Juliana Lopes - Portfólio

42

description

Arquitetura e Urbanismo PUC RIO

Transcript of Juliana Lopes - Portfólio

Page 1: Juliana Lopes - Portfólio
Page 2: Juliana Lopes - Portfólio

CURRÍCULO

JULIANA LOPES MARTINSRIO DE JANEIRO, BRASIL

CONTATO

Page 3: Juliana Lopes - Portfólio

INDEX

CACAU

CASA ELEVADA

GALERIA

ESPAÇO INTEGRADO

MODELOS

04

10

16

26

40

Page 4: Juliana Lopes - Portfólio
Page 5: Juliana Lopes - Portfólio

CA

CA

U

04

Page 6: Juliana Lopes - Portfólio

PORTFOLIO

Page 7: Juliana Lopes - Portfólio

06

JULIANA LOPES

Page 8: Juliana Lopes - Portfólio

PLANTA DE SITUAÇÃO

CORTE LONGITUDINAL

Comavisãodequeumcentroacadêmicoéumespaçodeintegração,oprojetoseconcebeapartirdaideiadeumasalamultiusoondetodospodemutilizá-laaomesmotempo,sejaparatrabalhosemgrupo,seja para estudos individuais. Dessamaneira,asaberturasdoedifíciorefletemessalógicajáqueemummomentoelasefechacomobrisesolei,eemoutro,seabreparaobosquequetemnosseusfundos,criandodiferentesexperiênciasdoespaçoemumamesmaárea; Reforçandoessepontodaexperiência,oprédioeleva-sedosolocomumpilotisquetemcomofunção,tantoareuniãodosalunosemumespaçomaispermeáveledemenorpermanência,quantoodeinstalaçõesparaexposiçãodostrabalhosacadêmicos.

PORTFOLIO

Page 9: Juliana Lopes - Portfólio

PLANTA PRIMEIRO PAVIMENTO

PLANTA TÉRREO

CORTE LONGITUDINAL

08

JULIANA LOPES

Page 10: Juliana Lopes - Portfólio
Page 11: Juliana Lopes - Portfólio

CA

SA E

LEVA

DA

10

Page 12: Juliana Lopes - Portfólio

PORTFOLIO

Page 13: Juliana Lopes - Portfólio

Essa residência está localizada em uma tradicional rua de Vila Isabel, a rua Rocha Fragoso, quese situa no meio das duas mais importantes vias do bairro, 28 de setembro e Teodoro da Silva. Por isso, omovimentoencontradonelaémaiordoqueemumatípicaruaresidencial,contudo,continuacalmaetranquilaconseguindoconservaraté,tradicionaisconstruçõesorganizadasemvilas. Levandoemconsideraçãoastípicas residênciasconstrúidasnaépocada inauguraçãodobairro,acasaquisseassemelharcomatipologiadosporõespresentenelas.Paratal,elevou-seumdosvolumes,pararemeter a ideia do porão porém sem recriar. Comessaproposição,doisvolumes foramcriados:umelevadoeoutronão.Oquesedestacadaterra,demarcaaáreaprivadadacasaenquantoooutro,juntoaochão,aáreapública,comomaiorfluxodepessoasemaioraberturaaoexterior. Para aumentar ainda mais a delimitação entre um espaço e outro, foi utilizado dois pé-direitosdistintos,umde2,8mparaosquartos,criandoumaatmosferamaisaconcheganteeíntima,eoutrode6m,paraasalaecozinha,gerandoumambientemaisaberto,integradoeconvidativoparaasvisitaseaindapossibilitaaexistênicadeummezaninoqueseabreparaumgrandeterraçoprivado. Entretanto,deveseteremmentequemesmocomasetorizaçãobemdefinida,acasarespondeasquetõesdavidacontemporâneacomgrandeintegraçãoeflexibilidadedeseusambientes,tendodivisóriasondeeradeextremaimportância,comoosbanheirosequartos. Parateressaintegração,retirandoomáximodeparedesefazendograndesaberturas,aestruturadaconstruçãoécompostaporumamalhadepilares,quenaareaintimatevequesofrerumadeformaçãonasuaortogonalidadeparapoderliberaroespaçodosquartos,embutindoospilaresnasparedesjáexistentes.

