Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e...

32
Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e

Transcript of Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e...

Page 1: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Ensino Médio, 3ª Série

Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Page 2: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Conceito de Dança (1)

“Considera-se dança uma expressão representativa de diversos aspectos na vida do homem. Pode ser considerada como linguagem social que permite a transmissão, através da expressão corporal, de sentimentos, emoções da afetividade vivida nas esferas da religiosidade, do trabalho, dos costumes, hábitos, da saúde, da guerra etc. (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p.82)”. (2)

Imag

em: T

ango

/ ht

tp://

pt.w

ikip

edia

.org

/wik

i/Fic

heiro

:Tan

go-

Sho

w-B

ueno

s-A

ires-

01.jp

g

Imag

em: B

alé/

http

://ga

by-

just

danc

e.bl

ogsp

ot.c

om/2

011/

06/b

ale-

clas

sico

.htm

l

Page 3: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

História da Dança A dança é tão antiga como a própria vida humana. Nasceu na

expressão das emoções primitivas, nas manifestações, na comunhão mística do homem com a natureza. Segundo os estudos de Hannelore FAHLBUSCH (1990), os primeiros documentos sobre a origem pré-histórica dos passos de dança são provenientes de descobertas das pinturas e esculturas gravadas nas pedras lascadas e polidas das cavernas.

O homem, que ainda nem falava, utilizou-se do gesto rudimentar para expressar suas emoções num ritmo natural. A dança na vida do homem primitivo tinha muito significado, porque fazia parte de todos os acontecimentos de sua vida: nascimento, casamento, morte, caça, guerras, iniciação da adolescência, fertilidade e acasalamento, doenças, cerimônias, colheitas. (3)

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Page 4: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Na Grécia clássica, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. Com o Renascimento, a dança teatral, virtualmente extinta em séculos anteriores, reapareceu com força nos cenários cortesãos e palacianos. Uma das danças cortesãs de execução mais complexa foi o minueto, depois foi a valsa, considerada dança cortesã por excelência, e com ela se iniciou a passagem da dança em grupo ao baile de pares. A configuração de um gênero de dança circunscrito ao âmbito teatral determinou o estabelecimento de uma disciplina artística que, em primeira instância, ocasionou o desenvolvimento do balé e, mais tarde, criou um universo dentro do qual se desenvolveram gêneros como os executados no music-hall, como o sapateado e o swing. A divulgação da dança se deu também fora do mundo do espetáculo, principalmente nas tradições populares. (4)     

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Page 5: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

A dança, em sentido geral, é a arte de mover o corpo segundo uma certa relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica, expressando sensações, sentimentos, emoções e fatos do cotidiano. (5)

Sugestão de Atividade

Selecione algumas músicas que expressem sensações, sentimentos, emoções e fatos do cotidiano diferentes. Faça um exercício de sensibilidade musical com seus alunos. Peça que eles identifiquem as sensações, os sentimentos, as emoções e os fatos do cotidiano que as músicas transmitem.

Sugestões de músicas: 1) Noturno – 2) O Fantasma da Ópera – 3) O Lago dos Cisnes - 4) Que país é esse? – 5) Valsa de Chopin – 6) Aquarela do Brasil – 7) Asa Branca.

Page 6: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Por que as danças diferem de um continente para outro, de um país para outro e até mesmo entre regiões do mesmo país?

É devido à cultura. Mas, o que é mesmo cultura?

Page 7: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

A Antropologia entende a cultura como a totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. Ainda com relação ao conceito de cultura, Tylor conceitua cultura como "o complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade". Portanto, corresponde, neste último sentido, às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo. (7)

Samba de roda/autor desconhecido/http://www.visiteabahia.com.br/visite/atracoes/folclore/samba.php

Índio Pataxó / http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:%C3%8Dndio_patax%C3%B3.jpg

Page 8: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Sabemos que os costumes e tradições de um povo variam de cultura para cultura. Mas como se dá o processo de criação de uma cultura?

Para respondermos a esta questão, precisamos entender e compreender o que é trabalho e territorialidade.

