Lições da vida de Enoque

66
3â Edição Geziel Nunes Gomes “A vida de Enoque não obstante curta para o seu tempo, resultou em uma fonte inesgotável de preciosos ensinamentos, não meramente destinadas aos seus contemporâneos, senão a todas as gerações que se lhe sucederam”.

Transcript of Lições da vida de Enoque

3 â E d iç ã o

Geziel Nunes Gomes

“A vida de Enoque não obstante

c u rta p a ra o seu tem po, resu lto u

em um a fonte in esg o táve l de preciosos ensinam entos,

não m eram ente destinadas aos seus

contem porâneos, senão a todas as

gerações que se lhe suced eram ”.

Dedico este livro à m inha querida esposa, M aura de O liveira Gom es; aos m eus filhos, os pasto res Jadh ie l, Joel, Q ueila, Jeriel, Geziel F ilho e Jesim iel; e à m in h a m ãe, Izabel N unes Gomes - bênçãos ím pares em m in h a v ida e em m eu m inistério .

4

SumárioLições da Vida de Enoque

Capítulo 1.............. ............................. . ..........9Levantando a Cortina

C apítulo 2 ...................................................... 12Um H om em de Fé (1)

C apítulo 3 ................................... ............... ...24Um H om em de Fé (11)

C apítulo 4 .................................... ....... ....... .32U m H om em Santo

C apítulo 5 ......... ................ ........................ ...44U m G rande E nsinador

C apítulo 6 ........................... ........................... 48O H om em Que A ndou Com D eus

C apítulo 7 .....................................................60U m Tipo da Ig re ja Sendo A rreb a tad a

Capítulo 8 ....................................................... 65Fechando a C ortina

* Outros Títulos de Livros*

Wy'vefíioi<> a (áTemeimi %<Iição

Estudar a Santa Palavra de Deus continua a ser uma tarefa por demais estimulante, altamenterecompessadora e gratificante.

Isto sempre nos leva a obter maior e mais profunda edificação espiritual, que posteriormente vem a ser repartida com outras pessoas, para seu proveito espiritual e para o bem de todo o Reino do Senhor Jesus aqui na terra.

Esta é a terceira edição do livrete intitulado ENOQUE - O HOMEM QUE ANDOU COM DEUS,que lançamos há alguns anos. Foi motivo de regozijopessoal e glória para o Senhor ouvir de não poucos servosde Deus do bem que sua leitura lhes fez.

Uma nova geração tem surgido em meio a esseglorioso avivamento que irrompeu em nossa Pátria há 8décadas e que certamente prosseguirá até a volta doAmado.

Dentre as múltiplas formas e métodos de estudo dasEscrituras Sagradas, o biográfico permanece sendo umdos mais eficazes e frutíferos.

Oferecemos este exemplar aos milhares de jovensque enchem os templos de nossas igrejas e quepretendem alcançar a plena aprovação de Deus ás suasvidas, a ponto de serem laureados com o privilégioexcepcionalmente honroso para qualquer ser humano - ode andar com Deus.

6

Lições da Vida de Enoque

Q u e novos Enoques surjam, igualmente capazes de vencer as vicissitudes do mundo que nos rodeiam, dispostos a velejar nas turbulentas águas da vida, certos de que a seu tempo ancorarão em porto seguro, nas praias celestiais, do outro lado do rio da vida, onde não existem ilusões, não emergem quimeras nem prevalece o trivial. Deus ponha no coração de cada jovem (na idade ou na fé) a convicção inabalável de que a verdadeira vida cristã é uma batalha constante, um desafio ininterrupto, uma permanente expectativa, mas que vale a pena experimentar - e permanecer, quando andamos com Deus.Servimo-nos do ensejo para informar que em consequência do nosso regresso ao Brasil, estamos residindo no Distrito Federal, de onde presidimos o CEC - Centro de Evangelismp Continental, agora responsável pela MISSÃO CANAA, cujo ideal continua a ser o que sempre sonhamos, alimentamos e realizamos o que se resume em uma frase: ALIMENTAR O MUNDO COM A PALAVRA DE DEUS.Concluímos reproduzindo uma sentença que norteia nossa vida, gestos, fé e atos, a qual vem sendo repetida cotidianamente por milhares, de Norte a Sul deste País:

A VITÓRIAÉ NOSSAPELO SANGUE DE JESUS!Setembro de 2008 Geziel Gomes RECIFE, PE

7

Lições da Vida de Enoque

andou Enoque com Deus, depois que gerou a matuselá trezentos anos; egerou filhos efilhas.

*E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.

P,E andou Enoque com Deus; e não se viu mais; porquanto Deus para Si o tomou." (Génesis 5.22- 24)"Pela f é Enoque fo i transladado para não ver a morte, e não fo i achado, porque Deus o transladara; visto como antes de sua trasladação alcançou testem unho de que agradara a D e u s ." (Hebreus 11.5)

"E destes profetizou também Enoque osétimodepois de Adão, dizendo: 'Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus s a n to s " (Judas 14)

8

Lições da Vida de Enoque

(fa fz ítu C a í

v^inco versículos! Nada mais que cinco versículos em toda a Bíblia! Isto foi considerado por Deus o suficiente para relatar a história - e as lições que dela emanam - de um dos mais fascinantes personagens da Escritura Sagrada. Milhares de anos após sua passagem por este vale de lágrimas, ensinamentos preciosos continuam a fluir diante de todos quantos se acercam do Livro santo, interessados em estudá-los, em benefício de sua própria edificação espiritual.Como afirmou Frederic Wood, "a mais alta atividade do homem livre, que o distingue definitivamente dos animais, é a capacidade de conscientemente estabelecer comunhão com Deus". (1)O capítulo cinco do primeiro livro da Bíblia, escrito por Moisés e inspirado diretamente pelo

9

Lições da Vida de Enoque

Espírito Santo, focaliza quatro importantes personagens da História, da época antediluviana, a saber:

1. Adão, o primeiro homem, cabeça federal e precursor de toda a raça.

2. Metuselá, o homem cuja vida foi a mais longa neste planeta.

3. Enoque, o homem que andou com Deus.4.Noé, o varão justo que escapou do Dilúvio.

Adão, como bem o sabem todos os nossos leitores, não somente foi o primeiro homem a existir, mas também o primeiro a gozar de comunhão e privacidade com o Criador.Metuselá foi beneficiado com uma longevidade ímpar na História. Seu nome talvez lhe tenha sido dado por inspiração profética, posto que apontava para algo especial que aconteceria no tempo de sua morte, o que efetivamente ocorreu.Noé, diz a Bíblia, "achou graça aos olhos do Senhor", Gn 6 .8 .

Dediquemos nossa atenção, pois, a Enoque.

/. A palavra Enoque vem do hebraico e significa instrutor, iniciador.

10

Lições da Vida ds Enoque

2. íhnoqiie era filho de um homem chamado Jarede, Gn 5.18.3. Enoquefo i o pai de Metuselá - também conhecido por Metusalém, Gn5.214. Enoque viveu trezentos e sessenta e cinco anos, relativamente pouca idade para q média daquela época.5. Enoque é mencionado na genealogia de Jesus, conforme encontramos em Lc 3.376. Enoque é o sétimo nome mencionado na lista genealógica de Gn 5.1-20.7. Somente dois homens são mencionados nas Escrituras como tendo escapado à morte: EnoquQ e Elias.

O cuidado do Espírito Santo em preservar algumas informações básicas, embora sucintas, fala certamente da importância espiritual da vida de Enoque, e assim penetraremos, em nome do Senhor, na meditação de seus abençoados passos, à luz da revelação bíblica.

Que o Senhor em tudo nos guie e nos façaprosperar.

I. How to be the Friend ofGod, em The How to Hook, Frederic Wood, editado por Jan P. Dermis, Estchester, Illinois, EtJA.

11

£ a fa ítu ía 2

(S fá o sm & m < /e & ^ é ( jJ

O segundo nome que aparece na sublime galeria dos Heróis da Fé, menciona exaustivamente no capítulo 11 da Epístola aos Hebreus, é precisamente o nome de Enoque. O único que o precede é o de Abel.

Observando cuidadosamente o texto sagrado, podemos descobrir que a fé experimentada navida de Enoque se manifestava em três diferentes aspectos.

FE NA EXISTÊNCIA DE DEUS

Em todas as épocas da História, Satanás tem querido arrancar da mente humana a ideia de Deus e a crença nEle. Não o conseguiu em Enoque.

