Jovens do Pará discutem como cuidar do meio ambiente · Paraense de Juventude pelo ......

2
BOLETIM DA CNMA NÚMERO 06 24 a 30 de AGOSTO 2007 Jovens do Pará discutem como cuidar do meio ambiente A cidade de Benevides, na Região Metropolitana de Belém (PA), será sede de um debate inédito no estado: cerca de 200 jovens estarão reunidos para refletir sobre como contribuir para a formação de uma sociedade voltada para o desenvolvimento sustentável. O 1º Encontro Paraense de Juventude pelo Meio Ambiente tem início no próximo dia 31 de agosto, no Centro Mariápolis Glória, e segue até 02 de setembro. O evento contará com a participação da articuladora para a Conferência Nacional Infanto- Juvenil pelo Meio Ambiente na III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), Maria Thereza Teixeira. “Um dos objetivos é discutir e propor ações de intervenção aos problemas ambientais do Estado”, informa. Maria Thereza participará da mesa de abertura e também falará sobre mudanças climáticas, tema da III CNMA e um dos sete grupos de debate do encontro. Os outros são Agenda 21 na Escola, Água, Combate à Poluição, Educação Científica e Ambiental: desafios para a juventude amazônica, Desenvolvimento Sustentável e ainda Ética e cidadania: sinergia da natureza e da sociedade. O encontro inclui, ainda, mini-oficinas de educomunicação (fotografia, publicidade, jornal e rádio) envolvendo os temas das palestras e grupos de trabalho. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) também será representado por Daisy Cordeiro, do Programa Agenda 21. O encontro é promovido pelo Coletivo Jovem de Meio Ambiente - Núcleo Pará e faz parte do Programa “Juventude e Meio Ambiente”, que vem sendo implementado pelos ministérios da Educação (MEC) e MMA. Goiás O II Encontro de Juventude pelo Meio Ambiente de Goiás será realizado entre os dias 06 e 09 de setembro de 2007, em Silvânia. A expectativa é reunir um público de cerca de 200 pessoas, entre convidados e jovens entre 15 e 29 anos. GIRO PELOS ESTADOS PB –A Paraíba anunciou a realização de duas conferências regionais, no Cariri (14 e 15 de novembro) e em Campina Grande (em dezembro, mas com data a ser definida). PR – O Paraná definiu as datas e locais de suas 13 conferências regionais, que serão realizadas de acordo com a Unidades Hidrográficas: Paranaguá (06/10), Jacarezinho (20/10), Cianorte e Goioerê (27/10), Toledo e Francisco Beltrão (10/11), Guarapuava e Ivaiporã (24/11), Ponta Grossa e Curitiba/Região Metropolitana (01/12), Cerro Azul (08/12), Londrina e Maringá (15/12). ES – O Espírito Santo faz reu- nião ampliada da Comissão Or- ganizadora Estadual (COE) no próximo dia 11 de setembro, às 14h, na sede do Ibama. SP - A Conferência Estadual de São Paulo será realizada nos dias 31 de novembro, 1 e 2 de dezembro. Serão feitas 22 microrregionais no Estado.

Transcript of Jovens do Pará discutem como cuidar do meio ambiente · Paraense de Juventude pelo ......

BOLETIM DA CNMANÚMERO 0624 a 30 de AGOSTO2007

Jovens do Pará discutem como cuidar do meio ambiente

A cidade de Benevides, na Região Metropolitana

de Belém (PA), será sede de um debate inédito no estado: cerca de 200 jovens estarão reunidos para refl etir sobre como contribuir para a formação de uma sociedade voltada para o desenvolvimento sustentável. O 1º Encontro Paraense de Juventude pelo Meio Ambiente tem início no próximo dia 31 de agosto, no Centro Mariápolis Glória, e segue até 02 de setembro.

O evento contará com a participação da articuladora para a Conferência Nacional Infanto- Juvenil pelo Meio Ambiente na III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), Maria Thereza Teixeira. “Um dos objetivos é discutir e propor ações de intervenção aos problemas ambientais do Estado”,

informa. Maria Thereza participará da mesa de abertura e também falará sobre mudanças climáticas, tema da III CNMA e um dos sete grupos de debate do encontro.

Os outros são Agenda 21 na Escola, Água, Combate à Poluição, Educação Científi ca e Ambiental: desafi os para a juventude amazônica, Desenvolvimento Sustentável e ainda Ética e cidadania: sinergia da natureza e da sociedade.

O encontro inclui, ainda, mini-ofi cinas de

educomunicação (fotografi a, publicidade, jornal e rádio) envolvendo os temas das palestras e grupos de trabalho.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) também será representado por Daisy Cordeiro, do Programa Agenda 21. O encontro é promovido pelo Coletivo Jovem de Meio Ambiente - Núcleo Pará e faz parte do Programa “Juventude e Meio Ambiente”, que vem sendo implementado pelos ministérios da Educação (MEC) e MMA. GoiásO II Encontro de Juventude pelo Meio Ambiente de Goiás será realizado entre os dias 06 e 09 de setembro de 2007, em Silvânia. A expectativa é reunir um público de cerca de 200 pessoas, entre convidados e jovens entre 15 e 29 anos.

