L I B E R T É

13
LIBERTÉ LOJA LIBERDADE N°1 - GLEB - NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS MAÇÔNICAS UDO SCHLEUSNER Revista digital sobre temas Maçônicos Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmo 133 Edição: 6 Ano 1

Transcript of L I B E R T É

Page 1: L I B E R T É

LIBERTÉL O J A L I B E R D A D E N ° 1 - G L E B - N Ú C L E O D E

E S T U D O S E P E S Q U I S A S M A Ç Ô N I C A S U D O S C H L E U S N E R

Revista digital sobre temasMaçônicos

Oh! quão bom e quão suave é queos irmãos vivam em união.É como o óleo precioso sobre acabeça, que desce sobre a barba,a barba de Arão, e que desce àorla das suas vestes.Como o orvalho de Hermom, ecomo o que desce sobre os montesde Sião, porque ali o Senhorordena a bênção e a vida parasempre. Salmo 133

Edição: 6 Ano 1

Page 2: L I B E R T É

LIBERTÉO Q U E E S T A E D I Ç Ã O T R A Z

M A R Ç O 2 0 2 1 | A N O 1 | E D I Ç Ã O 6

06Peça de arquitetura:

O Tempo e a Vida

04Peça de arquitetura:

ALGUNS DOS TERMOS LATINOS

USADOS NA MAÇONARIA

08O Negócio do irmão

03Quem somos nós

09Conheça uma loja:

Acácia Baiana

n° 13 - GLEB

02

10Curiosidades da

Maçonaria

Page 3: L I B E R T É

Quem somos nós

Somos a eterna pedra em lapidação, somos mais um elo da corrente de união e a cima de tudo eternosaprendizes.

Em um período tão delicado trazemos uma Reflexãosobre a vida e o tempo, mas não deixamos de trazerum pouco mais de conhecimento para os irmãos comalguns termos maçônicos e por vezes não sabemos osignificado.

A Liberté é um projeto de irmãos para irmãos semfins lucrativos, qualquer Maçom de potencia regularque desejar enviar um artigo para publicação oudivulgação de uma Loja, Capitulo, Bethel ou seutrabalho no mundo profano basta entrar em contatopelo e-mail [email protected]

03

T .F.A

Ir∴ Diego Lomanto - Liberdade N° 1 - GLEB

Ir∴ Marco Cordeiro - L iberdade N° 1 - GLEB

Ir∴ Aderbal Santos - Liberdade N° 1 - GLEB

Ir∴ Eugenio Tschelakow - Liberdade N° 1 - GLEB

Page 4: L I B E R T É

V.I.T.R.I.O.L.

No começo de sua trajetória, o Iniciando se depara comessa inscrição na Câm∴ de RRefl∴, em meio a umcenário soturno e, para alguns, desencorajador. Não setrata de uma palavra, mas a sigla de Visita InterioreTerrae, Retificandoque Invenies Ocultum Lapidem, quese traduz por “visita o centro da terra e, retificando-te,encontrarás a pedra filosofal”. É comum encontrar otermo retificando em vez de retificandoque – o sufixoque em latim significa “e” (“e retificando”).

Esta frase enigmática pode ser interpretada como umaincitação a que o homem faça uma visita a seu íntimo,o âmago de sua personalidade e repositório de suaexperiência e suas emoções, e, purificando-se,encontrará o seu eu oculto, a sua verdadeira essência.Será que você identifica alguma relação entreV.I.T.R.I.O.L. e a inscrição da entrada do oráculo deDelphos Nosce Te Ipsum (conhece-te a ti mesmo)?

ALGUNS DOS TERMOS LATINOSUSADOS NA MAÇONARIA

I R . A L D O D Ó R E A M A T T O S - L O J A L I B E R D A D E N ° 1 , G L E B

04

Os rituais e a prática da Maçonaria estão repletos de palavras e frases latinas, algumas das quaisdesconhecidas de alguns IIr∴ mais recentes em nossa O∴.

