Livro de Receitas - Oficina de Culinária

25
Meu livro de Receitas Oficina de Culinária 2014 Período Integral – CEAT

description

Período Integral- CEAT - 2014 Suzete Marcolan - Nutricionista

Transcript of Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Page 1: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Meu livro de Receitas

Oficina de Culinária

2014

Período Integral – CEAT

Page 2: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Pão de batatas

Ingredientes: 3 ovos 1 copo pequeno de leite morno 2 tabletes de fermento 2 tabletes de margarina 1 xícara de açúcar mal cheia 3 colheres de sopa de açúcar 1 pitada de sal 1 quilo de farinha de trigo 4 batatas médias cozidas sem sal passadas na peneira Óleo para untar a forma e fazer as bolinhas Alecrim, se desejar Modo de fazer: 1ª etapa: Misturar às batatas, o leite com fermento dissolvido, 3 colheres de sopa de açúcar e a pitada de sal. Deixe descansar por 30 minutos para o fermento agir. 2ª etapa: À mistura de batatas, junte os ovos inteiros, o açúcar restante, a margarina. A farinha de trigo deve ser colocada aos poucos. A massa deve ficar bem macia e descolando das mãos. Sove um pouco e deixe descansa por mais 45 minutos num forno levemente aquecido e desligado. 3ª etapa: quando a massa crescer bem, unte a forma e polvilhe com farinha de trigo Faça as bolinhas com a massa do tamanho de um ovo e coloque afastadas uma das outras no tabuleiro. Quando estiver crescido um pouco pincele com uma gema e deixe descansar dentro do forno. Retire o tabuleiro do forno. Ligue o forno em temperatura de 150º C e deixe aquecer bem. Leve os pães para assar por aproximadamente 20 minutos. Rendimento: aproximadamente 40 pães Atenção: depois que esfriar podem ser congelados.

Page 3: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Chapati

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de chá rasa de sal ½(meia) xícara de chá de água morna Modo de preparar: Colocar os ingredientes em uma tigela. Amassar bem até soltar das mãos. Com as duas mãos vai amassando sempre puxando para o centro da massa. Com ajuda de um rolo, abrir um pedaço pequeno de massa. A massa deverá ficar bem fininha e com ajuda de uma xícara, cortar a massa. Cada disco de massa deve ser colocado numa frigideira antiaderente ou num tabuleiro sem gordura nenhuma. Colocar a frigideira com os discos de massa para assar em fogo baixo. Cada disco começará a estufar. Virar para assar do outro lado. Está pronto! Servir ainda quentinho

Page 4: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Bolo de cenoura formigueiro

Ingredientes: 1 e ½ cenouras médias picadinhas ½ xícara de óleo 3 ovos inteiros 1 xícara de açúcar 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de sopa de fermento em pó 80 g de chocolate granulado Modo de preparar: Colocar as cenouras picadas no liquidificador e adicionar os ovos inteiros, o óleo e o açúcar. Bater bem até ficar uma pasta homogênea. Colocar a pasta numa tigela e adicionar a farinha de trigo e o fermento e por último adicionar o chocolate granulado. Misturar bem. Colocar a massa numa forma untada com óleo. Levar para assar em forno pré aquecido.

Page 5: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Ingredientes: 4 gemas 9 claras 1 caixa de chocolate em pó 1 e ½ xícara de açúcar 2/3 de xícara de óleo Castanha do Pará picada Modo de preparar: Bater na batedeira as 9 claras em neve até ficarem bem duras. Juntar o açúcar e continuar batendo como para suspiro. Junte as gemas, uma de cada vez, batendo sempre. Junte o chocolate em pó e o óleo. Leve para assar em forma de fundo removível untada de óleo. O forno deverá ser pré aquecido. Retire do forno quando espetar um palito e ele estiver saindo seco, retirar do forno. Cobrir o bolo com castanha do Pará picada.

Bolo de chocolate sem glúten

Usando as cascas dos ovos para semear o feijão

Page 6: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Ingredientes: 1 xícara de leite 1 xícara de óleo de soja 3 ovos inteiros 3 xícaras de polvilho doce ½ pacote de queijo ralado 1 pitadinha de sal Modo de preparar: Colocar no liquidificador os ingredientes líquidos e por último os sólidos. Bater bem. Untar e ligar a sanduicheira. Colocar uma pequena parte do creme na sanduicheira. Fechar sem travar e deixar assar. Atenção: deixar espaço para o pão de queijo crescer. Quando estiver começando a ficar douradinho, retirar o pão de queijo da prancha da torradeira e colocar mais uma porção do creme para assar. Dá para fazer 4 vezes e se quiser pode guardar a massa para o outro dia na geladeira.

Pão de queijo de carnaval

Tá na hora do sacrifício Tá na hora do sacrifício Eu vou provar! Eu vou provar! Meu pão de queijo!

Com os dedinhos cruzados para dar

certo. Será?

Sim!!! Deu certo! Que delícia!

Page 7: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Biscoitinhos sem glúten e sem lactose

Ingredientes: 3 ½ xícaras de chá de amido de milho 3 gemas 1 xícara de chá de açúcar 2 colheres de sopa de margarina sem glúten e sem lactose 1 colher de óleo 1 pitada de sal ½ vidro (100ml) de leite de coco Modo de preparar: Misture o amido de milho com as gemas, o açúcar, a margarina, o óleo e o sal. Adicione, aos poucos, o leite de coco, misturando sempre até que a massa solte de mãos. Faça bolinhas e depois coloque no tabuleiro untado e marque cada uma com um garfo. Aqueça o forno e coloque para assar. Os biscoitinhos estarão prontos quando começarem a dourar na base.

Page 8: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Chipa com ervas aromáticas

Ingredientes: Polvilho doce – 2 xícaras cheias Queijo ricota – 200 g Ovo – 1 unidade Fermento em pó – 1 colher de sopa rasa Sal – 1 pitada Óleo de soja – ½ xícara Leite – o suficiente para ajudar dar liga Ervas aromáticas (bouquet garni) – tomilho, manjericão, salsinha, orégano e alecrim fresco bem picadinho para misturar à massa. Modo de preparar: Coloque numa tigela a ricota que deve ser amassada com um garfo. Depois, junte o polvilho doce, o ovo, o fermento, o sal e o óleo de soja. Misture bem os ingredientes e aos poucos vá colocando o leite e com ajuda das mãos vá juntando a massa até formar uma massa homogênea, uma bola, que não deve grudar nas mãos. Junte os temperos picados Depois convide quem estiver por perto, com as mãos bem limpas, para ajudar a formar meias-luas, com a massa. Coloque-as num tabuleiro untado. Aqueça bem o forno e coloque as chipas para assar por uns 5 minutos e logo depois abaixe a temperatura para entorno de 180 graus (moderada) e deixe assar por mais ou menos 15 minutos, ou até ficarem ligeiramente douradinhas. Retire do forno. Está pronto! Uma delícia para o café da manhã ou para o lanche. Se sobrar... depois que esfriar... guarde em um vasilhame com tampa para comer em outra hora. Mas duvido que vai sobrar alguma coisa! Experimente! Rende aproximadamente 20 chipas. Bouquet garni

Page 9: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Suco verde Higienizar todos os ingredientes: 2 maças 1 pepino 3 folhas de couve orgânica com talos 1 cenoura orgânica 1 limão 1 pedaço pequeno de gengibre ( 1 colher de sopa) Modo de ´preparar: Bater a maçã e o pepino. Passar na panela furada ou em um pano de prato bem limpo. Colocar o suco novamente no liquidificador e juntar a couve a cenoura picada, limão a gosto e um pedaço pequeno de gengibre. Coar novamente no tecido e servir. Maravilhoso!!!

Page 10: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Suco de Melancia com limão

Ingredientes: ¼ de uma melancia 1 limão hortelã Modo de preparar: Retirar a casca e as sementes da melancia. Levar ao liquidificador com o mínimo de água filtrada Espremer o limão Liquidificar com pedras de gelo. Servir com galinhos de hortelã

Page 11: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Suco de Abacaxi com cenoura

Ingredientes: ½ de um abacaxi bem maduro descascado 1 cenoura Água para completar Modo de preparar: Colocar no liquidificador o abacaxi picado junto com a cenoura descascada e picada. Colocar um pouco de água e liquidificar bem. Nem precisa coar! Nem adoçar!

Page 12: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Suco de goiaba com limão Ingredientes: Goiabas vermelhas maduras 1 limão Água filtrada Açúcar se desejar. Modo de preparar: Higienizar as goiabas antes de usá-las. Cortar as goiabas em pedaços e colocar no liquidificador Juntar o suco de um limão Juntar um pouco de água filtrada e gelada. Bater bem Coar e servir. Maravilhoso!