Lições da Vida de Enoque

12

Lições da Vida de Enoque

JJmoque não somente vivia cônscio da existência de Deus, mas também se conscientizou muito cedo de que poderia,, se aproximar dEle, a ponto de privar com Ele de Sua amizade e de Sua companhia.

Sabemos todos quão deleitável é meditar na transladação de Enoque, mas toda a base para aquela "monumental viagem" decorrida deste primeiro passo: ele cria em Deus como alguém, como uma pessoa real.

"Ora, sem fé é impossível agradar-Lhe: porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. " Hb 11.6

r

E altamente confortador observar que as palavras acima transcritas foram inseridas na Bíblia exatamente em conexão com a vida de Enoque. Podemos entender que o mundo daquela época se havia afastado grosseiramente de Deus, a ponto de negar-Lhe a própria existência. Enoque permaneceu como um monumento espiritual inflexível em sua fé e irredutível em sua disposição de comungar com Deus.

O desafio para hoje é o mesmo. A sociedade contemporânea tem colocado no altar de sua adoração muitos deuses modernos. Nossa obrigação, como a de Enoque, é ressaltar perante o

13

Lições da Vida de Enoque

mundo que nos rodeia, a existência do verdadeiro Deus. Este é o passo inicial para que a humanidade possa vir a crer nEle.

Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? "Rm 10.14.

"A religião de Enoque não era uma teoria ou umaespeculação, que se levantava em um dia e no diaseguinte perecia. Não era um vão sonho e entusiasmo,não era um impulso momentâneo que o levava aprocurar Deus hoje e abandoná-lo amanhã. Era umareligião de razão e deliberação. Era a própria fé nocaráter divino e em Suas preciosas promessas. Era aobediência da alma, o tributo da dependência, gratidãoe amor. Era o sacrifício do homem inteiro, um cultopeiíe« tamente aceitável por Deus e assim ele agradou a Deus." (1)

Havia no coração e na mente de Enoque uma suficiente dose de fé para crer na existência de Deus.

Existem diferentes maneiras pelas quais Deus se revela ao homem. Este é um traço característico do verdadeiro Deus. Os homens não precisam "inventá- lo" ou "descobri-lo". Ele Se revela às Suas criaturas. Revela-Se através de meios naturais e sobrenaturais.

14

Lições da Vida de Enoque

D e u s Se tem revelado através de elementos da Natureza, através da Bíblia Sagrada.

Enoque não dispunha dos dois últimos métodos de revelação divina, mas havia condições, criadas pelo próprio Deus, para que ele alcançasse uma revelação plenamente positiva da Divindade.

"Deus Se revela ao homem através da natureza religiosa do próprio homem, que demanda um objeto de adoração; através da natureza moral do homem, que reconhece a' existência de um Ser, perante o qual ele é responsável e do qual é dependente; através da lei de causa e efeito; o Universo é o efeito, e a causa original é Deus; através da lei do propósito, que determina a existência de um agente presente em cada obra criada e um permanente e definido propósito para cada uma. "(2)

Crer na existência de Deus é a resposta ao espírito de ateísmo que tem invadido o mundo, e se tem tornado um rolo compressor na mente, na alma e no espírito de milhões de criaturas ao longo das épocas e nos mais distintos lugares neste planeta.

"O ateísmo é tolo e cego, pois se nega a reconhecer e discernir o eterno poder e a Divindade que regem a estrutura inteira deste Universo, presentes até na formação das folhas e das flores, e

15

Lições da Vida de Enoque

finalmente na maravilhosa logia de cada coisa criada. "(3)

Louvemos a Deus pela fé que havia no coração de Enoque, que é, ainda hoje, milhares de anos após, uma solene inspiração a todos nós, cuja fé também se fundamenta na existência, na soberania e na gloriosa graça do trino Deus.

na (^ w - deO retrato que muita gente conhece de Deus é

somente o de um juiz implacável, de um soberano inacessível, etc.

Enoque conhecia a graça de Deus. E todo o homem que a conhece e experimenta, vive feliz e satisfeitos.

A graça de Deus sempre foi propícia ao homem e por sua causa deixamos nós, servos de Deus, de sermos condenados para sermos transportados "para o Reino do Filho do Seu amor", como escreveu o apóstolo Paulo.

Tudo isto tem sido pela graça.A graça de Deus é a fonte de todas as provisões

benfazejas de Deus em nosso favor. Gostaria de trazer o depoimento de Rolf Kerlson tal como narrado em seu livro Luz nas Trevas:

Lições da Vida de Enoque

S enti que estava numa encruzilhada: de um lado estava o caminho da segurança humana, com seus privilégios e possibilidade, e do outro, o caminho de Deus, sombrio e inseguro para as pessoas comuns, mas para o olhar da fé, era um caminho aberto por Deus, Dentro de mim crescia a certeza: 'E pela estrada da fé que devo ir: Deus a preparou'.

"Eu disse: 'Senhor, quero ir pelo caminho que me conduzires. Somente desejo uma condição: que nunca precisemos contar para as pessoas quando nos faltar algo. Falaremos contigo, e depois Tu suprirás as nossas necessidades, da maneira que achares melhor'.

"Desisti dos cursos profissionais. Também achei por bem recusar as propostas generosas de muitos amigos, como: 'Rolf, se tiveres uma crise econômica, somente me telefona ou me escreve! Eu te ajudarei com alegria'.

"Eu sabia que o amor dos amigos era sincero, mas também sabia que se eu fosse por esse caminho, perderia algo de mais precioso que eu tenho: a alegria de experimentar o cuidado de Deus. Nunca nos faltou nada. Deus preencheu a cada uma de nossas necessidades; sim, às vezes nos dava tanto que podíamos repartir com os outros: assim é a graça de Deus!" (4)

17

Lições da Vida de Enoque

P ela fé Enoque viveu baseado na graça deDeus.

Quantas vezes os nossos olhos têm perdido, o nosso coração tem esquecido e a nossa mente tem rejeitado a visão da graça de Deus. A Bíblia inteira nos fala abundantemente dessa operação maravilhosa da graça de Deus.

Antes de investigarmos algumas porções bíblicas, recordemos algumas definições de graça, brotadas da pena de ilustres homens de Deus:

"Graça é o eterno e livre absoluto favor de Deus manifestada na concessão de bênçãos espirituais e eternas ao homem indigno e culpado." (5)

"Graça é o soberano favor de Deus exercido na doação de bênçãos sobre aqueles que não têm qualquer mérito nelas e pelas quais nenhuma consepensação é demandada por elas." (6)

"Graça é mais que misericórdia e amor, pois os supera. Não é um simples ato de amor, mas o amor de um Soberano e transcedentalmente superior para com alguém que absolutamente nada merece.Não é o amor entre iguais. É a vitória, eminente e bela, sobre as desigualdades. Isto é a graça." (7)

jk "0 primeiro passo para a graça é ver-se sem graça. E o primeiro degrau da graça é o desejo de graça." (8)

18

Lições da Vida de Enoque

I odos nós, miseráveis pecadores, estávamos a um passo da morte eterna, irremediavelmente caminhando para a posse de nossa eterna condenação. Foi, então, que a graça nos encontrou, nos amou, nos levantou nos fez herdeiros das riquezas de Deus. Graça, quão maravilhosa graça!

Vejamos em seguida alguns passos bíblicos analisando as riquezas da graça do Eterno.

"E o Verbo Se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade." Jo 1.14.

"Porquejá sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que sendo rico, por amor de vós Sefez pobre. " II Co 8.9.

"E todos nós recebemos também da Sua plenitude, e graça por graça. " Jo 1.16.

"Mas, onde o pecado abundou, super abundou a graça; para que (...) também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna. "Rm 5.20, 21.

"A Minha graça te basta. "II Co 12.9."Pela graça sois salvos. "E/2.8."A graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens. " Tt 2.11.

19

Lições da Vida de Enoque

incida um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. "IPé 4.10,

"Crescei na graça. " 11 Pé 3.18."Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em

Cristo Jesus. "11 Tm 2. L"A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja todos

vós. Amém. "Ap 22.21.

Enoque certamente viveu em uma época profundamente tumultuada. Dias aflitivos para a sua alma de homem santo. Ninguém que serve a Deus «dignamente se compraz em contemplar ao redor de si mesmo uma sociedade decadente e corrupta.

Ao mesmo tempo que estamos pregando com paixão e veemência a misericórdia infinita de Deus, estamos cônscios de Sua justiça implacável e eterna.

