Justificativas gabaritos preliminaresOK - Fundatec

17
1 JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO/PARA ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES De acordo com o EDITAL N.º EDITAL Nº 103/10, que rege este Concurso Público, argumentações inconsistentes, extemporâneas, que estiverem fora das especificações estabelecidas para a interposição, que contiverem questionamentos de natureza administrativa (por exemplo, relacionados às normas previamente estipuladas em Edital) não obterão resposta da banca avaliadora e, por isso, não terão respostas publicadas na Internet. Não serão computadas as questões não assinaladas na grade de respostas, nem as que contiverem mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível. NÍVEL SUPERIOR LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01 – MANTIDA. Em relação ao uso dos pronomes apenas a alternativa A está correta, pois: - Em “A temática da sustentabilidade __________ atualmente como pauta obrigatória” (l.01), a ocorrência de ênclise é obrigatória, visto que não ocorre nenhuma das situações prevista para a próclise; - Em “As consequências _________ por meio de efeito estuda” (l.08), assim como na situação anterior, a ocorrência de ênclise é obrigatória, visto que não ocorre nenhuma das situações prevista para a próclise; - Em “O reflexo da interferência do ser humano tem causado desequilíbrio ambiental e, caso não ____________ à reflexão crítica”(l. 21-22), a ocorrência da próclise justifica-se pela ocorrência de palava negativa antes do verbo. QUESTÃO 02 – MANTIDA. A questão solicita que sejam avaliadas as assertivas em relação ao uso da crase. A primeira assertiva está correta, pois, caso o artigo uma fosse substituído pelo artigo a, estariam criadas as condições para o uso da crase: preposição a (exigido pelo verbo transitivo indireto induz) e artigo feminino reclamado por termo dependente (substantivo reavaliação). Nota-se que reavaliação é um substantivo que se forma a partir da derivação do verbo reavaliar. A segunda assertiva também está correta, pois caso a crase fosse suprimida, o verbo conduzir passaria a ser objetivo direto, cujo sentido é diferente do indireto. Já a terceira assertiva está incorreta, pois o termo iniciado pela frase é um objeto indireto, exigido pelo verbo colocar, e o termo regido está no plural e determinado pelo artigo as. Dessa forma, a lacuna só pode ser preenchida por às. QUESTÃO 03 – MANTIDA. A terceira assertiva da questão está correta, visto que os acentos nas vogais a, e, i, o e u das palavras a seguir ocorrem por regras e sub-regras diferenciadas: - água: paroxítona terminada em ditongo crescente (in Aurélio, 2008); - é: monossílaba tônica; - nível: paroxítona terminada em –l; - obrigatória: paroxítona terminada em ditongo crescente; ou, ainda, o que a torna diferente do uso do acento em água, proparoxítona relativa (in Aurélio, 2008). - único: proparoxítona.

Transcript of Justificativas gabaritos preliminaresOK - Fundatec

1

JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO/PARA ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES

De acordo com o EDITAL N.º EDITAL Nº 103/10, que rege este Concurso Público, argumentações inconsistentes, extemporâneas, que estiverem fora das especificações estabelecidas para a interposição, que contiverem questionamentos de natureza administrativa (por exemplo, relacionados às normas previamente estipuladas em Edital) não obterão resposta da banca avaliadora e, por isso, não terão respostas publicadas na Internet. Não serão computadas as questões não assinaladas na grade de respostas, nem as que contiverem mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01 – MANTIDA. Em relação ao uso dos pronomes apenas a alternativa A está correta, pois: - Em “A temática da sustentabilidade __________ atualmente como pauta obrigatória” (l.01), a ocorrência de ênclise é obrigatória, visto que não ocorre nenhuma das situações prevista para a próclise; - Em “As consequências _________ por meio de efeito estuda” (l.08), assim como na situação anterior, a ocorrência de ênclise é obrigatória, visto que não ocorre nenhuma das situações prevista para a próclise; - Em “O reflexo da interferência do ser humano tem causado desequilíbrio ambiental e, caso não ____________ à reflexão crítica”(l. 21-22), a ocorrência da próclise justifica-se pela ocorrência de palava negativa antes do verbo. QUESTÃO 02 – MANTIDA. A questão solicita que sejam avaliadas as assertivas em relação ao uso da crase. A primeira assertiva está correta, pois, caso o artigo uma fosse substituído pelo artigo a, estariam criadas as condições para o uso da crase: preposição a (exigido pelo verbo transitivo indireto induz) e artigo feminino reclamado por termo dependente (substantivo reavaliação). Nota-se que reavaliação é um substantivo que se forma a partir da derivação do verbo reavaliar. A segunda assertiva também está correta, pois caso a crase fosse suprimida, o verbo conduzir passaria a ser objetivo direto, cujo sentido é diferente do indireto. Já a terceira assertiva está incorreta, pois o termo iniciado pela frase é um objeto indireto, exigido pelo verbo colocar, e o termo regido está no plural e determinado pelo artigo as. Dessa forma, a lacuna só pode ser preenchida por às. QUESTÃO 03 – MANTIDA. A terceira assertiva da questão está correta, visto que os acentos nas vogais a, e, i, o e u das palavras a seguir ocorrem por regras e sub-regras diferenciadas: - água: paroxítona terminada em ditongo crescente (in Aurélio, 2008); - é: monossílaba tônica; - nível: paroxítona terminada em –l; - obrigatória: paroxítona terminada em ditongo crescente; ou, ainda, o que a torna diferente do uso do acento em água, proparoxítona relativa (in Aurélio, 2008). - único: proparoxítona.

2

QUESTÃO 04 – MANTIDA. Em relação à alteração de sentido provocada pela substituição de palavras do texto, a proposta da quarta assertiva provoca alterações. Em “um desenvolvimento duradouro” (l.18), a substituição de duradouro por permanente. Segundo Aurélio, a palavra permanente aparece como sinônimo de duradouro, entretanto, isso não significa que o sentido de ambas seja o mesmo. Entre elas, existe diferença semântica. Duradouro carrega ideia de intervalo de tempo determinado; mas não necessariamente de um tempo infinito, permanente. Questão 05 – MANTIDA. Efetivamente a alternativa A está correta, conforme afirma o candidato, pois nas duas ocorrências da linha 11, a palavra que tem a função de retomar termos . Da mesma forma, conforme afirma o candidato, a assertiva III está incorreta, pois o pronome cujo (e suas flexões) não admitem o uso de artigo posteriormente a sua ocorrência. Quanto à assertiva II, a substituição do pronome que por na qual se não pode ser efetuada, visto que promove alteração de sentido, considerando o uso da contração na e da partícula se. Assim considerando, o gabarito divulgado dá conta das informações contidas nas assertivas, considerando apenas a I como correta.

