LÍNGUA PORTUGUESA - centrodemidias.am.gov.br · Eu considerei que este é o luxo do grande...

26
LÍNGUA PORTUGUESA PROF. MÁRIO PAIXÃO ENSINO MÉDIO 3° ANO

Transcript of LÍNGUA PORTUGUESA - centrodemidias.am.gov.br · Eu considerei que este é o luxo do grande...

LÍNGUA PORTUGUESAPROF. MÁRIO PAIXÃO

ENSINO MÉDIO3° ANO

Cemeam Class -Língua Portuguesa

2

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Conteúdo

Conotação e denotação - A plurissignificação da linguagem.

3

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Habilidade

Reconhecer o sentido de uma palavra ou expressão no texto

4

CONTEÚDOS E HABILIDADES

A plurissignificação da linguagem

As palavras não apresentam um sentido único. Dependendo da forma como são utilizadas ou da situação em que são empregadas, podem assumir sentidos diferentes.

5

AULA

A plurissignificação da linguagem

Quando a palavra é utilizada no seu sentido comum, o que aparece no dicionário, dizemos que foi empregada denotativamente, porém, utilizada com sentido diferente daquele que lhe é comum, dizemos que foi empregada conotativamente.

6

AULA

Leia o texto abaixo e responda.

Texto

Soneca sem culpaJuliana Tiraboschi

Todos sabem que dormir bem ajuda a manter a saúde.Mas o sono ainda é cercado de desconhecimentos e mitos, como o de que precisamos dormir 8 horas por dia. “Isso é mentira”, diz Marco Túlio de Mello, chefe da disciplina de Medicina e Biologia do sono do Departamento de Psicologia da Unifesp. 7

AULA

“Acontece que a média da população precisa de sete horas e 40 minutos de sono para sentir-se bem, mas há os curtos dormidores, que necessitam de menos de seis horas e meia, e os longos, que requerem mais de 8 horas.” A siesta é outro tema que desperta opiniões controversas.Enquanto uns acham que cochilar depois do almoço é um merecido descanso, outros veem a prática com pouca tolerância. Mas cada vez mais estudos vêm demonstrando que a soneca traz benefícios físicos, como a recuperação do corpo, e mentais, como o aumento da concentração.

8

AULA

“Ela é ótima para quem vai trabalhar à tarde”, diz Mello. [...]E se alguém falar pra você que cochilo é coisa de preguiçoso, diga que um estudo da Universidade de Harvard mostrou que sonecas diárias de 45 minutos são suficientes para turbinar a memória e o aprendizado. Não é um ótimo argumento?

GALILEU. São Paulo: Abril. set. 2008. n. 206. p. 26. Adapatado: Reforma Ortográfica

9

AULA

No Texto, no trecho “Isso é mentira”, a palavra destacada refere-se ao trecho

A) “precisamos dormir 8 horas por dia”.B) “a siesta é outro tema controverso”.C) “a soneca traz benefícios físicos”.D) “cochilo é coisa de preguiçoso”.E) “mas a maioria se beneficiaria”.

10

AULA

O PavãoE considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem napena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d ́água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.5. Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério éa simplicidade. 11

AULA

esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de10 teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.

(BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. Rio de Janeiro: Record, 1996, p. 120)

12

AULA

No 2º parágrafo do texto, a expressão ATINGIR O MÁXIMO DE MATIZES significa o artista

A) fazer refletir, nas penas do pavão, as cores do arco-íris.B) conseguir o maior número de tonalidades.C) fazer com que o pavão ostente suas cores.D) fragmentar a luz nas bolhas d’água.

13

AULA

Leia o texto abaixo e responda.

Turismo

A única coisa que perturba harmonia do ambiente são os turistas. Alguns. Eles não viajam a fim de ver o mar, ouvir o vento, sentir a areia. Eles só querem mudar de cenário para fazer as coisas que fazem sempre. E, para eles, o som é essencial. A todo volume.

