Líder Ou Gestor

4
Líder ou Gestor…. Sabe de onde vem, onde está e como chegar onde pretende estar? Se está curioso e iniciou a leitura deste artigo, deverá estar a pensar: Olha, mais um artigo sobre Liderança e Gestão... valerá a pena? Desafio-o a ler até ao final, fazer o inquérito e conhecer-se um pouco melhor! Quando pergunto às pessoas que me rodeiam, o que gostavam de saber sobre a temática do Líder vs Gestor, há dois tópicos que surgem ligados entre si: a verdade associada aos fracassos e onde é que eu me situo. Hoje em dia, em pleno séc. XXI, a tecnologia associada ao efeito globalização, dá-nos acesso a yottabytes de informação, como não houve registo até à data. O desenvolvimento que ocorreu na nossa sociedade oferece-nos, cada vez em maior número, profissionais que possuem Licenciaturas, MBAs e Doutoramentos. Contudo, nunca foi tão difícil passar do exercício académico para a prática. Utiliza-se frequentemente a frase “no papel é tudo muito bonito, mas depois na prática já não é bem assim”. São as pessoas, as emoções, os egos e a ausência de monitorização o que dificulta a implementação e, por consequência, os resultados. Este assunto recorda-me uma das minhas primeiras lições sobre

description

liderança

Transcript of Líder Ou Gestor

Lder ou Gestor. Sabe de onde vem, onde est e como chegar onde pretende estar?

Se est curioso e iniciou a leitura deste artigo, dever estar a pensar: Olha, mais um artigo sobre Liderana e Gesto... valer a pena? Desafio-o a ler at ao final, fazer o inqurito e conhecer-se um pouco melhor!

Quando pergunto s pessoas que me rodeiam, o que gostavam de saber sobre a temtica do Lder vs Gestor, h dois tpicos que surgem ligados entre si: a verdade associada aos fracassos e onde que eu me situo.

Hoje em dia, em pleno sc. XXI, a tecnologia associada ao efeito globalizao, d-nos acesso a yottabytes de informao, como no houve registo at data. O desenvolvimento que ocorreu na nossa sociedade oferece-nos, cada vez em maior nmero, profissionais que possuem Licenciaturas, MBAs e Doutoramentos. Contudo, nunca foi to difcil passar do exerccio acadmico para a prtica.

Utiliza-se frequentemente a frase no papel tudo muito bonito, mas depois na prtica j no bem assim. So as pessoas, as emoes, os egos e a ausncia de monitorizao o que dificulta a implementao e, por consequncia, os resultados.

Este assunto recorda-me uma das minhas primeiras lies sobre esta temtica, em que, numa visita fbrica com que colaborava, me foi partilhado que a confiana uma coisa muito bonita mas o controlo mais eficaz. Julgo que ainda se aplica, mas, em vez de controlo, somos hoje ensinados a pensar antes em monitorizao e em adio de valor.

A verdade que a Liderana-Gesto est cheia de fracassos e as maiores contribuies para esse insucesso esto no desconhecimento do onde que me situo e no balancear das capacidades que influenciam os outros a passar ao.

Mas qual o benefcio de conhecer-se um pouco melhor? O que ganha em saber se mais Lder ou Gestor?

O grande benefcio o autoconhecimento de quem somos, das nossas motivaes e, com base nesse entendimento, interpretar as nossas aes e comportamentos, decifrando qual o seu estilo e a forma como sopercecionados pelos liderados.

No momento em que ficar mais sensibilizado sobre onde se posiciona, tornar-se- mais eficaz no exerccio das suas funes. Este conhecimento ir permitir-lhe passar fase seguinte, a do desenvolvimento da sua liderana, em que, atravs de uma autoaprendizagem direcionada, baseada no autodesenvolvimento em situaes concretas, tornar-se-, alm de eficaz, eficiente na prtica da Liderana-Gesto.

De forma a facilitar a comunicao, chamemos Executivo(a) a todas as pessoas que desempenham cargos de responsabilidade, em que influenciam os outros: Presidentes, CEO, Dirigentes, 1 e 2 Linhas, e Chefias.

