LISBOA CULTURAL 177

13

description

FESTIVAL UNPLUGGED 2010 | A COLECÇÃO PRIVADA DE ACÁCIO NOBRE (teatro) | BIG BAND DA NAZARÉ (música) | MORRO ONDE ME PRENDO (dança) | FITAS NA RUA (cinema) | FESTA DA CATALUNHA (efemérides)

Transcript of LISBOA CULTURAL 177

Page 1: LISBOA CULTURAL 177
Page 2: LISBOA CULTURAL 177

6 a 12 de SETEMBRO`10 n.º 177

Música / A Arte da Big Band: Big Band da Nazaré / Pág. 6

Em destaque / Lisbon Unplugged 2010 / Pág. 3

Teatro / A Colecção Privada de Acácio Nobre / Pág. 5

Ficha técnica

Edição: Divisão de Programação e Divulgação Cultural | Direcção Municipal de Cultura | CMLRedacção: Sara Ferreira, Susy Silva Capa e Paginação: Rute Figueira Contactos: Rua Manuel Marques, 4F, Edifício Utreque - Parque Europa, 1750-171 Lisboa | Tel. 21 817 06 00 | [email protected]

Siga-nos emhttp://twitter.com/lisboa_cultural

http://www.facebook.com/lisboaculturalhttp://itematicoslisboa.blogspot.com/

Dança / Solos com Convicção: Morro Onde me Prendo / Pág. 7

Em Agenda / Pág. 11

Centenário da República / Pág. 13

Curtas / Pág. 10

Cinema / Fitas na Rua / Pág. 8

Efemérides / Festa da Catalunha / Pág. 9

Page 3: LISBOA CULTURAL 177

NEWSLETTERLISBOA CULTURAL

PAG. 3

Denominam-se como o primeiro festival desligado de preconceitos e desafiam não só o país, mas também o mundo, a dizer “Não” a todos os rótulos e “Sim” a uma mente aberta. São estes os fins a que se propõe o Lisbon Unplugged 2010, o primeiro festival internacional de música, arte, cultura e entretenimento que visa promover a diversidade/responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental. O evento terá lugar na Tapada da Ajuda, nos dias 10 e 11 de Setembro.

Conhecido pela voz melancólica, Jay-Jay Johanson é um dos nomes principais a passar pelo Palco da Diversidade no dia de abertura do festival. Na mala, o

músico sueco traz o seu mais recente trabalho, Self-Portrait. No entanto, músicas como So Tell the Girls that I Am Back in Town ou Keep It a Secret não serão esquecidas.

Por este palco, e também no dia 10, passarão ainda nomes como Rita Redshoes (na foto), Torino, Berlam e Banda Larga. A portuguesa dos sapatos vermelhos, que surpreendeu todos com o tema Dream on Girl, irá apresentar Lights & Darks, o segundo disco de originais, lançado em Junho deste ano, e que sucede a Golden Era.

Em Destaque

Lisbon Unplugged 2010O primeiro festivaldesligado de preconceitos

Page 4: LISBOA CULTURAL 177

LISBOA CULTURAL

PAG. 4NEWSLETTER

Já no dia 11 o destaque vai para David Fonseca (na foto) e Au Revoir Simone. O português, que em 1998 se tornou conhecido do grande público por ter dado voz ao grupo Silence 4, estreou-se a solo em 2003 tendo, desde então, lançado quatro álbuns de originais. A Cry 4 Love é o mais recente trabalho, em que o músico regressa à performance de praticamente todos os instrumentos: da guitarra eléctrica ao piano, sem esquecer a bateria ou os sintetizadores, entre outros.

O trio norte-americano Au Revoir Simone, que já se tornou um fenómeno de culto nacional e conquistou o reconhecimento do público e da

crítica, vem apresentar o seu terceiro disco, Still Night, Still Light, bem como outras canções que justificam o regresso ao nosso país.