Page 13: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Docinho sem açúcar

Ingredientes: 150g de castanhas de caju sem sal 150g de uvas passas escuras 150g de damasco 2 colheres cheias de cacau em pó 1 colher cheia de cacau em pó para enrolar Modo de preparar: Colocar os 3 primeiros ingredientes no processador e triturar até formar uma pasta homogênea. Juntar o cacau em pó e continuar a triturar. Tirar do processador e fazer bolinhas. Passar no cacau em pó. Servir em forminhas de papel.

Page 14: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Brigadeiro sem leite condensado Ingredientes: - 2 xícaras de aipim cozido picado e amassado -½ vidro de leite de coco -2 colheres de sopa de óleo de coco ou manteiga -4 colheres de sopa de cacau em pó -4 colheres de sopa de açúcar mascavo -Chocolate granulado -Copinho descartáveis para docinhos Modo de preparar: Colocar no processador o aipim picado, com o leite de coco, o óleo de soja, o açúcar e o cacau. Triturar bem até ficar uma massa homogênea. Colocar em copinhos de docinhos descartáveis. Cobrir com chocolate granulado. ShoW!

Page 15: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Chapati de milho (receita do Tiago) Ingredientes: 1 banana bem madura 1 e ½ xícara de fubá de milho água, quantidade suficiente sal à gosto Modo de preparar: Amassar a banana com ajuda de um garfo. Juntar o fubá para fazer uma massa homogênea e deixar a água da banana aderir ao fubá. Aos poucos juntar água e sal. Misturando sempre. A massa deverá ficar de fácil de abrir como um chapati, com ajuda das palmas da mão. Levar cada chapati à frigideira anti-aderente, sem nenhuma gordura. Assar dos dois lados. Sirva com pastinha de soja ou requeijão ou geléia de fruta. Aprovadíssimo!

Page 16: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Guacamole Ingredientes: 1 abacate maduro 1 limão 1 cebola pequena 1 tomate 1 pedaço de pimentão 1 colher de sopa de salsinha picada sal a gosto Azeite a gosto Modo de preparar: Amassar o abacate com ajuda de um garfo. Picar os temperos e misturar ao creme de abacate. Colocar sal, limão e azeite. Servir com beijus ou com tapioca.

Page 17: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Extraindo pigmentos orgânicos dos vegetais: Urucum, açafrão da terra, beterraba e couve. Receitinha: Misture o açafrão da terra moído ao azeite e sal. Experimente num beiju ou pão árabe!

Pintura de beijus com pigmentos orgânicos Bom!!!

Flor do açafrão da terra

Raiz do açafrão moída

Extração de pigmentos orgânicos com a panela furada da professora Marcela

Page 18: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Regras de comportamento à mesa estabelecidas pelos alunos do Período Integral

Turma A e B:

•Não cuspir na comida •Não pode colocar o dedo no nariz •Não mexer no cabelo para não cair fios na comida •Não pode colocar a cabeça na mesa. •Não pode jogar a comida fora do prato •Não pode comer a comida que cai na mesa. •Não pode jogar o jogo americano, o prato, o copo e os talheres no chão. •Não pode gritar ou rir alto na mesa •Não pode ficar com brinquedo na mesa •Não pode bater com o talher. •Não pode empurrar o prato na mesa •Não pode falar com a boca cheia •Não pode colocar o cotovelo na mesa •As pernas ficam sempre para baixo •Colocar a mão na boca quando tossir •Crianças pode usar faca e garfo mas tem que ter cuidado pois é perigoso. •Falar com educação quando quiser alguma coisa. Me passa, por favor o molho?

Page 19: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Regras de comportamento à mesa estabelecidas pelos alunos do Período Integral

Turma C:

•Não pode dizer que está com nojo da comida. •Provar sempre! Experimentar um novo alimento. •Agradecer o alimento que está na mesa. •Comer ao mesmo tempo, comer junto. •O importante é comer e não se preocupar com a quantidade que vai comer. Saborear a comida. •Voltar a cadeira para o lugar quando sair da mesa.

Turma D •Não arrotar na mesa. •Não falar coisas “nojetas” na mesa. •Não falar que precisa ir ao banheiro e não dizer o que vai fazer. •Não soltar “pum” na mesa. •Não brincar de guerra com facas ou comidas. •Não levantar da mesa durante a refeição. •Não fazer da toalha guardanapo. •Não fazer da roupa guardanapo. •Guardanapo de pano deve ficar no colo. •Quando solicitar repetição, não bater com o copo. Pedir, por favor. •É educdo se manter na mesa e esperar os demais terminarem.

