LABORATÓRIO DE REDAÇÃO

3
OSG.: 108527/16 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias LABORATÓRIO DE REDAÇÃO 1 VÉSPERA ENEM – 2016 PROPOSTA I A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema Doação de órgãos: um gesto nobre a ser incentivado no país, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Texto I “TRANSPLANTE É MUITO MAIS DO QUE UMA SIMPLES CIRURGIA. É UM PROCEDIMENTO QUE ENVOLVE A MAIS PROFUNDA CONEXÃO ENTRE SERES HUMANOS.” JAMES F. BURDICK O transplante é, sem dúvida, a tão esperada resposta para milhares de pessoas com insuficiências orgânicas terminais ou cronicamente incapacitantes. É, sem dúvida, um procedimento médico com enormes perspectivas, porém impossível de ser executado sem o consentimento de uma população consciente da possibilidade, da necessidade e responsabilidade de depois da morte, destinar os seus órgãos para salvar vidas. Neste sentido, a ADOTE acredita que no cenário dos transplantes não existem estrelas, todos – pacientes, médicos e doadores – são igualmente importantes, pois não existe transplante sem doador. Acredita também que a questão da escassez de órgãos para transplantes, mais acentuada no Brasil do que em outros países, somente será resolvida através de um intenso esforço de educação de toda a sociedade, incluindo, em curto prazo e em especial, os profissionais de saúde, atores que dão início e finalizam o processo. Não menos importante é a implementação de políticas de saúde pública que priorizem a prevenção de doenças que levam a indicação de transplante. http://www.adote.org.br/oquesaber.htm Texto II Google Imagens

Transcript of LABORATÓRIO DE REDAÇÃO

Page 1: LABORATÓRIO DE REDAÇÃO

OSG.: 108527/16Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO 1Véspera enem – 2016

PROPOSTA I

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema Doação de órgãos: um gesto nobre a ser incentivado no país, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto I

“TRANSPLANTE É MUITO MAIS DO QUE UMA SIMPLES CIRURGIA. É UM PROCEDIMENTO QUE ENVOLVE A MAIS PROFUNDA CONEXÃO ENTRE SERES HUMANOS.”

JAMES F. BURDICK

O transplante é, sem dúvida, a tão esperada resposta para milhares de pessoas com insuficiências orgânicas terminais ou cronicamente incapacitantes. É, sem dúvida, um procedimento médico com enormes perspectivas, porém impossível de ser executado sem o consentimento de uma população consciente da possibilidade, da necessidade e responsabilidade de depois da morte, destinar os seus órgãos para salvar vidas.

Neste sentido, a ADOTE acredita que no cenário dos transplantes não existem estrelas, todos – pacientes, médicos e doadores – são igualmente importantes, pois não existe transplante sem doador. Acredita também que a questão da escassez de órgãos para transplantes, mais acentuada no Brasil do que em outros países, somente será resolvida através de um intenso esforço de educação de toda a sociedade, incluindo, em curto prazo e em especial, os profissionais de saúde, atores que dão início e finalizam o processo. Não menos importante é a implementação de políticas de saúde pública que priorizem a prevenção de doenças que levam a indicação de transplante.

http://www.adote.org.br/oquesaber.htm

Texto II

Google Imagens

Page 2: LABORATÓRIO DE REDAÇÃO

Laboratório de Redação – 2016

2 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

OSG.: 108527/16

Texto III

Google Imagens

PROPOSTA II

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema Os desafios da mobilidade urbana nas grandes metrópoles brasileiras, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto IMOBILIDADE URBANA

A mobilidade urbana se apresenta como um desafio não só nos centro urbanos do Brasil, mas também nas grandes metrópoles do mundo. O deslocamento de pessoas em busca de bens e serviços de qualidade, oportunidades de qualificação e empregos, acarreta, nas regiões metropolitanas e grandes capitais, localidades de concentração populacional.

O notório inchaço urbano obriga com urgência a harmonia e agilidade o deslocamento de bens e pessoas com eficiência, conforto e segurança, além de mitigar os impactos ambientais, visuais e de poluição sonora e atmosférica, ressaltando também modelos de minimização da exclusão social.

É neste bojo que o planejamento em transportes em longo prazo é imprescindível, fato este que, explicado pela adoção do modelo rodoviarista, as metrópoles brasileiras sofrem com os congestionamentos e elevado custo no preço das tarifas, ao ponto de ofertas de serviços precários, ineficientes e defasados que acarretam significativa diminuição da qualidade de vida. Dentre as estratégias de melhoria e aperfeiçoamento da mobilidade em empreendedorismo intermodal, as iniciativas públicas e privadas devem priorizar o gerenciamento de transportes de massas, acima de tudo, transporte sobre trilhos, desenvolvendo logística de integração local, regional, nacional e internacional.

http://educacao.globo.com/geografia/assunto/atualidades/mobilidade-urbana.html

Texto II

Google Imagens

Page 3: LABORATÓRIO DE REDAÇÃO

Laboratório de Redação – 2016

3Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

OSG.: 108527/16

INSTRUÇÕES:

• O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.• O texto definitivo deve ser escrito, à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.• A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas

copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:• tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.

• fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

• apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.

• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Raul M. – 27/09/2016 – Rev.: Rita