Page 9: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Conceito de Trabalho

O termo trabalho refere-se a uma atividade própria do homem. Também outros seres atuam dirigindo suas energias coordenadamente e com uma finalidade determinada. Entretanto, o trabalho, propriamente dito, entendido como um processo entre a natureza e o homem, é exclusivamente humano. Neste processo, o homem se enfrenta, como um poder natural, em palavras de Karl Marx, com a matéria da natureza. A diferença entre a aranha que tece a sua teia e o homem é que este realiza o seu fim na matéria. Ao final do processo do trabalho humano, surge um resultado que antes do início do processo já existia na mente do homem. Trabalho, em sentido amplo, é toda a atividade humana, planejada e intencional que transforma a natureza e o próprio homem a partir de certa matéria dada, para suprir suas necessidades. (8)

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Page 10: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Conceito de Territorialidade Antes de falarmos em territorialidade, devemos pensar no conceito

da palavra território, que traz a seguinte definição: área de um país,estado ou província sob posse de um animal, de uma pessoa (ou grupo de pessoas), de uma organização ou de uma instituição, exercendo sobre ela o seu poder (cultural, geográfico entre outros). Levando este conceito em consideração, ressaltando em si a relação de poder, temos que território é o produto de uma relação da sociedade com um espaço, assim sendo, na ausência de um ou outro, não há território. Logo, é neste preâmbulo que surge a territorialidade, que pode ser entendida como uma relação de poder e apropriação ou controle que uma ou mais pessoas têm em relação ao espaço, região ou país, resultando num empoderamento e apropriação sobre o espaço, enfim, trata-se do sentimento de pertencimento. (9)

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Page 11: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

TRABALHO

TERRITORIALIDADE

CULTURA

A cultura é o resultado da ação humana (trabalho) sobre a natureza (território). A cultura de uma sociedade é dividida em cultura material e cultura imaterial.

Page 12: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Cultura material: são produtos culturais concretos (obras de arte, escritos, ferramentas etc.).

Cultura imaterial: é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. (10)

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Arte indígena / http://artenocyro.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html

Samba de roda/autor desconhecido/http://www.visiteabahia.com.br/visite/atracoes/folclore/samba.php

Page 13: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Classificações das Danças

As danças podem ser classificadas em:

• Danças Folclóricas

• Danças Populares

• Danças Eruditas

Page 14: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Danças Folclóricas

São as danças que representam a cultura particular de uma região, país ou continente e podem - pela miscigenação de culturas - ser adaptações de danças originárias de países colonizadores ou de influências de outras culturas. Elas podem, eventualmente, ser populares. Geralmente, as danças folclóricas estão ligadas a rituais tradicionais, festas comemorativas ou comemorações típicas de um determinado lugar. (11)

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Frevo / http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/dancas-folcloricas-e-lendas-do-brasil/

Samba de roda / http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/dancas-folcloricas-e-lendas-do-brasil/

Page 15: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Sugestões de Atividades• Organize a turma em grupos e escolha as principais danças

folclóricas de Pernambuco. Distribua as danças entre os grupos e solicite deles painéis descritivos e uma apresentação de cada dança.

• Organize a turma em grupos e faça o sorteio das cinco regiões do Brasil. Solicite dos grupos a organização de painéis descritivos e uma apresentação de dança de cada região do Brasil.

• Organize a turma em grupos e selecione países, regiões ou continentes do mundo. Solicite dos grupos painéis descritivos e uma apresentação de dança da região, país ou continente sorteado.

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Page 16: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Danças Populares

São as danças que estão sendo veiculadas pelos meios de comunicação e praticadas pela comunidade. São as danças da moda. Algumas delas permanecem na atualidade, chegando a incorporar-se ao grupo das danças tradicionais ou folclóricas de um povo. (12)

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Dançarinas do Aviões do Forró / http://ego.globo.com/Gente/Noticias

Zana, cantora de pop esloveno, com seu grupo de dança/Ziga/GNU Free Documentation License

Page 17: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Sugestões de Atividades As danças populares da atualidade são geralmente relacionadas às

temáticas: sexo, traição e submissão da mulher. E em sua maioria, as coreografias possuem movimentos previamente criados.

• Escolha algumas músicas de danças populares atuais e analise as letras e os movimentos dessas danças, identificando como elas retratam as relações de gênero.

• Organize um debate na sala para discutir:- as danças folclóricas como representação do modo de vida de um

determinado povo;- as consequências culturais da massificação de danças da moda e o

esquecimento de algumas danças folclóricas. A Função da mídia.