A Sociedade fez uma escolha simples. Quando o Executivo(a) tem maiores capacidades de Liderana, chama-lhe Lder, quando tem maiores capacidades de Gesto, chama-lhe Gestor, e assim vamos vivendo at aos dias de hoje.

Existe algo que todos os Executivos (as) tm em comum: o facto de aplicarem as suas capacidades de liderana e de gesto numa determinada medida - a que julgam adequada s necessidades das funes que exercem. Mas qual a medida certa para cada um? Aquela em que reside o sucesso ou insucesso, na funo que desempenham.

Lets get back to basics e ao trabalho de Kets de Vries. Temos quem exera a Liderana e demonstre maiores capacidades relacionadas com o estabelecer da direo, alinhar as pessoas, motivar e inspirar. Noutro sentido, temos os que exercem a Gesto como uma prtica, preferindo planear e oramentar, organizar, controlar e resolver problemas.

Se, neste momento, est a pensar que as suas capacidades de liderana e de gesto no esto a ser percecionadas, porque est deriva. Continue a ler!

claro que podemos ter Executivos (as) que aplicam a 100% as tcnicas de Liderana, que inspiram e transmitem de forma apaixonada a sua viso, aos quais podemos chamar de Visionrios. Mas, ao fechar este discurso, os seus liderados sabem que no podem contar com eles nas tarefas de gesto. Provavelmente, j se recordou de algum que encaixou neste perfil e sabe que, a curto-prazo, comeam a tornar-se irregulares.

Tambm podemos ter Executivos (as) que aplicam a 100% as tcnicas de gesto, que planeiam, oramentam, organizam at exausto, s veem e respiram o controlo. So os chamados abelhinhas esforadas. Pois , resultados de curto-prazo so possveis, especialmente atravs da reduo de custos ou de fuses e aquisies, mas vo sentir dificuldades em se impor aquando de programas de transformao real. Mudanas de longo-prazo raramente so conseguidas por este tipo de Executivos (as).

Converso diariamente com Lideres-Gestores que ocupam lugares de responsabilidade nas suas organizaes e que tm de promover a transformao com resultados, e constato que so cargos solitrios.

Existe uma grande presso sobre as suas decises. Cada vez que tomam uma no deciso ou uma m deciso, so alvo de escrutnio pblico. Os liderados concorrem pelos seus lugares e a competitividade atinge propores que levam a um isolamento e a no confiana nos outros. Se se est a rever, acredite que o seu negcio est em risco, e a sua posio tambm.

Em ltima instncia, est a colocar em causa um dos objetivos principais da Liderana: o de gerar novos Lderes que promovam a continuidade e a sustentabilidade dos resultados nas organizaes.

Se pensarmos em termos histricos, a liderana desenvolveu-se maioritariamente em momentos de adversidade, de caos, e foi nesse caos que algum teve a coragem de liderar um processo de mudana, influenciando os outros a superar esses desafios e fazendo nascer uma nova ordem.

nesse processo interior de necessidade de sair para fora que o lder se transforma no lder que deseja ser. E nesse momento, atravs do exemplo, que inspira os outros a serem lderes desses processos e que consegue transformar e gerar resultados duradouros no tempo.

O que se pretende hoje do Executivo(a), que detenha ambas as capacidades desenvolvidas. a que se encontram as estrelas, os que aliam a eficcia e a eficincia, que utilizam a liderana e a gesto em prol dos resultados.

Todos os esforos de transformao de grande sucesso combinam uma boa liderana com uma boa gesto.

Mas como faz-lo?1. Autoconhea-se nestesurvey;2. Autoaprenda alinhando os resultados que obteve com a sua funo, caso necessite de aumentar as suas capacidades de Liderana ou de Gesto;3. Autodesenvolva as suas competncias, de acordo com as necessidades diagnosticadas;4. Pratique uma boa liderana com uma boa gesto;5. Interiorize essa mudana.