Liderança Excelente

21
ESTUDOS PARA A LÍDERANÇA EXCELENTE Texto de chamada: “O segredo de uma célula excelente é um líder excelente” Estudo 1: “INTIMIDADE COM DEUS, A EXCELÊNCIA DO LÍDER” Pra. Nelma Araújo INTRODUÇÃO A Bíblia nos diz, no capitulo seis (6) do livro de Daniel, que o rei Dario resolveu, para melhor administrar o seu reino, estabelecer 03 Presidentes (tipos de ministros) e 120 Sátrapas (espécies de governadores ou prefeitos). Daniel era um dos três Presidentes, a quem os 120 deveriam prestar contas. No V.6, a Bíblia afirma que Daniel se destacou a ponto de sobrepujar (exceder, superar) os outros líderes. “Então o mesmo Daniel sobrepujava a estes presidentes e aos sátrapas; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino” (Daniel 6:3). Daniel seria a segunda pessoa do rei, como José se tornou a segunda pessoa de Faraó, o Governador do Egito: “Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu” (Gen.41:40,41). A palavra excelente significa grau de perfeição; ótimo; magnífico; esplêndido. A bíblia nos afirma que Daniel superava os líderes que estavam na mesma posição que ele, porque ele fazia tudo com excelência. O trabalho de Daniel era no mínimo ótimo; era magnífico, esplêndido; ELE ERA PERFEITO EM TUDO! Em referências anteriores, encontramos a descrição que outras pessoas fizeram de Daniel (Dn.5:11 a 14): - Copeiro mor: “Se achou nesse Daniel um espírito excelente, e ciência e entendimento, interpretação de sonhos, explicação de enigmas, dissolução de dúvidas” - Rei Belsazar: “Tenho ouvido a teu respeito que sobre ti está o espírito dos deuses, e que a luz, e o entendimento e a excelente sabedoria se acham em ti”. Diante de tal descrição, nos perguntamos por que? Qual a razão pela qual Daniel se destacava tanto dos outros líderes, que certamente se empenhavam e procuravam dar o melhor de si? Tanto, que a Bíblia diz que eles invejaram a Daniel e procuravam achar uma coisa, qualquer coisa repreensível em sua vida, mas não conseguiram (Dn.6:4).

description

palestra para líderes

Transcript of Liderança Excelente

Page 1: Liderança Excelente

ESTUDOS PARA A LÍDERANÇA EXCELENTE Texto de chamada:

“O segredo de uma célula excelente é um líder excelente”

Estudo 1: “INTIMIDADE COM DEUS, A EXCELÊNCIA DO LÍDER”

Pra. Nelma Araújo

INTRODUÇÃOA Bíblia nos diz, no capitulo seis (6) do livro de Daniel, que o rei Dario resolveu, para melhor administrar o seu reino, estabelecer 03 Presidentes (tipos de ministros) e 120 Sátrapas (espécies de governadores ou prefeitos). Daniel era um dos três Presidentes, a quem os 120 deveriam prestar contas.No V.6, a Bíblia afirma que Daniel se destacou a ponto de sobrepujar (exceder, superar) os outros líderes. “Então o mesmo Daniel sobrepujava a estes presidentes e aos sátrapas; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino” (Daniel 6:3). Daniel seria a segunda pessoa do rei, como José se tornou a segunda pessoa de Faraó, o Governador do Egito: “Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu” (Gen.41:40,41).

A palavra excelente significa grau de perfeição; ótimo; magnífico; esplêndido. A bíblia nos afirma que Daniel superava os líderes que estavam na mesma posição que ele, porque ele fazia tudo com excelência. O trabalho de Daniel era no mínimo ótimo; era magnífico, esplêndido; ELE ERA PERFEITO EM TUDO!Em referências anteriores, encontramos a descrição que outras pessoas fizeram de Daniel (Dn.5:11 a 14):- Copeiro mor: “Se achou nesse Daniel um espírito excelente, e ciência e entendimento, interpretação de sonhos, explicação de enigmas, dissolução de dúvidas” - Rei Belsazar: “Tenho ouvido a teu respeito que sobre ti está o espírito dos deuses, e que a luz, e o entendimento e a excelente sabedoria se acham em ti”. Diante de tal descrição, nos perguntamos por que? Qual a razão pela qual Daniel se destacava tanto dos outros líderes, que certamente se empenhavam e procuravam dar o melhor de si? Tanto, que a Bíblia diz que eles invejaram a Daniel e procuravam achar uma coisa, qualquer coisa repreensível em sua vida, mas não conseguiram (Dn.6:4).

I – O SEGREDO DA EXCELÊNCIA DE DANIEL ERA A INTIMIDADE QUE ELE TINHA COM DEUS

MAS O QUE É INTIMIDADE?INTIMIDADE É CONHECIMENTO - É um nível de relacionamento pessoal e profundo. Quando você conhece realmente alguém! Ter intimidade é ter a experiência de um relacionamento real, pessoal e intenso. Quando temos intimidade conhecemos até mesmo o olhar ou o tom de voz de uma pessoa e, em apenas uma palavra pronunciada por esta, podemos definir se a pessoa está triste, alegre ou preocupada.

COMO TER INTIMIDADE?

