Livro 301 - Esc Fátima 2013

28

description

 

Transcript of Livro 301 - Esc Fátima 2013

Page 1: Livro 301 - Esc Fátima 2013
Page 2: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Adrielly de Ávila AlvesAmanda de Souza Paiva

Amanda Vitória Madruga CarpesAndrielly Dornelles Dos Santos

Arine Nunes PereiraBruno Nedel Silveira MaldanerCharles Terres do Nascimento

Danielly Haas MarssonaDuane da Silva Moraes

Gabriela Philereno Bastos

Professor: Rafael D’Avila BarrosDisciplina: Sociologia

Gabriely RibeiroGiovani Rocha Alegre

Kevin Belmonte CardosoLucas Bianchi Cagliari

Marcos Rodrigues BatistaMarcos Vinícius José Silva

Mariana de Oliveira MossmannNatalia Andrade de BritoNathália Camargo Angelo

Sabrina Alves SilveiraTainá Michele Lemes Da Silva

Page 3: Livro 301 - Esc Fátima 2013

A turma 301, ao longo do ano de 2013, buscou melhorar e amadurecer em vários tópicos importantes, como a maturidade para enfrentar diversas situações (por exemplo, na questão da parceria para estudos e explicações sobre os conteúdos escolares para os colegas com dificuldade). Acho que isto é um sinal de ser o último ano na Escola Fátima. A 301 é uma turma alegre comprometida e acolhedora no geral.

Sobre a questão de globalização entrando na parte da tecnologia, a turma 301 está em alta na questão de globalizar. A maioria dos alunos mora em Sapucaia do Sul e utiliza diversos aparelhos eletrônicos como celulares para se comunicar e ouvir músicas, tablet, smarphone entre outros...

Page 4: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Existe uma página do facebook, onde a turma posta trabalhos e gabaritos de avaliações, materiais de estudos, etc. Não existem grandes dificuldades de comunicação. Alguns têm conhecimentos bem avançados na língua inglesa e também conseguem fazer amizades com estrangeiros através das redes sociais.

O processo de globalização está se expandindo. Hoje, com grande facilidade, é possível comprar e vender objetos e até mesmo cursar uma faculdade pela internet. Cada vez mais entramos em contato com o mundo, derrubando barreiras sem medir distâncias para alcançar nossos objetivos.

Com este livro, a turma espera contribuir para uma olhada mais sociológica e atenta a sua realidade. Buscar elementos globais em Sapucaia do Sul exigiu muito estudo, dedicação e participação. Esperamos que gostem. Boa leitura!

Marcos Vinícius José Silva – estudante da turma 301Rafael D’Avila Barros – professor de Sociologia

Page 5: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Adrielly, Amanda Carpes, Duane e Nathália Angelo

Page 6: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Atualmente, a estação Sapucaia do Sul pertence a uma linha da TRENSURB, que percorre Novo Hamburgo (estação Santo Afonso) até Porto Alegre (estação Mercado).

Page 7: Livro 301 - Esc Fátima 2013

A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo (Sapucaia ainda pertencia a São Leopoldo) em 1874;

Apenas em 1909 a linha teve continuação, partindo do Rio dos Sinos;

Emancipação de Sapucaia do Sul em 20 de agosto de 1961;

A linha foi desativada nos anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema metroviário da TRENSURB;

Page 8: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Globalização é um processo econômico e social que integra nações através de variadas atividades, como a troca de mercadorias. Percebemos tal relação no desenvolvimento da linha ferroviária de Sapucaia do Sul, pela empresa TRENSURB. Os trens foram originalmente comprados por um consórcio de uma companhia japonesa - MITSUI & CO.

Além disso, o trem representa, para muitos cidadãos, o único transporte possível e acessível. A estação Sapucaia é uma das mais movimentadas na linha, pois Sapucaia do Sul é considerada uma “cidade dormitório”, onde seus habitantes realizam um movimento pendular em direção as demais cidades da região metropolitana.

Page 9: Livro 301 - Esc Fátima 2013
Page 10: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Amanda Paiva, Gabrielly Ribeiro, Mariana Mossmann e Natália Brito

Page 11: Livro 301 - Esc Fátima 2013

• O cinema Marabá, foi demolido há anos atrás e em seu lugar surgiu mais uma das várias Igrejas Evangélicas.

• O cenário evangélico vem crescendo mundialmente e aumentando o número de seguidores.

Page 12: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Em 1950, Sapucaia do Sul, incluía uma sala cuja a mesma era chamada de Cine Marabá, localizada no prédio do Bar e Abrigo. Por este mesmo tempo, veio residir na cidade um empresário chamado Edegar Helmuth Gergke, que começou a construção do primeiro prédio destinado a um cinema. Com proporções bem avantajadas para a cidade, que praticamente era reduzida a uma faixa de cimento que servia como “elo de ligação” entre os vários municípios vizinhos.

Page 13: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Para a época o Cine Marabá era o destaque da cidade, uma de suas atrações, as pessoas se empolgavam para ir, muitas de outras cidades. Com a globalização, cidades vizinhas foram se desenvolvendo e se tornando grandes centros, com isso a maioria das pessoas iam para as outras cidades já que podiam fazer várias tarefas no mesmo lugar, como em um shopping. Com o tempo o Cine fechou, mas deu lugar a uma Igreja que cresce em grande escala mundialmente, com o desenvolvimento dos arredores o Cine pode ter fechado, mas se iniciou um novo ciclo em seu lugar, onde pessoas se reúnem para compartilhar sua fé.

