parater o respaldo da população”,afirmou.

“Quero avisar a todos quecontinuo à disposição naCâmara, onde tenho meugabinete e a assessoria paratrabalhar. O mandato de ve-reador não é meu, mas detoda a população de Crista-lina” afirmou o vereador,que está feliz pela Justiçanão ter autorizado a cobran-ça de alvará das proprieda-des rurais, como a prefeitu-ra queria (veja matéria napágina 13). “Essa vitória édo produtor rural cristali-nense, que faz o nosso mu-nicípio crescer em todos ossentidos”, finalizou.

U

N

Page 8: Jornaldecristalina (16)

JORNAL DE CRISTALINA8 Dezembro de 2014

Imagem Propaganda e Marketing, através de pesIIIIIFFFFFOOOOORRRRRMMMMMEEEEE

PPPPPUUUUUBBBBBLLLLLIIIIICCCCCIIIIITTTTTÁÁÁÁÁRRRRRIIIIIOOOOO

Dr. Washington Cleio de Carvalho (advogado)

Tanabe Serviços Automotivos

Auto Peças do Zito Jornal de Cristalina Chave de Prata

Churascaria Rodeio Cristiano Reis Brandão (Engenheiro Civil) Brava Agronegócios

Eva Depilação Águia Ambiental Importados Botelho

R. C. Construtora Kaká Infantil Prontanálise

Dr. Paulo Reis Freire dos Santos (Cirurgião Dentista) Dra. Kátia Alexandre (Cirurgiã Dentista) Capital Fácil ( Banco BMG)

MalhaConfeKaly A

RodoServe Pe

No último dia 16/11/2014, quarta feira, a Imagem Propaganda e Marketing homenageou, pA solenidade foi especialmente elaborada para enaltecer e reconhecer estas empresas e pessomaior, que é a satisfação total do cliente, cada vez mais conectado às diversas opções dispon

As empresas destaques foram exemplos para o mercado, atendendo com inovação e criativA cerimônia, que foi no clube da AABB, onde o glamour e a satisfação foram os tons, conNesta noite especial, cada empresa destaque recebeu um certificado de consagração públicConfira as empresas, comércios e profissionais liberais que foram destaques em cada ramo

Mesa de honra Vista parcial do salão

Page 9: Jornaldecristalina (16)

JORNAL DE CRISTALINA 9Dezembro de 2014

IIIIIFFFFFOOOOORRRRRMMMMMEEEEE

PPPPPUUUUUBBBBBLLLLLIIIIICCCCCIIIIITTTTTÁÁÁÁÁRRRRRIIIIIOOOOO

squisa popular, aponta os destaques de Cristalina

Avenida Palace Hotel

Agril Máquinas e Peças Agrícolas

Marcenaria Gomes Banco do Brasil S/A Disk Entrega Gulosão

Central Motos Klick Digital Posto Rammal

Contabilidade Militão Marmoraria e Ardósia Cristalina Disk Areia Cristalina

Torneadora pegoraro Power Som e Iluminação Brava Fitness

Irricampo Sistemas de Irrigação Adriana Moreira de Mello (Cabeleireira) Gesso Art Decoração

aria eecçõesAgon

otremviçoseças

pelo décimo segundo ano, empresas, comércios e profissionais liberais – destaques da cidade.oas que desafiaram as adversidades e com criatividade, inovação e ética atingiram o objetivoníveis no mercado.vidade.ntou com o privilégio da presença dos homenageados, seus convidados e autoridades.ca que representa a excelência em produtos e serviços nos seus respectivos segmentos.o de atividade:

Banda Crystal Brother

Page 10: Jornaldecristalina (16)

JORNAL DE CRISTALINA10 Dezembro de 2014

Câmara prepara inauguração de novo plenáriopresidente da CâmaraMunicipal de Cristalina,Marcelo Henrique Vieira

Neves, juntamente com todosos vereadores, preparam ainauguração do novo Plenárioda Casa. O prédio, por ser mo-derno e confortável, será ummarco na história de Cristali-na e servirá de referência parafuturas gestões da Câmara, jáque os valores utilizados paraa construção saíram dos cofresdo próprio Poder, fato quemostra que tem como aplicaros recursos com eficiência etransparência.

