Lição 3 "Obediência e Adoração".

21

Transcript of Lição 3 "Obediência e Adoração".

Page 1: Lição 3 "Obediência e Adoração".
Page 2: Lição 3 "Obediência e Adoração".
Page 3: Lição 3 "Obediência e Adoração".
Page 4: Lição 3 "Obediência e Adoração".

"Deus disse: Este povo com a sua boca diz que

me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A

adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se

fossem meus mandamentos"

(Mt 15.8,9).

Destaque

Page 5: Lição 3 "Obediência e Adoração".

Deus deve ser adorado em todo o tempo. Por isso não devemos restringir a nossa adoração somente aos momentos de culto na igreja, e muito menos viver uma personagem que aparenta ser adorador, mas não o é.

Você sabia que o seu lar, a sua família, é um local especial para Deus ser adorado?

Veremos como isso é possível e ainda aprenderemos uma responsabilidade bastante valiosa em relação à adoração a Deus: a obediência.¹.

Page 6: Lição 3 "Obediência e Adoração".

“O filho sábio dá alegria ao seu pai, mas o filho sem juízo despreza a sua mãe.” (Pv. 15:20 – NTLH).

Através desse mandamento fica demonstrada a grande importância que Deus atribuiu ao respeito pelos pais, assim como relacionado a esse mandamento está o dever dos pais de amarem seus filhos ensinando-os o temor a Deus e o dever de guardar seus mandamentos.

O fato de chamamos Deus de Pai – denota “Sua Paternidade Divina” – o Espírito Santo capacita os cristãos a chamá-Lo “Aba Pai” (literalmente Paizinho – Rm. 8:15).

Deus revelou-se no AT como Pai (Jr. 3:19), e este foi o termo que o Senhor Jesus quando falou com Deus (Jo. cap. 17).

A Paternidade de Deus é patente em Seu Cuidado para conosco. Como Pai, Ele cuida dos mínimos detalhes para que sejamos felizes – mas para vivermos bem é necessário que guardemos, ou seja, que obedecemos aos seus preceitos. Em 2 Co. 6:18, o Senhor Deus diz: “Serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso”.².

Page 7: Lição 3 "Obediência e Adoração".

O que os olhos não veem,Deus vê

O ser humano muitas vezes se deixa iludir pelo o que pode ver, ou virou tocar. Mas Deus é aquele que sonda os corações e conhece o pensamento (SI 139.2). Ainda que a boca fale palavras bonitas e o discurso seja parecido ao que se encontra na Bíblia, Deus realmente sabe o que se passa em nosso coração.

Em Atos 5, vemos a história de Ananias e Safira, um casal que sendo dono de uma propriedade, resolveu vendê-la. E depois ofertar parte do valor recebido aos apóstolos. Você pode se perguntar que mal há nisso? Aos olhos humanos, nenhum. Mas Deus sabia que o desejo que dominava os seus corações era a vaidade, porque queriam receber reconhecimento por parte dos apóstolos e da igreja. Ananias e Safira mentiram sobre a oferta, insinuando estar entregando tudo o quanto havia sido arrecadado com a venda das suas propriedades. Não haveria problema nenhum em ofertar parte do que havia arrecadado, mas a mentira e a má intenção do coração fizeram com que a oferta fosse rejeitada e ambos morressem.Lembre-se, Deus rejeita um coração segundo os desejos humanos (Rm 1.18-32). Você tem vivido uma vida verdadeira ou falseada? Para adorar a Deus tem de ser de verdade e em obediência.¹.

Page 8: Lição 3 "Obediência e Adoração".

Quem ama obedece e quem obedece adora a Deus

Obedecer nada mais é do que se submeter à vontade de alguém ou estar sob o comando de alguém. Obedecer é uma decisão. E a decisão de obedecer é um ato de amor (Jo 14.15). No Antigo Testamento, vemos que toda vez que alguém praticava pecado contra Deus, era necessário oferecer um sacrifício para se obter o perdão; e diferente do que podemos imaginar tal situação não alegrava ao coração de Deus. Ao decidir por se afastar da vontade de Deus, dizemos que Ele não está mais na direção das nossas vidas e sim nós mesmos. E isso que queremos? Abrir mão dos planos de Deus para satisfazer a nossa própria vontade?¹.

