LABRE, 86 ANOSlabre.org.br › wp-content › uploads › 2020 › 02 › QTC-da-LABRE-02.202… ·...

12
EDIÇÃO 02/2020 – 24 de Fevereiro de 2020 LABRE, 86 ANOS Por Alisson Cavalcanti, PR7GA A LABRE completou este mês 86 anos de atuação. Fundada em 02 de fevereiro de 1934, nossa entidade nasceu antes mesmo que o radioamadorismo completasse sua primeira década como serviço reconhecido e autorizado no Brasil. Desde então, a LABRE sempre foi defensora das demandas do radioamador brasileiro, representando-o perante as diversas esferas do poder público ao longo de todas estas décadas. No começo, nossos associados eram contados em poucas páginas de revista. Aos poucos, a LABRE ganhou protagonismo e representatividade à medida que o radioamadorismo avançava pelos rincões do Brasil e novos colegas eram contados em nosso rol de membros. Dentre eles (elas), encontramos ilustres figuras do dia a dia da nação, como políticos, artistas do rádio e da recém inaugurada TV, integrantes das forças armadas, e muitos outros. A LABRE, por meio de seu Grupo de Gestão e Defesa Espectral, o GDE, atuou e atua decisivamente no interesse do radioamador brasileiro, e em especial, de nossos associados. Seja na conquista de novas bandas e modos de operação, seja na modernização e adequação do arcabouço legal que nos rege, seja na defesa contra as ameaças constantes ao nosso serviço, desde as que vêm dos interesses econômicos poderosos, até aquelas vindas de uma simples e ruidosa lâmpada LED, a LABRE tem tido sempre um papel ativo e vigilante. Outrossim, temos à frente muitos desafios. Certamente os colegas que, neste exato momento, lêem este texto poderiam apontar alguns. Todavia, podemos e devemos olhar além deles. Tal como a metáfora do copo com água pela metade, com boa vontade nós podemos enxergar que o copo está metade cheio. Que nossa LABRE, por ser de todos nós, é maior que todos nós. E sendo nossa, podemos e devemos dar as mãos para, em UNIÃO, terminarmos de encher o copo. As comemorações pelos 86 anos da LABRE começaram no início do mês, precisamente no dia anterior ao dia de seu aniversário. Com o início das operações do indicativo especial ZW86LABRE, colegas labreanos voluntários de norte a sul e de leste a oeste do país se revezam nas inúmeras bandas e modos disponíveis, incluindo satélite e digital voice, para proporcionar aos radioamadores brasileiros a oportunidade de receberem um belo cartão QSL alusivo a esta importante data. O momento é de festa para todos nós. Que a história contida nesses 86 anos possam ser uma firme plataforma para irmos muito mais além do que imaginamos. Parabéns, LABRE! Que venham os próximos 86 anos.

Transcript of LABRE, 86 ANOSlabre.org.br › wp-content › uploads › 2020 › 02 › QTC-da-LABRE-02.202… ·...

Page 1: LABRE, 86 ANOSlabre.org.br › wp-content › uploads › 2020 › 02 › QTC-da-LABRE-02.202… · Por Alisson Cavalcanti, PR7GA A LABRE completou este mês 86 anos de atuação.

 

 EDIÇÃO 02/2020 – 24 de Fevereiro de 2020

LABRE, 86 ANOS Por Alisson Cavalcanti, PR7GA

A LABRE completou este mês 86 anos de atuação. Fundada em 02 de fevereiro de 1934, nossa entidade nasceu antes mesmo que o radioamadorismo completasse sua primeira década como serviço reconhecido e autorizado no Brasil. Desde então, a LABRE sempre foi defensora das demandas do radioamador brasileiro, representando-o perante as diversas esferas do poder público ao longo de todas estas décadas.

No começo, nossos associados eram contados em poucas páginas de revista. Aos poucos, a LABRE ganhou protagonismo e representatividade à medida que o radioamadorismo avançava pelos rincões do Brasil e novos colegas eram contados em nosso rol de membros. Dentre eles (elas), encontramos ilustres

figuras do dia a dia da nação, como políticos, artistas do rádio e da recém inaugurada TV, integrantes das forças armadas, e muitos outros.

A LABRE, por meio de seu Grupo de Gestão e Defesa Espectral, o GDE, atuou e atua decisivamente no interesse do radioamador brasileiro, e em especial, de nossos associados. Seja na conquista de novas bandas e modos de operação, seja na modernização e adequação do arcabouço legal que nos rege, seja na defesa contra as ameaças constantes ao nosso serviço, desde as que vêm dos interesses econômicos poderosos, até aquelas vindas de uma simples e ruidosa lâmpada LED, a LABRE tem tido sempre um papel ativo e vigilante.

Outrossim, temos à frente muitos desafios. Certamente os colegas que, neste exato momento, lêem este texto poderiam apontar alguns. Todavia, podemos e devemos olhar além deles. Tal como a metáfora do copo com água pela metade, com boa vontade nós podemos enxergar que o copo está metade cheio. Que nossa LABRE, por ser de todos nós, é maior que todos nós. E sendo nossa, podemos e devemos dar as mãos para, em UNIÃO, terminarmos de encher o copo.