GIRO PELOS ESTADOS

PB –A Paraíba anunciou a realização de duas conferências regionais, no Cariri (14 e 15 de novembro) e em Campina Grande (em dezembro, mas com data a ser defi nida).

PR – O Paraná defi niu as datas e locais de suas 13

conferências regionais, que serão realizadas de acordo com a Unidades Hidrográfi cas: Paranaguá (06/10), Jacarezinho (20/10), Cianorte e Goioerê (27/10), Toledo e Francisco Beltrão (10/11), Guarapuava e Ivaiporã (24/11), Ponta Grossa e Curitiba/Região Metropolitana (01/12), Cerro Azul (08/12), Londrina e Maringá (15/12).

ES – O Espírito Santo faz reu-nião ampliada da Comissão Or-ganizadora Estadual (COE) no próximo dia 11 de setembro, às 14h, na sede do Ibama.

SP - A Conferência Estadual de São Paulo será realizada nos dias 31 de novembro, 1 e 2 de dezembro. Serão feitas 22 microrregionais no Estado.

Expediente:Coordenação da III CNMA: Hamilton Pereira (Secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental), Pedro Ivo Batista (Diretor de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental), Geraldo Vitor de Abreu (Coordenador Executivo) e Marcos Sorrentino (Coordenador Executivo da Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente no MMA). Equipe de comunicação: Christiane Telles, Gisele Teixeira, Suzane Durães Contato: [email protected] e (61) 3317.1067

www.mma.gov.br/conferencianacional

Fórum debate experiências departicipação social em governos

O Diretor de Cidadania e Responsabili-dade Socioam-biental do Mi-nistério do Meio Ambiente (MMA), Pedro Ivo Batista, participa, a partir desta sexta-feira (24), do programa Jorna-das Alternativas, que acon-tece em paralelo à primeira edição do Fórum Social de Quebec, em Montreal (Ca-nadá).

O encontro é promovi-do pela ong canadense Al-ternatives e tem como ob-jetivo discutir temas rela-tivos à ecologia social, paz e cidadania e justiça social. Cerca de 500 representan-tes de organizações sociais

Ministra lança conferência no Mato Grosso A ministra do Meio

Ambiente, Marina Sil-va, lançou na última terça-feira (21) a II Conferência Estadual do Meio Ambiente do Mato Grosso. A soleni-dade foi na Assembléia Legislativa do Estado.

Na ocasião, o gover-nador Blairo Maggi e o secretario do Meio Ambiente, Luis Hen-rique Daldegan, assi-naram Decreto convo-cando a conferência no estado, que será realizada de 21 a 23 de novembro, em Cuiabá. As etapas municipais e regionais serão de se-tembro a outubro.

A ministra Marina Silva alertou para a par-ticipação da sociedade na construção de uma política ambiental. “Já vivemos sob efeito das mudanças climáticas. Se não forem tomadas medidas de urgência, as próximas geraçõespa-garão um preço alto por isso”, disse.

O coordenador-exe-cutivo da CNMA, Ge-raldo Vitor de Abreu, disse que a realização ds conferências no Mato Grosso é um de-safio. “O estado já foi líder do desmatamento no Brasil e hoje esse quadro mudou a partir do compromisso de preservação do meio ambiente assumido pelos governos e pela sociedade”

Quais são os prin-cipais países emis-sores de gases de efeito estufa?

As contribuições dos países têm sido di-ferentes ao longo do tempo. Historicamente, as nações desevolvidas

(Estados Unidos, Rússia, Japão e União Euro-péia) têm sido responsáveis pela maior parte das emissões globais de gases de efeito estufa. Contudo, atualmente, vários países em desen-volvimento, entre eles China, Índia e Brasil, au-mentaram significativamente suas emissões, de olho no crescimento econômico. Como conseqü-ência, em junho passado a China desbancou os Estados Unidos como maior emissor de CO2 do Planeta.

PARA ENTENDER AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

III CNMA é apresentadaem seminário internacional

Na próxima quinta-feira, 30 de agosto, a III CNMA será tema de debate do I Seminário Internacional Meio Am-biente - Biodiversidade, Sociedade e Desenvolvi-mento Sustentável, em Campo Grande (MS).

A articuladora da região Centro-Oeste, Lucia Aragão, falará sobre a conferência durante a palestra

“Aquecimento global e impacto socioam-biental: soluções”, ao lado do pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilvan Sam-paio. O aquecimento global é o tema central da III CNMA.

Durante o evento, Lúcia também refor-çará a importância da mobilização do estado, que já está com Co-missão Organizadora Estadual (COE) forma-da, constituída por 12 membros, represen-tantes do setor empre-sarial, sociedade civil e governos.

O I Seminário In-ternacional de Meio Ambiente é promovido pela Universidade para o Desenvolvi-mento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP).

canadenses, assim como especialistas de outros países devem participar do

Programa Jornadas Al-ternativas e em torno de 3 mil pessoas são espera-das no Fórum.

De acordo com Pedro Ivo, o objetivo é apre-sentar as experiências de participação social no governo brasileiro como, por exemplo, a CNMA e o Programa Agenda 21. Ele estará em duas mesas-redondas: “Um Planeta baseado na Soli-dariedade” e “A evolução do poder cidadão na América Latina”.