LINKER COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO, UMA … · 2018-04-07 · 2005 2010 2020 2030 2050...

6
COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO, UMA CONTRIBUIÇÃO AO NDC BRASILEIRO

Transcript of LINKER COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO, UMA … · 2018-04-07 · 2005 2010 2020 2030 2050...

Page 1: LINKER COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO, UMA … · 2018-04-07 · 2005 2010 2020 2030 2050 Referência base de emissões Mínimo 1,5% de ganho de e˜ciência 1,6% média

PRODUTORAS de BIODIESEL

CONSUMIDORES

TECNOLOGIA / OUTROSINSUMO

EQUIPAMENTOS

COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO, UMA

CONTRIBUIÇÃO AO NDC BRASILEIRO

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) é uma associação sem �ns econômicos que representa nacionalmente toda a cadeia produtiva desses biocombustíveis.Desde sua criação, em 2007, a entidade lidera o segmento e atua como interlocutora entre sociedade e governo para mobilizar e unir esforços, recursos e conhecimentos na busca pelo desenvolvimento do setor.

Focada em colaborar com a trajetória virtuosa do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), e agora com o RenovaBio, além de atuar em prol da estruturação do Segmento de Combustíveis Renováveis de Aviação no Brasil, a Ubrabio coopera com a execução de políticas socioeconômicas e contribui diretamente para a substituição gradual dos combustíveis fósseis na Matriz Energética Brasileira; incentivando a agricultura familiar e agregando valor às matérias-primas produzidas no país.

Nossos principais objetivos são o estímulo à produção, comercialização, realização de pesquisas, e elaboração de projetos e propostas a favor do aperfeiçoamento regulatório de toda a cadeia produtiva, na busca pela previsibilidade para o setor e evolução do uso do biodiesel e bioquerosene atrelada ao desenvolvimento sustentável do Brasil.

A representação da Ubrabio compreende produtores de biodiesel e bioquerosene e das matérias-primas necessárias à produção, além de fornecedores de equipamentos, agroindústrias de extração de óleo vegetal e farelos, indústrias de insumos químicos, tecnologias e serviços relacionados ao setor.

Mantenha-se atualizado sobre a evolução do

biodiesel e bioquerosene

Cadastre-se para receber o Clipping da Ubrabio

De segunda a sexta, duas edições com as principais notícias do setor.

Associadas

SCN Quadra 01 Bloco C, Edifício Trade CenterNº 85, Conj. 305 - Brasília / DF - CEP.70711-902

www.ubrabio.com.br@ubrabio /ubrabio

SCN Quadra 01 Bloco C, Edifício Trade CenterNº 85, Conj. 305 - Brasília / DF - CEP.70711-902

www.ubrabio.com.br@ubrabio /ubrabiowww.ubrabio.com.br

LINKER

Page 2: LINKER COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO, UMA … · 2018-04-07 · 2005 2010 2020 2030 2050 Referência base de emissões Mínimo 1,5% de ganho de e˜ciência 1,6% média

Bioquerosene para avançar

Ao rati�car o Acordo do Clima de Paris, o Brasil assumiu o compromisso de redução das emissões de gases do efeito estufa como forma de conter a elevação da temperatura média do planeta. Neste sentido, a Contribuição Nacionalmente Determinada brasileira (NDC – sigla em inglês) aponta o objetivo de reduzir as emissões em 37% até 2025 e 43% até 2030, em relação a 2005.

Paralelamente, o setor de aviação internacional – que representa cerca de 2% das emissões globais, com perspectivas de amplo crescimento até 2050 – �rmou um acordo para neutralizar o crescimento das emissões a partir de 2020. O documento, de�nido na 39ª Assembleia da Oaci(Organização de Aviação Civil Internacional) em Montréal, Canadá, estabelece que, a partir de2021, empresas aéreas com voos partindo ou chegando dos países signatários reduzam oucompensem as emissões que ultrapassem os níveis de 2020.

As metas agressivas de redução das emissões de carbono da indústria da aviação e o compromisso brasileiro demandam investimentos para a produção de bioquerosene e o Brasil deve encarar essas metas como oportunidade.

De um lado, o país conta com vantagens como a enorme variedade de matérias-primas, o que permite diversas cadeias regionais altamente integradas às condições edafoclimáticas, biodiversidade local e agricultura familiar, alinhadas com as metas de re�orestamento, integração lavoura, pecuária e �oresta (ILPF) e recuperação de matas ciliares. De outro, a indústria da aviação ainda tem muito potencial para crescer e, para isso, vai precisar adotar estas alternativas sustentáveis, de forma a cumprir os compromissos internacionais.

