Linhas de Mangueiras

31
Incêndio Incêndio

Transcript of Linhas de Mangueiras

Page 1: Linhas de Mangueiras

IncêndioIncêndio

Page 2: Linhas de Mangueiras

LINHAS DE MANGUEIRAS E LINHAS DE MANGUEIRAS E MONTAGEM DE ESTABELECIMENTOSMONTAGEM DE ESTABELECIMENTOS

OBJETIVOS:

Ao final desta lição os participantes serão capazes de: Citar as linhas de mangueiras existentes; Citar as funções de uma guarnição de combate a incêndio completa; Citar as funções de uma guarnição de combate a incêndio reduzida; Descrever a função de cada componente de uma guarnição na montagem

de um estabelecimento com uma adutora e duas linhas de ataque, com um lance de mangueira cada linha;

Executar a montagem de estabelecimento com uma adutora 01 lance de 2 ½ e duas linhas de ataque com dois lances de 1 ½ cada, nas diversas funções da guarnição de combate a incêndio (completa e reduzida).

Page 3: Linhas de Mangueiras

1 LINHAS DE MANGUEIRAS Linhas de mangueira são os conjuntos de mangueiras

acopladas, formando um sistema para o transporte de água. Dependendo da utilização, podem ser: linha adutora, linha de ataque, linha direta e linha siamesa.

1.1 Linha Adutora É aquela destinada a conduzir água de uma fonte de

abastecimento para um reservatório. Por exemplo: de um hidrante para o tanque de viatura, e de uma expedição até o derivante, com diâmetro mínimo de 63mm, no mínimo, podendo conter vários lances de mangueiras para esse propósito

1.2 Linha de Ataque É o conjunto de mangueiras utilizado no combate direto ao

fogo, isto é, a linha que tem um esguicho numa das extremidades. Pela facilidade de manobra, utiliza-se, geralmente, mangueira de 38mm. A linha de ataque pode conter vários lances de mangueiras.

Page 4: Linhas de Mangueiras

1.3 Linha DiretaÉ a linha de ataque, composta por um ou mais lances

de mangueira, que conduz, diretamente, a água desde um hidrante ou expedição de bomba até o esguicho.

1.4 Linha SiamesaA linha siamesa é composta de duas ou mais

mangueiras adutoras, destinadas a conduzir água da fonte de abastecimento para um coletor, e deste, em uma única linha, até o esguicho ou a aumentar o volume de água a ser utilizada em uma adutora. Tem por finalidades alimentar um canhão-monitor, torres de água em Auto Escadas e Auto Plataformas, bem como vencer grandes planos inclinados. Neste tipo de linha as duas adutoras fundem-se numa só, aumentando a pressão

Page 5: Linhas de Mangueiras

2 GUARNIÇÕES DE COMBATE A INCÊNDIO

É o menor grupo de bombeiros que irão trabalhar em uma operação de combate a incêndios, distribuídos numa viatura auto bomba tanque. A guarnição poderá ser completa, quando existirem bombeiros suficientes para suprir todas as funções existentes e, reduzida, quando não existam bombeiros suficientes para preencher todas as funções. Neste último caso, recomenda-se a utilização de apenas uma linha de ataque, mas conforme a necessidade da operação poderão ser utilizadas duas linhas, com menor pressão na expedição. É importante salientar que para manter o nível de segurança, não é recomendado que apenas um bombeiro adentre espaços confinados, uma vez que a operação é considerada arriscada, necessitando sempre o trabalho de duplas.

Page 6: Linhas de Mangueiras

A guarnição completa é composta por seis bombeiros, sendo atribuído a cada componente um número, de forma a identificar sua função:

Nº Função Sigla

1 Chefe da Linha da Direita CLD

2 Chefe da linha da Esquerda CLE

3 Auxiliar da Linha da Direita ALD

4 Auxiliar da Linha da Esquerda ALE

5 Comandante da Guarnição CMTGU

6 Operador e condutor da Viatura OCV

Page 7: Linhas de Mangueiras

1 2 5

3 4 6

Esquema 1 - Posicionamento de uma guarnição completa

Page 8: Linhas de Mangueiras

A guarnição reduzida, nos locais onde não tiver bombeiros para formar a guarnição completa, disporá apenas de três bombeiros:

Nº Função Sigla

1 Chefe de Linha e Comandante CLC

2 Auxiliar de Linha ALI

3 Operador e Condutor de Viatura OCV

Page 9: Linhas de Mangueiras

Cabe salientar que a utilização das guarnições reduzidas é recomendada apenas em princípios de incêndio e em incêndios de pequeno porte, pois a capacidade operativa deste tipo de guarnição é bastante limitada.