Page 2: Liderança Excelente

ATRAVÉS DE UM RELACIONAMENTO DIÁRIO – Só passamos a conhecer alguém realmente quando convivemos. Quando estamos em contato diário com alguém conhecemos seus gostos, preferências e como a pessoa realmente é. Não é necessário falar para que entendamos, basta um olhar ou um gesto, um sorriso, para compreendermos o que o outro está querendo comunicar. Isto é intimidade!Daniel conhecia a Deus. Ele se relacionava com o Pai, estava em sua presença continuamente: “... entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus...”; “Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras, e nenhuma coisa desejável comi...” (Dn. 6:10; 10:2,3 ).Deus ouvia e respondia as orações de Daniel: ”... E me disse: Daniel, homem muito amado... não temas, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim” (Dn.10:11 e 12).Precisamos aprender a conhecer Jesus, a ter intimidade com Ele; mas só conseguiremos isso no momento em que decidirmos investir de nosso tempo no relacionamento com o Senhor; quando passarmos a falar com Ele diariamente, contando a Ele nossos problemas, nossas aspirações, alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, dúvidas e certezas. Enfim, quando formos amigos do Senhor e deixarmos que Ele seja o nosso amigo, àquele em quem confiamos; com quem podemos contar, e nas mãos de quem podemos depositar o nosso maior tesouro que é o coração; e aos pés de quem podemos nos prostrar completamente rendidos, em louvor e adoração.

O PREÇO DA INTIMIDADE INTIMIDADE REQUER TRANSPARÊNCIA

Quando você se dispõe a relacionar-se intimamente com alguém, a primeira coisa que você precisa entender é que já não poderão existir segredos, mas que você precisará ser transparente, sincero, honesto e compartilhar todas as coisas.No relacionamento com Jesus também é assim, devemos ser transparentes, sinceros, e expor a Ele os nossos corações. “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (I Pe.5:7); “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo” (Fp.2:15). Jesus disse: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer” (Jo.15:15). Jesus estava falando de transparência e de confiança.

NÃO HÁ INTIMIDADE COM DEUS SEM VIDA DE SANTIDADE “Como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também santos, em toda a vossa maneira de viver” (I Pe.1:15) - Em toda a Palavra de Deus você encontra referencias à santidade do Senhor. Desde o princípio da história da humanidade, Deus sempre quis, Ele sempre desejou e sonhou com um povo santo, que tivesse prazer na Sua presença; que o amasse acima de tudo e que o escolhesse. Deus nos deu a oportunidade de escolher a Ele e não ao mundo, e a Bíblia está cheia de advertências quanto ao risco de alguém escolher o mundo, o pecado.Quando Deus chamou Abraão, Ele disse: “Anda no meu caminho e sê perfeito” (Gen.17:1) – Deus poupou a Noé do dilúvio, porque ele era justo, vivia em santidade (Gen.7:1) – Isaias viu Deus no templo e os anjos estavam ao redor dele dizendo: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos” (Is.6:3) – Deus disse a Moisés: ‘Tira a sandália dos teus pés porque o lugar em que pisas é terra santa” (Ex.3:5) – Josué disse ao povo: “Santifica-vos hoje, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”(Josué 3:5).No livro de I Jo.3:3 está escrito: “E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro” . De qual esperança o apostolo João estava falando? Da esperança de ir

Page 3: Liderança Excelente

morar com Jesus na glória; de ser arrebatado e encontrar-se com Ele nas nuvens, como disse Paulo (I Tess. 4:17).Você deseja morar com Jesus; Viver com Ele eternamente? Se você deseja verdadeiramente, você precisa entender que “Se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas já passaram, e tudo se fez novo” (II Co.5:17). Se você é nova criatura, as coisas velhas têm que ficar para traz; Você precisa deixar as práticas antigas “Segui a paz com todos, e a Santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”(Hb.12:14). Em provérbios 28:13 está escrito o seguinte: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” – O Salmo 32:5, diz: “Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado”. Jesus diz: Se você me amar, guardará os meus mandamentos (Jo.15:17). Se você tem sido assolado pelo pecado e embora tente, você não tem conseguido andar em vitória; se você tem se sentido desvalorizado, desmoralizado; sem autoridade espiritual; sem condições de ministrar a alguém porque o diabo tem aprisionado você através do pecado, eu quero te dar uma boa notícia: VOCÊ É MAIS QUE VENCEDOR EM JESUS! VOCÊ PODE VENCER; PODE TRIUNFAR; HOJE VOCÊ PODE DAR A VIRADA – NO NOME DE JESUS A SUA VIDA NUNCA MAIS SERÁ A MESMA, porque a Palavra de Deus diz, no livro de I Jo.5:4 “... todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e essa é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. Você nasceu de Deus. Como disse Pedro, de uma semente incorruptível (I Pe.1:23) - Você tem fé em Jesus? Confia em Deus? Então hoje é o dia da sua vitória!