Dentre os benefícios do crescimento da produção do bioquerosene, estão a geração de milhares de empregos, atração de parceiros internacionais (Plataforma para o BioFuturo), reforçando a posição do Brasil na bioeconomia, e a possibilidade de zerar a importação de querosene fóssil. Este é o momento para que possamos avançar em termos de competitividade, de geração de tecnologias e de e�ciência no setor.

Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação

Cenários futuros

Cenário Mínimo 2030:

O crescimento neutro das emissões das operações internacionais com bandeira brasileira da aviação regular a partir de 2020 (escopo CORSIA): projeta-se a necessidade de evitar em torno de 1,5 milhão de tCO2e no ano de 2030, o que representará aproximadamente 678 mil toneladas de combustível sustentável de aviação.

Benefícios esperados

✓ Será evitada a emissão de aproximadamente 10 milhões de tCO2e por ano, em 2030, o que corresponde a 73 milhões de árvores plantadas no mesmo período;

✓Representará próximo de 2,6% da Matriz de Combustíveis Brasileira;

✓ Cumprimento de metas internacionais;

Ações viabilizadoras

Para que os cenários propostos para 2030 apresentados anteriormente sejam viáveis, precisamos que minimamente sejam satisfeitas as seguintes medidas:

2005 2010 2020 2030 2050Referência

base de emissões

Mínimo 1,5% de ganho de e�ciência1,6% média

indústria Brasil

Crescimento neutro das emissões

NDC Brasileiro

Referência das

projeções

-50% CO2e

Referência 2005

A Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação (RBBHRA) tem como objetivo a realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no setor por meio de parcerias entre instituições de pesquisa, empresas privadas do setor produtivo e consumidor e instituições governamentais.

Além disso, a RBBHRA vai dar suporte à criação de políticas públicas e às ações viabilizadoras para a produção de bioquerosene e hidrocarbonetos renováveis, contribuindo para redução das emissões do mercado de aviação civil a partir de 2020, alinhada às metas do NDC brasileiro e de crescimento neutro do setor, conforme os acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário (CORSIA).

Ações do Governo

Renovabio

Programa do Governo Brasileiro para ampliar a participação de biocombustíveis na Matriz Energética Brasileira, “garantindo tranquilidade, estabilidade e previsibilidade” ao setor.

Plataforma para o Biofuturo

Acordo Internacional liderado pelo Brasil focado em acelerar o desenvolvimento e expansão sustentáveis dos biocombustíveis avançados de baixo carbono na matriz energética global e a bioeconomia.

✓ Projeta-se potencial de 60.000 empregos, multiplicado se considerada a inclusão da Agricultura Familiar;

✓ Projeta-se zerar a necessidade de importação de querosene fóssil (em 2015 aproximadamente USD $1,8 bilhão).

Tributação diferenciada sobre a cadeia produtiva: diferencial de tributação comparado ao fóssil;

Integração com distribuidoras de querosene de aviação: aculturamento de todos elos da cadeia produtiva;

Regulamento de produtor,detalhamento regulatório:detalhamento das regras e regulamentos, coprodutos;

Certi�cação de Qualidade:rede de laboratórios quali�cados;

Certi�cação de Sustentabilidade:garantia de sustentabilidade socioambiental em padrões internacionais;

Fomento: incentivo �nanceiro por unidade de biocombustível produzida;

Linhas de crédito e �nanciamento público: adequação de linhas de crédito para as particularidades da indústria;

Pesquisa e desenvolvimento:incentivo a adequar, desenvolver, incrementar e homologar tecnologias.

Volume de Emissões

Seis diferentes estudos apontam o tamanho do mercado e suas emissões:

Em 2015, emissões totais pelo querosene de aviação comercializado no Brasil (todos os segmentos) de 19 milhões tCO2e.

Emissões totais pelo querosene de aviação comercializado no Brasil(escopo NDC) projetado para 2020 entre 20 milhões tCO2e e para 2030 entre 31 milhões tCO2e.

Emissões totais pelo querosene de aviação utilizado nas operações internacionais regulares sob bandeira brasileira (escopo CORSIA) projetado para 2020 de 4,0 milhões tCO2e e para 2030 de 5,5 milhões tCO2e.

