JPR Maio

8
A associação assinou no dia quatro de abril o convênio com a Pres- met - Medicina e Segurança do Tra- balho, empresa que está localiza- da no Posto de Saúde da ACCea- sa. A Presmet oferece atendimen- to diferenciado em diversas espe- cialidades, sendo que as empresas associadas podem realizar, tam- bém, exames admissionais, demis- sionais, periódicos e programas de prevenção de acidentes de traba- lho. Além disso, a Presmet ofere- ce ainda atendimento especializa- do como psicológico, cardiologia, ginecologia e clínico geral. Confira a matéria nas páginas 2, 4 e 5 APHCEMG realiza parceria com a Presmet Conforme previsto no estatu- to da associação a cada três meses o Conselho Fiscal da APHCEMG deve apresentar, aprovar e publicar no jornal da entidade o balancete. Matéria página 8 APHCEMG doa equipamentos para realização de missa no MLP Uma caixa de som e um micro- fone sem fio foram entregues ao Pa- dre João com o objetivo de melhorar a transmissão da missa que acontece toda quarta feira às 17 horas no MLP. Página 3 Conselho Fiscal da APHCEMG apresenta balancete trimestral Agora produtor tem acesso a atendimento médico todos os dias dentro do Entreposto de Contagem A técnica de enfermagem Chynthia dos Santos é responsável pelo laboratório O presidente da APHCEMG, Ladislau Jerônimo de Melo e seu vice, Antônio Donizete, mais conhecido como Sapão, participaram da entrega dos equipamentos

description

Jornal do Produtor Rural - Maio de 2013

Transcript of JPR Maio

Page 1: JPR Maio

Aassociação assinouno dia quatro de abrilo convênio com a Pres-

met - Medicina e Segurança do Tra-balho, empresa que está localiza-da no Posto de Saúde da ACCea-sa. A Presmet oferece atendimen-to diferenciado em diversas espe-cialidades, sendo que as empresasassociadas podem realizar, tam-bém, exames admissionais, demis-sionais, periódicos e programas deprevenção de acidentes de traba-lho. Além disso, a Presmet ofere-ce ainda atendimento especializa-do como psicológico, cardiologia,ginecologia e clínico geral.

Confira a matérianas páginas 2, 4 e 5

APHCEMG realizaparceria com a Presmet

Conforme previsto no estatu-to da associação a cada três meses oConselho Fiscal da APHCEMG deveapresentar, aprovar e publicar nojornal da entidade o balancete.

Matéria página 8

APHCEMG doaequipamentospara realizaçãode missa noMLP

Uma caixa de som e um micro-fone sem fio foram entregues ao Pa-dre João com o objetivo de melhorara transmissão da missa que acontecetoda quarta feira às 17 horas no MLP.

Página 3

Conselho Fiscalda APHCEMGapresentabalancetetrimestral

Agora produtor tem acesso a atendimento médicotodos os dias dentro do Entreposto de Contagem

A técnica de enfermagem Chynthia dos Santos é responsável pelo laboratório

O presidente da APHCEMG, LadislauJerônimo de Melo e seu vice, AntônioDonizete, mais conhecido como Sapão,participaram da entrega dosequipamentos

Page 2: JPR Maio

Jornal do Produtor Rural

2

Novas parcerias e renovação de convênio reafirmamcompromisso da APHCEMG com os produtores

No mês de abril assinamos dois contratos que re-presentam muito para nós. Renovamos a parce-ria com a Sorrir Odontologia Integrada que ofe-

rece aos produtores desconto na realização de qualquer pro-cedimento odontológico oferecido na clínica. Fechamos tam-bém com a Presmet que oferece atendimento diferenciadoem diversas especialidades que vão desde a realização de exa-mes admissionais, demissionais, periódicos e programas deprevenção de acidentes de trabalho, a atendimento especi-alizado como psicológico, cardiologia, ginecologia e clinico ge-ral. Agora é possível realizar exames complementares comolaboratoriais, eletrocardiograma, eletroencefalograma, espi-rometria, teste de visão e audiometria, com preços acessíveise sem sair de dentro do entreposto de Contagem.

A parceria com a Presmet vem de encontro com os nos-sos anseios em relação à prevenção e preservação da saúdedos produtores. Durante toda a história da associação sem-pre houve a preocupação com o bem estar da classe e desdesua criação foram realizadas parcerias que ofereceram aosprodutores atendimento dentro da CeasaMinas, uma vez quesabemos como é a vida corrida dos produtores.