As comemorações pelos 86 anos da LABRE começaram no início do mês, precisamente no dia anterior ao dia de seu aniversário. Com o início das operações do indicativo especial ZW86LABRE, colegas labreanos voluntários de norte a sul e de leste a oeste do país se revezam nas inúmeras bandas e modos disponíveis, incluindo satélite e digital voice, para proporcionar aos radioamadores brasileiros a oportunidade de receberem um belo cartão QSL alusivo a esta importante data.

O momento é de festa para todos nós. Que a história contida nesses 86 anos possam ser uma firme plataforma para irmos muito mais além do que imaginamos.

Parabéns, LABRE! Que venham os próximos 86 anos.

Page 2: LABRE, 86 ANOSlabre.org.br › wp-content › uploads › 2020 › 02 › QTC-da-LABRE-02.202… · Por Alisson Cavalcanti, PR7GA A LABRE completou este mês 86 anos de atuação.

QTC FALADO da LABRE – 02/2020, 24 de Fevereiro de 2020

 2

TRANSPARÊNCIA A partir deste mês, o QTC da LABRE trará neste espaço informações relevantes acerca das ações administrativas da atual gestão, conforme compromisso assumido desde seu início, em 01/01/2020. Abaixo, o balancete financeiro referente a janeiro de 2020.

Page 3: LABRE, 86 ANOSlabre.org.br › wp-content › uploads › 2020 › 02 › QTC-da-LABRE-02.202… · Por Alisson Cavalcanti, PR7GA A LABRE completou este mês 86 anos de atuação.

QTC FALADO da LABRE – 02/2020, 24 de Fevereiro de 2020

 3

INFORMES DAS ESTADUAIS Notícias recebidas das administrações estaduais da LABRE, sob responsabilidade de suas respectivas presidências. Endereço para envio: [email protected]. Compilado por Alisson Cavalcanti, PR7GA

ALAGOAS (AL) Crezivando, PP7CJ, presidente da comissão administrativa da LABRE-AL, informa que esta estadual participou, entre os dias 14 e 16/02, da 12ª Edição do Fim de Semana dos Faróis Americanos, promovida pelo Grupo DX Bahia Blanca da Argentina (com apoio da ARLHS) com a ativação do Farol Maceió (BRA-063) a partir da sua Sede. Informa também que aconteceu na tarde do último sábado (22), a 2ª Oficina de Soldagem da LABRE-AL, ministrada pelo jovem Daniel DeLima PU7BCL, mais jovem labreano de Alagoas (18 anos), voltada para aqueles com pouco ou nenhum conhecimento de eletrônica, com o sorteio de um kit (ferro e sugador de solda) entre os participantes. A inscrição se deu mediante a doação de 1kg de alimento que será doado à caridade. PP7CJ informa também também que o QTC FALADO da LABRE-AL é transmitido desde setembro de 2016 toda última segunda-feira do mês, iniciando às 20:00 com transmissão em VHF e Facebook. Por fim, informa que o programa de sorteios da LABRE-AL continua em 2020 com o primeiro de um total de seis sorteios de brindes que acontecem ao longo do ano, todos doados por colegas labreanos. No dia 29/02/2020, será sorteado 01 volt-amperímetro digital (shunt) entre os associados adimplentes.

CEARÁ (CE) Roberto (BETO) Pereira, PT7YV, presidente da LABRE-CE, anuncia e convida os colegas que visitarem o Ceará a conhecer o espaço reservado ao Radioamadorismo nas dependências da ANATEL em Fortaleza. Agradecemos ao Gerente Regional da ANATEL, Sr. Gilberto Studart Gurgel Neto, também Radioamador PT7GS, pelo empenho para que esse projeto se tornasse realidade.

MARANHÃO (MA) LIMA, PR8DX, presidente da LABRE-MA, nos repassou uma mensagem da colega Alcy PU8MAF: “Convido todos os amigos radioamadores a se fazerem presentes no dia 06/03 para participarem da eleição e posse da nova diretoria da LABRE-MA. Apenas uma chapa irá concorrer, composta por mulheres, tendo eu como Presidente: Alcy PU8MAF. Esperamos contar com a presença de todos na nossa sede. No final teremos um coquetel. No dia 07/03 faremos nossa comemoração e uma homenagem ao dia da mulher regado a uma feijoada e bebidas a gosto. Um 73 a todos de Alcy PU8MAF”.

PARAÍBA (PB) MARIMBONDO, PR7CC, presidente da LABRE-PB, informa que não foi possível a ativação do farol da baía da Traição pela estação da LABRE-PB, durante o evento "FINAL DE SEMANA DOS FARÓIS AMERICANOS". Em anos anteriores, foram ativados, além deste, os faróis do Cabo Branco e o da Pedra Seca. No ano passado, além dos associados que são atraídos por esses eventos, tivemos a presença de colegas de outros estados a exemplo do Jim PY7XC e do Orlando PT2OM. Informa também que se encontram disponíveis para os associados belos calendários encomendados pela LABRE-PB, bastando que estes procurem a secretaria para recebê-los gratuitamente. Por fim, convida todos os associados que gostam de participar de contestes para participar do ARRL DX na modalidade fonia nos próximos dias 07 e 08 de março na LABRE-PB, operando sua estação PR7AA. Para este ano, espera-se uma boa pontuação a exemplo de anos anteriores, e quem sabe, a conquista das primeiras colocações. Os interessados podem procurar nossa sede onde receberão mais informações. A LABRE-PB funciona semanalmente com encontros nos dias de segunda, quarta, sexta e sábado com o tradicional cafezinho e boas conversas.