O nome do plenário seráuma homenagem ao ex-prefei-to Fritz Mohn, que por váriosanos foi vereador e presidenteda Câmara, além de ter ocu-pado o cargo de vice-prefeitomunicipal e ter trabalhado noFórum como servidor do Tri-bunal de Justiça do Estado deGoiás. Em dois outros espaçosainda serão homenageados ossaudosos vereadores WalterPereira dos Santos (Waltinhodo Táxi) e Joaquim Ribeiro deFaria (Joaquim Abrão).

Quem passa pelo local ob-serva que o prédio já está pron-to e que faltam poucos deta-lhes para finalizar a obra. Aspoltronas já foram colocadas,o sistema de som já foi testa-do e tudo que é preciso para opleno funcionamento está sen-do preparado para que não fi-que nada para trás.

O evento acontecerá no dia19 de dezembro, às 19 horas,oportunidade em que será re-alizada a Sessão Solene deoutorga de Títulos Honoríficosde Cidadão Cristalinense eentrega da Comenda do Méri-to Legislativo Regis Luiz Ba-richello.

O

Page 11: Jornaldecristalina (16)

JORNAL DE CRISTALINA 11Dezembro de 2014

á cerca de dois anos, naedição de outubro de2012, o Jornal de Crista-

lina fez uma reportagem emque abordava a chegada da erados grandes edifícios no mu-nicípio, já que estavam sendoedificados seis belíssimosprédios, os residenciais DonaDeja, Pedras Cristalinas, Flo-rença e Artemis, construçõesverticais para inovar o futuroda cidade, em termos de in-vestimentos e empreendimen-tos de grande porte.

Desde a construção do Edi-fício Cristal Park, construídopela família Figueiredo, nofinal da década de 1990, queCristalina experimenta umatransformação arquitetônica eestrutural em suas edifica-ções. A construção do referi-do prédio, marco na históriade Cristalina, foi o chamarizpara que viessem outras gran-des construções e impulsio-nasse o mercado imobiliário,o qual se tornou um grandesegmento da economia domunicípio, ofertando empre-gos, gerando renda e oportu-nidade para diversos profissi-onais liberais e autônomos.

Atualmente, com os resi-denciais já caminhando paraa fase de conclusão, o que sepercebe é que, chegam comforça total os loteamentos e oscondomínios horizontais, quesão tendências de todo o mer-cado imobiliário nacional. Eé importante salientar queessa tendência já está sendoacompanhada pelos melhoresprofissionais do ramo na ci-

dade de Cristalina, como aMarcelo Imóveis, que é umgrande exemplo de profissio-nais que acompanham essastendências, pois prezam parao seu cliente final empreen-dimentos com conforto, segu-rança, sustentabilidade e mui-to lazer, já que hoje o clienteestá cada vez mais exigentecom a qualidade de vida, oque é excelente para a cidadee toda a população.

Empreendedores queacreditam em CristalinaO produtor rural Henrique

Gonzatti, pertencente a uma

família que está ra-dicada em Cristali-na há vários anos,é exemplo vivo deque, com dinamis-mo e ousadia, épossível inovar.No leque de opor-tunidades ele en-xergou que o ramoimobiliário seriaum bom segmentopara investir e pro-jetou o condomí-nio Pedras Crista-linas, um conjuntode três prédios quetotaliza 60 aparta-mentos e que embreve lançará oprimeiro prédiocomercial, com ar-quitetura inovado-ra, o empreendi-mento já tem nomede primeiro mundo Dubai Bu-siness Center. “Grande em-presário e empreendedor, osprédios da Construtora e In-corporadora Gonzatti, mos-tram uma qualidade inovado-ra no seu empreendimento,todo o acabamento é em altopadrão”, observa o proprietá-rio da Marcelo Felipe, propri-etário da Marcelo Imóveis.

