Justiça retira armas - diademanews.com · Atuar como um porta-voz da população e dando espaço...

8
FIÉIS discutem se pinturas da Igreja Matriz serão mantidas Justiça retira armas de Fóruns do Estado Investigação da Polícia Civil aponta que os Fóruns do estado podem ser atacados por criminosos, como aconteceu em Diadema no ano passado. No entanto o Tribunal de Justiça de São Paulo garante que não há mais armas armazenadas nestes prédios. Agora elas ficam em poder da polícia. Página 4 Página 7 FOTO: AILTON PAIXÃO No próximo dia 19 a comunidade católica vai definir o futuro das pinturas que estão atrás e no entorno do altar da Igreja Matriz Imaculada Conceição no Centro. As pinturas foram feitas há nove anos e há dois grupos que discutem a questão; um a favor das pinturas e outro que defende que sejam apagadas. Página 5 DIADEMA - 09 A 15 DE AGOSTO DE 2018 ANO V - EDIÇÃO 85 R$ 2,00 WWW.DIADEMANEWS.COM DIADEMANEWS UNIÃO: Tatiane e Julinho fazem o casamento do ano. Página 7

Transcript of Justiça retira armas - diademanews.com · Atuar como um porta-voz da população e dando espaço...

FIÉIS discutem se pinturas da Igreja Matriz serão mantidas

Justiça retira armasde Fóruns do EstadoInvestigação da Polícia Civil aponta que os Fóruns do estado podem ser atacados por criminosos, como aconteceu em Diadema no ano passado. No entanto o Tribunal de Justiça de São Paulo garante que não há mais armas armazenadas nestes prédios. Agora elas ficam em poder da polícia. Página 4

Página 7

FOTO

: AIL

TON

PAIX

ÃO

No próximo dia 19 a comunidade católica vai definir o futuro das pinturas que estão atrás e no entorno do altar da Igreja Matriz Imaculada Conceição no Centro. As pinturas foram feitas há nove anos e há dois grupos que discutem a questão; um a favor das pinturas e outro que defende que sejam apagadas. Página 5

DIADEMA - 09 A 15 DE AGOSTO DE 2018 ANO V - EDIÇÃO 85 R$ 2,00 WWW.DIADEMANEWS.COM DIADEMANEWS

UNIÃO: Tatiane e Julinho fazem o casamento do ano. Página 7

09 a 15 de agosto de 2018DIADEMA NEWS2

REDAÇÃO: Rua Corunha, 98 - Sala 06 - Centro - Diadema.....................JORNAL DIADEMA NEWS CNPJ: 21.966.699/0001-19

Vamos levar informação que ajude nas mudanças necessárias da comunidade. Sempre atuando com competência e veracidade nos fatos. Atuar como um porta-voz da população e dando espaço aos mesmo para poderem se expressar.

COMPUTAÇÃOGRÁFICA Anderson Dias

DIRETOR GERAL Elias LubaqueMTB: 47010

JORNALISTAGeorge GarciaMTB: 27.762

FILIADO:TIRAGEM5 mil exemplares

CONTATO 11 4044-2391 - [email protected]

JURÍDICO: KOPPE E BORDINASSI ADVOGADOS ASSOCIADOS - TEL: 4308-5300

DEMOCRACIA POR TODOS OS LADOS

editorial

Já respiramos ares das eleições de outubro, quando vamos votar para presidente, governador, senador, deputado estadual e federal. O exercício mais claro da Democracia, a que muitos dão tão pouco valor será no dia 7. Lá teremos a oportunidade de es-colher quem vai nos representar, quem vai trazer recursos do estado e da União para nossa cidade. Há os que defendem os candidatos da cidade, mas é bem verdade também que as opções, con-forme vão se realizando as convenções partidá-rias, vão ficando escassas. Resta ainda a defesa das candidaturas regionais e temos na região do ABCDMRR algumas opções. De qualquer for-ma vamos torcer para que a representatividade da região que tem grande peso no PIB (Produto Interno Bruto) paulista se mantenha na mesma medida do seu peso econômico para o estado. Enquanto não acontecem as eleições, a igreja católica está também fazendo com que seus fiéis exercitem o seu espírito democrático. Primeiro chamou os políticos católicos para saber de suas propostas e também saber das dificuldades em implantá-las. Agora, mais uma vez a igreja re-corre à democracia para resolver uma questão interna, a continuidade ou não das pinturas que estão no entorno do altar da igreja Matriz, Ima-culada Conceição, no Centro. Dois grupos deba-tem a questão, um favorável à manutenção das pinturas pelo seu valor religioso, e outro que quer que sejam apagadas por poluírem visualmente o altar. A disputa promete, pois as discussões, como também os debates políticos, já estão acaloradas. Independente do resultado da questão religiosa, o importante mesmo é que os fiéis estão aprendendo que, pelo voto, as coisas são resolvidas da melhor forma e que, se quiser ser ouvido, a democracia é a melhor forma disso acontecer. Também não podemos deixar de destacar a questão da vacinação que, depois da Febre Amarela, agora será contra a Poliomielite e o Sarampo, doenças que ameaçam voltar. Muitas pessoas tiveram medo, e não se vacinaram contra a Febre Amarela, alguns dizendo até que “são coisas do governo”, achando-se inatingíveis pelas doenças. Pela saúde e pela Demo-cracia, vamos votar e nos vacinar. Saúde e estabili-dade política, o resto a gente corre atrás.