The Veils, Nikolaj Granjean, Betty e Sinamantes, completam o cartaz deste último dia de um festival que promete ser uma experiência social, cultural e ambiental única, num cenário natural privilegiado, como o é a Tapada da Ajuda. Para saber ainda mais sobre o Lisbon Unplugged, espreite o site do evento em: www.lisbonunplugged.com. SF

Lisbon Unplugged 2010O primeiro festivaldesligado de preconceitos

Em Destaque

Page 5: LISBOA CULTURAL 177

Música PAG. 5NEWSLETTER

A ARtE DA Big BAnD

Ainda esta semana…

Out Jazz

DJ Vítor Silveira 10 de Setembro | 19h Arco da Rua Augusta

Clássicos na Rua

Quinteto de Metais da MetropolitanaApresenta obras de Joseph Horowitz, Glenn Miller, George Gershwin e Enrique Crespo

12 de Setembro | 19h Esplanada do Parque Eduardo VII

PAG. 5NEWSLETTER

Chegámos ao fim do Lisboa na Rua. não se sabe se estamos preparados para voltar a viver a cidade da mesma maneira, mas ficamos com a certeza que novos lugares se abriram à cultura e que quem está em Lisboa durante o Verão consome cada vez mais música, cinema e dança. Este ano as Comemorações da implantação da República deram o tom e ficámos mais sabedores das nossas histórias e seus protagonistas. na hora da despedida confirma-se que qualquer espaço da cidade pode ser um espaço de cultura.

Big BAnD DA nAzARé

9 Setembro | 19h | Jardim do Torel

A Big Band do Município da Nazaré iniciou a sua actividade em 1999. Nasce da vontade de proporcionar

aos jovens da região o cumprimento do seu talento na área da música jazz, garantindo a formação e a possibilidade de actuarem em clubes ou festivais de jazz nacionais e estrangeiros.

Com três discos editados e uma década de experiência, sob direcção de Adelino Mota, a Big Band da Nazaré apresentará em concerto o reportório do último disco, 10 Anos, com temas de Wayne Shorter, Charles Mingus, para além de algumas das mais conhecidas “canções do jazz”. SS

LISBOA CULTURAL

Page 6: LISBOA CULTURAL 177

“As mulheres estão sempre à frente de todos os protestos, desde que pressintam a ameaça de um agravamento nas condições já tão precárias do seu viver. Elas sabem quanto lhes custa o granjeio do seu pão. E exprimem-se nesses casos com uma firmeza, um desassombro que as transfigura.”

Em 1950, Maria Lamas percorreu o país de Norte a Sul, Açores e Madeira. Queria mostrar ao poder político como eram as condições de vida e de trabalho das mulheres portuguesas. Deslocou-se às mais remotas aldeias, fotografou e falou com as mulheres do seu país. Um país dilacerado por um regime ditatorial que exaltava o papel de uma mulher submissa e curvada perante a família e o trabalho.

Maria Lamas presenciou a resistência e a combatividade das mulheres camponesas de Castro Laboreiro, das serras do Barroso, da Gralheira, do Caramulo, de Lamas de Mouro, Cubalhão, Merufe, Várzea ou Lindoso; o trabalho pesado das carreteiras de leite, das que trabalhavam na seca do bacalhau ou ainda na construção de estradas.

Este solo, concebido e interpretado por Susana Gaspar, tem música de Vítor Rua e figurino de Ainhoa Vidal. Nas palavras da intérprete, este solo promete explicar fisicamente a dificuldade que estas portuguesas tiveram em materializar as suas mais inexplicáveis e justas convicções. SS

11 Setembro | 19h | Jardim da Estrela

LISBOA CULTURAL

PAG. 6DançaNEWSLETTER

SOLOS COm COnViCçãO mORRO OnDE mE PREnDOmorro onde me prendo é a divisa que acompanha a coroa de hera dos heróis. é também o nome do último Solos com Convicção, que parte da repor-tagem da jornalista republicana maria Lamas, publicada em livro com o nome mulheres do meu País, para um solo de dança contemporânea onde o corpo e as ideias das mulheres portugueses do início do séc. XX são preservadas. Especialmente de todas aquelas que já desapareceram.

Page 7: LISBOA CULTURAL 177

LISBOA CULTURAL

PAG. 7CinemaNEWSLETTER

FitAS nA RUANa última semana, encerra com dois clássicos, precedidos de duas curtas-metragens. No dia 11, assista à curta História Trágica Com Final Feliz, de Regina Pessoa; e, no dia 12, a Vacas, de Isabel Aboim Inglez. SS

O Bom, o Mau e o Vilão (1966) de Sergio Leone

Temos cowboys. Temos spaghetti. Música do genial Ennio Morricone e a história de três pistoleiros que procuram uma fortuna em ouro roubado. São fora-da-lei que depressa descobrem que, afinal, o seu maior desafio vai ser manterem-se vivos num país devastado pela guerra.