LEGISLAÇÃO QUESTÃO 10 – MANTIDA. No inciso III do art. 37 da lei 8.112/90, fixa que manutenção da essência das atribuições do cargo, o que é diferente da manutenção das atribuições do cargo. Assim a Administração Pública não fica obrigada a manter as mesmas atribuições, mas sim a essência das atribuições do cargo, o que é consideravelmente diferente. Ainda a Redistribuição está prevista expressamente na Lei 8112/90, assim não havendo fundamento para a alegação da matéria não ser prevista no edital. QUESTÃO 11 – MANTIDA. Prevista expressamente nos arts. 38 e 39 da lei 8.112/90, ora se fizesse jus a retribuição pecuniária respectiva seria paga como a lei não autoriza não pode receber e assim a única resposta incorreta é a letra c, pois reconhece pagamento por qualquer período inclusive inferior a 30 dias consecutivos, o que é expressamente afastado pela lei, assim sendo a única opção errada. QUESTÃO 14 – MANTIDA. Previsão expressa no art. 71 da lei 8.112/90, se eventualmente algum servidor público da União trabalha nestas circunstâncias e não recebe poderá entrar em juízo.

INFORMÁTICA QUESTÃO 16 – MANTIDA. A alternativa I está incorreta, pois ao ser clicado com o botão esquerdo do mouse no ícone apontado

pela seta n° 1 será mostrado na área indicada pela seta n° 5 o conteúdo do “Meu Computador” e não o conteúdo da pasta “Meus Documentos”

A alternativa II está incorreta, pois ao ser clicado com o botão esquerdo do mouse no ícone apontado pela seta n°2 serão mostradas as opções de busca na área azul a esquerda da janela e não na área mostrada pela seta n°5,

A alternativa III está CORRETA, pois ao ser clicado com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone apontado pela seta n°3 será mostrado na área azul a esquerda da janela a estrutura de

3

diretórios, CONTUDO, as pastas mostradas na área indicada pela seta n° 5 permanecerão inalteradas.

Assim sendo a letra B, que indica como correta APENAS III está CORRETA conforme consta no gabarito. QUESTÃO 18 – MANTIDA. As vulnerabilidades de vírus enviados por arquivos de e-mail tem como base a execução de programas, que são instalados inadvertidamente pelo usuário quando o mesmo clica em um link que executa o programa em questão. Programas do tipo executável como .exe .scr (alternetivas B e C), links sem indicação de tipo de arquivo (alternativa A) e/ou links com possíveis scripts .vbs (alternativa E) são verdadeiras ameaças e portas de entradas para vírus. Contudo, imagens no formato PNG não são arquivos executáveis, nem scripts; muito pelo contrário, são arquivos de dados contendo informação binária. Assim sendo, um arquivo PNG NÃO pode ser executado pelo computador, ele pode sim ser exibido/visualizado, o que não representa risco de contaminação. A página referenciada no recurso faz alusão a arquivos no formato JPEG... o que não cabe no recurso, uma vez que os mesmos não foram citados nem utilizados na questão. A página referenciada no recurso faz alusão a arquivos executáveis e arquivos de scripts/macros como vulnerabilidades e não menciona os arquivos PNG na lista. Adicionalmente na mesma página referenciada pelo recurso é declarado explicitamente: “É mais seguro baixar arquivos de texto(.txt) ou imagens (.jpg, .gif, .png) do que arquivos de programas ou macros”; Invalidando assim o próprio recurso e confirmando a alternativa D como resposta a questão. Assim sendo, a alternativa correta é a letra D, conforme consta no gabarito. QUESTÃO 19 – MANTIDA. As imagens da questão 19 apresentam coloração diferente em alguns menus e opções devido à posição do mouse na hora da captura da tela, diferenças que não interferem na compreensão da questão nem em sua resolução. De acordo as definições da palavra “ícone” da própria “Ajuda e Suporte do Windows”, mencionada nos próprios recursos, um ícone é : “pequena imagem que representa um arquivo, uma pasta, um programa ou outro objeto ou função”. Assim sendo, todos as representação de formatação de texto (negrito, itálico, etc), símbolos de formatação de texto (¶, etc) e marcadores de tabulação; são considerados ícones, uma vez que são: pequenas imagens que representam uma função, seja esta de colocar em negrito um texto, habilitar os marcadores de texto , ou ajustar margem ou tabulação. Considerando-se que o enunciado atesta que posterior a digitação do texto da Figura 4 não foi realizado nenhum comando de formatação seria impossível considerar a alternativa D como correta uma vez que o ícone de ajuste de margem esquerda encontra-se a direita do ícone de ajuste de primeira linha; indicando que a formatação do texto da Figura 4 seria diferente Assim sendo, a única alternativa correta é a letra A, conforme indicado no gabarito.

ATUALIDADES QUESTÃO: 21 – MANTIDA. O edital do concurso estabelece como programa da prova de atualidades “1. Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas” e, cita como exemplos, não limitando a essas, algumas áreas do conhecimento, “tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental, segurança e ecologia, e suas vinculações históricas. O assunto referido na questão, além de atual foi objeto de destaque em

4

diversos veículos de comunicação. . http://wp.clicrbs.com.br/segundocaderno/2010/10/14/vargas-llosa-ja-esta-em-porto-alegre/ http://www.flickr.com/photos/fronteiraspoa/5093515252/ http://www.uniritter.edu.br/graduacao/letras/portugues/?noticia=1759 http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/10/nobel-desperta-curiosidade-frivola-diz-vargas-llosa-em-porto-alegre.html QUESTÃO 23 – MANTIDA. No mundo atual, boa parte dos conflitos localiza-se no continente africano. Uma combinação de fatores explica esse cenário de violência, como a propagação da miséria e a marginalização do continente em relação aos fluxos econômicos globais. A África possui valiosos recursos naturais mas essa riqueza, em vez de fomentar o desenvolvimento, tem financiado grupos rebeldes e guerras sangrentas. Essa situação caótica tem raízes na exploração colonialista do continente africano por potências européias. QUESTÃO 24 – MANTIDA. Embora o termo tenha surgido em 1988, o tema é extremamente atual, pois trata das as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra. Desde Hotspot é, portanto, toda área prioritária para conservação, isto é, de alta biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. É considerada Hotspot uma área com pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegetação original. Em 1988 foram identificados 10 áreas, em 2005 esse número subiu para 34, mostrando a atualidade e a pertinência do tema para o Planeta. QUESTÃO 25 – MANTIDA. Em 2010 completa-se vinte anos do IDH, ano em que ocorre a mudança na composição do índice. O Brasil é 73º país mais desenvolvido do mundo segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O índice brasileiro, de 0,699, situa o país entre os de alto desenvolvimento humano e é maior que a média mundial (0,624). Os novos critérios adotados causaram críticas do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação áreas em que o país ainda precisa melhorar segundo o relatório. http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3098048.xml http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3098925.xml

