Ligament Os

6
Ombro O ombro é formado por três articulações: Esternoclavicular Acromioclavicular Glenoumeral Cápsula Articular – Ligamento Esternoclavicular Anterior Ligamento Esternoclavicular Posterior – Ligamento Interclavicular – Ligamento Costoclavicular – Disco Articular – Cápsula Articular – Ligamento Acrômioclavicular - Disco Articular – Ligamento Coracoclavicular - ligamento trapezóide e ligamento conóide. Ligamento Coracoacromial – Ligamento Transverso Superior – Cápsula Articular – Ligamento Córaco-umeral – Ligamentos Glenoumerais - É constituído por três ligamentos: Ligamento Glenoumeral Superio Ligamento Glenoumeral Médio Ligamento Glenoumeral Inferior Ligamento Transverso do Úmero - Lábio (Labrum) Glenoidal - é uma orla fibrocartilagínea inserida ao redor da cavidade glenóide. Tem importante função na estabilização glenoumeral. Cotovelo Cápsula Articular – Ligamento Colateral Ulnar Ligamento Colateral Radial - Ligamento Anular – ligamento quadrado- Ligamento Corda olbliqua-

description

Ligament OsLigament OsLigament OsLigament OsLigament OsLigament OsLigament OsLigament OsLigament OsLigament OsLigament OsLigament OsLigament OsLigament OsLigament OsLigament OsLigament OsLigament OsLigament OsLigament Os

Transcript of Ligament Os

Page 1: Ligament Os

Ombro

O ombro é formado por três articulações:

Esternoclavicular

Acromioclavicular

Glenoumeral

Cápsula Articular –

Ligamento Esternoclavicular Anterior

Ligamento Esternoclavicular Posterior –

Ligamento Interclavicular –

Ligamento Costoclavicular –

Disco Articular –

Cápsula Articular –

Ligamento Acrômioclavicular -

Disco Articular –

Ligamento Coracoclavicular - ligamento trapezóide e ligamento conóide.

Ligamento Coracoacromial –

Ligamento Transverso Superior –

Cápsula Articular –

Ligamento Córaco-umeral –

Ligamentos Glenoumerais - É constituído por três ligamentos:

Ligamento Glenoumeral Superio

Ligamento Glenoumeral Médio

Ligamento Glenoumeral Inferior

Ligamento Transverso do Úmero -

Lábio (Labrum) Glenoidal - é uma orla fibrocartilagínea inserida ao redor da cavidade glenóide. Tem importante função na

estabilização glenoumeral.

Cotovelo

Cápsula Articular –

Ligamento Colateral Ulnar

Ligamento Colateral Radial -

Ligamento Anular –

ligamento quadrado-

Ligamento Corda olbliqua-

Page 2: Ligament Os

Quadril

Cápsula Articular -

Ligamento Iliofemoral -

Ligamento Pubofemoral - Insere-se na crista obturatória e no ramo superior da pube; distalmente, funde-se com a cápsula e com

a face profunda do feixe vertical do ligamento iliofemoral.

Ligamento Isquiofemoral nasce no ísquio distal e posteriormente ao acetábulo e funde-se com as fibras circulares da cápsula.

Ligamento Redondo –

Limbo Acetabular - fibrocartilagínea inserida na margem do acetábulo, tornando assim mais profunda essa cavidade.

Ligamento Transverso do Acetábulo –

Joelho

A articulação do joelho pode ser descrita como um gínglimo ou articulação em dobradiça (entre o fêmur e a tíbia) e plana (entre o fêmur e a patela).Os ossos da articulação do joelho são unidos pelas seguintes estruturas:Cápsula Articular – Ligamento Patelar – Ligamento Poplíteo Oblíquo – Ligamento Poplíteo Arqueado – Ligamento Colateral Tibial – Ligamento Colateral Fibular – Ligamento Cruzado Anterior (LCA) Ligamento Cruzado Posterior (LCP) – Menisco Medial Menisco Lateral – Ligamento Transverso - une a margem anterior, convexa, do menisco lateral, à extremidade anterior do menisco medial. As vezes está ausente.Ligamentos Coronários - São porções da cápsula que unem a periferia dos meniscos com a margem da cabeça da tíbia.

Coluna e pelve

Articulações dos Corpos VertebraisLigamento Longitudinal Anterior -

Page 3: Ligament Os

Ligamento Longitudinal Posterior

Ligamento Longitudinal Posterio

Articulações dos Arcos VertebraisCápsulas Articulares - são finas e frouxas e inseridas nas facetas articulares dos processos articulares adjacentes.Ligamentos Amarelos - são ligamentos que unem as lâminas das vértebras adjacentes no canal vertebral de áxis (C2) até o primeiro segmento do sacro. Possui certa elasticidade que serve para preservar a postura vertical.

Ligamentos Amarelos

Articulações Atlanto-Occipitais (C0 - C1)Essa articulação é formada pelas seguintes estruturas:Cápsulas Articulares - circundam os côndilos do occipital e as facetas articulares das massas laterais do atlas.Membrana Atlanto-occipital Anterior - larga e de fibras densamente entrelaçadas une a margem anterior do forame magno com a borda superior do arco anterior do atlas.Membrana Atlanto-occipital Posterior - é ampla e fina e está fixada na margem posterior do forame magno e à borda superior do arco posterior de atlas.Ligamentos Atlanto-occipitais Laterais - são porções espessadas das cápsulas articulares reforçados por feixes de tecido fibroso e obliquamente dirigidos superior e medialmente. Inserem-se no processo jugular do osso occipital e na base do processo transverso do atlas.