Cenário 2030:

O crescimento neutro das emissões do mercado de venda de querosene de aviação no Brasil a partir de 2020: Este cenário aponta preliminarmente umanecessidade de evitar em torno de 10 milhões de tCO2e no ano de 2030, o que representará aproximadamente 4.600 mil toneladas de combustível sustentável de aviação.

Page 3: LINKER COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO, UMA … · 2018-04-07 · 2005 2010 2020 2030 2050 Referência base de emissões Mínimo 1,5% de ganho de e˜ciência 1,6% média

Bioquerosene para avançar

Ao rati�car o Acordo do Clima de Paris, o Brasil assumiu o compromisso de redução das emissões de gases do efeito estufa como forma de conter a elevação da temperatura média do planeta. Neste sentido, a Contribuição Nacionalmente Determinada brasileira (NDC – sigla em inglês) aponta o objetivo de reduzir as emissões em 37% até 2025 e 43% até 2030, em relação a 2005.

Paralelamente, o setor de aviação internacional – que representa cerca de 2% das emissões globais, com perspectivas de amplo crescimento até 2050 – �rmou um acordo para neutralizar o crescimento das emissões a partir de 2020. O documento, de�nido na 39ª Assembleia da Oaci (Organização de Aviação Civil Internacional) em Montréal, Canadá, estabelece que, a partir de 2021, empresas aéreas com voos partindo ou chegando dos países signatários reduzam ou compensem as emissões que ultrapassem os níveis de 2020.

As metas agressivas de redução das emissões de carbono da indústria da aviação e o compromisso brasileiro demandam investimentos para a produção de bioquerosene e o Brasil deve encarar essas metas como oportunidade.

De um lado, o país conta com vantagens como a enorme variedade de matérias-primas, o que permite diversas cadeias regionais altamente integradas às condições edafoclimáticas, biodiversidade local e agricultura familiar, alinhadas com as metas de re�orestamento, integração lavoura, pecuária e �oresta (ILPF) e recuperação de matas ciliares. De outro, a indústria da aviação ainda tem muito potencial para crescer e, para isso, vai precisar adotar estas alternativas sustentáveis, de forma a cumprir os compromissos internacionais.

Dentre os benefícios do crescimento da produção do bioquerosene, estão a geração de milhares de empregos, atração de parceiros internacionais (Plataforma para o BioFuturo), reforçando a posição do Brasil na bioeconomia, e a possibilidade de zerar a importação de querosene fóssil. Este é o momento para que possamos avançar em termos de competitividade, de geração de tecnologias e de e�ciência no setor.

Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação

Cenários futuros

Cenário Mínimo 2030:

O crescimento neutro das emissões das operações internacionais com bandeira brasileira da aviação regular a partir de 2020 (escopo CORSIA): projeta-se a necessidade de evitar em torno de 1,5 milhão de tCO2e no ano de 2030, o que representará aproximadamente678 mil toneladas de combustívelsustentável de aviação.

Benefícios esperados

✓ Será evitada a emissão de aproximadamente 10 milhões de tCO2e por ano, em 2030, o que corresponde a 73 milhões de árvores plantadas no mesmo período;

✓Representará próximo de 2,6% da Matriz de Combustíveis Brasileira;

✓ Cumprimento de metas internacionais;

Ações viabilizadoras

Para que os cenários propostos para 2030 apresentados anteriormente sejam viáveis, precisamos que minimamente sejam satisfeitas as seguintes medidas:

2005 2010 2020 2030 2050Referência

base de emissões

Mínimo 1,5% de ganho de e�ciência1,6% média

indústria Brasil

Crescimentoneutro das emissões

NDC Brasileiro

Referência das

projeções

-50% CO2e

Referência 2005

A Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação (RBBHRA) tem como objetivo a realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no setor por meio de parcerias entre instituições de pesquisa, empresas privadas do setor produtivo e consumidor e instituições governamentais.

Além disso, a RBBHRA vai dar suporte à criação de políticas públicas e às ações viabilizadoras para a produção de bioquerosene e hidrocarbonetos renováveis, contribuindo para redução das emissões do mercado de aviação civil a partir de 2020, alinhada às metas do NDC brasileiro e de crescimento neutro do setor, conforme os acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário (CORSIA).

Ações do Governo

Renovabio

Programa do Governo Brasileiro para ampliar a participação de biocombustíveis na Matriz Energética Brasileira, “garantindo tranquilidade, estabilidade e previsibilidade” ao setor.

Plataforma para o Biofuturo

Acordo Internacional liderado pelo Brasil focado em acelerar o desenvolvimento e expansão sustentáveis dos biocombustíveis avançados de baixo carbono na matriz energética global e a bioeconomia.