RORAIMA (RR) O presidente da comissão eleitoral da LABRE-RR informa que no próximo dia 28/02 haverá assembleia geral extraordinária dos associados daquela estadual para ELEIÇÃO e POSSE de nova diretoria para a gestão 2020/2022, bem como deliberação e aprovação do novo Estatuto Social, cuja minuta se encontra disponível no site da LABRE-RR para apreciação e apresentação de propostas dos associados para alteração do mesmo. Foi nomeado o colega Mamede, PU8TAZ para presidir o pleito, de acordo com o que dispõe o estatuto em vigor. O edital de convocação e demais informes a respeito se encontram disponíveis no site da LABRE-RR no endereço http://www.labre-rr.org/eleicao2020.html

Page 4: LABRE, 86 ANOSlabre.org.br › wp-content › uploads › 2020 › 02 › QTC-da-LABRE-02.202… · Por Alisson Cavalcanti, PR7GA A LABRE completou este mês 86 anos de atuação.

QTC FALADO da LABRE – 02/2020, 24 de Fevereiro de 2020

 4

ZW86LABRE: UM BALANÇO DO PRIMEIRO MÊS Por Claudio Gimenez, PY2KP

Desde 1º de fevereiro, a LABRE comemora seus 86 anos no ar, em diversas bandas e modos diferentes, por meio do indicativo especial ZW86LABRE, conforme anunciamos no nosso primeiro QTC FALADO. Tendo completado praticamente a metade do período de ativação, trazemos nesta segunda edição do QTC um balanço do que foi até agora a operação da estação em todo o país.

Foram efetuados contatos via SSB, CW, modos digitais como RTTY, FT8 e FT4, digital voice e satélite. Quanto às bandas, foram utilizadas desde os 160 metros até os 10 metros em HF, 6 metros e 2 metros em VHF, e 70cm em UHF. Belos pile-ups têm sido formados nas bandas sempre que um dos

operadores chamam geral com o call ZW86LABRE. Falando neles, há dezenas de operadores voluntários cadastrados para operarem utilizando o indicativo especial, todos indicados pela sua respectiva administração estadual da LABRE.

Foram registrados até o momento mais de sete mil QSOs e, além do nosso país, foram contatados 85 países/entidades diferentes (DXCC) a nível mundial. Estes números se referem apenas aos contatos enviados para a coordenação da operação até o fechamento desta edição, e todos estes já foram devidamente enviados e creditados no LoTW.

Como anunciamos mês passado, todos estes contatos renderão aos colegas que os realizaram um belo cartão QSL comemorativo, que será enviado gratuitamente via Bureau a todos, ou por via direta para os que enviarem ao Manager PY2KP um envelope autoendereçado e selado (SASE).

Se você ainda não contatou ZW86LABRE, procure nas faixas e no cluster. Diariamente há muitas oportunidades de contato nas bandas e modos já informados. Basta ficar atento. A estação estará no ar até o dia 31/03/2020.

RADIOAMADORISMO NA ESCOLA Por Edson Pereira, PY2SDR

Reconhecendo a importância da educação tecnológica e científica, a LABRE iniciou o programa LABRE/Escola com o objetivo de incentivar o uso do radioamadorismo como ferramenta de apoio ao ensino das áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Um projeto piloto está sendo desenvolvido com alunos do Colégio Embraer de Botucatu/SP. Em 2019, dois projetos foram realizados.

O primeiro foi a construção de uma estação de solo para operar o transponder radioamador do satélite EsHail'2 (QO-100). A parte de recepção está pronta e em 2020 a parte de transmissão será adicionada à estação. Para que os estudantes possam operar a estação, um clube de radioamador está sendo construído na escola e os estudantes estão sendo incentivados a obterem o COER.

O segundo projeto foi o lançamento de um balão estratosférico levando ma carga útil desenvolvida pelos alunos. O transmissor usado foi o de uma radiossonda RS-41, reciclada e modificada para transmitir em 436 MHz. A carga útil desenvolvida pelos alunos foi um Arduino com sensores. Uma câmera também foi embarcada no experimento e a mesma gravou todo o voo.

Nas próximas edições do QTC da LABRE estaremos trazendo outros exemplos de projetos e iniciativas em todo o país, e em breve, também teremos um espaço no site da LABRE para listar websites, vídeos, textos e demais materiais úteis no âmbito radioamadorismo aplicado à educação.

A LABRE convida radioamadores, professores, e alunos que tiverem interesse em projetos educacionais envolvendo radioamadorismo a entrar em contato conosco por meio do endereço eletrônico [email protected].

Page 5: LABRE, 86 ANOSlabre.org.br › wp-content › uploads › 2020 › 02 › QTC-da-LABRE-02.202… · Por Alisson Cavalcanti, PR7GA A LABRE completou este mês 86 anos de atuação.

QTC FALADO da LABRE – 02/2020, 24 de Fevereiro de 2020

 5

PDFF É ATUALIZADO PELA ANATEL Por Flávio Archangelo, PY2ZX

A Anatel publicou no final de 2019 a atualização do Plano de Atribuição, Distribuição e Destinação de Radiofrequências (PDFF), aprovada pela Resolução 716, de 31 de outubro de 2019.