SIC TRANSIT GLORIA MUNDI

A tradução é “assim transita a glória do mundo”,referindo-se à transitoriedade da glória terrena emcontraposição à glória celeste.

Alguns autores atribuem essa frase a Tomás deKempis, no célebre livro Imitação de Cristo (Deimitatione Christi, 1418): «O quam cito transit gloriamundi» (I.3.6) (= «oh, como passa depressa a glóriamundana») – sic significa “assim”. Outros estudiososcreem que a frase se origina de escritos latinos maisantigos.

Até 1963, essa frase usada na coroação dos papas.Sentado numa cadeira majestosa transportada emprocissão, o papa parava três vezes diante de ummestre de cerimônias que se ajoelhava, queimava umaestopa e repetia três vezes "Pater Sancte, sic transitgloria mundi!".

Page 5: L I B E R T É

ORDO AB CHAO

Mais comumente encontrada em graus superiores daMaçonaria, esta frase significa “a ordem advém docaos”, ou seja, a ordem em contraposição ao caos.Numa interpretação filosófica, pode-se afirmar que osentido oculto nessa expressão é que o mundo foi feitoa partir do nada.

Você vê alguma conexão entre essa frase e o Gênesis(“No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terraestava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e oEspírito de Deus pairava sobre as águas. Deus disse:‘Faça-se a luz’, e a luz foi feita. Deus viu que a luz eraboa, e separou a luz das trevas” (Gn 1, 1-4)?

Atenção: já ouvi mais de um Ir.: ler chao como “chão”,mas não tem nada a ver.

NE VARIETUR

Esta expressão sempre está presente em atestados,formulários, petições e documentos, no local onde oM∴ precisa assinar. Literalmente, ne varietur significa“para não variar” ou “para que nada seja mudado”.

Segundo Joaquim Gervásio de Figueiredo, ne varieturdesigna a “assinatura que os IIr∴ são obrigados a aporem todos os diplomas e demais documentoscomprobatórios de seus graus, que credenciam suapersonalidade maçônica”. Uma vez aposta em umdocumento maçônico oficial, servirá de base aposterior verificação de autenticidade.

Por ser uma expressão latina e não francesa, não énecessário fazer biquinho para pronunciar varietur. Apronúncia que mais se aproxima do latim clássico é “nevariétur”.

LIBERTÉM A R Ç O 2 0 2 1 | A N O 1 | E D I Ç Ã O 6 05

Page 6: L I B E R T É

Começo com este pensamento de Eclesiastes parareflexão, pois o mesmo trata resumidamente adistribuição adequada do tempo para com a vida.Sabemos que o ciclo programado de todo serhumano é nascer, crescer, reproduzir e morrer masas vezes nem todos tem esse êxito. Sendo assim,seguindo este ciclo agora direcionando para nósseres racionais, sabemos que neste processo davida até a morte conseguimos com o tempoaprender e desenvolver a nossa personalidade umaboa parte herdada pelos nossos pais os quais são namaioria nosso maior exemplo e o resto e essencialadquirido no decorrer do caminho a ser percorrido,ao qual devemos plantar sempre o que é bom paraque assim tenhamos bons frutos na nossa árvore davida.

O grau de companheiro nos faz refletir muito sobreo tema como uma forma mais filosófica e pura, ouseja, torna a percepção para o conteúdo com outrosolhares.

O Tempo e a VidaI R . F E L I P E A U G U S T O D O S S A N T O S B O R G E S - L O J A L U Z E

F R A T E R N I D A D E A M A R G O E N S E N ° 5 8 , G L E B

06

“Existe um tempo certo para cada coisa, momento oportuno para cada propósito debaixo do céu: Tempode nascer, tempo de morrer; tempo de plantar, tempo de colher.”

[Eclesiastes, Cap. 3]

Podemos dizer por exemplo que anteriormenteantes de ver a luz, nossos atos eram o espelho danossa educação, muitas vezes sem dolo cometíamoserros primários, pois agíamos erradamenteachando que estávamos certos mas com o passar dotempo, recebendo instruções e ensinamentos e amaneira de como utilizar os nossos instrumentosde trabalho, começamos a discernir o certo doerrado e a sermos mais tolerantes, como o Cinzelinstrumento ao qual simbolicamente representa ocaráter eminentemente moral, o agente imediatodo gênio, que aformoseia e aperfeiçoa o que éinforme e grosseiro.

No caminhar do aperfeiçoamento da vida no mundoprofano também nos deparamos com muitosobstáculos, tais servem e muito como aprendizado,isto a Maçonaria em especial o nosso grau trás também como símbolo a escada em caracol desubida difícil e caminho tortuoso porem no final aochegar a idade madura temos um acumulo deconhecimento, mas para isto tudo necessita detempo.

Page 7: L I B E R T É

Sabemos que graças a régua e o esquadro podemosconstruir o nosso edifício da nossa personalidadede maneira a desafiar o tempo mas e quandoquisermos tempo ou melhor precisarmos dele enão mais tivermos?, Algum tempo atrás li umpoema de um irmão que já está no Oriente Eternomas cito aqui alguns versos para os irmãos tambémrefletirem.

"Deus pede estrita conta de meu tempo;é forçoso do tempo já dar conta;

mas como dar, sem tempo, tanta conta,eu que gastei, sem conta, tanto tempo?

Para ter minha conta feita a tempo,dado me foi bem tempo e não fiz conta.Não quis, sobrando tempo, fazer conta;quero hoje fazer conta, e falta tempo.

Ó vós, que tendes tempo sem ter conta,não gasteis vosso tempo em passatempo,cuidai, enquanto é tempo, em fazer conta.Ah! Se aqueles que contam com seu tempo

fizessem desse tempo alguma conta,não choravam como eu, o não ter tempo..."

(Nelson da Mata)

Sendo assim, não devemos gastar o tempo da nossavida sem nexo, temos que cada dia neste caminhopalmilhado polir com amor, lealdade, justiça,igualdade, razão e bondade a nossa pedra jálapidada. Sejamos como bons agricultores queutilizam da boa terra para fazer o seu plantio ecolher bons frutos, ou seja, no decorrer da vida queseja praticado tudo aquilo que a maçonaria nostransmite e ensina para que no final possamoscolher de forma reciproca e assim quandochegarmos ao fim da nossa vida neste plano nãotenhamos que precisar de mais tempo para fazerconta.

LIBERTÉM A R Ç O 2 0 2 1 | A N O 1 | E D I Ç Ã O 6 07

Page 8: L I B E R T É

A Geek cupcake é uma doceria especializada em doces temáticos trazendotoda a variedade da cultura pop em seus produtos.

Funcionando ainda de maneira virtual aqueles que desejam degustar ummaravilhoso cupcake, podendo também decorar suas festas e solenidadesbasta entrar na página do Instagram @geekcupcake e fazer o seu pedidocom no mínimo 48h de antecedência.

O nosso carro chefe, o cupcake é um doce composto por um bolinho comrecheio e uma cobertura em cima.

Dispomos de uma variedade de sabores, sempre atentando para a qualidadedo nosso produto e satisfação dos nossos clientes

Contato:

WhatsApp: (71) 99742-7087 nosso sobrinho Rafael está a disposição para nosatender.

Instagram@geekcucake

A FEX Corretora surgiu com a proposta de oferecer consultoria, proteção etranquilidade a seus clientes e colaboradores.

Com uma equipe experiente, treinada e qualificada, atuamos em todos ossegmentos de seguros e benefícios (automotivos, residências, etc.,oferecendo soluções corporativas.

Somos referência em seguro de transportes nacionais einternacionais, garantia aduaneira, operação portuária, planosde saúde, garantia, responsabilidade civil .

O nosso ir. André Luís esta a disposição para lhe atender nostelefones: (71) 3019-2866 ou (71) 99117-8296.

Acesse o site www.fexseguros.com.br ou @Fexseguros noinstagram para conhecer um pouco mais.

Esse é o espaço reservado para conhecermos e apoiarmos no aspecto profissional

nossos irmãos, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas.

GEEK CUPCAKE

O Negócio do irmão

FEX CORRETORA

08

Page 9: L I B E R T É

Jurisdicionada da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, a Aug. ˙ . e Resp. ˙ . Loj. ˙ . Simb. ˙ . AcáciaBaiana, nº 13 - fundada em 31 de dezembro de 1927, sob os auspícios elevados da Grande LojaMaçônica do Estado da Bahia - GLEB, tem suas reuniões realizadas às quintas-feiras, no horário de20h às 22h no Edifício Maçônico, sito à Rua Carlos Gomes, n. º 108 – Centro - Salvador – Bahia.

Atenta e transigente aos ensinamentos e ditames maçônicos, a Loja Maçônica Acácia Baiana, nº 13 /GLEB, tem se notabilizado pelo desenvolvimento de estudos e trabalhos de difusão da culturamaçônica, e plural; em consonância com a prática permanente de Ações Cívico- Sociais (ACISO).

Repleta de histórias, fatos, e acontecimentos, inclusive muitos inusitados e interessantes, que sesobressaem pela excentricidade, decorrentes, bem dizer, dos seus quase Cem Anos de gloriosaexistência, não caberia nesta breve apresentação, um retrospecto histórico, pleno. Assim, optamospor trazer, nesta peça, além dos dados de endereçamento e “razão social”, iniciais, um informativoquanto aos seguintes tópicos: “Da motivação para a escolha do nome da loja; Do respeito aosimbolismo esotérico, pela Loja; Da botânica da arvore Acácia; Do simbolismo esotérico do ramo daAcácia; Da memória afetiva da irmandade; Dos obreiros, justos. ˙ ., nos encargos dos cargos; Dasoficinas fundadas por “Acacianos”; Da composição gestor da Loja / biênio 2019/2021; e Conclusão”.

Da motivação para a escolha do nome da loja... Reconhecimento de importância de “poder exotérico e místico”, conforme estudo seguinte, que,certamente, se fez sugestivo aos seus fundadores, para assim, admitir a Acácia, como o nome da Loja.

Do respeito ao simbolismo esotérico, pela Loja... À Acácia, poder místico creditado e, por nós maçons a crença, que se justifica efetiva na longevidadeprodutiva, onde, embora ter passado por momentos até adversos e antagônicos, natural das relaçõeshumanas, os trabalhos nos seus vales e colunas, têm se mantido justos, durante os 94 (noventa equatro) Anos que compreendem o Dia da sua fundação, até a presente data.

Da botânica da árvore Acácia...

Conheça uma lojaLoja Maçônica Acácia Baiana n° 13 - Filiada a GLEB- Localizada no

Oriente de Salvador - Bahia - Rua Carlos Gomes, n. º 108 no

Edifício Maçônico.

09

Page 10: L I B E R T É

Do simbolismo esotérico do ramo da Acácia. . .

A Acácia do sistema místico da Maçonaria, foi e é considerada uma árvore sagrada, porque,conforme as escrituras sagradas, a Moisés foi ordenado construir, com sua madeira, oTabernáculo, a Arca da Aliança, a Mesa para o Pão das Proposições e o restante da mobília.

A Acácia ainda é considerada o símbolo da Iniciação por conta do interesse daqueles que sededicam ao estudo e lhe conferem concepções sob as interpretações tradicionais, e por ela sero primordial símbolo. Nesse raciocínio, a doutrina Maçônica ensina que a Acácia é o símbolo perfeito de uma grandeverdade, a de que a vida do homem, regulada pela Moral, pela Fé e pela Justiça, serárecompensada na hora da morte com a perspectiva da bem-aventurança eterna.

