Livro Do Supervisor

download Livro Do Supervisor

of 36

Transcript of Livro Do Supervisor

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    1/36

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    2/36

      ! maioria das pessoas confunde supervisão com consultoria. 3onsultores são pessoasexperientes que dão consel"os e dicas sá)ias em uma )ase de curto pra%o para um cliente.

      Perigo n.° 1: Criar dependência.* líder é forçado a depender da pessoa experiente eraramente que)ra essa depend4ncia. 2m ouvinte e encora(ador com o alvo de capacitar os

    líderes a serem tudo o que 5eus quer que eles se(am.

    Perigo n.°2: Sobrecarga de informações que não funciona a longo prazo. * o)(etivo dosupervisor é tra)al"ar com líderes de célula por um período extenso em qualquer área que se(aimportante. 6uando supervisores se tornam um modelo de passar informação e c"ecar fatos#para os líderes de célula, eles esta)elecem um padrão ruim para os líderes imitarem.

      *utra concepção errada é que o supervisor é um consel"eiro. * supervisor é alguém quea(uda outra pessoa a cumprir o c"amado de 5eus para ela.

    Os melhores supervisores estão na batalha  -ara encora(ar os líderes, o supervisor precisa poder di%er& $u estive lá#. 'o mínimo, ossupervisores devem participar de uma célula para continuar experimentando a vida de célula demodo que se(am exemplo. 7 ainda mel"or se os supervisores puderem continuar a liderar umacélula enquanto supervisionam.

      *s mel"ores supervisores são aqueles que lideraram e multiplicaram um grupo com sucesso.-or qu48 -orque eles sa)em como é experimentar a dor de dar a lu%#, as alegrias do ministérioe as lutas do evangelismo. $les podem oferecer uma palavra renovadora e consel"os relevantes

    aos líderes que estão supervisionando.

    Os hábitos de bons supervisores de células

      9á)itos são coisas que uma pessoa fa% sem pensar#. $les se tornam elementos tãointegrados ao caráter da pessoa que nen"um esforço é necessário. -ara adotar esses "á)itos, osupervisor terá de tra)al"ar conscientemente cada um deles.

    Dê o que você tem

    Lem)e:se de que 5eus não está procurando supervisores perfeitos. 'ão ten"a medo de dar oque voc4 tem. 6uando voc4 o fi%er, 5eus irá derramar na sua vida novo discernimento esa)edoria para voc4 continuar.

    !1

    Resumo do livro Supervisor Efcaz Página "

    #$s %á&itos são 'atores poderosos em nossa vida Por serem padr(es consistentes) e ás

    vezes inconscientes) com 're*+,ncia e-pressam diariamente nosso caráter e nostornam efcientes ou inefcientes0

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    3/36

    Rece&er

    ;randes supervisores precisam de sa)edoria profunda e constante encora(amento. ! mel"or

    maneira de conseguir isso é ir diretamente < fonte& =esus 3risto. $ncontre:se com 5eus antes dese encontrar com seus líderes de célula. $les vão l"e agradecer por isso.

    Renovaão que !em de Deus

    *s supervisores não t4m nada de valor para passar aos seus líderes além daquilo que elesrece)eram de 5eus. -ara que sua supervisão se(a efica% e frutífera, eles precisam permanecerem contato com a fonte de poder.

    O Cerne é o Relacionamento

      * poder para supervisionar vem do amor trans)ordante de 5eus. ! >nica coisa quesupervisores t4m para dar é aquilo que 5eus (á l"es deu. * tempo devocional é o tempo derecarregar e ser renovado, a fim de renovar os outros.

    O "empo Devocional #$uda os Supervisores a #ndarcom Deus

      ?empo pessoal com 5eus renova e dá ao supervisor poder para andar no $spírito pelo

    restante do dia. !pós gastarem tempo na presença de 5eus, os supervisores irão notar umanova sensi)ilidade < sua presença em suas atividades diárias.

      @ medida que voc4 camin"a com 5eus, voc4 vai perce)er seu amor, poder e graça fluindopor meio de voc4. Aoc4 será capa% de a(udar outros, pois terá sido a(udado por $le. Aoc4 poderádiscernir quando está afinado# ou quando está se arrastando. ! diferença está no tempo com5eus.

    O Poder da Oraão Diária Pelos %&deres de Célula

      ! c"ave do sucesso, e do sucesso dos líderes que ele supervisiona é orar por todos elesindividualmente, e proteg4:los por meio de oração.

    Resumo do livro Supervisor Efcaz Página

    2eus nos estimula a &uscá3lo

    Buscamos a 5eus porque, e somente porque, ele primeiro colocou emnós um dese(o que nos estimula a )uscá:lo.#

      !.C. ?o%er

    # A vida espiritual não 4 algo *ue acrescentamos nossa vida 6á tão ocupadaEstamos 'alando de impregnar) infltrar e controlar o *ue 6á estamos 'azendocom uma atitude de serviço a 2eus0

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    4/36

      *rar diariamente pelos líderes de célula é uma área na qual supervisores cristãos,diferentemente de seus semel"antes seculares, podem ter grande sucesso. * $spírito de 5euscontinua tra)al"ando entre os encontros de supervisão.

    Proteão de Oraão

      *s líderes de célula são guerreiros na lin"a de frente, e por essa ra%ão, o dia)o aponta paraeles sua artil"aria pesada. * supervisor precisa proteger seus líderes, co)rindo:os com um

    escudo de oração que pode resistir mesmo ao ataque mais fero%.

      @ medida que supervisores oram diariamente por seus líderes de célula, 5eus l"es garante avitória com esses líderes, mesmo antes que possam v4:la.

     3risto orou pela proteção dos seus discípulos em =oão +D.+E.

    @ medida que o supervisor eleva seus líderes de célula a 5eus em oração diária, esseslíderes vão sentir isso e rece)er a transformação de 3risto. 6uando voc4 ora diariamente porseus líderes de célula, voc4 experimenta suas feridas e suas vitóriasF voc4 vai ministrar apro)lemas em um nível que voc4 (amais son"ou.

    !"

    $uvir

      Se o Supervisor deve cuidar dos líderes e se dar completamente para suprir as necessidadesdeles.*uvir é a c"ave para dar atenção exclusiva.

    Resumo do livro Supervisor Efcaz Página 7

    2eus dese6a responder

    *ração não é vencer a relutância de 5eusF é assegurar:se de sua suprema disposição.#

      Gic"ard?renc", !rce)ispo !nglicano de 5u)lir

    Passos da oração intercessora

    5iscernir adequadamente as necessidades da pessoa $ntrar na arena de oração em defesa da pessoa *rar com paci4ncia e fervor por suas necessidades

    !legrar:se quando 5eus responder

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    5/36

    # #rte de Ouvir

    Iocali%e em como está o líder. ;randes supervisores )uscam entender em ve% de serentendidos. $les v4em a supervisão da perspectiva do líder. -ara se conquistar essaperspectiva, ouvir é fundamental.

      Supervisão "a)ilidosa exige um ouvir "a)ilidoso, sintoni%ado e apto, com a capacidade demaximi%ar a interação de ouvir. *uvir não é simplesmente escutar passivamente, mas envolver:se ativamente com a vida do líder. * supervisor precisa ouvir os sinais de vida, as escol"as que

    o líder de célula está fa%endo, a resist4ncias e tur)ul4ncias que ele ou ela está encontrando noprocesso.

    Preparando'se para ouvir

      !ntes realmente de ouvir alguém voc4 precisa preparar o seu coração.

      * >nico modo de se preparar, desligando:se inteiramente de voc4 mesmo para focali%ar nolíder, é por meio de oração e meditação. Somente quando voc4 se desem)araça por meio do$spírito de 5eus, poderá ouvir plenamente as necessidades de seus líderes.

