LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ......

23
1 A imagem abaixo mostra o Arquipélago de Anavilhanas, no Rio Negro, Estado do Amazonas. Observe a imagem e responda às questões. (Fonte: Google Earth. Acessado em 25/09/2012.) a) O Rio Negro apresenta águas escurecidas, dife- rentemente de outros rios da região, que apresentam cores claras. Por que este rio apresenta cores escuras? b) O que explica a grande quantidade de ilhas no canal do rio? Por que parte dessas ilhas é coberta de floresta? Resolução a) O rio transporta grande quantidade de limo, material orgânico de tonalidade escurecida que “enegrece” as águas. A margem norte do Rio Negro, de onde ele se origina, é constituída por formações geológicas cristalinas antigas, já muito desgastadas e que produzem pouco material a ser transportado, o que justifica a enorme quantidade de limo vindo das formações florestais da porção norte da Amazônia. b) As ilhas são o produto de um processo contínuo de sedimentação que, ao se acumular, resultou em bancos de areia que evoluíram para ilhas. Dada a grande quantidade de material orgânico depo- sitado, as terras das ilhas são suficientemente férteis e elevadas para comportar florestas. U U N N I I C C A A M M P P ( ( 2 2 ª ª F F A A S S E E ) ) J J A A N N E E I I R R O O / / 2 2 0 0 1 1 3 3

Transcript of LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ......

Page 1: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

1A imagem abaixo mostra o Arquipélago de Anavilhanas,no Rio Negro, Estado do Amazonas. Observe a imageme responda às questões.

(Fonte: Google Earth. Acessado em 25/09/2012.)

a) O Rio Negro apresenta águas escurecidas, dife -rentemente de outros rios da região, que apre sentamcores claras. Por que este rio apresenta cores escuras?

b) O que explica a grande quantidade de ilhas no canaldo rio? Por que parte dessas ilhas é coberta de floresta?

Resoluçãoa) O rio transporta grande quantidade de limo,

material orgânico de tonalidade escurecida que“enegrece” as águas. A margem norte do RioNegro, de onde ele se origina, é constituída porformações geológicas cristalinas antigas, já muitodesgastadas e que produzem pouco material a sertransportado, o que justifica a enorme quantidadede limo vindo das formações florestais da porçãonorte da Amazônia.

b) As ilhas são o produto de um processo contínuo desedimentação que, ao se acumular, resultou embancos de areia que evoluíram para ilhas. Dada agrande quantidade de material orgânico depo -sitado, as terras das ilhas são suficientementeférteis e elevadas para comportar florestas.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 2: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

2As marés são movimentos periódicos de elevação eabaixamento dos oceanos e mares provocados pela açãogravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra. A figuraabaixo representa os momentos de ocorrência de marésde sizígia e de marés de quadratura. Observe a figura eresponda às questões.

a) Em que condições ocorrem marés de sizígia e marésde quadratura, e que consequências essas condiçõestêm para a amplitude de marés?

b) Indique duas formas geomorfológicas que podem serinfluenciadas pelas marés nas zonas costeiras.

Resoluçãoa) Considerando-se o movimento de Translação,

aquele que a Lua descreve ao redor da Terra, asmarés de sizígia ocorrem quando há a conjunção,ou mais propriamente, o alinhamento do sistemaSol-Terra-Lua, ou seja, quando esta se posicionaentre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova –, ou emoposição ao Sol – fase da Lua Cheia. Já as marés de quadratura ocorrem na ausênciadeste alinhamento sistêmico, ou seja, durante asfases das Luas Crescente e Minguante. O que asdiferem das marés de sizígia é que apresentamamplitudes inferiores às dessas marés. Durante o mês lunar, as marés de sizígia apre -sentam as maiores amplitudes, pois é quando ainfluência gravitacional do sistema Sol-Terra-Luaé mais intensa nas faces da Terra voltadas paraesses astros.

b) As formas geomorfológicas passíveis de influênciapelas marés são: planícies costeiras, estuários edeltas fluviais e restingasAs planícies fluviais são suscetíveis às inundaçõesplúvio-fluviais, comportando meandros abando -nados, com áreas sujeitas às marés de sizígia e acolmatação por sedimentos; os baixos terraços sãoáreas de acreção, sujeitos à inundação por marés;as planícies e terraços flúvio-estuarinos são inun -dadas diariamente e/ou sazonalmente pelas marés,havendo a influência do fenômeno da pororoca; asplanícies flúvio-marinhas são diariamente inun -dadas por marés, com acréscimo de sedimentosfixados predominantemente por mangues; osbancos de areia e/ou lama resultam do acúmulo desedimentos oriundos da erosão de áreas adjacen -tes e/ou transportados durante os ciclos de marés.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 3: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

3O mapa abaixo apresenta os abalos sísmicos superiores àmagnitude 3,0 identificados no Brasil entre 1767 e 2007.