Pode-se perceber que na guarnição reduzida várias figuras de uma guarnição completa são suprimidas, o que fará com que o comandante de guarnição exerça a função de chefe de linha. Porém, em muitas vezes, poderá o comandante exercer a função do operador e condutor de viatura, pois nesta função poderá controlar e visualizar melhor as ações a serem tomadas.

Page 10: Linhas de Mangueiras

31

2

Esquema 2 - Posicionamento da Guarnição Reduzida

Page 11: Linhas de Mangueiras

2.1 Comandamento Toda ocorrência de incêndio requer uma avaliação inicial e

uma organização de tarefas para seu sucesso. Por isso, toda guarnição terá um comandante. Caberá a este avaliar a cena da ocorrência, gerenciar os riscos e traçar estratégias para um combate eficaz e seguro.

Como conseqüência disso, cabe ao comandante da guarnição distribuir as funções de cada componente da guarnição, de acordo com sua experiência, conhecimento técnico e especialidade. Para definir o que cada um deverá fazer na ocorrência, o comandante, após avaliar a situação reunirá sua guarnição e determinará suas ações.

Neste momento o comandante também determinará se há a necessidade de se efetuar buscas no interior da edificação, se há necessidade de uso de proteção respiratória ou se proceda às ações de salvamento de pessoas.

Page 12: Linhas de Mangueiras

Sugere-se, que no início do serviço, cada comandante de guarnição faça um simulado dos procedimentos de armar estabelecimentos para condicionar cada qual em sua função. Tão logo a guarnição chegue ao local da ocorrência, cada integrante deverá ter sua função previamente definida e se posicionará de acordo com o especificado nos esquema 1 ou 2, dependendo do caso. O comandante fará uma avaliação inicial da cena do incêndio e repassará as orientações e dará o comando de como proceder, da seguinte forma:

“Atenção Guarnição: Armar um estabelecimento com um lance de mangueira na

adutora; Com duas linhas de ataque de dois lances de mangueira cada

uma; Linha da direita ataca em tal ponto; Linha da esquerda ataca em tal ponto; Bomba armar.”

Page 13: Linhas de Mangueiras

3 MONTAGEM DE ESTABELECIMENTOS Chama-se estabelecimento o conjunto de linhas de

mangueiras destinadas ao combate ao incêndio. Para cada situação poderá ser montado um estabelecimento diferente, ficando a decisão a critério do comandante da guarnição.

A primeira preocupação é a montagem da linha adutora. Como tal linha visa conduzir água de um manancial até um divisor (derivante), é natural que se dê prioridade para sua montagem. A princípio, é função do auxiliar da linha da direita fazer a montagem da linha adutora. Porém, se a linha possuir mais de um lance de mangueira, o auxiliar da linha da direita, o chefe da linha da esquerda e o chefe da linha da direita, respectivamente, deverão se encarregar desta montagem. A linha adutora sempre será montada, no mínimo, com uma mangueira de 63 mm (2 ½ polegadas)

O comandante conduzirá o derivante o mais próximo possível do incêndio, onde será conectado na linha adutora. Do derivante sairão as linhas de ataque, tantas quantas sejam determinadas pelo comandante. Existem derivantes com duas ou três saídas. Conectada a linha adutora, o comandante ordenará “ÁGUA NA ADUTORA”, para que o Operador e condutor da viatura pressurize a linha.