BENEFÍCIOS DA INTIMIDADE INTIMIDADE GERA CONFIANÇA

Imagine só: você está me vendo pela primeira vez em sua vida, eu nem fui apresentada a você. Aproximo-me, digo “Oi!” ou, “Bom dia!”. Torno a lembrar-lhe: “você não me conhece, nunca me viu antes”. Tenho uma pergunta a fazer-lhe: Você vai, espontaneamente, começar a falar coisas de sua vida, de sua intimidade, seus problemas, suas emoções, seus sonhos, planos, projetos para o futuro? Você vai chegar perto de mim e dizer: “oi, como vai? Gostei do seu sorriso, por isso vou lhe contar tudo a respeito da minha vida; acho que você é confiável, então, logo de cara, só pra começar, vou te dizer que tenho guardado nessa pasta, que vou pedir para você segurar para mim enquanto saio por uma hora para resolver um problema, a quantia irrisória de R$100.000,00 (cem mil reais)”. Você fará isso? Contará a uma estranha a sua intimidade; entregará nas mãos de uma desconhecida o seu tesouro? A palavra de Deus diz que “onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt.6:21). Na verdade, o seu coração é o maior de todos os seus tesouros. É por ele que o diabo milita contra Deus, diariamente; pelo privilégio de apossar-se do seu coração. No seu coração estão as suas emoções, as suas alegrias, os seus sonhos, as suas inclinações. Quando Deus governa o seu coração, sua vida se torna luminosa, feliz; quando o diabo consegue governar o seu coração, Deus não pode ter intimidade com você; não é à toa que o escritor de provérbios nos diz: “De tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração; porque dele procedem as saídas da vida” (Pv.4:23). Somente nas mãos de Jesus é que nós podemos depositar o nosso maior tesouro, despreocupadamente, sabendo que ele estará bem guardado, bem cuidado. Precisamos confiar em Jesus, a ponto de depositarmos nele a nossa esperança; a ponto de o louvarmos, não mais pelo que ouvimos dizer a respeito dele, mas porque o conhecemos profundamente, intimamente; porque Ele é o nosso amigo, o nosso amado, o nosso rei Jesus.

INTIMIDADE COM DEUS NOS LEVA A UMA VIDA DE ADORAÇÃO Quando percebemos a realidade de quem é Jesus, isso nos leva à adoração. Jesus é digno do nosso louvor e da nossa adoração, e tudo o que fizermos deve ser com o objetivo de glorificá-lo.

Page 4: Liderança Excelente

No livro de João 9:38, a Palavra de Deus nos fala de um homem que foi curado de cegueira (o cego de Siloé). Quando ele foi curado, teve uma perspectiva correta a respeito de Jesus; quando ele percebeu quem era Jesus, quem estava diante dele, aquele homem o adorou. Todo Cristão, que já teve um encontro real com Jesus, e que tem uma visão correta de quem Ele é, com certeza tem seu coração transbordante de amor e gratidão ao Senhor que o amou, o salvou, o remiu, que o guarda e protege, lava, purifica, unge com Seu Espírito Santo, que concede autoridade espiritual e ainda abençoa atendendo aos desejos do seu coração (Sl.37:4). Aí então é que entra a adoração. Adoração é uma atitude do coração, é uma demonstração de amor e reverência. É o reconhecimento do que Deus é. Devemos adorar a Deus pelo que Ele é. Devemos render a Ele os nossos corações e dar ao Senhor toda a glória. A adoração verdadeira acontece no Espírito, quando as pessoas estão apaixonadas por Deus. “Se você não estiver apaixonado por Jesus, invariavelmente, vai se apaixonar pelo mundo”.“Vem o tempo e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e em Verdade” (Jo.4:23).Deus tem um plano maravilhoso para a sua vida e para o seu ministério, por isso Ele te propõe que você seja um verdadeiro adorador, Ele te oferece a água da vida (Jo.7:37) “Se alguém tem sede venha a mim e beba”; “Quem crê em mim, como diz a escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”(Jo.7:38). A água é o Espírito Santo, e Deus deseja enchê-lo a ponto de jorrar, transbordar de dentro de você e abençoar a muitas vidas.Nesses dias, Deus está levantando no Estado do Pará e em toda a nação brasileira uma nova geração, a geração que vai abalar este século, que vai proclamar o evangelho de Jesus de forma impactante; uma geração que estará completamente revestida do Senhor, andando na unção do Espírito Santo. Essa é uma geração que anda em santidade, que vive em adoração. São os verdadeiros adoradores, que adoram o Pai em Espírito e em verdade; são pessoas completamente apaixonadas por Jesus; e você faz parte desse povo.

JESUS SEMPRE COLOCA SEUS ADORADORES EM POSIÇÕES ESTRATÉGICASQuando você decide agradar a Deus em primeiro lugar e viver em intimidade com Ele, você passa a conhecer o coração de Deus, a entender o que Deus deseja que você faça; o Espírito Santo tem mais liberdade para ministrar ao seu coração, para te direcionar, então você está apto a cumprir o propósito de Deus para sua vida.“E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade”(At.13:22).Que testemunho! E foi o próprio Deus quem disse isso de Davi.Davi foi tirado do pasto e colocado no trono, isso porque era um adorador, um homem que tinha o coração nas mãos de Deus. Para Davi era mais importante agradar a Deus, honrar Seu nome, do que procurar honra para si próprio. Deus conhecia o coração de Davi! Deus conhece o seu coração!De nada adianta ter muito conhecimento, muitas habilidades, muita sabedoria natural, se não houver um coração rendido ao Senhor. Saul foi o primeiro rei de Israel e tinha todas as condições necessárias para ter êxito: beleza, estatura, status, recursos financeiros, etc.. mas ele não tinha um coração humilde, submisso e quebrantado diante do Senhor; ele não tinha uma vida de louvor e adoração. Essa era a diferença entre Saul e Davi.Deus sempre coloca os Seus adoradores em posições estratégicas!O rei Dario queria colocar Daniel sobre todo o reino; José foi colocado sobre todo o Egito, e Davi tornou-se rei de Israel e de Judá.Você pode até pensar que não tem capacidade para realizar um trabalho excelente, mas se você tiver intimidade com Deus; se você realmente andar com Jesus procurando agradar o Seu coração e se esforçando para fazer o melhor em prol do crescimento de Seu Reino, não se preocupe, Deus o honrará; pois Sua Palavra nos diz que é Ele quem te capacita - “Não que sejamos capazes de fazer ou pensar algo, como sendo de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus” (II Co. 3:5).