(Fonte:http://www.iag.usp.br/~agg110/moddata//SISMOLOGIA/Conceitos_Sismologia.pdf)

a) Embora distante da borda de placas tectônicas, o Brasilapresenta abalos sísmicos eventuais. Quais as carac -terísticas predominantes desses sismos no Brasil?

b) Por que o Estado do Acre apresenta grande quantidadede abalos sísmicos e por que eles são profundos?

Resoluçãoa) Em geral, são abalos de baixa intensidade, que

ocorrem, na maioria, próximos à superfície,geralmente em áreas de falhas tectônicas. Essesabalos são, geralmente, o reflexo de abalos ocor -ridos na Cordilheira dos Andes, além da aco -modação em falhas em materiais cristalinosin tracontinentais e nas bordas da escarpa daSerra do Mar, por processos de expansão de fundooceânico refletidos na borda litorânea.

b) A grande quantidade de abalos ocorre em funçãoda proximidade que o Acre apresenta em relaçãoàs áreas em que há maior atividade resultante doencontro das placas tectônicas que formam aCordilheira do Andes. Os abalos são profundos,pois o Acre está localizado sobre a protocor -dilheira andina, local onde se inicia a elevação dacordilheira e se encontram volumosas camadas desedimentos.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 4: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

4O Congresso Nacional aprovou a Lei nº 10.257, em vigordesde 10 de outubro de 2001, conhecida como Estatuto daCidade. Esta Lei estabelece as diretrizes gerais da políticaurbana brasileira, fornecendo instrumentos urbanísticospara o desenvolvimento das funções sociais, do uso e dagestão da cidade.(Adaptado de “Estatuto da Cidade: Guia para Implementação pelosMunicípios e Cidadãos”. Brasília: Instituto Pólis/Laboratório deDesenvolvimento Local, 2001.)

a) Aponte dois aspectos da urbanização brasileira,manifestados especialmente a partir da segunda metadedo século XX, que produziram a necessidade de umalei para orientar a política urbana do país.

b) O Plano Diretor, instrumento de planejamento urbanoque consta da Constituição de 1988, foi reforçado noEstatuto da Cidade e é obrigatório para algumas cate -gorias de municípios brasileiros. Destaque duas dire -trizes de planejamento urbano que o Plano DiretorMu nicipal pode adotar para que seja garantido o direitode todos à cidade.

Resoluçãoa) O crescimento urbano tornou-se desordenado em

função da aceleração das atividades secundárias eterciárias, que atraíram para as cidades grandecontingente de pessoas vindas do campo. Aomesmo tempo, faltava um planejamento adequadopara que se contemplasse o uso correto do solourbano, o que comprometeu a infraestrutura,como transportes, habitação e abastecimento.

b) Entre as diretrizes de planejamento que o PlanoDiretor poderia adotar, destacam-se a forma deuso e ocupação do solo, o processo de circulaçãohumana entre os diversos pontos do espaçourbano, o levantamento das áreas de risco, adeterminação de políticas para o uso comum deáreas públicas e o acesso ao sistema de in -fraestrutura urbana.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 5: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

5Graças ao tamanho continental e à imensa população dopaís, as políticas implementadas pelo governo permitiramà China combinar as vantagens da industrialização voltadapara a exportação, induzida em grande parte peloinvestimento estrangeiro, com as vantagens de umaeconomia nacional centrada em si mesma e protegidainformalmente pelo idioma, pelos costumes, pelasinstituições e pelas redes, aos quais os estrangeiros sótinham acesso por intermediários locais. Uma boa ilus tra -ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governoda China ergueu do nada e que hoje abrigam dois terços dototal mundial de trabalhadores em zonas desse tipo.(Adaptado de Giovanni Arrighi, Adam Smith em Pequim: origens efundamentos do século XXI. São Paulo: Boitempo, 2008, p.362.)

a) Indique duas ações políticas do governo chinês queproduziram as condições internas para a ascensão eco -nômica do país.

b) Aponte as estratégias geopolíticas utilizadas pelaChina para a obtenção de recursos naturais em distintaspartes do mundo, que possibilitam a manutenção doatual modelo de produção industrial em larga escala nopaís.

