José Eduardo Franco · O tema de tese de doutoramento intitulou-se O mito dos Jesuítas em...

32
José Eduardo Franco LISBOA 2005

Transcript of José Eduardo Franco · O tema de tese de doutoramento intitulou-se O mito dos Jesuítas em...

  • José Eduardo Franco

    LISBOA 2005

  • 2

    DDAADDOOSS PPEESSSSOOAAIISS NOME: José Eduardo Franco PSEUDÓNIMO LITERÁRIO: Medina de Gouveia LOCAL E DATA DE NASCIMENTO: Machico-Madeira, 17 de Fevereiro de 1969 FILIAÇÃO: Eduardo Raimundo Franco e de Maria Franco NACIONALIDADE: Portuguesa QQUUAALLIIFFIICCAAÇÇÕÕEESS AACCAADDÉÉMMIICCAASS 2005 – Foi-lhe concedida equivalência ao grau de Doutor na especialidade de Cultura pela Universidade de Aveiro. 2004 – Obteve o grau de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris na área de História Moderna e Contemporânea e na especialidade de História e Civilizações dirigida pelo Professor Doutor Bernard Vincent, com a classificação final de Très Honorable avec Félicitations e com indicação do Júri para que a tese seja publicada em Língua Francesa. O tema de tese de doutoramento intitulou-se O mito dos Jesuítas em Portugal – séculos XVI-XX.

    2002-2003 – Apresentou e foi aprovado o seu projecto de doutoramento em Educação e Ensino na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP-Brasil), co-dirigido pelo professor Doutor António Nóvoa. Foram-lhe reconhecidas as equivalências dos seminários da parte curricular do doutoramento em Educação, tendo frequentado parte dos restantes.

    1999 - Obteve o grau de mestre em História Moderna, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, aprovado com Muito Bom, com a tese subordinada ao tema A ideia de Portugal em Fernando Oliveira: Posicionamentos em torno da Crise Sucessória de 1580. A tese foi orientada pelo Prof. Doutor António Borges Coelho e arguida pela Profª. Doutora Carmen Radulet, pela Profª. Doutora Maria do Rosário Themudo Barata e pelo Prof. Doutor Marques de Almeida. Foi Bolseiro da Junta Nacional de Investigação Científica para levar a cabo a investigação para a tese de mestrado.

    1997 - Obteve o grau de mestre em Ciências da Educação, área de História da Educação/Educação Comparada, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, aprovado com Distinção, através da apresentação da tese intitulada Brotar Educação - Análise da evolução do pensamento pedagógico da revista Brotéria, orientada pelo Prof. Doutor António Nóvoa, arguida pelo Prof. Doutor Joaquim Coelho Rosa e pelo Prof. Doutor Rogério Fernandes.

    1996 - Realizou e concluiu com aproveitamento o Curso de Habilitação Própria para leccionar Português e História, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Média final: 16 Valores).

    1995/96 - Frequentou a parte curricular do Mestrado em Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

    1995 – Obteve o grau de Licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (média final: 16 valores). Defendeu a tese de licenciatura subordinada ao título Teologia e Utopia em António Vieira, orientada pelo Dr. Matos Ferreira e arguida pelo Prof. Doutor Manuel Clemente (média final: 17/18 valores).

    - Concluiu o primeiro ano do Curso de Habilitação Pedagógica Complementar na Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa (Média: 16 valores). PÓS-DOUTORAMENTO: 2004/05 – Está a realizar o pós-doutoramento sobre “A Ideia de Europa na Cultura Portuguesa” na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em parceria com a Universidade de Aveiro, sob a orientação do Professor Doutor Luís Filipe Barreto e do Professor Doutor Luís Machado de Abreu.

  • 3

    LLIIVVRROOSS PUBLICADOS EM PORTUGAL 2008 – Padre António Vieira : Imperador da Língua Portuguesa, Coordenado por José Eduardo Franco e escrito em Co-autoria com Maria Manuel Baptista e com a participação de Arnaldo do Espírito Santo e outros, Lisboa, Correio da Manhã, 2008 (tiragem de 40 mil exemplares). - Vieira e as mulheres: Uma visão barroca do universo feminino, Escrito em co-autoria com Isabel Morán Cabanas (Universidade de Santiago), Prefácio de Tom Earle (Universidade de Oxford), Porto, Campo das Letras, 2007.

    2007 - O Mito dos Jesuítas em Portugal, no Brasil, no Oriente e na Europa, Pósfácio de Eduardo Lourenço, Prefácios de Philippe Boutry e de Luís Filipe Barreto, 2º volume, Lisboa, Gradiva, 2007. - Jesuítas e a Inquisição: cumplicidades de confrontações, Escrito em co-autoria com Célia Cristina Tavares, Prefácio de Ronaldo Vainfas, Ignácio Pulido Serrano e David Higgs, Lisboa, Aletheia, 2008. 2006 - O Mito dos Jesuítas em Portugal, no Brasil, no Oriente e na Europa, Prefácio de Bernard Vincent, Lisboa, Gradiva, 2006. Recebeu apoio do Centro de História da Universidade de Lisboa, do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da Fundação Marquês de Pombal, da Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, do Centro de Estudos de Cultura Lusófona da Universidade Nova de Lisboa, do Instituto Camões, da Fundação Marquês de Pombal, da Câmara Municipal de Oeiras, da Câmara Municipal de Oeiras, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal e da Direcção Regional do Assuntos Culturais da Madeira. O primeiro volume foi já considerado pela crítica (no jornal Público e no seminário Expresso) um dos livros do ano de 2006. 2005 - Dois exercícios de Ironia: ‘Defesa da Carta Encíclica de Pio IX’ de Antero de Quental e ‘Contra dos Jesuítas’ de Sena Freitas, Edição actualizada e notas críticas, (em co-autoria com o Prof. Doutor Luís Machado de Abreu), Lisboa, Prefácio, 2005. Prefácio de José Augusto Mourão. Com o apoio do Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira da Universidade Católica Portuguesa e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Apresentado pelo Prof. Doutor D. Manuel Clemente na UCP de Lisboa; e pelo escritor Fernando Dacosta no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcanena. - Influência de Joaquim de Flora em Portugal e na Europa. Escritos de Natália Correia sobre a Utopia da Idade Feminina do Espírito Santo, (Em co-autoria com José Augusto Mourão), Prefácio de Luís Machado de Abreu, Lisboa, Roma Editora, 2004. Com o apoio da Direcção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores e da Fundação Calouste Gulbenkian. Apresentações feita na Biblioteca Municipal de Alcanena pelo Prof. Doutor Luís Fagundes Duarte, no “El Corte Inglês” pelo Prof. Doutor José Esteves Pereira e no Fórum de Machico pelo Mestre Dr. Miguel Real. 2004 - O mito do Marquês de Pombal: A mitificação do Primeiro-Ministro de D. José I pela Maçonaria, (em co-autora com Annabela Rita), Lisboa, Prefácio Editora, 2004. Prefácios de Zília Osório de Castro e de José António Ferrer Benimeli com nota de apresentação do Presidente da Fundação Marquês de Pombal e da Presidente da Câmara de Oeiras. Com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa, do Centro de Estudos Históricos da Maçonaria Espanhola da Universidade de Saragoça, da Fundação Marquês de Pombal e da Câmara Municipal de Oeiras.

  • 4

    - As Metamorfoses de um Polvo. Religião e Política nos Regimentos da Inquisição Portuguesa (Séculos XVI-XVIII). Com Edição Integral dos Regimentos da Inquisição Portuguesa, (Em co-autoria com Paulo de Assunção), Lisboa, Prefácio, 2004. Prefácio de Mary del Priore. Com o apoio do Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira da Universidade Católica Portuguesa, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do Centro de Estudos de Cultura Brasil-Europa. Apresentado no Congresso Internacional sobre A Inquisição Portuguesa: Tempo, Razão e Circunstância, realizado na Reitoria da Universidade de Lisboa entre os dias 20 2 22 de Outubro de 2004. A apresentação esteve a cargo da Professora Doutora Manuela Mendonça. 2002 - Monita secreta: Instruções secretas dos Jesuítas. História de um Manual Conspiracionista, (em co-autoria com Christine Vogel) Lisboa, Roma Editora, 2002. Prefácio de Michel Leroy, Reitor da Academia Francesa de Amiens, e do Prof. Doutor João Francisco Marques. Teve o apoio do Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Apresentado em sessão pública na Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, pelo Prof. Doutor Arnaldo Espírito Santo. 2000 - O Mito de Portugal. A Primeira História de Portugal e a sua Função Política, Prefácio de Francisco Contente Domingues, Lisboa, Fundação Maria Manuela e Vasco Albuquerque d’Orey e Roma Editora, 2000. Teve o apoio do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Apresentado em sessão pública no Instituto Camões pelo Prof. Doutor António Dias Farinha. Premiado por unanimidade com o Prémio Livro 2004 da Sociedade Histórica da Independência de Portugal. - História da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, Prefácio do Prof. Doutor José Ornelas Carvalho, Porto, Edições Dehonianas, 2000. - Falésias da Utopia, Prefácio de Alcino Nunes, Lisboa, Arkê Editora, 2000. Editado sob o pseudónimo de Medina de Gouveia. Teve o apoio do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Machico. Apresentado em sessão pública no Atelier de Santo António pelo Prof. Doutor Manuel da Costa Freitas. 1999 - Brotar Educação. A história da revista Brotéria e da evolução do seu pensamento pedagógico, com prefácios de António Nóvoa e de Luís Archer, Lisboa, Roma Editora, 1999. Teve o apoio do Instituto Português do Livro e do Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira da Universidade Católica Portuguesa. Apresentado em sessão pública no Colégio São João de Brito pelo Prof. Doutor António Nóvoa. - O Mito do Milénio (Em co-autoria com José Manuel Fernandes), Lisboa, Edições Paulinas, 1999. Teve o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Apresentado em sessão pública na UCP de Lisboa pelo Prof. Doutor Carreira das Neves, na Escola Secundária de Machico pelo Dr. António Marujo, na Câmara Municipal do Porto Moniz pelo Dr. Luís França e na Escola Industrial do Funchal pelo Dr. Jorge Wemans. 1997 - Vieira na Literatura Anti-Jesuítica, (Em co-autoria com Bruno Cardoso Reis), Lisboa, Roma Editora e F. M. M. Albuquerque D´Orey, 1997.Teve o apoio especial da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e do Centro de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. Apresentado em sessão pública na UCP de Lisboa pelo Prof. Doutor Pedro Calafate, e na Câmara Municipal de Tomar pelo Prof. Doutro Sérgio Campos Matos. LLIIVVRROOSS PUBLICADOS NO ESTRANGEIRO