OPINIÃO

Dom Pedro Carlos CipolliniBispo Diocesano de Santo André

JUVENTUDE E VOCAÇÃO

Com a graça de Deus iniciamos mais um mês, que desejamos, nos traga muitas bênçãos. Mês de agosto, mês das vocações que nos faz pensar, sobretudo, em nossos jovens. Como descobrir minha vocação? Esta é uma pergunta que todo jovem se faz. Saber qual é a nossa missão na vida é questão decisiva.

Mas o que é vocação? É um encontro que nos pro-porciona uma inspiração básica capaz de nos sustentar por toda a vida. É uma escolha definitiva! Mas muitos perguntam: será que ao tomar uma decisão definitiva não estou comprometendo minha liberdade e me amar-rando com as próprias mãos? É preciso ter presente que nossa liberdade nos foi dada justamente para tomarmos decisões, elas determinam nossa vida. Temos que deci-dir! Quando o jovem não decide corre o risco de ficar uma eterna criança, um adulto imaturo.

Ninguém perde a liberdade por tomar uma decisão por toda a vida. Na verdade a vida só vale a pena se tivermos coragem de nos doarmos, se aceitarmos a aventura de caminhar nos caminhos de Deus, o qual nunca nos deixará sozinhos. Todo jovem, lá no fundo de seu coração, sente entusiasmo por fazer algo de grandioso para dar um verdadeiro sentido à sua vida.

Conhecemos uma jovem que encontrou sua vocação e nela se aventurou entregando-se totalmente a Deus: Maria. Ela deu três passos que na verdade toda vocação autêntica deve dar: 1) Ter condições para realizar o que Deus pede: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,30); 2) Ter consciência da grandeza do chamado e sentir medo: “Não temas Maria, pois encontraste graça diante de Deus (Lc 1,30); 3) Querer e decidir dizer sim: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Não devemos ter receio quando sentimos o chamado de Deus. Ele sempre escolhe os que Ele quer e depois os capacita. Uma coisa é certa, Deus não chama sem con-ceder as condições necessárias. “A vocação é assim: uma intervenção imperativa de Deus convocando a pessoa. E a resposta deve ser pronta” (Lema Garcia).

O Papa Francisco convocou um Sínodo, que terá lugar em outubro próximo, para tratar do tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Um bilhão e 800 mil pessoas entre 16 e 29 anos, um quarto da humanidade, são jovens. Foram distribuídos questionários que reuni-ram as respostas de mais de 100 mil jovens. O Sínodo levará à publicação, por parte do papa, de um documento que recolherá os frutos do percurso feito.

Gostaria que nossa Diocese se envolvesse, princi-palmente os jovens, com este Sínodo. Preparando-se para celebrá-lo, estando atentos durante sua celebração e principalmente se informando dos resultados para aplicá-los à nossa realidade diocesana.

Nossos jovens desejam decidir e abraçar sua vocação. Nossos jovens querem vida! E o que poderemos fazer de melhor do que colocá-los diante daquele que é a vida? Jesus!

MÃOZINHA Quando um ente da fede-ração falha, abre campo de atuação para outro. Assim acontece muito nos legislativos munici-pais, quando o vereador ajuda como pode as co-munidades mais carentes e acaba capitalizando uns votos. O vereador Com-panheiro Sérgio (PPS), por exemplo aproveitou para reformar e pintar as quadras de esportes de quatro núcleos habitacio-nais da cidade, enquanto a prefeitura deixou os espaços com cara de abandonados, ele foi lá,

ESPERA O ex-vereador e ex-prefeiturável em 2016, Wagner Feitosa, o Vaguinho do Conselho (PRB), disse que está aguardando do resultado do processo eleitoral referente à eleição municipal de 2016. Ele e sua vice na época, Cida Ferreira (MDB) ficaram inelegíveis por conta da participação em um culto da Igreja Universal, durante a campanha. Vaguinho disse que recorreu da decisão, mas está aguardando o resul-tado deste recurso. Antes desse processo ele estava cotado para disputar uma vaga de deputado federal.

MACHISMOA pré-candida-ta a deputada fe deral Regina Gonçalves (PV) divulgou em sua rede so cial esta semana que foi alvo de ataques machistas du-rante agenda que cumpria no Centro da cidade. “Ainda tem preconceito a candidaturasfemininas e eu sou a única pré-candidata mulher, mas para cada homem que demonstra o seu pior, eu vou demonstrar o meu melhor. Isso só deixa mais claro que o machismo tem que ser combatido”, disse ela em entrevista a Antonio Rodri-gues, ex-vereador, na Rádio Imigrantes. Ela contudo não deu detalhes sobre o suposto ataque.

POLÍTICAELIAS LUBAQUE [email protected]

PODEMOSO vice-prefeito de Diadema e pré-candidato a depu-tado estadual, Márcio Paschoal Giudício (Podem-os) esteve na manhã desta segunda-feira (06) com a deputada federal e presidente do seu partido, Renata Abreu, com ele estava o secretário de Edu-cação Cacá Viana. Segundo Márcio o encontro foi para tratar de políticas públicas. O vereador Márcio Júnior (PV) também estava no encontro.

com seus assessores, deu uma mão de tinta e renovou completamen-te os espaços na Vila Nova Conquista, Villa São José, Naval, Júpiter e Piratininga.

