Linha cronológica da moda.pdf

1
LINHA DO TEMPO NA HISTÓRIA PRÉ-HISTÓRIA ANTIGUIDADE IDADE MÉDIA IDADE MODERNA IDADE CONTEMPORÂNEA 4000 aC 476 dC 1453 1789 ________________|__________________|__________________________|____________________________|________________________________________________________LINHA DO TEMPO NA HISTÓRIA DA MODA SEM MODA 1350 COM MODA 1858 Alta Costura 1960 Prêt-à-Porter __________________________________________________|_________________________________________________________|____________________|_________________4 milhões de anos - surgimento dos primeiros hominídeos Invenção da escrita Queda do Império Romano do Ocidente Queda do Império Romano do Oriente, conhecido como Império Bizantino. Constantinopla (atual Istambul) é tomada pelos Turcos. Revolução Francesa. Nova ordem com a burguesia no poder Era da Tradição - Até 1350. Impera o coletivo e o respeito ao legado ancestral. Os mitos explicam o mundo e os papéis no mundo. O caos pode ressurgir se não houver a aceitação da ordem estabelecida pelos deuses e reafirmada nos valores religiosos, sendo a indumentária a expressão da estratificação social e dos papéis estabelecidos desde os primórdios. Até os dias atuais Era Aristocrática - de 1350 até 1858. Ainda na Idade Média, vários elementos, como o Amor Cortês, o ressurgimento das cidades, o crescimento em poder econômico da burguesia, as trocas culturais através do comércio com outros povos, possibilitam a expressão de uma nova percepção de si e dos outros. Com o Renascimento, novos valores de identidade singular primam pela diferenciação. Quem dita a moda são os aristocratas com prestígio e reconhecimento social. A costureira é uma artesã que executa as fantasias estéticas de seus clientes. Burgueses copiam os modelos da classe dominante, mas os condicionam aos seus próprios discursos de classe. Há ainda um discurso de nacionalismo marcante, pois as cortes principescas estão estabelecendo seus Estados Nacionais, sendo a moda um espaço de embates políticos. Era Democrática - de 1858 até os dias atuais. Tem seu início com Charles Frederic Worth, pai da Alta Costura, que impera até 1960 quando então surge o prêt-à-porter. Ambas as indústrias trabalham produzindo moda na atualidade, sendo seus discursos e objetivos diferenciados. A indústria da moda como a concebemos hoje foi criada e desenvolvida a partir de 1858. A democratização está na possibilidade de acesso as diferentes estéticas criadas por um profissional, sendo o prestígio pessoal do costureiro um elemento a mais nas tramas do discurso social.

Transcript of Linha cronológica da moda.pdf

Page 1: Linha cronológica da moda.pdf

LINHA DO TEMPO NA HISTÓRIA

PRÉ-HISTÓRIA ANTIGUIDADE IDADE MÉDIA IDADE MODERNA IDADE CONTEMPORÂNEA

4000 aC 476 dC 1453 1789 ►________________|__________________|__________________________|____________________________|________________________________________________________►

LINHA DO TEMPO NA HISTÓRIA DA MODA SEM MODA 1350 COM MODA 1858 Alta Costura 1960 Prêt-à-Porter ►__________________________________________________|_________________________________________________________|____________________|_________________►

4 milhões de anos - surgimento dos primeiros hominídeos

Invenção da escrita

Queda do Império Romano do Ocidente

Queda do Império Romano do Oriente, conhecido como Império Bizantino. Constantinopla (atual Istambul) é tomada pelos Turcos.

Revolução Francesa. Nova ordem com a burguesia no poder

Era da Tradição - Até 1350. Impera o coletivo e o respeito ao legado ancestral. Os mitos explicam o mundo e os papéis no mundo. O caos pode ressurgir se não houver a aceitação da ordem estabelecida pelos deuses e reafirmada nos valores religiosos, sendo a indumentária a expressão da estratificação social e dos papéis estabelecidos desde os primórdios.

Até os dias atuais

Era Aristocrática - de 1350 até 1858. Ainda na Idade Média, vários elementos, como o Amor Cortês, o ressurgimento das cidades, o crescimento em poder econômico da burguesia, as trocas culturais através do comércio com outros povos, possibilitam a expressão de uma nova percepção de si e dos outros. Com o Renascimento, novos valores de identidade singular primam pela diferenciação. Quem dita a moda são os aristocratas com prestígio e reconhecimento social. A costureira é uma artesã que executa as fantasias estéticas de seus clientes. Burgueses copiam os modelos da classe dominante, mas os condicionam aos seus próprios discursos de classe. Há ainda um discurso de nacionalismo marcante, pois as cortes principescas estão estabelecendo seus Estados Nacionais, sendo a moda um espaço de embates políticos.

Era Democrática - de 1858 até os dias atuais. Tem seu início com Charles Frederic Worth, pai da Alta Costura, que impera até 1960 quando então surge o prêt-à-porter. Ambas as indústrias trabalham produzindo moda na atualidade, sendo seus discursos e objetivos diferenciados. A indústria da moda como a concebemos hoje foi criada e desenvolvida a partir de 1858. A democratização está na possibilidade de acesso as diferentes estéticas criadas por um profissional, sendo o prestígio pessoal do costureiro um elemento a mais nas tramas do discurso social.