O PDFF incluiu todas as novas faixas contempladas pela Resolução 697, mantendo as recentes conquistas espectrais obtidas pelos radioamadores brasileiros. As faixas satelitais também foram melhor especificadas no PDFF conforme referenciadas nos Regulamentos de Rádio (RR) da União

Internacional de Telecomunicações (UIT).

A LABRE, através de seu grupo de Gestão e Defesa Espectral (GDE), participou da fase de consulta pública, sugerindo identificação da faixa dos 4 m ao Serviço de Radioamador (considerando experiências desenvolvidas na Região 1 entre 69,9-70,5 MHz) e atribuição em primário da faixa dos 70 cm.

As ações tiveram cunho estratégico: manifestar interesse prévio do setor em discussões sobre a futura reordenação do VHF baixo (com a migração da radiodifusão de sons e imagens para o UHF digital) e reforçar o radioamadorismo na faixa dos 70 cm.

A Anatel não acatou neste momento essas e a imensa maioria das propostas enviadas por outros setores, considerando segundo a agência que “buscou-se acatar tais contribuições na medida do possível, mas na maior parte dos casos as novas atribuições e/ou destinações não se mostram viáveis, seja por falta da correspondente atribuição internacional que dê suporte, seja pela inexistência de condições técnicas adequadas para convivência com os sistemas em operação regularmente autorizados pela Agência, os quais possuem grande relevância econômica e social para o Brasil”.

A maioria das mudanças abordou o Serviço Limitado Privado (SLP), o Serviço Limitado Móvel Aeronáutico (SLMA) e revogação de antigas resoluções relacionadas a versões anteriores do PDFF. Desta forma mantêm-se as faixas do Serviço de Radioamador tal como previstos pela Resolução 697.

Já para a futura atualização do PDFF espera-se incorporação dos resultados obtidos na Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2019, como atualizações nos Regulamentos de Rádio da UIT nas quais o Brasil foi listado entre os países aptos para considerar o radioamadorismo como primário na faixa dos 70 cm. Para os 4 m, mais estudos e contextos regulatórios deverão ser considerados.

LABRE/GDE, 20 de fevereiro de 2020.

PT2AA ESTREIA NOS SATÉLITES Por Alisson Cavalcanti, PR7GA

O indicativo oficial da LABRE, PT2AA, estreou oficialmente nos contatos via satélite. No dia 31/01/2020, dois colegas estiveram operando a estação diretamente da sede da LABRE, em Brasília. Trata-se dos colegas Rans PP2CC e Paulo PT2AW.

Foram efetuados cerca de 20 QSOs com colegas do Brasil e da Argentina, perfazendo 7 “grids” diferentes. O setup da operação consistiu de um transceptor ICOM IC-706MKIIG e uma antena log-periódica ELK.

Apesar das dificuldades com relação ao tempo de operação disponível e às passagens dos satélites que não foram muito favoráveis, foi uma boa estreia para PT2AA via satélite. Mais uma vez, parabenizamos a PP2CC e PT2AW pela ideia de operar a estação oficial da LABRE. Até a próxima operação!

Page 6: LABRE, 86 ANOSlabre.org.br › wp-content › uploads › 2020 › 02 › QTC-da-LABRE-02.202… · Por Alisson Cavalcanti, PR7GA A LABRE completou este mês 86 anos de atuação.

QTC FALADO da LABRE – 02/2020, 24 de Fevereiro de 2020

 6

RENER: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS Por Paulo Hernandes, PT2NP

IMPORTÂNCIA DA RENER

Todos os países, especialmente os que costumam ser atingidos por catástrofes naturais, como furacões e terremotos, sabem da importância de poder contar com rede de emergência de radioamadores.

O governo brasileiro também percebeu essa importância ao criar a RENER – Rede Nacional de Emergência de Radioamadores através da portaria n.º 302, de 24 de outubro de 2001. A rede foi inserida no Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC, portanto, no âmbito do agora Ministério do Desenvolvimento Regional.

Por que a RENER tem toda essa importância? Porque nas situações de desastres, nas quais todas as comunicações convencionais entram em colapso, somente os radioamadores — em caráter totalmente voluntário —, com suas estações móveis, de funcionamento por baterias, conseguem entrar no ar e transmitir mensagens de modo a providenciar salvamento e socorro às populações atingidas. Os postes e torres dos demais sistemas de comunicação estão no chão nessas situações.

STATUS ATUAL DA REDE

Por razões diversas, em cujo mérito não cabe agora entrar, a RENER chegou ao estado atual, que requer sua reestruturação e mudanças de enfoques.

Alteração importante promovida tempos atrás no âmbito governamental foi a retirada do DAS (status de cargo público federal comissionado) do Coordenador Nacional da RENER. Essa salutar providência despiu tal função do atrativo pecuniário e deixou-a como deve ser: cargo a ser exercido de forma totalmente voluntária, portanto, não-remunerada. Seus ocupantes agora atuam de maneira desinteressada, movidos apenas pelo amor à Pátria e ao bem-estar do próximo.

Falta, porém, a reorganização da rede e a colocação de sua estrutura e funcionamento no ambiente natural, mais apropriado: entre os radioamadores.