09 a 15 de agosto de 2018DIADEMA NEWS 3Deputado Federal Walter Ihoshi visita Santa Casa e encaminhará emenda parlamentarEx-prefeiturável Taka Yamauchi é o coordenador da campanha pela reeleição de Ihoshi em todo o ABC

POLÍTICA

O deputado f e -d e r a l Wa l t e r Ihoshi (PSD)

esteve em Diadema no último dia 26, para vi-sitar a Santa Casa da cidade. O convite foi feito pelo ex-candidato a prefeito em 2016, Taka Yamauchi. A intenção da visita foi conhecer as ins-talações da unidade que presta serviços de fisiote-rapia e também mantém uma creche para cerca de 500 crianças. A insti-tuição tem projetos para ampliação do espaço, que foram apresentados ao social democrata que, por sua vez disse que pre-tende encaminhar verbas do orçamento da união para auxiliar a unidade.

“Esse primeiro contato foi muito importante para conhecer os serviços da Santa Casa e o atendi-mento que eles fazem, tanto na área da saúde, na fisioterapia, como na edu-cação, com a creche que

atende 500 crianças. Eu tenho uma parceria mui-to grande com as Santas Casas e viemos conhecer a de Diadema e saber das necessidades. Assim que abrir o período para apre-sentação das emendas ao orçamento de 2019, em outubro, encaminhare-mos requerimento. Até lá, nosso gabinete e a equipe técnica da Santa Casa vão discutir onde podem ser investidos os recursos, já que eles têm projeto para reforma, ampliação de uma área que eles precisam e a cobertura da quadra”, disse o deputado após a visita.

Taka ficou encarregado de continuar municiando o gabinete de Ihoshi de informações. “O diálogo está sempre aberto e será feito através do Taka, que é o nosso líder aqui em Dia-dema”, destacou Ihoshi.

Segundo Ihoshi, as emendas parlamentares garantem uma ajuda im-portante para as prefei-turas, sobretudo na área da saúde. “Grande parte dos nossos recursos tem

sido revertidos para área da saúde, as prefeituras gastam, no mínimo, 15% dos orçamentos na saúde, e tenho visto prefeitos investido até mais, mas muitas vezes não é su-ficiente. Por isso esses recursos que mandamos tem ajudado muito os mu-nicípios”, avalia. No caso de Diadema o próprio

deputado federal já enca-minhou várias emendas.

CAMPANHA Ihoshi, tem uma liga-

ção forte com Diadema, foi empresário na cidade, assim como Taka é atual-mente. Taka inclusive vai ser o coordenador da campanha pela ree-leição do deputado aqui

no ABC. Ihoshi, que está no seu terceiro mandato, diz que a eleição des-te ano será mais difícil. “As campanhas muda-ram muito nos últimos anos, foi vedada doação de pessoa jurídica, o re-curso agora é menor, as campanhas vão ter que se estruturar com menos dinheiro, além de serem

mais curtas, antes eram 90 dias, agora 45, então os políticos tem que se organizar e a sociedade es-pera muito deles. A classe política será muito cobra-da por aqueles que estão com disposição de votar, pois vamos ter um grande número de votos brancos e nulos. Dada a situação do país”, concluiu.

A reportagem do Diadema News acompanhou a visita de Taka e Ihoshi à Santa Casa no último dia 26 - FOTO: DIADEMA NEWS

POR ELIASLUBAQUE

Ronaldo vai começar campanha na região lesteCom sua candidatura a deputado

federal homologada na convenção estadual do PT, o vereador Ronaldo Lacerda, está só esperando o dia 15 para dar início a suas atividades de campanha. Ele e o ex-prefeito José de Filippi Jr. travaram uma batalha interna no diretório municipal. De um lado Ronaldo cobrando um compromisso de 2016 de que seria candidato a federal, e de outro o ex-prefeito, que já foi deputado

federal e tem livre trânsito nas ins-tâncias mais altas do partido. No fim o partido aceitou as duas candi-daturas. “O fato de ter condição de colocar nossa campanha na rua já é uma vitória da nossa militância que aposta e acredita no nosso trabalho e aponta um novo rumo para o PT de Diadema”, comemorou Lacerda.

O petista disse que vai dar a lar-gada da campanha com um grande ato que será realizado na região

leste. “Vamos fazer uma grande concentração na região que é a minha origem. Vamos focar muito na habitação, nossa principal ban-deira”, revela o vereador que foi o mais votado nas últimas eleições municipais com mais de 5,7 mil votos. “Inicialmente vamos colocar nossas equipes na rua até que se libere toda a documentação e a ideia é fazer uma grande plenária de lan-çamento”, adiantou o parlamentar.