12 Setembro | 22h | Vale do Silêncio

Tempos Modernos (1936) de Charles Chaplin

Realizado em 1936, Tempos Modernos, fala sobre máquinas. E o homem. Um homem que trabalha numa linha de montagem de uma fábrica moderna e que perde a batalha da tecnologia. Acabam por acontecer peripécias cómicas que nos revelam que prescindimos da escravidão tecnólogica para vencer as dificuldades destes novos tempos. Basta um rapaz e uma rapariga a caminharem juntos em direcção ao pôr-do-sol.

11 Setembro | 22h | Bairro da torrinha (Ameixoeira)

Page 8: LISBOA CULTURAL 177

A Colecção Privada de

Acácio nobre

Onome pode indicar que se trata de uma exposição, mas, na verdade, A Colecção Privada de Acácio Nobre é uma criação teatral de Patrícia Portela. A partir de um baú que encontrou na cave dos avós, com fragmentos de textos e maquetas de objectos idealizados por Acácio Nobre, Patrícia seguiu pistas até novos documentos perdidos em arquivos pessoais e reconstruiu algumas das obras, ideias políticas e projectos científico-artísticos de Acácio Nobre.

Esta é assim a história de um homem da Primeira República que podia ter mudado o destino do país. Um homem com uma carreira política, científica e artística discreta e inovadora para o seu tempo, mas que a ditadura silenciou. Acácio Nobre, uma figura de referência do início do séc. XX, é hoje um desconhecido para a maioria dos portugueses.

A Colecção Privada de Acácio Nobre pretende reavivar a sua obra e questionar a memória colectiva de um país que, se lhe tivesse atribuído a devida importância e seguido alguns dos seus princípios, teria tido um destino diferente. Para ver no Maria Matos Teatro Municipal de 10 a 18 de Setembro, excepto no dia 13.

De referir ainda que o mmcafé disponibiliza AudioMenus, uma hora e meia antes do início do espectáculo. Escolha uma das histórias do menu e deixe-se conduzir até ao universo de Acácio Nobre, às suas teorias e pensamentos inacabados e aos seus filósofos e escritores favoritos. SF

LISBOA CULTURAL

PAG. 8TeatroNEWSLETTER

Page 9: LISBOA CULTURAL 177

FEStA DA CAtALUnhA No próximo sábado, dia 11 de Setembro, celebra-se o Dia Nacional da Catalunha. Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, a associação cultural CatalunyApresenta traz ao Largo do Carmo algumas propostas culturais que incluem poesia, um desfile de cabeçudos tradicionais e muita música, desde a actuação do Coro da Achada, passando pelo concerto dos catalães Carles Belda, Marc Serrats e do DJ El Matador.

LISBOA CULTURAL

PAG. 9EfeméridesNEWSLETTER

Catalunha (em castelhano Cataluña; em catalão Catalunya) é uma comunidade autónoma espanhola que tem a cidade de Barcelona como capital, conhecida por ter uma nacionalidade e identidade próprias. Mas nem sempre foi assim. Durante o séc. XVIII sofreu as consequências da disputa pela sucessão ao trono de Castela e da Catalunha-Aragão, entre Felipe V e a casa real francesa. Para alguns países europeus, a sucessão ao trono de Espanha poderia significar o desequilíbrio dos poderes na Europa. Para a Catalunha, a sucessão seria decisiva para a manutenção dos seus direitos e das suas liberdades.

Em Março de 1713 as tropas de Felipe V iniciaram o cerco à cidade de Barcelona. A Catalunha tem apenas duas áreas fortificadas: Barcelona e Cardona, e tem de optar por render-se ou continuar a luta em defesa própria.

Perante a desproporção entre as forças, o povo pegou em armas e defendeu a sua cidade durante 18 meses de cerco, fome e doença. Capitularam exactamente no dia 11 de Setembro de 1714. E assim, de um dia fatídico nasce uma festa que comemora a língua, a música e a cultura intrínseca deste território nas margens do mediterrâneo.

Para quem quer conhecer esta cultura independentista ou apenas relembrar umas férias animadas, pode passar pelo Largo do Carmo no próximo sábado e ver e ouvir como é a Catalunha quando vem a Lisboa. SS

11 Setembro | 16h-20h | Largo do Carmowww.catalunyapresenta.blogspot.com

Page 10: LISBOA CULTURAL 177

LISBOA CULTURAL

PAG. 10

marquês Down tunnel

No âmbito do Dia Europeu Sem Carros, que se assinala a 22 de Setembro, Lisboa vai ser palco de uma iniciativa desportiva nunca antes vista. Falamos da Marquês Down Tunnel, uma noite radical onde os participantes, de skate, bmx ou patins, poderão percorrer o Túnel do Marquês pela Av. Engenheiro Duarte Pacheco até ao cruzamento com a Rua Alexandre Herculano. A par da iniciativa, que decorrerá entre as 00h e as 03h, existirão actividades paralelas no Marquês de Pombal, como demonstrações de graffiti ou de downhill. Para mais informações, contacte a associação Ideia Veloz, através do e-mail [email protected].