    !ários n&veis do ouvir

    Resumo do livro Supervisor Efcaz Página 5

    2itado 8%ero9ee

    tri)o indígena norte:americana/

    *uça os sussurros, assim voc4 não precisará ouvir os gritos.#

    :ene';cios do ouvir

    !umenta a credi)ilidade !umenta o crédito emocional do líder -romove confiança e )em:estar, assim como ami%ade. -ermite ao supervisor coletar informaçHes corretas.

    $&stáculos para ouvir

    -reparo inadequado para o encontro de supervisão

    Ialta de oração so)re as questHes que precisam ser a)ordadas

    Linguagem corporal desfavorável por exemplo & não ol"ar o líder nos ol"os/ 6uestHes pessoais não resolvidas por exemplo& o supervisor precisa ser ouvido#/

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    6/36

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    7/36

    6ual o resultado que voc4 dese(a8 * que voc4 quer8

     !note algumas perguntas que voc4 gostaria de discutir com cada líder antes do encontro. ?en"aem vista pontos de necessidades pedidos de oração passados e alvos futuros. !o mesmo

    tempo, este(a preparado para mudar de rumo, se perce)er uma necessidade ou pro)lemaimediato. 'ão fique preso

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    8/36

      =á que o líder está se a)rindo em parte para o supervisor, este deve guardar e proteger essaconfiança. * de que um supervisor revele áreas confidenciais para o resto do mundo impede quemuitos líderes se a)ram completamente.

      * supervisor deve ser uma pessoa de integridade e confiança.

    !

    Encora6ar

     ! liderança de célula pode ser uma (ornada cansativa. $la não é para os de coração fraco. *fato é que os mem)ros muitas ve%es não comparecem, o evangelismo fal"a, )e)4s ficamdoentes, eventos enc"em o calendário e os empregos exigem "oras extras. ! liderança decélula envolve telefonemas, desenvolver novos líderes, evangelismo e administração. 5iante de

    tantas tarefas, como é que voc4 mantém o líder de célula vivo, )em disposto e pronto paraseguir a 5eus8

      ! resposta é encora(amento. * supervisor que encora(a pode fa%er a diferença entre osucesso e o fracasso, fa%er com que o líder continue e consequentemente multiplique a célula oudesista.

    .lo+ios são como o/i+ênio para a alma

    ?odo mundo valori%a o encora(amento e )usca por isso.

    Resumo do livro Supervisor Efcaz Página ?

    Pouco antes do encontro) pergunte3 se@

    *rei por esse líder8 Gevisei min"as anotaçHes de nosso ultimo encontro8 -reparei )oas perguntas de supervisão8 $stou preparado para ouvir8 6uais necessidades pessoais perce)o8 6uais assuntos ministeriais perce)o8

    6uais necessidades ou assuntos estou evitando8 6uais "a)ilidades ministeriais precisam ser desenvolvidas8 6uais recursos seriam >teis8 3omo vou encora(ar esse líder8 3omo vou passar a visão para esse ministério8 3omo vou fortalecer nosso relacionamento8

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    9/36

      $m)ora o técnico queira gan"ar o (ogo, um )om técnico sa)e que (ogadores renovados eanimados fa%em um tra)al"o muito mel"or.

     * supervisor deve ser líder de torcida de seus líderes de célula. *s líderes que são apoiados eencora(ados servirão acima e além de seu dever.!queles que não t4m certe%a se estão o certo,ou se são sequer notados, finalmente vão terminar sem gás. Sempre "á alguma coisa paraencora(ar. 3ele)re qualquer progresso, mesmo se parecer pequeno. @ medida que os líderesprogridem, recon"eça seu progresso. * sucesso deve ser recompensado.

    Comece os encontros com encora$amento  Gecomendo que os supervisores comecem os encontros individuais ou em grupo comencora(amento. *s líderes terão muito mais facilidade de compartil"ar "onestamente sesou)erem que estão no tril"o certo. 3omece com algo positivo que voc4 ouviu so)re um líder.3ompartil"e so)re como voc4 v4 as pessoas mudando.

    Resumo do livro Supervisor Efcaz Página

    8omo encora6ar os l;deres de c4lula

    5estaque reali%açHes&• $logie diante do grupo.• !o encontrar uma pessoa fa%endo algo certo, diga isso a ela.

    $xpresse confiança&• Aer)almente& voc4 consegue fa%er issoK#.• 'a prática& pelo modo como voc4 permite que eles liderem.

    ostre que voc4 se preocupa pessoalmente com seus líderes&• Sai)a o que acontece na vida deles.• $ste(a lá quando eles enfrentarem dificuldades.

    A :;&lia ordena o encora6amento

      $m +?essalonicenses. E.+ lemos& ... ?en"am consideração para com os que seesforçam no tra)al"o entre voc4s...#. ! palavra grega significa perce)er# ou con"ecer#aqueles que se esforçam no tra)al"o isso significa recon"ecer o tra)al"o diligente de seuslíderes, dando crédito quando for (usto. * propósito do recon"ecimento é "onrar e afirmar oministério dos líderes de célula.7 como um pagamento por um serviço )em prestado.

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    10/36

     * inimigo da alma )usca acusar líderes e esva%iar sua energia por meio de mentiras quedesanimam. $le sussurra coisas como& 'inguém respeita sua liderança# ou& Aoc4 não podeliderar o encontro aman"ã, voc4 não con"ece a Bí)lia o suficiente#. Satanás sa)e que se eledesanimar o líder, ele desanima toda a célula.

    .ncora$amento por meio do ouvir

      *uvir a)re a porta para o encora(amento. Sintoni%e seus ouvidos para qualquer detal"e qued4 ra%ão para elogiar. Se "ouver apenas uma pequena dica de excel4ncia, identifique:a erecon"eça:a.

      6uando um dos seus líderes começar a falar so)re falta de futuro, desânimo e dificuldades,voc4 precisa ouvi:lo em primeiro lugar.

    .ncora$e seus l&deres de célula a persistir

      6uantos, continuam semeando e, encora(ando seus líderes a praticar spoude dilig4ncia,persistir/, e a continuar praticá:lo, as portas vão se a)rir.

      2m líder de célula forte sa)e como se levantar e continuar em frente apesar doso)stáculos. 2m )om supervisor lem)ra seus líderes que a nossa corrida é uma maratona.

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina 1!

    #$ encora6amento 4 a parte mais importante da supervisão) por*ue ser l;der dec4lula 4 um tra&al%o ingrato) especialmente se e-istir pessoas carentes na c4lula8reio *ue a principal razão para a desist,ncia dos l;deres vem da 'alta deencora6amento A maioria dos novos l;deres começa com um alto n;vel demotivação B medida *ue o tempo passa) esse n;vel vai caindo) e se isso não 'ormudado ) o l;der logo desanima) depois se desilude em seguida a depressão seinstala) e fnalmente ele diz *ue está desistindo0

    Cm

    $ *ue os l;deres precisam

    ?odas as pessoas, se(am líderes ou discípulos, t4m algumas coisas em comum&

    $las gostam de se sentir especiais, então elogie:as com sinceridade. $las querem um aman"ã mel"or, portanto mostre:l"es esperança. $las dese(am direção, portanto mostre:l"es o camin"o. $las são egoístas, portanto fale das necessidades delas primeiro.

    $las ficam desanimados, portanto encora(e:as $las dese(am o sucesso, portanto a(ude:asa vencer.#

      =o"n axMell

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    11/36

    *s mel"ores líderes não desistem mesmo quando as c"ances são pequenas e o sucesso parece

    distante. $les encontram um camin"o, mesmo quando t4m de construir suas próprias estradas.* seu encora(amento, supervisor, pode mant4:lo na )atal"a.

    O supervisor 0arnabé

      Siga o modelo do supervisor Barna)é e torne:se um fil"o do encora(amento#. !t.1.0N F!t.O.N.D e !t.++.0/. 'ão tema encora(ar demais os seus líderes pensando que assim voc4 vaitorná:los orgul"osos. $ncora(e,encora(e, encora(e, e os líderes so) o seu cuidado vão sedesenvolver.