Page 9: Lição 3 "Obediência e Adoração".

Obedecer aos pais é obedecer a Deus!

Em nossa família devemos obediência aos nossos pais, afinal, essa é a analogia que o Senhor utilizou para expressar o modo como Ele se relaciona conosco. 0 que nos lembra também a pergunta de Samuel ao rei Saul: "— 0 que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus" (l Sm 15.22), e é assim que as vezes nos comportamos com nossos pais, preferindo o sacrifício ao invés da simples ação da obediência. Não é possível viver uma vida de obediência a Deus e uma vida de desobediência aos pais. A Bíblia nos diz que obedecer aos nossos pais é justo (Ef 6.1). Já parou para pensar o porquê disso? Foi a eles que Deus confiou a tarefa de nos mostrar o caminho que devemos seguir (Pv 22.6). Por isso devemos entregar-lhes o comando de nossas vidas.

Page 10: Lição 3 "Obediência e Adoração".

Obedecer aos pais é obedecer a Deus!

Nossos pais já tiveram a nossa idade, já passaram por experiências pelas quais estamos passando, sabem como nos sentimos e, acima de tudo, nos amam. Por isso seus conselhos são valiosos! E mais do que isso, Deus nos garante uma recompensa. Aquele que honra seus pais, ou seja, aquele que dá crédito a suas palavras terá vida longa! (Êx 20.12) ¹.

Page 11: Lição 3 "Obediência e Adoração".

Por que Tenho de obedecer?

Page 12: Lição 3 "Obediência e Adoração".

Por que Tenho de obedecer?

Um dos Dez Mandamentos, mais precisamente o 5º Mandamento, expressa exatamente como deve ser o relacionamento dos filhos para com seus pais: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolongue os teus dias na terra.” (Ex. 20 :12).

Este é o primeiro mandamento que vem acompanhado de uma promessa. Para viver em paz na terra, ou seja, sermos abençoados, termos bom emprego, sermos respeitados e prósperos em tudo que fizermos, devemos “honrar” nossos pais, como José do Egito, vocês se lembram como ele era abençoado em tudo quanto punha as mãos? – José era obediente ao seu pai Jacó.

Mas o que significa “honrar” os pais? – é falar bem deles, é tratá-los de forma atenciosa e mostrar-lhes cortesia e respeito. Os pais têm um lugar especial na visão de Deus – mesmo os filhos com dificuldades no relacionamento com os pais são exortados a honrá-los.².

Page 13: Lição 3 "Obediência e Adoração".

Por que Tenho de obedecer?

A razão pela quais os filhos devem obediência aos pais; a autoridade exercida por eles vem de Deus e não dos homens. “Quem honra sua mãe é semelhante àquele que acumula um tesouro” Quem honra seu pai achará alegria em seus filhos, será ouvido no dia da oração. Quem de nós não deseja encontrar alegria em seus filhos? Quem não deseja ser atendido por Deus em sua oração? Pois bem, essas são promessas que Deus faz aos filhos que honrarem os seus pais. Vemos aí, a que altura Deus elevou a figura do pai e da mãe. Honrar a mãe é como acumular um tesouro. E as promessas continuam: “Quem honra seu pai gozará de vida longa”... “vida longa”, que para os judeus era sinal da bênção de Deus, pode significar também uma vida abençoada por Deus. Isto equivale a dizer que honrar e servir os pais é o mesmo que honrar e servir a Deus.