09 a 15 de agosto de 2018DIADEMA NEWS4

Agentes descobriram maconha em chinelos - FOTO: DIVULGAÇÃO

GERAL

acontece

NEGÓCIOSCotiarte, Evamax e Waleu são as empresas de Diadema que participaram da Escolar Office Brasil 2018 – Feira Internacional de Produtos para Papelarias, Escritórios e Escolas, que aconteceu do dia 5 até ontem no Expo Center Norte, em São Paulo. A Escolar é a principal feira de negócios do segmento no país e reúne mais de 150 expositores, que representam cerca de 200 marcas de artigos gerais para papelaria e bazar, mo-chilas, materiais escolares, informática e tecnologia, presentes, brinquedos didáticos, artesanato e produtos para escritório. Paralelo à feira também foi realizado o Seminário de Educação Escolar Office Brasil.

CURSINHO GRATUITOA Unifesp está com inscrições abertas para o cursinho Integra, preparatório para vestibulares e para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O curso é gratuito, basta apenas fazer a inscrição no link https://goo.gl/A93YTr. O cursinho é apoiado pelo projeto Articul@ cursinhos (do Programa Articul@ções da UNIFESP). As aulas ocorrerão aos sábados manhã 8h até 13:10h na UNIFESP-Diadema - unidade Fundação Florestan Fernandes (rua Manoel da Nobrega, n°1149 - Centro). Em alguns sábados de tarde, o projeto promoverá Aulão Aberto com oficinas, ciclos de debate e rodas de conver-sa sobre temáticas de urgência social e que abrangem questões envolvendo ética, política, meio ambiente, cultura, artes, diversidade, entre outros temas. Estas atividades visam também a preparação para a redação e serão abertas à toda comunidade. Os professores vo-luntários são profissionais da rede estadual e municipal e alunos da UNIFESP. As aulas tem início neste mês. O aluno paga apenas uma taxa de inscrição de R$ 30 e as apostilas que são vendidas a preço de custo. Informações com Danielle no telefone 96319-1673.

MANUTENÇÃO

Seguem até o próximo dia 18 as ações do projeto Mãos à Obra, nos bairros Vila Nogueira e Jardim Marilene. A abertura do programa, no último dia 30, contou com a presença do prefeito Lauro Michels (PV). “Hoje é o início da 7º etapa do programa Mãos à Obra, na região do Jardim Marilene e Vila Nogueira. Quero reforçar que a equipe do programa Mãos à Obra tem realizado um trabalho árduo no dia a dia da cidade. Todos vocês têm meu respeito. O esforço de cada um tem impactado na qualidade de vida de todos os moradores, mantendo a cidade mais limpa”, elogiou o prefeito Lauro Michels durante o evento de abertura. O bairro receberá, pela segunda vez, serviços de poda, pintura de sinalização e guias, capinação, remoção de entulho, entre outros. Foto: Thiago Benedetti

SKATEA unidade de Diadema do Sesi (Serviço Social da Indústria) vai receber nos dias 1 e 2 de setembro mais uma etapa do Circuito Paulista Sesi de Skate. A pri-meira e segunda etapas do circuito foram realizadas em Guarulhos, Campinas e Osasco.

PCC ameaça Fóruns de novo, mas Tribunal de Justiça diz que não guarda mais armamentos

A Polícia Civil de São Paulo está investigando uma possível organização de cri-minosos de todo país com o objetivo de atacar os Fóruns e roubar armas que estariam aprendidas em seus cofres por serem alvo de investiga-ções de inquéritos policiais. Há um ano e dois meses, em junho de 2017, uma quadri-lha invadiu o Fórum de Dia-dema e de lá levou 391 armas que estavam apreendidas. Na ocasião os três seguranças patrimoniais que estavam no local naquela noite foram rendidos enquanto a quadri-lha acessava o cofre. Foram levados 294 revólveres e 87

pistolas, além de submetra-lhadoras e um fuzil.

A investigação envolve escutas telefônicas em que presos orientam os crimino-sos que estão fora das cadeias a fazerem levantamentos sobre os fóruns de todo país. As investigações apontam a origem das chamadas te-lefônicas como vindo da Penitenciária de Presidente Venceslau, no interior do estado, onde estão presos os principais líderes da facção criminosa PCC, sigla para Primeiro Comando da Ca-pital, que age dentro e fora dos presídios. A investigação teve início em junho, quando

foram encontrados no esgoto da penitenciária 2 de Presi-dente Venceslau bilhetes de presos. Em um dos telefone-mas interceptados pela polí-cia Wanderson Pessoa Lima, o Confusão, conversa com um homem em Roraima e diz que o levantamento sobre os fóruns “é determinação” e diz ainda que “o barato tem que acontecer”.

Em nota, a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo informou que desde os ataques aos Fóruns de Diade-ma e Guarujá, em junho do ano passado, as armas não são mais guardadas nestes

locais. “Desde 21/6/17, com a publicação do provimento CSM 2.345/16, o Tribunal de Justiça de São Paulo não recebe mais armas para de-pósito em seus prédios. O provimento determina que as armas que acompanham inquéritos policiais, termos circunstanciados ou os pro-cedimentos de apuração de ato infracional não sejam mais recebidas pelos ofícios de justiça, permanecendo em depósito junto à autoridade policial nas dependências do órgão encarregado de efetivar o exame cabível, dando-lhe o encaminhamen-to previsto em lei”, diz a nota.