PENDÊNCIAS

Atualmente, tanto o Cadastro Nacional de Voluntários como a identificação de cada um deles encontra-se em poder do CENAD – Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, cuja capacidade não está absolutamente em discussão. Apenas entende-se que o cadastramento e identificação dos radioamadores voluntários ficam mais apropriados se operados por sua entidade organizativa, a Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão — LABRE.

E por que isso? Porque a LABRE está próxima dos operadores voluntários. Sabe quem são e terá mais facilidade de convocá-los nas situações de emergência. Poderá, com conhecimento de causa, não só os incluir, mas excluir da rede quando necessário.

Assim, no texto da proposta de Acordo de Cooperação SEDEC/LABRE/RENER, ora em discussão, consta a fundamental premissa de a administração da rede estar a cargo da LABRE, e a RENER subordinar-se ao CENAD nas situações de emergência e de treinamento promovido por esse órgão.

NORMAS E PROCEDIMENTOS

O texto retrorreferido, do Acordo de Cooperação, detalha as normas e procedimentos necessários para a relação SEDEC/LABRE/RENER ser harmônica, funcional e conforme a portaria que criou a rede. Em resumo, eles preveem que:

Page 7: LABRE, 86 ANOSlabre.org.br › wp-content › uploads › 2020 › 02 › QTC-da-LABRE-02.202… · Por Alisson Cavalcanti, PR7GA A LABRE completou este mês 86 anos de atuação.

QTC FALADO da LABRE – 02/2020, 24 de Fevereiro de 2020

 7

1.   Administrativamente, a RENER subordine-se à LABRE, que cuidará da identificação, localização e contatos com os radioamadores voluntários.

2.   Operacionalmente, em situações de desastres e de treinamentos, a RENER será ativada e subordinar-se-á ao CENAD, mas supervisionada por suas Coordenações Estaduais e pela LABRE (§ 3.º do art. 1.º da citada portaria 302).

3.   O Coordenador Nacional da RENER atuará com autonomia administrativa, mas em estreito contato com os dirigentes do CENAD e com o Presidente do Conselho Diretor da LABRE, especialmente nas situações de emergência.

4.   O necessário treinamento periódico dos voluntários tanto poderá ser realizado por iniciativa do CENAD como pela RENER. É muito conveniente que esses dois órgãos entendam-se a respeito para evitar duplicidade de procedimentos.

EXPECTATIVAS PARA CONCLUSÃO

Espera-se que as conversações recentemente retomadas entre o CENAD e a RENER, com vistas a consolidarem o texto do Acordo de Cooperação entre a CEDEC e a LABRE/RENER, sejam concluídas em breve. É da maior importância e conveniência que a mudança do titular do Ministério do Desenvolvimento Regional não afete a continuidade das citadas conversações nem a aceitação das proposições uma vez tidas como consensuais por ambas as partes — SEDEC/CENAD e LABRE/RENER.

LABRE RECEBE CONVITE PARA A HAM RADIO 2020 Por Alisson Cavalcanti, PR7GA

Recebemos, via email, mensagem de Thomas (DF2OO), Secretário de Relações Internacionais da DARC, associação alemã de radioamadores, contendo um convite para todos os colegas labreanos e demais radioamadores para participarem de dois eventos que acontecerão entre 26 e 28 de junho do presente ano na cidade de Friedrichshafen, na Alemanha: o 45º HAM RADIO 2020 e a 71ª Convenção do Lago Constance. Eis uma pequena apresentação deste importante evento, retirado do seu site oficial.

Após quase 110 anos, o radioamadorismo não perdeu nada de seu fascínio. Mesmo diante da Internet e dos telefones celulares, nosso hobby tem combinado e absorvido muitas das tecnologias modernas. Desde seu início, é um hobby que literalmente

conecta pessoas em todo o mundo e, no caso de desastres, pode ser usado de forma eficaz como apoio para as radiocomunicações.

O HAM RADIO serve como um ponto de encontro onde radioamadores podem se reunir e trocar informações e experiências. Como uma das maiores exposições de radioamadorismo do mundo, ao lado da Hamvention em Dayton/EUA e da Ham Fair em Tóquio/Japão, a HAM RADIO atrai expositores e visitantes de mais de 50 países de todo o mundo para Friedrichshafen. Uma característica especial da HAM RADIO é a participação combinada de expositores comerciais, associações e redes de todo o mundo e o maior mercado livre de rádio da Europa, com mais de 300 participantes de 25 países.

Em sua mensagem, Thomas (DF2OO) menciona os temas que serão tratados nesta edição da HAM RADIO:

• Tema principal em 2020: “QRP - menos é mais” • 71ª conferência do Lago Constance da DARC, com várias apresentações e reuniões durante os três dias • Sexta e sábado: Atividades para a Juventude (HAM RALLYE) • Atividades no Foyer West

Ele também destaca que espera receber representantes de outras entidades integrantes da IARU no primeiro dia do evento para um encontro informal, à semelhança dos que ocorreram em anos anteriores.

Page 8: LABRE, 86 ANOSlabre.org.br › wp-content › uploads › 2020 › 02 › QTC-da-LABRE-02.202… · Por Alisson Cavalcanti, PR7GA A LABRE completou este mês 86 anos de atuação.