Dentre os empreendimen-

Há poucos dias Marcelo Felipe recebeu em sua residência para uma confraternização os amigose investidores Flávio Mendes (corretor de cereais e proprietário do Condomínio Beira Rio), JoãoAlceu (empresário), César Rosa (Executivo da Velho Barreiro e investidor no Loteamento Go-mes da Frota), Rafael Lawson (Executivo da empresa Sementes Aliança), Jelson Bedin (empre-sário e executivo do ramo de agronegócios) e Fábio Amorim (empresário e proprietário Residen-cial Dona Deja e Loteamento Gomes da Frota)

Pedras Cristalinas é um aconchegante conjunto de três prédioscom 20 apartamentos cada um

As inovações imobiliárias em Cristalinareforçam tendências do mercado nacional

do pela fidelidade com os cli-entes ao oferecer o melhor doramo. A D’Paula e Amorimtambém está com projetos deloteamento na cidade para tra-zer opções de escolha com in-fraestrutura. “Além de parcei-ros e amigos, os diretores daConstrutora D’Paula e Amo-rim são grandes empresáriose acreditam em nossa cida-de. fazer parte das vendas dosempreendimentos é uma hon-ra para a Marcelo Imóveis”,salienta Marcelo.

Na longa conversa que tevecom o Jornal de Cristalina,Marcelo Felipe, proprietáriocomentou das novidades imo-biliárias que acontecerão emCristalina nos próximos anos.“Além dessas construções, játem outras que estão vindocom projetos ousados e inova-dores. Cristalina não vai pararde crescer, porque aqui temempresários que acreditam nomunicípio e a cidade se tornou

um grande atrativo para o mer-cado nacional e a MarceloImóveis está a disposição paraparticipar dessas inovaçõescom os empreendedores da ci-dade e auxiliar os investido-res de fora, que querem conhe-cer e investir em Cristalina.”finalizou o consultor executi-vo de vendas, que acompanhaas tendências de comercializa-ção nas áreas rural e urbana.

H

tos de Cristalina outro quemerece destaque é o Residen-cial Dona Deja, projetado eexecutado pela ConstrutoraD’Paula e Amorim, de propri-edade dos primos Fábio Amo-rim e Thiago Silva. O empre-endimento é de alto padrão ecom visão para atender osmais exigentes clientes, comacabamento de primeira qua-lidade e a construtora prezan-

Residencial Dona Deja será entregue em meados do ano que vem

Page 12: Jornaldecristalina (16)

JORNAL DE CRISTALINA12 Dezembro de 2014

o ano de 1984, há 30 anos,portanto, chegava a Cris-talina o senhor Eduardo

Freitag oriundo da cidade deIjuí, no Rio Grande do Sul.Nascido em 22 de novembrode 1921, ele viu seu pai Leo-nardo Freitag, um russo queveio para o Brasil aos 12 anosde idade, falecer com apenas40 anos. “Continuamos a vida,porque não podíamos parar”,fala o simpático ancião, fre-quentador assíduo da IgrejaLuterana e que cultiva hábitoscom muita disciplina.

Perguntado sobre o segre-do da longevidade ele não

ristalina já foi celeiro decraques. Muita gente jo-gou um bolão, como os

atletas dessa foto, que forma-ram um dos melhores timesdo Cristalina Atlético Clube(CAC) de todos os tempos, noinício dos anos 1980. A equi-pe praticava o futebol arte, de

professora Cristina Frei-re ganhou mais um prê-mio (o segundo) em ní-

vel nacional ao participar doprojeto Sustentabilidade:Moda ou Necessidade? Oprojeto, de iniciativa do Mi-nistério da Educação, foidesenvolvido com 28 alunosdo “4º ano A do Ensino Fun-damental”, da Escola Profes-sora Sumaia Salles Cozac.

Com ações programadassemanalmente como leitura,uso da internet, observação danatureza, coleta de fotografi-as, aulas passeio, entrevistas,filmes, documentários e ofi-cinas de reutilização e recicla-gem, dentre outras, o envol-vimento dos alunos com otema fez com que a professo-

eitor Costa Silva, oitoanos, tem gosto apuradopara o futebol. Torcedor

do Flamengo e com o sonhoda maioria das crianças quegostam do esporte, o de po-der jogar no Barcelona deMessi e Neymar, o filho deJoão Vieira de Abreu e Cely

hesita em responder: “É umagraça de Deus. Essa é a expli-cação”. - E comer carne, o queo senhor acha? “Sempre gos-tei de comer carne. Acho quenão faz mal”, responde, dan-do uma boa e sincera garga-lhada.

Acostumado a viver so-mente em colônias, trabalhan-do com o “sistema bruto” daagricultura e da pecuária des-de a infância, ele passaria aviver um novo tempo em suavida ao chegar no município.“Vim atraído pelo convite doamigo Herbet Lausmann, quejá habitava em Cristalina e me

Mais um prêmio para Cristina

UM EXEMPLOA SER SEGUIDO

deu boas referências”, contaele, que hoje mora no JardimPlanalto ao lado da esposaFlorentina.