Page 5: Liderança Excelente

Estudo 2: “UNIDADE”

Pra. Nelma Araújo

“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração. Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos

os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se havia de salvar” (At.2:46,47).

A Palavra de Deus, no texto acima, nos fala a respeito do estilo de vida dos primeiros cristãos e das primeiras conversões ao Senhor Jesus que aconteceram através do ministério dos apóstolos. A lição que devemos aprender e imitar é o estilo de vida de nossos primeiros irmãos na fé, certamente tão necessário à igreja do século XXI.

Qual era o estilo de vida dos cristãos da Igreja primitiva?

1- Perseverança (permaneciam orando)Os primeiros cristãos estavam perseverando em oração. Eles oravam sempre, pois Jesus ensinou assim:“Contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer”. (Lc.18:1). Nesse texto, Jesus fala que mesmo que a pessoa não queira abençoar (juiz iníquo) através da perseverança a bênção será alcançada; “E disse-lhes: Por que estais dormindo? Lenvantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação” (Lc.22:46);

Os apóstolos também ensinavam a perseverança:“E, despedida a sinagoga, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram a Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a perseverarem na graça de Deus” (At.13:43).

2- Unanimidade (unidade de propósitos – todos desejavam o mesmo)“E, perseverando unânimes....”(At.2:46a). Os cristãos da igreja primitiva oravam em concordância; eram unânimes. Unanimidade significa uma só opinião, um só objetivo, um só propósito. Eles sabiam o objetivo de suas vidas; conheciam seu chamado; e estavam juntos, concordando diante de Deus em suas orações, pois conheciam as palavras de Jesus e sabiam que Jesus havia dito: “dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt.16:19). A questão da unidade é tão importante que em Sua oração sacerdotal, Jesus orou por nós ao Pai, pedindo que houvesse unidade na igreja, que fossemos um, como Ele é um com o Pai: “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo. E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.... que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim” (Jo.17:18,20,21, 23).

Jesus deixa claro que o mundo conheceria que Jesus é o filho, enviado de Deus e que Deus nos ama, através de nossa unanimidade. Só pelo Espírito Santo podemos ser um!

Após Jesus, Paulo e os apóstolos também mencionaram diversas vezes a questão da unidade: ”Procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Ef.4:3).

Page 6: Liderança Excelente

3- Eram constantes (todos os dias)O povo estava constantemente diante de Deus. No templo e nas casas; era o estilo de vida deles. Nosso estilo de vida precisa ser este: estar diariamente na presença de Deus.

“E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus, o Cristo” (At.5:42).“Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida” (Lc.1:75).“Antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;” (Hb.3:13).

4- Viviam em Comunhão (partiam o pão)Ter comunhão com os irmãos não é uma opção; é uma regra para o viver cristão. “Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo.... para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros” (I Co.12:20;25);“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At.2:42);“Portanto, se há alguma exortação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,” (Fp.2:1).

5- Manifestavam o fruto do Espírito Santo (comiam com alegria e singeleza de coração)Nossos irmãos viviam felizes. Não eram murmuradores, presunçosos, exaltados, cheios de si; a Bíblia afirma que eles tinham singeleza (simplicidade) em seus corações. Aliás, Paulo nos exorta dizendo: “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;” (Fp.2:14).

Quantos de nós, muitas vezes, nos sentimos superiores aos outros por nossas posses ou por nosso nível intelectual, moral, etc... E quantas vezes realizamos um trabalho na obra de Deus e depois ficamos reclamando, murmurando e dizendo: “ninguém me valoriza; ninguém me reconhece; fiz isso e aquilo e nem disseram obrigado..”. É claro que temos que ser gratos aos que nos ajudam e nos abençoam e temos que ser educados, cordiais, etc... mas se alguém deixou ou deixar de te reconhecer, de te honrar, de valorizar o seu trabalho, lembre-se de Paulo e faça tudo sem murmuração, pois você estará “servindo de boa vontade, como ao Senhor e não ao homem” (Ef.6:7).

“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei” (Gal.5:22 e 23).

6- Tinham uma vida de louvor e adoração a Deus (louvando a Deus)A Bíblia tem inúmeros capítulos e versículos sobre o louvor, mas existem duas coisas que mais me chamam a atenção:

A primeira é o que diz o Salmo 100:4; Que devemos nos apresentar diante de Deus com Louvor e ações de graças. Na verdade o texto deixa claro que o louvor é a forma pela qual adentramos na presença de Deus: “Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor...”. A segunda é o Salmo 22:3, que diz: ”Porém tu és santo, aquele que habita no meio dos louvores do teu povo...”. Esse texto diz que Deus habita (se move) no meio dos louvores do Seu povo. Isso é extraordinário!

“A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações” (Col.3:16);“Cantai louvores ao Senhor, vós que sois seus santos, e louvai o seu santo nome” (Sl.30:4);

“Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que cavalga sobre as nuvens, pois o seu nome é Já; exultai diante dele” (Sl.68:4);

Page 7: Liderança Excelente

“Louvai ao Senhor. Louvai, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor” (Sl.113:1);

“Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder! Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza! Louvai-o ao som de trombeta; louvai-o com saltério e com harpa! Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta! Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes! Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!” (Sl.150:1 a 6).

7- Tinham um bom testemunho (caiam na graça de todo o povo)Primeiramente o povo se admirava de Jesus. De Suas palavras, de Sua conduta, de Sua autoridade. Depois os apóstolos causavam espanto a todos, pois testemunhavam de Jesus com ousadia. “E todos lhe davam testemunho, e se admiravam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Este não é filho de José?” (Lc.4:22);“Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça” (At.4:33).