QTC FALADO da LABRE – 02/2020, 24 de Fevereiro de 2020

 8

A LABRE NA ERA DIGITAL VOICE Por Fabio Poli, PY2LY

A LABRE entrou definitivamente na era de Digital Voice. Já em seu primeiro QTC FALADO, transmitido há cerca de um mês, contamos com transmissão em rede nacional via DMR Brandmeister pelo Talk Group 724942, integrada ao DSTAR Refletor XRF724D e C4FM refletor Brazil_724. Pela primeira vez em sua existência, o QTC FALADO da LABRE foi também transmitido nesta nova modalidade, marcando uma nova era em sua história.

Gerida hoje por uma nova e moderna estrutura, composta por colegas unidos e motivados a atender aos anseios dos radioamadores brasileiros, a LABRE conta com coordenação efetiva também nas redes de digital voice, área do radioamadorismo que está em pleno crescimento no Brasil e no mundo.

Falando um pouco sobre o DMR, é um protocolo de transmissão digital modulado em 4FSK (modulação por chaveamento de frequência) sendo o único em TDMA (Múltiplo Acesso por Divisão de Tempo) conferindo a um Repetidor dois canais distintos de conversação. Na prática, dois grupos de pessoas conseguem manter QSO ao mesmo tempo numa mesma frequência de repetidor, como se fossem dois repetidores distintos de outras modalidades.

O DMR foi adotado pelos Radioamadores inicialmente nos Estados Unidos via rede DMR MARC baseada na Motorola, seguido pela rede DMR+ integrando Motorola e Hytera, com algumas funcionalidades a mais, pela Alemanha. Por fim veio a rede mundial DMR Brandmeister desenvolvida pela Rússia e países da Europa com funcionalidades técnicas e inovações no modo de se comunicar vindo a revolucionar a comunicação mundial e conferindo à mesma um crescimento global sem precedentes nos últimos quatro anos, incluindo no Brasil, mantendo-se em pleno crescimento e impulsionando outras modalidades também.

Não devemos confundir o modo Digital Voice com Internet. São tecnologias distintas e independentes. Um repetidor em DV funciona de forma autônoma, similar a um analógico, divergindo apenas na modulação que é digital.

A Internet é apenas um recurso que pode ou não ser usado para interligar repetidores em rede, provendo uma integraçao internacional sem precedentes e fazendo da modalidade DV algo interessante em vários aspectos e usos sociais como em redes de emergência, radioescotismo, eventos tipo JOTA, treinamentos de CW, encontros regulares voltados a compartilhar conhecimentos e tecnologias, radiopalestras, integração mundial, entre outros, incluindo até suporte em radiocomunicações em emergências.

A rede DMR Nacional tem uma estrutura dedicada a emergências que suporta ocorrências locais, municipais, estaduais e federais, podendo incluir suporte internacional e atuar em paralelo a quaisquer outras atividades sem conflitos de rede.

Essa estrutura foi testada com sucesso em simulados promovidos pelas REER SP e PR, uma vez que basta alcançar um repetidor em rede para selar um contato efetivo entre quaisquer pontos do mundo. Se houver disponibilidade de internet local, também há a possibilidade de ingressar na rede via Hotspot, sem a necessidade de repetidor.

É importante frisar que este recurso não visa a substituir qualquer outro meio de comunicação e sim ser um forte aliado.

Enfim, ainda há muito a se falar sobre o assunto, o que faremos nas próximas edições do QTC FALADO da LABRE.

Page 9: LABRE, 86 ANOSlabre.org.br › wp-content › uploads › 2020 › 02 › QTC-da-LABRE-02.202… · Por Alisson Cavalcanti, PR7GA A LABRE completou este mês 86 anos de atuação.

QTC FALADO da LABRE – 02/2020, 24 de Fevereiro de 2020

 9

A LABRE E AS COMUNICAÇÕES EMERGENCIAIS

A LABRE apoia e encoraja fortemente iniciativas na área de comunicações emergenciais por esta ser uma importante atividade radioamadorística de cunho altamente humanitário. Entretanto estas iniciativas devem estar bem fundamentadas na sua organização e na formalização com o poder público local ou nacional, como prefeituras ou departamentos de defesa civil ou congênere, onde o preparo dos integrantes, responsabilidades dos representantes, coordenadores, participantes, etc., sejam corretamente

definidos por procedimentos preestabelecidos por quem conhece o assunto.

Isso é necessário para a garantia da eficiência das ações, assim como da segurança dos colegas operadores e dos atendidos pelo serviço. Algo mal feito em matéria importante como defesa civil pode ter consequências sérias para os socorristas e socorridos, podendo até atingir a imagem do radioamadorismo e da LABRE. É fundamental, por exemplo, que os participantes tenham treinamento adequado. Há cursos específicos para os radioamadores que desejem atuar nestas situações como o curso a distância promovido pela Defesa Civil de SP. Clique aqui para acessar.

A título de exemplo, citamos algumas organizações bem estabelecidas nos moldes acima: a RENER a nivel Nacional, a REER Paraná, a REER São Paulo e o RCE-GECRE no Espírito Santo a nível estadual e a ROER Petrópolis-RJ a nível municipal.