✓ Projeta-se potencial de 60.000 empregos, multiplicado se considerada a inclusão da Agricultura Familiar;

✓ Projeta-se zerar a necessidade de importação de querosene fóssil (em 2015 aproximadamente USD $1,8 bilhão).

Tributação diferenciada sobre a cadeia produtiva: diferencial de tributação comparado ao fóssil;

Integração com distribuidoras de querosene de aviação: aculturamento de todos elos da cadeia produtiva;

Regulamento de produtor,detalhamento regulatório:detalhamento das regras e regulamentos, coprodutos;

Certi�cação de Qualidade:rede de laboratórios quali�cados;

Certi�cação de Sustentabilidade:garantia de sustentabilidade socioambiental em padrões internacionais;

Fomento: incentivo �nanceiro por unidade de biocombustível produzida;

Linhas de crédito e �nanciamento público: adequação de linhas de crédito para as particularidades da indústria;

Pesquisa e desenvolvimento:incentivo a adequar, desenvolver, incrementar e homologar tecnologias.

Volume de Emissões

Seis diferentes estudos apontam o tamanho do mercado e suas emissões:

Em 2015, emissões totais pelo querosene de aviação comercializado no Brasil (todos os segmentos) de 19 milhões tCO2e.

Emissões totais pelo querosene de aviação comercializado no Brasil(escopo NDC) projetado para 2020 entre 20 milhões tCO2e e para 2030 entre 31 milhões tCO2e.

Emissões totais pelo querosene de aviação utilizado nas operações internacionais regulares sob bandeira brasileira (escopo CORSIA) projetado para 2020 de 4,0 milhões tCO2e e para 2030 de 5,5 milhões tCO2e.

Cenário 2030:

O crescimento neutro das emissões do mercado de venda de querosene de aviação no Brasil a partir de 2020: Este cenário aponta preliminarmente uma necessidade de evitar em torno de 10 milhões de tCO2e no ano de 2030, o que representará aproximadamente4.600 mil toneladas de combustívelsustentável de aviação.

Page 4: LINKER COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO, UMA … · 2018-04-07 · 2005 2010 2020 2030 2050 Referência base de emissões Mínimo 1,5% de ganho de e˜ciência 1,6% média

Bioquerosene para avançar

Ao rati�car o Acordo do Clima de Paris, o Brasil assumiu o compromisso de redução das emissões de gases do efeito estufa como forma de conter a elevação da temperatura média do planeta. Neste sentido, a Contribuição Nacionalmente Determinada brasileira (NDC – sigla em inglês) aponta o objetivo de reduzir as emissões em 37% até 2025 e 43% até 2030, em relação a 2005.

Paralelamente, o setor de aviação internacional – que representa cerca de 2% das emissões globais, com perspectivas de amplo crescimento até 2050 – �rmou um acordo para neutralizar o crescimento das emissões a partir de 2020. O documento, de�nido na 39ª Assembleia da Oaci (Organização de Aviação Civil Internacional) em Montréal, Canadá, estabelece que, a partir de 2021, empresas aéreas com voos partindo ou chegando dos países signatários reduzam ou compensem as emissões que ultrapassem os níveis de 2020.

As metas agressivas de redução das emissões de carbono da indústria da aviação e o compromisso brasileiro demandam investimentos para a produção de bioquerosene e o Brasil deve encarar essas metas como oportunidade.

De um lado, o país conta com vantagens como a enorme variedade de matérias-primas, o que permite diversas cadeias regionais altamente integradas às condições edafoclimáticas, biodiversidade local e agricultura familiar, alinhadas com as metas de re�orestamento, integração lavoura, pecuária e �oresta (ILPF) e recuperação de matas ciliares. De outro, a indústria da aviação ainda tem muito potencial para crescer e, para isso, vai precisar adotar estas alternativas sustentáveis, de forma a cumprir os compromissos internacionais.

Dentre os benefícios do crescimento da produção do bioquerosene, estão a geração de milhares de empregos, atração de parceiros internacionais (Plataforma para o BioFuturo), reforçando a posição do Brasil na bioeconomia, e a possibilidade de zerar a importação de querosene fóssil. Este é o momento para que possamos avançar em termos de competitividade, de geração de tecnologias e de e�ciência no setor.

Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação

Cenários futuros

Cenário Mínimo 2030:

O crescimento neutro das emissões das operações internacionais com bandeira brasileira da aviação regular a partir de 2020 (escopo CORSIA): projeta-se a necessidade de evitar em torno de 1,5 milhão de tCO2e no ano de 2030, o que representará aproximadamente 678 mil toneladas de combustível sustentável de aviação.

Benefícios esperados

✓ Será evitada a emissão de aproximadamente 10 milhões de tCO2e por ano, em 2030, o que corresponde a 73 milhões de árvores plantadas no mesmo período;

✓ Representará próximo de 2,6% da Matriz de Combustíveis Brasileira;

✓ Cumprimento de metas internacionais;

Ações viabilizadoras

Para que os cenários propostos para 2030 apresentados anteriormente sejam viáveis, precisamos que minimamente sejam satisfeitas as seguintes medidas:

2005 2010 2020 2030 2050Referência

base de emissões

Mínimo 1,5% de ganho de e�ciência1,6% média

indústria Brasil

Crescimento neutro das emissões

NDC Brasileiro

Referência das

projeções

-50% CO2e

Referência 2005

A Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação (RBBHRA) tem como objetivo a realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no setor por meio de parcerias entre instituições de pesquisa, empresas privadas do setor produtivo e consumidor e instituições governamentais.

Além disso, a RBBHRA vai dar suporte à criação de políticas públicas e às ações viabilizadoras para a produção de bioquerosene e hidrocarbonetos renováveis, contribuindo para redução das emissões do mercado de aviação civil a partir de 2020, alinhada às metas do NDC brasileiro e de crescimento neutro do setor, conforme os acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário (CORSIA).

Ações do Governo

Renovabio

Programa do Governo Brasileiro para ampliar a participação de biocombustíveis na Matriz Energética Brasileira, “garantindo tranquilidade, estabilidade e previsibilidade” ao setor.

Plataforma para o Biofuturo

Acordo Internacional liderado pelo Brasil focado em acelerar o desenvolvimento e expansão sustentáveis dos biocombustíveis avançados de baixo carbono na matriz energética global e a bioeconomia.

✓ Projeta-se potencial de 60.000 empregos, multiplicado se considerada a inclusão da Agricultura Familiar;

✓ Projeta-se zerar a necessidade de importação de querosene fóssil (em 2015 aproximadamente USD $1,8 bilhão).

Tributação diferenciada sobre a cadeia produtiva: diferencial de tributação comparado ao fóssil;

Integração com distribuidoras de querosene de aviação: aculturamento de todos elos da cadeia produtiva;

Regulamento de produtor, detalhamento regulatório: detalhamento das regras e regulamentos, coprodutos;

Certi�cação de Qualidade: rede de laboratórios quali�cados;

Certi�cação de Sustentabilidade: garantia de sustentabilidade socioambiental em padrões internacionais;

Fomento: incentivo �nanceiro por unidade de biocombustível produzida;

Linhas de crédito e �nanciamento público: adequação de linhas de crédito para as particularidades da indústria;

Pesquisa e desenvolvimento: incentivo a adequar, desenvolver, incrementar e homologar tecnologias.

Volume de Emissões

Seis diferentes estudos apontam o tamanho do mercado e suas emissões:

Em 2015, emissões totais pelo querosene de aviação comercializado no Brasil (todos os segmentos) de 19 milhões tCO2e.

Emissões totais pelo querosene de aviação comercializado no Brasil(escopo NDC) projetado para 2020 entre 20 milhões tCO2e e para 2030 entre 31 milhões tCO2e.

Emissões totais pelo querosene de aviação utilizado nas operações internacionais regulares sob bandeira brasileira (escopo CORSIA) projetado para 2020 de 4,0 milhões tCO2e e para 2030 de 5,5 milhões tCO2e.

Cenário 2030:

O crescimento neutro das emissões do mercado de venda de querosene de aviação no Brasil a partir de 2020: Este cenário aponta preliminarmente uma necessidade de evitar em torno de 10 milhões de tCO2e no ano de 2030, o que representará aproximadamente 4.600 mil toneladas de combustível sustentável de aviação.

Page 5: LINKER COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO, UMA … · 2018-04-07 · 2005 2010 2020 2030 2050 Referência base de emissões Mínimo 1,5% de ganho de e˜ciência 1,6% média

PRODUTORAS de BIODIESEL

CONSUMIDORES

TECNOLOGIA / OUTROSINSUMO

EQUIPAMENTOS

COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO, UMA

CONTRIBUIÇÃO AO NDC BRASILEIRO

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) é uma associação sem �ns econômicos que representa nacionalmente toda a cadeia produtiva desses biocombustíveis.Desde sua criação, em 2007, a entidade lidera o segmento e atua como interlocutora entre sociedade e governo para mobilizar e unir esforços, recursos e conhecimentos na busca pelo desenvolvimento do setor.