    !78uidar

    Ser humanos não 12a3eres4 humanos

    * supervisor precisa lem)rar, no entanto, que os líderes são seres "umanos, e não fa%eres#"umanos.

    3omo a supervisão é efica% na o)tenção de resultados, tanto o líder como o supervisorpodem ser atraídos para a armadil"a dos resultados focali%ar inteiramente no destino e perdendo

    de vista o processo da (ornada. 3onforme a vida vai fluindo, "averá períodos rápidos decorredeiras e avanço velo%. as tam)ém "averá em que não se vai a lugar nen"um,enroscando:se em tra)al"os rotineiros, enfrentando tur)ul4ncias nos relacionamentos eretrocedendo em direção a poças traiçoeiras.

      Iocali%ar apenas nos resultados vai transformar seus líderes de célula em engrenagens deuma máquina. $les vão começar a sentir que estão sendo usados pela igre(a para produ%irconvertidos# ou fa%er a igre(a crescer#. * supervisor é a pessoa que camin"a com os líderes pormeio desse processo por um período e não apenas alguns dias.

    Seu tra)al"o é a(udar os líderes em sua (ornada de vida. Aoc4 pode desco)rir, por exemplo,que seu líder está fora de controle em seus gastos financeiros, na )e)ida,ou pornografia. *u

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina 11

      $xistem duas ra%Hes principais por que as pessoas na min"a organi%ação se sentem )astante encora(adas.-rimeiro, gastei tempo para con"ecer e desenvolver um relacionamento com elas P...Q $u realmente as con"eço.Segundo, eu as amo, e expresso esse amor para elas regularmente. 'ão estou falando simplesmente de elogiá:laspelo tra)al"o que fa%em, deixo que sai)am que me importo com elas e que as amo como pessoas em primeiro lugar.#

    =o"n axMell

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    12/36

    talve% existam questHes de orgul"o, re)eldia, dedicação excessiva ao tra)al"o, ignorar fil"os ouesposa, faltar < cele)ração ou não contri)uir.Rmporte:se o suficiente para confrontá:lo.$ncontre aa(uda que o seu líder precisa.7 um curso de treinamento8 2m retiro de li)ertação espiritual8!consel"amento profissional8 *s lideres que voc4 está supervisionando precisam de vidaíntegra, e isso deve ser prioridade máxima.

     Supervisor, sua tarefa é edificar os seus lideres, acalmar seus medos e a(udá:los a desco)rir adireção certa a seguir. Sua experi4ncia é importante e será muito >til em momentos c"ave, masa c"ave da supervisão é o cuidado. 7 fa%er as pequenas coisas. 7 estar presente nos momentos

    de crise.

    15ala sério4

    Aoc4 vai cometer fal"as como supervisor. @s ve%es voc4 vai se sentir miserável, desanimadoe incapa% de a(udar qualquer um apesar das suas mel"ores intençHes de estar semprealerta edisponível.

      2m supervisor me disse que transpar4ncia é o ingrediente c"ave no cuidado de líderes. $lepede aos seus lideres que se a)ra com ele, mas ele tam)ém compartil"a livremente com eles.

    $les prestam contas uns aos outros, e t4m desenvolvido um relacionamento de confiança.

      -ara criar confiança, voc4 tem de ser real.

      Se(a "onesto o suficiente para admitir para si mesmo que está errado e se(a cora(oso paradi%er& Sinto muitoT.

    @s ve%es voc4 vai sentir a necessidade de se a)rir de um modo mais pessoal, revelandopro)lemas na sua vida e família. Rrá produ%ir confiança entre voc4 e os seus líderes.

    "orne'se ami+o de seus l&deres de célula

      !mi%ade, essa é a c"ave para supervisionar lideres com sucesso. =oão +E&+E/.

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina 1"

    Dostre *ue voc, se importa

    -erguntasso)re família&• 3omo o seu ministério de liderança tem afetado sua família8• 6uando foia >ltima ve% que voc4s passaram um dia (untos8

    -erguntas so)re a vida espiritual&• 3omo está seu relacionamento com 5eus8• $m que áreas da sua vida cristã voc4 tem enfrentado lutas8

    -erguntas so)re emoçHes&• 6uais são os seus sentimentosrelativos ao seu ministério de líder de célula8• 6ue emoçHes t4m experimentado8

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    13/36

      =esus desenvolveu ami%ade com do%e seres "umanos pecadores, os quais $le mentoreouportr4s anos. $le comeu com eles, dormiu com eles e respondeu a todas as suas perguntas.c.0&+1/

    !s pessoas não se importam muito com o quanto voc4 sa)e até que sai)a o quanto voc4 se

    importa# começou a fa%er sentido para mim. * que um novo líderrealmente precisa é de alguémque ouça os seus pro)lemas, compartil"e sua (ornada e sirva como consel"eiro.

      * que significa é que voc4 precisa primeiro gan"ar seus líderes, por meio de uma ami%adeque se importa. ?udo o mais fluirá naturalmente.

    O supervisor servo

      * supervisor se preocupa em desenvolver a pessoa inteira por meio de cuidado e serviço.Lavar os pés de seus líderes é fundamental para o sucesso deles. Se voc4 quer ser grande noGeino de 5eus, aprenda a ser servo de todos.

    !5

    >ormar Freinar

     7 tra)al"o de o supervisor acender o fogo visionário que vai se desenvolvendo no coração dolíder.

    Prepare o ambiente para o crescimento

    5escu)ra a visão que o seu líder (á tem e molde:a. $m)ora voc4 queira expandir a visão, voc4

    precisa primeiro desco)rir com o que o seu líder está son"ando. $ntão agite essa visão,encora(e:a e faça crescer.

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina 1

    Sugest(es práticas para desenvolver amizade

    3onvide os líderes a sua casa para uma refeição. 5eixe:os verem sua família, seu cac"orro, sua vida. $nvie para seus líderes cartHes de aniversário, )il"etes de mel"oras ou e:mails engraçados. 3on"eça as "istórias de seus líderes.

    • -ergunte:l"es so)re sua infância.• 3on"eça o nome de seus fil"os.• Lem)re o aniversário de seus fil"os.

    Saia para tomar café com eles. 3onvide:os para praticar esportes com voc4, ou alguma outra atividade normal da vida. *re diariamente pelos seus líderes isso vai fortalecer a sua ami%ade espiritual/.

    8onfss(es de um supervisor

    -ensei que meus líderes de célula teriam a mesma paixão por grupos pequenos que eu tin"a P...Q !prendi que émin"a responsa)ilidade como supervisor deles despertar fome e sede nos líderes de grupos pequenos#.

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    14/36

      *s supervisores devem a(udar os líderes a mel"orar em todas as áreas por exemplo& comoliderar uma célula, como multiplicar uma célula etc./

    5ertili3e a +rama

    5e uma forma parecida, o supervisor precisa incentivar os líderes, a(udando:os a alcançaros son"os que (á estão em seu coração.

      *s supervisores precisam ser cuidadosos para evitar que os líderes dependam demais

    deles.

    Permanea na supervisão por um lon+o per&odo

      Sou a favor de supervisão de longo pra%o porque mudanças de valor levam tempo eprecisam de encora(amento. * mel"or desenvolvimento leva tempo. -ermaneça na )atal"a, se(aum supervisor de longo pra%o.

    Repita as mesmas $o+adas

    Bons supervisores sa)em que a prática leva < perfeição. $les não "esitam em repetir as

    mesmas (ogadas de novo e de novo. Bons supervisores, na verdade, são implacáveis em treinar,treinar e treinar.

      Rnformação é coisa )arata quando não é mesclada com experi4ncia. !s informaçHessomente terão impacto por meio da repetição constante.

