Lição 13 - 26 de dezembro de 2015. «Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos,...

9
LIÇÕES DE JEREMIAS Lição 13 - 26 de dezembro de 2

Transcript of Lição 13 - 26 de dezembro de 2015. «Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos,...

Page 1: Lição 13 - 26 de dezembro de 2015. «Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus.»

LIÇÕES DE JEREMIAS

Lição 13 - 26 de dezembro de 2015

Page 2: Lição 13 - 26 de dezembro de 2015. «Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus.»

COMO É DEUS«Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus.» (Jeremias 5:4)

Lúcifer apresentou para os anjos uma imagem distorcida de Deus. Assim conseguiu ganhar para sua causa a terça parte dos anjos (Apocalipse 12:4).

Desgraçadamente, também teve êxito em distorcer esta imagem diante do homem.

No livro de Jeremias vemos uma vindicação do verdadeiro carácter de Deus.

Page 3: Lição 13 - 26 de dezembro de 2015. «Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus.»

COMO É DEUS «Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus.» (Jeremias 5:4)

FON

TE D

E AG

UA V

IVA «Porque o

meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.» (Jeremías 2:13)

CRIA

DOR

«Acaso vocês não me temem? ", pergunta o Senhor. "Não tremem diante da minha presença? Porque fui eu que fiz da areia um limite para o mar, um decreto eterno que ele não pode ultrapassar. As ondas podem quebrar, mas não podem prevalecer...» (Jeremías 5:22)

JUIZ «Portanto,

assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que eu os castigarei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e suas filhas morrerão de fome.» (Jeremías 11:22)

AMO

R «Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.» (Jeremías 31:3)

PERD

OAD

OR «E os

purificarei de toda a sua maldade com que pecaram contra mim; e perdoarei todas as suas maldades, com que pecaram e transgrediram contra mim» (Jeremías 33:8)

DEUS É…

Deus nos chama uma e outra vez a arrepender-nos de nossos pecados e a abandonarmos os caminhos que conduzem a nossa destruição.

Page 4: Lição 13 - 26 de dezembro de 2015. «Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus.»

A RELIGIÃO EXTERIOR«E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações?» (Jeremias 7:10)Fazendo dos ritos meras cerimônias vazias, a religião oficial judaica

no tempo de Jeremias era a seguinte:

Transgredir abertamente os mandamentos:

«Furtando, matando,

adulterando, jurando falso, e

queimando incenso a Baal» (Jeremias 7:9).

Ir ao templo oferecer

sacrifícios para sentir-se

perdoados.

Seguir pecando abertamente.

Este é um claro exemplo do que não deve ser nossa relação com Deus: Fazer nossa vontade durante a semana vir a igreja para sentir-nos santos seguir vivendo sem Deus.

Page 5: Lição 13 - 26 de dezembro de 2015. «Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus.»

A RELIGIÃO INTERIOR«Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor» (Jeremias 17:7)

A igreja, tal como Israel no passado, pode estar cumprindo ou não seu trabalho como povo de Deus.Porém a salvação de cada membro individual não depende disto. Não nos salvamos como igreja, mas cada um individualmente.Por isto, o livro de Jeremias está salpicado de contínuos chamamentos individuais ao arrependimento, a confiança em Deus e a uma mudança de vida (Jeremias 9:23-24; 17:7; 17:10; 29:13).Nossa resposta a este chamado pessoal determinará nossa salvação.

Page 6: Lição 13 - 26 de dezembro de 2015. «Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus.»

«Cada um tem de dar contas de si mesmo a Deus. Ele nos deu Sua lei como um espelho a que podemos olhar e descobrir os defeitos existentes em nosso caráter. Não devemos olhar a esse espelho com o objetivo de ver os defeitos de nosso semelhante ali refletidos, de ver se ele atinge a norma, mas ver os defeitos que há em nós mesmos, a fim de que os possamos remover. Não precisamos apenas de conhecimento; devemos seguir a luz. Não somos deixados a escolher por nós mesmos, e obedecer ao que nos agrada, e desobedecer quando isto nos for mais conveniente. “Obedecer é melhor do que... sacrificar.”»E.G.W. (Testemunhos para a igreja, vol. 3, página 116)

Page 7: Lição 13 - 26 de dezembro de 2015. «Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus.»

A IDOLATRIA«Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito.» (Jeremias 10:14)

A idolatría não é só prostrar-se diante um ídolo ou render-lhe homenagens. Existem «ídolos» modernos aos quais damos a homenagem e a confiança que só devemos por em Deus, e aos que amamos mais que a Ele: fama, ciência, pessoas, trabalho, dinheiro, …Todos estes ídolos desaparecerão «da terra e de debaixo dos céus» (Jeremias 10:11).Por ele, a quem devemos adorar e dedicar nossa vida: ao que é débil, falso, vão e impotente ou a Deus, cujo poder é tão grande que criou e sustém o universo? A reposta, por certo, é óbvia.

Page 8: Lição 13 - 26 de dezembro de 2015. «Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus.»

O REMANESCENTE«E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão.» (Jeremías 23:3)Até em meio da apostasia generalizada e a

derrota, Deus sempre teve um povo fiel, embora pequeno em número: o remanescente (Lucas 12:32; Apocalipse 12:17).Apesar da destruição de Jerusalém e o exílio do povo de Deus, Deus prometeu um Rei e um sacerdócio eternos (Jeremias 33:17-18) que governariam ao remanescente que voltasse de Babilônia.Esta profecia se cumpre parcialmente na igreja cristã através da vida, morte, ressurreição e ministério sacerdotal de Jesus.Ainda anelamos o cumprimento final, quando Jesus junte a todos seus escolhidos de todas as idades, e o «pequeno rebanho» viva eternamente com Ele.

Page 9: Lição 13 - 26 de dezembro de 2015. «Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus.»

O livro de Jeremias nos ensinou a importância da fidelidade, da obediência, da verdadeira religião do coração, de escutar a voz de Deus, do reavivamento e da reforma, de abandonar a idolatria e a falsa religião, e de formar parte da igreja remanescente.

«As gloriosas possibilidades apresentadas a Israel só poderiam ser realizadas pela obediência aos mandamentos de Deus. A mesma elevação de caráter, a mesma plenitude de bênçãos — bênção no espírito, alma e corpo, bênção na casa e no campo, bênção para esta vida e para a vindoura, somente é possível pela obediência.»

E.G.W. (Parábolas de Jesus, pg. 163)