João nicolau no festival de Veneza

Já aqui falámos da presença de Manoel de Oliveira no festival de cinema de Veneza. Agora, falamos de João Nicolau que também está em Itália para apresentar, em estreia mundial, A espada e a rosa. Esta é a primeira longa-metragem do realizador, cuja data de estreia em Portugal ainda não é conhecida. Com argumento partilhado com Mariana Ricardo, o filme é descrito como algo “entre a comédia musical, a ficção científica e o filme de piratas”. A 67.ª edição da bienal de cinema de Veneza decorre até 11 de Setembro, sendo que os filmes portugueses serão exibidos nos dias 8 e 9.

Prémio Polar atribuído a Björk e Ennio morricone

Conhecido como o “Nobel da música”, o Prémio Polar foi criado em 1989 pelo falecido Stikkan Anderson, o manager dos ABBA, com o intuito de distinguir carreiras musicais cuja excelência transcenda quaisquer géneros. Este ano, os grandes vencedores foram a islandesa Björk e o compositor italiano Ennio Morricone. Björk, de 44 anos, que recebeu o Polar 2010 das mãos do rei Gustavo Adolfo da Suécia, ficou radiante com o prémio, sobretudo por saber que anteriormente já tinha sido concedido aos Pink Floyd ou a Joni Mitchell.

Curtas

george Romero em Lisboa

O realizador de Night of the Living Dead (1968) e Dawn of the Dead (1978), George Romero, é o convidado de honra da 4.ª edição do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que terá lugar no Cinema S. Jorge, de 29 de Setembro a 3 de Outubro. O realizador de culto do cinema de terror contemporâneo, pela primeira vez em Portugal, vem não só apresentar a sua obra mais recente, Survival of the Dead (2009), como recordar alguns títulos menos conhecidos da sua filmografia como The Crazies (1973) ou Martin (1977).

NEWSLETTER

Page 11: LISBOA CULTURAL 177

.:EXPOSIçõES:.

Santa Cruz do Castelo,a mais antiga freguesia de Lisboa

No ano em que se comemora o centenário da elevação do Castelo de São Jorge a monumen-to nacional, esta exposição biblio-iconográfica constitui uma visita à história da freguesia de Santa Cruz do Castelo, onde pode ficar a co-nhecer a interacção com a fortaleza que lhe deu nome.

Até 17 de SetembroGEO - Gabinete de Estudos Olisiponenseshttp://geo.cm-lisboa.pt

LISBOA CULTURAL

EXPOSiçõES

- Estamos no Mesmo Sítio 1970-2010, de Alfredo Cunha | Até 8 de Setembro | Arquivo Municipal de Lisboa - Núcleo Fotográfico Rua da Palma, 246 | 21 884 40 60

- António sem contrastes | Até 14 de Setembro | Biblioteca-Museu República e Resistência – Espaço Grandella | 21 771 23 10

- 7.ª Mostra Bibliográfica Aquisições da Hemeroteca | Até 18 de Setembro | Hemeroteca Municipal de Lisboa http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt

- As Revistas Femininas na Colecção da Hemeroteca de Lisboa | Até 18 de Setembro | Hemeroteca Municipal de Lisboa http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt

- O Jogo da Política Moderna! | Até 26 de Setembro | Galeria de Exposições dos Paços do Concelho | 21 323 62 00

- Mar | Aguarelas de Pedro Sousa Pereira | Até 28 de Setembro | Bartô do Chapitô | www.chapito.org

- Lisboa à beira Tejo | Até 30 de Setembro | Padrão dos Descobrimentos | www.padraodescobrimentos.egeac.pt

- 4 Contentores, 1 desenho e Uma Paisagem / a bordo de Victor Hugo | Instalação de Susanne Themlitz, no projecto Contentores Até 2 de Outubro | Docas de Alcântara | www.contentoresp28.com

- Nadir Afonso Sem Limites – retrospectiva | Até 3 de Outubro | MNAC – Museu do Chiado | www.mnac-museudochiado.imc-ip.pt