A mesma Bíblia que afirma que Ele é Galardoador dos que O buscam", Hb 11.6, ensina também que "os ímpios serão lançados no inferno e todas as gentes que se esquecem de Deus", SI 9.17.

"Longe de Ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja com o ímpio, longe de Ti seja. Não faria justiça o Juiz de toda a terra” Gnl 8.25.

20

Lições da Vida de Enoque

E le é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos

os Seus caminhos juízo são: Deus é a verdade, e não há iiEle injustiça; justo e reto é."Dt 32.4.

Quanto estímulo e quanta segurança consoladora encontramos nessas palavras! Vivendo em um mundo epidemicamente assaltado por injustiças, que delícia!saber que temos um Deus absolutamente justo e reto!

A convicção da justiça de Deus ajuda a cada um deSeus filhos a manter-se fiel em meio a tormenta moral eespiritual que sacode, agita, embriaga e destrói o mundoque o cerca. A justiça de Deus não se revelaprecipitadamente. Não se revela precocemente. Masnunca deixa de acontecer. Deus tornou isto conhecido ahnoque, e assim um dia essa justiça se manifestouduplamente: Enoque foi poupado da destruição e os seuscontemporâneos, que viviam afogados no pecado e emtoda sorte de iniquidade, foram duramente punidos com0 rigor do juízo do Eterno através do Dilúvio.

Tudo isto aconteceu porque Enoque andou com1 )eus. Ele dedicou toda a sua vida ao Criador e passou a depender dEle inteiramente, pois Ele

21

Lições da Vida de Enoque

estabelece com perfeição a diferença entre os que lhe pertencem e os que o rejeitam.

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que O não serve." Ml 3.18.

A Bíblia é suficientemente clara quando afirma que Deus mesmo "julgará o m undo com justiça: julgará os povos com. retidão " SI 9.8.

A justiça de Deus mantém o Universo no mais profundo e perfeito equilíbrio.

Assim entendemos porque Deus deu Seu uninigênito Filho para morrer pelos pecadores, porque exigiu o derramamento de sangue inocente para expiar a culpa dos transgressores, porque Seu filho absolutamente inculpável submeteu-Se ao batismo em águas, porque morreu entre dois reconhecidos malfeitores, dividindo, desta forma, a huma-nidade em dois definitivos grupos: os que O aceitam e os que O rejeitam.

Os que O aceitam andam com Deus como Enoque e como Enoque para Deus são tomados.

Esta é a sublime manifestação da perfeita e integral justiça de Deus.

‘'Justiça e juízo são a base do Teu trono. " SI 89.14.

22

Lições da Vida de Enoque

Sabendo nós que a justiça é "a virtude moral que inspira o respeito dos direitos de outrem e que faz dar a cada um o que lhe pertence"(9), entendemos que os homens que andam com Deus passam a ser participantes de Sua herança e assim como Noé se tornam "herdeiros da justiça que é segundo a fé", Hb 11.7,

Ao tornar sua fé dependente da justiça divina, Enoque atraiu para sua vida os tesouros de Deus. O mundo perdeu para ele sua anterior significação. Andar com Deus abre os olhos para um novo horizonte, além do véu, onde estão reservados um futuro e uma eternidade de bem-aventuranças destinados a todos quantos espontaneamente se voltam para Deus mediante os méritos, o favor e o sacrifício de Jesus, o bem amado Filho de Deus, a quem seja glória, o domínio e a exaltação e o louvor para todo o sempre.

■*

/. TheBiblical Ilustrator, G.T. Noel, vol. 21,pág. 241.2. An Handbook ofC ’hríslian Truth, Harold Lindsey I..1 The Biblical Ilustrator, Christmas Evans, vol. 21 ,pág257.4. Luz nas Trevas, RolfKerlson, CPAD, pág28.5. The Reign o f Grace, Abraham Booth, citado em The Atributes o f God (). Atributes o f God, A. W. Ping, pág 66.

Puritan Quotations, Th. Goodwin, pág 129. iV. Puritan Quotations, Wil. Fennes, pág 129.9. Pequena Enciclopédia Bíblica, O. S. Boyerpág. 369.

23

Lições da Vida de Enoque

( fa jk ítu ta 0 3

Hlm We áfé (ii)

A p ó s havermos considerado as condições de Enoque na justiça pessoal de Deus, voltemo-nos, agora, a um estudo específico da natureza de sua fé.

"Justiça e fé estão associados de um modo inseparável em sua mente. Sem fé, nem Enoque nem qualquer outro homem, jamais poderia ter agradado Deus. A fé é a crença em uma ordem espiritual invisível, primeira e precedente, é a crença nAquele e imortal, invisível, Rei dos séculos, o único Deus, í Tm 1.17. A fé verdadeira não somente crê que Deus existe, mas paciente e confiantemente espera pela recompensa prometida àqueles que O buscam” . (1)

24

Lições da Vida de Enoque

Cxistem alguns ingredientes, alguns segredos, que caracterizam a fé verdadeira, a fé ideal, fé bíblica. Fé não é um mero sentimento de otimismo, muitas vezes leviano e inconseqüente, que muita gente anda apresentando. Fé um fundamento, uma base, um alicerce, Hb 11.1 Alinhemos, então alguns poucos segredos que acompanham e caracterizam a verdadeira fé.

/

"Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. " At 20.21.

Não faz diferença se a pessoa que possui e pratica a fé está vinculada ao Antigo ou ao novo Testamento. Todos eles, heróis da fé, mantinham sua fé fixa em um horizonte distinto, milênios ou séculos à frente.

Os cristãos do Novo Testamento fixam sua fé nomesmo horizonte, e divisam a Pessoa augusta de Cristo em uma cruz, dois mil anos atrás. A dimensão elementar da fé é sempre esta: fé genuína é fé cristocêntrica.

25

Lições da Vida de Enoque

( S o d a ( è fié ( I /& p d w c le t/r a e 'Ç fò w d u & w la

P fie /a P /\t /a u ra </<>

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. "Rm 10.17.

É absolutamente inconsistente qualquer fé que não se baseia na Palavra de Deus. Carece de raizes legítimas. Peca por ausência de estrutura sólida. Não tem consistência.

O patriarca Abraão, o salmista Davi, a ex-meretriz Raabe. Naamã, o general leproso, Josué, Paulo, e assim todos os servos de Deus, de agora e de antes, viram sua fé emergir de uma palavra que se identifica com a própria Verdade: "Santifica-os na Verdade; a Tua Palavra é a verdade." Jo 17.17.

r^õ-<:la ( tC rdadei a VPewMvewa e 'fín c e

"Fé é a disposição que deveria caracterizar cada criatura em relação ao Criador, aquele ardente anelo que se expressa e se consuma na prestação de obediência e submissão à soberana Palavra de Deus, num agradecido reconhecimento de Sua puríssima bondade, revelada em todas as Suas obras e em todas as Suas promessas." (2)

Por causa da recusa do homem velho em aceitar naturalmente esta fé, cada homem e cada

Lições da Vida de Enoque

mulher neste mundo estão sempre em luta, At 14.22; I Jo 5.4. A fé nos é provida por Deus para que a cultivemos, desenvolvamos e utilizemos no campo de batalha.

Assim a Bíblia fala claramente da batalha da fé,Jd 3.

Enoque precisava de uma fé deste jaez para viver em uma época de avançada corrupção e padrões de vida desregrados e levianos. Muito mais a propósito, perguntamos: E de que fé precisamos atualmente?

Que o senhor nos equipe com uma fé autêntica, com o qual possamos em verdade vencer o mundo que nos rodeia e nos ameaça.

"E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus. "Rm 4.20.

Inúmeras vezes temos sentido que louvar a Deus, glorificar o Seu precioso Nome, cantar-Lhe com a alma, adorá-Lo em espírito, é um antídoto contra a incredulidade e um maravilhoso tônico para a nossa fé.

A fé genuína se recusa a glorificar o homem. A fé triunfante transfere sempre todos os aplausos

27

Lições da Vida de Enoque

para quem os merece, Deus. E assim fazendo, um diacomo Enoque, também seremos chamados por Deus paraestarmosjuntosaSi,posto que tanto O glorificamos.