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL QUESTÃO 26 – MANTIDA. Referencial teórico: PESAVENTO, Sandra. História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.P. 7 a 20. QUESTÃO 29 – MANTIDA. Em seu curso médio o Rio Uruguai é um rio de planalto. Daí o seu bom potencial hidráulico, que está sendo aproveitado pelas usinas hidrelétricas de Itá e Machadinho. Fonte: MOREIRA, Igor. O espaço rio-grandense. São Paulo: Ática, 2003. QUESTÃO 30 – MANTIDA. “O Rio Grande do Sul, acompanhando a tendência brasileira, apresentou um crescimento do número de habitantes urbanos, a partir da década de 1950, quando a taxa de urbanização do Estado era de 31,14%. Desde então, de forma progressiva, a população gaúcha vem se concentrando nas cidades, tendo o Estado atingido em 2000 uma taxa de urbanização de 81,6%. A população urbana do Estado ultrapassou a rural na década de 60, mantendo a partir daí um crescimento constante. Em números

5

absolutos, a população rural começa a decrescer na década de 70, permanecendo em queda até 2000, quando atinge 1.874.899 habitantes. Em 1991 atinge número inferior ao de 1940.” FONTE: http://www.seplag.rs.gov.br/atlas/atlas.asp?menu=296 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ENGENHEIRO AGRÍCOLA Questão 39 – MANTIDA. Analisando os argumentos do candidato verifica-se que não há justificativa para a alteração do gabarito, sendo a resposta “E” incorreta, pois se após a operação de secagem o teor de umidade dos grãos for SUPERIOR ao valor do teor da umidade de equilíbrio para as condições ambientais, os grãos irão tender a PERDER umidade durante o armazenamento. Face ao acima exposto, não há condições de dar provimento ao Recurso do Candidato. Questão 49 - ANULADA. Analisando os argumentos do candidato e recorrendo-se às fontes bibliográficas, pode-se perceber que realmente existem recomendações diferenciadas quanto à inclinação de taludes, fazendo com que não haja resposta correta para esta questão. Face ao acima exposto, deve-se dar provimento ao Recurso do Candidato. Questão 50 – MANTIDA. Analisando os argumentos do candidato verifica-se que não há justificativa para a alteração do gabarito, dado que: a) Bekkering et al. (2010) afirmam que a movimentação da biomassa deve ser feito para assegurar a transferência de material orgânico, para liberar bolhas de gás e para prevenir a sedimentação do material. Igualmente, Kaparaju et al. (2008) afirmam que a movimentação da biomassa cria um substrato homogêneo, prevenindo a estratificação e formação de crosta superficial e garantindo que os elementos sólidos permaneçam em suspensão, além de, facilitar a transferência de calor, a redução do tamanho das partículas e a liberação de gás. b) Diferente do argumentado pelo recorrente, no artigo científico citado pelo mesmo (Karim et al., 2005), está claramente afirmado que (tradução da banca): “Os resultados mostraram que digestores sem movimentação e com movimentação da biomassa tiveram desempenho semelhante quando alimentados com 5% esterco e produziram biogás [...]. Entretanto, o efeito da movimentação e do modo de movimentação da biomassa foi importante quando os biodigestores foram alimentados com estercos mais concentrados (10% e 15%), sendo que os biodigestores com misturadores externos produziram de 10% a 30% mais biogás que os biodigestores sem movimentação da biomassa“. Dessa forma, percebe-se que a correta interpretação do artigo citado pelo recorrente demonstra a importância da adequada movimentação da biomassa. c) Da mesma forma, outro trabalho científico citado pelo recorrente (Sung e Dague, 1995) igualmente conclui e afirma que “A movimentação intermitente da biomassa foi preferível à movimentação contínua tanto do ponto de vista da remoção de demanda química de oxigênio quanto da produção de metano”, corroborando o uso da movimentação da biomassa. d) Desta forma, pode-se ver que a bibliografia, inclusive os artigos científicos citados pelo recorrente, demonstram que o item IV da questão também está correto, fazendo com que a resposta correta seja a alternativa “D”. Bibliografia citada Bekkering, J; A.A. Broekhuis, W.J.T. van Gemert . Optimisation of a green gas supply chain – A review.

Bioresource Technology 101 (2010):450–456.

6

Kaparaju, P., Buendia, I., Ellegaard, L., Angelidakia, I., 2008. Effects of mixing on methane production during thermophilic anaerobic digestion of manure: labscale and pilot-scale studies. Bioresource Technology 99, 4919–4928.

Karim, K., Hoffmann, R., Klasson, K.T., Al-Dahhan, M.H., 2005. Anaerobic digestion of animal waste: effect of mode of mixing. Water Research 39, 3597–3606),

Sung S. and Dague R.R. (1995) Laboratory studies on the anaerobic sequencing batch reactor. Water Environ. Res., 67(3), 294-301)

Face ao acima exposto, não há condições de dar provimento ao Recurso do Candidato.