12

JULIANA LOPES

Page 14: Juliana Lopes - Portfólio

CORTE LONGITUDINAL

FACHADA OESTE

FACHADA OESTE

FACHADA NORTE

PLANTA TÉRREO

PORTFOLIO

Page 15: Juliana Lopes - Portfólio

CORTE TRANSVERSAL

FACHADA OESTE

FACHADA SUL FACHADA LESTE

PLANTA PRIMEIRO PAVIMENTO

14

JULIANA LOPES

Page 16: Juliana Lopes - Portfólio
Page 17: Juliana Lopes - Portfólio

GA

LER

IA

16

Page 18: Juliana Lopes - Portfólio

Volume da galeria “flutuando” sobre os vizinhos

Atravessamento entre as ruas

PORTFOLIO

Page 19: Juliana Lopes - Portfólio

Oprogramadagaleriadearte,nostemposdehoje,éfundamentalmenteumprogramaquevisaumrefúgiodacorreriadodia-a-dia,oferencendoaovisitanteumlocalmaiscalmonoqualelepossapassarotempo,desfrutandodasobrasedasprópriasinstalaçõesdagaleria. Destoandodasconstruçõesvizinhas,nossagaleriaécompostaporumempilhamentodevolumes,noqualcadaumdelesabrigafunçõesdistintasentresi:umdelescomportaexclusivamenteosateliês,outro,oapoioeaparteadministrativa,eoúltimo,asgalerias.Dessemodo,asetorizaçãoficabemmarcadaeviabilizaummelhorusodosespaços,jáquecadaumdelestemapenasumafunção,semmisturaraexposiçãocomadministrativoetambémcomosartistas. Entretanto,mesmosendoumúnicovolume,oespaçodagalerianãosemantemomesmoaolongodostrêspavimentosqueacompõem,asuapermeabilidadecomaruadiferenosdiferentesníveis,criandoespaçosdeexposiçãodiferentes. Paraconseguirisso,osvolumessãotratadoscomaberturasdiferentes:noprimeiropavimento,usa-sepequenasaberturaslaterais,jánoúltimopavimento,asduasfachadasquefaceiamarua,sãoparedesdevidro,tornandooúltimopavimentoummirante. Contudo, para quebrar toda essa ordem, o segundo pavimento é completamente aberto, sem nenhumaparedepara impediravisãodocentrodorio,criandoumaquebranacontinuidadeetrazendooexteriorparadentrodoedifício,jáqueasuamaterialidadeébrutacomoseupisoepilaresemconcretoaparente, como a rua. Além de aberturas distintas, os blocos diferem-se, também, pelo tratamento que recebem nasuperfície,naqual,oblocodeserviçoseaprimeiragaleriasãodealvenaria,aterceira,demadeiraeosateliescomumapeledefenestraçõesverticais.Essa ordem ocorre devido a intenção de separar os volumes visualmente, de acordo com o seu peso aparente. Porisso,odealvenariaestánochão,comoseelefosseomaispesadodetodoseodemadeiravazada,estánotopo,comoseestivesseflutuandoacimadasgalerias.Devidoaesseempilhamento,cria-seumvazioentreosvolumes,permitindooatravessamentoentreaSetede Setembro e a Rua do Teatro, onde o pedestre pode passar livremente e, assim, ver tudo o que acontece nosblocosquecompõeagaleria,decidindoseentraounão.