Cemitério Jardim Vale da PazEdital de convocação

Ficam os concessionários ou sucessores de jazigos do Cemitério Jardim Vale da Paz, abaixo relacionados, notificados à comparecerem à administração situada à Av. Brigadeiro Faria Lima, 1309 06º andar – Pinheiros – SP de segunda a sexta sexta-feira das 08 às 17hs, no prazo Máximo de 05 (Cinco) dias úteis contados da data da presente publicação para fins de interesse pessoal:

JOAO PEDRO BATISTA FILHOMARCELO ZULINNIVALDO SANTOS DE CARVALHOMARCIA APARECIDA DE SALLES CARDOSOAURIMAR DOS SANTOS BRITOOSMIR APARECIDO THEODOROANTONIO MONTEIRO GONCALVESMARGARETH CONSTANTINO FERNANDESMARIA APARECIDA DE PAULAJANAINA ROCHA CHAGAS E OUCILSO MARCELO DE SANTANANOEMIA LUZIA DOS SANTOSLAURO LINO DOS SANTOS

JOSE TELESPERO GONCALVES DOS RAMOSMARIA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS JESUSRONALDO JOSE PORTO DA SILVAVANISE MARTINI GOMESJOSEPH MOUTRAN JUNIORRAQUEL CRISTINA DOS SANTOSJOAQUIM HENRIQUE DE SOUZAMANOEL AVELINO DA SILVA JUNIORJORGE CARLOS GUERRERO VALLEJOSMARIA INES FIRMINO DA SILVA CALDASEDSON ANDRADE DOS SANTOSIVETE LIMA HUHNEDSON LUCIANO

CRISTIANO TEIXEIRA DE OLIVEIRAGILBERTO DE OLIVEIRA BERLINCESAR DIONISIO CHRISTIANINI MARTINSALESSANDRA ROBERTA DOMINGUESBERNARDETE BRAZ DA SILVAEDSON DE ALMEIDAEDSON PACHECO PEREIRAROSALINA RODRIGUES BEGININIFERNANDO JOSE DA SILVAITAMAR ALVES DE OLIVEIRAFREDERICO JORGE MOLLON DE SOUZADOMINICIO JOAO DA SILVA

Presos receberiam drogasdentro de chinelos por SedexAlém dos calçados recheados, agentes impediram entrada de brocas e celulares

Segundo a Secretaria de Administração Pe-nitenciária, todas as

semanas são encontrados diversos objetos ilegais que tinham os presos do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Diadema como destino. Na última sexta-feira (03) os agentes penitenciários encontraram maconha escondida em três pares de chinelos enviados aos detentos por familia-res. Na mesma semana os agentes já tinham impedi-do a entrada de celulares, serras e brocas que esta-vam sendo arremessados para dentro do presídio.

Os chinelos chegaram ao CDP, na rua Caramuru, na Vila Conceição através dos

Correio através de encomen-das tipo Sedex. Os calçados foram cortados lateralmente e a parte interna foi deixada oca para ocultar o entorpe-cente. Em duas encomendas a droga foi encaminhada pe-las companheiras de presos, e

um calçado foi enviado pela mãe de outro detento. Ao todo foram apreendidas 133 gramas da erva, que foram encaminhados para o 1° Dis-trito Policial para o registro da ocorrência. As remetentes dos pacotes foram excluídas lista de visitantes

No domingo a mãe de um detento entrou entrar na visi-sa com um celular escondido em suas partes íntimas. A irregularidade foi descoberta através do scaner corporal.

LANÇAMENTO

Na mesma semana os agentes do CDP de Diadema apreenderam invólucros e mochila com objetos que en-trariam ilegalmente na uni-dade. Em uma das situações

o invólucro foi encontrado amarrado a um fio de nylon arremessado para dentro do CDP, no outro caso, a mo-chila foi vista abandonada no estacionamento de ma-deireira vizinha à unidade.

No total, foram apreen-didos 25 aparelhos celu-lares, 6 mini celulares, 34 acessórios de celular, estilete, bastão de cola quente, brocas, pregos, isqueiro, pedaços de serra, cimento, rolo de fio de estanho, tesoura, lâmpada e um estilingue artesanal.

Não foram identificados autores das contravenções, apenas duas pessoas foram vistas arremessando os obje-tos para o interior da unidade, porém as mesmas fugiram.

09 a 15 de agosto de 2018DIADEMA NEWS 5CIDADES

Igreja Matriz realiza este mês plebiscitosobre continuidade ou não de pinturas Grupos a favor e contra as imagens no entorno do altar fazem debates até o próximo dia 19 quando a questão será decidida no voto

Parte da comunidade católica defende a continuidade das pinturas, outra parte considera que elas tiram a atenção do público - FOTO: DIVULGAÇÃO

Está sendo discuti-da a continuidade de parte da arte

sacra encontrada no in-terior da Paróquia Ima-culada Conceição, igreja Matriz da cidade. Na co-munidade há grupos que defendem a continuidade das pinturas no entorno e atrás do altar. As imagens que representam a Via Sacra, não fazem parte desta discussão. O padre José Pedro Teixeira, pá-roco da igreja disse que a discussão começou após diagnosticar que há dois grupos, um que defende

a continuidade das pintu-ras, pelo que elas repre-sentam, e outro grupo que avalia que elas devem sair pois, segundo esse grupo, haveria muita poluição visual. A questão será resolvida em plebiscito, que será realizado no próximo dia 19, através de voto secreto.