14

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Para que todos saibam que eles têm som. Nunca desembarcam de si mesmos. Por onde vão, sua presença é uma perturbação para o espírito. Fico a me perguntar: por que não gostam do silêncio? Acho que para eles, o silêncio é o mesmo que o vazio. E o vazio é sinal de pobreza. Nossa cultura provocou uma transformação perversa nos seres humanos, de forma que eles acreditam que, para estar bem, é preciso estar acoplados a objetos tecnológicos.

ALVES, Rubem. Turismo. In: Quarto de Badulaques. São Paulo: Parábola, 2003. p. 158. Fragmento.

15

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

No trecho “Nunca desembarcam de si mesmos.”, o autor usou a expressão destacada para ressaltar que os turistas têm dificuldade de

A) conviver em harmonia.B) mudar os hábitos.C) respeitar o lugar.D) sentir a paisagem.

16

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Sobre o milhoNo Brasil, a venda do vegetal tem força principalmente no caso dos enlatados, que são utilizados, sobretudo, em saladas ou pizzas (cuidado com o sódio, inimigo do coração). Além disso, no entanto, as grandes empresas de distribuição oferecem o alimento na espiga, que é destinado à produção de curau ou pamonha, segundo o Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo da Embrapa, órgão ligado ao governo federal. Do ponto de vista nutricional, o milho é riquíssimo em cálcio, entre outros minerais. No contato com o fogo (pipoca), parte dos nutrientes são perdidos. 17

AULA

Outra função importante do milho à alimentação diária: dele, os produtores conseguem extrair a farinha de milho e fubá, utilizados para preparo de pratos típicos brasileiros. Ambos são ricos em amido e polissacarídeo que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.O ideal é que as substâncias encontradas no milho façam parte do cardápio, mesmo que seja de forma indireta, como na polenta ou na pamonha caseira.

Vida Natural e equilíbrio. Escala, número 19. p. 25.

18

AULA

No fragmento “Do ponto de vista nutricional, o milho é riquíssimo em cálcio, entre outros minerais.”, o uso da palavra destacada

A) acrescenta dados sobre o real valor nutricional do milho.B) enfatiza a opinião do autor em relação à ingestão do milho.C) evidência exagero quanto ao valor nutricional do milho.D) reforça a ideia do elevado valor nutricional do milho.E) sugere a indispensabilidade do milho nas refeições diárias.

19

AULA

Leia o texto abaixo e responda.Vintage – Paulinho da Viola

Ontem, 1981Eu aspirava a muitas coisas.Eu temia viver à deriva.Eu desfilava meu amor pela Portela.Eu cantava carinhoso.Eu escutava e não ligava.

20

AULA

Eu usava roupas da modaMe alegrava uma roda de choro.Eu pegava um violão e saía noite adentro.Meu cavaquinho chorava quandoeu não tinha mais lágrimas.

21

AULA

Hoje, 2010Eu aspiro ao essencial: uma boa saúdeEu temo não poder navegar.Eu desfilo meus sonhos possíveis.Eu canto e males espanto.

22

AULA

Eu escuto e... “pode repetir, por favor?”Eu uso, mas não abuso.Me alegra um bom papo.Eu pego o violão e procuro um cantinho.Meu cavaquinho chora quandosurge uma melodia nova.

23

AULA

No trecho “Eu temia viver à deriva.”, a expressão destacada tem o sentido de viver sem

A) amor.B) conforto.C) ideal.D) rumo.E) valores.

24

AULA

Nesse texto, no trecho “Dê uma voltinha de carro com o barbeiro”, a palavra destacada tem o sentido de

25

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

A) pessoa que coleciona carros.

B) pessoa que dirige mal.

C) pessoa que usa barba ou bigode.

D) profissional que trabalha com carros.

E) profissional que faz barba e cabelo.

26

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA