Lista

4
(UEPB) Observe com atenção o mapa da Europa Nele está representado (a) a) a nova ordem mundial, multipolar, que não tem apenas os Estados nacionais como agentes organizadores do cenário nacional, mas também as grandes corporações multinacionais. b) o mundo bipolar da Guerra Fria, que se delineou logo após a Segunda Guerra Mundial e perdurou até 1989 com a queda do muro de c) a nova divisão internacional do trabalho, na qual os países do leste europeu deixam de comercializar prioritariamente com a Rússia e ampliam suas exportações com a Europa Ocidental. d) a regionalização do mundo entre países ricos representados pelo Norte industrializado e os países pobres como sinônimos de Sul subdesenvolvido. e) a União Europeia, que teve início em 1951 com a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, da qual faziam parte seis países, e entrou oficialmente em vigor em 1992 com doze países membros. 2) (PUCPR) A foto a seguir diz respeito ao incidente que aconteceu no período da Guerra Fria, precisamente em 1962. Considerado por muitos como o confronto mais assustador entre as superpotências (EUA e URSS), resultou num recuo da manobra do governante russo Nikita Kruschev ao atender às exigências do presidente norte- americano John Kennedy: Kruschev e Kennedy reunidos em 1961. Disponível em: http://veja.abril.com.br/historia/crise-dos- misseis/especial-capa-eua-urss.shtml . Acesso em 13/09/2010. a) Glasnost. b) Plano Marshall. c) Criação da OTAN. d) Criação da Détente. e) Crise dos mísseis em Cuba. LISTA DE EXERCÍCIOS 3º BIMESTRE ESTUDANTE:____________________________________________________ CURSO: TÉCNICO EM ___________________________ DISCIPLINA: GEOGRAFIA DOCENTE: ALEXANDRE CAMPUS COXIM DATA:____/____/2011.

Transcript of Lista

Page 1: Lista

(UEPB) Observe com atenção o mapa da Europa

Nele está representado (a) a) a nova ordem mundial, multipolar, que não tem apenas os Estados nacionais como agentes organizadores do cenário nacional, mas também as grandes corporações multinacionais. b) o mundo bipolar da Guerra Fria, que se delineou logo após a Segunda Guerra Mundial e perdurou até 1989 com a queda do muro de

Berlim, o que simbolizou o fim da divisão leste/oeste entre as duas potências militares. c) a nova divisão internacional do trabalho, na qual os países do leste europeu deixam de comercializar prioritariamente com a Rússia e ampliam suas exportações com a Europa Ocidental. d) a regionalização do mundo entre países ricos representados pelo Norte industrializado e os países pobres como sinônimos de Sul subdesenvolvido. e) a União Europeia, que teve início em 1951 com a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, da qual faziam parte seis países, e entrou oficialmente em vigor em 1992 com doze países membros.

2) (PUCPR) A foto a seguir diz respeito ao incidente que

aconteceu no período da Guerra Fria, precisamente em

1962. Considerado por muitos como o confronto mais

assustador entre as superpotências (EUA e URSS), resultou

num recuo da manobra do governante russo Nikita

Kruschev ao atender às exigências do presidente norte-

americano John Kennedy:

Kruschev e Kennedy reunidos em 1961. Disponível em: http://veja.abril.com.br/historia/crise-dos-misseis/especial-capa-eua-urss.shtml. Acesso em 13/09/2010. a) Glasnost. b) Plano Marshall. c) Criação da OTAN. d) Criação da Détente. e) Crise dos mísseis em Cuba.

L I S T A D E E X E R C Í C I O S 3 º B I M E S T R E

ESTUDANTE:____________________________________________________

CURSO: TÉCNICO EM ___________________________

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

DOCENTE: ALEXANDRE

CAMPUS COXIM DATA:____/____/2011.

Page 2: Lista

3) (UFSC)

Imagem disponível em: <http://clubedamafalda.blogspot.com/2006_01_01_archive.html> Acesso em: 25 set. 2010. Sobre o contexto da Guerra Fria, é CORRETO afirmar que: a) na década de 1950, o Vietnã dividiu-se em duas porções: norte e sul. Coube aos Estados Unidos, na década de 1960, a reunificação do Vietnã. b) a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), comandada pela União Soviética, um dos blocos militares surgidos no contexto da Guerra Fria, defendia militarmente os países socialistas. c) a falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. d) a definição para a expressão Guerra Fria é atribuída a um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico na Coreia, na China, em Cuba e no Vietnã, pois não houve conflito bélico entre as partes envolvidas. e) na década de 1970, os Estados Unidos retiraram suas tropas militares de Seul, capital da Coreia do Sul, o que levou ao término da Guerra Fria e à reunificação do país sob o regime comunista.