ENGENHEIRO MECÂNICO

QUESTÃO 41 – MANTIDA. A questão é clara quando pede para marcar a alternativa que apresenta erro na indicação de uso. Em nenhum momento a questão fala de indicação exclusiva de uso. Segundo o catálogo da SKF – Tecnologia de Rolamentos, bibliografia utilizada pelo candidato no recurso, as indicações de rolamentos são as seguintes:

Segundo o quadro acima: A) Rolamento rígido de esfera é indicado para carga radial pura. – correto

7

B) Rolamento autocompensador de esferas é indicado para carga combinada (radial + axial). – correto C) Rolamento de rolos cilíndricos é indicado para carga axial pura. - errado D) Rolamento axial de esferas é indicado para carga axial pura. - correto E) Rolamento axial de rolos cilíndricos é indicado para carga axial pura. - correto Portanto a única alternativa que apresenta erro na indicação é a letra C, conforme gabarito. Desta forma o recurso não procede. HISTORIADOR QUESTÃO 37 – MANTIDA. A questão pedia para identificar se as características expressas nas afirmativas pertenciam a cidade-estado de Atenas ou Esparta. Mesmo que haja controvérsia na bibliografia sobre se os “hilotas” eram servos ou escravos é consenso de que os hilotas eram trabalhadores de Esparta, o termo “Hilotismo” é utilizado para destacar o regime econômico de Esparta, caracterizando assim a “escravidão pública” característica dessa cidade-estado. (AQUINO:2003). Da mesma forma, o termo demiurgo,independente da interpretação dada ao conceito, é emblemático da sociedade ateniense (VICENTINO:2007) QUESTÃO 38 – MANTIDA. As afirmações contidas na questão estão embasadas em: KOSHIBA, Luiz. História: origens, estruturas e processos.São Paulo:Atual, 2000 CAMPOS, Flávio. A escrita da história.São Paulo:Educacional, 2005. MORAES, José Geraldo. Caminhos da civilização. São Paulo: Atual, 1998. QUESTÃO 45 – MANTIDA. Os aliados libertam a Tunísia do domínio dos alemães e italianos, passo importantíssimo para a conquista da Sicília e a posterior invasão da Itália pelas tropas aliadas através do Mediterrâneo. Maio/1943. (5) Os EUA rompem a política isolacionista e entram na guerra ao lado dos aliados após o ataque japonês a base naval de Pearl Harbor. dezembro/1941(3) As tropas alemãs invadem a França rompendo a Linha Maginot, ocupam Paris e o primeiro-ministro Pétain assina a rendição francesa na cidade de Vichy. Maio-junho/1940 (1) Fim do pacto germano-soviético de não-agressão com a invasão da União Soviética por tropas alemãs. Junho/1941 (2) As forças aeronavais do Japão e EUA se enfrentam no Pacífico, na Batalha de Midway. Junho/1942 (4) GEÓLOGO QUESTÃO 41 – MANTIDA. Na própria solicitação de revisão, o reclamante relaciona os processos diagenéticos que estão listados em SUGUIO (1973), quais sejam: "... cimentação, reorganização diagenética (autigênse), diferenciação e segregação diagenética, metassomatismo diagenético, dissolução intra-estratal e compactação." Metassomatismo e diferenciação são termos que permeiam o estudo das rochas sedimentares e metamórficas, o que pode causar alguma confusão ao leitor menos avisado. O uso exclusivo e isolado do termo metassomatismo, como é o caso da questão 41, refere-se a evento

8

metamórfico, conforme pode ser entendido em TEIXEIRA et al. (2001), pág. 386, 2ª coluna, item 18.3.1 Metamorfismo isoquímico x metassomatismo. Quando referido a evento sedimentar é necessário esclarecer este fato. Para tanto, emprega-se o complemento diagenético, ou seja, a expressão metassomatismo diagenético, tal qual o fez o reclamante ao citar SUGUIO (1973), mas não constante nas alternativas da questão 41. Dissolução é outra palavra que pode ser utilizada em alguns campos do estudo geológico, tais como sedimentar, intempérico. O termo dissolução é, via de regra, usado para referir o fenômeno intempérico durante o qual certos minerais se solubilizam por ação exclusiva da água ou de ácidos nela existentes. Já quando se tratar de fenômeno diagenético é empregada a expressão dissolução intra-estratal, conforme citado pelo próprio reclamante ao se referir a SUGUIO (1973). Explica o Glossário Geológico (1999), IBGE, que dissolução intra-estratal é um processo "... de solubilização que ocorre dentro de uma camada sedimentar, após a deposição....". Pelo exposto, se conclui que a opção correta é de fato a B) Apenas III. QUESTÃO 43 – MANTIDA. O reclamante aponta que na questão 43 houve falta de uma informação sobre a disposição dos estratos imediatamente superiores a erosão. Além disso, coloca que esta informação é fundamental para diferenciar “desconformidade” e “discordância angular”. O fato é que os geólogos classificam os diferentes tipos de discordância de acordo com a relação entre o pacote superior e o inferior de camadas. Porém, conforme é citado na bibliografia vemos que o que rege a diferença entre estas duas discordâncias, alvo desta discussão, é a situação dos estratos inferiores, tal como segue a explicação. Segundo Press, F. et al. (2006), pg. 253, 2° parágrafo, “Uma discordância em que o conjunto superior de camadas assenta-se em uma superfície erosiva desenvolvida sobre um pacote de camadas não deformado e ainda disposto na posição horizontal é chamada de desconformidade” Esta bem claro aqui, assim como em SUGUIO (1973), ora citado pelo reclamante, que as camadas, tanto acima, quanto abaixo, não apresentam nenhum tipo de deformação. Segundo ainda estes mesmos autores “Uma discordância em que o pacote superior de camadas sobrepõe-se a um inferior cujas camadas foram dobradas ou basculadas por processos tectônicos e, depois, sofreram erosão numa superfície mais ou menos plana é denominada de discordância angular”. Neste caso, subentende-se que o pacote superior de camadas não está deformado, seguindo o princípio da horizontalidade original dos estratos, quando os mesmos são depositados, e que a camada inferior deve estar dobrada ou basculada, gerando, portanto, uma angularidade entre os estratos inferiores e superiores. A diferença básica entre estes dois tipos de discordâncias, tanto para SUGUIO, quanto para os autores aqui colocados é que numa discordância angular os estratos inferiores estão deformados, enquanto que numa desconformidade isso não ocorre. Levando isso em consideração a questão 43 está bem clara neste sentido. Portanto, analisando o que foi exposto aqui, a alternativa correta é a letra E.