  • 5

    2008 - Le Mythe Jésuite au Portugal, au Brésil, en Orient et en Europe (XVIe-XIXe siècles), Préface de Bernard Vincent et Luís Filipe Barreto, Thèse de doctorat, Paris - Lisboa - São Paulo, Centre de Recherches Historiques – EHESS, Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa et Editora Arkê, 2008. Com o apoio da Fundação Maria Manuela de Albuquerque d’Orey, da Fundação Oriente e do Centro de Estudos de Cultura Brasil-Europa. 22000077 -- Jesuítas e a Inquisição: cumplicidades de confrontações, Escrito em co-autoria com Célia Cristina Tavares, Prefácio de Ronaldo Vainfas e David Higgs, Rio de Janeiro, Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2007. CCOOOORRDDEENNAAÇÇÃÃOO DDEE OOBBRRAASS CCOOLLEECCTTIIVVAASS 2008 - Jardins do mundo: Discursos e Práticas (Actas de Congresso Internacional), Lisboa, Gradiva, 2008. Com o apoio do CLEPUL, DA FCT e da DRAC - Cultura Madeirense: temas e problemas (Actas de Congresso), Porto-Funchal, Campo das Letras/DRAC, 2008 (No prelo). - Dominicanos em Portugal (Actas de Congresso Internacional), Lisboa, Alitheia, 2008 (No Prelo). - Dos dois lados do Atlântico, Coordenação de José Eduardo Franco em conjunto com Paulo de Assunção e Cristina da Costa Gomes, São Paulo, Arkê, 2007. (No Prelo). - Monjas Dominicanas em Portugal, Coordenação de José Eduardo Franco em conjunto com Vítor Serrão, Cristina da Costa Gomes e José Augusto Mourão, Lisboa, Aletheia, 2007. (No prelo) - Homem de Palavra: Padre Sena Freitas, trajectos, contextos, perfis, estudos, inéditos, autobiografia, Obra coordenada por José Eduardo Franco em parceria com Luís Machado de Abreu, Jorge Croce Rivera e Annabela Rita, Prefácio de Professor Doutor Manuel Clemente, Lisboa, Roma Editora, 2008. 2007 – Padre Manuel Antunes (1915-1985): Interfaces da Cultura Portuguesa e Europeia (Actas do Congresso Internacional), Coordenação de José Eduardo Franco em parceria com Hermínio Rico, Prefácio de Eduardo Lourenço, Porto, Campo das Letras, 2007. Apoios: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Fundação Calouste Gulbenkian e CLEPUL da Universidade de Lisboa. - Espiritualidade e Sociedade em Portugal ao tempo de Frei Luís de Granada, Coordenação de José Eduardo Franco em parceria com José Augusto Mourão, Cristina da Costa Gomes e Aires Henriques, [Lisboa], Casa de Pedrógão Grande, 2007. 2006 - Inquisição Portuguesa: Tempo Razão e Circunstância, Coordenação de José Eduardo Franco em conjunto com Luís Filipe Barreto, José Augusto Mourão, Cristina da Costa Gomes e Paulo de Assunção, Lisboa-São Paulo, Prefácio e Arkê, 2006. Com os apoios da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Fundação Calouste Gulbenkian, do Centro de História e do CLEPUL da Universidade de Lisboa. - Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal: Apresentação e Estudos Introdutórios, Com Prefácio do Dr. Jorge Sampaio (Presidente da República), Coordenação de José Eduardo Franco em Conjunto com Cristina da Costa Gomes e José Augusto Mourão. Volumes de Estudos sobre as Ordens editado no Número Duplo da Brotéria de Janeiro e Fevereiro de 2006. 2003 - Fé, ciência, cultura. Brotéria - Cem anos, Lisboa, Gradiva, 2003 (Obra comemorativa do Centenário da Revista Brotéria co-coordenada com o Prof. Doutor Hermínio Rico). Além da coordenação e concepção do projecto desta obra, são da autoria de José Eduardo Franco duas partes desta obra: a História da Revista Brotéria e as biografias dos Directores da Brotéria. Prefácio de Eduardo Lourenço e participação de várias figuras da política e da cultura portuguesas, como por exemplo, o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, o Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, o Professor Barata Moura, etc. Apresentação

  • 6

    pelo Doutor Eduardo Lourenço em sessão pública presidida pelo senhor Dr. Jorge Sampaio, Presidente da República. CCOOOORRDDEENNAAÇÇÃÃOO CCIIEENNTTÍÍFFIICCAA DDEE EEDDIIÇÇÃÃOO DDEE OOBBRRAASS 2008 – Marquês de Pombal (Junta de Providência Literária), Compêndio Histórico da Universidade de Coimbra, Edição coordenada, fixação do texto e introdução por José Eduardo Franco e Sara Marques, Prefácios de José Esteves Pereira e Manuel Ferreira Patrício, Porto, Campo das Letras, 2007. (No prelo). - Valentim de Carvalho, Apologia do Japão (1617), Edição e introdução de José Eduardo Franco, Lisboa, Centro Científico e Cultural de Macau, 2008. 2007- Fernando Oliveira, História de Portugal, Coordenação, fixação do texto, notas e introdução de José Eduardo Franco, Lisboa, Roma Editora, 2007. 2006 - Sebastião de Paiva, O Tratado da Quinta Monarquia, Coordenação de José Eduardo Franco, Prefácio de Arnaldo Espírito Santo, Introdução de José Eduardo Franco e Bruno Cardoso Reis, transcrição e notas de José Eduardo Franco, Bruno Cardoso Reis, Manuel Gandra, Cristina Costa Gomes, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2006. Teve o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Centro de Literaturas de Expressão Portuugesa das Universidades de Lisboa, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. - Manuel Antunes, Ideia de Europa e de globalização, Selecção de textos e Introdução de José Eduardo Franco, Lisboa, Multinova, 2006. 2005 - Obra Completa do Padre Manuel Antunes, Tomo II: Paideia: Educação e Sociedade, Coordenação Científica e Introdução de José Eduardo Franco, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005. 2003 - A Alta Educação do Padre de Sena Freitas e de John Lancaster Spalding, Coordenação de Nova edição actualizada e do Estudo Crítico, Prefácio de D. Manuel Clemente, Colaboração de Elísio Gala e Paula Borges, Lisboa, Roma Editora, 2003. Com o apoio do Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira da Universidade Católica Portuguesa e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Apresentação pelo Professor Doutor Manuel Clemente em sessão pública presidida pelo Professor Doutor Peter Stilwell. PARTICIPAÇÃO EM OBRAS COLECTIVAS: 2007 – “The Monita Secreta: The influence of a Polish Anti-Jesuitical Best-Seller in Portugal and in Europa” (em co-autoria com Christine Vogel), in Beata Elzbieta Cieszynska (ed.), Iberian and Slavonic Cultures: contact and comparison, Lisbon, CompaRes, 2007, pp. 261-284. - “Breve história de uma espiritualidade quente”, “Valores dehonianos e a transformação da cultura”, “Os textos e os contextos”, in Construir a Civilização do Amor, Lisboa, PPSCJ - Dehonianos, 2007, pp. 83-96; 171-188 e 189-198. - “L’Antijésuitisme au Portugal”, in Antijésuitismes de l’époque moderne, Paris, EHESS, 2007. 2006 – « Die Massaker des Marquis von Pombal : Erinnerung und Mythos », in Christine Vogel (Hg.), Bilder des Schreckens: Die mediale inszenierung von Massakern seit dem 16. Jahrhundert, Frankfurt/New York, Campus Verlag, 2006, pp. 161-187. - “O terramoto antijesuítico pombalino e a Campanha de desjesuitização de Portugal”, in ABREU, Luís Machado, Incidências Anticlericais, Aveiro, Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, 2006, pp. 35-102. 2005 – “A correspondência antijesuítica do Marquês de Pombal e a fabricação do mito da Companhia de Jesus”, in Correspondências: Usos da Carta no Século XVIII, Coordenação de Vanda Anastácio, Lisboa, Edições Colibri e Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 2005, pp. 179-216. “Portugal enquanto profecia: Génese, conteúdos e metamorfoses do profetismo português”, in Homo viator: Estudos em homenagem a Fernando Cristóvão, Lisboa, Edições Colibri, 2005, pp. 513-528.

  • 7

    - “A Missão: História e Versões” (em co-autoria com Valmir F. Muraro), in A Sétima Arte no Sétimo Céu, Orgs. Susana Bastos Mateus e Paulo Mendes Pinto, Lisboa, Edições Firmamento, 2005, pp. 46-52. 2004 - “O tempo e a Rosa”, in Os Evangelho 2005 Comentados, Ed. J. C. Calazans, J. S. Machado, P. M. Pinto, Pref. José Augusto Ramos, Lisboa, Edições Firmamento, 2004, pp. 139-140. OOBBRRAASS DDIICCIIOONNAARRIIAAIISS EEMM QQUUEE CCOOLLAABBOORROOUU 2007 – Dizionario dell’Inquisizione, Direcção de Adriano Prosperi, Roma-Bari, Laterza, 2006. (No prelo) - Dicionário Crítico de Filosofia em Portugal, em preparação no GEPOLIS da UCP. 2005 - Dicionário no Feminino, Direcção de Zília Osório de Castro e João Esteves, Lisboa, Livros Horizonte, 2005. 2004 - Dicionário dos Parlamentares Portugueses, Direcção de Filomena Mónica, Vol. I, Lisboa, Assembleia da República, 2004. 2003 - Dicionário de Educadores Portugueses, Direcção de António Nóvoa, Porto, Edições Asa, 2003. 2ª edição em CDrom em anexo à obra de António Nóvoa, Evidentemente, Porto, Edições Asa, 2005. Teve um papel importante não só na redacção de várias dezenas de entradas, como colaborou de perto com o director deste dicionário na reunião de um grupo de colaboradores, cujo processo de redacção de entradas ajudou a coordenar. 2000 - Dicionário de História Religiosa de Portugal, Direcção de Carlos Moreira Azevedo, Lisboa, Círculo de Leitores, 2000.

    OOBBRRAASS DDIICCIIOONNAARRIIAAIISS EEMM CCUUJJAA PPRREEPPAARRAAÇÇÃÃOO EE CCOOOORRDDEENNAAÇÇÃÃOO EESSTTÁÁ EENNVVOOLLVVIIDDOO 1) Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal, Será editado pela Gradiva com o Alto Patrocínio do Presidente da República que fará o Prefácio. Obra promovida pelo Instituto de São Tomás de Aquino em Parceria com a Revista Brotéria e com o CLEPUL. 2) Dicionário Histórico do Padre António Vieira. DIRECÇÃO DE OBRAS COMPLETAS: 2006- Coordenador do projecto de edição da Obra Completa do Marquês de Pombal, promovido pela Fundação Marquês de Pombal. 2005-2008 - Coordenador Geral Executivo e autor do projecto de edição crítica da Obra Completa do Padre Manuel Antunes, obra que está a ser editada pela Fundação Calouste Gulbenkian em 12 volumes. Membro da Comissão Coordenadora e da Comissão Científica da mesma obra completa. AAGGUUAARRDDAAMM PPUUBBLLIICCAAÇÇÃÃOO 1) Os Descobrimentos Portugueses e a Construção da Utopia do Quinto Império em Portugal

    2) Dança dos Demónios: Anti-seminitismo, Anti-Islamismo, Anticlericalismo, Antijesuitismo, Antiprotestantismo, Antimaçonismo, Antifeminismo, Anticomunismo, Antiliberalismo, Antiamericanismo. Obra coordenada em conjunto com António Marujo e com a participação de vários especialistas das diferentes áreas temáticas tratadas. Edição a cargo do Círculo de Leitores. PPRROOJJEECCTTOOSS DDEE LLIIVVRROOSS EEMM CCUURRSSOO - Polémicos e pouco conhecidos: temas da cultura portuguesa e europeia - O Mito da Europa na Cultura Portuguesa - Ideia (s) de Europa na Cultura Portuguesa LLIIVVRROOSS QQUUEE PPRREEFFAACCIIOOUU EE AAPPRREESSEENNTTOOUU 2008 – SOUSA, Rogério Luiz e Clarícia Otto (orgs.), Faces do Catolicismo no Brasil, Florinópolis, Editora Insular, 2008. - MESSIAS, Lázaro, Para uma Teologia Africana, Lisboa, Prefácio, 2008.