Page 20: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Sempre !

Nunca !

Às vezes !

Comportamento à mesa

Page 21: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Uma mesa bem bonita, crianças que sabem se comportar à mesa

Page 22: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Era uma vez...há muito tempo atrás... O Ping morava na China que tinha um imperador que ficou bem velho....Ele precisava de outro imperador. Foi então que resolveu chamar todas as crianças do reino. Colocou uma semente na mão delas e disse: _ Quem cuidar da planta vai ser imperador! O Ping cuidou de sua planta. Colocou terra, água, sal e carinho. A planta não cresceu. Aí trocou de vaso. Botou a semente, terra, água, sol e carinho. A planta não cresceu. Chegou o dia de ir lá no imperador entregar a planta. Todos estavam com as plantas cheias de fores, mas a do Ping não. Ele quase chorou... O imperador correu direto para o Ping e sorriu. Ele disse para todo mundo que deu uma semente queimada. O merecedor de ser o novo imperador era o Ping porque ele disse a verdade e porque ele cuidou muito bem da planta. Contadores da história: Ágata, Tomás e Nina (Turma B)

Page 23: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Espiral de temperos: alecrim, salsinha, manjericão roxo, manjericão, orégano e

tomilho

Page 24: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

Alimento Temperos

Aves açafrão, alecrim, anis, capim-limão, cominho, erva-cidreira, estragão, limão, manjerona, pimenta-do-reino, tomilho, alho, manjericão, orégano, curry

Peixe açafrão, alecrim, cebolinha, coentro, estragão, limão, orégano, raiz forte, salsa, sálvia, tomilho, colorau, capim-limão

Vaca estragão, gengibre, manjerona, orégano, tomilho, hortelã, cominho, cebola, alho, louro

Porco azedinha da horta, coentro, cravo, estragão, gengibre, louro, orégano, tomilho, limão

Hortaliças alho-poró, hortelã-pimenta, salsão/aipo, manjericão, salsa, cebolinha, coentro

Abóbora gengibre, salsa, gergelim, hortelã, cebola, alho, cebolinha

Abobrinha alecrim, coentro, manjericão, manjerona, alho, orégano

Batata alecrim, erva-doce/funcho, orégano, manjerona, salsa, sálvia

Berinjela alho, manjerona, orégano, tomilho

Brócolis alho, manjericão, manjerona, orégano, tomilho

Cenoura cominho, gengibre, salsa, gergelim

Couve-flor coentro, cominho, salsa, cebolinha, orégano

Espinafre alecrim, estragão, sálvia, alho

Feijões alho, louro, salsa, sálvia, tomilho, coentro, cebola

Repolho cebola, cominho, erva-doce/funcho, salsa

Tomate aipo, estragão, funcho, manjericão, manjerona, orégano, tomilho, hortelã

Arroz açafrão, alecrim, alho, cebola, estragão, erva-doce/funcho, salsa, sálvia, urucum, curry

Frutas alecrim, anis, canela, cravo-da-índia, gengibre, hortelã, pimenta, baunilha, noz-moscada

Ovos e omeletes açafrão, alecrim, erva-doce/funcho, erva-cidreira, estragão, raiz forte, sálvia, tomilho, orégano

Pães alho, canela, cebola, coentro, cominho, funcho, gengibre, gergelim, papoula, páprica, sálvia, gergelim Sopas aipo, alho, alho-poró, cebola, coentro, erva-doce/funcho, manjerona, salsa, tomilho, hortelã

Tabela de uso de temperos naturais

Page 25: Livro de Receitas - Oficina de Culinária

]

Estas são algumas das receitas que fizemos ao longo do ano e escolhidas pelos alunos para compor o livro de receitas.

Vale a pena prepará-las em casa. Bom apetite!

Suzete Marcolan » Nutricionista, Tiago de Paula » Permacultura,

Alunos, Professoras, Atendentes e

Coordenação do Período Integral.

Centro Educacional Anísio Teixeira – CEAT www.ceat.com.br

e-mail:[email protected]

Texto e receitas: Suzete Marcolan

Coordenação: Yvana Tomsic

Direção: Emilia Fernandes

Impressão: NED CEAT