De memória extraordinária,seu Eduardo é capaz de contarmuitas histórias por ele vividas,já que o Rio Grande sempreesteve nas páginas centrais dahistória do Brasil. Ele fala decasos testemunhados junto comsua família durante as “revolu-ções” de 1930 e 1964. “Vimosmuitas coisas boas e tambémruins durante a nossa vida, maspassamos por todas elas com omesmo equilíbrio, sabendo quea tristeza de hoje se transformana alegria de amanhã”, ensinao sábio senhor.

Mesmo aos 93 anos, seuEduardo gosta de cumprirseus deveres e obrigações.Dessa forma, no dia das elei-ções, em outubro, ele fezquestão de votar. “Tenho res-ponsabilidade para com a mi-nha consciência e com o meuPaís”, falou, ao votar no pri-meiro turno.

Homem simpático e deprosa agradabilíssima, seuEduardo é daquelas pessoasque chegaram a Cristalinapara somar e dar a sua parce-la de contribuição para o de-senvolvimento e o progressodo município, além de eno-brecer a sociedade e motivaros amigos com seu exemplarmodo de viver sadio e sua sau-dável convivência.

om a participação de atle-tas brasileiros e estran-geiros, tanto profissio-

nais como amadores, foi rea-lizada no último dia 7 de de-zembro a XVI Volta Interna-cional da Pampulha, em BeloHorizonte.

A corrida de rua, em tornoda orla da Lagoa da Pampulha,tem um percurso de 18 kilôme-tros e atraiu milhares de corre-dores, dentre os quais três deCristalina: Fernando Silva, 38anos; Ênio Pereira da Rocha, 33anos e Marcos José Alves, de36 anos. O trio cristalinense nãofez feio, pois conseguiu fazer opercurso sem maiores proble-mas. José Alves foi o que obte-ve a melhor colocação, alcan-çando o 95º lugar.

Os três tem gosto pelacorrida, treinam praticamen-te todos os dias, cuidam daalimentação e sentem prazercom o esporte. “Comecei háalguns anos para perder pesoe depois fui gostando e hojenão consigo ficar sem cor-rer” conta Fernando. “É ummomento de alívio, de per-der o stress. Correr é umaexcelente terapia”, comple-menta o atleta.

Para ir à capital mineira,eles contaram com a cola-boração de empresas, vere-adores e vários amigos.“Agradecemos a todos que

nos patrocinaram, porquesem eles não teríamos idorepresentar nossa cidadecom tanto orgulho”, agrade-ceu Fernando.

encher os olhos. A escalaçãoera Maurício, Ivo, CarlinhosMonteiro, Gilmar Gomes, Je-anir, Debemur e Edmilson,que aparecem em pé. Clever-son, Clayton, Itamar, Milsi-nho, Gilmar Coleto e JoãoCuia completavam o inesque-cível time.

Machado da Costa é alunoassíduo do CTC do Clayton.

Os pais, logicamente, dãototal apoio para o filho, dequem têm muito orgulho e oincentivam, chamando o pe-queno atleta pelo nome docraque argentino: LionelMessi.

ra Cristina alcançasse êxito erepresentasse a Escola e a ci-dade na entrega do prêmio,que teve quase sete mil ins-crições de todo o Brasil e con-templou apenas 40. Dentre osquais, Cristina, para alegriadela, da família, dos amigos,dos alunos e da escola.

A premiação ocorreu na ci-dade de São Paulo, com a pre-sença do Ministro da Educa-ção Henrique, Paim, do pre-feito da capital, FernandoHadad e diversas autoridadesdos municípios que tiveramprojetos contemplados. DeCristalina a diretora da esco-la, Kelly de Oliveira, marcoupresença nesse importantemomento para a educação domunicípio.