Fé é um assunto capital nas Escrituras e nenhumcrente desejoso de vitória pode ignorá-lo. Tomemostempo suficiente, abundante, para densevolver anossa fé. Nunca nos esqueçamos de que ” sem fé éimpossível agradar-Lhe ".T O D A F E V E R D A D E I R A D E V E S E R C U I D A D O S A M E N T E G U A RD AD A COMO UM MISTÉRIO

"Guardando o mistério da fé em uma puraconsciência. "ITm 3.9.

Paulo não está se referindo aqui a uma qualidadede fé que se pode receber cotidianamente. Tal fé não existe. Ele não se reporta nesta escritura a um vaso de água que se pode encher e esvaziar repetidas vezes.

Ele está escrevendo a Timóteo a respeito de uma fé que a pessoa recebe no dia em que vem a Cristo e o aceita por Salvador pessoal. Apartir daí toda sua vida cristã se desenvolve à medida em queutiliza e desenvolve essa fé. Esta é a fé uma vez entregue aos santos, Jd 3.

28

Lições da Vida de Enoque

G uardar a fé, então, não significa isolá-la, neutralizá-la, senão entesourá-la para uma preservação constante e um uso perene. Garante-nos a Palavra que isto é possível. Ao final de seu profícuo e longo ministério, o mesmo Paulo afirmou:"Guardei a fé". 11 Tm 4.7c.

A FÉ NOS INCENTIVA QUANTO AO FUTURO, Hb 11.1

Trata-se de um fundamento espiritual que nos garante que o futuro prometido, prometido por Deus acontecerá exatamente como Ele falou.

Enoque talvez não entendesse o sentido de sua própria profecia, Jd 14, mas a fé que possuía o levava a descansar na certeza de que Deus nunca falha. Não importa quando ou como Deus há de cumprir Suas promessas. Importa saber que as cumprirá. Aleluia! "Eu sei em quem tenho crido, e estou certo que é poderoso..."!TODA FÉ VERDADEIRA SUPERA OS SENTIDOS NATURAIS DE UM MODO MUI MARAVILHOSO

"A fé vê o invisível, cré no incrível e recebe o impossível!" (2)

29

Lições da Vida de Enoque

A fé não depende da visão material de , nossos olhos, nem da audição literal de nossos ouvidos, nem do toque físico de nossas mãos. Estes são recursos preciosos que Deus nos concedeu determinados a assistir o homem interior anda por fé e não por vista. A fé é o elemento de prova e de contato com o mundo espiritual, I Co 2.9; llCo 4.18:1 Pe 1.8.

Assim, o melhor que devemos fazer é buscar diligentemente a graça, a direção e a plenitude de Deus para o centro de nossas vidas, a fim de que, como Enoque, vivamos também uma vida de fé.Que palavras lindas o Espírito usou para falar a seu respeito:

"Pela fé, Enoque...".Que o Senhor nos ajude a alcançar os

vitoriosos patamares de uma vida de perfeita fé.

1. The New International Commentary on Ihe New Testament, Hebrews, F. F. Bruce, pdgs. 289 e 290.2. A Commentary o f the Epistle to the Hebrews, P. E. Hughes, pag.460.

30

Lições da Vida de Enoque

31

Lições da Vida de Enoque

(fa fc iú d a 4

^ ÍIm , Q jfâm -w nt Ó fw rita

Sem dúvida, é bastante fácil de entender ainformação de que Enoque viveu em santidade. Emais: esta foi uma outra forte razão pela qual o Senhor Deus o transladou

"Segui a paz com todos, e ci santificação, sem aqual ninguém verá o Senhor " Hb 12.14.

"Bem-aventurados os limpos de coração; porqueeles verão a Deus. " Mt 5.8.

"Porque bem sabeis isto: que nenhum (...) impuro(...) tem herança no reino de Cristo e de Deus. ”E/5.5.

Muitas pessoas que desejam viver emsantidade, precisam descobrir que a vida santa não é apenas a vida ideal para os filhos de Deus, mas

32

Lições da Vida de Enoque

l.unbém a vida regular, rotineira, o dia-a-dia de cada ili11 de nós.

"Mas, como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: 'Sede santos, porque Eu sou santo'." I Pe L I 5, 16.

"E hão de segui-lo todos os retos de coração. " SI 94.15b.

"Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz bem é de Deus; mas quem faz mal não tem visto a Deus." III Jo 11.

"Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação,(■ por fim a vida eterna:" Rm 6.22.

"Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei. " II Co 6.17.

y /m Ó /w rU aPara se viver uma vida santa não é preciso ir a

um monasteiro. Conventos e mosteiros não santificam uma pessoa. A vida de reclusão em um claustro não é a fórmula bíblica para se alcançar a glória da santidade.

Por outro lado, Enoque não foi um super­homem. Não existem super-homens. Enoque não era um gigante em nenhum sentido.

33

N ã o é preciso ser gigante para ser santo. Para sê-lo, basta um afastamento sistemático, consciente perseverante, do pecado.

Enoque não era um homem de cavernas. Não precisamos deixar o mundo (físico) para sermos santos.' 'Nãopeço que os tires do mundo."

Basta nos afastarmos dos prazeres deste mundo e assim nos aproximarmos de Deus. E Sua santidade nos tornará santos.

e a (S a ^ tíd c u /e

1. A natureza de Deus é absolutamente santa, Ex15.11; Js 24 .19; SI 99.5; Ap 15.4

2. O Nome de Deus é santo, I Co 16.35; SI 30.4; 33.21;Ez36.23

3. A Palavra de Deus é santa, SI 105.424. O povo de Deus é santo, Lv 20.26; SI 97.10; I Ts

5.23;IPel.l6.5. Tudo quanto pertencer a Deus, ou com Ele Se

relacionar, deve ser santo:f) Terra,Ex3.5g) Sábado, gn 2.3; Ex 20.8; 31.14; Ne 13.22h) Óleo, Ex 37.29i) Festas, Lv 23.2 j) Monte, SI 15.1 k) Templo, sl 79.1

Lições da Vida de Enoque

34

Lições da Vida de Enoque

1) Aliança, Dn 11.30 m)Comida, I Tm 4.5 n) Oferta, Mt 23.19o) Sangue, Hb 10.29p) Crentes, At 20.32; 26.18; I Co 1.2; 7.14;Hb 2.11.q) Vaso, 11 Tm 2.21 r) Altar, Ex 40.10 s) Caminho, Is 35.8 t) Cidade, Mt 4.5 u) Dízimo, Lv 27.32 v) Jejum, J1 1.14; 2.15 w)Sacrifício, Rm 12.1

'Uni (3cmí<> *(çmfoe í exxuÁvmsEnoque viveu em dias de grande depravação.

Os padrões morais desceram a um nível nunca antes conhecido, de profunda degradação.

A sociedade ante-diluviana encheu o cálice e Deus foi constrangido a destruí-la por inteiro. Somente escaparam Noé e seu familiares. Apesar de ludo isto, Enoque não se contaminou.

Não somos santos por causa daqueles que estão ao nosso redor, mas por causa dAquele que está dentro de nós, Jo 14.17.

35

Lições da Vida de Enoque

JC/noque viveu entre pecadores, mas suacomunhão eia com Deus. "Comunhão é uma ação mútua. 'Eu cearei com ele e ele comigo.' Nós chamamos a Deus, e Ele responde nosso clamor, infundindo graça espiritual à alma. 'No dia em que clamei, Tu me respondestes e fortalecestes a minha alma.' SI 138.3. Existem muitos caminhos através dos quais o homem pode desfrutar de comunhão com Deus, como na contemplação de Seus atributos, etc."

Devemos estimular-nos mutuamente a prática da santidade, fazendo ver que ela consiste de um ato voluntário e determinado em estreitar a comunhão com Deus.

QUE SIGNIFICA A SANTIDADE?