    Su+est6es de desenvolvimento

      i!ida a e"periência de aprendizagem em espaços de #empo.:::: 'ão tente fa%er tudo deuma ve%. 54 ás pessoas a c"ance de camin"ar em seu próprio ritmo. 'ovos comportamentos enovas formas de pensar são mais )em assimilados quando são espaçadas.

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina 17

    $modelo de treinamento de Gesus

    $u faço ::: Aoc4 o)serva

    $u faço ::: Aoc4 a(uda Aoc4 fa% ::: $u a(udo Aoc4 fa% :::: $u o)servo

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    15/36

    Promo!a e"periências a#i!as.  @ medida que ele pratica e v4 isso em ação, ele vaiinternali%ando os passos.

    $le!e o n%!el. Se voc4 mantiver seus líderes em um nível por muito tempo, eles irão parar deaprender, e talve% até regredir. 'ão vai mais se desenvolver. $leve o nível gradativamente

    encora(a o progresso contínuo.

    "ire vanta+em de momentos1supervisionáveis4

    !s pessoas aprendem mel"or quando são confrontadas com desafios e dificuldades

      6uando um de seus líderes fal"arem, ele ou ela provavelmente vai pedir consel"os. !ntesde dar seu consel"o, verifique com o líder quais as liçHes ele aprendeu. $ncora(e os líderes aresponderem suas próprias questHes a(udando:os a encontrar soluçHes para seus pro)lemas.$ste(a disponível para estimulá:los a c"egarem a suas próprias conclusHes.

    O supervisor como pessoa de recursos

      *s supervisores de células devem ser centros de distri)uição de recursos para células#.$les devem se certificar de que os líderes estão lendo livros, participando de seminários, e)uscando novas formas de mel"orar sua capacidade de liderança. 7 responsa)ilidade dosupervisor a(udar a interpretar as informaçHes ao se encontrar com seus líderes individualmenteou no contexto de grupo.

    3omo supervisor voc4 precisa estar conectado com seus líderes, !credito que uma simples

    ligação telefUnica é a forma mais pessoal e efica%.

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina 15

    Elevando o n;vel

    Se voc4 só fa% coisas que sa)e fa%er )em e as fa%confortavelmente, voc4nunca irá alcançar alvor mais elevados.#

      Linda ?sao Vang

    Hão ten%a medo de errar

    * maior erro que alguém pode cometer na vidaé viver com medo de cometer um.#

    #A*uele *ue não comete erro nãoprogride0

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    16/36

    5alta de habilidade ou 2alta de aplicaão doconhecimento?

      *s líderes frequentemente param de crescer porque fal"am na aplicação da informação queeles (á t4m. ! não ser que eles escol"am usá:la, a informação não fará )em algum.

    2m dos principais papéis de um supervisor é a(udar os líderes na aplicação de suas"a)ilidades.

      7 importante usar o estilo que mais se adapta a cada um de seus líderes. ! >nica forma devoc4 sa)er a diferença é con"ecendo intimamente cada líder e o que ele precisa.

    O alvo é con2ormidade com Cristo

      Seu alvo como supervisor é a(udar líderes a se tornarem conforme a imagem de =esus 3risto.Gomanos J.O.

      * alvo da supervisão é resumido nas palavras de =oão Batista& 7 necessário que ele cresçae que eu diminua#=oão 0.0W/.

    !<

    2esenvolver uma Estrat4gia.straté+ia da !isão

      $ncora(e seus líderes de célula a son"ar so)re seus grupos, a perguntar a 5eus so)re o queele dese(a para a célula. !(ude seus líderes a desenvolver uma visão do crescimento espiritualdos mem)ros da célula, os possíveis novos líderes e a multiplicação do grupo.

    * primeiro elemento ao criar nossa estratégia é visão. $sse é o elemento que torna nossaestratégia dinâmica. uitos grupos estragam ou decidem ser só um grupo social devido < falta

    de uma visão clara. Rnclua seus líderes e gaste tempo orando para )uscar a visão de 5eus parao seu grupo. Lem)re:se de que esse é um ministério de 5eus, não seu. !o incluir seus líderes,

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina 1<

    8omo os l;deres sedesenvolvem

    5ons naturais..................+WXGesultado de crises.........EX 

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    17/36

    eles se tornarão mais donos da visão e aprenderão a fa%er o mesmo quando se tornaremsupervisores.

    #mpliando a !isão

      * alvo da estratégia geral era multiplicar as células

      !o pesquisar as células ao redor do mundo, desco)ri que as células não são a resposta. !

    não ser que os mem)ros do grupo se tornem líderes de célula, as células vão estagnar e morrer.

    ,ultiplicaão é 7uestão de Sa8de

      6uando as pessoas ouvem que a multiplicação da célula é o principal o)(etivo do ministérioem células, elas pensam nos n>meros ou que o crescimento da igre(a é o o)(etivo final. 'averdade a situação é exatamente inversa. ! principal preocupação é a sa>de da igre(a. * fato éque células saudáveis são células que multiplicam.

    * foco na consequente multiplicação é necessário para a sa>de da célula. 'ão é um (ogo den>meros ou uma armadil"a estatística. -elo contrário, é a >nica forma de manter a célulasaudável.

      Preste atenão nos detalhes

      -ara que a multiplicação aconteça, os líderes devem fa%er algumas coisas. 7 função dosupervisor a(udar o líder com cada uma dessas coisas.

      2m dos detal"es mais importantes é encora(ar um auxiliar. * supervisor deve tra)al"ar como líder de célula para identificar um auxiliar em potencial, que ten"a fome de 5eus e fidelidadena frequ4ncia e participação da célula. $ntão o supervisor deve a(udar o líder a se aproximar edesenvolver o auxiliar.

      *s líderes precisam mel"orar as dinâmicas da célula, discipular os mem)ros da célula eevangeli%ar novas pessoas para a multiplicação da célula. Iocali%ar em um detal"e < custa deoutros vai diminuir o ritmo de crescimento e até mesmo interromp4:lo.

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina 1=

    Estrat4gia3 c%ave@ desenvolvimento de liderança

    * crescimento das células )aseia:se na formação de líderes de dentro da própria célula. ! prioridade mais alta dolíder é identificar futuros auxiliares e começar o processo de mentoreamento.#

    8uidado na multiplicação

      8ertif*ue3se de *ue os 'uturos l;deres da multiplicação este6am preparados paraevangelizar seus amigos e comunidades poss;vel *ue os l;deres enc%am suas c4lulas compessoas *ue 're*uentam as cele&raç(es de domingo e nunca &us*uem pessoas de 'oraPara evitar isso) encora6e os l;deres a trazer para suas c4lulas pessoas *ue 're*uentam acele&ração Jtalvez = pessoas K) mas com o o&6etivo de mo&ilizar esses mem&ros paracontinuamente e-ercitarem os seus #mLsculos de evangelismo0

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    18/36

      -ara multiplicar um grupo, o líder precisa orar diariamente pelos mem)ros da célula, -repare:se espiritualmente diante de 5eus, visitar os mem)ros do grupo regularmente, fa%er diversostelefonemas para convidar visitantes, preparar as reuniHes da célula, qualquer outro preparativo,e, so)retudo, treinar novos líderes que condu%am as novas células. 7 um pacote completo.

      Bons líderes delegam tarefas o máximo possível, estimulando outros no grupo a visitar, fa%ertelefonemas e participar na célula. *s líderes de célula precisam simplesmente ter certe%a deque alguém está cuidando desses detal"es.

    .stabelea uma data para a multiplicaão

    * supervisor e o líder de célula devem son"ar (untos so)re uma data concreta para multiplicar acélula. ! data deve ser distante o suficiente para garantir a sa>de da célula:mãe e das células:fil"as, mas próxima o suficiente para garantir urg4ncia. !s líderes devem discutir o alvo da

    multiplicação com os mem)ros da célula. 3onsiderando que a reprodução da célula envolvetodos os mem)ros do grupo. * alvo da multiplicação começa com os mem)ros da célula.