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Page 18: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Danças de Salão A Dança de Salão é um exemplo de Dança Popular e

folclórica, também conhecida como Dança Social ou de Sociedade, é a dança praticada nos bailes e reuniões sociais que tem o objetivo de socializar e divertir. Quanto à sua nomenclatura, o termo “de salão” é devido à necessidade de salas grandes, os salões, para que se possam realizar as evoluções das danças. As primeiras Danças de Salão surgiram na Europa durante o Renascimento, nesta época a dança apresentava também um significado filosófico, pois muitas pessoas acreditavam que a harmonia de movimentos de dança refletia a harmonia na natureza e no universo. Foi ainda neste período que ela se definiu em duas linhas, as Danças Teatrais e as Danças Sociais. (13)

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Page 19: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Danças Eruditas São as danças que precisam de todo um

processo de aprendizagem sistematizado, dado a sua complexidade e por serem em sua essência habilidades motoras altamente estruturadas (aquelas habilidades que se originam de estudos biomecânicos e devem ser incorporadas ou internalizadas para serem eficientes na prática da modalidade à qual os modelos pertencem). (14) As danças eruditas se dividem em três: o balé clássico, a dança moderna e a dança contemporânea. (15)

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

A dança e o drama de Gisele/http://tribunadonorte.com.br/noticia/a-danca-e-o-drama-de-giselle/214447

Bailarina/http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21012

Page 20: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Balé Clássico O balé clássico surgiu no século XV, durante a Renascença, nas

cortes italianas, embora o seu desenvolvimento tenha sido maior nas cortes francesas, no século XVII, durante o reinado de Luís XIV, fato que refletiu diretamente no vocabulário do balé. Este rei criou a Academia de Música e Dança, com o intuito de padronizar a dança e a sua linguagem, já que cada repertório dançado contava uma história de grandes feitos dos reis ou heróis, por isso o nome de balé de repertório.Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.Exemplos de grandes coreografias são: O Lago dos Cisnes; O Quebra Nozes; A Bela Adormecida, entre outras. (16)

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Page 21: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Dança Moderna

Tal expressão se refere às escolas e aos movimentos da história da dança referentes ao período da modernidade. A dança moderna surgiu no início do século XX e seus pioneiros procuravam maneiras modernas e pessoais de expressar como se sentiam através da dança. Entre os que começaram este movimento estão as americanas: Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St Dennis; o suíço Emile Jacque Dalcroze e o húngaro Rudolf von Laban.Algumas diferenças entre o balé clássico e a dança moderna é que nesta os bailarinos dançam descalços, trabalham contrações, torções, desencaixe etc. e seus movimentos são mais livres, embora ainda respeitem uma técnica fechada. (17)

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Page 22: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Dança Contemporânea A dança contemporânea foi criada no início do século XX e ainda

preserva o uso das pontas e gestuais muito próximos do Balé Clássico. Nesse estilo de dança, as coreografias diferem do método clássico por não mais haver uma história que siga uma sequência de fatos lógicos, mas sim aqueles passos tradicionais, fortemente misturados com sentimentos. As roupas usadas no Balé Contemporâneo são, geralmente, collants e malhas, que dão maior liberdade de movimento aos bailarinos.A dança contemporânea passou a trazer à discussão o papel de outras áreas artísticas na dança, como vídeo, música, fotografia, artes plásticas, performance, cultura digital e softwares específicos, que permitem alterações do que se entende como movimento, tornando movimentos reais em virtuais ou vice-versa. Surgem, a partir de então, vertentes como a videodança, tornando mais híbridas as relações entre as diferentes áreas da dança. (18)

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Page 23: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Sugestões de Atividades• Assistir aos vídeos e identificar as semelhanças e diferenças entre as danças eruditas:

balé clássico, dança moderna e dança contemporânea: http://www.youtube.com/watch?v=4uFadKorDgQ&feature=related Quebra Nozes http://www.youtube.com/watch?v=wbH8wT-OK6A Desespero http://www.youtube.com/watch?v=PZVQi3k8DyU Parabelo – Grupo Corpo

• Oficina de Improvisação: Organize a turma em grupos, escolha músicas, selecione materiais utilizados no cotidiano como cadeira, bola, lençol, caixa de papelão, e solicite dos alunos a organização de uma coreografia improvisada em 15 minutos.

- Sugestões de músicas: 1) The Final Countdown – 2) Tema do filme Piratas do Caribe – 3) Noturno – 4) Requiem for a Dream – 5) 5ª Sinfonia de Beethoven.

• Organize o Festival de Dança na escola e convide pais, familiares e comunidade em geral para assistirem às apresentações.