Agora é possível agendar sua consulta para qualquer diada semana, o que muito nos alegra. Além dos preços acessí-veis, a qualidade de atendimento oferecido por ambas àsempresas reforça nossa preocupação e compromisso com você

Editorial

produtor. Por isso aproveito a oportunidade para fazer um con-vite, faça-nos uma visita e usufrua de todos os serviços que aAPHCEMG oferece para você que é a razão do nosso trabalhoe dedicação.

Participamos no dia 24 de abril da reunião realizada naadministração da CeasaMinas onde foi discutida a inclusão denovos produtos no processo de normatização e padronizaçãodas embalagens. Na ocasião deixei claro mais uma vez quenão concordo com a forma que o processo está sendo implan-tado na Ceasa. Sabemos que quem dita às regras do mercadoé o comprador, não adianta tentar impor a força o processopara os produtores que não vamos aceitar. Compreendemosque a implantação definitiva das caixas plásticas é vantajosapara todos os envolvidos e os produtores já estão cientes dasvantagens, mas para que a mudança ocorra de fato é precisoque o comprador perceba e passe a utilizar, daí então auto-maticamente os produtores irão acompanhar.

Realizamos também a primeira reunião com o conselhofiscal da associação para apresentar e aprovar a prestação decontas do primeiro trimestre. Mais do que nunca acredito queestamos no caminho certo, os resultados são positivos e voltoa afirmar que continuaremos a lutar pelos direitos da classeque representamos. Não tenho dúvida de que cada conquistaaté aqui reflete a dedicação e o compromisso de todos quefazem parte da família APHCEMG.

EXPEDIENTE

PresidenteLadislau Jerônimo de Melo

Vice-presidenteAntônio Donizete dos Santos

Diretor SecretárioLucimar Rocha de Souza

Vice-diretor SecretárioAntônio Gomes de Freitas Neto

Diretor TesoureiroRonaldo Sebastião Pereira

Vice-Diretor TesoureiroJosé de Sá Turquette

Diretor SocialRones Sebastião dos Santos

Vice-Diretor SocialAdilson Lopes de Melo

Diretor ComercialJosé Leir Vieira

Vice-Diretor ComercialLuiz Paulo De Oliveira

APHCEMGAssociação dos Produtores de

Hortifrutigranjeiros das Ceasas do Estado de Minas Gerais

JORNAL DO PRODUTOR RURALCoordenadora Geral da APHCEMG

Flávia Campos Pinho

Jornalista ResponsávelRenata Marinho DRT 15710

Assessoria JurídicaDr. Klimerson Martins

Assessoria Técnica em AgronomiaJosé Felix Quezada

Projeto Gráfico e EditoraçãoClebiane Alves de Lima

Tiragem: 2.000

Telefone: (31) 3394 3860www.aphcemg.org.br

[email protected]

Palavra do PresidenteLadislau Jerônimo de Melo (Lauzinho)

Nota de FalecimentoÉ com muito pesar que a APHCEMG informa o falecimento do produtor Vicente de Paulo da Silva aos 70

anos no dia oito de abril. A diretoria da APHCEMG, em nome de todos os produtores rurais, externa os maisprofundos sentimentos de pesar a família e roga a Deus que os console e dê forças a todos os parentes e amigos.

Page 3: JPR Maio

Jornal do Produtor Rural

3Missa/Atendimento

APHCEMG renova convênio com clínica odontológica egarante atendimento para os produtores

O presidente da APHCEMG Ladislau Jerônimo de Meloassinou no dia 15 de abril o

convênio com a Sorrir Odontologia Inte-grada, parceira da associação há um ano emeio. Localizada no Edifício Minas Bolsano entreposto de Contagem, a clínica ofe-rece toda a estrutura necessária e adequa-

da para receber os pacientes. “A estruturada Sorrir é excelente. Os produtores quedesejarem realizar seu tratamento na Ce-asa vão encontrar equipamentos de pon-ta e uma equipe altamente qualificada. Ra-diografias podem ser retiradas na hora doatendimento, por exemplo, o que facilita eagiliza o tratamento”, explica Ladislau.