Dois debates já foram realizados, nos dias 22 e 29, com cada um dos grupos podendo expor seus argumentos durante 2 minutos e meio, segui-dos de debate. As discus-sões foram acaloradas, segundo relato de padre Pedro. “Na minha leitura está indo muito bem, cada grupo procura de-

fender seu ponto de vista, uns mais eloquentes que outros, é um método pe-dagógico e democrático também”, comenta.

No dia 19, das 8 às 17hs, os fiéis poderão votar pela continuidade ou não das pinturas. Cada um registra nome e RG em um livro, faz seu voto em uma cédula e deposita

numa urna. Perguntado sobre sua opinião pessoal, Padre Pedro preferiu não se manifestar. “Eu só vou votar em caso de empate, aí o meu voto será aberto”.

As pinturas alvo da dis-cussão não incluem as que representam a Via Sacra, que ficam nas paredes late-rais. Estas serão mantidas e restauradas. As pinturas

POR GEORGEGARCIA

que ficam de frente para os bancos, na parte externa do arco sobre o altar e no fun-do do altar é que são alvo dos debates e do plebiscito. As pintura foram feitas há 9 anos e são assinadas pela pintora Tiziana.

Segundo Padre Pedro, a igreja terá despesas com reformas, seja qual for o resultado do plebiscito.

“Precisamos lavar as pa-redes, os vitrais, vamos ter que pintar porque te-mos paredes que estão com cor diferente. Se as pinturas saírem vamos ter que pintar, se não saírem, vamos ter que restaurá--las”, relata. As reformas incluem também reparos no teto, na iluminação e eliminação de rachaduras.

09 a 15 de agosto de 2018DIADEMA NEWS6 ESPORTES

SPORT’ANTEPor W. Salim

FIQUE POR DENTRO DO ESPORTE DA CIDADE

VILA LÍDIA VOLTA A ELITEApós duas décadas o Vila Lídia F.C. volta a elite do futebol amador de Diadema, conquistando sua classificação na rodada da semana passada entre os quatro semifinalistas da primeira divisão de 2018

SEMIFINAISE.C. Juventus, E.C.Santa Terezinha, A.E. XV de Julho e Vila Lidia F.C.,garantiram o acesso para divisão especial em 2019 de acordo com o regula-mento. Os times disputam a fase semifinal no próxi-mo domingo (11), em partida única. Os vencedores disputam o título de campeão no domingo (18).

TERCEIRA DIVISÃODefinido pelo Departamento Técnico o primeiro final de semana de setembro como o início da terceira divisão de amadores. Serão vinte e oito equipes, divididas em quatro chaves de sete times, que disputarão o certame que tem seu final previsto para novembro.

JUSTIÇA DESPORTIVASete processos apreciados e julgados nesta semana encerraram às atividades da Justiça Desportiva do primeiro semestre de 2018, cujos números apontam para o melhor índice disciplinar em todos os certa-mes realizados até o mês de julho.

CAMPEONATO PAULISTA SUB 20O Água Santa, enfrenta a Portuguesa, no sába-do (11), às 15 horas, fora de casa, pela terceira rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da categoria sub 20. Em dois jogos, o Netuno soma apenas um ponto ganho, empate com União Barbarense, na casa do adversário, e uma derrota em casa para o Capivariano.

Jogador do 15 de Julho fazteste no E.C. Água Santa Atacante Matheus Barbosa não poderá fazer a semifinal e uma provável final pelo time do bairro do Casa Grande na Primeira Divisão do Campeonato Amador da cidade. Agora ele é atleta do Netuno

POR ELIASLUBAQUE

Matheus Barbosa comemora um dos gols de 7 que marcou pelo 15 de Julho - FOTO: DIOGO LOMEU

Oexperiente o jo-gador Matheus Barbosa, que já

teve passagens pela se-leção Brasileira sub-17 e pelo Palmeiras, vai para o Água Santa. Depois de ficar sem clube, o atacante veio jogar nos campos da várzea da cidade, se des-tacou e assinou contrato com o conhecido 15 de Julho. Depois de fazer grandes jogos e marcar gols, ele recebeu uma pro-posta e foi chamado para uma avaliação no Esporte Clube Água Santa.

Já no Netuno desde se-gunda, Matheus não poderá jogar a semifinal do Cam-peonato da Primeira Divi-são Amador para o 15 de Julho porque participará da Copa Paulista e defenderá a camisa do Netuno junto da equipe treinada pelo técnico Antonio Carlos, o Papel. “O nosso jogador vinha ar-rebentando e fazendo gols todos os jogos, isso desper-tou o interesse do E.C Água Santa”, revelou Hamilton

Ramos, o Hamilton da 15, treinador do 15 de Julho. “Ficamos um pouco tristes com saída do Matheus, mas contentes porque po-demos ver o garoto ir para o profissional. E fico feliz também porque foi o 15 de Julho que abriu as portas para que ele voltasse para o profissional”.

