Leonardo e Efire

11
Leonardo e Efire

description

Os Lusíadas, Episódio de Leonardo e Efire, paráfrase, Expresso

Transcript of Leonardo e Efire

Page 1: Leonardo e Efire

LeonardoeEfire

Page 2: Leonardo e Efire

75

Leonardo, soldado bem disposto,

Manhoso, cavaleiro e namorado,

A quem Amor não dera um só desgosto,

Mas sempre fora dele mal tratado,

E tinha já por firme pressuposto

Ser com amores mal-afortunado,

Porém não que perdesse a esperança

De ainda poder seu fado ter mudança,

Leonardo, rapaz de boapresença, comqualidades, cavaleiro edado a amores, a quemAmor não dera apenasum desgosto, massempre o tratara mal, eque já sabia que nãoera feliz em amores.Porém, ainda nãoperdera a esperança demudar a sua sorte.

Page 3: Leonardo e Efire

76Quis aqui sua ventura que corriaApós Efire, exemplo de beleza,Que mais caro que as outras dar queriaO que deu, para dar-se a Natureza.Já cansado, correndo, lhe dizia:“Ó fermosura indigna de aspereza,Pois desta vida te concedo a palma,Espera um corpo de quem levas a alma!

Quis o destino queLeonardo corresseatrás de Efire, exemplode beleza, que semostrava mais esquivaque qualquer dasoutras ninfas. Enquantocorria, dizia-lhe: “Óformosura em quemnão fica bem acrueldade, já és donada minha alma, esperatambém pelo meucorpo.”

Page 4: Leonardo e Efire

77Todas de correr cansam, Ninfa pura,Rendendo-se à vontade do inimigo;Tu só de mi só foges na espessura?Quem te disse que eu era o que te sigo?Se to tem dito já aquela venturaQue em toda a parte sempre andacomigo,Oh!, não na creias, porque eu, quando acria,Mil vezes cada hora me mentia.

Todas se cansam de correr,e só tu foges de mim?Quem te disse que era eu?Se to disse a má sorte quesempre me acompanha,não acredites nela, porqueeu fui enganado sempreque nela acreditei.

Page 5: Leonardo e Efire

78

Não canses, que me cansas; e, sequeres

Fugir-me, por que não possa tocar-te,

Minha ventura é tal, que, inda queesperes,

Ela fará que não possa alcançar-te.

Espera; quero ver, se tu quiseres,

Que sutil modo busca de escapar-te;

E notarás, no fim deste sucesso,

Tra la spica e la man qual muro hemesso.

Não canses, que me cansas! Sefoges de mim para que eu te nãopossa tocar, espera por mim, everá que, mesmo que esperes, eununca te alcançarei.Espera, e vamos ver que subtilforma encontra agora a minhapouca sorte para me escapar. Eno fim verás “tra la spica e la manqual muro he messo” (entre aespiga e a mão levanta-se sempreum muro, ou seja, quando pareceque está prestes a alcançar-se oque se deseja, surge umobstáculo intransponível)

Page 6: Leonardo e Efire

Não fujas. E tambémnão fuja o breve tempoda tua formosura. Tupodes, só com abrandaro passo, conseguir oque nunca conseguiramimperadores eexércitos: vencer a forçado destino, que sempreme perseguiu em tudoo que desejei.

79

Oh! Não me fujas! Assim nunca o breve

Tempo fuja de tua fermosura;

Que só com o referear o passo leve,

Vencerás da Fortuna a força dura.

Que Emperador, que exército, se atreve,

A quebrantar a fúria da ventura

Que, em quanto desejei, me vai seguindo,

O que tu só farás não me fugindo?

Page 7: Leonardo e Efire

Tomas o partido da minhadesgraça? É fraqueza darajuda ao mais forte contra omais fraco. Levas contigo omeu coração? Larga-o, ecorrerás mais depressa. Nãote sentes carregada pelopeso desta alma que levasenredada nos teus cabelosde ouro? Ou, depois de aprenderes, mudaste-lhe odestino, que passou a pesarmenos?

80

Pões-te da parte da desdita minha?

Fraqueza é dar ajuda ao mais potente.

Levas-me o coração que livre tinha?

Solta-mo, e correrás mais levemente.

Não te carrega essa alma tão mesquinha

Que nesses fios de ouro reluzente

Atada levas? Ou, depois de presa,

Lhe mudaste a ventura, e menos pesa?

Page 8: Leonardo e Efire

81Nesta esperança te vou seguindo:Que ou tu não sofrerás o peso dela,Ou, na virtude de teu gesto lindo,Lhe mudarás a triste e dura estrela.E, se se lhe mudar não vás fugindo,Que Amor te ferirá, gentil donzela,E tu me esperarás, se Amor te fere;E, se me esperas, não há mais queespere.”

Nesta única esperança tevou seguindo: ou tu nãoaguentas o peso da minhaalma, ou a força da tuabeleza lhe mudará a tristee dura estrela. Se mudar,não fujas mais, porqueamor te ferirá, e entãoserás tu a esperar-me. E,se me esperas, nada maisespero.”

Page 9: Leonardo e Efire

82Já não fugia a bela Ninfa, tantoPor se dar cara ao triste que a seguia,Como por ir ouvindo o doce canto,As namoradas mágoas que dizia.Volvendo o rosto, já sereno e santo,Toda banhada em riso e alegria,Cair se deixa aos pés do vencedor,Que todo se desfaz em puro amor.

A linda ninfa fugia, jánão tanto para se fazerdifícil, como a princípio,mas para ir ouvindo odoce canto e osqueixumes apaixonadosde Leonardo. E, já todabanhada de riso e dealegria, deixa-se cair aospés do vencedor, que sedesfaz em puro amor.

Page 10: Leonardo e Efire

Toda a floresta ressoa debeijos famintos, demimoso choro, de zangasdepressa convertidas emrisinhos. O que maisaconteceu naquelamanhã e na sesta, émelhor experimentá-loque imaginá-lo, masimagine-o quem o nãopode experimentar.

83

Oh! Que famintos beijos na floresta,

E que mimoso choro que soava!

Que afagos tão suaves, que ira honesta,

Que em risinhos alegres se tornava!

O que mais passam na manhã e na sesta,

Que Vénus com prazeres inflamava,

Melhor é experimentá-lo que julgá-lo;

Mas que julgue quem não podeexperimentá-lo.

Page 11: Leonardo e Efire

Desta forma, já juntas asninfas com osnavegantes, enfeitam-nos com coroas deflores, louro e de ouro.Dão-se as mãos comoesposas, e com palavrasformais e estipulantes,prometeram-se eternacompanhia na vida e namorte.

84

Destarte, enfim, conformes já as fermosas

Ninfas cos seus amados navegantes,

Os ornam de capelas deleitosas

De louro e de ouro e flores abundantes.

As mãos alvas lhe davam como esposas;

Com palavras formais e estipulantes

Se prometeram eterna companhia,

Em vida e morte, de honra e alegria.