4) (UNEP) A propósito do conceito de Guerra Fria, aplicado

às relações internacionais após a Segunda Guerra Mundial,

assinale a alternativa correta.

a) Trata da rivalidade entre blocos capitalistas e comunistas liderados, respectivamente, pelos EUA e pela URSS. b) Indica as lutas travadas pelo povo iraniano contra a dinastia Pahlevi. c) Aplica-se ao contexto de guerras pela independência nacional, ocorridas na Ásia e na África. d) Explica o desenvolvimento de blocos econômicos em disputa, a saber: o Comecon e o MCE. e) Contempla as disputas diplomáticas entre árabes e israelenses pela posse da península do Sinai.

5) (MACK)

As imagens em destaque evidenciam as condições do espaço geográfico do pós 2ª Guerra Mundial em diversos países. Frente a tantos efeitos nefastos, o mundo assumia o preço da reconstrução da Europa e da Ásia, além de se preocupar em evitar que outra guerra com essas proporções pudesse ocorrer novamente. Neste sentido, surge a ONU (Organização das Nações Unidas), oficializada em 24 de outubro de 1945 em substituição à antiga Liga das Nações. Mesmo em guerra, o bloco capitalista já desenvolvia planos e projetos de restauração, como ocorreu na Conferência de Bretton Woods que reuniu 44 países aliados em Junho de 1944. A respeito dos fatos citados no texto, considere as afirmações I, II e III abaixo. I. A ONU tem como objetivo manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países. Atualmente, discute-se a necessidade de reformas na Organização, que reflita a realidade do pós-guerra e da Guerra Fria, cenários já superados. II. Pelo acordo de Bretton Woods, foram criadas instituições financeiras como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o World Bank (Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento). III. Decorridos mais de 60 anos do acordo de Bretton Woods, verifica-se que os objetivos e as intenções originais diluíram-se ao longo do tempo. As instabilidades econômicas continuam existindo, principalmente nos países pobres, e os países ricos não precisam mais das condições e dos recursos oferecidos pelo FMI. Dessa forma, a) apenas I está correta. b) apenas I e II estão corretas. c) apenas II está correta. d) apenas II e III estão corretas. e) todas estão corretas.

6) (PUCGO) As duas grandes marcas do século XX foram as

guerras mundiais e o socialismo, ocasiões que geraram um

terceiro grande fenômeno: a Guerra Fria, em que a moldura

de uma ordem mundial bipolar se baseava na rivalidade

entre os EUA e a União Soviética. Analise as proposições

seguintes sobre as grandes transformações do século XX:

Page 3: Lista

I - A partir de 1945, o mundo esteve dividido, predominantemente, em blocos de países sob influência dos EUA e da União Soviética, que entraram em confronto de forma direta, o que levou o mundo a temer o deflagrar de uma guerra nuclear iminente. II - No Plano Marshall encontra-se a origem da Guerra Fria. Esse Plano representou a resposta americana à crise europeia, por meio do financiamento americano da reconstrução da Europa. III - O zênite da Guerra Fria aconteceu no momento em que duas graves crises colocaram à prova a resolução das duas superpotências e comprovaram o perigo de uma guerra total. Trata-se da crise de Berlim, em 1961, e a crise dos mísseis em Cuba, em 1962. IV - Por consequência do fim da Guerra Fria e da queda o muro de Berlim, o socialismo definitivamente

deixou de existir e de orientar a política de diversos países. V - Pode-se concluir que, para o quadro histórico do final do século XX e início deste século, tanto o socialismo quanto o capitalismo conseguiram consolidar diretrizes para os graves problemas socioeconômicos e políticos que afligem a humanidade. Após a análise das proposições, assinale a alternativa verdadeira: a ) Apenas o item III é correto. b) Os itens II e III estão errados. c) Apenas o item V é correto. d) Os itens II e III estão corretos.

7) (UFAL) Após a II Guerra Mundial, a proposta de

reconstrução da economia alemã, de acordo com o Plano

Marshal, objetivava:

a) neutralizar a influência do Kominform sobre os partidos socialistas. b) provocar crises políticas e rebeliões sociais na Europa Ocidental. c) garantir o equilíbrio europeu com o fortalecimento do novo Estado alemão. d) liberar a economia americana da crise de superprodução de alimentos. e) impedir o desdobramento da Alemanha em duas nações, conforme proposta em Yale.