Honrar é uma expressão muito forte, também quer dizer “encher de honra”, de glória, de respeito... e tudo isto deve ser feito “por teus atos e tuas palavras”. Quantos filhos ofendem os seus pais por palavras: ofensas, zombarias, palavrões!... Quantos filhos os desonram com os seus atos: maus comportamentos, mentiras, desobediências, desgostos!...².

Page 14: Lição 3 "Obediência e Adoração".

Os ensinos do Mestre( Mt. 15:5,6 )

O Senhor Jesus condenou os fariseus por priorizarem suas tradições antes dos mandamentos de Deus e da bondade para com as pessoas. Pois, a preocupação dos principais fariseus era manter suas próprias leis – não a que o Senhor Deus ordenou, mas as que eles mesmos elaboravam, para seus próprios interesses – assim os judeus haviam suscitado maneiras de desobedecer a Deus.

Se alguém queria livrar-se da responsabilidade de cuidar de seus pais que eram de idade avançada, era só fazer a falsa declaração de que seus bens pertenciam ao templo, que era korban, ou corbã (que significa oferta ao Senhor). Seus bens seriam registrados em nome do templo, até a morte dos pais, quando então se passaria a “combinar” algo com os escribas no intuito de reavê-los.²

Page 15: Lição 3 "Obediência e Adoração".

Os ensinos do Mestre( Mt. 15:5,6 )

Essa era verdadeira face da prática da corbã, pois tornou-se uma forma religiosamente aceitável de se negligenciar o cuidado com os pais, por meio desse sistema ( vergonhosamente humano), os filhos fugiam das responsabilidades para com seus genitores, agora já cansados e muitos ainda doentes. Vocês acham que o Senhor Deus aceitaria esse tipo de oferta?

O que estava acontecendo nos dias de Cristo era apenas uma questão de pretexto. Pretexto daqueles que queriam ficar isentos da responsabilidade de cuidar do sustento dos pais e pretexto dos sacerdotes que queriam ver o templo recebendo mais dinheiro ou bens dos doadores.

Geralmente, quando usamos um pretexto estamos querendo fugir de alguma responsabilidade ou obrigação. As pessoas que assim procediam, desconsideravam os mandamentos de

Deus, quanto á “Honrar pai e mãe”.

Jesus, nosso grande exemplo, foi submisso a seus pais. Ainda que Ele fosse a Divindade em carne, Ele seguia o plano de Deus para a família (Lc. 2:51). Deus estabeleceu seu plano para nossas famílias porque Ele deseja nossa felicidade e sabe que tipo de relações são mais satisfatórias e mais recompensadoras para nós. Quando a vontade de Deus é negligenciada, resultam a aflição e a miséria. É verdade geral que os filhos que obedecem e honram seus pais vivem mais, têm vidas mais felizes e, mais importante, estão agradando a Deus!².

Page 16: Lição 3 "Obediência e Adoração".

Enquanto filho, você é chamado a obedecer aos seus pais. Mas Deus não deseja que a obediência seja um fardo, algo que nos cause desânimo (Cl 3.21). Ele nos ama e quer que tenhamos orientação para vivermos uma vida de paz e em verdade.

Sua atitude para com seus pais será tida como para Deus (Cl 3.22), pois é Ele quem lhe ordena obedecê-los. Você deseja viver uma vida de adoração a Deus? Comece adorando--0 em casa, obedecendo aos seus pais com uma vida sincera e verdadeira.

Conclusão

Page 17: Lição 3 "Obediência e Adoração".
Page 18: Lição 3 "Obediência e Adoração".

Refletindo

Page 19: Lição 3 "Obediência e Adoração".

¹. Lição 3: Obediência e adoração, 2º Trimestre de 2016, Classe dos Adolescentes Vencedores, Revista CPAD.

². http://www.portalebd.org.br/index.php/adolescentes/18-adolescentes-licoes.

• Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003• Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP• Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.• Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição• Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003• Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003• Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD –

8[ Edição/2009

Page 21: Lição 3 "Obediência e Adoração".

Até a Próxima aula:

Lição: 4 “Eu devo ser assim?”.