Page 14: Linhas de Mangueiras

O próximo passo é a montagem das linhas de ataques, que normalmente utilizam lances de mangueira de 38 mm (1½ polegadas). Cabe a cada auxiliar montar sua respectiva linha de ataque, conectando a mesma ao derivante e entregando a outra ponta da mangueira ao chefe da linha para a conexão ao esguicho. Tão logo esteja a linha montada, cabe ao chefe da linha ordenar “ÁGUA NA LINHA (DIREITA OU ESQUERDA)”. Com isto o comandante liberará água para a linha que começará as ações de combate ao fogo. É imprescindível que a linha da direita seja a primeira a ser montada e dar início ao combate. Tão logo as linhas de ataque estejam montadas, os auxiliares de linha se posicionarão atrás do respectivo chefe de linha, para auxiliá-lo nas ações de combate.

A primeira linha de ataque a ser montada deverá ser a da direita, que terá prioridade na montagem. Não existe uma padronização rígida acerca das funções de cada componente da guarnição para a montagem dos estabelecimentos. Cada guarnição deve traçar táticas para que a montagem seja a mais rápida possível e que as tarefas sejam divididas por todos. Segue abaixo alguns exemplos de montagem de estabelecimentos diversos, porém nenhum destes exemplos cria obrigação na execução. Cabe a cada guarnição treinar e chegar a um método que mais lhe convir.

Page 15: Linhas de Mangueiras

3.1 Montagem de estabelecimento com uma adutora e duas linhas de ataque

Comandante da Gu: Conduzirá o derivante até um local bem próximo ao incêndio. Aguardará a conexão da linha adutora pelo auxiliar da linha da esquerda e determinará a pressurização da rede através do comando “ÁGUA NA ADUTORA”. Aguardará a conexão das linhas de ataque e liberará o registro do derivante a partir do comando do chefe de cada linha. Posicionar-se-á de forma a visualizar toda a ação da guarnição e evolução dos trabalhos.

Chefe da linha da direita: Conduzirá um esguicho até o local próximo ao combate. Conectará a junta da mangueira da linha de ataque ao esguicho e pedirá “ÁGUA NA LINHA DA DIREITA” e iniciará o combate ao fogo.

Chefe da linha da esquerda: Conduzirá um esguicho até o local próximo ao combate. Conectará a junta da mangueira da linha de ataque ao esguicho e pedirá “ÁGUA NA LINHA DA ESQUERDA” e iniciará o combate ao fogo.

Page 16: Linhas de Mangueiras

Auxiliar da linha da Direita: lançará a linha de ataque e entregará a ponta da mangueira ao chefe da linha da direita. Conectará a linha de ataque na linha adutora e se posicionará atrás do chefe da linha da direita de forma a dar-lhe sustentação e segurança, bem como auxiliá-lo no que for necessário.

Auxiliar da linha da esquerda : lançará a linha adutora entregando a ponta da mangueira ao operador e condutor da viatura. Conectará a linha adutora ao derivante. Buscará no caminhão uma mangueira de 38 mm (1½ pol), lançará a linha de ataque e entregará a ponta da mangueira ao chefe da linha da esquerda. Conectará a linha de ataque na linha adutora e se posicionará atrás do chefe da linha da esquerda de forma a dar-lhe sustentação e segurança, bem como auxiliá-lo no que for necessário.

Condutor e operador de viatura: posicionará a viatura em local seguro e sinalizará o local. Providenciará o isolamento do local da ocorrência; conectará a linha adutora ao caminhão e pressurizará a rede de acordo com a ordem do comandante da guarnição. Operará a bomba de forma a manter a pressão na rede, bem como informará ao comandante da quantidade de água utilizada

Page 17: Linhas de Mangueiras

6 5

1

3

2

4

Esquema 3 – Montagem de estabelecimento com uma Esquema 3 – Montagem de estabelecimento com uma adutora e duas linhas de ataque com um lance cada linhaadutora e duas linhas de ataque com um lance cada linha

Page 18: Linhas de Mangueiras

Comandante da Gu: Conduzirá o derivante com três saídas até um local bem próximo ao incêndio. Aguardará a conexão da linha adutora pelo auxiliar da linha da esquerda e determinará a pressurização da rede através do comando “ÁGUA NA ADUTORA”. Aguardará a conexão das linhas de ataque e liberará o registro do derivante a partir do comando do chefe de cada linha. Posicionar-se-á de forma a visualizar toda a ação da guarnição e evolução dos trabalhos.