O convênio garante assistênciaodontológica aos associados da APHCE-MG, colaboradores e credenciados, compreços e prazos especiais de pagamen-to. Mediante a assinatura do novo con-trato, ficou acertado que a Sorrir conce-derá desconto de 20% sobre qualquerserviço realizado pelo consultório.

Os produtores que desejam seconsultar não precisam ir a sede da as-sociação, basta apresentar sua creden-cial da CeasaMinas (carteirinha do pro-dutor) na própria clínica sempre quedesejar realizar um procedimento. Onovo contrato terá vigência de 12 me-ses, iniciando-se na data de sua assina-tura. “Este é mais um serviço oferecidopela APHCEMG que tem como objetivofacilitar a vida dos produtores. Busca-mos sempre oferecer alternativas quepossam contribuir com o bem estar esaúde dos produtores”, conclui o presi-dente da associação.

APHCEMG doa caixa de som e microfone para realização de missa no MLP

Há aproximadamente 17 anosé realizada dentro do entreposto de Contagem, no Mer-

cado Livre do Produtor – MLP, uma missaque alia tradição e religiosidade. Desde oinício a missa é realizada toda quarta feiraàs 17 horas. Aberta ao público que fre-quenta e trabalha na CeasaMinas, muitosprodutores participam e aproveitam aoportunidade para orar e refletir.

No último dia 24 a APHCEMG repre-sentada pelo presidente Ladislau Jerônimode Melo e seu vice, Antônio Donizete, maisconhecido como Sapão, participaram daentrega de uma caixa de som e um micro-fone sem fio para realização da missa noMLP. “Estamos muito felizes por poder con-tribuir de alguma forma para manter essatradição. É muito satisfatório poder aten-der um pedido como esse. Toda a diretoriada associação concordou de imediato emdoar os equipamentos, uma vez que tantoà caixa quanto o microfone antigo já nãoestavam em perfeito funcionamento. O

som estava ruim e tanto um quanto o outroestava chiando muito”, explica o Ladislau.

Para Sapão que esteve à frente de todoo processo a doação da APHCEMG é gratifi-cante. “Devido a correria do dia a dia às ve-zes esquecemos de parar para agradecer aDeus por tudo, pelo nosso trabalho, saúde efamília. Quando estou na Ceasa sempre par-ticipo da missa e estou muito feliz de ver queagora o som está limpo e mais amplo. É mui-to bom poder ajudar de alguma forma”, afir-ma o vice-presidente da APHCEMG.

Durante a missa Padre João fezquestão de agradecer a presença dos doise a doação da associação. “Agradeço pelainiciativa e compreensão de todos quefazem parte da APHCEMG. Realmenteprecisávamos deste equipamentos quevieram de encontro com nossa vontadede melhorar a transmissão da missa. Ago-ra com uma caixa melhor podemos alcan-çar também pessoas que estão próximosdo MLP. Que Deus abençoe a todos”, con-clui Padre João.

Produtores participam de missa realizada no MLP

Dr. Kildriane no consultório da Sorrir Odontologia

Page 4: JPR Maio

Jornal do Produtor Rural

4 Atendimento/

APHCEMG fecha convênio pmédico aos produtores todos o

C om o objetivo de oferecer aos seus associados à presta ção de serviço médico, am-

bulatorial e medicina do trabalho, a APHCE-MG assinou no dia quatro de abril o convê-nio com a Presmet - Medicina e Segurançado Trabalho, empresa que está localizadano Posto de Saúde da ACCeasa. A Presmetoferece atendimento diferenciado em di-versas especialidades, sendo que as em-presas associadas podem realizar, também,exames admissionais, demissionais, peri-ódicos e programas de prevenção de aci-dentes de trabalho. Além disso, a Presmetoferece ainda atendimento especializadocomo psicológico, cardiologia, ginecologiae clínico geral.

O contrato garante aos associados daAPHCEMG, um desconto de 25% no preçodos serviços ofertados, nas consultas e pro-cedimentos médicos, conforme previstono acordo. No entanto a associação se com-promete a oferecer aos produtores atendi-mento gratuito para a realização da consul-ta para obtenção do atestado médico pararenovação da credencial. “Essa parceria émuito importante para os produtores. Ago-ra é possível realizar além da consulta derotina uma série de exames no local de tra-

balho o que facilita inclusive a prevenção ecaso necessário o tratamento de doenças”,explica o presidente da APHCEMG, Ladis-lau Jerônimo de Melo. Para consultas clíni-cas o valor é de R$ 42,00 (quarenta e doisreais). Os demais exames e consultas es-pecializadas também possuem desconto eos valores podem ser consultados na sededa APHCEMG.

