Linguagens

16

Transcript of Linguagens

Page 1: Linguagens
Page 2: Linguagens

RAM

• Memória de acesso aleatório (do inglês Rondon Access Memory, freqüentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.

• A memória RAM é um componente essencial não apenas nos computadores pessoais, mas em qualquer tipo de computador, pois é onde basicamente ficam armazenados os programas básicos operacionais. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um HDD ou memória flash, é sempre necessária uma certa quantidade de memória RAM e, naturalmente, quanto mais memória, melhor o desempenho, uma vez que os programas tendem a se desenvolver com o passar do tempo e da pesquisa científica.

• O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição e em qualquer momento, por oposição ao acesso seqüencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas. O nome não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (como aROM) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo. O nome mais apropriado seria: Memória de Leitura e Escrita, que está expressa na programação computacional.

Page 3: Linguagens

Bit

• Bit (simplificação para dígito binário, "BInary digiT" em inglês) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Usada na Computação e na Teoria da Informação. Um bit pode assumir somente 2 valores, por exemplo: 0 ou 1, verdadeiro ou falso.

• Embora os computadores tenham instruções (ou comandos) que possam testar e manipular bits, geralmente são idealizados para armazenar instruções em múltiplos de bits, chamados bytes. No princípio, byte tinha tamanho variável mas atualmente tem oito bits. Bytes de oito bits também são chamados de octetos. Existem também termos para referir-se a múltiplos de bits usando padrões prefixados, como quilo bit (Kb), megabit (MB), gigabit (Gb) e Terabit (Tb). De notar que a notação para bit utiliza um "b" minúsculo, em oposição à notação para byte que utiliza um "B"maiúsculo (Kb, MB, GB, TB).

• Fisicamente, o valor de um bit é, de uma maneira geral, armazenado como uma carga elétrica acima ou abaixo de um nível padrão em um único capacitor dentro de um dispositivo de memória. Mas, bits podem ser representados fisicamente por vários meios. Os meios e técnicas comumente usados são: Pela eletricidade, como já citado, por via da luz (em fibras ópticas, ou em leitores gravadores de discos ópticos por exemplo), por via de ondas eletromagnéticas (rede wireless), ou também, por via de polarização magnética (discos rígidos).

Page 4: Linguagens

Byte

• Um byte (Binary Term), baite1 ou octeto, é um dos tipos de dados integrais em computação. É usado com freqüência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um certo dispositivo, independentemente do tipo de dados.

• A codificação padronizada de byte foi definida como sendo de 8 bits. O byte de 8 bits é mais comumente chamado de octeto no contexto de redes de computadores e telecomunicações.

• A uma metade de um byte, dá-se o nome de nibble ou semioctecto.• Para os computadores, representar 256 números binários é suficiente. Por isso, os bytes

possuem 8 bits. Basta fazer os cálculos. Como um bit representa dois valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte) que é igual a 256, ou seja .

• Note que um byte nada tem de especial, é apenas um número binário de oito algarismos. Sua importância na informática deriva apenas do fato do código ASCII haver adotado números de oito bits, além de razões meramente construtivas ou operacionais. Por exemplo: os códigos enviados a impressoras para controlar a impressão têm oito bits, os valores trocados pelos modems entre computadores também, assim como diversas outras operações elementares de intercâmbio de informações. Além disso, memórias costumam ser organizadas de tal forma que as operações de leitura e escrita são feitas com quantidades de um byte ou de um múltiplo de bytes (oito, dezesseis, trinta e dois, sessenta e quatro ou cento e vinte e oito bits – o que corresponde a um, dois, quatro, oito e dezesseis bytes, respectivamente).

Page 5: Linguagens

Megabyte

• O megabyte (MB) é uma unidade de medida de informação que equivale a 1 000 000 bytes (segundo SI) ou a 220 = 1 048 576 bytes, dependendo do contexto. De forma a evitar esta ambigüidade, foi recentemente introduzido o múltiplo Mebi que permite a utilização do termo mebibyte para designar a quantidade de informação correspondente a 220 Bytes. Assim:

Page 6: Linguagens

• O kilobyte (Símbolo: Kb) é um múltiplo de uma unidade byte. Embora o prefixo quilo signifique 1000, o termo kilobyte e o simbolokB (Ou KB) tem historicamente sido usado para se referir a 1024 (210) bytes ou 1000 (10³), dependendo do contexto, no campo da ciência da computação e tecnologia da informação.

• Ao contrário do que aparece em inúmeras indicações e programas e como toda unidade, quilobyte é abreviado como Kb e não KB, já que o K (maiúsculo) referencia a unidade de grau Kelvin.