Page 14: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Andrielly, Gabriela, Sabrina, Tainá

Page 15: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Está constituído de duas linhas bidirecionais eletrificadas, sinalizadas, com um trecho de 31,7 km em superfície, totalmente bloqueado e sem cruzamento a nível, e outro trecho com 7,3 km em elevado, com parte inferior totalmente urbanizada, bitola com 1,60m de largura.

As 19 estações, implantadas em intervalos médios de 2,1 km , possuem plataformas de embarque e desembarque de 190 metros de extensão, e são compatíveis com a operação de dois trens acoplados.

Os sistemas de sinalização da via e dos trens, juntamente com o Centro de Controle Operacional, permitem a circulação de 20 composições por hora, em cada sentido. Nas condições atuais, a capacidade máxima de oferta de serviço é de 21.600

A Linha 1 da Trensurb atende os municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo, pertencentes à Região Metropolitana de Porto Alegre.

O sistema possui uma extensão total de 39 km, entre a Estação Mercado, em Porto Alegre, e a Estação Santo Afonso, no município de Novo Hamburgo.

Page 16: Livro 301 - Esc Fátima 2013

A partir de 1909, a estação serviria às linhas de Caxias e de Porto Alegre-Uruguaiana, até 1937, quando a foi aberta a variante ligando Diretor Pestana a Barreto, encurtando em 50 km a linha para Uruguaiana e evitando a passagem pela estação, que passou a atender apenas as linhas para Caxias e Canela.

A partir de meados dos anos 1940, a estação passou a se chamar Guianuba, nome alterado depois de 1953 para Sapucaia do Sul. Os trens de passageiros cessaram suas atividades na estação em 1982. A estação foi demolida. Por Sapucaia do Sul passam hoje (2005) os trilhos da TRENSURB pelo mesmo leito da linha original, onde existe a estação moderna da TRENSURB.

Com a modernização da estação do trem ,possibilitou o deslocamento das pessoas na Região Metropolitana, o comercio ,proporcionou as pessoas uma oportunidade de emprego em outras cidades ,por ter maior locomoção ,girando assim toda a economia da Região e favorecendo a cidade de Sapucaia do Sul.

A ESTAÇÃO: A estação de Sapucaia foi inaugurada em 1874 pela The Porto Alegre and New Hamburg Brazilian Railway. Em 1905 foi assumida pela Cie. Auxiliaire, e, em 1920, pela VFRGS. Em um livro de 1907, a estação era descrita como sendo "uma casa construída de alvenaria, servindo de estação, tem sala de espera, bilheteria e sala de telégrafo e um armazém. A área é de 13 x 5,50 m".

Page 17: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Fontes:http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_detalhe.php?codigo_sitemap=15#sthash.wQ5SfMLv.dpu

(Fontes: Guias Levi, 1940-1981;Revista Ferroviária, 08/2000; Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, J. R. Souza Dias, 1987; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; Germano Oscar Moehlecke, São Leopoldo, RS; Luis Martins, Sapucaia do Sul

Page 18: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Bruno, Charles, Kevin

Page 19: Livro 301 - Esc Fátima 2013
Page 20: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Após 20 anos, shopping em Sapucaia do Sul abre suas portas Classic Center Shopping abriga oito lojas em dois pavimentos; ao todo serão 64.

De acordo com o tesoureiro da comissão de conclusão da obra, Adriano Pettersen, os cinco andares do prédio abrigarão 66 lojas, praça de alimentação, em uma área total de 4,8 mil metros quadrados. Além disso, a expectativa é de que o número de postos de trabalho gerados com o empreendimento passe de 150.

Page 21: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Lucas, Marcos Batista, Giovani

Page 22: Livro 301 - Esc Fátima 2013

A casa foi destruída para a construção de uma loja, chamada Katucha. Os donos da loja são os pais de Bruno Maldaner. A loja era localizada na Avenida Sapucaia.

Page 23: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Arine

Page 24: Livro 301 - Esc Fátima 2013

A Escola Nossa Senhora de

Fátima, dirigida pelas Irmãzinhas

da Imaculada Conceição, foi fundada em

1952, surgindo na simplicidade

de uma obra inspirada por Santa Paulina

que tinha como objetivo uma

ação missionária de educação

cristã. Foi a 1ª escola particular de Sapucaia do

Sul.

Escola Fátima em 1952

Page 25: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Ao completar 60 anos de atividades educacionais em

Sapucaia do Sul, em 2012, escola contava cerca de 650 alunos.A Rede Santa Paulina

tem como lema: "EDUCAÇÃO,

SERVIÇO À VIDA“

E emprega todos os esforços para

melhorar, constantemente, a

qualidade de ensino, cultivando valores humanos e cristãos que contribuem na

formação da cidadania e na

qualidade de vida de cada pessoa que convive conosco.

O trabalho educativo da Escola tem princípios básicos como: respeito, conscientização, leitura crítica da

realidade, compromisso, educação para a política, integrando fé e ciência, em vista

do bem comum.

Page 26: Livro 301 - Esc Fátima 2013

Ao meu ver a evolução da “estrutura” escolar não foi tão significativa quanto a de seus alunos. É claro que nota-se que a infraestrutura melhorou muito e a Escola progrediu quanto a tecnologia e metodologia adotada, porém ela enfrenta dificuldades ao tentar se adaptar aos jovens desta década.

A globalização é conceituada pela integração entre países e pessoas, acredito que a relação/integração proporcionada pela Escola precisa ser melhorada.

Page 27: Livro 301 - Esc Fátima 2013
Page 28: Livro 301 - Esc Fátima 2013

TURMA 301Escola Fátima - Rede Santa PaulinaSapucaia do Sul/RS