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/ÁREA:REDE E SUPORTE QUESTÃO 38 – MANTIDA. Recurso Indeferido. Quando um novo grupo de estações é adicionado a uma rede, o Servidor de DHCP deverá ser verificado, pois existe a necessidade de endereçar um número maior de estações. Além disso, o enunciado diz que a configuração das novas estações está correta. Portanto, a resposta correta é a Letra C, somente. QUESTÃO 44 – MANTIDA. Recurso Indeferido. A Biometria é uma das maneiras de fazer o controle de acesso a ambientes físicos e sistemas computacionais, constituindo em uma ferramenta poderosa utilizada na segurança e

9

auditoria de sistemas. O conteúdo desta questão faz referência ao Item 6 do conteúdo programático para o referido concurso: “Segurança de Sistemas: políticas de segurança, certificação digital, criptografia, firewall, IDS, IPS, malwares, auditoria de sistemas.” QUESTÃO 45 – MANTIDA. Recurso Indeferido. A Criptografia Assimétrica, resposta da letra C, em uma mensagem não garante a autenticação e o não repúdio. De acordo com FOROUZAN, Behrouz A., Comunicação de Dados e Redes de Computadores, Bookman, 2006. Pag. 713-729, apenas a Assinatura Digital garante ao mesmo tempo a autenticação a privacidade e o não repúdio de uma mensagem, conforme pede a referida questão.

NÍVEL MÉDIO E TÉCNICO

LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01 – MANTIDA. A questão solicita que sejam avaliadas as assertivas em relação ao uso da crase. Em “estão intrinsecamente ligados __ sua relevância para a sociedade e __ importância que ela dá para seu capital humano” (l. 01-02), o adjetivo ligados exige um complemento preposicionado, uma das exigências para a crase. Avaliado o termo regente, passa-se a analisar se o termo regido exige ou não artigo, segunda exigência para o uso da crase. A primeira lacuna pode ser preenchida tanto por a como por à, visto que, antes de pronome possessivo feminino, a crase é facultativa, o que valida a primeira assertiva. Na segunda lacuna, o uso da crase é obrigatório, já que importância é um substantivo feminino. Para que a segunda assertiva seja verdadeira, é preciso que se observe a lacuna da linha 05: “é preciso associar os objetivos e os valores do negócio __ questões da responsabilidade social”. O termo iniciado pela lacuna é exigido pelo verbo transitivo direto e indireto associar, sendo o objeto indireto. O uso da crase é facultativo, visto que questões, substantivo feminino plural, pode ou não estar determinada pelo artigo as. Se estiver, usa-se às; se não, as – o que valida a segunda assertiva. Em relação à terceira assertiva, há de se considerar que a compreensão da questão é parte integrante da prova. Ao se substituir profissionais por outra palavra, feminina, criam-se condições para a ocorrência da crase: preposição a (exigido pelo verbo transitivo direto e indireto acrescenta) e artigo feminino reclamado por termo dependente. QUESTÃO 02 – MANTIDA. Em “Ela explicou que, por ........ disso, está a escolha do líder (l.08), a lacuna só pode ser preenchida por trás, pois o significado é que algo está atrás e não que algo vai ser trazido (do verbo trazer). QUESTÃO 03 – MANTIDA. A questão solicita que sejam avaliadas as assertivas incorretas em relação ao uso de pontuação. Todas estão incorretas, como pode ser visto a seguir: - Na assertiva I, em “ ‘A sustentabilidade das empresas tem de começar pela sustentabilidade das relações humanas’, disse Vicky Bloch” (l.06), as aspas marcam a fala de outra pessoa, e não a linha editorial de uma revista; - Na assertiva II, em “Na visão de Françoise Trapenard, vice-presidente de recursos humanos de uma grande empresa, a sustentabilidade está sendo pensada” (l.12), as vírgulas marcam um aposto e não uma oração apositiva, visto que não possui verbo; - Na assertiva III, em “Por outro lado, o psiquiatra Paulo Gaudêncio chamou atenção para o que acontece com o ser humano quando ele vive constantemente sob pressão, seja em seu ambiente de

10

trabalho” (l.19-20), as vírgulas não foram usadas pela mesma razão: a primeira é usada para deslocar um adjunto adverbial da oração principal; enquanto a segunda separa orações. QUESTÃO 04 – MANTIDA. Apesar do equívoco de digitação, o entendimento da questão não é afetado, visto que se compreende perfeitamente que é necessário avaliar qual outro advérbio se aproxima do significado expresso por intrinsecamente no texto. Dessa forma, em “O crescimento e a vitalidade de qualquer companhia estão intrinsecamente ligados” (l.01), somente inseparevelmente pode substituir, visto que crescimento e vitalidade não podem ser separados, uma característica inerente a ambos. Efetivamente não poderia substituir o advérvio, pois significa que crescimento e vitalidade estariam ligados, mas pode-se inferir que um dia poderiam se desligar, o que não ocorre com intrinsecamente. QUESTÃO 5 – ALTERADA. Por um erro de digitação o gabarito foi divulgado errado. A resposta correta é a letra B. QUESTÃO 06 – MANTIDA. Em relação à frase “Por outro, quando existe muita habilidade e pouca dificuldade, ficam no tédio.” (l. 22), todas as assertivas estão incorretas: - Assertiva I: O termo muita habilidade e pouca dificuldade possui a função sintática de sujeito, enquanto o termo no tédio, de adjunto adverbial; - Assertiva II: As duas vírgulas da frase não são usadas pelo mesmo motivo: a primeira marca um adjunto adverbial deslocado; enquanto a segunda separa uma oração adverbial da oração principal (ficam no tédio); - Assertiva III: O conetivo e une dois termos coordenados relacionados ao verbo existir: muita habilidade e pouca dificuldade. Não são orações coordenadas, visto que não ocorre elipse verbal que, para constituir-se como tal, exige a participação de estratégia de pontuação (Cegalla, 2008). QUESTÃO 07 – MANTIDA. A questão solicita que sejam analisadas as assertivas em relação a dois fragmentos retirados do texto. - A assertiva I está correta, pois a palavra que tem como referente equipes felizes, o que valida a alteração de que para as quais. É importante relembrar que o erro de concordância não interfere na compreensão da assertiva; - A assertiva II está errada, pois, caso pessoas fosse passado para o singular, três outras palavras sofreriam alterações: para manter o equilíbrio dentro do ambiente de trabalho é necessário que a pessoa tenha espaço para conversar e se distrair, e mantenha uma relação amigável com os demais colaboradores; - A assertiva III está correta, pois as palavras negritadas e sublinhadas dos dois fragmentos pertencem à classe gramatical de artigo. Faz-se necessário observar que somente as palavras negritadas e sublinhadas são consideradas, as duas outras em itálico não são; - A assertiva IV está errada, pois a preposição para assume, nos dois fragmentos, a ideia de finalidade. LEGISLAÇÃO QUESTÃO 09 – MANTIDA. Resposta: Pessoas expressamente previstas no art. 83 da nº 8.112/90, observa-se o termo expressamente previsto, assim não se trata de rol taxativo ou exemplificativo, além do que parente os parentes previstos no art.83 não podem exercer chefia e por consequência autorizar licenças. Questões para a prova do Cargo Assistente em Administração QUESTÃO 10 – MANTIDA.