PAG. 11Em AgendaNEWSLETTER

Page 12: LISBOA CULTURAL 177

múSiCA

- Orquestra Metropolitana de Lisboa | 7 de Setembro | 18h30 | Paços do Concelho | Praça do Município | 21 323 62 00

- Festival Jazz.pt | 8 a 12 de Setembro | Vários locais | www.jazz.pt/festival

- Madre Tierra | 9 de Setembro | 22h | Casa da América Latina | www.casamericalatina.pt

tEAtRO

- Hanjo | Encenação de Paulo Lage | 2 a 6 de Setembro | 22h | Comuna Teatro de Pesquisa | Praça de Espanha www.comunateatropesquisa.pt

OUtROS EVEntOS

- Festa do Livro e do Periódico | Até 15 de Setembro | Biblioteca Municipal Central - Palácio Galveias e Hemeroteca

LISBOA CULTURAL

PAG. 12Em AgendaNEWSLETTER

.:TEATRO:.

Como se faz um país? - méxicoEspectáculo para adultos e crianças sobre os processos históricos que levaram à indepen-dência de vários países da América Latina, há 200 anos. Com interpretação de Maria João Trindade e Paula Coelho, a peça cruza técnicas e linguagens artísticas, como narração oral, in-terpretação e dramaturgia, entre outras.

11 de Setembro | 17h | Casa da América Latinawww.casamericalatina.pt

.:MúSICA:.

Visitas Cantadas no museu do FadoSetembro marca o regresso das Visitas Canta-das ao Museu do Fado. Este mês as propostas são quatro: Maria Ana Bobone (dia 12), António Pinto Basto (dia 25), Rodrigo Costa Félix (dias 11 e 18) e Teresa Tapadas (dias 19 e 26). Conside-rada uma das melhores fadistas da sua geração, Maria Ana Bobone estreou-se a cantar fado aos 16 anos. O seu mais recente álbum chama-se Nome de Mar.

www.museudofado.egeac.pt

Page 13: LISBOA CULTURAL 177

LISBOA CULTURAL

PAG. 13Centenário da RepúblicaNEWSLETTER

Paços do Concelho O Jogo da Política Moderna! Até 26 Set Galeria de Exposições dos Paços do Con-celho“Os Humoristas de Lisboa na I República”Roteiro Patrimonial4.ªs feiras: 10h30 e 15hMarcações: 213 246 290“Vem conhecer o Desenho Humorístico e a Caricatura na I República (1910-1926)”Atelier para escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos3.ªs feiras: 10h30 e 15hMarcações: 213 246 290

Cordoaria nacional Avenida da Índia21 364 29 09Viva a República! - 1910-2010Exposição | Até OutInfo: 21 340 55 00Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR)

museu da CidadeCampo Grande 24521 751 32 00Centenário da República - 1910/2010ExposiçãoEra uma vez... a RepúblicaVisita orientada com animação Ensino pré-escolarAconteceu na RepúblicaVisita orientada e atelierAlunos do 3.º Ciclo | Até 31 Dez

museu Rafael Bordalo PinheiroCampo Grande 38221 751 32 15Zé Povinho e a RepúblicaVisita orientada e atelierAlunos do 1.º CicloBordalo e a RepúblicaVisita orientada Até 31 Dez Info: 21 817 06 67

Palácio Valadares Largo do Carmo, 32, Chiado21 099 39 13Educar. Educação para Todos. Ensino na I RepúblicaExposição | Até OutInfo: 21 340 55 00 (CNCCR)

museu da ElectricidadeAv. Brasília - Edifício Central Tejo POVOPeopleExposiçãoAté 19 Set

Arquivo nacional da torre do tomboAlameda da UniversidadeOh!...República...Um Século de MemóriasExposiçãoAté 31 Jan 2011

Panteão nacionalCampo de Santa ClaraObras de Santa Engrácia - O Panteão da RepúblicaExposiçãoAté 7 Nov

terreiro do PaçoTorreão Poente Viajar. Viajantes e Turistas à Descoberta de Portugal no Tempo da I RepúblicaExposição | Até OutTorreão NascenteCorpo - Estado, Medicina e Sociedade no Tempo da I RepúblicaExposiçãoInfo: 21 340 55 00 (CNCCR)

Jardim da EstrelaSolos com ConvicçãoEspectáculos inseridos no programaLisboa na Rua14 Ago a 11 Set