Chefe da linha da direita: Conduzirá um esguicho até o local próximo ao combate. Conectará a junta da mangueira da linha de ataque ao esguicho e pedirá “ÁGUA NA LINHA DA DIREITA” e iniciará o combate ao fogo.

Chefe da linha da esquerda: Conduzirá um esguicho até o local próximo ao combate. Conectará a junta da mangueira da linha de ataque ao esguicho e pedirá “ÁGUA NA LINHA DA ESQUERDA” e iniciará o combate ao fogo.

Page 19: Linhas de Mangueiras

Auxiliar da linha da Direita: lançará uma mangueira de 63 mm, entregará uma ponta ao operador e condutor de viatura, buscará no caminhão um lance de mangueira 38mm, lançará a linha de ataque e entregará a ponta da mangueira ao chefe da linha da direita. Conectará a linha de ataque na linha adutora. Buscará novo lance de mangueira 38 mm no caminhão e mais um esguicho, conectará a ponta da mangueira no derivante e a outra ponta no esguicho. Posicionar-se-á entre as duas linhas de ataque e pedirá “ÁGUA NA LINHA CENTRAL” e seguirá as orientações do comandante da guarnição.

Auxiliar da linha da esquerda : lançará a linha adutora conectando as mangueiras da linha adutora e conectará a linha adutora ao derivante. Buscará no caminhão uma mangueira de 38 mm (1½ pol), lançará a linha de ataque e entregará a ponta da mangueira ao chefe da linha da esquerda. Conectará a linha de ataque na linha adutora e se posicionará atrás do chefe da linha da esquerda de forma a dar-lhe sustentação e segurança, bem como auxiliá-lo no que for necessário.

Condutor e operador de viatura: posicionará a viatura em local seguro e sinalizará o local. Providenciará o isolamento do local da ocorrência; conectará a linha adutora ao caminhão e pressurizará a rede de acordo com a ordem do comandante da guarnição. Operará a bomba de forma a manter a pressão na rede, bem como informará ao comandante da quantidade de água utilizada.

Page 20: Linhas de Mangueiras

| 3 4 4 4

3

6 1

5 2

2

Esquema 4 – Montagem de estabelecimento com uma Esquema 4 – Montagem de estabelecimento com uma adutora com dois lances de mangueira e três linhas de adutora com dois lances de mangueira e três linhas de ataqueataque

Page 21: Linhas de Mangueiras

3.3 Montagem de estabelecimento com quatro lances de mangueira na linha adutora e duas linhas de ataque

Comandante da Gu: Conduzirá o derivante até um local bem próximo ao incêndio. Aguardará a conexão da linha adutora pelo auxiliar da linha da esquerda e determinará a pressurização da rede através do comando “ÁGUA NA ADUTORA”. Aguardará a conexão das linhas de ataque e liberará o registro do derivante a partir do comando do chefe de cada linha. Posicionar-se-á de forma a visualizar toda a ação da guarnição e evolução dos trabalhos.

Chefe da linha da direita: Lançará um lance de mangueira de 63 mm e entregará uma ponta ao operador e condutor de viatura, buscará um esguicho no caminhão e o conduzirá até o local próximo ao combate. Conectará a junta da mangueira da linha de ataque ao esguicho e pedirá “ÁGUA NA LINHA DA DIREITA” e iniciará o combate ao fogo.

Chefe da linha da esquerda: lançará um lance de mangueira de 63 mm, conectará na ponta do outro lance lançado pelo chefe da linha da direita, buscará um esguicho no caminhão e o conduzirá até o local próximo ao combate. Conectará a junta da mangueira da linha de ataque ao esguicho e pedirá “ÁGUA NA LINHA DA ESQUERDA” e iniciará o combate ao fogo.

Page 22: Linhas de Mangueiras

Auxiliar da linha da Direita: lançará um lance de mangueira de 63 mm e conectará a ponta da mangueira lançada pelo chefe da linha da esquerda. Buscará um lance de mangueira de 38 mm e lançará a linha de ataque e entregará a ponta da mangueira ao chefe da linha da direita. Conectará a linha de ataque na linha adutora e se posicionará atrás do chefe da linha da direita de forma a dar-lhe sustentação e segurança, bem como auxiliá-lo no que for necessário.