A saber que, definições várias sobre a importância mística da Acácia, existentes nos canais depesquisa, podem ser encontradas, no entanto, bem ressaltar, que, com a sagração, daquilo queé sagrado e pode desencadear energia de equilíbrio e iluminação espiritual, estará a semanifestar, em proporção igual, admite-se.. . ao respeito, ao reconhecimento e, sobretudo, afé. Ao maçom iniciado sob à GL. ˙ . D. ˙ . GR. ˙ . ARQ. ˙ . D. ˙ . UNIV. ˙ . convida-se, ter na “Acáciaesotérica”, uma árvore sagrada, que, em suma, exprime a imortalidade d’ alma.

Da memória afetiva da irmandade.. . “Dos distintos obreiros que preencheram os seus vales e colunas, e hoje residentes no OrienteEterno, em homenagem a todos, destacamos o saudoso e querido Ir. ˙ . Renato Passos -carinhosamente tratado como.. . Renatinho. Irmão longevo que, ainda aos 92 Anos - idadeúltima, nos brindava com o seu jeito prestativo e amoroso, que bem manifestava os preceitosda Ordem; especialmente, a preocupação que tinha com pessoas carentes, e ssistênciafilantrópica que, junto a muitos, discretamente, bem praticava; e o querido ir. ˙ . AntônioEvangelista dos Santos Filho - M.˙ . I . ˙ . generoso, que, dentre outras virtudes, mui se destacavapelo amplo conhecimento da doutrina maçônica e, por tal expertise, era tratadocarinhosamente de: “Ir. ˙ .Terrível. ˙ .”*

LIBERTÉM A R Ç O 2 0 2 1 | A N O 1 | E D I Ç Ã O 6 10

Page 11: L I B E R T É

Dos obreiros, justos.˙ . , nos encargos dos cargos.. .

Administrada, ao longo de sua existência por muitos homens de bom coração e competênciagestora, aqui, fazemos menção aos Resp. ˙ . IIr. ˙ . Edelberto da Silva Santana, Antônio CarlosSouza Lopez, Carlos José Queiroz, e Jalba Santiago dos Santos - regulares, mais antigos. Das oficinas fundadas por “Acacianos”. . .

A tantas honras e glórias, também, o fato de ter alguns dos seus iniciados, como membrosfundadores de outras RResp. ˙ . OOfc. ˙ . a exemplo da Aug. ˙ . Resp. ˙ . e Benf. ˙ . Loj. ˙ . Simb. ˙ . Esfinge/ GLEB, e da Aug. ˙ . e Resp. ˙ . Loj. ˙ . Acácia Baiana / GOEB, que mui ativas, se aplicam a difusãoda cultura maçônica.

Da composição gestor da Loja / biênio 2019/2021.

Luzes:. Venerável Mestre: Ir. Henrique Tadeu do Nascimento Vidal . 1º Vigilante: Ir. Eron James Ferreira Ponchet . 2º Vigilante: Ir. Antônio do Nascimento Lopes

Dignidades: . Orador: Ir. Luciano do Nascimento Lopes . Secretário: Ir. Luiz Paranhos do nascimento . Tesoureiro: Ir. Milton de Souza Coelho Filho . Chanceler: Ir. Orlando Maciel de Souza

Oficiais: . Mestre de Cerimônias: Ir. Dinitre Marques . Hospitaleiro: Ir. Douglas do Nascimento Lopes . Primeiro Diácono: Ir. Antônio Carlos Souza Lopes . Segundo diácono: Ir. Gilberto de Aguiar . Guarda do Templo: Ir. José Élcio França Santana . Mestre de Harmonia: Ir. Thales Nascimento França . Primeiro Experto: Ir. Adolfo Henrique Almeida Loyola . Porta Espada e Guardião do Pavilhão Nacional: Ir. Jalba S. dos Santos . Arquiteto do Templo: Ir. Victor Igdal Wagner Sá E demais obreiros, concluindo o efetivo de 37 (tinta e sete) irmãos ativos.

