Língua portuguesa 13 - cvstatic01.s3.amazonaws.com · 2 CONCORDÂNCIA VERBAL Ex.: Na vida e na...

11
WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 LÍNGUA PORTUGUESA PROFº RENATO PORPINO LÍNGUA PORTUGUESA PROFº RENATO PORPINO

Transcript of Língua portuguesa 13 - cvstatic01.s3.amazonaws.com · 2 CONCORDÂNCIA VERBAL Ex.: Na vida e na...

WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1

LÍNGUA PORTUGUESA PROFº RENATO PORPINO

LÍNGUA PORTUGUESA

PROFº RENATO PORPINO

WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 2

LÍNGUA PORTUGUESA PROFº RENATO PORPINO

CONCORDÂNCIA VERBAL

Ex.: Na vida e na morte existem, apesar da necessidade de compreensão desses eventos, dúvidas insolúveis.O verbo está no plural por quê?Qual é a classificação do sujeito?Quais as características do sujeito?

1. Principais armadilhas

• O som agradável dos cantos dos pássaros acalmam nossas almas intranquilas.• O choro das crianças das comunidades carentes nos comovem.• Vinha de algum lugar indefinido aqueles viajantes.• Ocorreu mudanças significativas no processo eleitoral.• O homem humilde tem certas necessidades que as pessoas abastadas não tem.• As crianças da cidade grande se mantém alheias a tudo.

CUIDADO COM O SUJ. ORACIONAL; SILEPSE E SUJ. COMPOSTO!

1 - A maioria; a minoria; grande parte de; coletivos e percentuais:• Sem especificação – verbo na 3ª pessoa singular.• Com especificação – verbo na 3ª pessoa singular OU concordando com a especificação.Ex.:A maioria __________. (Votar –pret. perfeito)A maioria dos jovens __________. (Votar –pret. perfeito)A maioria dos jovens __________. (Votar –pret. perfeito)

OLHO NAS QUESTÕES

1. A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à concordância verbal recomendada pela norma culta é:(A) A lista de assinantes da revista, uma vez autenticada pela direção, mostram profissões as mais estranhas pos-síveis.

WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 3

LÍNGUA PORTUGUESA PROFº RENATO PORPINO

(B) Nenhum dos terroristas que vinham atacando alvos na Europa nos últimos meses apresentaram-se à Polícia.(C) Segundo a TAM, o voo teve seu atraso justificado, mas quem voaria para outros países foi transferido para outras companhias.(D) Os cães aprendem a andar com as próteses, equipamento que os ajuda a se deslocar de um lugar para outro.(E) Mas foram nos jogos da Copa do Mundo que a maioria dos jogadores conquistaram a fama que hoje justifica seus altos salários.  

2- Existir; ocorrer; acontecer:Esses verbos são pessoais, ou seja, têm sujeito

Ex.: Na vida ___________, apesar do grande esforço humano, preocupações. (Acontecer no presente do indicativo)

Sempre _____________, independente de qualquer situação, tensões nas relações humanas. (Ocorrer no fut. do pre-sente do indicativo)

2. Oração sem SujeitoA oração estará sem sujeito na ocorrência dos chamados verbos impessoais, dentre os quais, destacam-se:

2. 1. Os que expressam fenômeno natural em sentido denotativo:Ex.: _________ durante vários dias em Londres. (Chover no pret. perf.)Durante a madrugada, __________ em Porto Alegre e cercanias. (Chover no pret. perf.)

CUIDADO!

Ex.: Durante as eleições, chovem promessas absurdas.

2. 2. Verbo HAVER, empregado com sentido de existir ou ocorrer.

Ex.: Na feira, _________ artigos preciosos. (Haver – pret. Imperf.)__________ tumulto no congresso durante a plenária. (Haver – pret. perf.)

2. 3. Verbos HAVER e FAZER, quando indicam tempo decorrido.Ex.: O fenômeno ocorreu ______ alguns dias. (Haver no presente)______ alguns anos que não o vejo. (Fazer no presente)

2.4. Verbos que indicam tempo meteorológico, cronológico ou temperaturas.Ex.:Ontem _______ um calor infernal durante as aulas. (Fazer – pret. perf.)Ontem, _______ quarenta graus no centro do Rio. (Fazer – pret. imperf.)

2. 5. Verbo SER, indicando dias, horas ou distâncias:Ex.:Já _________ dez e quinze da manhã. (Ser no presente do indicativo)De Londres a Paris, de trem, __________ duas horas de viagem. (Ser no presente do indicativo)

2. 6. Verbos bastar e chegar + de (com sentido de suficiência):Ex.:________ de tanta calúnia. (Bastar no presente)________ de injustiça. (Chegar no presente)

WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 4

LÍNGUA PORTUGUESA PROFº RENATO PORPINO

3. Verbo-SE: (...SE verbo...)1º Passo – encontrar o verbo e o sujeito. (Ler de trás pra frente inserindo o verbo SER).Ex.: Ouviu-SE umas notícias. Umas notícias foram ouvidas. Sujeito

Respeita-SE os delegados. Os delegados são respeitados. Sujeito

Gosta-SE da mulher linda. “da mulher linda” - Não é suj. Não dá para ler de trás para frente.

2º Passo:a) Com sujeito perceptível:SE – Partícula apassivadora (PA).VOZ – Passiva sintética (ou pronominal).CONCORDÂNCIA – o verbo concorda com o sujeito.

Ex.: Ouviu-SE uma notícia. (voz passiva sintética)

Respeita-SE os delegados. (voz passiva sintética)

b) Com sujeito imperceptível:SE – Partícula de indeterminação do sujeito (PIS)VOZ – AtivaCONCORDÂNCIA – Verbo na 3ª pessoa do singular.

Ex.: Morre-SE bem na Suécia

Ama-SE aos amigos.

Foi-SE feliz no passado.

Partícula Apassivadora (PA) Part. de Indeterminação do Sujeito (PIS)

Com VTD; VTDI Com VTI; VL; VI; VTD + OD preposicionado

Voz Passiva Sintética Voz Ativa

O verbo concorda com o sujeito. O verbo fica na 3ª pessoa do singular

OLHO NAS QUESTÕES

2. “...mas via-se que era humilde”; o mesmo valor do vocábulo SE aparece na frase seguinte:(A) ela se considerava pessoa de respeito;(B) eles não se viam há longo tempo;(C) precisava-se de mais tempo para a avaliação;(D) entregou-se a foto solicitada;(E) vive-se bem na região Sul.

WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 5

LÍNGUA PORTUGUESA PROFº RENATO PORPINO

4 - Que e Quem:4.1 – Que: o verbo concordará com o antecedente;4.2 – Quem: o verbo concordará com o antecedenteOU irá para a 3ª pessoa do singular;Ex.:

Fui eu que _______ a verdade.

Fui eu quem ________ a verdade.

Foram os meus alunos quem _____________ a verdade.

(Falar no Pret. Perf.)

6-Locuções pronominais:(Pronome indefinido / interrogativo + de ou dentre + PPR)

Se o 1º pronome estiver no:a) Singular –verbo na 3ª pessoa do singular.b) Plural –verbo na 3ª pessoa do plural OU concordando com o pronome pessoal reto.

Ex.: Quem de nós não _______...? (pron. singular 3ª p.s.)

Ex.: Quais de nós ainda não ____________________________... (pron. plural3ª p.pl. ou concorda com o PPP.)

7. Sujeito é pronome de tratamento:

O verbo fica sempre na 3ªpessoa (do singular ou do plural).Ex.:Vossa Santidade esteve no Brasil.Vossa Alteza pediu silêncio.Vossas Altezas pediram silêncio.

8. O sujeito é formado de nomes no plural:Se o sujeito não vier precedido de artigo, o verbo ficará no singular. Caso venha antecipado de artigo, o verbo con-cordará com o artigo.Ex.:Estados Unidos é uma nação poderosa.Os Estados Unidos são a maior potência mundial.

9. O sujeito é formado por expressões aproximativas:mais de um, menos de dois, cerca de..., etc.: O verbo concorda com o numeral.Mais de um aluno não compareceu à aula.Mais de cinco alunos não compareceram à aula.

OBS:No caso da referida expressão aparecer repetida ou associada a um verbo que exprime reciprocidade, o verbo necessariamente deverá permanecer no plural:Ex.:Mais de um aluno, mais de um professor contribuíram.Mais de um formando se abraçaram na formatura.

WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 6

LÍNGUA PORTUGUESA PROFº RENATO PORPINO

10. Quando os sujeitos forem resumidos por: nada, tudo, ninguém, etc.: O verbo concordará com o aposto resumidor.Ex.:Os pedidos, as súplicas, o desespero,nada o comoveu.

11. Verbos dar, bater e soar: Quando usados na indicação de horas, possuem sujeito (relógio, hora, horas, badala-das...), e com ele devem concordar.Ex.:O relógio deu duas horas.Deu uma hora no relógio da estação.Deram duas horas no relógio da estação.O sino da igreja bateu cinco badaladas.Bateram cinco badaladas no sino da igreja.Soaram dez badaladas no relógio da escola.

12. Porcentagem + substantivoa) Porcentagem + Substantivo, sem modificador da porcentagem: Facultativamente o verbo poderá concordar com o número referente à porcentagem ou com o substantivo.1% da turma estuda muito.1% dos alunos estuda / estudam muito.10% da turma estuda / estudam muito.10% dos alunos estudam muito. b) Porcentagem + Substantivo, com modificador da porcentagem: O verbo concordará com o modificador, que pode ser pronome demonstrativo, pronome possessivo, artigo, etc.Os 10% da turma estudam muito.Aquele 1% dos alunos estuda mais.

c) Mais de, menos de, cerca de, perto de, antes da porcentagem: O verbo concordará apenas com o número referente à porcentagem, mesmo que haja elemento modificador.Ex.:Mais de 1% dos alunos estuda muito.Menos de 10% da turma estudam muito. OBS: Caso o verbo apareça anteposto à expressão de porcentagem, esse deverá concordar com o numeral:Ex.:Aprovaram a decisão da diretoria 50% dos funcionários.

13. Concordância com o verbo ser: a) Quando, em predicados nominais, o sujeito for representado por um dos pronomes: tudo, nada, isto, isso, aqui-lo: O verbo “ser” ou “parecer” concordarão com o predicativo.Ex.:Tudo são flores.Aquilo parecem ilusões.

OBS: Poderá ser feita a concordância com o sujeito quando se quer enfatizá-lo.Ex.: Aquilo é sonhos vãos.

b) O verbo SER concordará com o predicativo quando o sujeito for os pronomes interrogativos “que” ou “quem”.Ex.: Que são gametas?Quem foram os escolhidos? c) Em indicações de horas, datas, tempo e distância; o verbo SER faz concordância com a expressão numérica.Ex.: São nove horas.É uma hora.

WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 7

LÍNGUA PORTUGUESA PROFº RENATO PORPINO

OBS: Em indicações de datas, são aceitas as duas concordâncias, pois subentende-se a palavra dia.Hoje são 24 de outubro. OU Hoje é (dia) 24 de outubro. (Silepse)

d) Quando o sujeito ou predicativo da oração for pronome pessoal, a concordância se dará com o pronome.Ex.: Esse cara sou eu. OBS: Se os dois termos (sujeito e predicativo) forem pronomes, a concordância será com o que aparece primeiro, considerando o sujeito da oração.Ex.: Eu não sou tu. e) Nas locuções: é pouco, é muito, é mais de, é menos de, junto a especificações de preço, peso, quantidade e distân-cia: O verbo fica sempre no singular.Cento e cinquenta é pouco.Cem metros é muito.

14. Verbo Parecer - Em orações desenvolvidas, o verbo parecer fica no singular.Ex.: As paredes parece que têm ouvidos.(Parece que as paredes têm ouvidos.)  13. 1 - Quando seguido de infinitivo, admite duas concordâncias: a) O verbo parecer varia e não se flexiona o infinitivo.Ex.: Alguns colegas pareciam chorar naquele momento.  b) O verbo parecer não varia e o infinitivo sofre flexão.Ex.: Alguns colegas parecia chorarem naquele momento.

15. Sujeito composto – Por regra geral, o verbo vai para o plural.Ex.: João e Maria foram passear no bosque.  Casos especiais:a) Os núcleos do sujeito são constituídos de pessoas gramaticais diferentes: O verbo ficará no plural na pessoa de menor número.Ex.: Eu (1ª pessoa) e ele (3ª pessoa) nos tornaremos amigos. Tu (2ª pessoa) e ele (3ª pessoa) vos tornareis amigos.  OBS1: No segundo exemplo, também é aceita a concordância do verbo com a terceira pessoa.Ex.: Tu e ele se tornarão amigos. (3ª pessoa do plural) OBS2: Se o sujeito estiver posposto, permite-se também a concordância por atração com o núcleo mais próximo do verbo.Iremos eu e minhas amigas.Irei eu e minhas amigas.

b) Os núcleos do sujeito estão coordenados assindeticamente ou ligados por “e”: O verbo concordará com os dois núcleos.Ex.: A jovem e a sua amiga seguiram a pé. OBS1: Se o sujeito estiver posposto, permite-se a concordância por atração com o núcleo mais próximo do verbo.Ex.: Seguiria a pé a jovem e a sua amiga. OBS2: Quando ocorre ideia de reciprocidade, no entanto, a concordância é feita obrigatoriamente no plural.Ex.: Abraçaram-se vencedor e vencido.Ofenderam-se o jogador e o árbitro.

WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 8

LÍNGUA PORTUGUESA PROFº RENATO PORPINO

c) Quando os núcleos do sujeito composto são unidos por “ou”: O verbo deverá ficar no plural se a declaração contida no predicado puder ser atribuída a todos os núcleos.Ex.: Drummond ou Bandeira representam a essência da poesia brasileira.Nem o professor nem o aluno acertaram a resposta. OBS: Se os núcleos forem excludentes o verbo deve ficar no singular. Em caso de retificação, deve concordar com o mais próximo.Você ou ele será escolhido.O ladrão ou os ladrões não deixaram vestígio.

Se ligue, então, na loc. verbalRepare o verbo principalSe ele for impessoal em sua construção

É que nesse caso de concordância, Se aprende uma lição:O principal sendo impessoal, o auxiliar não varia (não)

Com o QUE, vou concordar com o antecedente, para acertar...

Não se engane, com o QUEM não tem terror, o antecedente e a terceira tem valor (do singular!)

No singular, o verbo HAVER sempre será igual ao ocorrer...

Estou cantando e aprendendo como o Porpino diz...E desse jeito eu serei feliz.

OLHO NAS QUESTÕES

1. O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se no plural para preencher corretamente a lacuna da seguin-te frase: a) _____________ (ganhar) proeminência, entre as convicções de Montesquieu, a de que Deus nunca se afasta em definitivo de suas criaturas, ainda quando estas o esqueçam. b) Às leis imutáveis do mundo físico não se __________ (ater) a legislação dos homens, caracterizada muitas vezes pela inconstância e pela dificuldade de cumprimento. c) Dado que não ____________ (competir) aos homens governar o mundo natural, deveriam eles buscar governar a si mesmos do modo mais justo e mais eficiente possível. d) Montesquieu lembra que ____________ (dever) caber aos filósofos alertar os homens para não se esquecerem das leis morais que devem ser cumpridas. e) ____________ (atuar) claramente nesse texto, onde tão bem se representa o pensamento de Montesquieu, os conceitos fundamentais de mundo físico e mundo inteligente.

2. Está correta a seguinte flexão para o plural: a) se extraiu o substantivo: se extraíram os substantivos. b) Trata-se de um vocábulo: Tratam-se de vocábulos. c) o meio digital privilegia as mensagens diretas e não tem tempo a perder: os meios digitais privilegiam as mensa-gens diretas e não tem tempo a perder. d) é casca-grossa por natureza: são casca-grossas por natureza. e) o substantivo [...] existe acima de qualquer dúvida: os substantivos existem acima de qualquer dúvidas.

WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 9

LÍNGUA PORTUGUESA PROFº RENATO PORPINO

3. Na frase: Caso os leitores ____________ (vir) a ler o jornal com maior rigor, certamente ____________ (poder) perceber os estereótipos que ____________ (predominam) nas reportagens de hoje, as lacunas serão corretamente preenchidas, na ordem dada, por: a) vierem - poderiam - predominariam b) virem - poderão - predominam c) viessem - poderão - predominassem d) vierem - podem - predominem e) viessem - poderiam – predominam

4. A frase em que a concordância respeita as regras da gramática é: a) É bilateral, sem dúvida alguma, os interesses pela exploração desse tipo de negócio, por isso os países envolvidos terão de fazer concessões mútuas. b) Cada um dos interessados em participar dos projetos devem apresentar uma proposta de ação e uma previsão de custos. c) Acordos luso-brasileiros têm sido recebidos com entusiasmo, o que sugere que haverá de serem cumpridos fiel-mente. d) Quanto mais discussão houver sobre as questões pendentes, mais se informarão, com certeza, os que têm de decidir os próximos passos do processo. e) Procede, por uma questão técnica, segundo os especialistas entrevistados, as medidas divulgadas ontem, pois a urgência de saneamento é indiscutível.