Resoluçãoa) Abertura para o investimento estrangeiro, apro -

veitamento de mão de obra extremamente baratae disciplinada pela repressão, construção naschamadas ZPEs de infraestrutura como meios detransportes, telecomunicações e fornecimento deenergia, o que reduz os gastos dos investidoresexternos, acenando com a possibilidade da futuraexploração do mercado interno chinês.

b) O governo chinês promove uma política deaproximação aos governos dos países onde seencontra a matéria-prima desejada, fornecendorecursos ou infraestrutura, construindo aero -portos, trans portes, redes de comunicação, ado -tando políticas de apoio aos governos locais,eventualmente construindo obras relacionadas aeventos espor tivos (como estádios de futebol, porexemplo), ou pagando preços vantajosos para osrecursos aí existentes.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 6: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

6O Congresso Nacional brasileiro aprovou o Projeto de Leinº 2565/2011, que altera a distribuição dos royalties daexploração e produção de petróleo, gás natural e outroshidrocarbonetos fluídos entre a União, Estados, DistritoFederal e municípios. Este novo marco regulatório, quetrata do regime de partilha das riquezas geradas pelaexploração dos recursos naturais no país, vem gerandopolêmica. O que se debate é se tais riquezas devempermanecer apenas nos Estados e municípios em que selocalizam os combustíveis fósseis ou se elas serãodistribuídas também para as outras unidades da Federaçãoque não são detentoras desses recursos.

a) Cite os dois Estados brasileiros mais prejudicados pelaaprovação do novo marco regulatório.

b) Apresente os principais argumentos favoráveis àmanutenção da legislação atual e os que defendem adistribuição das riquezas produzidas pela exploraçãodos recursos para todas as unidades da Federação.

Resoluçãoa) A questão dos royalties do petróleo prejudicou

particularmente os estados de Rio de Janeiro eEspírito Santo.

b) Os argumentos favoráveis à manutenção dalegislação atual são: (I) estados e municípiosprodutores dependem dos royalties relativos àexploração do petróleo, aparentemente em seusterritórios, considerando-se que as verbas oriun -das da exploração deste recurso promoveram umaelevação do padrão socioe conômico e possibi li ta -ram a esses entes federativos ampliar a infraes tru -tura, que passou a demandar maior volume derecursos para ser mantida em face do crescimentoda população e da economia indireta relacionadaa essa exploração; (II) a reforma na legislaçãopromoverá um corte abrupto dos orçamentosesta duais de um ano para o outro; (III)instabilidade jurídica gerada pela mudança deregras já estabelecidas.Os fatores favoráveis à mudança na legislação são:(I) melhor distribuição das riquezas oriundas deum recurso, que, segundo a Constituição Federal,pertence à União e deve ser partilhado entre todosos entes da Federação; (II) a infraestrutura paraa exploração do petróleo na PlataformaContinental foi implantada pela Petrobrás,empresa estatal federal, portanto com recursosfederais oriundos de tributos de toda a população,de estados produtores e não produtores; (III) nocaso específico da exploração do petróleo nacamada do pré-sal, a mudança na legislaçãopermitirá a realização de investimentos maisvolumosos na área social, especificamente no setorda educação.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 7: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

7Em novembro de 2011, o cacique Nísio Gomes de TekohaGuaiviry foi morto nas proximidades da rodovia MS-386,entre os municípios de Ponta Porã e Amambaí, no Estadodo Mato Grosso do Sul (MS). O assassinato de indígenasnessa região é um fato frequente. Os povos indígenasGuarani e Kaiowá vivem em situações precárias e emconstantes conflitos com os fazendeiros da região.

(Adaptado de “Documento Final Aty Guasu Kaiowá e Guarani:Aldeia Rancho Jacaré–Laguna”.

CIMI-Regional Mato Grosso do Sul.

http://www.cimi.org.br/site/ptbr/index.php?system=news&action=read&id=6406. Acessado em 04/10/2012.)

a) Apresente os principais motivos de conflitos entreindígenas e fazendeiros como os da região mencionadano texto.

b) Cite duas ações coordenadas pela FUNAI direcionadaspara a proteção das populações indígenas brasileiras.