Focada em colaborar com a trajetória virtuosa do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), e agora com o RenovaBio, além de atuar em prol da estruturação do Segmento de Combustíveis Renováveis de Aviação no Brasil, a Ubrabio coopera com a execução de políticas socioeconômicas e contribui diretamente para a substituição gradual dos combustíveis fósseis na Matriz Energética Brasileira; incentivando a agricultura familiar e agregando valor às matérias-primas produzidas no país.

Nossos principais objetivos são o estímulo à produção, comercialização, realização de pesquisas, e elaboração de projetos e propostas a favor do aperfeiçoamento regulatório de toda a cadeia produtiva, na busca pela previsibilidade para o setor e evolução do uso do biodiesel e bioquerosene atrelada ao desenvolvimento sustentável do Brasil.

A representação da Ubrabio compreende produtores de biodiesel e bioquerosene e das matérias-primas necessárias à produção, além de fornecedores de equipamentos, agroindústrias de extração de óleo vegetal e farelos, indústrias de insumos químicos, tecnologias e serviços relacionados ao setor.

Mantenha-se atualizado sobre a evolução do

biodiesel e bioquerosene

Cadastre-se para receber o Clipping da Ubrabio

De segunda a sexta, duas edições com as principais notícias do setor.

Associadas

SCN Quadra 01 Bloco C, Edifício Trade CenterNº 85, Conj. 305 - Brasília / DF - CEP.70711-902

www.ubrabio.com.br@ubrabio /ubrabio

SCN Quadra 01 Bloco C, Edifício Trade CenterNº 85, Conj. 305 - Brasília / DF - CEP.70711-902

www.ubrabio.com.br@ubrabio /ubrabiowww.ubrabio.com.br

LINKER

Page 6: LINKER COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO, UMA … · 2018-04-07 · 2005 2010 2020 2030 2050 Referência base de emissões Mínimo 1,5% de ganho de e˜ciência 1,6% média

PRODUTORAS de BIODIESEL

CONSUMIDORES

TECNOLOGIA / OUTROSINSUMO

EQUIPAMENTOS

COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO, UMA

CONTRIBUIÇÃO AO NDC BRASILEIRO

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) é uma associação sem �ns econômicos que representa nacionalmente toda a cadeia produtiva desses biocombustíveis. Desde sua criação, em 2007, a entidade lidera o segmento e atua como interlocutora entre sociedade e governo para mobilizar e unir esforços, recursos e conhecimentos na busca pelo desenvolvimento do setor.

Focada em colaborar com a trajetória virtuosa do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), e agora com o RenovaBio, além de atuar em prol da estruturação do Segmento de Combustíveis Renováveis de Aviação no Brasil, a Ubrabio coopera com a execução de políticas socioeconômicas e contribui diretamente para a substituição gradual dos combustíveis fósseis na Matriz Energética Brasileira; incentivando a agricultura familiar e agregando valor às matérias-primas produzidas no país.

Nossos principais objetivos são o estímulo à produção, comercialização, realização de pesquisas, e elaboração de projetos e propostas a favor do aperfeiçoamento regulatório de toda a cadeia produtiva, na busca pela previsibilidade para o setor e evolução do uso do biodiesel e bioquerosene atrelada ao desenvolvimento sustentável do Brasil.

A representação da Ubrabio compreende produtores de biodiesel e bioquerosene e das matérias-primas necessárias à produção, além de fornecedores de equipamentos, agroindústrias de extração de óleo vegetal e farelos, indústrias de insumos químicos, tecnologias e serviços relacionados ao setor.

Mantenha-se atualizado sobre a evolução do

biodiesel e bioquerosene

Cadastre-se para receber o Clipping da Ubrabio

De segunda a sexta, duas edições com as principais notícias do setor.

Associadas

SCN Quadra 01 Bloco C, Edifício Trade CenterNº 85, Conj. 305 - Brasília / DF - CEP.70711-902

www.ubrabio.com.br@ubrabio /ubrabio

SCN Quadra 01 Bloco C, Edifício Trade CenterNº 85, Conj. 305 - Brasília / DF - CEP.70711-902

www.ubrabio.com.br@ubrabio /ubrabiowww.ubrabio.com.br

LINKER