1. "A santidade é o mais exaltado e destacado atributo de Deus,pois expressa a majestade de Sua natureza e caráter moral." - Bancroft2. O poder é a mão de Deus, a onisciência são Seus olhos, a misericórdia Suas entranhas, a eternidade Sua duração, porém a santidade é a Sua formosura." - S. Charnoele3. Santidade é a ausência completa de trevas espirituais, I Jo 1 .5. Asantidade se relaciona

Lições da Vida de Enoque

11 ii o lamente com a luz que integra a natureza pessoal deI )cus.4, A santidade é a formosura absoluta e incomparável de Deus, I Cr 16.29.5. Santidade é a soma das excelências de Deus, contada < admirada pelos serafins, Is 6.3. Estas experiências são naturais, morais, intelectuais e espirituais, Lv 19.2; SI ,v2.3;Ez 39.7; Ap 4.8.<». Santidade é o ideal divino proposto para a vida cristã,I Ts4.3.7. Santidade é o atributo pelo qual Deus mais Se compraz em ser conhecido no Antigo Testamento. O Senhor é chamado de O Santo cerca de 30 vezes somente no profeta Isaías. Santidade é o princípio regulador do amor, do poder e da vontade de Deus, posto que Seu trono é estabelecido tendo como base a santidade." ( 1 )S. "Sem dúvida o mais proeminente atributo de Deus é a santidade, que é a união de todos os demais atributos, assim como a pura branca luz é a união de todos os raios coloridos do espectro." (2 )9. "Santo é o modo de ser de Deus. Para ser santo Ele não Se ajusta a um padrão. Ele é o padrão. Ele é a b s o l u t a m e n t e san to em uma i n f i n i t a e incompreensível plenitude de pureza que é

37

incapaz de ser diferente deste padrão porque

Ele é santo, todos os Seus atributos são santos." -

A. W. Tozer."A santidade de Deus não só é constante e

poderosamente levada à atenção do homem, mas também é apresentada como principal motivo de rogozijo e adoração no Céu. A perfeição da santidade de Deus é o motivo supremo da adoração, que Lhe é devida." (3)

EVIDÊNCIAS DE SANTIDADE EM JESUS

1. Ele não conheceu pecado, II Co 5.212. Ele foi tentado, mas sem pecado, Hb 4.153. Ele teve um nascimento santo, Lc 1.3 54. Nele não existe pecado, I Jo 3.55. Ele não cometeu pecado, I Pe 2.22,236 . Satanás não pode acusá-lo de pecado, Jo 14.307. Os demónios reconheceram Sua santidade, Mc1.23,24.8 . Ele é santo e separado dos pecadores, Hb 7.269. Ele é chamado de Santo, At 3.14; 4.27-30. SANTIDADE E SEPARAÇÃO

É universalmente sabido que a santidade é a perfeição moral de Deus e santificação é o processo,

Lições da Vida de Enoque

38

Lições da Vida de Enoque

processo de assimilação dessa santidade. De país para país, de igreja para igreja, de congregação para congregação, os parâmetros de tal santificação podem variar. Mas a Bíblia fixa diretrizes imutáveis.

Segundo as Escrituras, de que nos devemosseparar?1. Da idolatria, Ex 20.3, 4; I Co 10.7-14; 11 Co 6.16, 17 1 Jo5.21;,Ap9.20.2. Da consulta aos horóscopos, Is 47.13,14.3.Danecromancia, Dt 18.114. Da incredulidade, Hb 3.12-19; 11.65. Da embriaguez, Pv20.1;Rm 13.13; I Co 5.11; 6.10; Ef5.18a; ITs 5.6,7.6 . Do temperamento incontrolado, Tg 1.19,20.7. Da língua leviana, E f 4.29;Tg 1.268. Da glutonaria, G15.21 ;Fp 4.59. Das más companhias, a união com os infiéis, SI 1.1; I Co 15.33; H Co 6.1410.Da aparência do mal, I Ts 5.2211. Dosherejes, Jo 10;A p2 .14-16.1 2 .Dos hipócritas, Mt 7.5; 23.13-23; I Pe 2.113.Dos invejosos, Pv 28.22; I Co 13.4; H Co 12.20; Tg4.3; I Jo2.16,17.14.Do casamento misto, M12. l l , 12; II Co 6.14,15.15.Da concupiscência, Rm 13.14; G15.16,24; I Pe

39

Lições da Vida de Enoque

4.3; lJo 2.16,17.16. Da depravação sexual, Mt 5.28-32; Rm 1 . 2 6 , I C o6 .9 ;IT s4 .3 ,4 ;H b 13.4)17.Do orgulho, I Sm 2.3; Pv 21.4; Ez 33.28; Rm L16;I Tm6.17;Tg4.618. Da parcialidade, Dt 1.17; Pv 24.23; 28.21; I Tm Jd 16.19.Da vingança, Rm 12.1720. Da desonestidade, Rm 13.13; E f 4.28; I Ts 4.12; 2.2;IPé3.221. Da mentira, E f4.25;I Jo2.21;Ap21.8;22.152 2 . Do medo e timidez, H Tm 1.7;Ap21.823. De preocupações e impaciência, Mt 6.25-30; Fp 6 : Hb 10.3624. Da ingratidão, SI 103.1,2; ITs 5.18.25. Da negligência, Mc 8.38; Rm 12.11;HTm : ::Hb 10.25;IPe4.10

A vida de Enoque é uma inspiração para os filhos de Deus de todas as épocas e idades.

Ele viveu em santidade assim agradou a Deus. Gn 5.24; Rm 8 .8 .

Isto deve significar que Enoque veio torna-se um homem sujeito à lei do espírito de vida. Rm 8.2.

Quais as áreas de nossa vida que devem ser afetadas e controladas pelo espírito de santidade?

40

Lições da Vida de Enoque

1. Nofalar,Ef4.29;Tg3.22. No pensar, Fp 4 .8 ; C l 3.1,2.3. No amar, Mt 22.37-394. Na conduta, I Pé 1.15,165. No caráter, Mc 9.506 . finalmente, em tudo, I Ts 5.23

( P'mácew e-m S w ífu Jcw leA santificação que o Espírito de Deus nos

propõe ao longo das Sagradas Escrituras, é uma san tificação p ro g ress iv a . Vai c rescen do e desenvolvendo-se gradualmente, e assim; podemos nos aproximar de Deus a cada instante.

Vejamos algumas regras de ouro que o Senhor nos sugere, as quais, devidamente observadas, nos transportarão para uma vida de profunda identificação com Deus e plena santificação:1. Adore a Deus, Lc 4.8; Jo 4.242. Seja um pescador de almas, Mt 4.19; Jo 4.353. Seja limpo de coração, Mt5.84.A m eaD eus acima de tudo, Mc 12.305. Tenha fé em Deus, Mt 21.21.6 . Sej a humilde, Mt 18.4; 23.12

41

Lições da Vida de Enoque

7. Seja fervoroso no Espírito, Rm 12.118. Seja uma testemunha real e espontânea de Cristo, Mt 10.32; 11.6; R m l.16.9. Seja perseverante, Mt 7.7 10.Não ame o mundo, I Jo 2.16,17.

Finalmente, observamos o fato de que Enoque foi em verdade:

UM SANTO QUE HONROU A DEUS

Quantos problemas a família de santos têm causado ao Pai celestial! Não é maravilhoso séntir a ausência de tais problemas na vida de Enoque?

Uma de nossas mais cruéis tentações - e praticamente todos os servos de Deus a sofrem - é a de querermos ser importantes entre os demais. E o mesmo espírito que invadiu a cidadela interior do coração de "Diótrefes, que procura ter entre eles o primado", UI Jo 9.

Ser visto pelos homens...Ser grande... Ser importante...Ser o líder... Ser o primeiro...Até o Senhor Jesus, como homem, foi tentado nesta

área, por Satanás. Mas Ele venceu triunfalmente porque "para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo ", I Jo 3.8. É deveras terrível a tentação que nos induz a uma auto-exautação, I Tm 3.5.

Lições da Vida de Enoque

A Bíblia diz que ele nunca foi visto pelos homens. Estamos dando destaque a esta expressão, porque se nos afigura muito abrangente.

Quando andamos com Deus e nos escondemos nEle, desprezamos o aplauso dos demais homens. O mundo está repleto de fariseus, de escribas hipócritas, de falsos amigos, de judas disfarçados e de opressores travestidos de bons amigos.

Somente em Deus encontramos verdadeira paz e somente em Seu Filho encontramos a fonte de vitória para nosso viver.

Enoque preferiu a anonimato entre os homens e a doce vida de comunhão com Deus e esta foi a escolha e fé e da santidade que reinava abundantemente em seu coração.

Por que não tomamos a mesma posição?Por que não seguimos o mesmo caminho?

Enoque desprezou tudo isso.

/. Lectures in Systematic Theology, Henry C. Thiessen, 1980, USA2. Wilmington’s Guite lo the Bible, pág. 601.3. Teologia Elementar, Entergy H. Bancroft, 1966, São Paulo, Brasil.

43

Lições da Vida de Enoque

(Zafettuía 05^ U m ^n á iw a d o w

A vida de Enoque, não obstante curta para o seu tempo, resultou em uma fonte inesgotável de preciosos ensinamentos, não meramente destinadas aos seus contemporâneos, senão a todas as gerações que se lhe sucederam.