Auxiliar da linha da esquerda : lançará um lance de mangueira de 63 mm e conectará a ponta da mangueira lançada pelo auxiliar da linha da direita e conectará a linha adutora ao derivante. Buscará no caminhão uma mangueira de 38 mm (1½ pol), lançará a linha de ataque e entregará a ponta da mangueira ao chefe da linha da esquerda. Conectará a linha de ataque na linha adutora e se posicionará atrás do chefe da linha da esquerda de forma a dar-lhe sustentação e segurança, bem como auxiliá-lo no que for necessário.

Condutor e operador de viatura: posicionará a viatura em local seguro e sinalizará o local. Providenciará o isolamento do local da ocorrência; conectará a linha adutora ao caminhão e pressurizará a rede de acordo com a ordem do comandante da guarnição. Operará a bomba de forma a manter a pressão na rede, bem como informará ao comandante da quantidade de água utilizada.

Page 23: Linhas de Mangueiras

Esquema 5 – montagem de um estabelecimento com Esquema 5 – montagem de um estabelecimento com quatro lances de mangueiras na adutora e duas linhas de quatro lances de mangueiras na adutora e duas linhas de ataqueataque

| | |1 2 3 4

5

6

4

2

31

Page 24: Linhas de Mangueiras

3.4 Montagem de um estabelecimento com guarnição reduzida com linha direta

Chefe de linha e comandante: De posse de um esguicho, deslocar-se-á para um local próximo ao fogo. Conectará a linha de ataque ao esguicho e determinará ao condutor e operador da viatura que pressurize a rede com o comando. “ÁGUA NA LINHA “ e iniciará o combate.

Auxiliar de Linha: lançará um lance de mangueira de 38 mm e entregará uma ponta ao operador de condutor de viatura. Entregará a outra ponta ao chefe de linha e se posicionará atrás deste para auxiliá-lo no combate.

Operador e condutor de viatura: posicionará a viatura em local seguro e sinalizará o local. Providenciará o isolamento do local da ocorrência; conectará a linha direta, usando um redutor junto a boca expulsora do caminhão e pressurizará a rede de acordo com a ordem do chefe de linha e comandante. Operará a bomba de forma a manter a pressão na rede, bem como informará ao comandante da quantidade de água utilizada.

Page 25: Linhas de Mangueiras

Esquema 6 – montagem de estabelecimento com Esquema 6 – montagem de estabelecimento com

guarnição reduzida e com linha diretaguarnição reduzida e com linha direta

2 1

3

Page 26: Linhas de Mangueiras

3.5 Montagem de estabelecimento com guarnição reduzida com uma adutora com um lance de mangueira e duas linhas de ataque

Chefe de linha e comandante: Posicionar-se-á próximo ao fogo com um derivante, conectará o derivante a linha adutora e determinará a pressurização da rede (“ÁGUA NA ADUTORA), buscará um esguicho e se posiciona no local indicado para o combate, formando a linha da direita. Conectará a linha de ataque ao esguicho e determinará ao auxiliar de linha que pressurize a rede com o comando. “ÀGUA NA LINHA DA DIREITA “ e iniciará o combate.

Auxiliar de Linha: lançará um lance de mangueira de 63 mm e entregará uma ponta ao operador de condutor de viatura, bem como entregará a outra ponta ao chefe de linha. Buscará no caminhão um lance de mangueira de 38 mm e lançará, entregando uma ponta ao chefe de linha (à direita) e conectando a outra no derivante. Pressurizará a rede de acordo com o comando do chefe de linha. Voltará ao caminhão e buscará outro lance de mangueira de 38 mm e um esguicho; lançará a mangueira e conectará numa ponta o esguicho e na outra o derivante, pressurizará a linha da esquerda e se posicionará para o combate.

Page 27: Linhas de Mangueiras

Operador e condutor de viatura: : posicionará a viatura em local seguro e sinalizará o local. Providenciará o isolamento do local da ocorrência; conectará a linha adutora na boca expulsora do caminhão e pressurizará a rede de acordo com a ordem do chefe de linha e comandante. Operará a bomba de forma a manter a pressão na rede, bem como informará ao comandante da quantidade de água utilizada.