Resoluçãoa) As regiões de Ponta Porã e Amambaí são áreas

onde foram criadas, há tempos, pelo governofederal, reservas indígenas para as tribos aíexistentes, como sucedeu em diversas outrasregiões do País. Nesses locais, ocorre também oavanço das frentes agrícolas pioneiras, onde aatividade agropastoril acaba, muitas vezes, porinvadir ilegalmente as áreas indígenas, pro -vocando a reação dos povos nativos.

b) A FUNAI atua primordialmente enviando indi -genistas para a região, os quais, mantendo contatocom os grupos nativos, procuram preservarcultura, história, língua e compor tamento, daforma como eram encontrados nos primeiroscontatos. Atuam também denunciando aoMinistério Público as invasões de terras e exigindoas medidas cabíveis das autoridades, como aspolícias estaduais e federal, para expulsar osinvasores e evitar conflitos.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 8: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

8A foto A mostra famílias de colonos imigrantes alemãesque participaram do povoamento do Paraná e a foto Bmostra colonos italianos na cidade de Caxias do Sul (RS).

FOTO A

(Fonte: http://www.infoescola.com/historia/colonizacaoalema-no-sul-do-brasil/. Acessado em 16/10/2012.)

FOTO B

(Fonte: http://www.infoescola.com/historia/colonizacao-italiana-no-sul-do-brasil/. Acessado em 16/10/2012.)

A primeira grande política regional executada pelonascente Estado nacional brasileiro foi a colonizaçãodirigida na Região Sul do Brasil.

a) Identifique os objetivos do governo brasileiro quandoformulou a política de povoamento da Região Sul compopulações imigrantes, especialmente europeus.

b) Aponte duas características que predominaram no tipode povoamento empreendido pela colonização dirigidana Região Sul, uma referente ao regime de propriedadeda terra adotado e uma referente às formas de cultivoda terra.

Resoluçãoa) O governo tinha por objetivo, primeiramente,

ocupar uma região cujo baixo povoamento levavaos países vizinhos a questionar sua propriedadepelo Brasil, como aconteceu com a Argentina, quepretendia assumir as terras da porção oeste da

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 9: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

Região Sul. Afirma-se também que a introduçãodo elemento imigrante de origem europeia procu -rava promover um processo de “branqueamento”da população, reduzindo a influência e o percen -tual do elemento negro, bem como dos indígenas aíexistentes.

b) Quanto ao regime de propriedade da terra, aosimigrantes eram destinadas áreas de pequenotamanho, nas quais predominava a mão de obrafamiliar com policulturas alimentares, ou seja,voltadas para a subsistência. Eventualmente, asfamílias trabalhavam em mutirão.

9As alterações do clima vêm sendo debatidas pelo PainelIntergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC),órgão das Nações Unidas. Segundo o IPCC, até 2100 atemperatura da Terra poderá subir entre 1,8°C e 5°C.

(Adaptado de http://hdr.undp.org/en/media/HDR-20072008-PT-com plete.pdf. Acessado em 02/10/2012.)

Considerando o texto acima, responda:

a) Quais seriam as consequências do possível aumento datemperatura da Terra?

b) Cite duas metas definidas pelo Protocolo de Kyoto parareduzir o possível aumento da temperatura no planeta.

Resoluçãoa) O possível aumento da temperatura global traria

consequências como o derretimento das calotaspolares e a consequente alteração na circulação decorrentes marítimas e nas temperaturasoceânicas, o que, num primeiro momento,ameaçaria as áreas litorâneas onde habita boaparte da população mundial. O aquecimentoglobal e a mudança no padrão de circulaçãoatmosférica provocaria a intensificação daocorrência de eventos climá ticos extremos, comofuracões, secas prolon gadas, invernos rigorosos eavanço do processo de desertificação em áreasmais vuneráveis, mudança no padrão de produçãoagrícola, com a possível quebra de safras, e apossível expansão de doenças consideradastropicais para outras áreas do globo.

b) O Protocolo de Kyoto estabelece como metas aredução das emissões de CO2 geradas pela quei -ma de combustíveis fósseis; uma reestruturaçãodo padrão de produção industrial, menos po -luente; mudança do padrão de consumo global.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 10: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

10Por que as pessoas se casavam na Roma Antiga? Paraesposar um dote, um dos meios honrosos de enriquecer,e para ter, em justas bodas, rebentos que, sendo legítimos,perpetuassem o corpo cívico, o núcleo dos cidadãos. Ospolíticos não falavam exatamente em natalismo, futuramão de obra, mas em sustento do núcleo de cidadãos quefazia a cidade perdurar exercendo a “função de cidadão”ou devendo exercê-la.