Após isto Paulo fala a respeito de ter um bom testemunho, de ter a consciência limpa diante de Deus, de manter uma vida de santidade, que glorifique o nome de Jesus: “Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que em santidade e sinceridade de Deus, não em sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e mormente em relação a vós” (II Co.1:12).

Paulo fala como deve ser o testemunho pessoal de um servo de Jesus: “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo,” (Fp.2:15)

CONCLUSÃO:O resultado do estilo de vida dos primeiros cristãos, é afirmada no texto de At.2:47: ”E acrescentava o Senhor á Igreja aqueles que deveriam ser salvos”.Deus estava no controle de todas as coisas; Ele acrescentava à Igreja os salvos;Deus continua no controle de todas as coisas. Ele é soberano!No momento em que estivermos vivendo segundo os padrões estabelecidos por Deus para nós e ansiando por realizar Sua vontade, o Senhor acrescentará a nossas vidas, nossas células, nossas igrejas, aqueles que deverão ser salvos.O QUE ISSO QUER DIZER? Que não precisamos mais evangelizar visitar, etc..? Nao! NÃO É ISSO! Quer dizer que devemos fazer tudo isso: evangelizar, visitar, pregar, ensinar, discipular, etc., mas que devemos procurar a cada dia, viver segundo o padrão que nos é estabelecido pela palavra de Deus. Em unidade, amor, comunhão, cheios do fruto do Espírito Santo... refletindo Jesus em nossas vidas para que possamos cair na graça de todo o povo e a graça de Deus seja manifesta através de nosso viver diário.

O desafio para cada um de nós:Nosso alvo é que tenhamos unidade de visão, de alvos e propósitos, de estabelecimento de metas, etc...Decida-se a viver em unidade. Não apenas com sua igreja local, mas com a Igreja em geral.

Tome por seus alvos o alvo de sua liderança local, regional e estadual; Torne-se, verdadeiramente, um só corpo em nome do Senhor Jesus.

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus,” (Fp.1:6).

Estudo 3: AMPLIANDO O TERRITÓRIO

Pra. Nelma Araújo

Page 8: Liderança Excelente

“Canta, alegremente, ó estéril, que não deste à luz; exulta de prazer com alegre canto, e exclama, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da desolada, do que os filhos da

casada, diz o Senhor. Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas. Porque trasbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as

cidades assoladas” (Is.54:1-3)

Há nesse texto uma palavra profética. É uma convocação clara, direta, para que se faça um culto de celebração, uma ocasião festiva em comemoração ao milagre já concedido, a operação extraordinária de Deus.O Senhor dá uma palavra decisiva: “... mais são os filhos da desolada (que era solitária, abandonada), do que os filhos da casada”. Ele está nos dizendo que fará algo sobrenatural, que vai além do que esperamos. E o Senhor começa a dar algumas orientações de como devemos agir para receber o milagre:

AMPLIA O LUGAR DAS TUAS TENDAS: Várias tendas (Células). Aumente o seu território de alcance.

NÃO O IMPEÇAS: Liberar o povo (constituir líderes e os liberar para o trabalho); Liberar a Palavra (proferir palavras proféticas de crescimento); Liberar a bênção (abençoar o povo, as famílias, o bairro, a cidade).

ALONGA AS TUAS CORDAS: Puxar para todas as direções. Ter a visão de crescimento e agir em prol desse crescimento. Ampliar o trabalho já existente.

FIRMA BEM AS TUAS ESTACAS:FORTALECER A ESTRUTURA E CUIDAR DO ALICERCE, a fim de que a estrutura sustente a cobertura e a cobertura proteja o alargamento. Isso nos fala de investir no treinamento de líderes, porque a estrutura precisa suportar o crescimento. Você vai precisar de pessoas treinadas para ajudar a cuidar dos novos convertidos, daqueles que o Senhor acrescentará dia a dia; e você precisará de novos líderes para as novas células.

ALICERCE/ESTRUTURA/BASE: Ensino da Palavra, oração, jejum; COBERTURA: Oração (cobertura de intercessão). ALARGAMENTO: Crescimento;

V.3: Porque transbordarás à mão direita e a esquerda.(Lc.6:38) “...boa medida; recalcada, sacudida e transbordante vos deitarão no vosso regaço”.

Joel 2:25 “Restituir-vos-ei os anos consumidos pelo gafanhoto”V.27: “E sabereis que estou no meio de vós ... E o meu povo nunca mais será envergonhado”.

RESTITUIÇÃO RESTAURAÇÃO p/ o povo ALARGAMENTO (p/ a Igreja) FRUTIFICAÇÃO (Jo.15:16) - p/ a Liderança MULTIPLICAÇÃO (p/ as Células) - “Os campos estão brancos para a Ceifa” (Jo.4:35)

Page 9: Liderança Excelente

Creia, este é um tempo de crescimento, de alargamento para o seu ministério e igreja.

Estudo 4: “CAVADORES DE POÇOS”

Pra. Nelma Araújo

Texto: Gênesis 26:17 a 25; 32b

Para realizar a obra de Deus, eu necessito do poder e da unção do Espírito Santo de Deus. Mas como eu vou fazer para achar esse poder e essa unção? Eu vou cavar em direção a Deus (relacionamento). “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus?” (Sl.42:2); “Ó Deus, tu és o meu Deus; ansiosamente te busco. A minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água” (Sl.63:1).Intimidade e Amor – Desejo de estar junto; de ouvir e de falar.