Para o encarregado administrativo daPresmet, Vani da Silva Caricatti, a parceriacom a APHCEMG é uma excelente oportu-nidade para a Presmet mostrar a qualidadedos serviços ofertados. “Sabemos que exis-te uma demanda muito grande por partedos produtores e nosso objetivo é poderatender cada vez mais produtores que ne-cessitem de algum procedimento médico.Estamos num processo de expansão e pre-tendemos ofertar em breve mais atendi-mentos especializados. Contamos hojecom uma equipe altamente qualificada,equipamentos modernos para a realizaçãode exames e uma estrutura adequada parareceber os pacientes. Realizamos tambémexames complementares como laborato-riais, eletrocardiograma, eletroencefalogra-ma, espirometria, teste de visão e audio-metria”, afirma Caricatti.

Responsável pela unidade Caricatti fala sobre

Page 5: JPR Maio

Jornal do Produtor Rural

5/Homenagem

para oferecer atendimentoos dias dentro do Entreposto

Segundo os produtores Davidson deOliveira Amorim de Jaíba, Minas Gerais eJoão Alberto de Aguiar de Melo Franco, dis-trito de Brumadinho, Minas Gerais, a parce-ria firmada entre a APHCEMG e a Presmet éuma grande conquista para a classe. “O aten-dimento é muito bom, fui muito bem tra-tado e todas as duas equipes (APHCEMG ePresmet) são muito prestativas. A APHCE-MG é uma entidade que está sempre pro-curando melhorar e valorizar o produtor,por isso parabenizo a todos pela iniciativa ededicação”, conta Davidson. “Tenho certe-za que através desta parceira outras virão.Eu conheço e admiro muito o Ladislau queé um homem de caráter, respeitado e mui-

to querido por todos. Excelente adminis-trador não tenho dúvida de que a APHCE-MG irá desenvolver cada dia mais”, concluiJoão Alberto.

Para se consultar é fácil. Basta o asso-ciado ir até a sede da APHCEMG com seuCPF, identidade e número da credencial daCeasa e agendar sua consulta. No dia doatendimento o produtor deverá se identi-ficar mediante a apresentação de sua car-teira de associado juntamente com a guiade autorização emitida pela APHCEMG. Aassociação funciona das 8 às 16 horas e oatendimento é realizado de segunda a sex-ta-feira, de 8 às 12 horas, mediante a agen-damento prévio.

e a importância da parceria com a APHCEMG

Page 6: JPR Maio

Jornal do Produtor Rural

6 Jurídico

Dicas Jurídicas para o ProdutorDr. Klimerson Martins

Assessor jurídico

Inscrição Estadual do Produtor Rural

Nesta edição falaremossobre a Inscrição Esta-dual do Produtor Rural,

que veio para substituir o cartão de ins-crição de produtor rural, e que consisteno Cadastro Informatizado do ProdutorRural pessoa física.

Conforme estabelecido pelo De-creto 45.030 de 29 fevereiro de 2009, to-dos os Produtores Rurais (pessoa física)de Minas Gerais, devem se inscrever nocadastro informatizado da Secretaria deEstado de Fazenda de Minas Gerais. Ainscrição teve inicio em 2 de março de2009, e que veio para substituir o antigoCartão de Produtor.

Como novidade está o fato deque o antigo cartão deveria ser reno-vado anualmente, e que agora é atu-alizado pela simples utilização daNota Fiscal Avulsa. E por falar emNota Fiscal Avulsa, é bom lembrar quepara sua emissão, deverá o Produtorprimeiramente fazer o referido cadas-tro de Produtor, requisito inicial e in-dispensável para sua emissão.

O cadastro informatizado do Pro-dutor tem por objetivo informatizar o

conjunto de atividades relacionadas aoprocesso de Inscrição Estadual do Pro-dutor Rural e simplificar a análise e ogerenciamento do conjunto de solici-tações efetuadas pelos produtores ru-rais de Minas Gerais dentro da SEF/MG(Secretaria de Estado da Fazendado Estado de Minas Gerais), além demanter o cadastro eletrônico dos pro-dutores rurais pessoa física do Estado,como também integrar o cadastro deprodutor rural pessoa física com ou-tros sistemas, reduzindo o volume deinformações.