(Adaptado de P. Ariès e G. Duby, História da Vida Privada. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. v. 1, p. 47.)

a) Por que o casamento tinha uma conotação políticaentre os cidadãos, na Roma Antiga?

b) Indique dois grupos excluídos da cidadania durante aRepública romana (509-27 a.C.).

Resoluçãoa) Porque assegurava a continuidade da cidadania

por meio de uma descendência legitima, a qualgarantiria a perpetuidade do Estado Romano.

b) Os escravos e os libertos, ou sejam, aqueles quehaviam deixado de ser escravos.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 11: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

11Tradicionalmente, a vitória dos cristãos sobre os muçul -manos na Batalha de Covadonga, na região da PenínsulaIbérica, em 722, foi considerada o início da chamadaReconquista. Mais do que um decisivo confronto bélico,Covadonga foi uma luta dos habitantes locais por suaautonomia. A aproximação ideológica desta vitória, feitamais tarde por clérigos das Astúrias, conferiu à batalha aimportância de um fato transcendente, associado ao quese considerava a missão da monarquia numa Hispânia quetombara diante dos seus inimigos.(Adaptado de R. Ramos, B. V. Sousa e N. Monteiro (orgs.), História

de Portugal. Lisboa: A Esfera dos Livros, 2009, p. 17-18.)

a) Explique o que foi a Reconquista.

b) De que maneiras a Batalha de Covadonga foi reu -tilizada no discurso histórico e político pelos clérigosdas Astúrias?

Resoluçãoa) Guerra travada pelos cristãos de ascendência

visigótica contra os mouros/árabes muçulmanos,que haviam invadido e conquistado a PenínsulaIbérica em 711. O longo conflito, que durou de 722(vitória dos cristãos em Covadonga) a 1492(rendição de Granada, último reduto mouro naEspanha), deu origem aos reinos de Portugal,Leão, Castela, Navarra e Aragão, sendo que osquatro últimos formaram o Reino da Espanha.

b) As Astúrias – região no extremo norte da Penín -sula Ibérica – foi o ponto de partida da Guerra daReconquista. Segundo o texto, os clérigos daregião utilizaram a vitória de Covadonga como amatriz de uma monarquia cristã que resultaria nomoderno Reino da Espanha, unificado no séculoXV pelo casamento de Fernando de Aragão comIsabel de Castela e Leão.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 12: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

12Observe a imagem abaixo:

Adriaen van de Venne. A pesca de almas (1614). Rijksmuseum, Amsterdã, Holanda. Detalhe.

a) A imagem representa a disputa entre calvinistas ecatólicos. Como estão representados os calvinistas naobra do artista holandês?

b) Explique a importância econômica da Holanda comopotência marítima no contexto europeu do séculoXVII.

Resoluçãoa) Na tela em questão, os calvinistas estão represen -

tados com trajes pretos, indicativos de sua sobrie -dade e rigor moral; um deles exibe um exemplar daBíblia, considerada pelos reformistas como a únicafonte da doutrina cristã.

b) No século XVII, a Holanda – república burguesaque se libertara da Espanha no século anterior –tornou-se a maior potência marítima da Europa,dominando o comércio por meio de duas com -panhias privilegiadas: a das Índias Orientais e adas Índias Ocidentais. Em função disso, a Holandachegou a ser o principal centro do capitalismomercantil europeu. Entretanto, no final do séculoXVII, muito desse poder naval e econômico foraperdido, por força dos Atos de Navegação promul -gados pelo Parlamento Inglês e das derrotas im -postas pela marinha da Inglaterra à frotaho lan desa.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 13: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

131549 e 1763 são os anos do estabelecimento de Salvadore Rio de Janeiro, respectivamente, como capitais da áreaque viria a ser o Brasil. Em 1960, a terceira capital foiinaugurada.

Em relação ao estabelecimento das capitais, responda:

a) Quais os objetivos políticos do estabelecimento dasduas primeiras capitais?

b) Por que a mudança da capital do Rio de Janeiro paraBrasília pode ser vista como uma mudança política eestratégica?