Quando eu cavar, acharei as fontes de águas vivas.

EXISTEM DUAS FORMAS DE CAVAR, E EU DEVO UTILIZAR AS DUAS:1ª - Cavar na minha vida2ª - Cavar no meu relacionamento pessoal com Deus

O CONTEXTO:A Bíblia fala que os poços que Abraão um dia cavou, e que saciaram sua sede e a sede de todos quantos viveram com ele naquele tempo, haviam sido entulhados pelos Filisteus.

FILISTEUS: Faz referência ao povo e a obra de satanás. Desde o início da história o povo filisteu contendeu com o povo de Deus. Eles são, declaradamente, inimigos de Deus e do Seu povo (Gn. 21:25; I Sm.4:1;5:1;31:1; II Sm.8:1).ENTULHO: É a obra do inimigo = sujeira; bloqueio; atrapalho e pecado.ÁGUA: É o bem precioso. Você já viu alguém viver sem água? Alguém que nunca bebe água pode viver? Impossível!

A obra dos Filisteus consistia em tentar fazer com que o povo de Deus não tivesse acesso ás águas para enfraquecê-lo.A obra de Jesus é dar água aos sedentos (Jo.7:37); Ele disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”.Tanto a obra do inimigo (Jo.10:10), quanto a obra de Jesus continua sendo a mesma (Lc.19:10). “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje, e sempre” (Hb.13:8).

1-DESENTULHANDO OS POÇOS (cavar na minha vida) – Gn. 26:18,19.Você é um poço aberto pelo Senhor. Algumas vezes os filisteus estão tentando entulhar a sua vida. Que tipo de entulho, de obstáculo, ou de sujeira o inimigo tem lançado em sua vida?“O sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado” (I Jo.1:7)“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados...”(I Jo.1:9)Não se deixe enganar! O inimigo tem tentado impedir você de encontrar as águas vivas do Senhor.

Page 10: Liderança Excelente

Mas veja o que acontece com os filisteus quando você está na bênção do Senhor: “Abimeleque disse a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós” (Gn.26:16). Eles se afastarão! “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tg.4:8).

A primeira coisa que eu devo fazer é desentulhar os poços.Após desentulhar os poços, o que devo fazer?

2-CONTINUAR CAVANDO! (agora em direção a Deus – Intimidade) – Gn.26:20-22 NÃO DESISTA!A Bíblia mostra que Isaque desentulhou os poços, e os nomeou.O primeiro poço foi chamado ESEQUE: ContendaO segundo poço foi chamado SITNA: Inimizade

Para Isaque e seus servos estes poços vieram primeiro, porque os Filisteus contenderam com eles pelas águas. Mas Deus deu a Isaque um novo poço: REOBOTE (alargamento)

ESTE É O NOSSO POÇO!Além de tudo o que já temos, o Senhor quer nos dar algo novo.

Desentulhar poços é bom, mas cavar e achar o renovo é melhor.Hoje é dia de renovo! É DIA DE REOBOTE NA SUA VIDA.REOBOTE: “O Senhor no alargou e cresceremos nesta terra” (Gn.26:22).Isaque sabia que cresceria, porque Deus era com ele. Ele confiava no Senhor e depositou no Senhor toda a sua esperança, e mais que esperança, a sua certeza, pois era um homem de fé. Fé é certeza; é convicção. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem”. (Hb.11:1)

COMO CRESCEREMOS? (v.25)Isaque sabia que tinha a promessa de Deus, mas tomou alguma atitudes. Vejamos seu exemplo:“Isaque Edificou um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço (junto ao altar)”.V.32: E acharam água.

Há um segredo aqui! (um princípio espiritual).1- Edifique o altar do Senhor (por em ordem a sua casa espiritual / limpar o coração)2- Invoque o Seu nome: Chame por Ele3- Arme sua tenda: fixe-se diante do Senhor. Acampe-se. Passe a viver diante d’Ele.4- Cave o poço (atitude de fé)Isso tudo trará o resultado: Acharemos água (V.32)

A água para nós representa:A bênção e a unção de Deus; o mover do Senhor; A vida de Deus.

Segredo do crescimento, da prosperidade e da multiplicação de Abraão: GUARDAR (Gn.26:4,5). Abraão guardou: O Mandamento; Os Preceitos; Os Estatutos e As Leis do Senhor.Cuide de andar em sintonia com o Espírito Santo, cumprindo a missão que Deus te deu para realizar, e você verá que o Reobote (alargamento) de Deus acontecerá em sua vida e ministério.

“O Senhor no alargou e nós cresceremos nesta terra” (Gn.26:22).

Page 11: Liderança Excelente

Estudo 5: “V I S Ã O”

Pra. Nelma Araújo

“Escreve a visão e torna-a bem legível... para que a possa ler o que correndo passa” (Hc.2:2)

INTRODUÇÃONeste texto, encontramos Deus falando com o profeta Habacuque e dizendo a ele: Escreve a Visão e torna-a bem legível, para que a possa ler o que passa correndo.. Deus estava dizendo algo muito interessante. Ele havia dado uma visão ao profeta, havia mostrado a ele coisas que iriam acontecer, e Deus faz uma recomendação, dizendo: “Escreve a visão e faz com que ela seja bem legível...”: Tenha clareza ao comunicar a visão que eu te dei; “...para que a possa ler o que correndo passa...”: Para que até as pessoas que passam ao longe, aqueles que estão correndo, os que passam em grande velocidade, ao olharem para você possam ler e entender a visão que está escrita em sua vida e em seu coração.Ter uma visão é algo maravilhoso e imprescindível na vida de um líder, pois do tamanho da sua visão será o seu ministério. É a sua visão que determina quem você é e o que você irá realizar, portanto, entendamos o que é visão.

