Konsumonstros Preparação para a leitura - Grupo Edelbra · Apresente, então, o livro...

3
Fonte: http://conscienciaeconsumo.com.br/educacao/familias- pedem-o-fim-da-publicidade-infantil | Acesso em: 03 ago. 2015. Konsumonstros Com as crianças sentadas em círculo, inicie uma conversa a respeito do tem- po gasto por elas em frente à televisão (Quanto tempo por dia vocês assistem televisão? Vocês se lembram de alguma propaganda da qual tenham gostado? Sobre o que era o anúncio? Alimento? Brinquedo? Livros? Tinha algum perso- nagem famoso nela?). Preparação para a leitura Autor: Florence Breton Ilustrações: Florence Breton Gênero: texto em prosa – pequena história Temas transversais: Ética – ética e moral, respeito mútuo, convivência; Pluralidade cultural – relações sociais; Meio ambiente – ecologia. Abordagem interdisciplinar: Língua Portuguesa e Literatura, Ciências Palavras-chave: diversidade, consumo Os Konsumonstros adoram comprar, comprar tudo e comprar muito. Eles não têm medo de exageros e isso não fica sem consequências. A história de Florence Breton trata, de forma bem-humorada, do cotidiano de seres que vivem para consu- mir. Com o passar o tempo, o mundo dessas estranhas criatu- ras começa a entrar em crise. Como descartar tantos objetos e lixo? Como seguir consumindo sem parar? Enquanto descrevem suas experiências, anote no quadro os dados que revelem a influência da TV nos “desejos de con- sumo” das crianças: tempo gasto diante da TV, produto objeto de desejo, função do produto (alimento, vestuário, brin- quedo, eletrônicos), etc. O objetivo é levantar dados que mostrem que nem sempre consumimos aquilo que preci- samos, pois somos estimulados pelo marketing, especialmente o televisivo 1 . Apresente, então, o livro Konsumonstros, de Florence Breton. Mostre a capa e avi- se que nele há estranhas criaturas que vivem para consumir, adoram comprar, compram tudo, sem pensar nas conse- quências de seu ato. Mas o que pode acontecer, com o passar do tempo, num mundo onde todos compram tudo? Como descartar tantos objetos e lixo? Como seguir consumindo sem parar? Proponha a leitura do texto. 1 Para sua informação e se desejar aprofundar o tema, acesse vídeo CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO (VERSÃO REDUZIDA), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n0zK8v245oM. Acesso em 03 ago.2015. Metodologia de leitura de texto | Konsumonstros © Edelbra Editora | www.edelbra.com.br

Transcript of Konsumonstros Preparação para a leitura - Grupo Edelbra · Apresente, então, o livro...

Fonte: http://conscienciaeconsumo.com.br/educacao/familias- pedem-o-fim-da-publicidade-infantil | Acesso em: 03 ago. 2015.

Konsumonstros

Com as crianças sentadas em círculo, inicie uma conversa a respeito do tem-po gasto por elas em frente à televisão (Quanto tempo por dia vocês assistem televisão? Vocês se lembram de alguma

propaganda da qual tenham gostado? Sobre o que era o anúncio? Alimento? Brinquedo? Livros? Tinha algum perso-nagem famoso nela?).

Preparação para a leitura

Autor: Florence Breton

Ilustrações: Florence Breton

Gênero: texto em prosa – pequena história

Temas transversais: Ética – ética e moral, respeito mútuo, convivência; Pluralidade cultural – relações sociais; Meio ambiente – ecologia.

Abordagem interdisciplinar:Língua Portuguesa e Literatura, Ciências

Palavras-chave:diversidade, consumo

Os Konsumonstros adoram comprar, comprar tudo e comprar muito. Eles não têm medo de exageros e isso não fica sem consequências. A história de Florence Breton trata, de forma bem-humorada, do cotidiano de seres que vivem para consu-mir. Com o passar o tempo, o mundo dessas estranhas criatu-ras começa a entrar em crise. Como descartar tantos objetos e lixo? Como seguir consumindo sem parar?

Enquanto descrevem suas experiências, anote no quadro os dados que revelem a influência da TV nos “desejos de con-sumo” das crianças: tempo gasto diante da TV, produto objeto de desejo, função do produto (alimento, vestuário, brin-quedo, eletrônicos), etc. O objetivo é levantar dados que mostrem que nem sempre consumimos aquilo que preci-samos, pois somos estimulados pelo marketing, especialmente o televisivo1.

Apresente, então, o livro Konsumonstros, de Florence Breton. Mostre a capa e avi-se que nele há estranhas criaturas que vivem para consumir, adoram comprar, compram tudo, sem pensar nas conse-quências de seu ato. Mas o que pode acontecer, com o passar do tempo, num mundo onde todos compram tudo? Como descartar tantos objetos e lixo? Como seguir consumindo sem parar? Proponha a leitura do texto.

1 Para sua informação e se desejar aprofundar o tema, acesse vídeo CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO (VERSÃO REDUZIDA), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n0zK8v245oM. Acesso em 03 ago.2015.

Metodologia de leitura de texto | Konsumonstros

© Edelbra Editora | www.edelbra.com.br

Leitura e compreensão geral do texto

Retome com eles a história dos Konsumonstros, utilizando as ilustra-ções, página a página.

• Quem são e como são esses persona-gens? Descrevam.

• De onde eles vêm? Onde eles moram?