Page 28: Linhas de Mangueiras

Esquema 7- montagem de estabelecimento com guarnição Esquema 7- montagem de estabelecimento com guarnição reduzida com um lance de mangueira na linha adutora e reduzida com um lance de mangueira na linha adutora e duas linhas de ataqueduas linhas de ataque

2

3

2

11

2

2

Page 29: Linhas de Mangueiras

3.6 Montagem de estabelecimento em edificações verticalizadas

Em edificações verticalizadas deve-se observar a existência de sistema hidráulico próprio. A informação pode ser obtida pela presença ou não do hidrante de recalque. Tal hidrante é localizado junto à calçada, na entrada da edificação ( na maioria das vezes) e servirá como linha adutora para a pressurização da rede interna da edificação.

Muitas vezes a tampa do hidrante de recalque pode estar emperrada e não possibilitar sua abertura, nem por isso a rede deixará de ter sua utilidade. Pode-se fazer o recalque da rede utilizando-se o hidrante de parede do primeiro pavimento. Não é aconselhável a utilização das mangueiras dos abrigos internos, pois estas podem se encontrar danificadas pelo acondicionamento prolongado. Recomenda-se que a guarnição leve consigo um lance de mangueira de 38 mm e um esguicho.

Caso a rede não se pressurize, mesmo com o acionamento da bomba do caminhão, poderá a válvula de retenção (localizada abaixo da Reserva Técnica de Incêndio) estar invertida, o que inviabilizará o combate por este método

Page 30: Linhas de Mangueiras

Porém, existem edificações que não dispõe do sistema hidráulico próprio, por serem antigas ou não haver exigência das normas de segurança contra incêndio (menores de 750 metros quadrados ou com menos de quatro pavimentos). Neste caso a guarnição deverá providenciar a linha adutora para conduzir água até o local do incêndio.

A linha adutora poderá ser montada por fora da edificação e içada através de um cabo de salvamento ou ser montada nas escadas de aceso ao interior do prédio. Neste último caso, deverá a guarnição iniciar a montagem da linha adutora do pavimento térreo e ir subindo com os lances de mangueira até o local do incêndio. Tal procedimento é extremamente cansativo e moroso, o que acaba retardando as ações de combate. Para facilitar essas ações é importante que no interior das viaturas existam lances de mangueira acondicionadas na forma zig-zag, pois facilita o lançamento em espaço reduzido.

Convém salientar que em edificações, o bombeiro deverá fazer uso de todo equipamento de proteção individual disponível (bota, calça, jaqueta, balaclava, capacete, luva), bem como do equipamento de proteção respiratória.

Page 31: Linhas de Mangueiras

AVALIAÇÃO PRÁTICA Montagem de estabelecimento, com guarnição completa, com um lance de

mangueira de 2 ½ na linha adutora, mais duas linhas de ataque com dois lances de mangueira de 1½ cada, utilizando EPI (sem EPR) sem pressurização com água;

Montagem de estabelecimento, com guarnição reduzida, com um lance de mangueira de 2 ½ na linha adutora, mais duas linhas de ataque com dois lances de mangueira de 1½ cada, utilizando EPI (sem EPR) sem pressurização com água;

Montagem de estabelecimento, com guarnição completa, com um lance de mangueira de 2 ½ na linha adutora, mais duas linhas de ataque com dois lances de mangueira de 1½ cada, utilizando EPI e EPR, sem pressurização com água;

Montagem de estabelecimento, com guarnição reduzida, com um lance de mangueira de 2 ½ na linha adutora, mais duas linhas de ataque com dois lances de mangueira de 1½ cada, utilizando EPI e EPR) sem pressurização com água;

Montagem de estabelecimento, com guarnição completa, com um lance de mangueira de 2 ½ na linha adutora, mais duas linhas de ataque com dois lances de mangueira de 1½ cada, utilizando EPI e EPR, com pressurização com água;

Montagem de estabelecimento, com guarnição reduzida, com um lance de mangueira de 2 ½ na linha adutora, mais duas linhas de ataque com dois lances de mangueira de 1½ cada, utilizando EPI e EPR, com pressurização com água;

Montagem de uma linha siamesa, com guarnição de quatro elementos, com um lance de mangueira de 2½ cada adutora e na linha de ataque, sem EPI e sem EPR.