LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

25
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CURSO DE GEOGRAFIA DISCIPLINA: LIBRAS PROFESSORA: Alda Leaby Alunos: Faryd Marcajá, Jaqueline Souza, Socorro Guedes, Yury Lima. Língua de Sinais pelo Mundo

Transcript of LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

Page 1: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDECURSO DE GEOGRAFIADISCIPLINA: LIBRASPROFESSORA: Alda LeabyAlunos: Faryd Marcajá, Jaqueline Souza, Socorro Guedes, Yury Lima.

Língua de Sinais pelo Mundo

Page 2: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO
Page 3: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

História da Língua de Sinais

Antigamente tinha-se uma ideia muito errada sobre os surdos. Sem adquirir linguagem eles eram...

CASTIGADOS PIEDADE

ENFEITIÇADOS

ABANDONADOS

SACRIFICADOSLOUCOS

Page 4: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

ARISTÓTELES

“Se a pessoa não fala ela não pensa, e se ela não pensa não pode ser considerada humana.”

Page 5: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

No século XVI

GIROLAMO CARDANO

A SURDEZ NÃO PREJUDICA A APRENDIZAGEM, OS SURDOS PODEM APRENDER A EXPRESSAR E ESCREVER.

Page 6: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

AINDA NO SECULO XVI

PEDRO PONCE LEON Fundou a 1º escola de surdos na Espanha E desenvolveu os sinais metódicos

Page 7: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

NO SECULO XVII

ABADE MICHAEL LEPEÉ Inicia primeiro estudo de uma linguagem visual-motora para

surdos.

Page 8: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

NO BRASIL A 1ª Instituição para surdos foi fundada em 1857, no RJ.

Foi funda pelo professor surdo, francês ERNEST HUET

Teve o apoio de DOM PEDRO II

Page 9: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

A LÍNGUA DE SINAIS E O SEU REGIONALISMO

A libra possui uma linguagem específica, variando de acordo com o pais de origem a cultura e costumes valendo salientar que a mesma não é universal, nos Estados Unidos a Linguagem utilizada é a ASL (American Sign Language), na França a LSF (Língua de Sinais Francesa), em Portugal a LGP (Língua Gestual Portuguesa), e assim sucessivamente.

Page 11: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

LÍNGUA DE SINAIS JAPONESA

A língua de sinais japonesa é uma língua diferente que possui um vocabulário e uma gramática únicas. Tem algo de relação com as línguas de sinais taiwanesa e coreana. Temane é o nome que tinha a principio. 

Page 12: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

ALFABETO INTERNACIONAL

Page 13: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

ARGENTINA

Page 14: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

CORÉIA

Page 15: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

ISRAEL

Page 16: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

Alfabeto Internacional

Page 17: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

DIFERENÇA ENTRE AS LINGUAS DE SINAIS NO MUNDO

Como toda maneira de comunicação possui suas formas e maneiras de se diferenciar, não acontece diferente com a Língua de Sinais no mundo. Cada região sejam elas a nível nacional ou local, vão existir suas próprias formas de constituir a língua de sinais.

Page 18: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

Para sabermos essas diferenças entre os sinais é necessário reconhecermos os contextos em que essas foram criadas, para que só possamos entender sua forma de ser gesticulada. Como sabemos, a língua de sinais não nasce a partir de estudos, mas sim de um construção histórica da maneira como as pessoas com deficiência auditiva tentavam se comunicar, assimilando objetos e gestos e palavras de forma inicial, tendo em vista que com o passar dos anos esta se aprimorou e ganhou contornos de linguagem bem delineados, como gramática própria, regras e parâmetros para que seja executada de forma correta e não aleatória.

Page 19: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

A Língua de Sinais é um sistema lingüístico legítimo que independe das línguas orais e preenche eficazmente as necessidades de comunicação do ser humano, por ser dotada de complexidade e expressividade tanto quanto as línguas orais. Por meio dela, o indivíduo surdo é capaz de expressar qualquer assunto de seu interesse ou conhecimento.

Page 20: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

LEIS QUE REGULAMENTAM A LÍNGUA DE SINAIS EM CADA PARTE DO MUNDO

Cada país possui sua própria língua de sinais, ela não é universal. Aqui no Brasil não é diferente, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa, sendo reconhecida como uma língua com estrutura própria por meio da Lei 10.436/2002.

Page 21: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO
Page 22: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO
Page 23: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO
Page 24: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Alfabeto Manual em vários idiomas. Disponível em <http://enflibras.blogspot.com.br/2009/03/alfabeto-manual- em-varios- idiomas-na.html> Acesso em 13 de Agosto de 2016.

ASL. Disponível em <http://charles-libras.blogspot.com.br/2011/07/asl- uma-lingua- internacional.html> Acesso em 13 de Agosto de 2016.

BRASIL. Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira deSinais – Libras e dá outras providências. Disponível em&lt;http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/LEIS/2002/L10436.htm&gt;.

História da Língua de Sinais. Disponível em <https://diversidadeemcomunicar.wordpress.com/2013/08/06/um-pouco-da-historia-da-lingua-de-sinais-no-mundo-e-no-brasil/> Acesso em 12 de Agosto de 2016.

Libras. Disponível em <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/13574/lei-de- %20libras> Acesso em 12 de Agosto de 2013.

Língua Japonesa de Sinais. Disponível em <http://japonesdake.blogspot.com.br/2015/09/lingua-japonesa- de-sinais.html> Acesso em 13 de Agosto de 2016.

Línguas do mundo. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADnguas_do_mundo> Acesso em 13 de Agosto de 2016.

Reconhecimento Legal das Línguas de Sinais. Disponível em < https://en.wikipedia.org/wiki/Legal_recognition_of_sign_languages> Acesso em 12 de Agosto de 2016.

Sinais, origem e história. Disponível <http://www.portaleducacao.com.br/fonoaudiologia/artigos/61951/lingua-de- sinais-origem-e- historia> Acesso em 12 de Agosto de 2016.

Page 25: LÍNGUA DE SINAIS PELO MUNDO

OBRIGADO!