      *s líderes de célula que sa)iam seu alvo quando os seus grupos multiplicariamconsistentemente multiplicaram seus grupos com frequ4ncia do que os líderes que não sai)am.*s líderes que fal"am em esta)elecer alvos que podem ser lem)rados claramente pelosmem)ros da célula t4m uma c"ance em duas de multiplicar sua célula. as, para os líderes queesta)elecem alvos claros, as suas c"ances de multiplicar aumentam para tr4s em quatro.

      2ma mãe grávida sa)e aproximadamente quando será o nascimento. $la prepara seumundo todo para o nascimento da criança a casa, seus "á)itos, o futuro. ! data do nascimentoenc"e a agenda da mãe e domina suas atividades. ?udo flui a partir disso.

    Guiando o Processo de ,ultiplicaão

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina 1?

    2icas para desenvolver e liderar novosl;deres

    Lance a visão desde o primeiro dia Gelem)re e reve(a a visão regularmente *re so)re quem li)erar e quando 5elegue responsa)ilidades Iocali%e no equilí)rio e a multiplicação virá

     

    Muanto tempo leva para multiplicar uma c4lulaN

    Cm ano 4 normal Entretanto) isso muda de pa;s para pa;s) dependendo dareceptividade das pessoas

    Em pa;ses da Am4rica Oatina) a m4dia 4 de meses) e em algumas cidades a

    multiplicação leva apenas < meses Ha Europa leva3se mais tempo para multiplicar) s vezes at4 "7 meses

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    19/36

    2m )om supervisor irá gentilmente lem)rar seus líderes so)re a multiplicação. $ntão a(ude:os aencontrar e preparar novos líderes.

    !(udar o líder de célula a dar < lu% é um papel fundamental do supervisor.

    7 importante ter um encontro para tratar detal"es so)re a multiplicação do grupo. !ssim que osupervisor e o líder sentirem que o auxiliar está preparado, eles devem avaliar as opçHes demultiplicação&

      &ul#iplicação &ãe ' (il)a '''etade do grupo sai so) a liderança do auxiliar, ou o atual

    líder assume a célula Y fil"a, deixando a célula original com o auxiliar. 

    $quipe de implan#ação ''' 5uas pessoas saem para implantar uma nova célula.

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina 1

    $ papel do supervisor no nascimento

    Lançar a visão 3onsolidar os líderes e seu auxiliar -articipar no processo ir a encontros que levem ao nascimento do novo grupo/ !compan"ar de perto estar em constante contato com o líder durante o processo/ !dministrar prover recursos e treinamento para o líder/

    Dultiplicando a c4lula com sucesso

      Pr*' na#al +semanas 1, 2 e -

    • -rocure auxiliares e um novo anfitrião dentro da célula.• 3onversem so)re o futuro nascimento e porque ele é importante• 5ivida partes do encontro entre o líder e o auxiliar. Separe o grupo para o tempo de

    ministração. Leve o líder e parte do grupo a se reunirem em um am)iente da casa, e oauxiliar e a outra parte do grupo em outro.

    • inistre

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    20/36

      mplan#ação &odificada ''' * líder de célula atual sai com um ou dois outros.  mplan#ação Solo ''' * auxiliar sai para encontrar um assistente para começar uma

    célula.  &odelo /3cleo '''* novo grupo em potencial se encontra em outra sala da casa

    enquanto se prepara deixar a célula Y mãe.

    *s supervisores são peças:c"ave durante todo o processo de multiplicação de uma célula. $lessa)em em que data a célula se multiplicará e tra)al"am com os líderes de multiplicação. $lesoram (untos so)re a mel"or opção para a multiplicação e tra)al"am (untos com a célula paraatingir o alvo da multiplicação.

    "odos devem participar da estraté+ia

      'ão permita que os líderes de célula caiam na armadil"a de fa%er todo o tra)al"o. Líderesde célula são facilitadores, não )urros de carga. *s líderes de célula devem orquestrar otra)al"o para que todo o grupo o execute.

      ?odos participam. 9á tra)al"o demais para o líder fa%er so%in"o.

      6uando os mem)ros se envolvem, a célula se torna um am)iente empolgante paraministrar e crescer. Rsso tam)ém evita que o líder se sinta como !tlas, com o peso do mundo nosom)ros.

    Passe o bastão

      ! principal tarefa do líder de célula, portanto, deve ser eliminar sua própria função ao treinarmem)ros da célula para liderar o grupo. Longe de perder o lugar, Líderes que fa%em discípulos

    gan"am autoridade, nova liderança e multiplicação da célula. 'o final, eles se tornansupervisoresK !o se concentrar no desenvolvimento de liderança,Supervisores a(udam líderes amultiplicar seus ministérios de novo,de novo e de novo.

    !=

    2esafar

      * supervisor não é um )om supervisor se ele permite que o líder permaneça namediocridade ou ande no camin"o errado. 5iga a verdade. 5iga:a como ela éK -aulo di% em

    $fésios 1.+E !ntes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a ca)eça,3risto#. * amor assegura que os supervisores serão sensíveis quando ousarem di%er a verdade.

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina "!

    Erros comuns na multiplicação

    5esignar pessoas a uma célula

    ultiplicar antes de o auxiliar estar preparado Separar relacionamentos muito próximos Baixar impulsão no crescimento de novas células.

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    21/36

    5alando a !erdade em #mor

      !s pessoas muitas ve%es separam amor# de confronto#& o amor é )om, o confronto é ruim.

      * amor que confronta oferece um cuidado genuíno que encora(a o outro a crescer. P...Q !mor

    que confronta é oferecer confronto real que tra% nova visão e entendimento. P...Q !mor queconfronta une amor e poder. !mor que confronta une a preocupação com relacionamentos com apreocupação com alvos. $ntão pode:se ter algo pelo que tra)al"a alvos/ assim como alguémcom quem tra)al"a relacionamentos/ sem sacrificar um pelo outro ou sem que um destrua ooutro.

      Supervisores

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    22/36

    ! interrupção é uma técnica que permite ao supervisor redirecionar a conversa quando o líderestiver enrolando#.

      @s ve%es, sinto o $spírito me di%endo para explorar uma área diferente, então interrompo epergunto algo ao líder, como& Aoc4 ainda está tendo dificuldades o !ntUnio falador8#.

    Oua a Deus e aproveite a oportunidade

    5urante um encontro com um líder, 5eus pode escol"er revelar alguma coisa. * mundo c"amaisso de intuição, mas os cristãos sa)em que 5eus l"es fala diretamente por meio de uma vo%suave e tranqZila.

      Bons supervisores ouvem de 5eus e permitem que o $spírito os guie no processo desupervisão. $les agem por meio das impressHes dadas por 5eus para a(udar os líderes a sedesenvolverem plenamente.

      !o pedir permissão antes de levantar um pro)lema ou preocupação, voc4 aumenta orespeito que seus líderes t4m por voc4. Aoc4 está colocando o controle da situação em seudevido lugar ::::: nas mãos do líder. -edir permissão é especialmente importante quando oassunto é mais íntimo que normal ou potencialmente 3onstrangedor para o líder. -edirpermissão lem)ra os líderes de que eles tam)ém t4m poder no relacionamento. 5emonstrar queo supervisor con"ece os limites do seu poder. * supervisor não é c"efe do líder.

    Desa-e Seu %&der a Cumprir a !isão que .le "em

      7 muito fácil deixar a visão malograr ou até morrer. Aoc4, supervisor, pode guiar seuslíderes a cumprirem a visão que l"es foi dada por 5eus. !mavelmente a(ude:o a ver o quadromaior e a continuar persistindo em direção

    !?