< 9 a a 7fíd a

Todo verdadeiro sermão, para ser plenamente aceito e devidamente assimilado, deve ser comple­mentado com uma vida santa.

Enoque foi um profeta de Deus, que soube honrar com sua vida a mensagem que Deus lhe outorgou.

44

Lições da Vida de Enoque

U m a lição maiúscula que aprendemos da vida de Enoque é que ele gastou a maior parte de seus anos vividos na terra, andando com Deus.

Que diferença para muitos hoje em dia que somente reservam para Deus alguns minutinhos em cada fím-de-semana!

A afanosa e sumamente agitada vida desta época de tecnologia tão avançada, está roubando ao homem o tempo que deveria dedicar à adoração de seu Rei, Salvador e Senhor.

Por outro lado, o pouco tempo que lhe sobra tem utilizado para lazer, prazer e um interminável "descanso" que o forma mais afadigado, inquieto e mais distante de Deus.

Que percentagem de sua vida e de seu tempò você tem dedicado a Deus, caro leitor?

Mesmo sendo falíveis, podemos agradar a Deus como Enoque. Basta que andemos com ele cada dia.

Cristo ainda não aparece a primeira vez, mas Enoque que já estava apto a crer na Segunda Vinda.

Hoje em dia, passados quase dois mil anos do primeiro Advento, muitos não se dispõem ainda a crer no Segundo. Que mentalidade distinta!

45

Lições da Vida de Enoque

A fé que alguém professa torna-se a bandeira de sua vida.

Vencer o mundo não depende de inteligência, de cultura, de boa formação religiosa, de habilidade sobrenatural, de recursos outros.

Vencer o mundo depende de fé."Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. " IJo5.4.

A fé que Enoque professava, cultivava e desenvolvia, fê-lo triunfar por sobre o mundo de suaépoca. Era a fé na imortalidade.

"Enoque é o elemento representativo de uma atitude jovial na vida, seus olhos se fixam no ocidente - na gloria do futuro pôr-do-sol. Considerando que as portas do Paraíso se haviam fechado atrás dele, entãoele se volta para o amanhã.

"Enoque é o símbolo universal da esperançaimortal do homem.

"A nota inicial da imortalidade que vibra nanarrativa de Enoque, é também o último acorde que irradia vibrações nos ensinos do Filho do homem.

"A paixão pela vida eterna é a primeira e também a última paixão da raça hebréia. Viver pra sempre, não ver a corrupção, escapar da inevitável

46

Lições da Vida de Enoque

morte, esta é a aspiração que envolve os sentimentos de Enoque.

"O ideal da imortalidade que havia em Enoque, é o espírito que invade o Livro de Génesis, estendendo- se até ao Apocalipse de João.

"Ele ilumina a noite de Betei e enxuga as lágrimas de Betânia. É o Alfa e o Omega. Marca o princípio e o fim." ( 1 )

Insinuações sobre a fé não bastam. Queremos a própria, a genuína fé, que possuíram os homens de Deus do passado, como Enoque.

Inspiremo-nos em seu exemplo, tenhamos a mesma fé e alcançaremos o mesmo sucesso.

Três palavras fizeram a difícil e maravilhosa diferença: Pela fé, Enoque...

As mesmas palavras farão outra vez a diferença: Pela fé, você...

Que assim seja, no Nome precioso do Senhor. ELE ENSINOU COM SUAMENSAGEM

Mais adiante estaremos analisando o conteúdo da mensagem profética de Enoque. Por agora, basta- nos afirmar que ele avançou profundamente no terreno da Escatologia com uma notável e firme antecipação e uma segurança que ainda hoje baliza os estudos dos mestres na Palavra, quando tratam da volta iminente do Senhor.Enoque profetizou a respeito da Segunda Fase da Segunda Vinda de Jesus Cristo a este mundo, quando Ele descerá com Seus santos. Tal é o ensinamento global das Escrituras.

Lições da Vida de Enoque

d a fr ítu i® 6

Acrnwm (fue andou

o m zu e u â '

N a biografia que Moisés traçou de Enoque aparece duas vezes a palavra depois. São detalhes que não podemos nem devemos ignorar, posto que a Bíblia é a preciosa, perfeita e pura Palavra de Deus, na qual nenhum til é sem importância.

Depois que Adão pecou, tudo estava perdido. Então Deus levantou um homem santo. Deus sempre tem uma solução, qualquer que seja a natureza ou a gravidade do problema.

Mesmo depois dos mais sérios impasses e mais graves dificuldades, Deus sempre sabe como agir.

48

Lições da Vida de Enoque

L^epois que gerou Metuselá. Enoque era um homem comum. Levou uma vida normal, tendo gerado um filho, deu-lhes o nome de Metuselá.

Metuselá (ou Matusalém) significa exatamente isto: Quando este morrer, então virá.

O mais provável é que Deus de alguma maneira se revelou a Enoque, em conexão com o nascimento de seu filho e assim este recebeu um nome profético, que efetivamente se cumpriu: o Dilúvio veio, de fato, no ano da morte de Metuselá.

O homem que anda com Deus sempre recebe uma sábia direção para sua vida. Os acontecimentos da vida nunca o apanham de surpresa. Certamente Enoque recebeu uma revelação de Deus relacionada com o nascimento de seu filho. O nome de Metuselá detarte lembrava aos moradores da terra que um dia sobreviria a este mundo juízo da parte de Deus. A misericórdia de Deus se estampa mui fortemente na robusta longevidade com que o Eterno brindou a Metuselá, como se isto significasse um adiamento contínuo do juízo que ele mesmo prefigurava, e como se estivesse o Criador esperando o arrependimento de alguém e a respectiva salvação do juízo.

Metuselá simboliza, pois, a augusta misericórdia de Deus. Enquanto vivesse, o mundo não seria destruído.

49

Lições da Vida de Enoque

E não o foi.Enoque andou com Deus. Nós também temos que

andar. Somente assim alcançaremos o privilégio e a

doçura de uma vida efetivamente vitoriosa.

(ocpm. ' S ]e m ?

Andar com Deus envolve dois aspectos básicos,

ambos dignos da melhor consideração. Por um lado é o

resultado de uma revelação divina, por outro lado, o

resultado de uma escolha. Em Enoque os dois elementos

se conjugam.Andar com Deus significa:1. Andar na mesma direção de Deus, Am 3.32 . Andar em sinceridade com Deus, SI 15.2;Pv 14.23 . Andar em um caminho reto. SI 101.64. Andar nos caminhos de Deus,Dt 28.9; Js22.5; SI 128.15. Andar em Espírito, G1 5.16. Isto é o contrário de Rm

8.2eIPé2.16.6. Andar na presença de Deus, Gn 17.17. Andar na justiça. Is 33.158. Andar em novidade de vida, Rm 6.4; Ef 4.17-32

50

Lições da Vida de Enoque

9. Andar em amor, Ef 5.210 Andar dignamente, Cl 1.1011. Andar em sabedoria, Cl 4.512 Andar como filho do dia, Rm 13.13; I Ts 5.513 Andar na luz, SI 56.13; Ef 5.8; I Jo 1.714. Andar honestamente, I Ts 4.1215. Andar na verdade, SI 86.11; m Jo 4 ló.16. Andar por fé, n Co 5.7. Fé na Pessoa de Cristo, At 16.31 e nas promessas de Cristo, Hb 6.12-19.17.Andarno temor do Senhor,Ne 5.918.Andar como Cristo andou, Io Jo 2.6

Notemos que Enoque andou com Deus e foi altamente recompensado. Não provou a morte. Foi transladado por expressa ordem e desejo de Deus Além disto, antes de sua transladação foi laureado com o dom de profecia.

Observemos a seguir o que a Bíblia ensina a respeito dos que andam com Deus.

Quem anda com Deus:1. É capaz de sofrer com Ele, Lc 9.23; Jo 15.18: Fp 1.29; H Tm 3.12; I Pé 4.13-162. Vi ve em santidade, I s 3 5.83. Vive em humildade, Mq 6.84. Vive em fidelidade, Ap 2.105. Tem vestidos brancos, Ap 3.4; 19.8

51

Lições da Vida de Enoque

6 . Anda sempre na luz, 1 Jo 1.77. Não segue as imaginações de seu coração, Dt29.19;Jr9.14; 11.8; 13.10; 16.12.