  • 8

    2007 – MARQUES, João Francisco, Obra Selecta, Vol. I: Religião e Política, Lisboa, Roma Editora, 2007. - PEREIRA, Zélia Maria Cruz, Jesuítas em Moçambique (1941-1974): A construção do modelo imperial do Estado Novo, Tese de Mestrado História apresentada no ISCTE, Lisboa, Prefácio Editora, 2007. (No prelo) - MARTINS, Patrícia França, O mito da barbie, Lisboa, Prefácio, 2006. (No prelo) - MONTEIRO, Adelaide, Retalhos de uma vida intensa, Gouveia, Gráfica de Gouveia, 2007. (No prelo) - CHÁ-CHÁ, Cecília, Uma obra; dois pedagogos: João de Deus e João de Deus Ramos, Lisboa, Roma Editora, 2007. 2005 - ANTUNES, Manuel, Repensar Portugal, 2ª e 3ª edição, Lisboa, Multinova, 2005. 2004 - TAVARES, Célia C. S., Jesuítas e Inquisidores em Goa (1540-1682), Tese de Doutoramento em História, apresentada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Lisboa, Roma Editora, 2004.

    2003 - MURARO, Valmir, Padre Antônio Vieira. Retórica e Utopia, Tese de doutoramento em História apresentada na Universidade de São Paulo, Florianópolis, Insular, 2003. Pósfácio. 1999 - MONTEIRO, José Luís, Memória do Corpo, S. Paulo, Musa Editora, 1999. CCOONNFFEERRÊÊNNCCIIAASS PPUUBBLLIICCAADDAASS EEMM LLIIVVRROOSS DDEE AACCTTAASS ((PPoorrttuuggaall)) 2006 – “A reforma antijesuítica da Inquisição e da Censura pelo Marquês de Pombal: Estatização e reabilitação da imagem de Portugal perante a Europa”, in Inquisição Portuguesa: tempo, razão e circunstância, Lisboa-Paulo, Prefácio e Arkê, 2007, pp. 559-574. – “Fernando Oliveira, o construtor do mito de Portugal”, in Actas do Colóquio: O Foral Manuelino e o devir quinhentista publicadas na Cidade de Évora: Boletim de Cultura da Câmara Municipal, Nº 6, 2002-2006, pp. 415-435. - “Afectos e desafectos entre Dominicanos e Jesuítas: o caso de Frei Luís de Granada”, in Revista Portuguesa de História do Livro, Lisboa, Edições Távola Redonda, 2006, pp. 85-118 2005 – “A Filologia ao serviço da História. A Ideia de Portugal e de Europa na Obra Historiográfica de Fernando Oliveira”, in Gramática e Humanismo. Actas do Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres, Vol. 2, Braga, Publicações da Faculdade de Filosofia – UCP, 2005, pp. 379-393. - “D. António da Costa, fundador do Ministério da Educação: Leiria no seu percurso pedagógico, político e literário”, in Actas do IV Colóquio sobre História de Leiria e da sua Região, Leiria, Câmara Municipal, 2005, pp. 111-128. 2002 - “Génese e evolução do antijesuitismo em Portugal”, in Actas do Colóquio sobre ‘O Anticlericalismo Português: História e Discurso’, Coordenação de Luís Machado de Abreu e de António José Ribeiro Miranda, Aveiro, Centro de Línguas e Cultura da Universidade de Aveiro, 2002, pp. 71-93. 2000 - "A obra historiográfica de Fernando Oliveira: algumas pistas hermenêuticas", in Fernando Oliveira e o seu tempo. Humanismo e Arte de Navegar no Renascimento Europeu (1450-1650) - Actas da IX Reunião Internacional de História da Náutica e da Hidrografia, Cascais, Patrimonia, 2000. - “A imagiologia da acção da Companhia de Jesus no Brasil na literatura antijesuítica pombalina”, in Actas do Congresso Luso-Brasileiro – Portugal/Brasil, Memórias e Imagens, realizado na Fundação Calouste Gulbenkian entre 9 e 12 de Novembro, Lisboa, Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 2000.

    - "A Visão do Outro na Literatura Antijesuítica", In: Histórias Literárias Comparadas - Internacional Colóquio (11 e 12 de Novembro de 1999) Lisboa, Edições Colibri/Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira, 2000.

    - “A imagem da acção dos Jesuítas no Brasil e nas Ilhas Atlânticas (Açores e Madeira) no tempo de Pombal”, in As Ilhas e o Brasil, Funchal, CEHA, 2000. 1999 - "A História de Portugal do Padre Fernando Oliveira e a História do Futuro do Padre António Vieira: duas utopias em confronto", in Actas do Congresso Internacional sobre o Padre António Vieira, Vol. II, Braga, UCP, 1999.

  • 9

    -“Liturgia Natalícia Popular na Cultura Madeirense”, In Actas do Colóquio Internacional de Piedade Popular. Sociabilidades, representações, espiritualidades, realizado na Universidade Nova de Lisboa de 20 a 23 de Novembro, Lisboa, Terramar, 1999.

    CCOONNFFEERRÊÊNNCCIIAASS PPUUBBLLIICCAADDAASS EEMM LLIIVVRROOSS DDEE AACCTTAASS ((NNoo eessttrraannggeeiirroo)) 2007 – “La idea de Europa en los escritos masónicos del período del liberalismo português: el pensamiento europeísta y universalista de Sebastião de Magalhães Lima”, in J. A. Ferrer Benimeli (Coord.), La Masonería española en la época de Sagasta. Actas do XI Symposium Internacional de Historia de la Masonería Española (Logroño, del 6 al 8 de Julio de 2006), Vol. II, Zaragoza, Gobierno de Aragón, 2007, pp. 1061-1082. 2006 - “O mito da Inquisição Jesuítica em Portugal: a super-responsabilização inquisitorial dos Jesuítas e a secundarização dos Dominicanos e das outras ordens na memória cultural”, in PALACIOS, Arturo Bernal (ed.), Praedicatores, Inquisitores - II. Los Dominicos y la Inquisición en el mundo ibérico e hispanoamericano. Actas del 2º Seminario Internacional sobre los Dominicos y la Inquisición (Sevilla, 3-6 de Marzo de 2004), Roma, Institutum Historicum Fratum Praedicatorum, 2006, pp. 623-663. 2004 - « A Construção do mito do Marquês de Pombal no discurso maçónico-liberal português», in J. A. Ferrer Benimeli (coord.), La Masonería en Madrid y en España del siglo XVIII al XXI, Vol. I, Zaragoza, Centro de Estudios Historicos de la Masonería Española – Universidad de Zaragoza, 2004, pp. 443-477. Artigo elaborado em co-autoria com Annabela Rita. 2001 - “A construção do mito jesuíta no discurso maçónico em Portugal (1869-1910) ”, in La masonería española en el 2000: una revisión histórica, Vol. II, J.A.Ferrer Benimeli (coord.), Zaragoza, Centro de Estudios Históricos de la Masonería Española (Universidad de Zaragoza), 2001. CCOONNFFEERRÊÊNNCCIIAASS EE AARRTTIIGGOOSS PPUUBBLLIICCAADDOOSS EEMM RREEVVIISSTTAASS PPOORRTTUUGGUUEESSAASS 2008 – “Padre António Vieira: A paixão de evangelizar”, in Agência Ecclesia Semanário de Actualidade Religiosa, 22 de Janeiro de 2008, pp. 8-9. 2007 – “Anticlericalismo e universo feminino: polémicas e estereótipos”, in Revista Lusófona de Ciências das Religiões, nº 11, 2007, pp.257-270. - “O mito da mulher em Vieira: Teologia, representação e profecia”, in Islenha, Nº 41, Julho-Dezembro, 2007, pp. 4-33. - “Fátima, o milagre da interpretação – II: O milagre do Sol”, in Brotéria, Vol. 165, 2007, pp. 471-498. - “Fátima, o milagre da interpretação – I: Fases de abordagem gnosiológica”, in Brotéria, Vol. 165, 2007, pp. 345-356. - “Uma utopia católica sob suspeita: censura romana à Clavis Prophetarum do Padre António Vieira”, in Prelo, nº 5, 2007, pp. 32-47. - “Das ordens às Congregações Religiosas: Metamorfoses da Vida Consagrada Católica (Uma perspectiva Histórica), in Boletim do Núcleo Cultural da Horta, nº 16, 2007, pp. 255-269. - “Notas para a história da espiritualidade do Coração de Jesus”, in Brotéria, 2007, Vol. 165, pp. 29-40. - “Para um ecumenismo cultural”, in Agência Ecclesia: Semanário de Actualidade Religiosa, 16 de Janeiro de 2007, pp. 6-7. - “Um outro olhar sobre Guerra Junqueiro: novo livro de Henrique Manuel Pereira”, in Brotéria, Vol. 164, pp. 293-298. - “Uma utopia católica sob suspeita: censura romana à Clavis Prophetarum do Padre António Vieira, in Brotéria, Vol. 164, 2007, pp. 75-88. “A moda dos Congressos: jardins, flores e utopia”, in Jornal da Madeira, 31 de Março de 2007, p. 17. 2006 – “O ‘Terramoto’ pombalino e a campanha de ‘desjesuitização’ de Portugal”, in Lusitana Sacra, Tomo XVIII, 2006, pp. 147-218. - “Uma utopia católica sob suspeita: censura romana à ‘Clavis Prophetarum’ do Padre António Vieira, sj”, in Lusitana Sacra, Tomo XVIII, 2006, pp. 473-484.

  • 10

    - “O mito dos Jesuítas em Portugal (sécs. XVI-XX”, in Revista Lusófona de Ciências das Religiões, Nos. 9/10, 2006, 303-314. - “A Reforma antijesuítica da Universidade Portuguesa pelo Marquês de Pombal”, in Itinerarium: Revista quadrimestral de Cultura, Nos. 181-183, 2005, pp. 411-445. - “O mito da mulher em Vieira: Teologia, representação e profecia – I e II”, in Brotéria, Vol. 163, 2006, pp. 153- 174 e pp. 279-298. - “Fernando Oliveira, Construtor do mito de Portugal”, in A Cidade de Évora – Boletim de Cultura da Câmara Municipal, 2ª Série, nº 6, 2002-2006, pp. 415-435. - “A sedução dos dualismos. Ciência, New Age e Catolicismo nas obras de Dan Brown”, (em co-autoria com cientista Vítor Silva) in Praxis, nº 4, 2005, 117-132. - “A reflexão política do Padre Manuel Antunes: Repensar Portugal em tempo de mudança”, in Islenha, nº 38, Janeiro-Junho, 2006, pp. 171-182. “O humanista de vanguarda Fernando Oliveria: Egresso dominicano, gramático, historiador e cientista”, in Retratos de Família (Instituto de São Tomás de Aquino), Nº 1, 2006, pp. 193-230. - “A idade da sabedoria e a emergência do conceito de Terceira Idade”, in Rugas, Nº 0, Fevereiro de 2006, p. 10. 2005 – “Os catecismos antijesuíticos pombalinos: As obras fundadoras do antijesuitismo do Marquês de Pombal”, in Revista Lusófona de Ciência das Religiões, Nos. 7/8, 2005, pp. 247-268. - “Congresso Internacional Inquisição Portuguesa: Tempo, Razão e Circunstância”, in Lusitania Sacra, Tomo XVII, 2005, pp. 477-479. - “Colóquio Internacional Frei Luís de Granada e o seu tempo: Na celebração dos 500 anos do seu nascimento”, in Lusitania Sacra, Tomo XVII, 2005, pp. 479-480. - “Fernando Oliveira, o construtor do mito de Portugal: o mito de Portugal no contexto dos mitos das origens das nacionalidades europeias na modernidade”, in Islenha, Nº 37, Julho-Dezembro de 2005, pp. 42-58. - “Frei Luís de Granada e os Jesuítas: um dominicano admirador da Companhia de Jesus”, in Brotéria, Vol. 161, 2005, pp. 387-404. - “Linhas mestras da reflexão política do P. Manuel Antunes: «Repensar Portugal» na transição da ditadura para a democracia”, in Brotéria, Vol. 161, 2005, pp. 111-126. -“Novos pensadores e teologia da libertação no Islão Moderno”, in Brotéria, Vol. 161, 2005, pp. 82-86. “A mística do Espírito Santo em Natália Correia: Transposição portuguesa e feminina de uma utopia europeia”, in Brotéria, Vol. 160, 2005, pp. 215-228. “Homenagear o Padre Manuel Antunes SJ (1918-1985): Revisitar as interfaces da cultura”, in Brotéria, Vol. 160, Janeiro, pp. 77-82. 2004 – “Verdade, Mito e História”, in Cadernos ISTA, Nº 17, 2004, pp. 171-193. - “Antijesuitismo pedagógico e científico e o nascimento da Brotéria”, in Islenha, Nº 35, Julho-Dezembro de 2004, pp. 34-52. -“O código da conspiração: Lemas e dilemas de O Código Da Vinci”, in Brotéria, Vol. 159, Dezembro de 2004, pp. 477-484. -“O mito dos Jesuítas para além do tempo do mito: no período do Estado Novo e do regime democrático”, in Lusitana Sacra, Tomo XVI, 2004, pp. 411-430. -“O primeiro tratado sobre o Quinto Império Português (1641): Tratado da Quinta Monarquia de Sebastião de Paiva”, in Brotéria, Vol. 158, Fevereiro de 2004, pp. 153-177.