Os jovens do futebol arte

O pequeno craque

Cristina divide o prêmio com colegas de trabalho, com os alu-nos e com toda a comunidade cristalinense

Atletas de Cristalina naXVI Volta da Pampulha

Aos 93 anos, seu Eduardo goza de boa saúde e excelente memória

Fernando, Ênio e José Alves exibem as medalhas que ganha-ram na Volta da Pampulha

N

C

C

H

A

Page 13: Jornaldecristalina (16)

JORNAL DE CRISTALINA 13Dezembro de 2014

COLTRANSSERVIÇOS DE COLHEITA E TRANSPORTE DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Escritório (61) 3612-6879

VIVO (61) 9626-8127

Motorista SandroOI (61) 8502-9902

VIVO (61) 9685-0747

Moacir SchiochetOI (61) 8641-8950

VIVO (61) 9939-0049

Caminhão Prancha: Volvo FH 12 380, prancha 4 coxos, 3 eixos paratransportes de plataforma até 30 pésCase 2799 ano 2014, com plataforma de soja e milho

Bispo Moisés Camargos, vereador Luiz Henrique, José Mário e Daniel do Sin-dicato presentes no evento promovido pela Faeg e Sindicato Rural

em só de chuva e frio viveu a po-pulação de Cristalina no sábado(6/12). Além da garoa e do frio,

que chegou aos 15 graus, quem estevena cidade, pode contar com diversosatendimentos gratuitos nas áreas dasaúde, cidadania e lazer oferecidos du-rante o programa Faeg Senar em Açãorealizado no Colégio Estadual OlgaAguiar Mohn.

A ação é realizada pelo ServiçoNacional de Aprendizagem Rural (Se-nar) de Goiás em parceria com a Fe-deração da Agricultura e Pecuária deGoiás (Faeg). O Sindicato Rural deCristalina, a Faculdade Central deCristalina (Facec) e a Igreja Evangéli-ca Jesus é o Senhor também foramparceiros nesta edição do evento.

De forma gratuita, profissionais evoluntários prestaram serviços em gine-cologia, pediatria, dermatologia, oftal-mologia, psicologia e nutrição. Tambémforam realizados exames preventivospara mulheres, PSA para homens, testesde glicemia, aferição de pressão arteri-al, cálculo de IMC, palestras sobre saú-de bucal, corte de cabelo, além de orien-tações jurídicas e cadastros de CPF.

ParceriasJosé Mário Schreiner, presidente do

Conselho Administrativo do SenarGoiás, agradeceu as parcerias e elo-giou atuação dos voluntários. “Sozi-

nhos, até andamos mais rápido, masnão vamos longe. Quando encontra-mos parceiros, juntos, vamos muitomais longe. Nos deixa muito felizes verque no final de 2014, quando muitagente já está preocupada em fazer suaprópria festa de Natal, esse grupo todoestá aqui, trabalhando numa ação so-cial que trouxe atendimento médico,

Sindicato Rural de Cristalina en-trou com ação na Justiça para im-pedir que a administração muni-

cipal cobrasse alvará de funcionamen-to e vigilância sanitária de fazendas eprodutores rurais. A ação foi impetra-da através do escritório Eliane Leonelde Campos e Advogados Associados.

A Juíza da ação concedeu decisãoliminar para impedir que a Prefeiturade Cristalina notificasse e cobrasse osalvarás das propriedades rurais até ojulgamento final do processo.

Após notificado, o Município re-correu da decisão, todavia o Tribunalde Justiça de Goiás não concedeu efei-to suspensivo da decisão proferidapelo Judiciário de Cristalina. Assim,a Prefeitura continua impedida denotificar e cobrar alvarás de licençapara funcionamento e vigilância sa-nitária das fazendas de produção ru-ral no Município.

O vereador Daniel do Sindicato,que é secretário executivo do Sindi-cato Rural, comemorou a vitória,mesmo que ainda parcial. “Temosque trabalhar em todas as frentes paraque os produtores rurais não soframmais essa agressão por parte do Mu-nicípio. O cidadão cristalinense pre-cisa é de benefícios em todas as áre-as, não de mais impostos e taxas”,falou o vereador, ao afirmar maisuma vez que é contra a criação dequalquer tipo de impostos.

Como vereador e Secretário Executi-vo do Sindicato, Daniel é intransigentena luta contra novos impostos e taxas

Justiça proíbecobrança dealvarás defazendas

cidadania e, muitas vezes, até um sor-riso mais feliz no rosto de quem rece-be o atendimento”, declarou.