ANDANDO COMO JESUS ANDOU

É profundamente elementar a compreensão de que a palavra andar na Bíblia, quando usada em sentido figurativo ou espiritual, significa viver.

Quando a Bíblia afirma que Enoque andou com Deus, não está meramente declarado que Enoque caminhou passo a passo com o Eterno, ou que juntos ambos fizeram algumas jornadas.

Andar com Deus significa viver com Ele e em tudo com Ele concordar e dEle depender.

Pareceu-nos bem, então, trazer à consideração dos leitores a Pessoa de Jesus, tendo em vista o que está relatado em 1 Jo 2.26.

"Aquele que diz que está nEle, também deve andar como Ele andou

Jesus é o perfeito e permanente modelo para todos os cristãos. Seu exemplo é imperecível, é uma fonte que se não esgota jamais.

"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré o qual andou por toda aparte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo. "At 10.38.

52

Lições da Vida da Enoque

A análise cuidadosa deste passo bíblico nos conduzirá à exata compreensão de importantes e imorredouras verdades bíblicas.

No desejo sincero de alcançarmos maior vitória para nossa vida pessoal, examinemos alguns detalhes que se escondem na fraseologia da Escritura, preparando-nos, como Enoque, para também andarmos com Deus.

1.0 andar depende: "Como Deus ungiu".Como homem, Jesus foi uma pessoa

profundamente dependente do Pai. Depois de em Sua infância haver sido dependente de Maria e José, durante todo o Seu ministério "aprendeu a obedecer" e sempre dependeu do Pai.

No tocante à vida de dependência que cada ser humano desenvolve neste mundo, existem 3 posições distintas, ao longo da história,

a) A falsa independência• O homem, de Lc 12.16-20• O filho pródigo, de Lc 15 -11 -14, o qual se antecipou no recebimento da parte de sua herança e chegou à miséria não muito depois.• OreiHerodes, At 12.21-23, que chegou a se considerar auto-suficiente e não quis glorificar e honrar a Deus.

53

• A mulher paralítica, de Lc 13.10-12• O homem gadareno. de Mc 5.1-5 c) A dependência ideal• O patriarca Abraão, que dependeu de tal maneira que chegou a ser chamado nominalmente de amigo de Deus.• O apóstolo Paulo, conforme sua declaração lapidar de At 20.21 -24.

• O exemplo maior, o de Jesus, como dito em Jo 5.19-21.

O passo a considerar em seguida será então, a natureza de nossa dependência.a) Devemos depender da vontade de Deusb) Devemos depender da Palavra de Deusc) Devemos depender do Espírito de Deusd) Devemos depender da direção de Deuse) Devemos depender da autoridade de Deus.

2 .0 andar consagrado: "Deus ungiu a Jesus"A plenitude de consagração exercida espontaneamente pelo Senhor Jesus pode ser amplamente definida nestas 4 palavras: Deus ungiu a Jesus.

Lições da Vida de Enoque

54

Da mesma forma Ele deseja que sejamos revestidos de Sua unção.a) O propósito espiritual da unção• A unção assegura a nossa propriedade espiritual, porparte de Deus, II Co 1.20-22

• Á unção nos permite dispor de plena sabedoria e completo conhecimento, 1 Jo 2.20

• A unção precede a morte e prepara para ela. significando a renúncia total aos valores temporais desta vida, Jo 12.3-7.

• Aunção nos capacita para os serviço, Ex 28.40,41

• A unção nos permite vencer e dominar todo o tipo de jugo que porventura nos oprime, Is 10.27.

• A unção nos capacita para realizarmos a Obra de Deus,em seu sentido mais amplo. Lc 4.18,b) A unção se relaciona estreitamente com o EspíritoSanto

• "Deus ungiu a Jesus... como Espírito Santo", A t 10.38• "O Espírito do Senhor Me ungia... Lc 4.18

Lições da Vida de Enoque

Lições da Vida de Enoque

• "E vós tendes a unção do Santo ", IJo 2.20c) O caráter ministerial da unção

• Jesus recebeu o nome de Cristo, que significa

ungido, isto quer dizer que a unção divina sobre Ele

foi total.• Era uma unção profética, I Rs 19.16• Era uma unção sacerdotal, Ex 29.29; 40,15• Era um unção real, I Sm 9.16; 16.13• Se somos seguidores de Cristo (ungido), somos

cristãos (possuidores da mesma unção, At-11.26). Bem -aventurados aqueles que em sua vida

demonstram possuir a unção que vem. do Santo.3. O andar universal: "O qual andou por toda parte" (Usamos apenas o Evangelho de Mateus como fonte

de referência, para não sermos exaustivos).a) No deserto, 4.1b)No monte, 5.1; 14.23; 17.1c)No barco, 8.23; 9.1; 13.2d) No deserto, 14.13

Lições cia Vida de Enoque

e) No templo, 21.12,13 í) Na Galiléia,4.12-23g) Em Tiro e Sidom, 15.21h) No território de Magdala, 15.39i) Em Cesaréia de Filipo, 16.13 j)NaJudéia,19.1k) Em Jerusalém, 20.17; 21.1 -10l)EmBetânia,26.6m) Em casa, 8.14; 9.7,23n)No caminho, 9.9o) Em todas as cidades, 9.35; 11.1p)Nas searas, 12.1q) Em todas as aldeias, 9.35r) Junto ao mar, 13.1; 15.29s)Nas sinagogas, 12.9; 13.54

4.0 andar frutífero: "Andou fazendo o bem"a) Jesus ensinou, Mt 4.23; Mc 6.34; Lc 4.15: 5.3; Jo 3.2;

8.2b) Jesus pregou, Mt 4.23; 9.35c) Jesus curou de todas as moléstias e enfermidades, Mt

4.23;8.14,15;Lc7.2; 22.51;Jo 5.5,8,9d) Jesus libertou os endemoniados, Mt 4.24; Mc 1.26e) Jesus operou maravilhas, Jo 2.9

57

Lições da Vida de Enoque

f ) Jesus ressuscitou mortos. Mt 9. 18; Jo 11 g) Jesus abençoou as crianças, Mt 19.13-15;Lc 18.15-17 h) Jesus perdoou os pecadores. Lc 23.40-43; J08.IO, 11.Assim o profeta testifica: "o trabalho de Sua alma Ele o verá, eficará satisfeito, Is 53.11.

PODEMOS ANDAR COM DEUS ATRAVÉS DA LEITURA DA BÍBLIA SAGRADA

Recomendamos a leitura cuidadosa dos seguintes textos bíblicos:1.Deuterômio 17.18,192. Josué 1.73. Salmo 119.7.4. João 5.39.5. Atos 17.10,11.6 . Romanos 15.4.7. Salmo 119.11.A ignorância das Escrituras é um pecado. Outro pecado muito grave, porém, é a ignorância do Pai e do Filho na mente de qualquer pessoa.

Recomendamos os seguintes textos:1. Êxodo 5.2.2. Isaías 1.3.

58

Lições da Vida de Enoque

3. João 7.28.4. João 15.21.5. Atos 17.23.6.1 Coríntios 1.18-21.7.Efésios4.17-19.8.Efésios 17.239. III João10.Lucas 23.3411 .Atos 3.14-17 12.11 Pedro 1.1413.1 João3.1-6

Que a graça do Senhor repouse sobre nós abundantemente de modo que sempre possamos andar com Deus.

E, em assim vivendo, certamente, como Enoque, também agradaremos a Deus.

59

Lições da Vida de Enoque

$zfiitaíü 7

fafeo d a çfá jfw e^a

C & í e /m £ (u la

Deus revelou a Enoque parte do grande mistério que está destinado para o tempo final: a vinda em glória do Senhor Jesus Cristo, o amado Filho de Deus.

Em Seu Primeiro Advento, Ele apareceu em estado de humilhação. No segundo, Ele virá como Rei glorioso e triunfante.

A vida e a mensagem de Enoque lançam luz sobre essa maravilhosa epopeia.

Enoque viveu em santidade e escapou ao Dilúvio. Da mesma maneira a Igreja fiel no tempo do fim escapará ao juízo da Grande Tribulação.

60

Lições da Vida de Enoque

Enoque representa a Igreja que será arrebatada antes da Tribulação. Assim como Enoque jamais provou a morte, a Igreja fiel não morrerá como prometeu Jesus emJo 11.25. Seremos arrebatados.

Assim como Enoque não foi mais visto pelos homens, de igual modo o mundo não mais verá a igreja vencedora. Será tomada. "E assim estaremos sempre com o Senhor."