    - “Negociar entre o Céu e a Terra”, in Brotéria, Vol. 158, Março de 2004, pp. 293-295. Artigo assinado em co-autoria com Manuel Barbosa da Costa Freitas.

    - “Dicionário Histórico das Ordens e Congregações em Portugal e no Brasil: Mais do que um ‘Dicionário’, um projecto de investigação”, in Brotéria, Vol. 158, 2004, pp. 391-405. Artigo elaborado em co-autoria com Paulo Mendes Pinto e Sílvia Ferreira.

    - “A sociedade catolaica: paradoxo da Democracia pós-abrilina”, in Agência Ecclesia, Nº 958, 20 de Abril de 2004. p. 8.

    -“D. António da Costa, o cristianismo e o progresso: I – Percurso pedagógico e político”, in Brotéria, Vol. 158, 2004, pp. 353-363. Artigo assinado com o pseudónimo Medina de Gouveia.

    - “D. António da Costa, o cristianismo e o progresso: II – A resposta a Antero de Quental”, in Brotéria, Vol. 158, 2004, pp. 461-478.

  • 11

    2003 – “Para desmitificar Pombal”, in Brotéria, Vol. 156, Fevereiro, 2003, pp. 189-191.

    - “Cumplicidade entre Literatura e História na obra de Sena Freitas” (em co-autoria com Ana Cristina Cardoso da Costa Gomes), in Brotéria, Vol. 156, 2003, pp. 497-518.

    - “Notas para uma Cristologia Islâmica: para a construção de um saber ecuménico ao serviço da paz”, in Brotéria, Vol. 157, pp. 121-134. Artigo assinado com o pseudónimo Medina de Gouveia.

    - “Pombal no discurso maçónico-liberal português – I e II”, (Em co-autoria com Annabela Rita), in Brotéria, Vol. 157, 2003, pp. 365-381 e 471-492.

    - “À esquina da ternura: dois poemas de José Eduardo Franco”, in Faces de Eva, Nº 10, 2002, pp.7-9.

    - “O tempo e o modo - Festa: liturgia natalícia popular na cultura madeirense”, in Areópago, 13 a 19 de Dezembro de 2003, pp. 10-11.

    2002 – “Os Monita Secreta: História de um best-seller antijesuítico” (em co-autoria com Christine Vogel), in Brotéria, Vol. 154, Maio/Junho de 2002, pp. 473-514.

    - “Antijesuitismo pedagógico e científico e o nascimento da Brotéria”, in Brotéria, Vol. 155, Outubro de 2002.

    - “Influência de Joaquim de Flora na cultura portuguesa”, in Revista das Ciências das Religiões, Vol. I, 2002.

    - “Profetismo em Portugal: Génese e derivas, in Cadernos ISTA, Nº 14, 2003, pp. 91-111.

    2001 - “A fundação pombalina do mito da Companhia de Jesus”, in Revista de História das Ideias, Vol. 22, 2001, pp. 209-253.

    2000 - "O Mito do ano 2000", in Brotéria, Vol. 150, 2000, pp. 15-48.

    - "A primeira História de Portugal e a História do Futuro: Duas utopias em confronto", in Revista Ler História, Nº 38.

    - "A construção pombalina do mito Jesuíta e o seu papel no reforço do Estado Absolutista", in Revista Século XVIII, Tomo 1, Vol. I, pp. 255-281. - “Teologia da história em Joaquim de Flora”, in Brotéria, Agosto/Setembro.

    - “Joaquim de Flora e a sua influência na Cultura Portuguesa”, in Brotéria, Outubro.

    - “A visão do Outro na Literatura Antijesuítica em Portugal: De Pombal à I República”, in Lusitania Sacra, Tomo XII, 2000, pp. 121-142.

    1999 - "A primeira História de Portugal. Algumas pistas hermenêuticas sobre a obra historiográfica de Fernando Oliveira", in Brotéria, Junho.

    - "O Mito e a utopia do ano 2000", in O colégio militar, nº 191, Dezembro.

    - Teologia e Utopia em António Vieira" (publicação integral de Tese de Licenciatura), in Lusitânia Sacra, 2ª Série, Vol. XI, 1999, pp. 153-245.

    1997 - “O Padre António Vieira na Literatura Anti-Jesuítica”, in Brotéria (Números especiais de Outubro/Novembro dedicados ao Padre António Vieira, no ano da celebração do seu 3º Centenário).

    - “Joaquim de Flora e a Idade do Espírito Santo”, in Communio, Novembro/Dezembro.

    1996 - "Mística e Erotismo", in Revista Viragem.

    1993 - "Carta aos Universitários", in revista Schemá, vol. 3.

    1992- "Libertação da Teologia ou Teologia da Libertação", in revista Schemá, Vol 2.

    1991/93- Diversos artigos e poesias publicados na revista trimestral Flor do Douro, da qual era director.

    1991- Autor do opúsculo intitulado "Ecumenismo", Lisboa, AEFT, 1991; CCOONNFFEERRÊÊNNCCIIAASS EE AARRTTIIGGOOSS PPUUBBLLIICCAADDOOSS EEMM RREEVVIISSTTAASS EESSTTRRAANNGGEEIIRRAASS

  • 12

    2007 – “Jesuítas e Franciscanos perante as culturas e as religiões do Extremo Oriente: O Caso da Apologia do Japão e a dramática missionação das Ilhas do Sol Nascente”, in Revista História Unisinos, (Brasil), Vol. 11, Nº 2, 2007, pp. 210-221. - “O mito da mulher em Vieira: uma visão barroca do universo feminino” in Fronteiras: Revista Catarinense de História, (Dossiê História e Gênero), Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina e Associação Nacional de História, secção Santa Catarina, n. 15, 2007, pp. 101-137. - “Penitência, virgindade e experiência de martírio: a perspectiva barroca do Padre António Vieira”, (em co-autoria com Isabel Morán Cabanas), in Cadernos Patrísticos, (Brasil), Vol. II, Nº 4, 2007, pp. 197-210. - “A mulher na oratória do Padre António Vieira e na mundividência barroca: polémica sobre ‘o gosto de sair’” (em co-autoria com Isabel Morán Cabanas), in Agália, (Espanha) Nos. 89-90, 2007, pp. 129-143. 2006 – “A Apologia do Japão de Pe. Valentim de Carvalho: Polémica entre Jesuítas e Ordens Mendicantes no Japão”, in Mentalities/Mentalités, Tome 20, Nº 1, 2006, pp. 29-44. -“O Código da Conspiração: lemas e dilemas do Código Da Vinci”, in Fronteiras – Revista Catarinense de História, Vol. 13, 2006, pp. 145-150. 2005 – “O cristianismo e o progresso: a resposta de D. António da Costa a Antero de Quental”, in Lumen, Vol. 11, Nº 26, 2005, pp. 23-49. - “Cristologia islâmica: Para a construção de um saber ecuménico ao serviço da paz”, in Lumen, Vol. 10, Nº 24, São Paulo, 2005, pp. 51-63. 2004 - “Imagens da Mulher em Vieira: Estereótipos barrocos de uma visão do universo feminino”, in Mentalities/Mentalités, Vol. 18, Nº 2, New Zealand, 2004, pp. 52-70. - Fernando Oliveira, o Construtor do Mito de Portugal, in Revista Camoniana, Vol. 16, São Paulo, 2004, pp. 205-237

    2003 - “As Monita Secreta: história de um best-seller antijesuítico”, in Percursos: Revista de Ciências da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, Vol. 4, Nº 1, 2003, pp. 107-159. Artigo elaborado em co-autoria com Christine Vogel.

    - “O fim do sonho missionário das Ilhas do Sol Nascente: A Apologia do Japão e a controvérsia entre Jesuítas e Mendicantes”, in Revista de Cultura, Edição Internacional (Revista simultaneamente publicada nas versões chinesa, portuguesa e inglesa pelo Instituto Cultural de Macau) Nº 6, Abril de 2003, pp. 54-63.

    2002 - “Jesuítas e Inquisição, cumplicidades e confrontações: em Portugal, no Brasil e no Oriente (Séculos XVI-XVII) ”, in Convergência Lusíada, Revista do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, Vol. 19 (Número especial sobre Relações Luso-Brasileiras), 2002. - “Entre a colaboração e a crítica: a relação entre Jesuítas e a Inquisição nos séculos XVI e XVII”, in Lumen, Vol. 8, Nº 18, Maio/Agosto, São Paulo, 2002.

    - “Portugal enquanto profecia: Génese, conteúdo e metamorfoses do Profetismo Português”, in Fonteiras: Revista Catarinense de História/Universidade Federal de Santa Catarina, Nº. 10, 2002, pp. 7-21.

    EEDDIIÇÇÕÕEESS EEMM SSUUPPOORRTTEE DDIIGGIITTAALL ((CCDD--RROOMM,, DDVVDD EE NNAA IINNTTEERRNNEETT)) 2006 – Padre Manuel Antunes, sj – Documentários (Congresso Internacional, RTP2 e TSF), Edição em DVD, Coordenação Geral de José Eduardo Franco, Lisboa, Logomédia, 2006. - “Jesuítas em Questão: Apreciações contrastantes: Camões e Frei Luís de Granada”, in Revista Camoniana, São Paulo, 2006, Vol I: http://www.camonianatravessias.com.br/Web%20Camoniana_arquivos/page0007.htm “Educação para a Democracia no Fim da Ditadura em Portugal: O Contributo de Manuel Antunes, sj”, in Revista Percursos do Centro de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Catarina, 2006, Vol. 7, nº 1: www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs -“A Ideia de Europa nas Reformas Pombalinas da Educação”: http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/Jose%20Eduardo%20Franco.htm - Quem Influenciou o Marquês de Pombal? Ideólogos, ideias, mitos e a utopia da Europa do Progresso: http://www.realgabinete.com.br/coloquio/3_coloquio_outubro/index.htm

  • 13

    2005 – CDr: Dicionário de Educadores Portugueses, Direcção de António Nóvoa, Porto, Edições Asa, 2005. www.triplov.com/letras/eduardo_franco/index/html: .As Faces do Medo .O antijesuitismo em Portugal: História e Mito .Duas utopias em confronto .O Centenário de uma enciclopédia universal à portuguesa .O construtor do mito de Portugal .Dicionário das Ordens e Congregações - “Imagens da Educação dos Jesuítas na Historiografia Liberal Portuguesa (1850-1910), in Anais do IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, CD-Rome, Porto Alegre, Editora Unisinos, 2002.