    Aumentando a Autoridade da Supervisão

      *s supervisores tam)ém crescem ao enfrentar uma )atal"a de cada ve%. $les começamliderando uma célula e cuidando dos mem)ros da célula. $les aceitam e aprende a partir de

    testes e desafios.  3om cada )atal"a enfrentada, cada quilUmetro percorrido, cada lição aprendida, ossupervisores de uma célula vão aumentando a sua autoridade de supervisão. @ medida que aautoridade aumenta, tam)ém aumenta a unção para ministrar, aumenta assim o n>mero depessoas sendo tocadas pela vida do supervisor.

    #utoridade de Posião

    Sua posição como supervisor automaticamente dá a voc4 certa autoridade so)re os líderesde célula. $les ol"arão para voc4 de uma forma especial simplesmente porque voc4 é o

    supervisor deles.

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina ""

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    23/36

      Supervisionar, no entanto é um papel de servo, e a mel"or forma de aumentar suaautoridade é servindo a outros, em ve% de reivindicar uma posição de poder.

    #utoridade de .specialista

    3ada ve% que um supervisor lida com um líder desencora(ado ou pro)lemas na célula, ele estácrescendo como especialista. 5eus vai usar essas liçHes mais tarde, assim como ele usou aexperi4ncia com o leão e o urso na vida de 5avi.

    #utoridade de .spiritual

     ! autoridade espiritual vem do seu relacionamento com o 5eus vivo. *s mel"ores supervisoressão aqueles que gastam tempo na presença de 5eus, o)tendo assim discernimento renovadopara oferecer aos seus líderes.

    *s líderes que estão so) seu cuidado precisam sa)er que 5eus fala com voc4. $lesprecisam acreditar que voc4 ouve a 5eus, o que por sua ve% l"e trará credi)ilidade e autoridade

    #utoridade Relacional

      !utoridade relacional é um tipo de autoridade que o supervisor pode mel"orar continuamenteporque está )aseada em seus relacionamentos. * supervisor precisa construir relacionamentos.

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina "

    Avisos so&re a autoridade de especialista

    3uidado com consel"os 'ão se(a um sa)e:tudo#, fingindo ter todas as respostas certas. 'ão pule para conclusHesF ouça antes de falar 3uidado com 9istórias desnecessárias, especialmente quando envolver seu

    sucesso uma pessoa orgul"osa afasta as pessoas/

    >ormas de aumentar a autoridade espiritual

    5esenvolva sua vida devocional Busque o Sen"or antes de tomar decisHes *uça a 5eus e escreva o que ele l"e mostrar *uça os outrosF evite falar muito

    aren Qurston) *ue cresceu na igre6a de 2avid onggi 8%o) conta a %istria de doisl;deres de c4lula $ primeiro era um l;der &em treinado talentoso) *ue nãoconseguia 'azer a c4lula crescer e o outro) um l;der instável e 'raco) cu6o grupoestava superlotado A di'erençaN $ Lltimo estava envolvido na vida dos mem&ros)en*uanto o primeiro simplesmente c%egava para liderar um &om encontro Fudoira em torno de relacionamento

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    24/36

      =esus pediu a essas pessoas para gastar tempo com ele e compartil"ar da sua vida. 6ue)enção incrívelK

    :;

    2iagnosticando pro&lemas

    Dia+nostique os Problemas

    -ara realmente ver o pro)lema, o supervisor precisa interagir com o líder, sua família é aprópria célula. * supervisor precisa o)servar o líder em variedade de circunstâncias para sa)er oque realmente esta acontecendo.

      Supervisores efica%es v4em pro)lemas antes de eles se tornarem pro)lemas. $les estão alipara guiar os líderes de célula no processo de cura, sa)endo que todas as pessoas (á erraramalguma ve%.

    Desencora$amento

      Satanás vem carregado com sua al(ava para atirar flec"as de desencora(amento e d>vida nocoração dos líderes de célula. Aoc4 não é )em:sucedido#, ele di%. Aoc4 nunca vai multiplicar asua célula. Aoc4 tem pro)lemas demais para cuidar dos outros. Liderança de célula é para

    pessoas talentosas, e voc4 não é uma delas.# $ssas são mentiras comuns que satanás lançacontra líderes de célula.

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina "7

    >ormas de aumentar a autoridade relacional ;aste tempo com pessoas

    $ncontre paixHes e interesses comuns incluindo áreas que não estão ligadas ao

    ministério/ -riori%e os interesses delas mais que os seus -rocure atender a necessidade e agenda delas antes das suas

    Armadil%as ao diagnosticar pro&lemas ?irar conclusHes precipitada& informação limitada ou porque o supervisor vivenciou um

    pro)lema semel"ante masnão igual/ antes. $rrar ao definir o pro)lema& * supervisor pode não ter uma definição clara do pro)lema e

    fa%er sugestHes gerais que não atendem

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    25/36

      -ara diagnosticar o desencora(amento procure por sinais. *s líderes, na maioria, vãocompartil"ar a)ertamente quando estão desencora(ados. Se eles não o fi%erem, investigue. *tom de vo% reflete desânimo8 * líder está pronto para desistir8 Iale com os mem)ros da céluladesse líder. -ergunte a eles como estão as coisas. Se a informação for negativa, "á uma )oac"ance de o líder estar internali%ando os pro)lemas.

    ! mel"or coisa que voc4 pode fa%er por um líder desencora(ado é ouvir e encora(ar. 5epois deuma dose dupla de ouvir e encora(ar, "á outras coisas que voc4 pode fa%er&

    *re mais em favor do líder. Leve o líder para tomar um café. $nvie ao líder um cartão pelo correio. Iale com outros líderes que este(am de)aixo de sua autoridade, que poderiam

    encora(ar o líder. -ense nas várias maneiras de confirmar o valor do líder por exemplo,

    relem)rando:o de suas reali%açHes anteriores/.

    De-ciências de

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    26/36

    3omo lidar com finanças por exemplo, mostrando ao seu líder o que voc4 sa)e,

    recomendando um curso so)re finanças/. 3omo mel"orar o casamento por exemplo, aconsel"amento pessoal,

    recomendando um consel"eiro ou outro recurso/.

    Pecado .scondido

    6uero encora(ar a voc4 falar so)re coisas espirituais durante os encontros de supervisão.-ergunte o que =esus está fa%endo na vida de seus líderes. *s líderes devem ter ampla opor:tunidade de falar so)re assuntos espirituais. $ lem)re:se de gastar tempo em oraçHes com seuslíderes.

      Satanás adora quando os líderes renunciam a todo envolvimento com a célula.

    .sp&rito de #bsalão

    * espírito de !)salão pode ser evitado quando cada líder estiver so) o ol"o alerta de umsupervisor. 2m )om supervisor perce)e os sintomas de re)eldia e os confronta antes que elesafastem negativamente a outros. 'esse sentido, o supervisor cumpre papel de um pastor,cuidando daqueles so) sua responsa)ilidade.

    Problemas de Din=mica de célula

    $m qualquer estrutura de células vão surgir pro)lemas típicos um mem)ro da célula quecontrola o encontro, um líder que fala o tempo todo, falta de evangelismo etc./ $sses são

    pro)lemas normais que supervisores vão encontrar quando visitarem as células ou escutar doslíderes nos encontros um:a:um e de grupo.

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    27/36

    uma ministração especial de oração por um grupo de cristãos experientes, ou de programa derecuperação. Supervisores precisam a(udar os líderes a processar as necessidades de seusmem)ros e então encontrar a solução de 5eus para suprir essas necessidades.

    .ncontre Solu6es

    Seu prprio super!isor ''''' ! estrutura de supervisão inteira, de fato, existe para providenciarapoio e recursos para resolver pro)lemas de célula.