LIBERTÉM A R Ç O 2 0 2 1 | A N O 1 | E D I Ç Ã O 6 11

Page 12: L I B E R T É

Conclusão Assim, concluímos esta breve apresentação, lembrando que, “ser maçom, com a compreensãodo compromisso de que deveis ir adiante, embora “difícil” possa ser a caminhada, as benessespodem se fazer em igual proporção, se justa for a causa”.

Aqui, a todos, convida-se à expectativa de, em 2027, podermos festejar os Cem Anos defundação da Loja Simbólica Acácia Baiana, nº 13/GLEB. Viva, Viva, Viva!! ! Salvador – Bahia, março de 2021 Por: José Alconso da Silva Filho Cad. 24 da AMALBA Membro da Aug.˙ . e Resp.˙ . Loj. ˙ . Simb.˙ . Acácia Baiana, nº 13 / GLEB

Il . Extraídas no google *A Loja Maçônica, Loja Simbólica, Loja de São João, Loja ou ainda Oficina (como é chamadapelos maçons) é uma estrutura organizada por assembleias onde os maçons se reúnemperiodicamente para trabalhar de forma ritualística segundo o rito que adotam. *IRMÃO TERRÍVEL Oficial designado na iniciação, é o responsável pela coordenação,preparação e condução dos iniciados. JAFET Nome de um dos filhos de Noé (Gên. 9:18)incorporado às tradições e rituais maçônicos.

LIBERTÉM A R Ç O 2 0 2 1 | A N O 1 | E D I Ç Ã O 6 12

Foto da sessão especial de posse do atual Venerável Ir. Henrique Tadeu do Nascimento Vidal

Page 13: L I B E R T É

WOLFGANG AMADEUS MOZART (Salzburgo, 1756– Viena, 1791). Compositor austríaco,considerado o músico mais completo de todos. ALoja que ele foi iniciado, Zür Wohltätig Keit(Beneficência), posteriormente, passou a sechamar Loja Zür Neugekroene Hoffnung (A NovaEsperança Coroada). Mozart nunca foi Venerável,mas frequentava assiduamente sua Loja. FoiIniciado no Rito Zinnendorf.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 14 de dezembro de 1784(Terça-feira) Loja: Zür Wohltätig Keit, Viena, Áustria. Idade: 28 anos. Oriente Eterno: Faleceu aos 35 anos de idade,vítima de febre militar.

Elevação: 07 de janeiro de 1785. Exaltação: 22 de abril de 1785.

Curiosidades da Maçonaria 13

Nesta edição traremos mais duas personalidades maçônicas que marcaram a historia:Floriano Vieira Peixoto e Benjamin Franklin, agradecemos ao irmão Lucioano Urpia,Autor da página no Instagram CURIOSIDADES DA MAÇONARIA(@curiosidadesdamaconaria) pela parceria firmada.

JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA SANTOS(Santos, 13 de junho de 1763 — Niterói, 6 de abrilde 1838). Naturalista, estadista e poeta luso-brasileiro, conhecido pelo epíteto de Patriarcada Independência por seu papel decisivo naIndependência do Brasil . Em 11 de janeiro de2018 foi declarado oficialmente Patrono daIndependência do Brasil, por meio de Lei no13.615/2018. Primeiro Grão-Mestre do GrandeOriente do Brasil, que na época tinha três Lojas.Na Maçonaria, adotou o Nome Simbólico dePitágoras.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 20 de maio de 1822(Segunda-feira) Loja: Comércio e Artes, Rio de Janeiro, Brasil . Idade: 59 anos.Oriente Eterno: Faleceu aos 74 anos de idade,vítima de tuberculose.