Resoluçãoa) Objetivos políticos do estabelecimento da capital

em Salvador: consolidação do domínio portuguêssobre a colônia brasileira e aceleração do processode colonização, a serem alcançadas por meio dacentralização administrativa instituída pelacriação do governo-geral.Objetivos políticos do estabelecimento da capitalno Rio de Janeiro: necessidade de acompanhar amu dança do eixo econômico brasileiro, do Nor -deste para o Centro-Sul, de modo a controlar deperto a mineração (principal atividade econômicado Brasil no século XVIII).

b) Mudança política, porque tornaria o centropolítico-administrativo do País menos sujeito àspressões políticas, econômicas e sociais que sofriano Rio de Janeiro.Mudança estratégica, pois tornaria a capitalbrasileira menos vulnerável a eventuais ataquesex ternos e também a movimentos armados inter -nos.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 14: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

14Observe a distribuição de custos dos camponeses fran -ceses, em percentual da colheita, às vésperas daRevolução de 1789. Esses custos referem-se ao arren -damento da terra, ao custo das sementes e aos impostospagos ao rei, ao senhor da terra e ao clero.

(Adaptado de L. Bourquin (coord.), Histoire. Paris: Belin, 2003, p. 187.)

a) Relacione os dados apresentados com as condiçõesvividas pelos camponeses na França do final do SéculoXVIII.

b) Por quais motivos a questão econômica foi um ele -mento importante para o Terceiro Estado durante aRevo lução Francesa?

Resoluçãoa) Os dados apresentados mostram que, deduzidas

as despesas tributárias e os gastos com sementes earrendamento, restavam ao camponês francêsapenas 35% de sua produção – percentual clara -mente insuficiente para mantê-lo e a sua famíliaem condições mini mamente razoáveis de subsis -tência.

b) Porque toda a carga tributária da monarquiafrancesa recaía sobre o Terceiro Estado, visto queo clero e nobreza estavam isentos; além disso, aburguesia, que fazia parte do Terceiro Estado, erao grupo social com maior poder econômico e, poressa razão, reivindicava participação nas decisõespolíticas, assim como a extinção dos privilégiosconcedidos às duas outras ordens sociais.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 15: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

15No fim do século XIX, Frederick Jackson Turnerelaborou uma tese sobre a “fronteira” como definidora docaráter dos Estados Unidos até então. A força doindivíduo, a democracia, a informalidade e até o caráterrude estariam presentes no diálogo entre a civilização e abarbárie que a fronteira propiciava. As tradições europeiasforam sendo abandonadas à medida que o desbravador seaprofundava no território em expansão dos EstadosUnidos.

Em relação à questão da fronteira nos Estados Unidos,responda:

a) De quais grupos ou países essas terras foram sendoretiradas no século XIX?

b) O que foi o “Destino Manifesto” e qual seu papel nessaexpansão?

Resoluçãoa) Países: França, de quem os Estados Unidos

compraram a Luisiana; Espanha, de quem osEstados Unidos compraram a Flórida; e México,de quem os Estados Unidos tomaram um vastoterritório que se estendia do Texas à Califórnia.Grupos: tribos indígenas que habitavam osterritórios a Oeste dos Apalaches e as pradariasdo Centro-Oeste e do Oeste.

b) Doutrina político-ideológica que afirmava seremos Estados Unidos um país protegido por Deus e,por essa razão, destinado a se tornar uma grandepotência, triunfando sobre todos os seus inimigos.O “Destino Manifesto” não apenas justificou a“Marcha para o Oeste”, mas também a expansãoimperialista dos Estados Unidos na AméricaCentral e no Pacífico.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 16: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

16Após a queda da monarquia, a República tentou ligar-seà memória da abolição. Seu principal argumento era arecusa do Exército em capturar os escravos fugidos.Reivindicava-se, assim, o reconhecimento dos republi -canos militares como atores da abolição e redentores dapátria livre. Nas comemorações oficiais da abolição, o 13de maio e o 15 de novembro eram apresentados comodatas complementares de um mesmo processo demodernização do país, abrindo as portas do Brasil aoprogresso e à civilização. De modo complementar, ligava-se o sistema monárquico à escravidão e ao atraso do país.

(Adaptado de Robert Daibert Jr., “Guerra de Versões”. Revista deHistória da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, jun. 2008.

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/guerra-de-versoes.Acessado em 30/09/2012.)

a) Explique por que o regime republicano associou amonarquia à escravidão.

b) Como a questão militar contribuiu para o fim doImpério do Brasil?