    4ma rede de super!isores ''''' Iale com outros supervisores que voc4 con"ece. -rovér)ios.++.+1

      5 n#erne#, 6i!ros e ar#igos

      $"periências '''''!proveite )em suas próprias experi4ncias e soluçHes, mesmo que se(amapenas um ponto de partida.

    Cresa .nquanto Caminha

      ! )oa notícia é que, enquanto )usca as respostas e oferece aos seus líderes o queaprendeu, voc4 crescerá em sua própria maturidade em 3risto

    1!

    Passando pelos estágios da supervisão

    O .stá+io do Romance

      $le pensa que voc4 é o mel"or supervisor do mundo, que voc4 não fa% nada de errado.$le está pronto para a)sorver cada palavra que voc4 disser. 2se esse tempo para investir emseu líder e prepará:lo para os próximos estágios.

    3onsel"o para o estágio do romance&

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina "=

    Estágios da supervisão

    $stágio do romance& relacionamento de lua:de Ymel#. $stágio da realidade& desenvolvendo a confiança. $stágio da resist4ncia& conflito e a noite escura da alma#. $stágio da resolução& passando pelas águas escuras# e para dentro da lu%#.

    $stágio da recompensa& confiança e )4nção

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    28/36

    !proveite:o ao máximo possível. 'ão tente passar correndo por ele. !proveite a a)ertura do seu líder para rece)er tarefas de casa#F ensine o

    máximo possível. $sclareça seu relacionamento de supervisão por exemplo, com que freqZ4ncia

    voc4s vão se encontrar, avaliaçHes, confianças, expectativas/. Lem)re3laramente seu líder dos estágios da realidade e da resist4ncia que estão por vir.

    !(ude seu líder a avaliar o custo do ministério. Lem)re:se que =esus estava

    constantemente preparando os discípulos para as tri)ulaçHes que viriam a seguir.

    O .stá+io da Realidade

    * líder não imagina que os resultados seriam tão escassos ou que a liderança da célula exigiriatanto.

    3onsel"o para o estágio da realidade&

    Siga na graça. !me o líder. *uça:o com atenção. Lem)re o líder de que a reação

    dele é esperada nesse estágio de liderança da célula. Iaça algo especial para o seu líder de célula que demonstre seu amor por ele. ;entilmente lem)re o líder do compromisso esta)elecido no primeiro estágio. 3ontinue a oferecer treinamento para suas "a)ilidades aperfeiçoando as áreas

    deficientes. 'ovas "a)ilidades darão nova confiança.

    O .stá+io da Resistência

      * líder está vendo grama marrom em todo lado e pode querer escapar :::: talve% para outraigre(a, outro programa, ou para férias do ministério.

      * líder pode su)itamente se sentir tentado a desistir. Rr para algum outro lugar. 6ualquerlugar. 3ontanto que se(a longe de voc4 e da célula

    !lguns c"amam esse período de a noite escura da alma#. $ste é o momento em que osupervisor terá que clamar a 5eus pela vida do líder de célula.

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina "?

    Estagio do romance

    $stratégia& esclareça o propósito, a direção e os alvos. !proveite este tempo para ensinarcon"ecimento de célula e estratégia, e a(ude o líder a avaliar o custo de dificuldades

    futuras.

    Estágio da Realidade

    $stratégia& se(a um canal de graça. Lem)re o líder que voc4s esta)eleceram um compromisso.3ontinue a ensinar o líder, dando a ele maior segurança na liderança da célula.

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    29/36

      ! )oa noticia é que isso fará voc4 se a(oel"ar. Aoc4 orará mais fervorosamente do que nuncaantes. Aoc4 entrará na guerra de oração em favor de seu líder e da célula dele. !gZente firme. 7sexta:feira, mas o domingo está c"egando.

    3onsel"os para o estágio da resist4ncia&

    *re fervorosamente. !nde em graça e verdade. -eça permissão para falar < vida da pessoa. !proveite as oportunidades para supervisioná:lo. 'o estágio romântico, o líder estava

    a)erto para rece)er informaçãoF agora o líder está na )atal"a, e pode estar maisinteressado em aplicar aquela informação.

      * estágio da resist4ncia normalmente irá se mover de modo pacífico para o estágio daresolução, mas nem sempre funciona assim. @s ve%es o relacionamento com o líder não vaiprogredir.

      'ão se sinta um fracassado. 5eus está usando a situação para guiá:lo e direcioná:lo.

    O .stá+io da Resoluão

      ! ótima noticia é que a persist4ncia e a continuidade no processo normalmente aca)amem resolução. * líder aprendeu a confiar em 5eus. $le dedicou mais tempo para 5eus e sente a

    presença de 5eus em sua vida de uma forma nova e empolgante. $le pensa agora em umenvolvimento de longo pra%o no ministério de liderança de célula.

    Aoc4 e sua equipe de líderes começarão a se comportar mais como um exército deveteranos, em ve% de recrutas que fi%eram exercícios de com)ate. !gora voc4s (á estiveram na)atal"a e seu compan"eirismo cresceu com isso.  3onsel"os durante o estágio da resolução&

    !proveite este tempo para aprofundar seu relacionamento com o líderconfirmando liçHes aprendidas nas trinc"eiras.

    -repare o líder para a "ora em que ele supervisionará e discipulará novos líderesde célula.

    !proveite a ami%ade que se aprofundou por meio das difíceis )atal"asenfrentadas.

      Aoc4 vai gostar dessa fase. Aoc4 experimentará alívio das pressHes. Aoc4 sentirá um )ril"ode esperança. Aoc4 sentirá recuperação emocional. [ "ora de seguir em frente para o estágio darecompensa.

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina "

    Estágio da Resist,ncia

    $stratégia& mostre empatia, compreensão e a)ertura enquanto di% a verdade em amor.

    Estágio da Resolução

    $stratégia& prepare o líder para supervisionar outros, li)erando futuros líderes para ministrar. *

    supervisor dá mais responsa)ilidade ao líder, sa)endo que em )reve ele continuará o processo desupervisão.

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    30/36

     O .stá+io da Recompensa

    ! recompensa é ver os frutos do seu tra)al"o. * gan"o vem depois da dor. as ele vem.* líder de célula passou pela noite escura da alma. $le enfrentou as tempestades e passouagora um novo líder, que deu á lu%# a uma nova célula co sucesso. Aoc4 agora é um supervisor

    com um neto#, sentindo uma doce pa% na sua alma.

    Supervisionar seu próprio líder é dar a lu%# a uma nova célula é uma das maioresalegrias da terra. Aoc4 sentirá que realmente está participando da grande comissão de =esus3risto para ir e fa%er discípulos t J.+J:W/.

    as a maior recompensa de todas é tra%er glória e "onra a =esus 3risto e ver sua Rgre(afortalecida porque voc4 supervisionou fielmente aqueles que estão supervisionando outros. 5euma forma )em real, voc4 rece)erá a mesma recompensa do pastor a que -edro se refere&pastoreiem o re)an"o de 5eus que está aos seus cuidados. *l"em por ele, não por o)rigação,

    mas de livre vontade, como 5eus quer P...Q 6uando se manifestar o supremo -astor, voc4srece)erão a imperecível coroa da gloria# R -e E.,1/.

    11

    .

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    31/36

      * supervisor vai começar perguntando so)re a família, tra)al"o e a vida espiritual do líder, $levai ouvir,encora(ar e demonstrar cuidado :::: * que demandará mais ou menos a metade detempo gasto no encontro individual.

      5epois de comentar as questHes pessoais do líder, o supervisor passa a dar atenção ao

    desenvolvimento desse líder e á estratégia para a sua célula. 2m líder necessita de a(uda comevangelismo, enquanto outro precisa sa)er como fa%er )oas perguntas.

      5iscutir assuntos pessoais na frente de um grupo destrói a confiança e impede os líderes defalar so)re suas preocupaçHes e fa%er perguntas.