    - “O mito dos Jesuítas em Portugal: Literatura, História e Arte”: www.eventos.uevora.pt/conhecimento proibido/contributos/23_6_2003/eduardo franco

    - “Cumplicidade entre Literatura e História na obra de Sena Freitas”, CD-ROM das Actas do Colóquio Literatura e História: para uma prática interdisciplinar, Lisboa, Universidade Aberta, 2003. “Joachim z fiore i era ducha swietego”, in Serwis Apologetyczny: katolickie spojrzenie nawiaręinhttp://apologetyka.katolik.net.pl/index.php?option=com_content&task=view&id=667&Itemid=59. OOBBRRAASS QQUUEE TTRRAADDUUZZIIUU DDOO FFRRAANNCCÊÊSS EE DDOO LLAATTIIMM - LEROY, Michel, O Mito Jesuíta, Lisboa, Roma Editora, 1999. Teve o apoio do Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira da Universidade Católica Portuguesa.

    - As Monita Secreta Societatis Jesu (Instruções Secretas da Companhia de Jesus), publicado pela Roma Editora, 2002. - Lucian Boia, “O imaginário da Europa: Fronteiras, unidade e diversidade”, in Brotéria, Vol. 163, pp. 115-130. OOBBRRAASS QQUUEE TTRRAANNSSCCRREEVVEEUU EE AACCTTUUAALLIIZZOOUU DDOO PPOORRTTUUGGUUÊÊSS EE DDOO CCAASSTTEELLHHAANNOO AANNTTIIGGOO EE MMOODDEERRNNOO - História de Portugal de Fernando Oliveira (1581) - Livro da Antiguidade, Nobreza, Liberdade e Imunidade do Reino de Portugal, de Fernando Oliveira (1578- 80) - Tratado da Quinta Monarquia de Sebastião de Paiva (1641) - Discurso Historico del Reyno de Portugal de Nicolas Bustilo (1642) - Apologia do Japão de Valentim Carvalho (1617) - Textos inéditos sobre a Idade do Espírito Santo, sobre Santa Isabel de Portugal e o Joaquimismo e sobre o Espírito Santo Feminino do Espólio de Natália Correia. - Projecto de hum Regimento para o Tribunal do Santo Ofício, de Pascoal José de Melo. - Contra os Jesuítas (texto irónico) do P. Sena Freitas. - Regimentos da Inquisição Portuguesa (supervisão da transcrição e actualização). - A alta educação do Padre de Sena Freitas (Supervisão da transcrição e actualização) - Idealismo e Materialismo manuscrito do Padre Manuel Antunes. RREECCEENNSSÕÕEESS CCRRÍÍTTIICCAASS 2006 – Célia Tavares, Jesuítas e Inquisidores em Goa, in Revista Brasileira de História, São Paulo, Vol. 26, nº 51, 2006, pp. 283-289. 2005 - Helena Mateus Jerónimo, Ética e Religião na sociedade tecnológica: os Jesuítas portugueses e a revista Brotéria (1985-2000), in Análise Social, nº 174, 2005, pp. 215-220.

  • 14

    - Dan Brown, O Código Da Vinci, 7ª Edição, Lisboa, Bertrand Editora, 2004, in Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, Nº 14, 2005, pp. 222-227. 2004 - Helena Mateus Jerónimo, Ética e Religião na sociedade tecnológica: os Jesuítas portugueses e a revista Brotéria (1985-2000), in Lusitana Sacra, Tomo XVI, 2004, pp. 606-609. -António Lopes, sj, Enigma Pombal, in Lusitana Sacra, Tomo XVI, 2004, pp. 582-583. OORRIIEENNTTAAÇÇÃÃOO DDEE TTEESSEESS,, TTRRAABBAALLHHOOSS DDEE IINNVVEESSTTIIGGAAÇÇÃÃOO EE EESSTTÁÁGGIIOOSS 2007 – Orientação do pós-doutoramento de Manuel Jacinto de Ascensão Jardim dedicado ao ensino do empreendedorismo no Ensino Superior em Portugal. - Orientação da tese de doutoramento de Fernanda Cristina Santos sobre o Mito da Mulher em Portugal. - Co-orientação do pós-doutoramento de Beata Cieszinska sobre messianismos nacionalistas em Portugal e na Polónia e a ideia de Europa. 2006 – Orientação do projecto de pós-doutoramento do Prof. Doutor Tomás Machado de Lima dedicado ao estudo da história, da cultura e da influência social do Círio da Alfândega. 2005 – Orientador de estágio de Patrícia França (do Curso de Comunicação Social do ISCSP-UTL) realizado na Brotéria. 2004 – Orientador de estágio de Paula Cristina Bastos Xavier (Curso de pós-gradução em Técnicas Editoriais da UNL) na Roma Editora. PARTICIPAÇÃO EM JÚRIS DE TESES 2007 – Nomeado arguente principal da tese de doutoramento em Ciências da Educação de Manuel Jacinto de Ascensão Jardim intitulada Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais: Estudo para a Promoção do Sucesso Académico, apresentada à Universidade de Aveiro e defendida a 21 de Setembro de 2007. 2006 - Arguente da Banca Examinadora da Defesa de Dissertação de Mestrado de Aldaíres Souto França intitulada Uma Educação Imperfeita para uma Liberdade Imperfeita: Escravidão e Educação no Espírito Santo (1869-1889), na Universidade Federal do Espírito Santo no dia 27 de Abril de 2006. EEXXPPEERRIIÊÊNNCCIIAA EEMM TTEERRMMOOSS DDEE IINNVVEESSTTIIGGAAÇÇÃÃOO 2007 – Realizou uma jornada de investigação, na qualidade de Visiting Schoolar, na Brown University a convite de Onésimo Teotónio de Almeida do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da mesma universidade em Abril de 2007. 2005 - Coordenador do projecto de investigação promovido pelo CEPCEP da UCP para a pesquisa e catalogação das “Fontes Primárias do Arquivo Secreto do Vaticano relativas ao período dos Descobrimentos Portugueses”. Projecto financiado pela União Europeia através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. - Membro da equipa de coordenação da edição da Obra Completa do Padre Manuel Antunes financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. - Coordenou três jornadas de investigação internacionais para realizar o levantamento de todos os elementos existentes nos arquivos de Espanha, Itália e Bélgica para preparar a Obra Completa de Manuel Antunes, nos meses de Junho, Julho e Agosto de 2005. 2004 – Coordenador e investigador da secção “Mulher, Religião e Mito” do projecto “Fontes para a História da Mulher em Portugal” desenvolvido no Centro Faces de Eva da FCSH da UNL com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. - Coordenador em conjunto com a Professora Doutora Sara Marques do projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian para a transcrição, actualização e estudo crítico do Compêndio Histórico do Estado da Universidade de Coimbra (1771). 2003 - Co-autor do projecto institucional e Membro fundador do Centro de Estudos Lusófono de Cultura e Ciência do Centro Universitário de Assunção, São Paulo, Brasil. - Autor do projecto “A Imagem da Mulher nas Religiões do Mundo” do Centro Faces de Eva.

  • 15

    - Membro do projecto de investigação e edição europeu sobre “Os antijesuitismos na Europa” do Centro de Antropologia Religiosa Europeia da École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris. - Autor e co-director do projecto de investigação edição intitulado “Dicionário das Ordens e Congregações em Portugal e Países Lusófonos”. - Autor do projecto de edição da Obra Completa do Marquês de Pombal. - Membro da equipa da equipa de investigação do projecto intitulado “As Experiências do mundo ibérico durante os séculos XVI-XVII. Uma abordagem comparada”, dirigido pelo Prof. Doutor Bernard Vincent do Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Pairs e em parceria com o Prof. Doutor Pedro Cardim do Departamento de História da Universidade Nova de Lisboa. 2002 - Conclusão do projecto de investigação intitulado o Universo da Companhia de Jesus na Ásia nos séculos XVI-XVII: Conflitualidades e impacto na Europa, para o Instituto Cultural de Macau, dirigido pelo Prof. Doutor Luís Filipe Barreto. - Coordenador da secção “Acção e Pensamento Pedagógico” do Projecto Sena Freitas do CLCPB da UCP. - Leva a cabo em co-autoria com o Prof. Doutor José Augusto Mourão o projecto de investigação e edição subordinado ao tema Joaquim de Flora e a sua influência em Portugal e na Europa, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian. - Proponente e autor (em parceria com Paulo de Assunção da Universidade de São Paulo – Brasil) do projecto de investigação, transcrição e edição dos regimentos do Tribunal do Santo Ofício português, intitulado As metamorfoses de um polvo: Religião e Política nos regimentos da Inquisição Portuguesa (sécs. XVI-XVIII), apoiado pelo Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira agregado à Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 2001 – Redactor de entradas para o Dicionário no Feminino do Centro Faces de Eva, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. - Proponente e autor (em parceria com Cristine Vogel da Universidade de Mainz – Alemanha) do projecto de investigação, tradução e edição intitulado Monita Secreta: História de um best-seller antijesuítico, subvencionado pelo Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira agregado à Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 2000 – Membro da equipa do projecto de Estudos sobre a Mulher denominado Faces de Eva da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, dirigido pela Profª. Doutora Zília Osório de Castro. - Colaborador de investigação e redactor de entradas para o projecto de edição do Dicionário Biográfico Parlamentar. 1999 - Proponente do projecto e Membro da equipa de investigação do projecto denominado “A Vida, a Obra e o Pensamento do Padre Joaquim Sena Freitas” que foi realizado no Centro de Cultura e Literatura Portuguesa e Brasileira da Universidade Católica Portuguesa com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 1998/99 - Foi-lhe atribuída uma bolsa da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses a fim de realizar o projecto de investigação subordinado ao tema “Descobrimentos Portugueses e a Construção da Utopia do Quinto Império”. 1988 - Tradutor e coordenador da equipa de tradução para língua portuguesa da obra intitulada Le Mythe Jésuite - Tese de “Doctorat d´Etat” da autoria de Michel Leroy, editada em França pela PUF, que foi publicada em Portugal pela Editora Roma com o apoio do Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira da UCP. - Autor do projecto de investigação sobre “A Vida, a Obra e o Pensamento do Padre Manuel Antunes, S.J.” 1997 - Foi convidado pelo Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para fazer uma experiência universitária internacional através do Programa Europeu Sócrates-Erasmus, no sentido de realizar uma jornada de investigação e estudo em Paris. 1996-1997 - Convidado pelo Prof. Doutor António Nóvoa da Universidade de Lisboa, director do Dicionário de Pedagogos Portugueses, para investigar e redigir 57 entradas. 1996 - Membro da equipa de investigação e de redacção do Dicionário de História Religiosa de Portugal, sob a direcção científica do Prof. Doutor Carlos Moreira Azevedo do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, publicado pelo Círculo de Leitores. Para este projecto redigiu 20 Entradas.