Resoluçãoa) Porque, sendo a escravidão uma forma de

trabalho ultrapassada, sua associação com aMonarquia conferia a esta última um caráterretrógrado que contrastava radicalmente com oprogressismo atribuído ao regime republicano.

b) A Questão Militar levou muitos oficiais doExército (sobretudo os de média patente) aretirarem o apoio dado à Monarquia. Seguindo-seà Questão Religiosa (que indipôs o clero com oregime imperial) e antecedendo a Abolição (quefez dos fazendeiros escravistas adversários das ins -titui ções monárquicas), a Questão Militarcontribuiu po dero samente para desestabilizar ogoverno de D. Pedro II.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 17: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

17Em janeiro de 1932, o aniversário de São Paulo foi come -morado com enorme comício na Praça da Sé.

A multidão empunhava bandeiras do Estado, além decartazes com palavras de ordem como “Tudo pelo Brasil!Tudo por São Paulo!”, “Abaixo a ditadura!”, ou ainda“Constituição é Ordem e Justiça!”.(Ilka Stern Cohen, “Quando perder é vencer”. Revista de História da

Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, jul. 2012.

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/dossie-imigracao-italiana/quando-perder-e-vencer. Acessado em 05/10/2012.)

a) Aponte dois aspectos que contribuíram para a tensãoentre o governo Vargas e o Estado de São Paulo, em1932.

b) Explique por que a Constituinte era uma reivindicaçãodos paulistas.

Resoluçãoa) A ausência de Constituição, permitindo a Getúlio

Vargas, na qualidade de chefe do GovernoProvisório, agir discricionariamente; e o fato deSão Paulo, naquele momento, encontrar-se sob aautoridade de um interventor que, além de sermilitar, não era paulista.

b) Porque a promulgação de uma Constituição res -tabeleceria a normalidade institucional e as -seguraria as liberdades políticas, resgatando opleno exercício da cidadania.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 18: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

18Na foto abaixo reproduzida, o presidente Jânio Quadroscondecora o líder da Revolução Cubana, Ernesto CheGuevara.

(Fonte: http://bloghistoriacritica.blogspot.com.br. Acessado em3/01/2013.)

a) Como essa condecoração pode ser explicada nocontexto das propostas do governo Jânio Quadros paraas relações externas do Brasil?

b) Quais grupos, no Brasil, criticaram esse aconteci -mento?

Resoluçãoa) Como manifestação de não alinhamento do Brasil

com os Estados Unidos, tendo em vista a adoçãode uma “política externa independente” pelogoverno Jânio Quadros. O simbolismo dacondecoração dada a Che Guevara relaciona-secom a relação de hostilidade entre o governonorte-americano e o regime instaurado em Cubapor Fidel Castro.

b) Setores conservadores em geral, incluindo acúpula das Forças Armadas, nucleados pela UniãoDemocrática Nacional (UDN), tendo à frenteCarlos Lacerda, então governador da Guanabara.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 19: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

19

(Disponível em http://signletterdepot.com/roadside-outdoor-sign-with-message-board.html. Acessado em 15/07/2012.)

a) O que o primeiro cartaz anuncia?

b) O que o segundo cartaz indica?

Resoluçãoa) Uma liquidação de roupas de verão com descontos

de até 50%.b) Estacionamento público aberto 24 horas.

20

(Adaptado de http://www.adbusters.org/blogs/adbusters-blog/so-long-facebook.html. Acessado em 12/09/2012.)

a) Como a autora do texto acima estava se sentindo antesde fechar sua conta no Facebook?

b) Quais são, segundo o texto, os riscos de não ter umaconta no Facebook?

Resoluçãoa) Cansada de ter de verificar seu perfil o tempo todo

e sentir-se superexposta.b) Ser considerado anormal ou excêntrico ou não ser

contratado por empregadores em potencial quedesconfiam de pessoas que não usam o site.

So long, Facebook!Andrea Bennett, 18 August 2012.

I've deleted my Facebook: I was tired of having tocheck my profile all the time and I just feltoverexposed and ready to trade my computer forsunshine.

I don’t need Facebook, and Facebook probablydoesn’t need me. Right? Right… But those of uswithout Facebook run the risk of being consideredabnormal or eccentric, or not being hired by potentialemployers who distrust people who don't use the site.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 20: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

21Calvin and Hobbes by Bill Watterson

(Disponível emhttp://www.gocomics.com/calvinandhobbes/2012/05/21.

Acessado em 19/09/2012.)

a) O que Calvin, o menino da tirinha acima, pretendefazer quando crescer?

b) Indique duas razões pelas quais Calvin pretende agirdesse modo.