•  RENER: (poder público envolvido; Portaria Ministerial MI-302 de 24/10/2001; Portaria Nº 331, de 7 de agosto de 2009 – Manual de Ativação da RENER);

•  REER-PR parceria celebrada em 1998, com o Grêmio Rodada Trem das Onze e a CEDEC-PR, efetivação pelo decreto Nº 5830 – 03/07/2002 e regulamentado pela resolução 065/2017 (Regulamento da REER-PR)

•  REER-SP – decreto Nº 64.569, 05/ 11/ 2019, Curso on-line Capacitação para Radioamadores; •  RCE-GECRE ES - Oficio Nº 2657/2014 do CENAD/SEDEC-MI autorizando assumir estação RENER-ES,

Cursos de capacitação para Radioamadores, Noções Básicas de Defesa Civil •  ROER PETRÓPOLIS-RJ: Parceria com o Comitê de Ações Emergenciais de Petrópolis em outubro de 2010;

organização sem fins lucrativos conforme disposto na Lei 9.608/1998 (Lei do Voluntariado) e Lei 12.608, art. 8º item X; Curso de Nivelamento em Radio emergência, Minicursos Psicologia dos desastres, Conhecimentos básicos em Meteorologia, Noções Básicas em Defesa Civil, Reeditção do Guia Operacional de Rádio Emergência de autoria de PY5IP - Dirceu C. Cavalcanti e PY5AY - J. Olímpio em 2010;

Além das citadas acima, a LABRE está imbuída em fazer um levantamento das organizações radioamadorísticas voltadas às comunicações emergenciais para que tenhamos o conhecimento dessas meritosas iniciativas. A nossa intenção é a merecida divulgação às autoridades e à própria sociedade de um aspecto tão importante do Serviço de Radioamador.

Se você, por meio de uma associação de radioamadores formalmente instituída ou não, tem atuação na área de comunicações emergenciais, entre em contato conosco por meio do endereço eletrônico [email protected]. Em breve, iremos divulgar iniciativas da área em todo o Brasil em nosso site.

Page 10: LABRE, 86 ANOSlabre.org.br › wp-content › uploads › 2020 › 02 › QTC-da-LABRE-02.202… · Por Alisson Cavalcanti, PR7GA A LABRE completou este mês 86 anos de atuação.

QTC FALADO da LABRE – 02/2020, 24 de Fevereiro de 2020

 10

ANATEL FLEXIBILIZA ACESSO À FAIXA DO CIDADÃO Por Alisson Cavalcanti, PR7GA

A Anatel publicou o Regulamento Geral de Licenciamento de Estações (RGL) e o Regulamento Geral de Outorgas (RGO), que correspondem, respectivamente, às Resoluções 719 e 720. As novas normas, apesar de terem foco em outros serviços, trouxeram uma mdança substancial para a Faixa do Cidadão.

A principal novidade foi que os transceptores deste popular serviço de telecomunicações passam a ser classificados como sendo de “radiação restrita”. Esta reclassificação, na prática, abre a possibilidade para que qualquer pessoa possa usufruir do serviço sem a necessidade de licenciar uma estação, bastando apenas que o (a) interessado (a) comunique à Anatel o início de suas atividades por meio do sistema Mosaico, de forma totalmente gratuita.

A página da Anatel que contém informações sobre a Faixa do Cidadão já foi atualizada. Nela, além das informações acerca do licenciamento tradicional, que por sinal continua disponível, houve o acréscimo da nova forma de ingresso, chamada de “DISPENSA DE AUTORIZAÇÃO”:

“Caso o interessado opte pela dispensa da autorização, poderá utilizar o Serviço Rádio do Cidadão sem nenhum pagamento de taxa, apenas efetuando um cadastro simples, conforme orientação abaixo. É importante observar que a dispensa de autorização não permite a atribuição de indicativo de chamada, sendo livre a identificação da estação.” Fonte: https://www.anat–el.gov.br/setorregulado/radio-do-cidadao

Asssim, quem quiser operar na Faixa do Cidadão a partir de agora poderá optar entre fazer o licenciameto mediante preenchimento o formulário próprio e pagamento das taxas usuais e assim receber um indicativo de chamada, ou então, mediante a “DISPENSA DE AUTORIZAÇÃO”, usufruir do serviço sem custo algum, mas sem direito a indicativo de chamada, portanto, sendo livre para se identificar da forma que desejar.

É bom frisar que a utilização de equipamentos homologados continua obrigatória, seja para os que preferirem obter uma licença de estação na forma tradicional, recebendo um indicativo de chamada, seja para os que optarem pela dispensa de autorização, que não dá direito a indicativo. Portanto, não se trata de uma liberação irrestrita como alguns supunham, mas de uma flexibilização balizada por parâmetros bem definidos.

A Faixa do Cidadão foi criada nos EUA na década de 1950 e chegou ao Brasil no início dos anos de 1970. Foi criada com o propósito de prover ao cidadão comum, não técnico, uma forma de radiocomunicação prática e de fácil uso, o que contribuiu para o seu estrondoso sucesso pelo mundo. No Brasil, tradicionalmente a Faixa do Cidadão tem sido uma porta de entrada para o mundo das telecomunicações para inúmeras pessoas, sendo especialmente um celeiro de entusiastas que, eventualmente, tornam-se também radioamadores.