Ligamentos Atlanto-Occipitais (C0 - C1)

Ligamentos Occipito-Axiais (C0 - C2)Essa articulação é formada pelas seguintes estruturas:Membrana Tectórica - é uma faixa extensa e resistente que recobre o dente e seus ligamentos dentro do canal vertebral. É considerado o prolongamento do ligamento longitudinal posterior. Está inserido no corpo do áxis e superiormente no sulco basilar do occipital.Ligamentos Alares - começam de cada lado do ápice do dente do áxis e inserem-se na parte medial rugosa dos côndilos do occipital.Ligamento Apical do Dente - estende-se do ápice do dente do áxis até a margem posterior do forame magno, entre os ligamentos alares.

Ligamentos Occipito-Axiais (C0 - C2)

Articulações Atlanto-Axiais (C1 - C2)A articulação do atlas com o áxis compreende as seguintes estruturas:Cápsulas Articulares - são delgadas e frouxas e unem as margens das massas laterais do atlas às da face articular posterior do áxis.Ligamento Atlanto-axial Anterior - é uma membrana resistente, fixada na margem inferior do arco posterior do atlas e à face ventral do corpo do áxis.Ligamento Atlanto-axial Posterior - é uma membrana fina e larga inserida na borda inferior do arco posterior do atlas e na margem superior das lâminas do áxis.

Page 4: Ligament Os

Ligamento Transverso do Atlas - é uma faixa espessa, resistente e arqueada que mantém o dente em contato com o arco anterior. Insere-se na parte basilar do occipital e na face posterior do corpo do áxis. O ligamento transverso do atlas junto com os fascículos longitudinais superior e inferior formam o ligamento cruciforme.

Ligamentos da Região Cervical Alta

Articulações CostovertebraisEssas articulações são divididas em duas partes: Articulação da cabeça da costela com o corpo vertebral; Articulação costotransversárica, onde o colo da costela articula com o processo transverso das vértebras torácicas.Articulação da Cabeça da Costela – é uma articulação plana formada pela articulação da cabeça da costela com o corpo vertebral das vértebras torácicas. Os ligamentos dessa articulação são:Cápsula Articular - é constituído por curtas e resistentes fibras unindo as cabeças das costelas às cavidades articulares formados pelas vértebras e discos intervertebrais.Ligamento Radiado da Cabeça da Costela - une as partes anteriores das cabeças das costelas aos corpos de duas vértebras e seus discos intervertebrais. Consta de três fascículos achatados que se inserem na parte anterior da cabeça das costela.Ligamento Intra-articular da Cabeça da Costela - é um feixe curto, achatado, inserido lateralmente na crista entre as facetas articulares e, medialmente, no disco intervertebral, dividindo a articulação (cada uma com sua membrana sinovial própria).

Articulação Costotransversais - é a articulação entre a faceta articular do tubérculo da costela e o processo transverso da vértebra correspondente. É formada pelas seguintes estruturas:Cápsula Articular - é fina e inserida na circunferência articular com um revestimento sinovial.Ligamento Costotransversário Superior - insere-se na borda superior do colo da costela e no processo transverso da vértebra acima.Ligamento Costotransversário Posterior - são fibras que se inserem no colo da costela e na base do processo transverso e borda lateral do processo articular da vértebra acima.Ligamento do Colo da Costela - são curtas e resistentes fibras que unem o dorso do colo da costela com o processo transverso adjacente.Ligamento do Tubérculo da Costela - é um fascículo curto, espesso e resistente que se dirige do ápice do processo transverso para a porção não articular do tubérculo da costela.

Ligamentos Costotransversários

Articulações Esternocostais - as articulações das cartilagens das costelas verdadeiras com o esterno são articulações planas, com excessão da primeira que é uma sincondrose. Os elementos de conexão são:Cápsula Articular - são fibras muito finas que circundam as articulações das cartilagens costais das costelas verdadeiras com o esterno.Ligamento Esternocostal Radiado - feixes finos e radiados que se irradiam adas faces anterior e posterior das extremidades esternais das cartilagens das costelas verdadeiras.Ligamento Esternocostal Intra-articular - constante apenas na segunda costela. Estende-se a partir da cartilagem da costela até a fibro cartilagem que une o manúbrio ao corpo do esterno.

Page 5: Ligament Os

Ligamento Costoxifóide - ligam as faces anterior e posterior da sétima costela às mesmas no processo xifóide.

Articulações Intercondrais - articulações entre as cartilagens costais.Articulações Costocondrais - articulações entre as costelas e as cartilagens costais.Articulações esternais: Manúbrio-esternal - entre o manúbrio e o corpo do esterno, é geralmente uma sínfise. Xifoesternal - entre o processo xifóide e o corpo do esterno, é geralmente uma sínfise.

Articulações LombossacraisSão as articulações entre a 5ª vértebra lombar e o osso sacro. Seus corpos são unidos por uma sínfise, incluindo um disco intervertebral.Ligamento Ileolombar – inserido na face ântero-inferior da 5ª vértebra lombar e irradia na pelve por meio de dois feixes: um inferior, o ligamento lombossacral que insere-se na face ântero-superior do sacro e um feixe superior, a inserção parcial do músculo quadrado do lombo, passando para a crista ilíaca anterior à articulação sacroilíaca, continuando acima com a fáscia toracolombar.

Articulação SacrococcígeaEsta é uma sínfise entre o ápice do sacro e a base do cóccix, unidos por um disco fibrocartilagíneo.Ligamento Sacrococcígeo anterior - fibras irregulares que descem sobre as faces pélvicas tanto do sacro como do cóccix.Ligamento Sacrococcígeo posterior - superficial passa da parte posterior da Quinta vértebra sacral par o dorso do cóccix.Ligamento Sacrococcígeo lateral – liga um processo transverso do cóccix ao ângulo ínfero-lateral do osso sacro.Ligamentos Intercornais – unem os cornos do sacro e do cóccix.