11

Nos termos dos arts. 11 e 12 da Lei 8.112/90, o concurso público não pode ser prorrogado sucessivamente, mas tão somente por igual período. Assim como está expressamente previsto no respectivo dispositivo legal que “(...) Não se abrirá novo Concurso enquanto houver candidato aprovado em Concurso anterior com prazo de validade não expirado.” Questões para a prova do Cargo Assistente em Administração QUESTÃO 12 – MANTIDA. Nos termos do inciso IV do artigo 3º da lei 11.091/2005, expressamente fixa: (...) IV - reconhecimento do saber não instituído resultante da atuação profissional na dinâmica de ensino, de pesquisa e de extensão (...), Assim esta questão está em desacordo com a previsão legal e por não representa um princípio previsto expressamente na lei como requerido no enunciado da questão que fixa Princípio ou diretriz. O fato de fixar um princípio ou diretriz não anula a questão e tampouco a junção de conteúdos de princípios ou diretrizes diversos é capaz de originar um terceiro princípio, haja vista que a disposição legal e taxativa. INFORMÁTICA QUESTÃO 16 – MANTIDA. A pergunta realizada na questão é: “Quais alternativas apresentadas estão INCORRETAS”. A alternativa I está incorreta, pois a troca de resolução é feita na guia “Configurações”, A alternativa II está incorreta, pois a troca da fonte das barras de título é feita na guia “Aparência”, A alternativa III está incorreta, pois a troca de papel de parede é feita na guia “Área de trabalho”. Assim sendo a única alternativa que considera I, II e III incorretas é a letra E, conforme consta no gabarito. QUESTÃO 17 – MANTIDA.

A alternativa I está incorreta, pois ao ser clicado com o botão esquerdo do mouse no ícone apontado pela seta n° 1 serão mostradas miniaturas das paginas abertas em cada guia e não as configurações do Internet Explorer. A alternativa II está CORRETA, pois o ícone apontado pela seta n° 4 atesta que a página atual está sendo exibida com zoom de 75%, A alternativa III está CORRETA, pois a configuração do zoom da guia em exibição do Internet Explorer afeta todas as novas guias que serão abertas a partir dela. Assim sendo, a guia em exibição está com zoom de 75% e ao ser clicado com o botão esquerdo do mouse no ícone apontado pela seta n°3 (nova guia) será aberta uma guia em branco mantendo o mesmo valor de zoom, no caso 75%. Assim sendo a letra D, que indica como correta APENAS II e III está CORRETA conforme consta no gabarito.

QUESTÃO 18 – MANTIDA. A definição de FIREWALL é clara: um dispositivo que tem por função aplicar políticas de segurança para impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados. O firewall controla a porta de entrada do computador, permitindo ou não a passagem do tráfego de acordo com os critérios estabelecidos Em contrapartida, um PROXY tem por função atender a requisições e repassar informação de um computador a outro. Um proxy é um software que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. Estas definições e notórias diferenças poder ser constatadas nas próprias fontes citadas no recurso. Adicionalmente, as definições dos termos em inglês (dicionário Michaelis) atestam esta diferença:

12

FIREWALL (Muro corta-fogo) referindo-se a proteção contra perigos; e PROXY: (procurador, substituto ou representante) referindo-se a sua função de repassar informação Assim sendo, a alternativa correta é a letra C, conforme consta no gabarito. QUESTÃO 19 – MANTIDA. A questão refere-se ao “Controle AUTOMÂTICO das primeiras e últimas linhas dos parágrafos evitando que as mesmas fiquem separadas do restante do parágrafo”. A “Quebra de página” refere-se a uma inserção por parte do usuário de um divisor de páginas, indicando para o Word onde deve mudar de página. Devido a intervenção do usuário, isto não é um controle AUTOMÂTICO, pois o programa não o faz por si mesmo. O recurso AUTOMÂTICO que controla a “integridade dos parágrafos”, isto é, que as suas primeiras e últimas linhas permaneçam juntas com o demais do texto, é a resposta “A”: Controle de linhas órfãs/viúvas. Assim sendo, a alternativa correta é a letra A, conforme consta no gabarito. QUESTÃO 20 – MANTIDA. A função =SOMA(B4:B7) realiza a soma dos valores numéricos incluídos no intervalo entre as células B4 a B7. Porem, este intervalo contem apenas um valor numérico: 123,65 (expresso pelo valor inteiro e valor décima separado por vírgula). Os demais dados contidos neste intervalo, a saber 123.45 (célula B4), 543.37 (célula B5) e 334.45 (célula B7) não são considerados como valores numéricos pelo Excel, uma vez que estão separados por “ponto” e não por “vírgula”. Além da clara diferença entre esta notação, o alinhamento padrão das células indica que os valores numéricos são alinhados a direita enquanto que as expressões alfanuméricas são alinhadas a esquerda; o que fica evidente na Figura 3 na qual se baseia a questão 20. A questão explora conhecimentos básicos do funcionamento do programa Excel, como saber diferenciar entre expressões numéricas e alfanuméricas, mesmo que as mesmas contenham apenas números; e não explora nenhum conhecimento relativo à configuração do Excel.

ATUALIDADES QUESTÃO 21 – MANTIDA. Em setembro passado foi escolhido o longa metragem brasileiro que representará o Brasil na disputa por uma das cinco vagas no Oscar 2011 na categoria de melhor filme em língua estrangeira. Que filme foi escolhido para representar o Brasil? O filme “lula o filho do Brasil” foi escolhido entre 23 filmes, por uma comissão do Ministério da Cultura e da Academia Brasileira de Cinema. http://wp.clicrbs.com.br/matine/2010/09/23/lula-%E2%80%93-o-filho-do-brasil-e-o-candidato-brasileiro-ao-oscar/?topo=77,1,1,,,77 http://wp.clicrbs.com.br/segundocaderno/2010/09/23/filme-sobre-lula-e-escolhido-para-tentar-disputa-pelo-oscar/?topo=13,1,1,,,13 http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=5625513 QUESTÃO 22 – MANTIDA. A questão solicita: “Assinale a alternativa que apresenta uma inovação das eleições brasileiras de 2010 em relação às anteriores. Segundo o Dicionário Aurélio, inovação significa: 1. Ato ou efeito de inovar 2. Novidade. Portanto a resposta correta é a possibilidade de voto em trânsito, para os cargos de presidente e vice-presidente da república, no primeiro e segundo turnos. http://www.tse.gov.br/internet/jurisprudencia/codigo_eleitoral/instrucao_363_res23215.html QUESTÃO 24 – MANTIDA.