Page 11: LABRE, 86 ANOSlabre.org.br › wp-content › uploads › 2020 › 02 › QTC-da-LABRE-02.202… · Por Alisson Cavalcanti, PR7GA A LABRE completou este mês 86 anos de atuação.

QTC FALADO da LABRE – 02/2020, 24 de Fevereiro de 2020

 11

VOCÊ CONHECE OS DIPLOMAS DA LABRE? Por Alisson Cavalcanti, PR7GA A LABRE, à semelhança de praticamente todas as associações de radioamadores do mundo, mantém um programa de diplomas para reconhecer e premiar colegas radioamadores do Brasil e do mundo pelas suas conquistas no mundo do DX. São bastante concorridos pelos colegas estrangeiros, mas aqui no nosso país, não observamos uma procura tão grande.

Você sabe quais diplomas a LABRE confere? Veja abaixo:

O mais famoso e um dos mais difíceis é o WAB (Worked All Brazil), que premia o radioamador que comprovar contatos com todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Já foram emitidos 1015 diplomas WAB.

Já o WAA (Worked All America), é conferido para quem comprovar contatos com 45 entidades ou países constantes da lista DXCC localizados nas américas. Um deles, obrigatoriamente, deve ser o Brasil. Já foram emitidos  1640 diplomas WAA.

Por sua vez, o WAO (Worked Atlantic Ocean), é conferido para quem comprovar contatos com 21 países banhados pelo Oceano Atlântico e pelo menos uma estação brasileira de cada uma das nossas regiões geográficas, de 0 a 9. Já foram emitidos 137 diplomas WAO.s Por fim, o DBDX (Diploma Brasileiro de DX) é conferido a quem comprovar 20 contatos com países diferentes constantes da lista oficial do DXCC sendo obrigatoriamente um deles o Brasil e realizados exclusivamente nas bandas de 40, 80 ou 160 metros. Já foram emitidos 276 diplomas DBDX.

Estamos realizando algumas atualizações no regulamento destes diplomas para tornar mais ágil e prática a sua obtenção. Em breve, publicaremos em nosso site oficial o regulamento atualizado, bem como a lista completa dos diplomas já emitidos pela LABRE.

Page 12: LABRE, 86 ANOSlabre.org.br › wp-content › uploads › 2020 › 02 › QTC-da-LABRE-02.202… · Por Alisson Cavalcanti, PR7GA A LABRE completou este mês 86 anos de atuação.

QTC FALADO da LABRE – 02/2020, 24 de Fevereiro de 2020

 12

DX, DIPLOMAS E EVENTOS ESPECIAIS Por Claudio Gimenez, PY2KP CONCURSOS INTERNACIONAIS + SKCC Sprint 26/02, 00:00Z-02:00Z + UBA DX Contest, CW 29/02, 13:00Z a 01/03, 13:00Z + North American QSO Party, RTTY 29/02, 18:00Z a 01/03, 06:00Z DX 5H, TANZÂNIA Chas, NK8O / VE3ISD, estará novamente ativo como 5H3DX em Zinga, Tanzânia, entre 23 de fevereiro e 23 de março. A atividade será do hospital pediátrico de Zinga. Ele será acompanhado por seu cunhado, Fred, para melhorar a operação. As operações serão principalmente CW, com PSK31, FT8 e possivelmente SSB e 60m. QSL via LoTW e eQSL. NO Bureau 6W, SENEGAL. Dani, EA4ATI, Dani, está novamente ativo como 6W1 / EA4ATI de Dakar até 26 de fevereiro. A atividade será realizada em 40/20/15/10 metros SSB com um FT-857D com 100 watts em uma antena vertical. QSL via EA4R ou LoTW. 9J2LA ZAMBIA Boas notícias: a licença de 9J2LA em Zâmbia finalmente chegou. Os operadores agradecem a Mario / 9J2MYT (IK1MYT) e Brian / 9J2BO em Lusaka pelo auxílio para conseguir a licença. A equipe 9J2LA planeja estar ativa na Zâmbia entre 5 e 15 de março. A atividade será de 160 a 6 metros, usando CW, SSB, RTTY e FT8. V84, BRUNEI (Evento Especial). Estação de eventos especiais V84SHK estará ativa entre 23 de fevereiro e 2 de março. Atividade é comemorar o 36º aniversário do Dia Nacional do Brunei Darussalam no ano 2020. As operações serão realizadas em várias bandas de HF usando CW, SSB e Digital modos. ATIVIDADE ITINERANTE Os operadores Will / AA4NC e Ron / AA4VK irão estar ativos em 8 ilhas diferentes durante este ano. A agenda atualizada é a seguinte: Nova Zelândia Como ZL / AA4NC e ZL / AA4VK entre 18 e 20 de fevereiro Ilha Norfolk Como VK9NR e VK9NN entre 21 e 24 de fevereiro Austrália Como VK / AA4NC e VK / AA4VK entre os dias 24 e 27 de fevereiro Papua Nova Guiné Como P29NC e P29VK; entre 28 de fevereiro e 1º de março Ilhas Salomão Como H44NC e H44VK entre 1 e 3 de março Vanuatu Como YJ0NC e YJ0VK entre 3 e 6 de março Fiji Como 3D2AA e 3D2VK entre 7 e 8 março Estarão ativos também como 3D2AA durante o ARRL DX SSB (7 a 8 de março) 73, Claudio PY2KP