Entre os principais benefícios queo cadastro trará aos Produtores está adesburocratização das informações edocumentos vinculados aos produtoresrurais, a disponibilização via processo in-formatizado de uma série de serviços aocontribuinte produtor rural, a obtençãode relatórios e consultas gerenciais so-bre os serviços prestados ao produtor, ogerenciamento das informações do pro-dutor rural (propriedades, atividades eco-nômicas desenvolvidas, tipo de socieda-de, etc.), além da simplificação e econo-mia para o produtor rural reduzindo a

necessidade de deslocamento e da eli-minação de filas, através de acesso dis-ponível 24 horas por dia, 7 dias por se-mana, via internet, e do já conhecidodesconto na aquisição de veículos e equi-pamentos rurais para os Produtores.

Aos Produtores que se interessa-rem em se inscrever no Cadastro Infor-matizado, poderá fazê-lo, através da in-ternet, utilizando o Sistema Integrado deAdministração da Receita Estadual (Sia-re) ou se dirigir diretamente a uma dasunidades de atendimento da SEF-MG.

Para a solicitação da Inscriçãoestadual de Produtor Rural, deverá oProdutor estar munido dos seguintesdocumentos, cópia do documento deidentidade, prova de propriedade oudocumento que atribua direito de pos-se de imóvel rural, comprovante deinscrição no IEF (Instituto Estadual deFloresta), se atividade de produçãoflorestal, comprovante de inscriçãono IMA, se atividade de pecuária e ter-mo de responsabilidade.

Para maiores esclarecimentos, de-verá o Produtor procurar a assessóriajurídica da APHCEMG.

Page 7: JPR Maio

Jornal do Produtor Rural

7Agronomia

José Félix Quezada MerinoEngenheiro Agrônomo MSc CREA - Nº 7983/D - 4ª R Campo Verde

Produtor entre em contato e tiresuas dúvidas.Ligue: (31) 3036-0816ou busque orientação todaquarta-feira na sede da APHCEMG

Dicas de Agronomia

A importância do preparo da calda – sobre os defensivos

Entre os diversos fatoresque determinam o suces-so ou fracasso de uma

aplicação de defensivos está a quali-dade da água utilizada nas pulveriza-ções agrícolas. São muito comuns re-clamações de técnicos e produtoresem relação aos tratamentos nãoapresentarem o resultado esperado.Sendo assim provável que na maioriadas vezes são casos que a água utili-zada deve conter inimigos ocultos queinterferem no funcionamento ade-quado dos produtos.

Esses inimigos começam a agirsilenciosamente desde o momentoem que os defensivos são adicionadosa água, resultando em prejuízos parao agricultor. A água apresenta algumaslimitações, como alta tensão superfi-cial (a gota não se espalha) e alta pres-são de vapor (evaporação), impurezas(argila e compostos orgânicos), exces-so de sais que caracteriza a água dura(hidrólise alcalina) e PH relativamen-te alto (dissociação de ingrediente ati-vo).

Esses fatores e suas interaçõescom a superfície foliar são influencia-dos pela presença de compostos naformulação do produto aplicado ouadicionado ao tanque de pulverização.

1- PH: FAIXA ADEQUADAENTRE 3,5 E 5,5

Entre outros fatores, o valor doPH da calda é importante porque teminfluência sobre a solubilidade, absor-ção e meia vida dos produtos. Sejameles herbicidas, inseticidas ou fungici-das, cada defensivo apresenta carac-terísticas especificas de melhor eficá-cia, de acordo com o PH da água utili-zada no preparo da calda.

Geralmente a faixa adequadapara grande parte dos defensivos estáentre 3,5 e 5,5. Porém a maioria daságuas utilizadas nas aplicações tem PH

Foto

: ww

w.a

grom

ap.c

om.b

rFo

to: w

ww

.cds

av.co

m.b

r

acima de 7,0. O PH ideal para cadaproduto depende de suas caracterís-ticas químicas, principalmente do ín-dice PKA (Constante de Ionização Áci-da) cujo valor pode ser obtido junto àempresa fabricante para que se pos-sa adequar o PH da água de acordocom cada defensivo.