Programa separado em setores Programa em blocos empilhados

18

JULIANA LOPES

Page 20: Juliana Lopes - Portfólio
Page 21: Juliana Lopes - Portfólio

VISTA RUA DO TEATRO

VISTA RUA SETE DE SETEMBRO

20

Page 22: Juliana Lopes - Portfólio

PLANTA TÉRREO

PLANTA SEGUNDO PAVIMENTO

RUA

DO T

EATR

ORU

A DO

TEA

TRO

RUA S

ETE

DE S

ETEM

BRO

RUA S

ETE

DE S

ETEM

BRO

PORTFOLIO

Page 23: Juliana Lopes - Portfólio

PLANTA PRIMEIRO PAVIMENTO

PLANTA TERCEIRO PAVIMENTO

RUA

DO T

EATR

ORU

A DO

TEA

TRO

RUA S

ETE

DE S

ETEM

BRO

RUA S

ETE

DE S

ETEM

BRO

22

JULIANA LOPES

Page 24: Juliana Lopes - Portfólio

CORTE LONGITUDINAL

Page 25: Juliana Lopes - Portfólio

CORTE LONGITUDINAL

24

Page 26: Juliana Lopes - Portfólio
Page 27: Juliana Lopes - Portfólio

ESPA

ÇO

INTE

GRA

DO

26

Page 28: Juliana Lopes - Portfólio

PORTFOLIO

Visão dos dois sobrados na Rua Camerino, pelo Jardim Suspenso do Valongo

Page 29: Juliana Lopes - Portfólio

LocalizadosnaRuaCamerino,oslotesescolhidosparaoProjetodeRevitalizaçãoenglobamdonúmero14atéo20,tendodoissobradosaindaconstruídos,entretanto,modificadosdesuaorganizaçãooriginaldevidoareformasquenãotiverampreocupaçãoemmanteroestadodascasas.Assim,paracomeçarmosapensaremumaproposta,nosatentamosparaosobjetosjáexistenteseasuarelação com o entorno. Dessa maneira, percebemos a presença de um gabarito e a qualidade do conjunto de sobradosdaregião,oquenoslevouaterumadimensãocertadaarquiteturanovacriada.Outroponto,foiaconexão,jáexistente,deumdossobradoscomoMorrodoPinto,quemuitasvezeschegavaaserinvadidopor moradores boêmios. Tendoissoemvista,partimosdoconceitodedeixartantootérreoquantooterraçolivres,dandooficialmenteparaopúblicoessesespaçoscomequipamentosadequados.Dessejeito,oterraçosetornaumlocaldeestar,comlugaresparasesentareotérreoumpologastronômico,quecontacomapresençadeumagradávelpátioutilizadoparaapresentaçõesaoarlivre.Nomeiodessesdoispavimentos,háosandaresmaisprivados,umondeháaBlackBoxeaSaladeDançae,outro,osestúdiosdegravação.Ficaclaro,assim,queoprogramadonossocentroculturalévoltadoparaosmoradoresdaregião,jáque,muitosreclamamqueasobrasdoportomaravilha,queemteseiriammelhorarosequipamentosdolocal,nãosedestinamàeles,fazendocomquemuitosnemusem.Desta forma,osmoradores são convidadosa tomar contadoespaço, sejapor frequentaro restaurante,sejaporassistir/seapresentarnasáreasdoprojeto.Paratalfatoacontecerdemaneiramaiseficaz,criamosumbloconoterrenodoestacionamentoqueunificaacirculaçãoeintegraosdoissobrados,possibilitandoespaçosdequalidadeondeosusuáriospodemseapropriardofoyeroudotérreodemaneiraaexpressarasua arte.

28

JULIANA LOPES

0

5

10

15

20

PerspectivaIsométricadademoliçãoeconstrução:retiram-seosanexosdesconexosentresidosatuaisdonoseestende-seaslajesdossobradosexistentesdemaneiraaganharespaço,organizandomelhorasfunções;ascirculaçõesquebradas,criandoumacirculaçãoúnica;telhadosmodificados,retornandoaotelhadodetrêságuas,oquepossibilitaumaambiênciasuperiornasaladedançaeestúdiosdegravação

Demolir

Construir

Page 30: Juliana Lopes - Portfólio

PLANTA TÉRREO

PLANTA SEGUNDO PAVIMENTO

PORTFOLIO

0

5

10

15

20

0

5

10

15

20

1

1 - Café2 - Restaurante3 - Copa dos Func.4 - Apoio Pátio5 - Mezanino Café

4 3 2

5

1 - Estúdio de Gravação2 - Sala de Mixagem

1 2 1

Page 31: Juliana Lopes - Portfólio

PLANTA PRIMEIRO PAVIMENTO

PLANTA TERCEIRO PAVIMENTO

30

JULIANA LOPES

0

5

10

15

20

0

5

10

15

20

1 - Sala de Dança2 - Black Box3 - Camarim4 - Banheiros5 - Depósito6 - Administração

1

2

35 46

Page 32: Juliana Lopes - Portfólio

CORTE CC

PORTFOLIO

CORTE AA

Page 33: Juliana Lopes - Portfólio

CORTE BB

CORTE DD

32

JULIANA LOPES

Page 34: Juliana Lopes - Portfólio

CORTE PERSPECTIVADO E TRANSVERSAL

Page 35: Juliana Lopes - Portfólio

CORTE PERSPECTIVADO E TRANSVERSAL

36

Page 36: Juliana Lopes - Portfólio

PORTFOLIO

Page 37: Juliana Lopes - Portfólio

38

JULIANA LOPES

ComapropostadaBlackBox sevirandoparaaRuaCamerino,a suaconexãocomourbanonãopoderiasernegada.Para isso,a fachada, segueas linhasdossobradosvizinhosparacriarumaestruturametálicacapazdesegurasplacasmetálicasvazadas. Esses painéis abrem e fecham de maneira a criar três diferentes níveis de relação com a rua:completamentefranco,quandotodosestãoabertoseháavisãototaldoJardimdoValongo;parcialmente,quandoospainéisestãofechados,porémhácomoveroqueaconteceatravésdosseusfurosde10centímetros;nulo,quandoalémdospainéisfechadosacortinaacústicatambéméutilizada,cortandocompletamenteocontato com a rua.

Page 38: Juliana Lopes - Portfólio
Page 39: Juliana Lopes - Portfólio

MO

DEL

OS

40

Page 40: Juliana Lopes - Portfólio
Page 41: Juliana Lopes - Portfólio

VILLA SAVOYE, LE CORBUSIERTEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA III

42