  • 16

    EEXXPPEERRIIÊÊNNCCIIAA EEMM TTEERRMMOOSS DDEE OORRGGAANNIIZZAAÇÇÃÃOO EE CCOOOORRDDEENNAAÇÇÃÃOO 2007 – Coordenou a equipa de preparação do projecto de licenciatura e mestrado em Ciências da Cultura proposto pela ESAD-FRESS ao Ministério da Ciência e Ensino Superior. 2006 – Membro da Comissão Organizadora da Sessão de Homenagem a Frei Raul Rolo, op e a Frei António do Rosário, op, realizada na Academia Portuguesa da História no dia 4 de Fevereiro de 2006. 2005-2006- Membro da direcção do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa (CLEPUL). 2005 – Dirigiu cientificamente o Documentário televisivo (para a RTP2) sobre a Vida e Obra do Padre Manuel Antunes, sj. - Coordenador do estudo histórico sobre a presença da vida monástica cristã na Serra da Arrábida. - Fundador e director da Colecção História Aberta da Roma Editora. - Coordenador da Comissão Executiva do Congresso Internacional “Padre Manuel Antunes: Interfaces da Cultura Portuguesa e Europeia” (15, 16 e 17 de Dezembro de 2005) na Fundação Calouste Gulbenkian com o Alto Patrocínio do Presidente da República. Coordenador da Comissão Organizadora do Congresso Internacional sobre “A Mulher nas Religiões do Mundo”, promovido pelo Centro Faces de Eva da Universidade Nova de Lisboa.

    2004 – Autor do projecto e membro da Comissão Organizadora do Congresso Internacional sobre “A Inquisição Portuguesa: Tempo, Razão e Circunstância, realização programada para Outubro de 2004 na Reitoria da Universidade de Lisboa. As entidades promotoras são a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto São Tomás de Aquino e o Centro de Estudos Brasil-Europa (São Paulo). - Membro da Comissão Executiva do Colóquio Internacional sobre “Frei Luís de Granada e o seu Tempo”, promovido pelo Instituto de São Tomás de Aquino e realizado na Academia Portuguesa de História nos dias 17 e 18 de Dezembro de 2004. - Co-coordenador do nº 11 da Revista Faces de Eva, publicada no mês de Maio e apresentada em sessão pública pela escritora Augustina Bessa-Luís na Cinemateca de Lisboa no dia 8 de Julho.

    2003 – Membro da Comissão organizadora do II Curso Livre Internacional de Estudos sobre a mulher promovido pelo Centro Faces de Eva da Universidade Nova de Lisboa.

    - Fundador e director (juntamente com o Prof. Doutor José Augusto Mourão) da Colecção Faces de Janus: Interrogar a Cultura.

    - Presidente do Conselho Fiscal da AMEM.

    - Co-fundador e coordenador da Equipa Coordenadora do Gabinete de Estudos Lusófonos das Ordens e Congregações do Instituto de São Tomás de Aquino.

    - Fundador do Gabinete de Estudos Pombalinos

    - Coordenador editorial e consultor científico da Roma Editora.

    - Membro da Comissão Executiva do Congresso Internacional sobre a Inquisição Portuguesa, promovido pela Faculdade de Letras e pelo Instituto São Tomás de Aquino, a realizar em Outubro de 2004.

    - Na qualidade de coordenador editorial da Roma Editora, propôs a criação das Colecções Faces de Vénus e Faces da Ficção sob a direcção científica da Prof. Doutora Annabela Rita.

    - Co-fundador e Vice-director do Gabinete de Estudos do Padre António Vieira.

    2002 – Coordenador do Número 7 da Revista Faces de Eva.

    - Eleito membro do Comité Executivo da secção Lusophone Literatures and Cultures: Outside of Portugal and Brazil (L. 3) da Modern Language Association of America (MLA) dos E.U.A.

    - Membro do Conselho Consultivo do Centro China-Portugal para a História das Ciências.

    - Coordenador (em conjunto com Hermínio Rico) do projecto de edição do livro de estudos comemorativo do Centenário da Revista Brotéria (1902-2002).

  • 17

    - Membro da comissão organizadora (presidida pelo Prof. Doutor José Augusto Mourão) do colóquio comemorativo do Centenário de Lacordaire, no Instituto São Tomás de Aquino (Lisboa).

    - Autor e coordenador (em conjunto com o Prof. Doutor Arnaldo Espírito Santo) do projecto de edição do Dicionário e da História Crítica do Padre António Vieira.

    - Membro da Comissão Organizadora do Ciclo de Conferências de Estudos sobre a Mulher, promovido pelo Centro Faces de Eva da Universidade Nova de Lisboa.

    - Comentador de temas culturais na Rádio Jornal da Madeira.

    2001 - Membro de Conselho de Redacção da Revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, do Instituto Pluiridisciplinar de História das Ideias da FCSH da Universidade Nova de Lisboa

    - Membro da equipa de Coordenação e Redacção do Dicionário no Feminino do projecto Faces de Eva.

    - Co-fundador do Centro Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

    1999 - Coordenador da edição do CD "Romper a Distância" do grupo Mary Wilson.

    1997/1998 - Coordenador da edição do CD “Amar sem Limites” do grupo Band’Deus.

    1997 - Co-fundador da tertúlia inter-universitária Nova Lux.

    - Coordenador da Comissão organizadora do Colóquio subordinado ao tema “Padre António Vieira, «esse povo de palavras”, realizado na cidade de Tomar a 25 de Novembro de 1997, apoiado pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e pela Câmara Municipal de Tomar.

    1995 - Vice-Presidente da Comissão Organizadora do II Congresso Internacional de Cultura Madeirense.

    - Autor do texto do protocolo que oficializou a Comissão e a preparação do II Congresso Internacional de Cultura Madeirense e membro coordenador da mesma Comissão Organizadora.

    1991 – Membro da Comissão Organizadora do I Festival Nacional da Canção Ecuménica de Lisboa.

    1991-93 - Director da revista Flor do Douro do Seminário Missionário Padre Dehon - Director musical dos Grupos Corais da Portelinha (período em que editou uma cassete com músicas e letras originais – que teve uma 2ª Edição em CD e Cassete feita em 2001)

    - Bibliotecário do Seminário Missionário Padre Dehon.

    1990-91 - Coordenador do Grupo de Reflexão Ecuménica da Universidade Católica Portuguesa

    - Fundador da Associação de Universitários Madeirenses

    - Presidente da Assembleia Constituinte da Associação de Universitários Madeirenses

    - Dirigente do CNE – Corpo Nacional de Escutas (Escutismo Católico Português)

    - Bibliotecário do Seminário Maior de Alfragide, SCJ. 1989- Presidente da Comissão Organizadora do I Congresso de Cultura Madeirense, patrocinado pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.

    CCOONNGGRREESSSSOOSS EE CCOOLLÓÓQQUUIIOOSS QQUUEE PPRROOJJEECCTTOOUU EE OORRGGAANNIIZZOOUU 2008 – Membro da Comissão Executiva do Congresso Internacional “Eduardo Lourenço, 85 anos: Pensar o Pensador”, promovido pelo Centro Nacional de Cultura e realizado em Maio de 2008 na Fundação Calouste Gulbenkian. - Co-coordenador da II Conferência Internacional “Culturas Ibéricas e Eslavas em Intercâmbio e Comparação: Intra Muros – Ante Portas, promovida pela CompaRes e realizada em Maio de 2008. - Membro da Comissão Executiva do Congresso Internacional “Imaginário e Viagem: Artes Decorativas na Expansão Portuguesa”, realizado pela Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva no Salão Nobre da FRESS, entre os dias 22 e 24 de Maio de 2008.

  • 18

    - Autor do projecto e membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica do Congresso Internacional sobre as Ideias de Europa na Europa, que terá lugar em Abril de 2009 na Universidade de Chemnitz, co-organizado pela Cátedra de Estudos Europeus da Universidade de Chemnitz, pelo Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa, pela Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos. 2007 –International Conference: “Images of the Periphery. Cultural Encounters between Portugal and Eastern Europe”: Chemnitz University of Technology, Germany 14-16 November, 2007http://www.tu-chemnitz.de/phil/europastudien/swandel/conf. Conferência Internacional que terá lugar na Universidade de Chemnitz entre os dias 14 e 16 de Novembro de 2007, promovido em parceria pela Cátedra do Estudos Ibéricos da Universidade de Chemnitz e o CLEPUL da Universidade de Lisboa. - Coordenador Executivo da Comissão Organizadora do Congresso Internacional “Jardins do Mundo: Discursos e Práticas” realizado no Centro de Congressos da Madeira entre os dias 9 e 12 de Maio de 2007 e promovido pela DRAC - Madeira em parceria com o CLEPUL, o PEN Clube Português, a EHESS de Paris e outras instituições científicas nacionais e estrangeiras. - Coordenador Adjunto da Comissão Organizadora de “Culturas Ibéricas e Eslavas em Intercâmbio e Comparação: entre Crise e Prosperidade”, Conferência Internacional promovida pelo CLEPUL da Universidade de Lisboa e pela Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos – Compares entre os dias 26 e 28 de Abril de 2007. www.iberian-slovonic.org 2006 – Congresso Internacional sobre os Dominicanos em Portugal (VIII Centenário da Fundação da Ordem dos Pregadores), promovido pelo Instituto de São Tomás de Aquino e pelo Centro de História da Espiritualidade da Universidade do Porto, que foi realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto entre os dias 14 e 16 de Dezembro de 2006. 2005 – Congresso Internacional Padre Manuel Antunes: Interfaces da Cultura Portuguesa e Europeia, promovido pela Academia das Ciências de Lisboa, pelo Centro Nacional de Cultura, pela revista Brotéria, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica. A Comissão de Honra presidida pelo Senhor Presidente da República. A sua realização está programada para os dias 15, 16 e 17 de Dezembro de 2005. - Congresso Internacional Igreja, Sociedade e Cultura: Padre Sena Freitas e o seu Tempo, promovido pelo Centro de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, realizado nos dias 20 e 21 de Outubro de 2005. - Colóquio Internacional Padre Dehon: Desafios para uma Civilização do Amor, promovido pelo Seminário de Alfragide da Congregação dos Dehonianos e realizado no dia 13 de Março de 2005. - Colóquio Internacional Cristianismo e Islão perante o Estado de Direito e a Sociedade Democrática, promovido pelo GEPOLIS da Universidade Católica Portuguesa. 2004 - Congresso Internacional A Inquisição Portuguesa: Tempo, Razão e Circunstância, realizado em Outubro de 2004 na Reitoria da Universidade de Lisboa. As entidades promotoras são a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto São Tomás de Aquino e o Centro de Estudos Brasil-Europa (São Paulo). 1997 - Colóquio Padre António Vieira, «esse povo de palavras, realizado na cidade de Tomar a 25 de Novembro de 1997, apoiado pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e pela Câmara Municipal de Tomar. 1990 - I Congresso Internacional de Cultura Madeirense, patrocinado pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. EEXXPPEERRIIÊÊNNCCIIAA JJOORRNNAALLÍÍSSTTIICCAA 2007 – Director adjunto da Revista Rugas. 2006 – Co-fundador e membro do Conselho de Redacção da revista Rugas (dedicada à Terceira Idade), distribuída mensalmente pelo Diário de Notícias/Madeira, onde publica mensalmente uma crónica de cultura e onde tem publicada várias entrevistas feitas a personalidades de relevo. - Colaborador do Jornal da Madeira. 2005 – Entrevista a Eduardo Lourenço (síntese) publicada no Jornal de Letras, 7-20 de Dezembro de 2005, pp. 36-37; e publicada na íntegra na in Brotéria, Vol. 161, 2005, pp.319-340. - Para o documentário sobre a Vida e Obra do Padre Manuel Antunes e para o estudo da Ideia de Portugal e da Europa, entrevistou, entre outras, as seguintes figuras: Eduardo Lourenço, Luís Lima

  • 19

    Barreto, Jean Galot, General Ramalho e Eanes, Maria do Céu Guerra, Eunice Muñoz, José Barata Moura, Francisco Pinto Balsemão. Membro do Conselho Redactorial do Jornal Sénior (Madeira). Coordenou a realização de um documentário em vídeo sobre a Vida e a Obra do Padre Manuel Antunes patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Escreve artigos mensais (temas de História) na revista Folha do Valentes com sede no Porto que tem como destinatários adolescentes e jovens. 2004 – Entrevistou para o Semanário Areópago o Padre Vítor Feytor Pinto e Eduardo Lourenço.