O QUE É UMA VISÃO?O que é visão? O dicionário define visão como olhos, sentido de ver, modo de sentir e perspectiva. Visão é algo fundamental! Existe um ditado que diz que "em terra de cego quem tem um olho é Rei”; um outro ditado interessante diz que “Há olhos que apenas olham e outros que vêem”. Isso demonstra que muitas vezes as pessoas olham mas não conseguem ver o que está a sua frente; aquilo que Deus tem apresentado a elas, o que o Senhor está realizando no meio da Igreja, então quem tem olhos para ver, consegue caminhar a frente da maioria. Visão na verdade, é isso, enxergar além da maioria; é por isso que alguns líderes se destacam mais que outros, porque têm uma visão e sabem comunica-la a seus liderados.Uma visão é uma imagem clara de algo que o líder quer que seu grupo seja ou faça . A partir dessa imagem clara, o líder planeja de que maneira essa visão pode transformar-se em realidade, porquê é a visão que determina onde nós queremos ir. O verdadeiro líder tem uma visão e sabe comunicá-la com precisão ao grupo. O grupo deve assimilar a visão do líder com bastante clareza e saber a sua dimensão, pois o líder trabalha por meio de outras pessoas e necessita do envolvimento delas.Mas não basta ter uma visão, deve haver dedicação no sentido de agir em função dela. (Col.3:23)

O PRINCÍPIO DA VISÃOA liderança começa quando surge uma visão. Quando um grupo está sob a direção de uma pessoa que não tem visão, o resultado é confusão, desordem e abuso de liberdade.Se uma pessoa tiver uma visão clara e estiver sinceramente dedicada a ela, já deu o 1º passo rumo a liderança. Se não houver dedicação a uma visão, ninguém pode ser um líder, mas torna-se apenas uma imitação daquilo que gostaria ou deveria ser.A tua visão é que vai determinar o teu futuro, o teu ministério e o tipo de vida que você vai ter. Quem tem visão tem quem o siga!

DE ONDE VEM A VISÃO?Toda visão de valor vem de Deus. Tiago escreveu: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”. (Tg. 1:17). Deus é a fonte de todas as visões de valor.

Page 12: Liderança Excelente

Para o Cristão, qualquer visão espiritual deve começar com um entendimento muito claro de quem e como é Deus. Deus é perfeito, imutável e eterno. O líder com verdadeiro espírito cristão vê Deus e reconhece sua dependência d’Ele. Ninguém é capaz de compreender a si próprio ou a sua missão, enquanto não tiver uma visão clara de Deus. Ninguém pode ter êxito em sua missão, se não tiver um relacionamento real com Deus e uma vida de intimidade com o Espírito Santo.

TER UMA VISÃO É: Saber aonde você vai, como você vai e quanto custará para alcançar o seu objetivo.

SABER AONDE VOCÊ VAI – ObjetivoNinguém em sã consciência segue alguém que não sabe aonde vai. É por isso que muitos líderes de células, de grupos missionários e até mesmo pastores reclamam constantemente da falta de assistência em seus cultos. Muitos reclamam da falta de comprometimento de seus liderados, mas isso, na verdade, é concequência da falta de visão de um líder, pois ninguém gosta de andar em círculos; ninguém gosta de correr sem rumo, sem objetivos claros, sem saber onde vai chegar.Muitos líderes chamam as pessoas para estarem com eles, mas quando alguém pergunta “para onde vamos?”, não existe resposta. Essa pessoa não terá seguidores por muito tempo, pois o líder é aquele que conduz, e para ser líder, em primeiro lugar, você precisa saber para onde vai conduzir os seus liderados.

COMO VOCÊ VAI – MeioTodo líder que é realmente um líder de visão define metas, traça planos e projetos que o levem a alcançar o seu objetivo. Algumas vezes o líder até sabe onde quer ir, mas não tem metas definidas, não tem planejamento; é aquele tipo de pessoa que diz: “deixa como está pra ver como é que fica”. Esse líder também não terá seguidores, pois quando as pessoas perceberem que ele está perdido, que não sabe como chegar ao seu objetivo, elas entenderão que se o seguirem, estarão tão perdidas quanto ele, e ninguém gosta de sentir-se perdido. As pessoas buscam direção em um líder. É por isso que alguns que têm uma visão clara de onde irão, que meios usarão para chegar aonde querem ir, conseguem arrebanhar um grande número de seguidores.

E QUANTO CUSTARÁ - PreçoNada na vida é de graça; tudo tem um preço. A sua visão tem um preço; as metas que você definiu, seus planos e seus projetos vão requerer de você algo, e você deve estar ciente disso. Você deve, inclusive, saber qual é o preço que você vai pagar para alcançar o êxito de sua visão. Quer um exemplo: DEUSDeus é um Deus de visão. Ele tinha uma visão para a humanidade, e a visão de Deus era nos salvar, nos redimir, pois nós éramos pecadores sem salvação.

1- Visão/Objetivo: Onde Deus quer chegar? R: A salvação da Humanidade2- Meio: Como Ele faria isso? R: Simples, um homem seria o sacrifício, pagaria pelo perdão

dos pecados de toda a humanidade.3- Preço: Quanto custaria a Deus? - Deus procurou em toda a humanidade, e a Bíblia diz que

não havia um justo, nem um sequer, mas havia um preço a ser pago. Quanto custou? R: O preço foi Jesus, o único filho de Deus.