13

O gabarito preliminar está correto ao indicar como resposta a letra E que corresponde ao país Índia. QUESTÃO 25 – MANTIDA. Em 2010 completa-se vinte anos do IDH, ano em que ocorre a mudança na composição do índice. O Brasil é 73º país mais desenvolvido do mundo segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O índice brasileiro, de 0,699, situa o país entre os de alto desenvolvimento humano e é maior que a média mundial (0,624). Os novos critérios adotados causaram críticas do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação áreas em que o país ainda precisa melhorar segundo o relatório. http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3098048.xml http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3098925.xml ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL QUESTÃO 27 – MANTIDA. O mapa salienta a região de imigração italiana, portanto as afirmativas I e II estão corretas; a afirmativa III corresponde à área de imigração alemã. Fonte: MOREIRA, Igor. O espaço rio-grandense. São Paulo: Ática, 2003.

QUESTÃO 28 – MANTIDA.

“Considerando os principais Blocos Econômicos, deve-se destacar que os Estados Unidos deixaram de ser o principal destino das exportações gaúchas. A Ásia (exclusive o Oriente Médio) passou a ser o principal destino das exportações com 20,16% do total, seguido da União Européia com 19,43% e dos Estados Unidos (inclusive Porto Rico) com 15,01%. Individualmente, o maior mercado continua sendo os Estados Unidos, mesmo tendo baixado sua participação de 22,22% em 2003, para 19,52% em 2004, 18,21% das exportações gaúchas em 2005 e 11,8% em 2007 . Em segundo lugar aparece a Argentina que aumentou sua participação nas exportações gaúchas de 7,57% em 2003, para 8,88% em 2004 e 10,19% em 2005, caindo para 9,86% em 2007.”

FONTE: http://www.seplag.rs.gov.br/atlas/exibeImg.asp?img=809

QUESTÃO 30 – MANTIDA. As informações contidas na questão estão baseadas em PESAVENTO, Sandra. A revolução farroupilha. São Paulo: Brasiliense, 1985. A base da economia rio-grandense encontrava-se na pecuária: gado em pé para corte e tração, couro e em especial o charque, que abastecia o mercado interno brasileiro, mercado interno do qual a economia rio-grandense não poderia prescindir e que explica uma das causas da Revolução Farroupilha, ou seja, a insatisfação de charqueadores rio-grandenses com a falta de proteção ao charque gaúcho em relação ao platino, beneficiado com baixas taxas alfandegárias.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO QUESTÃO 31 – MANTIDA. Conforme prevê o edital de abertura do concurso, divulgou-se apenas o conteúdo programático. A banca elaboradora da prova sustentou seus questionamentos nos princípios fundamentais que regem a Administração Federal, considerando que todo o funcionário de uma Universidade Federal deve conhecer o órgão ao qual está concorrendo ao cargo de assistente administrativo.

14

QUESTÃO 32 – MANTIDA. Conforme prevê o edital de abertura do concurso, divulgou-se apenas o conteúdo programático. A banca elaboradora da prova sustentou seus questionamentos nos princípios fundamentais que regem a Administração Federal e administração direta e indireta, sua estruturação e características, considerando que todo o funcionário de uma Universidade Federal deve conhecer o órgão ao qual está concorrendo ao cargo de assistente administrativo. QUESTÃO 33 – MANTIDA. Conforme prevê o edital de abertura do concurso, divulgou-se apenas o conteúdo programático. A banca elaboradora da prova sustentou seus questionamentos em bibliografia atual, considerando que todo o funcionário de uma Universidade Federal deve conhecer o órgão ao qual está concorrendo ao cargo de assistente administrativo. A teoria ressalta que as informações não são disseminadas, mas reservadas a cúpula. QUESTÃO 34 – MANTIDA. Conforme prevê o edital de abertura do concurso, divulgou-se apenas o conteúdo programático. A banca elaboradora da prova sustentou seus questionamentos em bibliografia atual, considerando que todo o funcionário de uma Universidade Federal deve conhecer o órgão ao qual está concorrendo ao cargo de assistente administrativo. A bibliografia ressalta que acreditava-se que a eficiência seria influenciada principalmente pelos movimentos dispendiosos e ineficientes na execução do trabalho, pela fadiga e pela deficiência do ambiente físico. QUESTÃO 35 – MANTIDA. Conforme prevê o edital de abertura do concurso, divulgou-se apenas o conteúdo programático. A banca elaboradora da prova sustentou seus questionamentos em bibliografia atual, considerando que todo o funcionário de uma Universidade Federal deve conhecer o órgão ao qual está concorrendo ao cargo de assistente administrativo. QUESTÃO 36 – MANTIDA. Conforme prevê o edital de abertura do concurso, divulgou-se apenas o conteúdo programático. A banca elaboradora da prova sustentou seus questionamentos em bibliografia atual, considerando que todo o funcionário de uma Universidade Federal deve conhecer o órgão ao qual está concorrendo ao cargo de assistente administrativo. QUESTÃO 37 – MANTIDA. Conforme prevê o edital de abertura do concurso, divulgou-se apenas o conteúdo programático. A banca elaboradora da prova sustentou seus questionamentos em bibliografia atual, considerando que todo o funcionário de uma Universidade Federal deve conhecer o órgão ao qual está concorrendo ao cargo de assistente administrativo. A motivação é um dos fatores primordiais na administração de recursos humanos. A bibliografia ressalta que a motivação tem as seguintes características: direção – objetivo do comportamento motivado; intensidade – magnitude da motivação; e, permanência – duração da motivação. QUESTÃO 38 – MANTIDA. Conforme prevê o edital de abertura do concurso, divulgou-se apenas o conteúdo programático. A banca elaboradora da prova sustentou seus questionamentos em bibliografia atual, considerando que todo o funcionário de uma Universidade Federal deve conhecer o órgão ao qual está concorrendo ao cargo de assistente administrativo.