    2003 – Colaborador do Semanário Areópago da Região Autónoma da Madeira.

    1999 – Torna-se articulista assíduo da revista Brotéria.

    1991-1993 - Director da Revista Flor do Douro. IINNSSTTIITTUUIIÇÇÕÕEESS QQUUEE LLHHEE AATTRRIIBBUUÍÍRRAAMM BBOOLLSSAASS DDEE CCUURRTTAA EE DDEE LLOONNGGAA DDUURRAAÇÇÃÃOO - Fundação Para a Ciência e a Tecnologia - Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses - Fundação Calouste Gulbenkian - Secretaria Regional da Educação da R.A.da Madeira - Fundação Albuquerque d’Orey - Fundação Berardo - Fundação Oriente - Instituto Camões - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento - Fundação Marquês de Pombal - Instituto Cultural de Macau. CCOONNHHEECCIIMMEENNTTOOSS LLIINNGGUUÍÍSSTTIICCOOSS - Muito bom conhecimento falado e escrito de Francês, Inglês, Castelhano e Italiano. - Conhecimento escrito de Latim, Grego e Hebraico. LLÍÍNNGGUUAASS EEMM QQUUEE PPUUBBLLIICCOOUU TTRRAABBAALLHHOOSS - Português, Francês, Latim, Inglês, Alemão, Polaco, Espanhol e Chinês. CCOONNFFEERRÊÊNNCCIIAASS,, CCUURRSSOOSS EE MMOODDEERRAAÇÇÕÕEESS EEMM PPOORRTTUUGGAALL:: 2008 – “A utopia em Vieira como proposta de cidadania do futuro”, conferência proferida no auditório da Associação Alagamares em Sintra, dia 13 de Fevereiro de 2008. - “A Companhia de Jesus: O contexto histórico, político e religioso à época do seu aparecimento”, conferência inaugural do XXVII Encontro de Guias e Intérpretes realizado no Santuário de Fátima nos dias 28 e 29 de Janeiro de 2008. - “Grandes Figuras da Companhia de Jesus”conferência proferida no XXVII Encontro de Guias e Intérpretes realizado no Santuário de Fátima nos dias 28 e 29 de Janeiro de 2008. - “Padre António Vieira: a paixão de evangelizar”, conferência proferida no Círculo de Cultura e Espiritualidade Inaciana no dia 28 de Janeiro de 2008. 2007 – “Fernão de Oliveira, autor da primeira História de Portugal: A construção da História como forma de intervenção política”, conferência proferida no Colóquio sobre Fernão de Oliveira (c. 1507- c. 1582): modelo de sábio humanista, promovido pela Sociedade de Geografia de Lisboa e pelo Instituto São Tomás de Aquino no dia 14 de Dezembro de 2007. - “O Natal Madeirense e a construção de uma mitologia ecológica”, conferência proferida no III Fórum de Escritores Madeirense realizado no Centro Cultural da Ponta do Sol entre os dias 15 e 17 de Outubro de 2007.

  • 20

    - “O Milagre do Sol: Análise da Documentação Crítica”, Conferência proferida no Congresso Internacional Fátima para o século XXI” realizado no Centro Paulo VI do Santuário de Fátima nos dias 9-12 de Outubro de 2007. - “Os Jesuítas no mundo do Budismo”, conferência proferida no Colóquio Internacional sobre Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa realizado na Faculdade de Letras entre os dias 3 e 4 de Outubro de 2007. - “A permanência corrosiva dos estereótipos: a Terceira Idade e o Mito da Juventude Eterna”, conferência proferida no Ciclo de Conferências (que também organizou e moderou) realizado no I Salão Sénior que teve lugar na Gare Marítima de Alcântara no dia 23 de Junho de 2007. - “A emergência do Conceito de Terceira Idade”, conferência proferida no Congresso Sénior subordinado ao tema “As cores do Tempo”, organizado pela Câmara Municipal do Funchal e realizado no Anfiteatro do Teatro Municipal do Funchal no dia 31 de Maio de 2007. - “Madeira, o mito da ilha-jardim”, conferência principal proferida no Congresso Internacional “Jardins do Mundo: Discursos e Práticas”, realizado no Centro de Congressos da Madeira entre os dias 9 e 12 de Maio de 2007. Neste congresso exerceu também funções de presidente de mesa. - “A Rússia e a Europa segundo o pensamento estratégico do Padre Manuel Antunes”, conferência proferida na Conferência Internacional sobre “Culturas Ibéricas e Eslavas em Intercâmbio e Comparação: Entre Crise e Prosperidade”, promovida pelo CLEPUL da Universidade de Lisboa e pela Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos – Compares, realizada entre os dias 26 e 28 de Abril de 2007. 2006 – “O egresso dominicano Fernando Oliveira: Unidade e diversidade de uma vida aventureira”, conferência proferida no Congresso Internacional sobre os Dominicanos em Portugal na Comemoração dos 800 Anos da Fundação da Ordem dos Pregadores, realizado na Universidade do Porto entre os dias 14 e 16 de Dezembro de 2006. - “Reformas pombalinas da educação à luz do paradigma iluminista europeu: rupturas e continuidades”, conferência proferida na Fundação Marquês de Pombal no dia 18 de Novembro de 2006. - “Anticlericalismo e universo feminino”, conferência proferida no Seminário Aberto sobre Travessias do Campo Anticlerical, realizado no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro no dia 10 de Dezembro de 2006. - “Padre Manuel Antunes, sj, Pedagogo: Aspectos do pensamento pedagógicos antuniano”, comunicação apresentada no I Congresso Internacional de Pedagogia realizado na Faculdade de Filosofia de Braga da UCP entre os dias 19 e 20 de Outubro de 2007. - “O país que ama a Madeira: Suécia: mitos e (des)encantos”, conferência proferida no II Fórum Cultural e Literário de Escritores Madeirenses, realizado no Madeira Story Centre nos dias 16 e 17 de Outubro de 2007. - “Ritos Chineses”, conferência proferida na Semana de Verão de Teologia organizada pelo Instituto de São Tomás de Aquino e realizada na Casa das Irmãs Dominicanas em Fátima, no dia 23 de Agosto de 2006. - “Um best-seller antijesuítico polaco: A Influência dos Monita Secreta na Cultura Portuguesa e Europeia”, conferência proferida na Internacional Conference: Iberian and Slavonic Cultures. Contact and Comparison, organizada pelo Centro de Línguas e Culturas Eslavas e pelo Centro de Estudos Comparatistas da UL e realizada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa entre 18 e 20 de Maio de 2006. - Presidiu à sessão intitulada “In the area of Education” da Internacional Conference: Iberian and Slavonic Cultures. Contact and Comparison, organizada pelo Centro de Línguas e Culturas Eslavas e pelo Centro de Estudos Comparatistas da UL e realizada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa entre 18 e 20 de Maio de 2006. - “Frei Luís de Granada e as Ordens Religiosas”, conferência proferida no Colóquio sobre Frei Luís de Granada: Teologia e Cultura no século XVI, realizado na Casa de Pedrógão Grande de Lisboa a 7 de Dezembro de 2006. - “O Pe, Dehon e o Anti-Semitismo”, conferência proferida no Colóquio Pe. Dehon e a Família Dehoniana: Problemas e Perspectivas realizado no dia 12 Março no Seminário de Alfragide. 2005 – Coordenou a sessão dedicada ao Europa e seus imaginários, em que conferenciou Lucian Boia da Universidade de Bucareste no Congresso Internacional Padre Manuel Antunes: Interfaces

  • 21

    da Cultura Portuguesa e Europeia, no Auditóro II da Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 16 de Dezembro de 2005. - “A Ideia de Europa e de Globalização em Manuel Antunes”, conferência proferida no Congresso Internacional Padre Manuel Antunes: Interfaces da Cultura Portuguesa e Europeia, no Auditóro II da Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 16 de Dezembro de 2005. - “Terramoto antijesuítico pombalino”, conferência proferida no Seminário Aberto intitulado Incidências Anticlericais realizado no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro no dia 18 de Novembro. -“Terramoto Cultural Pombalino”, conferência proferida no salão nobre da Sociedade Histórica da Independência de Portugal no dia 3 de Novembro, no âmbito de um ciclo de conferências comemorativas do Terramoto de 1755 promovido pelo Centro Cultural de Lisboa – Pedro Hispano. - “A Companhia de Jesus e a Inquisição: afectos e desafectos entre duas instituições influentes (séculos XVI-XVII)”, comunicação proferida no Congresso Internacional sobre O espaço atlântico de Antigo Regime: poderes e sociedades organizado pelo Centro de História Além-Mar e realizado na FCSH da Universidade Nova de Lisboa entre os dias 2 e 5 de Novembro de 2005. -“A noção de ciência e a ideia de Portugal e de Europa na obra de Fernando Oliveira”, conferência proferida no IX Simpósio de História da Marinha (dedicado a D. Francisco de Almeida 1º Vice-Rei Português) promovido pela Academia da Marinha no dia 27 de Outubro de 2005. “Padre António Vieira, «esse povo de palavras», conferência proferida na Escola Secundária Francisco Franco do Funchal no dia 25 de Outubro de 2005. - “A paixão da investigação e a problemática do trabalho historiográfico”, conferência proferida no Fórum de Machico no dia 24 de Outubro de 2005 no âmbito da celebração do dia das Bibliotecas Escolares. - “A Ideia de Europa em Sena Freitas: Desconstrução e reconstrução da Europa no imaginário português do século XIX e princípios do século XX”, conferência proferida no Congresso Internacional sobre Igreja, Sociedade e Cultura: O Padre Sena Freitas e o seu tempo realizado na UCP de Lisboa nos dias 20 e 21 de Outubro de 2005. - Coordenação do Painel sobre “Ideologia e Polémica” do Congresso Internacional sobre Igreja, Sociedade e Cultura: O Padre Sena Freitas e o seu tempo realizado na UCP de Lisboa nos dias 20 e 21 de Outubro de 2005. “Manuel Antunes: marcos de uma vida intensa de um pedagogo genial”, conferência realizada na Feira do Livro de Lisboa no dia 2 de Junho de 2005, promovida pela Editora Multinova. - “A visão de Jesus e do Cristianismo no Islão”, conferência proferida no Colóquio Internacional sobre Cristianismo e Islão perante o Estado de Direito e a Sociedade Democrática realizado na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa nos dias 27 e 28 de Maio de 2005. -“A ideia de Europa no tempo de Frei Luís de Granada”, conferência proferida no Colóquio sobre Cultura e Sociedade no tempo de Frei Luís de Granada realizado na Câmara Municipal de Pedrógão Grande nos dias 27 e 28 de Maio de 2005. -“Culto mariano e culto eucarístico na tradição portuguesa e europeia”, conferência proferida no auditório da Centro Paroquial da Paróquia de Santo António dos Cavaleiros, na sessão comemorativa do aniversário da Ordem Terceira Carmelita. -“A Filologia ao serviço da História: A ideia de Portugal e da Europa na obra de Fernando Oliveira”, comunicação proferida no Colóquio Internacional de Homenagem a Amadeu Torres – Gramática e Humanismo realizado em Braga na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica nos dias 21 a 22 de Abril de 2005. -“Pe. Manuel Antunes, mestre do século XX português e europeu”, conferência proferida no dia 14 de Março na Casa da Cultura da Sertã em sessão pública promovida pela Equipa Manuel Antunes com o Patrocínio da Câmara da Sertã no quadro da Homenagem Nacional ao Padres Manuel Antunes. -“História de uma espiritualidade quente: O Pe. Dehon e a História da Espiritualidade do Coração de Jesus”, in Colóquio Pe. Dehon – Desafios para uma civilização do amor organizado pelo Seminário de Alfragide no dia 13 de Março de 2005. 2004 – Coordenação da Bloco 3 de conferências do Colóquio Internacional sobre “Frei Luís de Granada e o seu Tempo”, promovido pelo Instituto de São Tomás de Aquino e realizado na Academia Portuguesa de História nos dias 17 e 18 de Dezembro de 2004.

