Judaismo construção de uma identidade religiosa

13
Docente Andreia Regina Moura Mendes Historiadora, antropóloga e doutoranda em Ciências Sociais-UFRN [email protected] @AndreiaReginaBr

description

Apresentação realizada na Semana de Humanidades 2011 dentro da programação do Minicurso Os judeus na antiguidade e período medieval: identidade e imaginário.

Transcript of Judaismo construção de uma identidade religiosa

Page 1: Judaismo construção de uma identidade religiosa

Docente Andreia Regina Moura Mendes

Historiadora, antropóloga e doutoranda em Ciências Sociais-UFRN

[email protected]@AndreiaReginaBr

Page 2: Judaismo construção de uma identidade religiosa

Olhai para Abraão, vosso paie para Sara, aquela que vos deu à luz.Ele estava só quando o chamei,mas eu o abençoei e o multipliquei.

Isaías, 51,2.

Page 3: Judaismo construção de uma identidade religiosa

Percepção do conceito de identidade enquanto fenômeno sociocultural.

Necessidade de contextualizar o fenômeno a partir de cada sociedade.

Definidores de uma identidade.

Page 4: Judaismo construção de uma identidade religiosa

• Ernest Renan afirma a oposição entre laços biológicos e laços intelectuais na construção do conceito de nação. Desqualifica os laços biológicos, enfatizando os laços intelectuais como fatores da formação das nações.

• Substitui critérios objetivos de pertença nacional (fatores etnográficos, geográficos ou linguístico) por critérios subjetivos como desejo, a vontade e o consentimento.

Para Weber, não existe diferença entre disposições raciais e as disposições adquiridas (cultura e tradição).

Page 5: Judaismo construção de uma identidade religiosa

Acervo religioso, histórico e cultural que constitui elemento de identidade do povo judeu.

Estes parâmetros se aplicam aos judeus “históricos” (por genealogia ou reconhecimento de pertencimento); aos judeus “religiosos” (professam e praticam a religião) e aos judeus “culturais” (identificam-se com as tradições e práticas culturais judaicas).

Religião coletiva assumida por um grupo e de caráter não dogmático.

Page 6: Judaismo construção de uma identidade religiosa

“(...) para a maioria dos judeus, o significado de ‘judaísmo’ e de ‘judeu’ transcende o aspecto puramente religioso, o que nem sempre é compreendido muito bem, pois não tem analogia total com os termos que designam outras religiões (...)”. (AZEVEDO, 2002, p.214).

Page 7: Judaismo construção de uma identidade religiosa

“A religião de Israel é acima de tudo a religião do Livro”.

(ELIADE, 2010, p.162)

Page 8: Judaismo construção de uma identidade religiosa

Segundo a Halachá: judeu é todo aquele descendente de mãe judia ou convertido ao judaísmo.

Judaísmo moderno: também é aceito como judeu o descendente patrilinear.

A identidade judaica é calcada desde o princípio (séc. XIII a. C) na história, fé e regras de comportamento.

Page 9: Judaismo construção de uma identidade religiosa

“(...) alguns autores (...) afirmaram que a cosmogonia e os mitos de origem desempenharam um papel secundário na consciência religiosa de Israel. Em suma, os hebreus interessavam-se mais pela ‘história santa’, isto é, pelas suas relações com Deus (...)”

Idem

Page 10: Judaismo construção de uma identidade religiosa

“(...) o judaísmo implica, pois, a percepção de pertinência ao povo judeu, a identificação com os valores religiosos e comportamentais e culturais (...) e a sintonia e engajamento com os processos que lhe são comuns como entidade histórica”. (AZEVEDO, p.215).

Page 11: Judaismo construção de uma identidade religiosa

OS TREZE PRINCÍPIOS DA FÉ JUDAICAOrdenados pelo Rambam, Rabi Moshé ben Maimon (também conhecido por

"Maimônides")  1 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, é o Criador

e Guia de todas as criaturas, e apenas Ele, criou, cria e criará todas as coisas. 2 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, é Único e

que não há nenhuma unicidade como Ele; que somente Ele é nosso Deus, era, é e será.

3 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, não é corpóreo, não tem nenhuma propriedade antropomórfica, e não há absolutamente nada parecido com Ele.

4 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, é primeiro e último.

5 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, é o único a Quem é apropriado rezarmos, e que não é apropriado rezar a mais ninguém.

6 — Eu acredito com plena fé que todas as palavras dos profetas são verdadeiras. 7 — Eu acredito com plena fé que a profecia de Moshé (Moisés), nosso mestre, que

esteja em paz, foi verdadeira, que ele foi o pai de todos os profetas, daqueles que o precederam como daqueles que o seguiram.

8 — Eu acredito com plena fé que toda a Torá que está em nossas mãos foi dada a Moisés, nosso mestre, que esteja em paz.

Page 12: Judaismo construção de uma identidade religiosa

9 — Eu acredito com plena fé que esta Torá não será modificada nem haverá outra Torá dada pelo Criador, abençoado seja o Seu nome.

10 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, conhece todas as ações e todos os pensamentos dos seres humanos, como está escrito: “É Ele quem forma os corações de todos, Quem percebe todas as suas ações” (Salmos 33:15).

11 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, recompensa aqueles que guardam Seus mandamentos, e pune aqueles que os transgridem.

12 — Eu acredito com plena fé na vinda de Mashiach (Messias), e ainda que possa tardar, mesmo assim espero a cada dia pela sua vinda.

13 — Eu acredito com plena fé que haverá a ressurreição dos mortos no momento que assim o desejar nosso Criador, abençoado seja o Seu nome, exaltada seja a Sua lembrança para todo o sempre.

http://www.admatai.org/iniciantes/13_principios_da_fe_judaica.htm

Page 13: Judaismo construção de uma identidade religiosa

AZEVEDO, Antonio Carlos do Amaral. Dicionário histórico de religiões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

ELIADE, Mircea. História das crenças e das ideias religiosas. Da idade da pedra aos mistérios de Elêusis. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.