Page 7: Linguagens

Gigabyte

• Gigabyte (símbolo GB) é uma unidade de medida de informação, segundo o Sistema Internacional de Unidades - S .I .U , que equivale a um bilhão de bytes, ou seja, 1.000.000.000 bytes, ou ainda 109 bytes.

• Dependendo do contexto, pode representar 230 = 1 073 741 824 Bytes ou 1024 Megabytes (MB). Para evitar esta ambiguidade, foi recentemente introduzido o múltiplo Gibi que permite a utilização do termo Gibibyte para designar a quantidade de informação correspondente a 230 Bytes.

• Atualmente os fabricantes de dispositivos de armazenamento (HD,s , PenDrive e Memórias) se referem a Gigabyte dentro do contexto do Sistema Internacional de Unidades (S.I.U), ou seja, 1 000 000 000 bytes ou 109 bytes.

Page 8: Linguagens

Fim

Fonte de Pesquisa: Extraído da Internet

Créditos: Rodrigo Mendonça da Silva

Page 9: Linguagens

Terabyte

• Terabyte equivale a 1024 GB (1TB). Analogamente a uma unidade de medida, o byte e seus múltiplos operam como quantificadores de um volume de dados em um computador ou sistema computacional.

• O tebibyte é o correspondente binário do terabyte, representando a quantidade de 1.073.741.824 bytes ou 1024 gibibytes.

Page 10: Linguagens
Page 11: Linguagens

JPG• Em computação , JPEG ( / dʒ eɪ p ɛ ɡ / JAY -peg ) (visto na maioria das

vezes com o jpg. extensão) é um método comumente usado de compressão com perdas para imagens digitais , especialmente para aquelas imagens produzidas por fotografia digital . O grau de compressão pode ser ajustada, permitindo uma troca selecionável entre o tamanho de armazenamento e qualidade de imagem. JPEG normalmente atinge 10:01 compressão com pouco perceptível perda na qualidade da imagem.

• Compressão JPEG é usado em um número de formatos de arquivo de imagem . JPEG / Exif é o formato de imagem mais comum usado por câmeras digitais e outros dispositivos de captura de imagem fotográfica, juntamente com JPEG / JFIF , é o formato mais comum para armazenamento e transmissão de imagens fotográficas sobre a World Wide Web . Estes formato variações muitas vezes não se distinguem, e são chamados simplesmente JPEG.

• O termo "JPEG" é um acrônimo para o Joint Photographic Experts Group , que criou o padrão. O tipo de mídia MIME para JPEG é image / jpeg(definido na RFC 1341 ), exceto no Internet Explorer , que fornece um tipo MIME de image / pjpeg ao fazer upload de imagens JPEG.

Page 12: Linguagens

AVI

• Áudio Vídeo Interleave (sigla: AVI) é um formato encapsulado de áudio e vídeo criado pela Microsoft cuja extensão oficial é .AVI . É um dos formatos mais populares no mundo, nativamente reconhecido pela maioria das versões do Windows e por todos os leitores de DVD que são compatíveis com ocodec DivX.

• AVI é uma forma de associação de entrelace de áudio e vídeo, cada um deles em suas respectivas proporções e particularidades. É um espaço em que se guarda informação. O AVI pode conter uma faixa de vídeo codificada em um codec qualquer e na mesma faixa é possível associar um áudio em MP3.

Page 13: Linguagens

GIF

• GIF (Gráfica Interchange Format, que se pode traduzir como "formato para intercâmbio de gráficos") é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na world Wide web, quer

para imagens fixas, quer para animações.

Page 14: Linguagens

S

O

N

S

Page 15: Linguagens

Mixer

• Em áudio profissional, mixer, misturador ou mesa de som é um aparelho eletrônico de formato analógico ou digital, usado para combinar (ou "mixar") várias fontes de som, de forma a somá-las em um único sinal de saída. Mesas mais complexas podem "rotear" o sinal, formando várias mixagens simultâneas e independentes, além de alterar parâmetros do som como seu volume, timbre e faixa dinâmica.

Page 16: Linguagens

Midi

• MIDI ( midi ; curto para Musical Instrument Digital Interface ) é um padrão técnico que descreve um protocolo , interface digital e conectores e permite uma grande variedade de instrumentos musicais eletrônicos , computadores e outros dispositivos relacionados para se conectar e se comunicar com um ao outro. A única ligação MIDI pode transportar até dezesseis canais de informação, cada um dos quais podem ser roteadas para um dispositivo separado.