LÍNGUA PORTUGUESA - centrodemidias.am.gov.br fileLeia a história do Toco de lápis. O Toco de...

24
LÍNGUA PORTUGUESA PROF.ª DINANCI SILVA PROF. JÚNIOR MAR ENSINO FUNDAMENTAL 7° ANO

Transcript of LÍNGUA PORTUGUESA - centrodemidias.am.gov.br fileLeia a história do Toco de lápis. O Toco de...

LÍNGUA PORTUGUESAPROF.ª DINANCI SILVAPROF. JÚNIOR MARENSINO FUNDAMENTAL

7° ANO

Unidade II

Cultura: a pluralidade na expressão humana

2

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Aula 13.1

Conteúdo

Textos literários: conceito e características do gênero, outras formas de narrar: o conto

3

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Habilidade

Conhecer o gênero narrativo “conto”, suas características, observando as informações selecionadas para composição textual.

4

CONTEÚDOS E HABILIDADES

• Relato Jornalístico: Notícia • Relato Jornalístico: Reportagem

5

REVISÃO

Diz a sabedoria popular que ... Quem conta um conto, aumenta um ponto! Você sabe o significado desse ditado popular?

6

DESAFIO DO DIA

O que é um conto narrativo?

O conto é uma narrativa, um texto ficcional que cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação.Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso.

7

AULA

Grande flexibilidade

Por outro lado, o conto é um gênero literário que apresenta uma grande flexibilidade, podendo se aproximar da poesia e da crônica. Os historiadores afirmam que os ancestrais do conto são o mito, a lenda, a parábola, o conto de fadas e mesmo a anedota.

8

AULA

É o que conta uma história com começo, meio e fim. No entanto, sua origem é muito mais simples. Começou na tradição oral dos povos, como um simples relato de histórias imaginárias. Na tradição oral brasileira, após um jantar, organizavam-se “rodas” em varandas, nos galpões ou em volta do fogo onde a chaleira de água fervia para o cafezinho da noite. O conto era próprio dos momentos de lazer.

9

AULA

10

AULA

1. Quem são as personagens principais dessa narrativa?

2. Onde acontece as ações dessa história?

11

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

No vídeo “O gigante egoísta”, vários acontecimentos se sucedem, o que podemos chamar de enredo.

12

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

O gigante egoísta

13

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

3. Escreva uma lista de ações que ocorreram na história baseando-se na estrutura abaixo.

Situação inicial:Conflito:

14

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Que características tem um conto? Entre suas principais características estão a precisão e a linguagem simples, direta e objetiva. O conto causa efeitos de excitação e emotividade no leitor.

15

AULA

Estrutura de um conto: momentos da narrativa Situação inicial: situação de início;Conflito: os motivos que desencadearam a ação da história; Auge do conflito: momento de maior tensão do conflito;Desfecho: final e resolução do conflito.

16

AULA

Elementos básicos da narrativa

Fato - o que se vai narrar (O quê?)Tempo - quando o fato ocorreu (Quando?)Lugar - onde o fato se deu (Onde?)Personagens - quem participou ou observou o ocorrido (Quem?)Causa - motivo que determinou a ocorrência (Por quê?)Modo - como se deu o fato (Como?)

17

AULA

A moça tecelã

18

AULA

Leia a história do Toco de lápis.

O Toco de Lápis

Lá, num fundo de gaveta, dois lápis estavam juntos.Um era novo, bonito, com ponta muito bem-feita.Mas o outro – coitadinho! – era triste de se ver. Sua ponta era rombuda, dele só restava um toco, de tanto ser apontado.O grandão, novinho em folha, olhou para a triste figura do companheiro e chamou:

19

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

– Ô, baixinho! Você, aí embaixo! Está me ouvindo?– Não precisa gritar – respondeu o toco de lápis.– Eu não sou surdo!– Não é surdo? Ah, ah, ah! Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!O toquinho de lápis suspirou:– É mesmo... Até já perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador...O lápis novo continuou com a gozação:

20

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

– Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!– Estou vendo, estou vendo... Mas, me diga uma coisa: Você sabe o que é uma poesia?– Poesia? Que negócio é esse?– Sabe o que é uma carta de amor?– Amor? Carta? Você ficou louco, toquinho de lápis?

21

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

– Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também. Se assim fiquei, foi porque muito vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda a vida. Romance, conto, poesia, narrativa, descrição, composição, teatro, crônica, aventura, tudo! Ah, valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito tanta coisa, mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis. E você, lápis novinho em folha: o que é que você aprendeu?O grandão, que era um lindo lápis preto, ficou vermelho de vergonha...

Pedro Bandeira

22

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

1. Leia a frase abaixo:

“Sua ponta era rombuda, dela só restava um toco.”Esta frase quer dizer que o lápis era:

(a) fino.(b) pequeno.(c) grande.(d) novo.

23

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

2. Leia o trecho:

“Se assim fiquei, foi porque muito vivi.”O personagem do texto retratado nesta frase é:

(a) O lápis novo e bonito.(b) O lápis de pouco uso.(c) O lápis velho e gasto de tanto escrever.(d) O lápis bonito porque nunca escreveu.

24

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA