Lançamento do Documentário Bambaram di Mindjer

3
CONVITE Lançamento do Documentário Bambaram di Mindjer CHAPITÔ (Costa do Castelo, 1, Lisboa) | 23 Setembro 2013 | 18h30 A FEC – Fundação Fé e Cooperação, instituição com estatuto de utilidade pública, é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), reconhecida pelo Ministério Português dos Negócios Estrangeiros e pela União Europeia (UE). Foi instituída pela Igreja Católica em Portugal em 1990 e tem como missão: "Promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igrejas". A FEC desenvolve presentemente projetos de cooperação e desenvolvimento sustentável na Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, apoiando ainda, de forma mais pontual, projetos noutros países lusófonos. No âmbito de um dos nossos projetos desenvolvidos na Guiné- Bissau, 2009 – 2012, o “Bambaram di Mindjer – Profissionalização das Mulheres e Qualificação da Educação de Infância” ,foi realizado um breve documentário, cerca de 30 minutos, retratando o trabalho da FEC junto dos jardins-de-infância e capacitação de professores Guineenses. Teaser I Teaser II Teaser III Desta forma, estamos a preparar o lançamento deste documentário, que servirá também para celebrar os 40 anos da proclamação da independência da Guiné-Bissau e pretende contar com diversas personalidades ligadas à cultura,

Transcript of Lançamento do Documentário Bambaram di Mindjer

Page 1: Lançamento do Documentário Bambaram di Mindjer

CONVITE

Lançamento do Documentário Bambaram di Mindjer

CHAPITÔ (Costa do Castelo, 1, Lisboa)  |  23 Setembro 2013  |  18h30

A FEC – Fundação Fé e Cooperação, instituição com estatuto de utilidade pública, é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), reconhecida pelo Ministério Português dos Negócios Estrangeiros e pela União Europeia (UE). Foi instituída pela Igreja Católica em Portugal em 1990 e tem como missão: "Promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igrejas". A FEC desenvolve presentemente projetos de cooperação e desenvolvimento sustentável na Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, apoiando ainda, de forma mais pontual, projetos noutros países lusófonos.  No âmbito de um dos nossos projetos desenvolvidos na Guiné-Bissau, 2009 – 2012, o “Bambaram di Mindjer – Profissionalização das Mulheres e Qualificação da Educação de Infância”,foi realizado um breve documentário, cerca de 30 minutos, retratando o trabalho da FEC junto dos jardins-de-infância e capacitação de professores Guineenses. 

         Teaser    I   

         Teaser    II   

         Teaser    III   

 Desta forma, estamos a preparar o lançamento deste documentário, que servirá também para celebrar os 40 anos da proclamação da independência da Guiné-Bissau e pretende contar com diversas personalidades ligadas à cultura, também com outras ONG´s, com os nossos parceiros, representações oficiais e sociedade civil. PROGRAMA DO EVENTO 18h30 | Abertura: Intervenção Cultural de caráter recreativoContaremos com a presença da Karyna Gomes ( http://www.youtube.com/watch?v=-c0KZEw5gYo ) 19h00 | Introdução ao vídeo: Tertúlia - "Educação: a arma da esperança na Guiné-Bissau"Cultura, cooperação para o desenvolvimento e educação de infância como mecanismos de inclusão social. Estabelecer um diálogo que seja capaz de apontar horizontes nestas áreas de intervenção. Esta intervenção pretende com a presença de convidados de áreas setoriais distintas, artes/cinema, cooperação para desenvolvimento e educação de infância. 

Page 2: Lançamento do Documentário Bambaram di Mindjer

Convidados: Miguel Silva -  diretor do programa Engenheiros Sem Fronteiras da TESE, ONGD Portuguesa, e docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, nos Mestrados de Relações Internacionais e Estudos Africanos. Viveu e trabalhou na Guiné-Bissau, onde geriu projetos de cooperação para o desenvolvimento e coordenou ações de avaliação e diagnóstico. Foi Coordenador Executivo do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, onde é investigador e editor da revista “Africana Studia".  Ir. Dina Henriques - membro da Congregação das Servas Nossa Senhora de Fátima. Licenciada em Ensino de Biologia e Geologia, lecionou Ciências Naturais. Entre 2003 e 2007 viveu em Moçambique, dando apoio à comunidade de Mavila, na Diocese de Inhambane. Em 2007 assumiu a criação do primeiro curso superior de Educadores de Infância na Guiné-Bissau, tendo estado na génese da primeira Escola de Educadores de Infância de Bissau, onde viveu até ao início de 2013.

 Maria Odete da Costa Semendo - licenciou-se em línguas e em literaturas modernas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade nova de Lisboa. Professora da língua portuguesa, foi Diretora da Escola Normal Superior “Tchico Té”. Coordenou, entre outras atividades, o Projeto “Expansão e Melhoria Qualificativa do Ensino da Língua Portuguesa” apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Foi Ministra da Educação Nacional e Presidente da Comissão Nacional da UNESCO-Bissau.

 Ernesto Dabó - Ao longo destes quarenta anos produziu dezenas de canções, participou em inúmeras iniciativas de índole cultural, prosseguiu a sua formação tendo concluído licenciatura e mestrado em Direito Internacional. Hoje, Ernesto Dabó, um dos pioneiros da música moderna guineense, é um dos principais depositários da memória artístico-cultural do pós-independência do pais de Amilcar Cabral.Moderação: Paula Borges, RTP África 20h00 | Exibição do VídeoExibição do vídeo “Bambaram di Mindjer”, Ano 2012 (30 minutos). Um produto FEC. Realização e produção Dolly Filmes, com financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P.  ENTRADA LIVRE | Inscrições e mais informações: [email protected] | 218 861 710