Você entendeu isso? Todo líder de visão entende que há um preço a pagar para alcançar o seu objetivo. O preço de Deus foi abrir mão de Jesus, foi ver o seu único filho descer do trono, tirar a coroa e vir a terra, como homem; ser maltratado, humilhado, rejeitado e assassinado. E o pior, além de tudo isso, Deus teve que suportar a dor de ver o Seu filho, que é santo, carregando sobre si todos os nossos pecados, os pecados de toda a humanidade. Que preço!

Page 13: Liderança Excelente

Qual é o seu preço? Que preço você precisa pagar para alcançar êxito em sua missão? Talvez o seu preço seja jejuar mais, dormir menos, santificar-se mais, renunciar a algum hábito desagradável a Deus. O LÍDER DE VISÃO TEM UMA MISSÃOO que é uma missão ? Uma missão é simplesmente uma visão levada à ação.A história de Neemias revela que ele tinha a visão de reconstruir as muralhas de Jerusalém, sua missão era levar essa visão à realidade (Ne. 11:1). Neemias apresentou seu caso ao rei Artaxerxes, elaborou um plano para a reconstrução da muralha e para derrotar a oposição e foi a ação.O líder acalenta uma visão, pensa nela dia e noite, sonha com ela, transfere a visão para o grupo e motiva o grupo a comprometer-se com a missão, que tornará a visão possível.O líder de visão tem uma missão, e para cumprir a missão enfrentaremos desafios. Muitas vezes somos enviados como ovelhas ao meio de lobos; podemos até ser criticados, mas temos que perseverar em cumprir a missão, pois o que vai lhe fazer tornar-nos pessoas bem sucedida ou não, não o que falamos, mas o que executamos.

Qual é a sua Missão?Um líder de visão tem uma missão. Não existe um líder visionário, que não seja um missionário da visão para a qual ele foi chamado. Deus quer que realizemos a nossa missão com excelência. Uma missão é algo que vai exigir esforço, que estejamos comprometidos com ela.Uma pergunta para você: Qual tem sido a sua ocupação? O que você faz, no seu dia a dia, vai determinar se você realmente tem uma visão e uma missão.Para que a missão seja cumprida é preciso sair do caminho da comodidade e entrar no caminho do desafio. É preciso exercitar sua fé. A nossa visão é de uma igreja vitoriosa, onde cada membro é um líder, em cada casa há uma célula, e cada novo crente é um discípulo, que irá reproduzir o caráter de Jesus em sua vida.

Estudo 6:

“TORNAI A LEVANTAR AS MÃOS CANSADAS”Pra. Nelma Araújo

“Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado” (Hb.12:12,13)

1- TORNAR: Refere-se a algo que já foi feito antes, fazer novamente, outra vez.2- MÃOS CANSADAS: Falam de trabalho. Calejadas, sofridas, machucadas.

- Muitas vezes durante o serviço ministerial nossas mãos vão ficando calejadas, são machucadas pelas pressões, pelas dificuldades e pelas lutas diárias.

- Lutas: Contra o inimigo Contra o nosso EU (orgulho, soberba, vontades) Contra as nossas emoções (sonhos, desejos, aspirações que muitas vezes não são as de Deus para nós; nossas tristezas, frustrações, etc..) Mãos falam de trabalho, serviço, e muitas vezes ficamos cansados. Quando nossas

mãos estão cansadas, tendemos a afrouxar, deixar escorregar ou até mesmo largar (deixar cair) algo que estávamos segurando. Mas o Senhor diz: “Tornai a levantar as mãos cansadas..” Levantar como? Numa atitude de amor, de adoração e de submissão, mas também numa atitude de fé, de confiança no Senhor, dizendo à Ele: “Eu te entrego, levanto a ti minhas mãos cansadas, sabendo que o Senhor é quem

Page 14: Liderança Excelente

me fortalece; que o Senhor restaura a minha sorte (Sl. 126:1 a 6); que em ti eu posso todas as coisas (Fp.4:13); se o Senhor é comigo, eu posso realizar o Teu sonho para mim”.

3- JOELHOS DESCONJUNTADOS: (Desconjuntar é perder a ligadura, impossibilitando a pessoa de ficar de pé ou caminhar).Essa palavra refere-se a alguém que caiu ou que fez um esforço muito grande, a ponto de estar debilitado fisicamente, sem condições ou forças para caminhar, nem ao menos para ficar de pé. Mas o Salmista nos fala que: “os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem para sempre” (Sl.125:1) e diz ainda que “os que esperam no Senhor renovarão as suas forças” (Is.40:31).Então, o Senhor está nos dizendo que não importa o quanto você está cansado, não importa se os seus joelhos desconjuntaram, se você não está mais conseguindo caminhar e nem ao menos ficar de pé, porque Ele é o Senhor que te sara (Sl.103:3).

Se você está cansado, se você começou a negligenciar ou está em pecado, não se sinta desesperado ou perdido; coloque a sua vida nas mãos do Senhor, porque Ele é quem sara as tuas feridas, perdoa as tuas iniqüidades e também te fortalece.

4- FAZER VEREDAS JUSTAS: Fala de santidade, de estar atento ao caminho que se está seguindo; e mais que isso, fala de fazer mudanças, transformações, de buscar o que é certo, o que é bom.

Devemos procurar santificar as nossas vidas a cada dia, consagrando todo o nosso ser ao Senhor, “para que a que manqueja não se desvie inteiramente; antes seja sarada”. O SENHOR RESTAURA OS SEUS AMADOS!