  • 22

    - “Frei Luís de Granada e os Jesuítas”, conferência proferida no Colóquio Internacional sobre “Frei Luís de Granada e o seu Tempo”, promovido pelo Instituto de São Tomás de Aquino e realizado na Academia Portuguesa de História nos dias 17 e 18 de Dezembro de 2004. -“O Vermelho e o Negro: o debate ideológico-pedagógico em torno do Compêndio Histórico”, comunicação apresentada no V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação realizado na Universidade de Évora entre os dias 5 e 8 de Abril. Comunicação feita em co-autoria com Sara Marques Pereira. - “O Testamento Pedagógico de Sena Freitas”, comunicação apresentada no V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação realizado na Universidade de Évora entre os dias 5 e 8 de Abril. - “Fontes para a História da Mulher em Portugal: questões epistemológicas e metodológicas”, conferência realizada no III Curso Livre de Estudos sobre a Mulher subordinado ao tema Falar de Mulher – Género e Memória no dia 19 de Maio decorrido na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. - “Verdade, Mito e História”, conferência proferida no dia 20 de Maio no Centro Cultural Dominicano de Lisboa no Ciclo de Conferências anual organizado pelo Instituto de São Tomás de Aquino. - “A correspondência antijesuítica do Marquês de Pombal e a fabricação do mito jesuíta”, conferência proferida no Encontro Internacional sobre Correspondência no Século XVIII, promovido pela Fundação das Casas de Fronteira e Alorna nos dias 12 a 14 de Outubro de 2004.

    - “Evolução do Ordenamento Jurídico da Inquisição Portuguesa”, conferência proferida em co-autoria com Paulo de Assunção no Congresso Internacional sobre a Inquisição Portuguesa: Tempo, Razão e Circunstância, ocorrido na Reitoria da Universidade de Lisboa nos dias 20 a 22 de Outubro de 2004. - Coordenação do Painel “Inquisição e Cultura” do Congresso Internacional sobre a Inquisição Portuguesa: Tempo, Razão e Circunstância, realizado na Reitoria da Universidade de Lisboa nos dias 20 a 22 de Outubro de 2004. - “Mitos e utopias em Portugal: Da vanguarda à cauda da Europa”, conferência proferida nas Conversas de Fim de Tarde da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, no dia 4 de Novembro de 2004. - Coordenou a apresentação da conferência “A utopia da Terra sem mal” proferida pelo Professor Doutor Valmir Muraro no Ciclo de Conferências do Centro Cultural Dominicano, dia 18 de Novembro de 2004. 2003 – 17 de Maio – “Ideias pedagógicas de Sena Freitas em torno da formação do clero” e “Cumplicidades entre literatura e história na obra de Sena Freitas” in Seminário Aberto sobre Padre José Joaquim de Sena Freitas: Coordenadas do Pensamento e da Acção, realizado na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. - 23 de Junho – “Companhia de Jesus e Inquisição em Portugal: Cumplicidades e Confrontações”, conferência proferida no colóquio Rotas da Natureza na Construção Científica e Empírica do Mundo realizado no Convento dos Cardais em Lisboa pela CICTSUL, Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fundação das Universidades de Lisboa, por ocasião das comemorações dos 10 anos da criação da Rede de Intercâmbios para a História e a Epistemologia das Ciências Químicas e Biológicas. - 23 de Junho – “O Mito da Educação dos Jesuítas em Portugal e no Brasil (Coordenadas de um projecto de investigação)”, alocução feita no Palácio da Fundação Marquês de Pombal por ocasião da cerimónia de entrega do Prémio Marquês de Pombal. - Coordenou a sessão de trabalho intitulada “Perspectivas histórico-comparadas nos estudos educacionais” promovida no quadro da International Standing Conference of the History of Education (ISCHE XXV) realizada em São Paulo (Brasil) de 16 a 19 de Julho de 2003. - 16 de Julho - “As congregações religiosas no Liberalismo e na I República: a propósito do livro de Artur Villares publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian (2003)”, seminário de formação organizado pelo Centro Faces de Eva da Universidade Nova de Lisboa. - 27 de Novembro – apresentou e moderou a sessão em língua francófona dedicada aos “Stéréotypes Religieux”, na Conferência Internacional sobre O poder e a Persistência dos Estereótipos, organizada pelo Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. - 28 de Novembro – “Imagens da Mulher em Vieira: Estereótipos barrocos de uma visão do universo feminino”, comunicação realizada na Conferência Internacional sobre O poder e a

  • 23

    Persistência dos Estereótipos, organizada pelo Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. 2002 – 16 de Fevereiro – “História da Revista Brotéria (1902-2002): Um projecto católico de cultura, ciência e Fé”, nos Encontros de História Religiosa Contemporânea, organizados pelo Centro de História Religiosa da Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. - 8 de Maio – “O mito dos Jesuítas em Portugal: Literatura, história e arte”, no Colóquio interdisciplinar sobre O conhecimento proibido: diálogo sobre os processos criativos das Artes e das Ciências, organizado pelo Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora. - 24 de Maio – “Reduções do Paraguai: um projecto de colonização/missionação jesuíta duplamente mitificado”, no XVII Congresso Internacional organizado e realizado na Culturgest pela Sociedade de Estudos do Século XVIII (22 a 24 de Maio) sobre Des-Colonização e Polémicas. - 29 de Maio – “O Mito de Portugal: a primeira História de Portugal e a sua Função Política”, conferência realizada no Pólo da Universidade Católica de Leiria. - 29 de Junho – “A pensamento educativo de Sena Freitas” no Seminário sobre a Vida e Pensamento de Sena Freitas (1841-1913) organizado pela Equipa de Investigação do Projecto Sena Freitas do Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira da Universidade Católica Portuguesa. -29 de Agosto – Mini-curso sobre “O messianismo português: génese e derivas”, realizado na Semana de Verão de Teologia organizada pelo Instituto de São Tomás de Aquino. -14 de Novembro – “Cumplicidade entre literatura e história na obra de Sena Freitas” (em co-autoria com Cristina Costa Gomes), conferência proferida no Colóquio sobre Literatura e História: para uma prática interdisciplinar, organizado pela Universidade Aberta e realizado no Padrão dos Descobrimentos. - 19 de Novembro – “As Reduções do Paraguai e a construção pombalina do mito dos Jesuítas”, conferência proferida no Encontro sobre Os Jesuítas em Portugal e nas zonas de influência portuguesa, realizado no Palácio Fronteira e promovido pela Fundação das Casas de Fronteira e Alorna. - 12 de Dezembro – coordenou e moderou o seminário apresentado pelo Prof. Doutor Hermínio Rico subordinado ao tema “A mulher e a moral na Igreja Católica: problemas e perspectivas”, promovido pelo Centro de Estudos sobre a Mulher – Faces de Eva na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. - 20 de Dezembro – “O mito dos Jesuítas em Portugal: polémicas e imagens (uma breve apresentação problemática) ”, no Encontro de Doutorandos e Doutorados em França organizado pela Associação Portuguesa de Doutorados em França no Instituto Franco-Português de Lisboa. 2001 – 21 de Janeiro – “Antijesuitismo e anticongreganismos em Portugal do século XIX à primeira república: Imagens e significações”, nos Encontros de História Religiosa Contemporânea organizados pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. – Convidado pela regente da cadeira de História das Mentalidades e da Cultura, Profª. Doutora Maria de Deus Manso, das Licenciaturas de História (Via Ensino) e de Património Cultural, para leccionar os pontos do programa referentes aos mitos e às utopias na cultura portuguesa. - 8 de Novembro – “Génese e evolução do antijesuitismo em Portugal”, no Colóquio sobre O Anticlericalismo Português: História e discurso, realizado pelo Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. - 10 de Novembro – “D. António da Costa, Pedagogo, jornalista e político – A sua vida e obra ao serviço do progresso de Leiria” no IV Colóquio sobre História de Leiria e da sua Região,organizado pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Leiria. - 21 de Novembro – “Fernando Oliveira, Construtor do mito de Portugal”, no Colóquio sobre Évora, o Foral Manuelino e o Devir Quinhentista, organizado pela Câmara Municipal de Évora e pelo Departamento de História da Universidade de Évora. 2000 - 12 de Janeiro, "A produção, a leitura e o saber livresco na Idade Média", aos alunos do curso de Comunicação Social do ISLA de Santarém. - 22 de Janeiro, "A imagiologia da acção da Companhia de Jesus em Portugal e no Brasil na literatura pombalina e o seu papel no reforço do poder do Estado absolutista", no XII Congresso Internacional promovido pela Sociedade Portuguesa de EstudoXs do Século XVIII sobre "As origens do Estado Moderno em Portugal" de 17 a 23 de Janeiro.

  • 24

    - 26 de Janeiro, "O Mito do Milénio: fundamentos e recepção" aos universitários da cidade de Beja na Biblioteca Pública Municipal de Beja. - 25 de Fevereiro - "História e Pensamento Pedagógico da Brotéria" no Congresso Internacional de História da Educação realizado em Coimbra. - 3 de Maio, moderou o debate sobre os “500 Anos Portugal/Brasil 1500-2000”, organizado pela Casa do Romeiro em Ponta Delgada. - 5 de Maio, “A acção do Pe. António Vieira no Brasil e os Direitos Humanos”, no Colóquio Terra à Vista! 500 Anos Portugal/Brasil, realizado em Ponta Delgada. - 27 de Setembro, “A imagiologia da acção da Companhia de Jesus no Brasil e nas Ilhas Atlânticas (Açores e Madeira) no tempo de Pombal”, no VI Colóquio Internacional de História das Ilhas Atlânticas, realizado no Funchal de 25 a 30 de Setembro de 2000. 1999- 29 de Janeiro, “Mitos conspiracionistas modernos e contemporâneos”, no Laboratório das Ideias em Lisboa. - 16 de Abril, “Luís Archer e a Educação para a Ciência em Portugal”, no I Colóquio sobre Figuras da Pedagogia e da Educação em Portugal, realizado na Universidade de Évora. - 2 de Julho, "Os finais de século e o mito do ano 200