Noé representa Israel, que passará através da Grande Tribulação.A sociedade que pereceu no Dilúvio representa o mundo gentio, que sofrerá todos os horrores da Grande Tribulação.

A Igreja está absolutamente certa e consciente da Vinda de Cristo.De onde procede essa certeza? Certamente ela se origina da Palavra de Deus.

1. Esta certeza vem das parábolas que Jesus contou, como a dos Talentos, das Dez Virgens, etc.

2. Esta certeza vem dos tipos e símbolos que encontramos no Antigo Testamento, como a vida de Moisés, o casamento de Isaque, a presença de José no trono do Egito, etc.

61

Lições da Vida de Enoque

3. Esta certeza vem das profecias. Existem cerca de 1.527 referências no Antigo Testamento acerca da Segunda Vinda de Cristo. (Recomendamos ao leitor a leitura de nosso livro O Rei está Voltando, no qual abordamos dezenas destas profecias.)4. Esta certeza vem das promessas textuais. Citemos algumas:

e) De Pedro, I Pe 5.4; n Pe 3.7-11f)De João, IJo 2.28; Ap 1.7g) De Paulo, I Co 1.7; 4.5; Cl 3.4; I Ts 4.16; 5.2; 11 Tm

4.1;Tt2.13h)De Tiago, Tg 5.8i) Dos anjos, At 1.11j) Do Senhor Jesus pessoalmente, Mt 24.27-

36;26.64;Mc 14.62; Lc 12.40; 21.27; Ap 3.11; 16.15; 22.20.5. Esta certeza vem dos sinais que nos rodeiam.

a) Sinais na área socialb) Sinais na área políticac) Sinais na área econômica-financeirad) Sinais na área científicae) Sinais na área religiosaf) Sinais no povo de Israelg) Sinais na Igreja de Deus.

6. Esta certeza vem do testemunho profundo do Espírito Santo.

62

Lições da Vida de Enoque

A Volta de Cristo é a inabalável esperança deSua Igreja aqui neste mundo.

Graças a Deus por tão bem-aventurada esperança, Tt 2.13. A vinda de Cristo para a Igreja de Cristo é um fato inegável, iminente e inadiável!

Graves crises e sérios conflitos estão abalando as estruturas sociais, políticas, morais e religiosas do mundo atual. Mas também está em andamento um poderoso avivamento que irrompe por todo o mundo.

Existem sinais universais desse avivamento. Como nunca antes, a Igreja está cantando, ouvindo, orando, escrevendo, pregando e testemunhando da Vinda do Senhor Jesus, seu Rei, Mestre e Senhor.

Quantidade altamente elevada de crentes está sendo batizada como Espírito Santo. Desviados estão em todos os lugares regressando ao Lar paterno, milhares deles com grossas lágrimas de contrição.

Muitos há que estão contemplando somente o que se está reunido em molhos. É verdade que isto também é profético. Mas, olhem todos para os ventos de Deus que estão soprando sobre o Seu imenso trigal, espalhado nos quatro cantos da terra. Que lindo! O trigo do Rei está sendo preparado de uma forma final para os eventos do tempo do fim.

63

Lições da Vida de Enoque

O lavrador da Eternidade, Io 15.1,brevemente terá junto a Si todos os que salvou e justificou com o sangue de Seu amado Filho!

Os que aceitarem o perdão do Rei verão Sua coroa e sentar-se-ão ao Seu lado.

Os que O rejeitarem verão Sua espada flamejante e justíssima se abater sobre eles.

O Espírito de Deus está testemunhando no coração de cada crente, de cada homem que nasceu de novo, de cada mulher que foi regenerada, de cada jovem que se tornou filho de Deus, que a bendita hora está chegando.

Quando os veteranos do Vietnã regressaram, milhões os aplaudiram. Quando os astronautas vieram de volta da lua, milhões lhes deram as boas-vindas. Quando os soldados israelenses regressaram de Kampala, o povo vibrou e foi às ruas para recebê-los.

Agora, é o Rei Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores que está de volta. Estamos preparados para aplaudi-10, para recebê-10? Imaginemos que frênito de regozijo, que aplausos de interminável louvor, que maravilhosas canções serão ouvidas por toda a eternidade, quando os remidos de todos os tempos, de todas as cidades, unidos e reunidos, começarem a cantar que o REI ESTÁ VOLTANDO, o REI ESTÁ VOLTANDO!

Você está pronto para tão festiva ocasião?

64

rLições da Vida de Enoque

( fa fix tu la %

r^ /<xÁa/n<Á) a ^jfprli/na

A ssim como Enoque viveu em uma época de muito pecado e venceu, a Igreja fiel, ainda que conviva com uma sociedade corrompida, corrupta e corruptora, não será por ela envolvida ou absorvida. Viverá santamente e prontamente subirá.

Assim como Enoque teve que tomar a corajosa decisão de apartar-se do mal e viver somente a fim de agradar a Deus, a Igreja fiel deve corajosamente romper com o mundo, a afim de viver a vida de plenitude do Espírito Santo, até o dia glorioso

do Arrebatamento, Mt 5.8; Hb 12.14.Enoque não provou a morte.Ele foi transladado.Ele vive para sempre. Vive com Deus. Sua

65

Lições da Vida de Enoque

encantadora história será lembrada enquanto a Igreja aqui estiver. Quandodaqui partir, com Ele se encontrará no mesmo trono de glória, no mesmoReino de amor, na mesma Casa do Pai.

Temos a esperança que Enoque possuía, e andamos com o Deus comquem Enoque andou. Assim iremos para o mesmo lugar que ele.

O Senhor Jesus voltará a este mundo outra vez. Era um período muidistante para Enoque e ele foi capaz de crer. Está tãoperto para cada umde nós. Fortaleçamos a nossa fé.

Jesus voltará a este mundo. Antes de vir para o mundo como Juiz e Rei virá para a Igreja como Salvador e Noivo.

A Primeira Fase de Sua Vinda será o Arrebatamento. Altamente secreta. A Segunda Fase será a Revelação. Totalmente visível.

Os santos que subirem com Ele, na Primeira Fase estarão aptos a descercom Ele na Segunda. E assim se cumprirá a profecia de Enoque:

"EIS QUE É VINDO O SENHOR COM MILHARES DE SEUS SANTOS. "

66

Lições da Vida de Enoque

OUTROS LIVROS ESCRITOS PELO PASTOR GEZIEL GOMES

23 RAZÕES PARA SER UM GANHADOR DE ALMAS Segunda ediçãoUma serie de estudos sobre a maior de todas as tarefas:ganhar almas para o Senhor Jesus.NASCIDOS PARA CRESCEREste livro aborda a importância e a necessidade docrescimento da Igreja a luz das Escrituras Sagradas O REI ESTA VOLTANDOTerceira ediçãoUm interessante manual de Escatólogia Bíblica, com ênfasesobre o Reino de DeusUMA BENÇÃO CHAMADA AVIVAMENTOSegunda ediçãoNove capítulos que tratam de uma maneira equilibrada ebíblica do grande propósito de Deus para Sua Igreja -AVIVAMENTO.OS TRÊS ÍCONES DE DEUSMensagem ministrada no Jubileu de Prata dos GideoesMissionários da Ultima Hora. Texto integral da mensagem. Pedidos: Geziel Gomes / Rua Barão de Souza Leão, 1120/ BoaViagem, Recife, PE. [email protected]

67

Liçoes da vida de

EDITORA

i d s i u r Reciie -PEG eziel G om es (81) 3077-5923Conferencista Internacional imaáemáraíica_@liotmaiLcom

N este Livro você en con trará lições im p o rtan tes da v ida de E noque que facilm ente poderão ser aplicadas na sua v ida , este livro irá desafia-lo a to m a r a titu d es que o levará a san tidade com o Senhor.

D escubra o que D eus tem guardado p ara os am an tes de sua Palavra!

É u m dos p regadores brasileiros m a is co n h e c id o s d a a tu a lid a d e . O rdenado ao m in isté rio em 1960, já v ia jo u e realizou cru zad as em cerca de 50 países. E m em bro d a A cadem ia

E vangélica de L e tra s do B rasil, e já escreveu cerca de 42 livros.

É casado com a p asto ra M au ra G om es, com qu em te m 6 filhos; tod os são p astores. A tu a lm en te , é p a sto r da Ig re ja E v a n g é lic a M is s io n á r ia C a n a ã , em R e c i fe - P E .