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Page 24: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Questões do ENEM

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Page 25: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Page 26: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Questão 115 A dança é importante para o índio preparar o corpo e a garganta e significa energia para o corpo, que fica robusto. Na aldeia, para preparo físico, dançamos desde cinco horas da manhã até seis horas da tarde, passa-se o dia inteiro dançando quando os padrinhos planejam a dança dos adolescentes. O padrinho é como um professor, um preparador físico dos adolescentes. Por exemplo, o padrinho sonha com um determinado canto e planeja para todos entoarem. Todos os tipos de dança vêm dos primeiros xavantes: Wamarĩdzadadzeiwawẽ, Butséwawẽ, Tseretomodzatsewawẽ, que foram descobrindo, através da sabedoria, como iria ser a cultura Xavante. Até hoje existe essa cultura, essa celebração. Quando o adolescente fura a orelha, é obrigatório ele dançar toda a noite, tem de acordar à meia-noite para dançar e cantar, é obrigatório, eles vão chamando um ao outro com um grito especial.WÉRÉ' É TSI'RÓBÓ, E. A dança e o canto-celebração da existência xavante. VIS-Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. V. 5, n. 2, dez. 2006.A partir das informações sobre a dança Xavante, conclui-se que o valor da diversidade artística e da tradição cultural apresentados originam-se da

A)iniciativa individual do indígena para a prática da dança e do canto.

B) excelente forma física apresentada pelo povo Xavante.

C) multiculturalidade presente na sua manifestação cênica.

D) inexistência de um planejamento da estética da dança, caracterizada pelo ineditismo.

E) preservação de uma identidade entre a gestualidade ancestral e a novidade dos cantos a serem entoados.

Page 27: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Page 28: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Page 29: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

Exercícios

1º) Cultura imaterial é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito a sua ancestralidade, para as gerações futuras. Qual das alternativas abaixo apresenta elementos da cultura imaterial do povo pernambucano?

a) Frevo, maracatu, candomblé e artesanato de Caruaru.b) Axé, maracatu, Praia de Boa Viagem e Quadrilha.c) Maracatu, frevo, quadrilha e xaxado.d) Artesanato de Caruaru, funk, axé e samba.e) Praia de Boa Viagem, frevo, funk e candomblé.

Page 30: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Educação Física, 3º EMConceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita

2º) Com relação à classificação das danças, marque a alternativa que apresenta uma dança folclórica, uma dança popular e uma dança erudita, respectivamente:

a) balé clássico, funk e dança de salão;b) balé, maracatu e funk; c) dança do ventre, balé clássico e forró;d) forró, tecnobrega e dança moderna;e) forró, balé e valsa.

Page 31: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso

2 Tango/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tango-Show-Buenos-Aires-01.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_de_sal%C3%A3o

16/03/2012

2 Balé/http://gaby-justdance.blogspot.com/2011/06/bale-classico.html

http://gaby-justdance.blogspot.com/2011/06/bale-classico.html

16/03/2012

7 Samba de roda/autor desconhecido/http://www.visiteabahia.com.br/visite/atracoes/folclore/samba.php

http://www.visiteabahia.com.br/visite/atracoes/folclore/samba.php

16/03/2012

7 Índio Pataxó / http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:%C3%8Dndio_patax%C3%B3.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:%C3%8Dndio_patax%C3%B3.jpg

16/03/2012

12 Arte indígena / http://artenocyro.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html

http://artenocyro.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html

20/03/2012

12 Samba de roda/autor desconhecido/http://www.visiteabahia.com.br/visite/atracoes/folclore/samba.php

http://www.visiteabahia.com.br/visite/atracoes/folclore/samba.php

16/03/2012

14 Frevo / http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/dancas-folcloricas-e-lendas-do-brasil/

http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/dancas-folcloricas-e-lendas-do-brasil/

20/03/2012

Tabela de Imagens

Page 32: Linguages, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 3ª Série Conceitos e Caracterizações das Danças Populares, de Salão e Erudita.

Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso

14 Samba de roda /

http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/dancas-folcloricas-e-lendas-do-brasil/

http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/dancas-folcloricas-e-lendas-do-brasil/

20/03/2012

16 Dançarinas do Aviões do Forró / http://ego.globo.com/Gente/Noticias

http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1651200-9798,00-SILICONADAS+APENAS+UMA+DANCARINA+DO+AVIOES+DO+FORRO+NAO+TEM+PROTESE.html

21/03/2012

16 Zana, cantora de pop esloveno, com seu grupo de dança/Ziga/GNU Free Documentation License

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Zana2-slo-singer.jpg?uselang=pt-br

21/03/2012

19 A dança e o drama de Gisele/http://tribunadonorte.com.br/noticia/a-danca-e-o-drama-de-giselle/214447

http://tribunadonorte.com.br/noticia/a-danca-e-o-drama-de-giselle/214447

21/03/2012

19 Bailarina / http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21012

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21012

21/03/2012

Tabela de Imagens