      * supervisor então ora com o líder pelas necessidades que apareceram durante seu tempo (untos.

    .ncontros em Grupo

    *s líderes de células são a(udados com as experi4ncias de outros líderes e ministram uns aosoutros, assim como mem)ros da célula ministram

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    32/36

    Planee e desafie. $ncerre o encontro com um desafio visionário de persistir na multiplicaçãodas células para alcançar o mundo perdido para =esus. 5esafie seus líderes a irem em frentepara fa%erem uma col"eita ainda maior.

    6embre'se de ser fle"%!el com a agenda. -ermita que o $spírito Santo o guie durante cada

    encontro do grupo é preciso plane(amento e visão para fa%er um encontro valer < pena. ]timosencontros exigem criatividade, comunicação que prenda < atenção e uma aptidão acima damédia para cuidado e estimulo espiritual#.

    Onde Se .ncontrar?

      $ncontros de grupos podem acontecer em qualquer lugar.

      2m "orário muito )om para ter um encontro de grupo é antes ou depois da cele)ração daigre(a. 3omo os líderes (á estarão lá no domingo de man"ã ou á noite, é fácil ter seu encontroantes ou depois da reunião de cele)ração. *utra )oa idéia é reunir vários grupos de líderes emuma estratégia de superencontro#.

    Com 7ue 5req@ência os %&deres Devem se .ncontrarem Grupo?

      Gecomendo que os líderes de célula se re>nam com seu supervisor em grupo no mínimouma ve% por m4s, em)ora muitas igre(as ac"em um encontro a cada semana muito mais efica%.* encontro mensal funciona desde que o supervisor se encontre individualmente com cada líderao menos uma ve% por m4s e ten"a contato regular pelo telefone.

      $spaçar os encontros demais poderia resultar em uma perda de influ4ncia e de impactodo ministério do supervisor.

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina "

    Poss;veis itens de agenda para o encontro de grupo

    >ale so&re pro&lemas espec;fcos *ue os l;deres estãoen'rentando

    Esta&eleça a visão lem&re os l;deres da missão das c4lulas Pergunte como cada l;der se sente

    Ensine relem&re %a&ilidades de liderança $rem uns pelos outros 2esafe os l;deres a crescerem espiritualmente  Fro*ue id4ias e in'ormaç(es 8ele&rem o *ue 2eus está >azendo

    E-emplo de um plano m;nimo de supervisão

     

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    33/36

    ()

    !9S9"#%#S

     * supervisor pode entender algumas coisas so)re seus líderes por meio de contato individual edos encontros em grupo. as o supervisor tam)ém precisa ver seus líderes em ação paracompreender o quadro maior. 5avid *Men disse& 2ma figura realmente vale mil palavras, e eu

    desco)ri que ao participar de uma reunião da célula posso aprender mais so)re dinâmicas,sa>de do grupo e o estilo do líder do que com de%enas de descriçHes ver)ais. Iico assim emuma posição muito mel"or para sa)er como a(udar aquele líder quando nos encontrarmos#.

    ,edicina Preventiva

    *s líderes tendem a se perder em maus "á)itos. * supervisor pode ter ensinado a um lídercomo ouvir, para então desco)rir um pregador em ascensão durante uma visita na célula. 2mlíder de célula pode ser treinado so)re como manter o grupo focali%ado, mas uma visita revelaque o encontro tende a se perder em questHes secundárias. uitos detal"es do ministério em

    células só virão < tona quando o supervisor realmente visitar as células :::: a(uda as células acomeçar e terminar na "ora, arrumar as cadeiras, lidar com as crianças da célula etc.

    #ltern=ncia Re+ular

    in"a recomendação é que voc4 esta)eleça como alvo visitar cada célula so) seu cuidado umave% por trimestre, ou se(a, quatro ve%es por ano. Se voc4 estiver supervisionando tr4s líderes, irávisitar uma célula diferente a cada m4s. Rsso tam)ém l"e permitirá liderar sua própria célula,mantendo:o conectado < realidade desse ministério. 6uando voc4 precisar visitar uma célula desua supervisão, peça a um dos mem)ros de sua célula para liderar o grupo naquela noite essa

    é uma ótima maneira de preparar novos líderesK/. Aoc4 provavelmente dese(ará visitar umacélula nova com maior freqZ4ncia no início para ter certe%a de sua so)reviv4ncia e crescimento.

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    34/36

    #ntes da Sua !isita

    !vise seus líderes com anteced4ncia so)re sua visita :::: isso dará tempo a eles para acalmaremseus medos.

      Se voc4 sente que o líder de célula não condu% apropriadamente algum aspecto do encontroda célula por exemplo, adoração ou edificação/, peça permissão com anteced4ncia parademonstrar aquela parte do encontro durante sua visita. $m geral, no entanto, voc4 simples:mente participará da célula como qualquer outro mem)ro.

      3ertifique:se de orar pelo líder da célula antes de ir visita:lá. -eça ao $spírito Santo paraa)ençoar o grupo e o líder e para l"e dar sa)edoria enquanto voc4 procura formas de mel"orar oencontro daquela célula. 3"egue < célula antes dos outros do grupo para estar com o líderalguns momentos antes do encontro, para orar com ele.

    Durante o .ncontro da CélulaSeu o)(etivo principal durante o encontro é encora(ar. !firme e apóie o líder de célula diante dosmem)ros do grupo. 3umprimentar calorosamente os mem)ros < medida que eles c"egam noencontro, encora(a o grupo, elogiar e confirmar o líder na frente de todos e orar com o líder antese depois da reunião irá contri)uir para deixar todos < vontade.

      $nquanto estiver na célula, tente se misturar ao máximo possível. Se voc4 não participar, amaioria do grupo o verá como alguém de fora tomando nota do que acontece.

      3om participar não quero di%er dominar. 3ertifique:se de não tomar a liderança da célulaK

    $vite escrever comentários enquanto o encontro está acontecendo. !valie todas as quatro partesdo encontro da célula&

      $ncon#ro:* que)ra:gelo foi apropriado8 !lcançou o propósito de enturmar

    visitantes8 *u na falta de visitantes foi >til para conectar os mem)ros da célula8

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina 7

    Regras de visitação

    -rimeiro o supervisor confirma e o)serva o líder.

    Segundo, o supervisor avalia mentalmente se o am)iente contri)ui para a transformaçãode vidas.

    ?erceiro,o supervisor se certifica de que cada líder tem um auxiliar.

    6uarto, o supervisor o)serva a dinâmica do grupo

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    35/36

      $"al#ação: * líder de louvor providenciou a mel"or oportunidade para as pessoas

    adorarem letras das m>sicas, posição dos móveis etc./8 9avia foco e direção porparte do líder de louvor8

      $dificação: * líder entendeu o significado da passagem discutida8 * líder facilitou

    a discussão para que todos se envolvessem8  $!angelismo: * líder compartil"ou a visão da célula de alcançar não:cristãos8

    Depois do .ncontro

    Iale so)re suas o)servaçHes com o líder imediatamente após a célula ou marque um encontrocom ele para )reve. ?ente oferecer uma média de cinco comentários sinceros de encora(amentopara cada sugestão de algo a ser mel"orado.

    Resumo do livro Supervisor EfcazPágina 5

    $&servaç(es durante a visita a uma c4lula * am)iente favorecia um )om encontro8 * encontro começou e terminou no "orário8 * líder se manteve no assunto8 * líder esteve no controle, mas sem dominar8 !s perguntas foram )em feitas8 * líder prestou atenção nas respostas8

    *s mem)ros da célula se relacionaram )em durante o encontro8 * que produ%iu transformação de vida8 3omo é o relacionamento entre o líder e os mem)ros da célula8 $vangeli%ar é uma parte da estratégia da célula8 ! oração foi significativa8 3omo 5eus agiu no encontro8

  • 8/18/2019 Livro Do Supervisor

    36/36