Matheus é vice na ar-tilharia do 15 de Julho, com um a menos que o Luizinho. O campeonato para o atleta foi bastante

difícil por ele nunca tinha jogado na várzea e seu primeiro jogo deixou a desejar. “Eu sempre dei a oportunidade para ele porque via potencial no garoto. E no último jogo da primeira fase, que íamos pegar um time que já estava rebaixado e teoricamente inferior, eu entrei com ele titular, porque eu sabia que se ele fizesse um gol ele iria deslanchar e foi o que aconteceu. Depois disso

em todos os jogos da 2ª fase ele veio fazendo gol e jogando muito bem. Em todos os jogos foi elogia-do e tenho certeza que vai dar certo no Água Santa”, enfatizou Hamilton.

SEMINIFINAL O 15 de julho vai fazer

a semifinal no fim de semana contra o Santa Te-rezinha. A outra semi terá Juventus x Vila Lídia. Os 4 já tem vaga garantida para Especial 2019.

09 a 15 de agosto de 2018DIADEMA NEWS 709 a 15 de agosto de 2018DIADEMA NEWS 7SOCIAL

POR ELIASLUBAQUE

O casamento do e m p r e s á r i o e diretor E.C

Água Santa, Júlio Sal-vador Filho e Tatiane Lino de Jesus no último dia 3 no Piazza Demar-chi, em São Bernardo, foi o acontecimento do ano. Assinada pela ex-

periente Neide Delgado a festa foi muito bem organizada e os noi-vos proporcionaram aos convidados uma cele-bração emocionante. A decoração ficou por con-ta da Mirak Decorações de Eventos, que deixou o ambiente clássico, uti-lizando flores nobres, or-quídeas, tulipas e cons-truiu especialmente para a festa de Tatiane e Julio

um telhado na área exter-na e até o piso do espaço foi modificado exclusiva-mente para o casal.

O vestido da noiva cria-do pelo estilista Luddy Ferreira, foi um modelo clássico no corte sereia, elaborado com renda de Christian Lacroix, cos-turado a mão, com 3 mil microcristais Swarovski. Sua confecção consumiu 580 horas do trabalho de 4 costureiras, ainda contou para abrilhantá-lo com um colar vitoriano do século XVIII, com banho de ouro branco.

Ao som de “Ave Ma-ria”, cantada ao vivo pela Banda Fox, a cerimônia teve uma dama de honra bailarina. Tatiane desem-barcou da limusine e en-trou no salão enchendo o local de luz com seu belo vestido. O mestre de ceri-mônias Amílcar Pezzolo conduziu a celebração e citou trechos da música to-dos, “Monte Castelo”, um

salmo transformado em música por Renato Russo. Ao reproduzir o trecho da canção “Ainda que eu fa-lasse a língua dos homens / E falasse a língua dos anjos / Sem amor eu nada seria”, o cerimonialista emocionou a noiva. Em outro momento, o casa-mento foi comparado às paixões, como a do noivo pelo futebol e perguntado a Julinho sobre seu time do coração, disse em alto e bom som: “Água Santa”, time que ajudou a chegar na primeira divisão do campeonato paulista.

Após a linda cerimônia os noivos recepcionaram os 400 convidados em uma grande festa, com decoração exuberante que só valorizou o já ba-dalado Piazza Demarchi. A festa foi até altas horas animada pela banda Fox e depois pelo grupo de pagode Katinguelê.

Estiveram no casamento políticos de Diadema, como Cacá Vianna, secretário de educação; Marquinhos da Liga, assessor de gabinete do prefeito; os vereadores Rivelino Teixeira e Salek Almeida; o presidente do E.C. Água Santa, Paulo Sirqueira Korek Farias e o diretor Helio Campos.

Hugo Kloppel Photo and Film ficou responsável pe-las imagens e a segurança ficou a cargo da Sposeg.

FOTO

S: H

UGO

KLOP

PEL

09 a 15 de agosto de 2018DIADEMA NEWS8

POR GEORGEGARCIA

Público prestigiou o megaevento que teve 72 atrações espalhadas por vários pontos da cidade durante quarenta e oito horas

Maratona celebra bom momento para a cultura de Diadema e atrai 25 mil pessoas

CULTURA

Apresentação de dança na abertura da Maratona, que marcou a alta na produção cultural - FOTO: MARCOS LUIZ

Mesquita é conhecido como Tio da Tapioca e atende pedidos até pelo “Zap”- FOTO: LUIZ NASCIMENTO

Repetindo sucesso dosanos oitenta, tubarão volta mais anabolizado

A estreia da semana Megatubarão, tem sido apre-sentada de forma a causar grande expectativa, mas a fórmula que todo mundo já conhece, da criatura ater-rorizante dos mares que fez muito sucesso com Roy Scheider nos anos 80, mesmo com os parcos efeitos especiais da época, está de volta, só que maior e com mais dentes. O filme estreou nos EUA em janeiro com o simpático apelido de Meg, de Megalodon, um tubarão pré-histórico que acredita-se habitou o planeta há mais de 2 milhões de anos, e que media quase 20 metros.

Na fossa mais profunda do Oceano Pacífico, a tri-pulação de um submarino fica presa dentro do local após ser atacada pela criatura pré-histórica. Para salvá-los, oceanógrafo chinês (Winston Chao) con-trata Jonas Taylor (Jason Statham), um mergulhador especializado em resgates em água profundas que já encontrou com a criatura anteriormente.