15

QUESTÃO 39 – MANTIDA. Conforme prevê o edital do concurso foi divulgado o conteúdo programático para todos os cargos: LEGISLAÇÃO: 1. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União - Lei nº 8.112, de 11/12/1990, com suas alterações: provimento e vacância de cargos, nomeação, posse, exercício, estágio probatório e estabilidade; direitos e vantagens; férias, licenças e afastamentos; deveres, proibições e penalidades; processo administrativo disciplinar; 2. Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação-Lei 11.091 de 12/01/2005. QUESTÃO 40 – MANTIDA. Conforme prevê o edital de abertura do concurso, divulgou-se apenas o conteúdo programático. A banca elaboradora da prova sustentou seus questionamentos nos princípios que regem a administração direta e indireta, estruturação, características e descrição dos órgãos e entidades públicos, considerando que todo o funcionário de uma Universidade Federal deve conhecer o órgão ao qual está concorrendo ao cargo de assistente administrativo. O art 214 da CF trata do plano nacional de educação, a qual toda universidade pública está subordinada. QUESTÃO 44 – MANTIDA. Conforme prevê o edital do concurso foi divulgado o conteúdo programático para todos os cargos: LEGISLAÇÃO: 1. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União - Lei nº 8.112, de 11/12/1990, com suas alterações: provimento e vacância de cargos, nomeação, posse, exercício, estágio probatório e estabilidade; direitos e vantagens; férias, licenças e afastamentos; deveres, proibições e penalidades; processo administrativo disciplinar; 2. Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação-Lei 11.091 de 12/01/2005. QUESTÃO 45 – MANTIDA. Conforme prevê o edital do concurso foi divulgado o conteúdo programático para todos os cargos: LEGISLAÇÃO: 1. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União - Lei nº 8.112, de 11/12/1990, com suas alterações: provimento e vacância de cargos, nomeação, posse, exercício, estágio probatório e estabilidade; direitos e vantagens; férias, licenças e afastamentos; deveres, proibições e penalidades; processo administrativo disciplinar; 2. Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação-Lei 11.091 de 12/01/2005. QUESTÃO 50 – MANTIDA. Considerando o que preconiza o Manual de Redação da Presidência da República a resposta está correta.

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/ÁREA REDE E SUPORTE QUESTÃO 31 – MANTIDA. Recurso Indeferido. No conteúdo programático, está especificado o seguinte: “Noções básicas de arquiteturas de computadores.” Cálculos de conversão de base e aritmética binária fazem parte da base de conhecimento para arquiteturas de computadores. QUESTÃO 35 – MANTIDA. Recurso Indeferido. Não foi indicada Bibliografia pela Contratante. A Indicação do autor é uma mera referência a um conceito comum relacionada a área de sistemas operacionais, presente em várias bibliografias sobre o assunto. TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA

16

QUESTÃO 32 – ANULADA. Devido a um erro de impressão, a massa da nave que deveria ser de 15.000 kg foi impressa como 15.00kg, faltando a impressão de um zero e um espaço. Desta forma, como não existe resposta correta, mesmo considerando a massa de 15,00 kg. QUESTÃO 33 – MANTIDA. Considerando que é possível resolver com base nos dados da própria questão. QUESTÃO 40 – MANTIDA. As cores indicam o valor do resistor, iniciando pela cor mais próxima do terminal. Considerando a seguinte tabela de cores com seus respectivos valores temos:

Tabela de cores

Cores 1º anel

1º digito

2º anel

2º digito

3º anel

Multiplicador

4º anel

Tolerância

Prata - - 0,01 10%

Ouro - - 0,1 5%

Preto 0 0 1 -

Marrom 01 01 10 1%

Vermelho 02 02 100 2%

Laranja 03 03 1 000 3%

Amarelo 04 04 10 000 4%

Verde 05 05 100 000 -

Azul 06 06 1 000 000 -

Violeta 07 07 10 000 000 -

Cinza 08 08 - -

Branco 09 09 - - http://www.inf.pucrs.br/~calazans/undergrad/laborg/cod_cores_res.html

Cinza – 8 Verde – 5 Amarelo – 10000 Vermelho – 2% O valor correto é 850.000, 2%, estando correta a alternativa E, conforme divulgado no gabarito, considerando improcedente o recurso. QUESTÃO 44 – MANTIDA. A norma NBR 5410 é conteúdo de estudo obrigatório em Instalações Elétricas, item constante no edital como conhecimentos específicos, conforme cópia deste item do edital: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS - TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA 1. Conservação da energia: Trabalho e Potência; Teorema Trabalho- Energia Cinética; Energia Potencial; O Princípio de Conservação da Energia Mecânica; 2. Eletrostática: Carga Elétrica; Força

17

Elétrica; Campo Elétrico; Potencial Elétrico; 3. Eletrodinâmica: Corrente Elétrica; Resistores; Capacitores; Circuitos Simples; Lei de Ohm; Leis de Kirchhoff; Geradores Elétricos; Receptores Elétricos; Voltímetro, Amperímetro, Wattímetro; 4. Eletromagnestismo: Campo Magnético; Lei de Ampère; Forças Sobre Carga em Movimento; Lei de Faraday; Galvanômetro; Transformador; 5. Eletrotécnica e eletroeletrônica: Circuitos elétricos de corrente contínua e circuitos elétricos de corrente alternada monofásicos e trifásicos; Instalações elétricas; Transformadores; Motores elétricos; 6. Eletrônica: Eletrônica Digital, Eletrônica Analógica e Osciloscópio. Consideramos, portanto, improcedente o recurso. QUESTÃO 48 – ANULADA. Considerando que não existe nenhuma resposta correta, a questão foi anulada. TÉCNICO EM QUÍMICA

QUESTÃO 43 – MANTIDA. O requerente utiliza a seguinte argumentação: “A reação de formação da água é H2 + 1/2 O2 formando 1 H2O. Utiliza-se para a formação de 18u de H2O, que corresponde a 1 molécula, 2u de H2 e 16u de O2, portanto a questão não tem resposta correta. A alternativa dada como correta (1:8) não considera nem o hidrogênio, nem o oxigênio na forma de molécula, H2 e O2, respectivamente, para a formação da molécula de água.” De acordo com esse raciocínio, que está correto, a proporção entre as massas de hidrogênio e oxigênio para a formação de uma molécula de água é de 2 para 16, ou seja, 1 para 8 conforme consta na alternativa B, que é a resposta correta. O gabarito está correto e o recurso deve ser INDEFERIDO.

Porto Alegre, 08 de dezembro de 2010. Comissão de Concursos da Fundatec.