Resoluçãoa) Pretende não ler o jornal, não acompanhar ques -

tões complexas e não votar.b) Opções

• Para poder reclamar que o governo não o re -presenta.

• Quando tudo der errado, poderá dizer que osistema não funciona.

• Para justificar sua falta de participação futura.• É mais divertido culpar as coisas do que con -

sertá-las.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 21: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

22

(Adaptado de J.Kerouac, On the Road. Londres: Penguin Books, 1972, p. 3.)

a) Cite dois acontecimentos na vida do narrador queantecederam o encontro com Dean Moriarty.

b) O que fazia frequentemente o narrador antes desseencontro?

Resoluçãoa) A separação entre ele e a esposa e a superação de

uma doença séria.b) O narrador frequentemente sonhava ir para o

Oeste para conhecer o país.

ON THE ROADI first met Dean not long after my wife and I split up.I had just gotten over a serious illness that I won'tbother to talk about except that it had something to dowith the miserably weary split-up and my feeling thateverything was dead. With the coming of DeanMoriarty began the part of my life you could call mylife on the road. Before that I'd often dreamed of goingWest to see the country, always vaguely planning andnever taking off. First reports of Dean came to methrough Chad King, who'd shown me a few lettersfrom him written in a New Mexico reform school. Iwas tremendously interested in the letters because theyso naively and sweetly asked Chad to teach him allabout Nietzsche and all the wonderful intellectualthings that Chad knew. At one point Carlo and I talkedabout the letters and wondered if we would ever meetthe strange Dean Moriarty.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 22: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

23Photoshopping Our Souls AwayBy Sarey Martin McIvor

In 2011, the AmericanMedical Association, themost respected group ofmedical professionals inthe U.S., took a publicstance against the way

media “corrects” photographs of humans, arguing that itis a leading cause of anorexia, the third most commonmental chronic disorder in adolescents.

It’s bad enough that most models are part of a gene pooland age group that encompasses a very small percentageof the population. But now, they are photographing thesefolks and manipulating their skin, their weight, andproportions to make them into perfect alien life forms thatexist only in a computer.

(Adaptado de http://darlingmagazine.org/author/sarey-martin-mcivor/. Acessado em 18/12/2012.)

a) O que fez a American Medical Association em 2011 epor quê?

b) Justifique o título do texto.

Resoluçãoa) Em 2011, a American Medical Association assumiu

publicamente uma posição contrária à formacomo a mídia “corrige” fotografias de humanos,argumentando que é uma das principais causas deanorexia.

b) O texto afirma que a mídia tem manipulado, nasfotografias, a pele, peso e proporções da imagemdas modelos, transformando-as em formas de vidaalienígenas existentes somente no computador. Otítulo deixa implícito que o uso do Photoshoppoderia descaracterizar a essência e a individua -lidade.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133

Page 23: LIBERADA-UNICAMP 2f 2 dia - curso-objetivo.br · entre a Terra e o Sol – fase da Lua Nova ... ... ção dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do

24

(Adaptado de Nature, n. 466, p. 531–532, jul. 2010.)

a) No período de 1961 a 2007, qual foi, segundo o texto,a relação entre o crescimento da população e a pro du -ção agrícola?

b) Além de investigações sobre novas variedades desementes, que outras pesquisas seriam necessárias,segundo o texto, para garantir uma produção suficientede alimentos em 2050?

Resoluçãoa) No período de 1961 a 2007, a população mundial

de três bilhões mais que dobrou, enquanto aprodução agrícola manteve o mesmo ritmo.

b) Pesquisa de tecnologia simples sobre procedi men -tos básicos como rotação de culturas, de geren -ciamento do solo e de controle de desperdício.

How to feed a hungry worldWith the world's population expected to grow from 6.8billion today to 9.1 billion by 2050, a certainMalthusian alarmism has set in: how will all theseextra mouths be fed? The world's population morethan doubled from 3 billion between 1961 and 2007,yet agricultural output kept pace — and currentprojections suggest it will continue to do so. Producingenough food for the world's population in 2050 willrequire a wholesale realignment of priorities inagricultural research. There is an urgent need for newseed varieties that offer higher yields but use lesswater, fertilizers or other inputs and are more resistantto drought, heat and pests. Equally crucial is lower-tech research into basics such as crop rotation, soilmanagement and curbing waste – between one-quarterand one-third of the food produced worldwide is lostor spoiled.

UUNNIICCAAMMPP ((22ªª FFAA SS EE )) —— JJAANNEEIIRROO//22001133