5. Considerada a substituição do segmento grifado pelo que está entre parênteses, o verbo que deverá permanecer no singular está em: a) disse o pesquisador à Folha de S. Paulo. (os pesquisadores) b) Segundo ele, a mudança climática contribuiu para a ruína dessa sociedade (as mudanças do clima) c) No sistema havia também uma estação (várias estações) d) a civilização maia da América Central tinha um método sustentável de gerenciamento da água. (os povos que habitavam a América Central) e) Um estudo publicado recentemente mostra que a civilização maia _____________ (Estudos como o que acabou de ser publicado)

6. Quanto à concordância verbal, a frase inteiramente correta é: a) Grande parte dos efeitos da urbanização no século XXI se produz nas cidades do chamado sul global. b) O hipercrescimento, dizem os especialistas, caracterizam algumas cidades no século XXI. c) Nem sempre existiu cidades tão populosas como as do século XXI. d) Devem haver muitos contrastes entre as pessoas que vivem nas cidades e aqueles que moram no campo. e) Os otimistas, que são a maioria, vê as cidades como arenas de transformação social.

7. O verbo flexionado no singular que também poderia estar corretamente flexionado no plural, sem que nenhuma outra alteração fosse feita na frase, está sublinhado em:a) Parte do poder desse tipo de magia cinematográfica está em concretizar... b) Toda ficção científica, de Metrópolis ao Senhor dos anéis, baseia-se, essencialmente... c) ... tudo o que nos incomoda no cotidianod) Como parte dessas coisas imaginadas acaba se tornando realidade... e) ... a sociedade se permite sonhar seus piores problemas...

7. O verbo flexionado no singular que também poderia estar corretamente flexionado no plural, sem que nenhuma outra alteração fosse feita na frase, está sublinhado em:a) Parte do poder desse tipo de magia cinematográfica está em concretizar... b) Toda ficção científica, de Metrópolis ao Senhor dos anéis, baseia-se, essencialmente... c) ... tudo o que nos incomoda no cotidiano

WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 10

LÍNGUA PORTUGUESA PROFº RENATO PORPINO

d) Como parte dessas coisas imaginadas acaba se tornando realidade... e) ... a sociedade se permite sonhar seus piores problemas...

8. Está gramaticalmente correta a redação desse livre comentário em:a) Preocupam os fornecedores chineses o longo tempo que se leva para transportar por via marítima os produtos que chegam das fábricas do interior aos portos de Xangai. b) Há seis séculos, transportava-se, com esforço e perdas humanas, especiarias, seda e pedras preciosas pelos camin-hos da Rota da Seda. c) À medida que se desenvolvia a navegação no país, as rotas comerciais que floresceram na China durante a Idade Média iam sendo abandonadas. d) Em tempos passados, para se chegar da China ao mar Cáspio, percorria-se as poucas, povoadas, estepes da Ásia Central a cavalo ou camelo. e) Os centros político e financeiro da China deslocaram-se para Pequim no final da Idade Média, fazendo com que a atividade econômica os acompanhassem, seguindo em direção a costa.

9. O verbo flexionado no plural que também estaria corretamente flexionado no singular, sem que nenhuma outra alteração fosse feita, encontra-se em: a) Não é à toa que partiram daqui várias manifestações culturais. b) Sempre me pareceram sem sentido as guerras. c) São Paulo são muitas cidades em uma. d) São Paulo não tem símbolos que deem conta de... e) .. onde as informações diversas se misturam...

10. As regras de concordância estão plenamente respeitadas em: a) O crescimento indiscriminado que se observa na cidade de São Paulo fazem com que alguns de seus bairros sejam modificados em poucos anos. b) Devem-se às múltiplas ofertas de lazer e cultura a atração que São Paulo exerce sobre alguns turistas. c) Apesar de a cidade de São Paulo exibir belas alamedas arborizadas, deveriam haver mais áreas verdes na cidade. d) O ruído dos carros, que entram pelas janelas dos apartamentos, perturbam boa parte dos paulistanos. e) Na maioria dos bairros de São Paulo, encontram-se referências culinárias provenientes de diversas partes do plan-eta.

WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 11

LÍNGUA PORTUGUESA PROFº RENATO PORPINO

LÍNGUA PORTUGUESA

PROFº RENATO PORPINO