8) (UDESC) As décadas de 1950 e 1980 foram marcadas por

uma polarização global entre duas formas de pensar e

organizar o mundo, conhecida como Guerra Fria.

Analise cada proposição sobre os acontecimentos e processos que contribuem para o entendimento desse período e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa. ( ) A emergência da União da República Socialista Soviética – URSS, após a Segunda Guerra, como uma das grandes potências militares e políticas do mundo, alarmou os países capitalistas, sobretudo diante do avanço do comunismo na Europa. ( ) A Doutrina Truman foi o ponto de partida para a Guerra Fria; o Plano Marshall, que dela fez parte, foi

proposto pelos Estados Unidos com a intenção de conter a expansão socialista, mantendo os países europeus sob influência norte-americana. ( ) O bloqueio de Berlim, em 1948, foi o primeiro grande conflito entre os dois blocos; mais tarde a construção de um muro separando as duas partes da cidade tornaria o Muro de Berlim o principal símbolo da Guerra Fria. ( ) A crise dos mísseis foi um dos momentos mais críticos da Guerra Fria. ( ) A Guerra Fria significou ações que iam da ameaça militar à coação política, econômica e ideológica. A hostilidade gerada por estas ações colocava no horizonte a possibilidade de uma guerra nuclear, gerando um clima de medo que se espraiou para todo o mundo, nesse período. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. a) V – V – V – V – V

b) F – V – F – V – V

c) F – F – V – V – V

d) V – F – F – F – V

e) V – V – V – F – F

9) (UFMT) Uma sombra se estendeu sobre os cenários há

tão pouco tempo iluminados pela vitória aliada. Ninguém

sabe o que a Rússia soviética e sua organização comunista

internacional pretendem fazer num futuro imediato (...). De

Stettin, no mar Báltico, a Triestre, no Adriático, uma cortina

de ferro desceu através do continente.

(Winston Churchill. Discurso pronunciado nos Estados Unidos, 1946.Adaptado.) O discurso foi feito

a) quando se esboçava a Guerra Fria, período no qual a União Soviética e os Estados Unidos disputaram a hegemonia mundial. b) nos momentos finais da Segunda Guerra, quando a vitória aliada já estava assegurada e Churchill retornava para a Inglaterra. c) no contexto da tomada de poder pelos bolcheviques russos com a consequente consolidação de seus domínios no leste europeu. d) no momento em que a União Europeia decidiu fechar as suas fronteiras, em função da imigração crescente vinda do leste do continente. e) com o intuito de alertar os países da Europa Ocidental a respeito dos riscos de depender do gás e do petróleo vindo da Rússia.

10) (FGV-RJ) Em 20 de julho de 1969, o mundo

acompanhou maravilhado o desembarque dos astronautas

da missão Apollo 11 em solo lunar. No dia seguinte, o jornal New York Times abordaria o evento de um ponto de vista exterior à humanidade, estampando poesia na primeira página: “Homens andam na Lua”. Algumas linhas abaixo, o jornal trazia a celebre frase pronunciada por Neil Armstrong ao pisar em solo lunar: “Um pequeno passo para um homem, um gigantesco salto para a humanidade”.

Page 4: Lista

Considerando o contexto mundial na década de 1960 e a chegada do homem à Lua, podemos considerar: (I) A conquista da Lua e os consequentes avanços tecnológicos frutos dessa realização só podem ser compreendidos no contexto da Guerra Fria, período em que duas superpotências (EUA e URSS) lutavam pela hegemonia política e militar do mundo. (II) Na verdade, a URSS não representou uma ameaça à hegemonia norte-americana durante a corrida espacial, uma vez que, nesse período, os soviéticos desenvolveram, em parceria com os EUA, as estações espaciais para pesquisa científica na órbita da Terra. (III) Decididos a superar os soviéticos, os EUA criaram a NASA - Agência Espacial norte-americana

– e cumpriram o desafio proposto pelo então presidente John F. Kennedy, de levar um astronauta até a Lua e trazê-lo de volta, em segurança. (IV) Com o fim da Guerra Fria, os EUA e a URSS perderam interesse pela corrida espacial e passaram a priorizar a luta contra o terrorismo, principalmente após a invasão do Iraque e do Afeganistão e os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. (V) A corrida espacial teve início com o lançamento do Sputnik - primeiro satélite artificial da Terra – pela URSS, que, anos depois, mandou para o espaço o cosmonauta Yuri Gagárin, pioneiro das missões tripuladas. a) I e II estão corretas. b) II e IV estão corretas. c) II, III e V estão corretas. d) I, III e V estão corretas. e) Todas as afirmações estão corretas.