Neste contexto é importanteressaltar que a mistura de defensivoscom fertilizantes foliares tambémpode alterar as características da cal-da (PH, dureza, absorção e mobilida-de), resultando em perda de eficáciado defensivo e diminuição da eficáciado fertilizante. Portanto, o agricultordeve ficar atento quanto a formula-ção e qualidade do produto.

2 - EXEMPLOS DE PH IDEALO MÁXIMO DE EFICIÊNCIA NAPULVERIZAÇÃO

NOME COMERCIAL PH IDEAL- AcaricidasKelthane 5,5Omite 6,0Parssec 5,0Sipcatin 5,0Vertimec 5,0

- FungicidasBenlate 5,0Bravonil não é afestadoCaptan 5,0Dithane/Manzate 5,0Saprol 5,0Tilt 5,0Rubigan não é afetado

- HerbicidasAfalon 5,0Banvel 5,0Classic 5,0Fusilade 4,0Gesaprin 4,0Reglone 5,0Roundup 4,0Sencor não é afetadoTrifluarina 5,5

NOME COMERCIAL PH IDEAL- Regulador decrescimentoProgibb 5,0Etrel 3,0

- InseticidasAmbush 4,0Cartap 5,0Dimetoato 4,0Dipel 5,0Ethion 6,0Folidol 5,0Furadan 5,0Imidan 5,0Lannate 5,0Lorsban 5,0Macatdl 5,0Orthene 5,0Sevin 6,0Supracid 5,0

Page 8: JPR Maio

Jornal do Produtor Rural

8 Balancete/Utilidade

RECEITAS

Contribuição ....................................106.992,34

TOTAL ............................................106.992,34

DESPESAS

Manutenção .........................................3.145,00

Operacional .........................................2.844,19

Departamento Pessoal ...................... 11.594,99

Imposto, Taxas e Tarifas Bancárias ....6.327,28

Serviços Gráficos .............................. 11.172,00

Despesas com Veículo ........................1.178,75

Serviços prestados por terceiros ......24.226,74

Extras (Evento de posse da Diretoria) 5.230,00

Serviço médico da APHCEMG ............8.900,00

Total Geral .......................................74.618,95

Saldo positivo ..................................32.373,39

Conselho Fiscal da APHCEMG se reúne paraprestação de contas do primeiro trimestre

Conforme previsto no estatuto da associ-ação a cada três meses o conselho fiscaldeverá se reunir para aprovar a presta-

ção de contas do trimestre para que seja publicadono jornalda entidade um demonstrativo relatandotodas as despesas do período além do valor da recei-ta que é obtida através da contribuição dos produto-res. “Estamos bem satisfeitos com os resultados atéaqui. Nestes primeiros três meses tudo correu den-tro do esperado, de forma organizada e responsável.Desde que assumimos em janeiro este era nosso ob-jetivo, dar continuidade ao trabalho de forma coe-rente e ética”, explica o presidente da APHCEMG, La-dislau Jerônimo de Melo.

Produtores,

Para melhor atendê-los informamos quea partir do dia 25 de abril deste ano a APHCE-MG passa a funcionar de 8 às 16 horas, semintervalo para almoço. A decisão em relação àalteração foi tomada pela diretoria da Associ-ação que entende que desta maneira irá possi-bilitar aos produtores maior facilidade e flexi-bilidade no atendimento oferecido.

“É importante ressaltar que essa altera-ção no horário foi uma solicitação dos própriosprodutores e que nos colocamos a disposiçãopara receber outras sugestões. Nosso objetivosempre foi atender a classe da melhor formapossível”, explica o presidente da APHCEMG,Ladislau Jerônimo de Melo.

Faça-nos uma visita, utilize os serviços queforam pensados para você. Continuamos a ofe-recer orientação jurídica e técnica em agrono-mia, marcação de consultas para obtenção deatestado médico, consulta de cheques, entre ou-tros serviços. Esse é o objetivo da APHCEMG,estar cada vez mais próximo de você produtor!

Fique atento: APHCEMGtem novo horário defuncionamento

Demonstrativo do Resultado do1º Trimestre do Ano de 2013Balancete Trimestral(Janeiro, Fevereiro e Março de 2013)

Conselho Fiscal da APHCEMG se reúne na sede daassociação