Seu Tomaz Mesquita conta histórias da Tapioca

Trabalhar com a venda de tapioca para Tomaz Pinto de Mesquita, é re-viver o passado. O vendedor sabe o valor que esse produto tão simples e tão brasileiro tem para seus conterrâ-neos. Mesquita conserva na memória as lembranças dos tempos de criança, quando seu pai o levava para vê-lo trabalhar nas casas de farinha. “Eu era muito pequeno, mas lembro muito bem. Tenho muita saudade daquele tempo, a gente vivia com muito pouco mais éramos muito felizes”, lembra.

Mesquita é natural da cidade de Umarizal, no Rio Grande do Norte. “Eu aprendi a fazer a tapioca com a minha mãe, me lembro até hoje dos dias que meu pai chegava com as bolsas de farinha e ela preparava aquele “Biju” para a gente. Traba-lhar com a venda de tapioca é lem-brar todos os dias da minha infância e do lugar de onde eu nasci”, conta.

O dia-a-dia vendendo tapiocas é cansativo, Mesquita trabalha de segunda à sábado das 5h50 às 16h “Eu trabalhava de motorista parti-cular e manobrista, mais o estresse do trânsito e a violência do dia a dia estavam me fazendo mal e, como eu tinha o conhecimento da tapioca que meus pais me ensinaram, decidi

trabalhar por conta própria” relata.Na região central da cidade Mes-

quita é conhecido como o tio da ta-pioca e o diferencial do seu produto é o recheio, o tratamento e a famosa dose de café que oferece aos seus clientes. Entre uma conversa e outra o vendedor dá uma pausa, para ler as mensagens no celular. “Agora com essa tecnologia eu atendo também pelo “Zap-zap” o pessoal que traba-lha no shopping, na farmácia e nas lojas das redondezas direto mandam mensagem falando: tio prepara aquela de sempre que daqui a pouco

passo aí para pegar”, reproduz.Atrás do balcão Mesquita conser-

va a fisionomia séria, concentrado nos pedidos e nas mensagens que recebe de seus clientes e familiares diariamente. Hoje já faz 9 anos que o vendedor decidiu trabalhar por conta própria “Assim que eu sai do empre-go de motorista, vi que a prefeitura de Diadema dava a oportunidade para os vendedores ambulantes tra-balharem regularizados e como eu já tinha o conhecimento do produto de-cidi me especializar para conseguir trabalhar por conta própria”, finaliza.

POR LUIS NASCIMENTO

A Maratona Cultural que recheou os es-paços públicos da

cidade de atividades duran-te 48 horas, entre as noites de sexta-feira e domingo (dias 3, 4 e 5) envolveu 72 atrações prestigiadas por mais de 25 mil pessoas e nenhum registro de pro-blemas de segurança. Para o secretário municipal de Cultura, Eduardo Minas, o evento foi considerado um sucesso absoluto e também um dos maiores desafios para sua equipe no mandato, envolvendo também uma grandiosa es-trutura inclusive de outras secretarias de governo e órgãos do estado, como a Polícia Militar.

Segundo Minas o traba-lho coroou todos os esfor-ços da secretaria que tem atuado no sentido de me-

lhorar as condições dos centros culturais da cida-de usando uma fórmula caseira, ou seja, fazendo reformas e adequações com mão de obra direta. “Percebemos que conse-guimos um envolvimento muito maior da comuni-dade, a cada reforma que fazemos - e já entrega-mos o Centros Culturais de Serraria, Canhema, recuperamos a Casa da Música e agora estamos concluindo os trabalhos no Promissão - dobra o público que frequenta os espaços. No caso da Casa da Música, com a reforma completa que fizemos passamos de 300 alunos para mais de mil. A Ma-ratona Cultural coroa esse trabalho, pois com a comunidade tendo ‘um cantinho para chamar de seu’ na área cultural o movimento cultural na cidade cresceu bastante. Isso remeteu a um mo-

mento muito feliz que vi-vemos hoje na cidade na área cultural, como por exemplo os prêmios que a Companhia de Danças de Diadema, recebeu este ano”, analisa.

Um dos pontos altos da Maratona, segundo Eduardo Minas, foi a apresentação da Orques-tra da cidade no Shopping Praça da Moça. “Com a ampliação dos alunos na Casa da Música, levamos os cursos para os bairros também, onde temos mais 500 alunos. Do total tira-mos 205 e formamos a nossa primeira Orquestra Sinfônica, que fez uma brilhante apresentação. Fizemos dois chama-mentos, para artistas e para estabelecimentos comerciais, como o sho-pping que bancou toda a infraestrutura para a apre-sentação que atraiu 2 mil expectadores”, detalhou.

Também foram realiza-

das atividades na Casa do Hip Hop, que comemorou 19 anos de atividades, no Circo Escola, no Céu das Artes, na Praça Lauro Mi-chels e no Parque do Paço. “Nem o frio afastou as pes-soas, tivemos um bom pú-

blico”, disse o secretário. O Teatro Clara Nunes foi o palco da abertura, com espetáculo do projeto Vem Dançar e a Praça da Moça, recebeu a Maratoninha, com espetáculo infantil.

“Resolvemos fazer bem

feito e foi um sucesso. Com certeza, daqui em diante a Maratona Cul-tural fará parte do calen-dário oficial da cidade, porque a sociedade apro-vou e se apoderou dela”, concluiu Eduardo Minas.