• O que eles mais gostam de fazer?

• Eles são felizes com as suas compras?

• Qual foi o grande problema enfrenta-do por eles?

Estimule os alunos a expressarem suas inferências a partir da leitura do livro. Lembre-se, nesse momento eles po-derão falar sobre o texto lido, debater as impressões de leitura, estabelecer a temática que está sendo discutida, etc.

Atenção professor: como a leitura do li-vro foi motivada por questões relaciona-das ao consumo, é quase certo que os alunos contrastem o lido com a imagem e a própria experiência em relação ao consumo. Se isso ocorrer, abra um es-paço maior, de modo que todos possam expressar-se.

Questione-os, em grande grupo, com o livro em mãos: as ilustrações auxiliam o entendimento do texto escrito? Por quê?

Conseguimos entender o livro sem as ilustrações? (Faça a leitura do tex-to escrito, pedindo que mantenham o livro fechado.) Qual seria a dificulda-de, se o livro não tivesse ilustrações? Perderíamos algumas informações, al-guns dados? Como seria a sua leitura? Seria mais simples?

Forme pequenos grupos e peça que res-pondam às seguintes questões, distri-buindo entre eles as páginas ilustradas. Para respondê-las, precisarão refazer a leitura, detalhando as imagens.

• O que diz a ilustração?

• O que diz o texto escrito?

Em grande grupo, peça que apresentem suas conclusões.

Observe que as imagens ocupam o maior espaço nas páginas do livro, o que significa que elas são bastante im-portantes no livro. No entanto, o texto escrito, embora ocupe menor espaço, é fundamental para entender a história. No livro Konsumonstros texto escrito e imagens se complementam e dialogam. Não faz sentido pensar em um sem o outro. Peça que retomem as páginas trabalhadas para exemplificar, reforçan-do a função complementar que há entre ambos os textos (escrito e imagético).

Muitas vezes, sem a imagem, o texto po-deria produzir outros sentidos. Isso fica claro na última página do livro, quando a o texto escrito diz uma coisa e a ima-gem diz outra.

Conflito entre o dito e o que se quer dizer:

Destaque a ironia (figura de linguagem) e exercite com os alunos outra forma de olhar e compreender o texto. Retome, com eles, as conclusões obtidas nas análises em pequenos grupos, acres-centando uma terceira linha à tabela:

• O que dizem os dois juntos?

A atividade pode ser retomada nos pe-quenos grupos, mas é fundamental que a sistematização seja realizada em gran-de grupo. No momento da exposição, leve-os a refletir sobre as diferenças en-tre o que está dito num e noutro texto (escrito e imagético) e que, em alguns casos, texto e imagem são contraditó-rios. Cabe ao leitor construir um terceiro texto, observando a contradição entre eles e observando aquilo que o autor realmente quer dizer.

Por exemplo: na última página do livro, a imagem ocupa dupla página. Nela o leitor pode observar objetos variados. São talheres, pratos, garrafas, panelas, lâmpadas, bancos, xícaras, vassouras, etc. que ocupam todo o espaço de uma peça (será um quarto? Uma sala?), e su-gerem ao leitor que não há espaço para

Estudo do texto

Metodologia de leitura de texto | Konsumonstros

© Edelbra Editora | www.edelbra.com.br

mais nada, nem para uma pessoa. A cor roxa predomina, escurecendo a imagem e contribuindo para o sentimento de opressão. No entanto, o texto escrito diz, em tom de exclamação, que a vida dos Konsumonstros é boa. O que a autora quis dizer com esses dois textos? Será que é bom viver num espaço atolado por objetos desnecessários? Acumular obje-tos é ser feliz? Podemos concluir, então, que a autora disse uma coisa (ou duas!) para que o leitor concluísse outra?

Se necessário, refaça a leitura de todas as páginas, de modo a auxiliar os alunos a perceberem as estratégias linguísticas, os efeitos do uso de pontuação, das co-res nas imagens, da falta de lógica que geram o duplo sentido e a ironia. No fi-nal, debata com os alunos o que há por trás do pensamento irônico. Há opinião ou algum tipo de crítica por trás da iro-nia? Afinal, como a ironia nos faz pensar?

Resposta ao texto

Com as crianças sentadas em círculo, questione-as: com certeza, neste Natal, vocês já pensaram no que querem de presente, certo? Por mais que a verda-deira intenção da data seja conhecida, a troca de presentes já faz parte da nossa sociedade, não é mesmo? Carrinhos, bonecas, celulares e joguinhos eletrôni-cos, quantidade de roupas, acessórios e uma infinidade de bugigangas estão na lista. Pergunte: Vocês realmente pre-cisam disso? Já pararam pra pensar por

que vocês estão pedindo esse ou aquele brinquedo? Onde serão colocadas as de-mais coisas que vocês têm em casa?

Converse com os alunos a respeito dos sentidos que a leitura produziu. Valorize todas as contribuições, enfatizando aque-las que, de alguma maneira, conduzem à compreensão de que o assunto tratado no livro é um retrato da atualidade e o que poderiam fazer para mudá-la2.

2 Acesse o link http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Conheca-os-12-principios-do-consumo-consciente, nele você encontrará elementos que podem contribuir para a ampliação do tema e enriquecer a discussão com os alunos.

Metodologia de leitura de texto | Konsumonstros

© Edelbra Editora | www.edelbra.com.br