Elenice Tomé de Sousa compareceuao Faeg Senar em Ação em busca deatendimentos em oftalmologia e pedi-atria. A produtora rural e seus cincofilhos Ana Caroline, Ana Paula, Feli-pe, Ana Júlia e Ezequiel percorreramos 48 quilômetros de sua propriedadeaté a cidade em ônibus oferecido pelaorganização do evento para receberatendimento. “A gente que mora naroça depende muito desse tipo de ação.Inclusive, chegou em boa hora porqueo Ezequiel está doentinho há três dias,com gripe forte e garganta infecciona-da”, informou.

O presidente do Sindicato Rural deCristalina, Alécio Maróstica, destacoua importância das parcerias na reali-zação de trabalhos não só em prol dasquestões do campo, como também dacomunidade toda. “Vamos estar sem-pre presentes, não só atuando junto aosprodutores rurais, mas junto da socie-dade de Cristalina. Para isso, temosessa parceria com a Faeg, o Senar e oJosé Mário”, defendeu.

Na ocasião, também foram entre-gues certificados a participantes decursos do Senar e apresentados traba-lhos de estudantes da Apae Cristalina,inscritos cativos do Programa Agrinho.Entre as autoridades municipais, com-pareceram ainda os vereadores Danieldo Sindicato e Luiz Henrique, o bispoMoisés Camargos, a diretora da Facec,Ivone Maria Clareano, a diretora daApae, Maria Cristina Maróstica, a re-presentante do Colégio Maria Montes-sori, Lívia Maria Asques e o empresá-rio Vandelei Benatti (da Plantebem).

BalançoDo total de 1.218 atendimentos fei-

tos no dia, 344 foram em oftalmologiae 111 em dermatologia. Na ocasião, 33crianças foram atendidas por pediatra,65 pessoas por clínico geral, 152 pes-soas realizaram teste de glicemia, 143realizaram aferição de pressão arteri-al, 91 calcularam o índice de massacorpórea (IMC), 62 homens coletaramsangue para o exame PSA, e 14 mu-lheres, para o preventivo. Entre os di-ferenciais desta edição estiveram aten-dimentos em psicologia e orientaçõesjurídicas.

Faeg Senar em Ação atrai comunidade

Elenice Tomé de Sousa levou o bebêEzequiel e seus outros quatro filhospara atendimento

Foto: Fredox CarvalhoN

O

Rod. BR-040 - Km 102 - Setor Belvedere - Sala 02 - Anexo Posto JK - Cristalina-GO

Page 14: Jornaldecristalina (16)

JORNAL DE CRISTALINA14 Dezembro de 2014

GENTE QUE BRILHA

RUA MINAS GERAIS, 1030

Rua J. J. Taveira, esquina com 7 de Setembro

Carolina e Natália, proprietárias da loja Rosa e Choque celebram a parceria firmada com a Malwee, marca nacionalmente conhecida por seus variadosprodutos de qualidade. Uma equipe de representantes da regional veio prestigiar a fidelização da Rosa e Choque com a Malwee e também garantir osmelhores preços e as melhores condições para todos os gostos e todas as idades. Vale conferir antes do Natal.

O comandante da PM local, Major Efigênio, e o vice-prefeito de Cristalina, João Fachinello comemoramos novos investimentos em segurança no segundo se-mestre, como a nova sede da PM e a chegada de 12viaturas novas.

Ao lado do primo Sérgio, o popular Maurão emmomento de alegria e celebração em sua casa, naCristalina Velha.

O empresário Flávio Damm, do Grupo Realiza, comvasta experiência no setor bancário, traz para Crista-lina a maior corretora de seguros do País, a Segural-ta. Dinâmico e competente, o consultor de segurosconvida a todos para conhecerem este espaço feitopara garantir segurança e tranquilidade. O escritóriofica na Avenida Kaled Kozac.

Anézio Ribeiro (coma esposa Edny) e Dr.Alexandre Kitice(com a esposa Cláu-dia), com 30 anos deatividade maçônicacada um, foram con-decorados recente-mente com o título deGrande Beneméritoda Ordem, na Acá-cia Cristalinense. Aesposa do venerávelMarcos Aurélio, La-rúbia Peixoto, aju-dou a fazer as honrasda casa.

O pequenoLuizOtávio,preciosidadeda mamãeMalvaLúciaCaixeta,comemoroumais umaprimavera nodia 4 dedezembro.